Conteúdo verificado

David Dimbleby

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

David Dimbleby
Nascido (1938/10/28) 28 de outubro de 1938
Surrey, Inglaterra , Reino Unido
Nacionalidade Britânico
Ocupação Apresentador de televisão, jornalista

David Dimbleby CBE (nascido em 28 de outubro de 1938) é uma longa britânico BBC TV comentador e um apresentador de assuntos atuais e político programas, designadamente show político flagship o período de perguntas da BBC, e, mais recentemente, da arte, história da arquitetura e história da série.

Infância

Dimbleby nasceu em Surrey e educado em duas escolas independentes, o então Glengorse escola em Battle, East Sussex, e Charterhouse School, em Godalming, Surrey (onde ele foi contemporâneo de Adam Raphael). Depois de aprender francês em Paris e italiana em Perugia, ele leu Filosofia, Política e Economia Christ Church e se graduou com um grau de honras de terceira classe. Enquanto em Oxford, ele também era um membro da Bullingdon Club, uma sociedade de jantar estudante socialmente excludente, e editou a revista estudantil, Isis.

Carreira

Dimbleby entrou para a BBC como um repórter em Bristol em 1960 e já apareceu em programas de notícias desde 1962, no início de co-apresentar a versão televisiva do questionário escola Top of the Form. Em 1974 ele tornou-se apresentador de Panorama, que tinha sido apresentada por seu pai, Richard Dimbleby, e foi envolvido em uma variedade de projetos ao longo dos anos 70, 80 e 90, que combinou seu papel estabelecido como apresentador e entrevistador com a tomada documentário. Dentre estes foram os de 1979 The White Tribe of Africa (uma história de quatro partes premiada de comunidade africâner da África do Sul e da ascensão do Apartheid), 1988 de An Ocean Apart (um exame da história das relações anglo-americanas) e 1999 de Rebellion! (uma história de relações conturbadas da Grã-Bretanha com Zimbabwe ).

Em 1980, ele apareceu em um episódio da comédia mostra Os extras como "David Dimbumblum", no qual ele parodiou-se, depois de ser travado na câmera durante a 1979 eleição comer cobertura noite um Mars bar, pela escultura e comer um peru assado durante uma eleição spoof.

Dimbleby foi o principal apresentador da emblemática série 1980 político da BBC Esta semana Próxima Semana ,, transmitido no domingo início da tarde 1984-1988, como um concorrente ao longo running da ITV Série Weekend World. Tanto a série da BBC e ITV chegou a um fim permanente no mesmo ano. Esta semana Próxima Semana foi substituído em 1988 pelo Na série político Record.

Dimbleby ancorado seu primeiro programa resultados Geral noite da eleição para a BBC em 1979, quando ele apresentou ao lado Bob McKenzie, David Butler, Sir Dia Robin, e Angela Rippon. Ele ancorou a cada programa geral os resultados das eleições para a BBC desde então: em 1983 e 1987, com Sir Robin Day e Peter Snow; em 1992 com Peter Snow e Peter Sissons; em 1997, 2001 e 2005 com Peter Neve e Jeremy Paxman ; e, em 2010, com Jeremy Paxman e Jeremy Vine. Ele também é visto em especiais BBC Orçamento, e era um apresentador da BBC série início da noite de segunda a sexta assuntos atuais Nationwide, em que ele famosamente dirigida Paddy Ashdown como "Panty Ashdown". Durante o mesmo período (início em 1979), Dimbleby também tem sido a âncora para programas europeus Eleições Resultados da BBC e, em 2008, ancorada cobertura da noite da eleição dos EUA da BBC.

Desde 1994, Dimbleby foi presidente da O período de perguntas, a BBC programa carro-chefe 's de debate sobre questões actuais. Este é o papel em que ele é hoje mais conhecido. Um dos momentos mais memoráveis do período de perguntas foi quando acidentalmente Dimbleby refere a Robin Cook como "Robin Galo", à qual cozinheiro respondeu em tom de brincadeira referindo-se a Dimbleby como "David Bumblebee".

Dimbleby também cobriu eventos de transmissão fora de importância nacional, como o Estado de Parlamento, o Trooping the Colour, o Serviço do dia da relembrança no Cenotaph em Whitehall, Londres , a Jubileu de Ouro da rainha Elizabeth II, casamentos reais, e visitas de presidentes norte-americanos. Ele comentados nos funerais de Diana, Princesa de Gales em 1997 e Rainha Elizabeth da Mãe Rainha em 2002, e da visita de Estado do presidente dos EUA, George W. Bush à Grã-Bretanha no ano seguinte. Em 1999, ele abriu BBC 2000 Actualmente, a cobertura das celebrações do milénio da BBC, a partir de Greenwich, Inglaterra.

