Conteúdo verificado

Operação Dínamo

Assuntos Relacionados: II Guerra Mundial

Você sabia ...

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

As tropas francesas resgatados por um navio mercante britânico em Dunquerque
Evacuação britânica na praia Dunkirk

A evacuação de Dunquerque, de codinome Operação Dynamo pelos britânicos, foi o grande de evacuação Soldados aliados de 26 de maio de 4 de junho de 1940 , durante o Batalha de Dunquerque. Britânico Vice-Almirante Bertram Ramsay planejado a operação e informou Winston Churchill no quarto Dynamo (uma sala na sede navais abaixo Dover Castle, que continha a dínamo que fornecida a energia eléctrica), dando a operação seu nome.

Em nove dias, mais de trezentos mil (331.226) - 192.226 soldados britânicos e 139.000 franceses - foram resgatados de Dunquerque, França e as praias vizinhas por uma frota montado às pressas de oitocentos e sessenta barcos. Essas naves incluídos os famosos "pequenos navios de Dunkirk", uma mistura de barcos da marinha mercante, barcos de pesca, embarcações de recreio e Botes salva-vidas RNLI, cujas tripulações civis foram chamados no serviço para a emergência. Estas pequenas embarcações transportavam tropas das praias para navios maiores que esperam no mar, que sempre que principalmente grandes destroyer navios. Embora o "Milagre dos Pequenos Navios" é uma memória proeminente popular na Grã-Bretanha (e um grande incentivo para a época), mais de 80% das tropas evacuados realmente embarcou a partir do porto de proteção toupeira para os 42 destroyers e outros navios de grande porte.

Progresso de evacuação

As tropas britânicas que escapam de Dunkirk em botes salva-vidas.
Royal Artilheiro da marinha cobrindo tropas em retirada em Dunquerque (1940).

Os planos iniciais chamados para a recuperação de 45.000 homens da Força Expedicionária Britânica em dois dias, altura em que se esperava que as tropas alemãs seria capaz de bloquear mais de evacuação. Somente 25.000 homens escaparam durante este período, incluindo 7.000 no primeiro dia. Dez destroyers adicionais se juntou ao esforço de resgate em 27 de maio e tentativa de operações de salvamento no início da manhã, mas foram incapazes de se aproximar de perto as praias, embora vários milhares foram resgatados. No entanto, o ritmo de evacuação do bolso encolhendo Dunkirk aumentou de forma constante.

Em 29 de maio de 47.000 soldados britânicos foram resgatados, apesar de o primeiro ataque aéreo pesado da Luftwaffe à noite. No dia seguinte, um adicional de 54 mil homens foram embarcados, incluindo os primeiros soldados franceses. 68.000 homens e o comandante da FEB evacuados em Maio 31. A mais 64.000 soldados aliados partiram em 1 de Junho, antes dos ataques aéreos crescentes impediu mais de evacuação luz do dia. A retaguarda britânicos partiram na noite de 02 de junho, junto com 60.000 soldados franceses. Um 26.000 tropas francesas adicionais foram recuperados na noite seguinte antes da operação finalmente terminou.

Duas divisões francesas ficaram para trás para proteger a evacuação. Embora eles pararam o avanço alemão, eles foram logo capturados. O restante da retaguarda, em grande parte francês, rendeu-se em 3 de junho de 1940 . No dia seguinte, a BBC relatou: "Major-General Harold Alexander [o comandante da retaguarda] inspecionou as margens de Dunquerque a partir de um barco a motor, esta manhã para se certificar de que ninguém foi deixado para trás antes de embarcar no último navio de volta para a Grã-Bretanha. "

Perdas

Prisioneiros britânicos e franceses em Dunkirk, junho 1940.

Apesar do sucesso desta operação, todos os equipamentos pesados e veículos foram abandonados e milhares de tropas francesas foram capturados no bolso Dunkirk. Seis britânicos e três destroyers franceses foram afundados, juntamente com nove barcos grandes. Além disso, 19 destroyers foram danificados. Mais de 200 da embarcação mar Allied foram afundados, com um número igual danificado. Winston Churchill revelada em seus volumes sobre a Segunda Guerra Mundial que a Real Força Aérea desempenhou um papel mais importante proteger as tropas em retirada da Luftwaffe . Sem o apoio da RAF, os aliados não teria tido uma evacuação de tanto sucesso. Churchill também disse que a areia da praia suavizou as explosões das bombas alemãs. A RAF perdeu 474 aviões, em comparação com 132 para a Luftwaffe . No entanto, as tropas em retirada foram em grande parte desconhece essa assistência vital porque o tempo estava muito nebuloso para vê-los, e muitos amargamente acusou os pilotos de não fazer nada para ajudar. O francês também perdeu um grande número de navios que não tinham nada a ver com a evacuação. Muitos franceses navios de guerra estavam ociosos nos portos. Para parar os alemães de ser capaz de usar esses navios, aviões bombardeiros britânicos foram enviados para destruir os navios franceses.

