Conteúdo verificado

Água potável

Assuntos Relacionados: Bebida

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . SOS Criança patrocínio é legal!

Torneira de água
Água Mineral

A água de qualidade suficiente para servir como água potável é denominada água potável, se ele é usado para beber ou não. Embora muitas fontes de água são utilizados por seres humanos, alguns contêm doença ou vectores patógenos e causar problemas de saúde a longo prazo se não cumprir com certas padrões de qualidade da água. A água que não é seguro para consumo humano, mas não é prejudicial para o uso humano, é por vezes referido como água segura. A disponibilidade de água potável é um critério importante na determinação de um ecossistema de " capacidade de carga. "

Tipicamente, redes de abastecimento de água fornecer água potável, se é para ser usada para beber, lavar ou paisagem irrigação . Um contra-exemplo é urbana China , onde a água potável pode, opcionalmente, ser entregue por uma torneira separada. No Estados Unidos da América , de água potável da rede pública é regida pela Seguro Drinking Water Act (SDWA).

Metabolismo

A água é necessária para toda a vida na Terra. Os seres humanos podem sobreviver por várias semanas sem comida, mas apenas por alguns dias sem água. Um fornecimento constante é necessária para reabastecer os fluidos perdidos através de actividades fisiológicas normais, como a respiração, a transpiração e micção. Em termos de consumo de nutrientes minerais, não está claro qual a contribuição água potável é. No entanto, inorgânicos minerais geralmente nos cursos de água e águas subterrâneas via águas pluviais escoamento ou através da crosta da Terra. Os processos de tratamento também levar à presença de alguns nutrientes minerais. Exemplos incluem fluoreto, cálcio , zinco , manganês , fosfato, e de sódio compostos. A água gerada a partir da bioquímica metabolismo de nutrientes fornece uma proporção significativa das necessidades diárias de água para alguns artrópodes e deserto animais, mas oferece apenas uma pequena fração da ingestão necessária de um ser humano. Há uma variedade de oligoelementos presentes em praticamente toda a água potável, alguns dos quais desempenham um papel no metabolismo. Por exemplo sódio, potássio e cloreto são produtos químicos comuns encontrados em pequenas quantidades na maioria das águas, e estes elementos desempenham um papel (não necessariamente major) no metabolismo do corpo. Outros elementos, tais como o fluoreto, enquanto benéfico em concentrações baixas, pode causar problemas dentários e outros problemas, quando presente em níveis elevados. A água é essencial para o crescimento e manutenção do nosso corpo, uma vez que está envolvido num certo número de processos biológicos.

Exigência

Referência ingestão diária de água é de 3,7 L / dia para os machos humanos com idades compreendidas entre 19-30 anos . Comida contribui 0,5-1 L, e o metabolismo de proteínas , gordura e carboidratos produz outro 0,25-,4 L. Assim, uma pessoa precisa beber cerca de 2-3 litros de água por dia. A produção média de urina para adultos é de 1,5 l por dia. Respiração, os movimentos intestinais, e suando resultado em uma perda de um litro adicional. 20% do consumo de água vem do consumo de alimentos, por isso beber 2 litros de água, juntamente com dieta normal será suficiente na reposição de fluidos. Essas suposições são limitados pela condição do sujeito, incluindo a saúde pessoal e exercício físico, mas também são afetados pela temperatura e umidade.

Há um mito persistente que as pessoas devem tentar beber 8 copos de água por dia , Mas não há nenhuma evidência para apoiar essa quantidade específica como melhor. Por exemplo, as pessoas em climas mais quentes exigirá uma maior ingestão de água do que aqueles em climas mais frios. Sede de um indivíduo fornece um guia melhor para a quantidade de água de que necessitam em vez de um número específico, fixo. A orientação é mais flexível que uma pessoa normal deve urinar 4 vezes por dia, e a urina deve ser de uma cor amarelo claro. Sudorese profusa pode aumentar a necessidade de eletrólito (sal) de substituição. A intoxicação por água ( hiponatremia), o processo de consumir muita água muito rapidamente, pode ser fatal! .

