Conteúdo verificado

Vulcões da Década

Assuntos Relacionados: Geologia e Geofísica

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Um mapa mostrando a localização dos 16 Vulcões da Década

Os vulcões da década são 16 vulcões identificados pela Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI) como sendo digno de especial estudo à luz de sua história de grande, destrutiva erupções e proximidade de áreas povoadas. O projeto Vulcões da Década incentiva estudos e actividades de sensibilização do público a estes vulcões, com o objectivo de alcançar uma melhor compreensão dos vulcões e os perigos que apresentam e, assim, ser capaz de reduzir a gravidade dos desastres naturais . Eles são nomeados Vulcões da Década porque o projeto foi iniciado como parte da Organização das Nações Unidas -sponsored Década Internacional para a Redução de Desastres Naturais.

Um vulcão pode ser designado um vulcão Década se apresenta mais do que um perigo vulcânico (pessoas que vivem perto dos vulcões Década pode enfrentar queda tephra, fluxos piroclásticos, silícico fluxos de lava , lahars, instabilidade edifício vulcânico e lava cúpula colapso); mostra a atividade geológica recente; está localizado em uma área povoada (erupções em qualquer dos Vulcões da Década pode ameaçar dezenas ou centenas de milhares de pessoas e, portanto, mitigar riscos de erupção a estes vulcões é fundamental); é politicamente e fisicamente acessível para estudo; e não há apoio local para o trabalho.

Objectivos do programa Década Volcano

Edifício destruído por erupções no Monte Unzen , Japão

A abordagem geral de projetos Vulcão década foi a convocação de uma oficina de planejamento, identificar os principais pontos fortes e fracos de mitigação de riscos em cada vulcão, e planejar como abordar as deficiências identificadas. Uma das dificuldades enfrentadas na mitigação riscos no vulcões é garantir que os geocientistas e aqueles que irão promulgar as medidas de mitigação comunicar adequadamente com o outro, eo programa Volcano Década tentou garantir isso por ter certeza que ambos os grupos são bem representados em workshops Década Volcano .

Financiamento

Espera que das Nações Unidas o financiamento pode estar disponível para projetos Vulcão da Década não vir a ser concretizadas, e financiamento foi procurado em vez de uma variedade de fontes. Por exemplo, mexicanos órgãos de defesa civil, científico e financiado trabalho em Colima, principalmente para cientistas mexicanos, mas também por alguns colegas estrangeiros; principais programas de franco-indonésia e Alemão-indonésias bilaterais foram iniciadas em Merapi; ea União Europeia concedeu financiamento para muitos dos estudos realizados em vulcões europeus.

Uma actividade particular que não tenha sido financiado - porque normalmente não é permitido sob maior financiamento nacional ou bilateral - é o intercâmbio de cientistas e líderes de defesa civil entre os vários projectos Vulcão Década dos países em desenvolvimento, por exemplo, entre as Filipinas e Indonésia, ou entre México, Guatemala e Colômbia, ou através do Pacífico e Atlântico. Muitas vezes, cientistas e líderes de defesa civil dos países em desenvolvimento podem se relacionar melhor com as experiências uns dos outros do que o que podem para a experiência de congéneres de países industrializados. Além disso, os líderes de defesa civil que tenham sofrido crises vulcânicas são muito testemunhas mais credíveis, aos olhos dos líderes de defesa civil local, que quer cientistas locais que visitam ou poderia ser.

Conquistas

Uma grande erupção em Monte Etna, fotografado a partir da Estação Espacial Internacional

Desde que foi iniciado, o programa Volcano Década alcançou um número de sucessos na predição de eventos vulcânicos e mitigação dos desastres. Um dos mais notável foi o desvio bem-sucedida de um fluxo de lava no Monte Etna em 1992. O fluxo estava ameaçando a cidade de Zafferana, e tinha dominado várias barreiras colocadas perpendicular ao seu fluxo abaixo de um vale. Cientistas e líderes de defesa civil decidiu tentar represar o fluxo mais acima, e fê-lo, largando grande blocos de concreto em uma clarabóia em um tubo de lava que estava alimentando o fluxo. O fluxo posteriormente parou de Zafferana.

O programa tem aumentado significativamente o que se sabe sobre os Vulcões da Década, alguns dos quais foram muito pouco estudados antes de ser designado. A história eruptiva do vulcão Galeras está agora muito melhor do que previamente estabelecido, e no vulcão Taal a importância da água na condução de suas erupções explosivas veio à luz.

As medidas que foram tomadas para mitigar os desastres que poderiam ser causadas por erupções futuras incluem uma nova lei nas imediações do Monte Rainier, exigindo avaliação dos perigos geológicos antes de quaisquer novos desenvolvimentos; limitações em conjuntos habitacionais de alta densidade no Taal Caldera; e o desenvolvimento de um plano de evacuação para peças de Nápoles, possam ser afectados no caso de uma erupção no Vesúvio.

Problemas

Do Nyiragongo extremamente fluida lava lago é uma ameaça para assentamentos próximos

Apesar de estudos em muitos vulcões têm levado a uma redução clara no risco enfrentado pelos assentamentos próximos, erupções em alguns dos Vulcões da Década demonstraram as dificuldades enfrentadas pelo programa. Erupções no Monte Unzen que começou pouco antes de ter sido designado um vulcão Década foram fortemente monitoradas, mas, apesar disso, um grande fluxo piroclástico matou 43 pessoas, incluindo três vulcanólogos.

Mais tarde, uma conferência Volcano Década na cidade de Pasto, Colômbia , em 1993, terminou em desastre quando vários dos cientistas presentes montada uma expedição improvisada à cratera do Galeras. Uma erupção ocorreu inesperadamente, enquanto eles estavam na cimeira, que resultou na morte de seis cientistas e três turistas.

Outro problema enfrentado pelo programa tem sido agitação civil nas imediações de vários vulcões. O Guerra civil na Guatemala afetada estudos de Volcán Santamaría até que um cessar-fogo foi chamado em 1996, enquanto a guerra civil em curso no Congo tem dificultado os estudos de Nyiragongo vulcão. Em termos mais gerais, os escassos recursos para estudos vulcão levaram a programas que competem para financiamento limitado.

Os 16 vulcões década

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Decade_Volcanoes&oldid=218597450 "