Grandes navios perdidos

A Marinha Real perdas mais significativas 's na operação foram seis destroyers:

  • Grafton, afundado por U-62 na 29 de maio;
  • Grenade, afundado por um ataque aéreo ao largo do cais leste em Dunquerque em 29 de maio;
  • Wakeful, afundado por um torpedo a partir de um Schnellboot (E-boat) S-30 em 29 de maio;
  • Basilisk, Havant, e Keith, afundado por um ataque aéreo ao largo das praias 1 de Junho.

O Marinha francesa perdeu três destroyers:

  • Bourrasque, extraído fora Nieuport em 30 de maio;
  • Sirocco, afundado pela Schnellboot S-23 e S-26 sobre 31 de Maio;
  • Le Foudroyant, afundado por um ataque aéreo ao largo das praias 1 de Junho.

Resultado

As tropas britânicas resgatados reunidos em um navio em Dunquerque, 1940.
Dunkirk resgatado tropas francesas desembarcaram na Inglaterra.

Antes da operação foi concluída, o prognóstico tinha sido sombrio, com Winston Churchill advertindo o Câmara dos Comuns que esperar "notícias duras e pesadas". Posteriormente, Churchill referiu-se ao resultado como um "milagre" e exortações ao "espírito Dunkirk" - uma frase usada para descrever a tendência da opinião pública britânica para reunir e superar momentos de adversidade - ainda são ouvidas na Grã-Bretanha hoje. A imprensa britânica apresentou a evacuação como um "desastre virou-se para Triumph" com tanto sucesso que Churchill tinha de recordar o país, em um discurso para a Câmara dos Comuns sobre 4 de junho de que "temos de ter muito cuidado para não atribuir a este livramento os atributos de uma vitória. As guerras não são ganhas por evacuações."

O resgate das tropas britânicas em Dunquerque forneceu um impulso psicológico para o moral britânico, que acabou com qualquer possibilidade de que o britânico iria procurar termos de paz da Alemanha, uma vez que eles mantinham a capacidade de se defender contra uma possível invasão alemã. A maioria dos soldados britânicos resgatados foram designados para o defesa da Grã-Bretanha. Uma vez que a ameaça de invasão recuado, eles foram transferidos ao exterior para o Oriente Médio e outros teatros, e também forneceu o núcleo do exército, que voltou para a França em 1944.

Os mais de 100 000 soldados franceses foram evacuados rapidamente e eficientemente transportados para campos em várias partes do sudoeste da Inglaterra, onde eles estavam temporariamente alojados antes de serem repatriados. Navios britânicos transportou tropas francesas de Brest, Cherbourg e outros portos em Normandia e Brittany, embora apenas cerca de metade das tropas repatriados foram mobilizados contra os alemães antes do armistício.

Na França, a preferência percebido da Marinha Real para evacuar as forças britânicas em detrimento dos franceses levaram a algum ressentimento amargo. O Francês Almirante Darlan originalmente ordenou que as forças britânicas devem receber preferência, mas Churchill interveio em uma 31.ª reunião de maio em Paris para pedir que a evacuação devem prosseguir em condições de igualdade e os britânicos formam a retaguarda. Alguns milhares de forças francesas acabaram por se render, mas apenas após o esforço de evacuação tinha sido prorrogado por um dia para trazer 26.175 franceses à Grã-Bretanha em 04 de junho.

A perda muito significativa de equipamento militar abandonado em Dunkirk reforçou a dependência financeira do governo britânico sobre os Estados Unidos.

O A cruz de St George voado do jack equipe é conhecida como a tomada de Dunquerque , e só é pilotado por navios e barcos de todos os tamanhos que participaram da operação de resgate Dunkirk em 1940. Os únicos outros navios autorizados a voar esta bandeira na proa civis são aqueles com um almirante de a frota a bordo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Dunkirk_evacuation&oldid=187771254 "