Houve relatos, em 2004, que Dimbleby foi indicado para a presidência da BBC. No entanto, a posição acabou por ser atribuído a Michael Grade . Já em 1987, ele era um candidato para o cargo de Diretor Geral da BBC (perdendo para Michael Checkland) e para a presidência no período tumultuado da empresa após 2001, o que foi para Gavyn Davies. Ele permaneceu em vez mais conhecido por seu papel como um moderador frank ainda eminentemente narrador imparcial, e ocasional, da política britânica. Ele continua a ser franco sobre a Corporação ele tem servido para muita de sua vida, mas afirmou que ele não se aplica para a cadeira ou diretoria novamente.

Em 2005, ele organizou uma grande BBC One series, A Picture of Britain, celebrando pinturas britânicas e irlandesas, poesia, música e paisagens. Em junho de 2007 ele escreveu e apresentou um follow-up, a série da BBC, Como Construímos Grã-Bretanha, na qual ele explorou a história cronológica da arquitetura britânica, visitando uma região da Grã-Bretanha e seus prédios históricos a cada semana. David Dimbleby tem, a partir de fevereiro de 2010, começou recentemente a apresentar uma nova série sobre BBC One, Seven Ages of Britain. Em primeiras edições do programa, ele olhou para o Tapeçaria de Bayeux e exposições a ver com Thomas Becket .

Em 12 de novembro de 2009, Dimbleby perdeu seu primeiro Período de perguntas em mais de 15 anos, tendo sido levado ao hospital por precaução depois de ser batido brevemente por um criação de boi em sua fazenda na Sussex.

Dimbleby sediou o terceiro de três debates eleitorais televisionados que caracterizam os líderes dos três principais partidos políticos detidos na corrida até o 2010 eleição geral. Na noite da eleição de 2010, Dimbleby sediou a cobertura da BBC, junto com Jeremy Vine, Jeremy Paxman , Nick Robinson, e Emily Maitilis. Apresentar a partir de um conjunto especialmente construído em BBC Television Centre Studio 1. Seu papel como âncora envolvido contribuições comentário, entrevistas convidado, e introdução de transmissões ao vivo lá fora. Ele apresentou Eleição 2010 para 18 horas.

Honras

Ele foi feito um graduado honorário da Universidade de Essex, em 2005, e é o Presidente da Instituto de cidadania.

Família

Ele é o filho da II Guerra Mundial correspondente de guerra Richard Dimbleby e Dilys (née Thomas, do País de Gales) irmão mais velho de Jonathan Dimbleby, também um comentador de assuntos correntes e apresentador de ambos os da BBC e ITV programas. David Dimbleby era um diretor do Grupo jornal Dimbleby, ex-editores do Richmond e Twickenham Times, adquirida pelo Newsquest Media Group, em 2001, por supostos £ 12.000.000.

Os Dimblebys mais jovens fizeram suas estréias de televisão em primeiro feriado Passport programa diário de viagem da BBC na década de 1950, quando toda a família iria visitar locais na Suíça ou Bretanha, por exemplo. Vários episódios desta série ea variante baseada no Reino Unido Não Passaporte ainda existe nos arquivos da BBC e BFI. Apesar dos irmãos que apresentam cobertura eleitoral em canais concorrentes, quando perguntado em uma entrevista sobre o rival ITV os planos de incluir uma festa barco com os gostos de Kevin Spacey e Richard Branson na sua transmissão, David Dimbleby, comentou: "Eles têm Jonathan Dimbleby, o que eles precisam para Kevin Spacey?"

David tem três filhos com sua primeira esposa, Josceline Dimbleby, um escritor de gastronomia: Liza, artista; Henry, chefe; e Kate, músico. Seu filho, Henry Dimbleby, é co-fundador da cadeia alimentar saudável rápido Leon.

Em 2000 ele se casou com Belinda Giles, uma neta de Herbrand Sackville, 9º Conde De La Warr. Eles têm um filho, Fred. Ele vive em Polegate, East Sussex com uma segunda casa em Dartmouth, Devon.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=David_Dimbleby&oldid=389987521 "