Os humanos rins normalmente ajustar a diferentes níveis de ingestão de água. Se uma pessoa de repente aumenta a ingestão de água, os rins produzem urina mais diluída, mesmo se a pessoa não aconteceu a consumir água em excesso. Os rins vai exigir tempo para se adaptar ao novo nível de ingestão de água. Isso pode fazer com que alguém que bebe muita água para se tornar desidratados com mais facilidade do que alguém que rotineiramente bebe menos. Aulas de sobrevivência recomendar que alguém que espera estar em um ambiente com pouca água (como um deserto), não beber água em excesso, mas sim a beber quantidades decrescentes gradualmente durante vários dias antes de sua viagem para acostumar os rins de fazer urina concentrada. Não usar este método pode, e tem, sido conhecido por ser fatal .

Indicadores de segurança Água Potável

O acesso à água potável segura é indicada pelo número de pessoas que utilizam fontes sanitárias adequadas. Estas fontes de água potável melhoradas incluem conexão domiciliar, público fontanários, condição furo, protegida poço escavado, nascente protegida, e coleta de água da chuva. As fontes que não incentivo à melhoria da água potável na mesma medida como mencionado anteriormente incluem: desprotegida primavera bem, desprotegido, rios ou lagoas, água fornecida pelo vendedor, garrafas de água (consequente de limitações na quantidade, não qualidade da água), e petroleiro água caminhão. O acesso à água sanitária vem de mãos dadas com acesso a instalações sanitárias melhoradas para excrementos. Estas instalações incluem ligação à rede pública de esgoto, conexão com sistema de fossa séptica, latrina com autoclismo, e ventilado latrina melhorada pit. Instalações sanitárias precárias são: latrina público ou compartilhado, aberto latrina, ou balde latrina.

O acesso à água potável

Apenas quarenta e seis por cento das pessoas em África têm água potável.
Recolha de água através da utilização de uma bolsa é uma muito empregada técnica de sobrevivência
Recolha de água através do uso de um poço é muito empregue outra técnica de sobrevivência

Da superfície da Terra é composta por 70% de água. A água está disponível em quase toda parte se métodos adequados são usados para obtê-lo. Fontes onde a água podem ser obtidos incluem:

  • groundsources (p.ex. aquíferos, aquitards, ...)
  • água a partir da céu (também chamada águas pluviais; que inclui chuva, granizo, neve, nevoeiro, ...
  • água de superfície (por exemplo, fluxos / rios)
  • outras fontes como plantas, animais, ...

Como a economia de um país se torna mais forte (como o seu PNB per capita ou Aumento PPP) uma porcentagem maior de suas pessoas tendem a ter acesso a água potável e saneamento. O acesso à água potável é medido pelo número de pessoas que têm um meio razoável de obter uma quantidade adequada de água que é segura para beber, lavar, e atividades domésticas essenciais.

Em os EUA, a casa típica consome 69,3 litros de água por dia. Estes números são preocupantes em algumas partes do país onde o abastecimento de água estão perigosamente baixos devido à seca, especialmente no Ocidente e na região do Sudeste de os EUA.

A partir do ano de 2006 (e pré-existente há pelo menos três décadas), existe um défice substancial na disponibilidade de água potável em países menos desenvolvidos, principalmente devido a contaminação industrial e poluição. A partir do ano de 2000, 27 por cento das populações de países menos desenvolvidos não têm acesso à água potável. Implicações para a doença de propagação são significativos. Muitas nações têm regulamentos de qualidade da água para a água vendida como água potável, embora estes muitas vezes não são estritamente aplicadas fora do mundo desenvolvido. A Organização Mundial de Saúde define padrões internacionais para a água potável. Uma ampla classificação de segurança da água potável em todo o mundo podem ser encontrados em Água pura para viajantes internacionais.

