Conteúdo verificado

Doença

Disciplinas relacionadas: Saúde e medicina

Informações de fundo

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

A doença é uma condição anormal de um organismo que prejudica as funções corporais e pode ser mortal. Também é definida como um modo de prejudicar o corpo em si de uma maneira anormal, associada com específica e sintomas sinais.

Nos seres humanos, a "doença" é muitas vezes usado de forma mais ampla para se referir a qualquer condição que causa extrema dor, disfunção, aflição, problemas sociais, e / ou morte para a pessoa acometida, ou problemas similares para aqueles em contato com a pessoa. Nesse sentido mais amplo, que inclui às vezes ferimentos, deficiência, distúrbios , síndromes, infecções , isolado sintomas, desviante comportamentos e atípico variações de estrutura e função, enquanto que em outros contextos e para outros propósitos, estas podem ser consideradas categorias distintas.

Transmissão de doença

Algumas doenças, como a gripe são contagiosas e infecciosas . As doenças infecciosas pode ser transmitida por qualquer um de uma variedade de mecanismos, incluindo a inalação de aerossóis produzidos pela tosses e espirros, por contacto das mãos com a boca com material infeccioso em superfícies, por picadas de insetos ou outros portadores da doença, e de água contaminada ou alimentos (muitas vezes via contaminação fecal), etc. Além disso, existem doenças sexualmente transmissíveis. Em alguns casos, microrganismos que não são prontamente transmitidos de pessoa para pessoa desempenhar um papel, enquanto que outras doenças podem ser prevenidas ou melhoradas com adequada nutrição ou outras alterações do estilo de vida. Algumas doenças como o câncer , doenças cardíacas e distúrbios mentais são, na maioria dos casos, não é considerado para ser causada por infecção (ver Doença não infecciosa), embora haja exceções importantes. Muitas doenças (incluindo alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e transtornos mentais) têm uma base parcialmente ou completamente genética (ver Doença genética) e pode, assim, ser transmitida de uma geração para outra.

Importância social da doença

Viver com a doença pode ser muito difícil. A identificação de uma condição de doença, em vez de simplesmente uma variação da estrutura ou função humano, pode ter consequências sociais e económicas significativas. Os reconhecimentos controversas como as doenças de transtorno de estresse pós-traumático, também conhecido como " O coração de soldado "," neurose de guerra "e" fadiga de combate "; lesões movimento repetitivo ou lesão por esforço repetitivo (LER); e Síndrome da Guerra do Golfo teve uma série de efeitos positivos e negativos sobre as responsabilidades financeiras e outros de governos, corporações e instituições para com os indivíduos, bem como sobre os próprios indivíduos. A implicação social da visualização envelhecimento como uma doença pode ser profundo, embora esta classificação ainda não é generalizada.

Um estado pode ser considerado como uma doença em algumas culturas ou eras, mas não em outros. Transtorno opositivo-desafiador, de déficit de atenção e hiperatividade , e, cada vez mais, obesidade, são condições julgadas doenças nos Estados Unidos e no Canadá hoje, mas não foram tão considerado há décadas e não são tão considerado em alguns outros países. Leprosos eram um grupo de indivíduos atingidos que foram historicamente evitado e o termo " leproso "ainda evoca sociais estigma. O medo da doença ainda pode ser um fenômenos sociais generalizada, embora nem todas as doenças evocar o estigma social extrema.

Doença confere legitimação social de determinados benefícios, como auxílio-doença, evitar trabalho, e sendo cuidada por outras pessoas. Em contrapartida, existe a obrigação de a pessoa doente a procurar tratamento e trabalhar para se tornar bem mais uma vez. A título de comparação, considere gravidez , o que não é um estado interpretado como doença ou doença do indivíduo. Por outro lado, ele é considerado pela comunidade médica como uma condição que requer cuidados médicos e pela sociedade em geral como uma condição que requer sua permanência em casa do trabalho.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Disease&oldid=230122903 "