Conteúdo verificado

Darling River

Assuntos Relacionados: Geografia da Oceania (Austrália)

Informações de fundo

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Darling River

O Darling em invulgarmente bom estado, perto Bourke
Origem Brewarrina
Boca confluência com o rio Murray em Wentworth
Países da bacia Austrália
Comprimento 2.739 quilômetros (1.701 mi)
Méd. quitação 100m 3 / s

O Darling River é o rio mais longo da terceira Austrália , fluindo 1.390 quilômetros do norte Nova Gales do Sul até sua confluência com o rio Murray em Wentworth, New South Wales. Alguns geógrafos tratar a Barwon, MacIntyre, Darling e Murray inferior, como um único rio, 3.370 quilômetros de comprimento, tornando o rio querido o mais longo da Austrália e uma das mais longas do mundo . Esta é em grande parte uma questão de semântica.

Oficialmente Darling começa perto Brewarrina na confluência do Culgoa e Barwon rios, córregos que nascem nas montanhas do sul Queensland. O todo Murray-Darling sistema do rio, um dos maiores do mundo, drena toda a Nova Gales do Sul a oeste da Grande Cordilheira Divisória, grande parte do norte Victoria e do sul Queensland e em partes da South Australia.

O rio querido em Wentworth, New South Wales

As cabeceiras de Queensland Darling (a área hoje conhecida como a Darling Downs) foram gradualmente colonizado a partir de 1815 em diante. Em 1828 o explorador Charles Sturt foi enviado pelo governador de Nova Gales do Sul, Sir Ralph Querida, para investigar o curso da Rio Macquarie. Ele descobriu a Bogan e, em seguida, no início de 1829 , o querido superior, que ele chamou depois o governador. Em 1835 Maior Thomas Mitchell viajou de todo o comprimento do querido, confirmando de Sturt anterior descoberta que era um afluente do Murray.

Embora seu fluxo é extraordinariamente irregular (o rio secou em nada menos que quarenta e cinco ocasiões entre 1885 e 1960), no final do século 19 Darling tornou-se uma das principais vias de transporte, o pastores de oeste de Nova Gales do Sul, utilizando-o para enviar sua lã por raso-projecto barco a vapor a partir de portos fluviais ocupados como Bourke e Wilcannia aos terminais ferroviários australianos do Sul pelo E Morgan Murray Bridge. Mas ao longo do século passado a importância do rio como uma rota de transporte diminuiu. Neste período, o poeta australiano Henry Lawson escreveu uma homenagem irônica bem conhecido para o Rio de Darling.

Hoje Darling está em más condições de saúde, sofrendo de excesso de uso de suas águas, poluição de escoamento de pesticidas e prolongada seca . Em alguns anos, mal flui em tudo. O rio tem um alto teor de sal e diminuição da qualidade da água. Para citar outro Henry Lawson poema:

Os céus são de bronze e as planícies estão nuas,

Morte e ruína estão em toda parte;
E tudo o que resta de inundação do ano passado
É um fluxo doentio na lama cinza-escuro;
A bolha de sal-molas e os atoleiros tremer,

E este é o canto fúnebre do rio querido.
Henry Lawson
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Darling_River&oldid=221372545 "