Água potável máquinas de venda automática na Tailândia . Um litro de água purificada é vendido (em própria garrafa do cliente) durante 1 baht

Ele reflete a saúde das pessoas de um país e capacidade do país para coletar, limpo, e distribuir água aos consumidores. De acordo com a Organização das Nações Unidas ' Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de um bilhão de pessoas em países de baixa e média renda não têm acesso a água segura para beber, higiene pessoal e uso doméstico. Estes números representam mais do que 20 por cento das pessoas do mundo. Além disso, perto de 3 bilhões de pessoas não têm acesso adequado instalações sanitárias. (Para mais informações consulte os dados no site do Programa de Monitorização Conjunta (JMP) em água e saneamento da OMS e UNICEF).

Embora a ocorrência de doenças transmitidas pela água em países desenvolvidos é geralmente baixa devido a um bom sistema geral de tratamento de água, distribuição e monitoramento, doenças transmitidas pela água estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em países de baixa e média renda, freqüentemente chamado países em desenvolvimento.

A waterfilter caseiro é muitas vezes empregada para tornar a água potável

A principal razão para o fraco acesso à água potável é a incapacidade de financiar e manter adequadamente a infra-estrutura necessária. Superpopulação e escassez de recursos hídricos são fatores contribuintes.

Muitos outros países também falta na quantidade de água potável que eles precisam para sobreviver. Alguns dos países têm menos de vinte por cento da população que tem acesso à água potável. Por exemplo, na África, com mais de 700 milhões de pessoas, apenas quarenta e seis por cento das pessoas têm água potável. A região Ásia-Pacífico mais populoso, com mais de três bilhões de pessoas, oitenta por cento dos quais com acesso a água potável, ainda deixa mais de 600 milhões de pessoas sem acesso à água potável.

A falta de água ea falta de higiene é um dos maiores problemas que muitos países pobres que encontrou em progredindo seu modo de viver. O problema atingiu tais proporções endêmicas que 2,2 milhões de mortes por ano ocorrem de água insalubre - noventa por cento delas são crianças com menos de cinco anos de idade. Um programa desenvolvido para ajudar as pessoas a ter acesso à água potável é o Programa Water Aid. Trabalhando em 17 países para ajudar a fornecer água, Water Aid é útil para ajudar a educação saneamento e higiene para alguns dos povos mais pobres do mundo. Desinfecção solar da água é um método de baixo custo para purificar água que muitas vezes pode ser implementado com materiais disponíveis localmente. Ao contrário de métodos que dependem lenha, tem baixo impacto sobre o meio ambiente.

Tabela 2: Percentagem da população com acesso à água potável (2000)
País % País % País % País % País %
Albânia 97 Argélia 89 Azerbaijão 78 Brasil 87 Chile 93
China 75 Cuba 91 Egito 97 Índia 84 Indonésia 78
Irã 92 Iraque 85 Quênia 57 México 88 Marrocos 80
Peru 80 Filipinas 86 África do Sul 86 Coréia do Sul 92 Sudão 67
Síria 80 Peru 82 Uganda 52 Venezuela 83 Zimbábue 83
Nota: Todos os países industrializados (conforme listado pelo UNICEF) com dados disponíveis são em 100%.

Diarréia como um grande efeito sobre a saúde entre as crianças

As doenças diarreicas causar noventa por cento de todas as mortes de crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento. A desnutrição , especialmente desnutrição protéico-energética, pode reduzir a resistência das crianças a infecções, incluindo doenças diarreicas relacionadas com a água. Em 2000-2003, 769 mil crianças menores de cinco anos em África sub-saariana morreram a cada ano de doenças diarréicas. Como resultado de apenas trinta e seis por cento da população da região ter acesso subsaariana a meios adequados de saneamento, mais de 2000 vidas das crianças são perdidas a cada dia. No sul da Ásia, 683 mil crianças menores de cinco anos de idade morreram a cada ano de doenças diarreicas 2.000-2.003. Durante o mesmo período, nos países desenvolvidos, 700 crianças menores de cinco anos morreram de doenças diarréicas. Melhor abastecimento de água reduz diarréia morbidade por vinte e cinco por cento e melhorias na água potável por meio de armazenamento adequada no lar e cloração reduz episódios de diarreia por trinta e nove por cento.

Os planos para melhorar a disponibilidade de água potável

Um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) estabelecidos pela ONU inclui a sustentabilidade ambiental. Em 2004, apenas quarenta e dois por cento das pessoas em áreas rurais tinham acesso a água potável. Sessenta e três por cento da população na África Subsaariana não tinham acesso a instalações sanitárias básicas (quase para baixo do sessenta e oito por cento em 1990). Os efeitos da mudança climática acrescentar mais sofrimento para a África subsaariana. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas estima que 75-250000000 pessoas terão que lidar com limitações adicionais ao acesso à água. Os resultados poderiam ser terrível para os meios de subsistência das economias desfavorecidas e rurais. Atualmente, a ONU não está dentro do cronograma com os seus planos e estima que seu objetivo pretendido não será alcançado até 2015.

A regulação da água engarrafada

Nos Estados Unidos, o Agência de Proteção Ambiental estabelece normas para torneira e água da rede pública, enquanto o Food and Drug Administration regula a água engarrafada como um produto alimentar sob a Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos (FFDCA). No entanto, a água engarrafada não é necessariamente mais puro, ou mais testado do que água da torneira pública. Normas EPA para sistemas públicos de água seguras são baseadas no Seguro Lei da Água de beber.

Para obter mais informações a respeito dos Estados Unidos regulação da produção de água engarrafada, consulte o Código de Regulamentos Federais, 21 CFR Part 129.

A classificação das águas engarrafadas Estados Unidos '

Fabricantes de água engarrafada nos Estados Unidos devem garantir que seus produtos atendem ao padrão estabelecido pela FDA de identidade para os produtos de água engarrafada. Um produto de água engarrafada identificados em uma categoria específica, como água mineral, água de nascente, água de poço artesiano, etc., devem atender aos requisitos estabelecidos pelo governo ou ser considerado misbranded.

Os regulamentos da FDA definir informações de identidade para as categorias de água engarrafada:

  • água potável - O menor denominador comum das categorias de água potável, atendendo aos padrões básicos EPA / FDA
  • água do solo - O nome de água de uma zona de subsolo saturado que está sob uma pressão igual ou superior à pressão atmosférica.
  • água de poço artesiano, também conhecido como água de poço artesiano - O nome de uma água de um aqüífero confinado bem tocando em que o nível da água está em alguma altura acima do topo do aqüífero. (A água que vai subir acima do lençol freático se aproveitado) Água artesiana podem ser coletadas com o auxílio de força externa para aumentar a pressão subterrânea natural.
    • Como muitas vezes é "água de poço artesiano" testados para atender a esses padrões? A lei diz que não há testes obrigatórios, em vez disso: "A pedido, plantas deve demonstrar se apropriar autoridades reguladoras que o nível da água está em alguma altura acima do topo do aqüífero."
  • água mineral - O nome de água contendo não menos de 250 partes por milhão (ppm) de sólidos totais dissolvidos (TDS), proveniente de uma fonte explorada através de uma ou mais furos ou nascentes, proveniente de uma fonte de água subterrânea geologicamente e fisicamente protegida. Água mineral devem ser distinguidos de outros tipos de água por seu nível constante e proporções relativas de minerais e oligoelementos no ponto de emergência a partir da fonte, tendo devidamente em conta os ciclos de flutuações naturais. Sem os minerais podem ser adicionados a esta água.
  • água purificada - O nome da água que foi produzido por destilação, deionização, osmose reversa, ou outros processos adequados e que se enquadra na definição de "água purificada" na United States Pharmacopeia, 23d Revisão, 01 de janeiro de 1995.
    • Alternativamente, a água pode ser chamado de "água desionizada" se a água tenha sido processado por desionização, "água destilada" se for obtida por destilação, ou "água de osmose reversa" se a água tenha sido processado por osmose inversa.
  • água espumante - O nome de água que, depois do tratamento e possível substituição de dióxido de carbono, contém a mesma quantidade de dióxido de carbono a partir da fonte que tinha a emergência a partir da fonte.
  • nascente de água - O nome de água derivada de uma formação subterrânea a partir do qual a água flui naturalmente para a superfície da terra.
    • Água de nascente só podem ser recolhidos na fonte ou através de um furo tocando a formação subterrânea que alimenta a primavera. Haverá uma força natural fazendo a água fluir para a superfície através de um orifício natural. A localização da nascente devem ser identificados.

Contaminantes da água

A partir de 2006, doenças transmitidas pela água são estimados para causar 1,8 milhões de mortes a cada ano, enquanto cerca de 1,1 bilhão de pessoas carecem de água potável adequada .. Como tal, é evidente que são necessárias melhorias no mundo em desenvolvimento no que diz respeito de purificação de água ; em especial nas zonas onde a obtenção de água do solo (poços) e céu (precipitação) não está disponível e só águas de superfície está disponível.

Água pode precisar de tratamento antes do uso, dependendo da origem e do destino (com elevados padrões exigidos para a água potável). A qualidade da água de ligações domiciliares e pontos de água comunitários em países de baixa renda não é fiável seguro para o consumo humano directo. Água extraída diretamente de águas superficiais e poços rasos cavados à mão abertos quase sempre requer tratamento.

Opções tecnológicas apropriadas em tratamento da água incluem tanto de dimensão comunitária e de ponto-de-uso (POU) projeta doméstico escala.

A maneira mais confiável para matar agentes patogênicos microbianos é para aquecer a água para ferver. Outras técnicas, tais como diferentes formas de filtração, desinfecção química, e exposição à radiação ultravioleta (UV incluindo solar) têm sido demonstrados em uma série de estudos controlados para reduzir significativamente os níveis de doenças transmitidas pela água entre os usuários em países de baixa renda.

Durante a última década, um número crescente de estudos de campo foram realizados para determinar o sucesso das medidas POU na redução de doenças transmitidas pela água. A capacidade de POU opções para reduzir a doença é uma função tanto da sua capacidade para remover agentes patogénicos microbianos, se aplicados adequadamente e tais factores sociais como a facilidade de uso e conveniência cultural. Tecnologias podem gerar mais (ou menos) o benefício de saúde do que o seu desempenho remoção microbiana em laboratório poderia sugerir.

A prioridade atual dos proponentes do tratamento POU é chegar a um grande número de famílias de baixa renda em uma base sustentável. Poucas medidas POU atingiram escala significativa até agora, mas os esforços para promover e distribuir comercialmente estes produtos para os pobres só foram em curso por alguns anos mundo.

Parâmetros para a qualidade da água potável normalmente caem em duas categorias: química / física e microbiológica. Químicas / parâmetros físicos incluem metais pesados, rastrear compostos orgânicos , sólidos suspensos totais (SST), e turbidez. Parâmetros microbiológicos incluem As bactérias coliformes, E. coli e espécies patogénicas específicas de bactérias (tais como cólera -causing Vibrio cholerae), vírus , e protozoário parasitas.

Os parâmetros químicos tendem a representar mais de um risco crônico de saúde através de acúmulo de metais pesados, embora alguns componentes, como nitratos / nitritos e arsénio pode ter um impacto mais imediato. Parâmetros físicos afetar a estética e sabor da água potável e pode complicar a remoção de patógenos microbianos.

Originalmente, a contaminação fecal foi determinada com a presença de bactérias coliformes, um marcador conveniente para uma classe de substâncias nocivas fecal patógenos. A presença de coliformes fecais (como E. coli) serve como uma indicação de contaminação por esgoto. Contaminantes adicionais incluem protozoário oocistos como Cryptosporidium sp., Giardia lamblia, Legionella, e vírus (entérico). Parâmetros microbianos patogênicos são tipicamente de maior preocupação por causa de seu risco imediato à saúde.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Drinking_water&oldid=229402810 "