Conteúdo verificado

Eric Clapton

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Você sabia ...

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Patrocinar filhos ajuda as crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Eric Clapton
CBE
Eric Clapton 2.jpg
Clapton executa em Hyde Park, Londres em junho de 2008
Informações gerais
Nome de nascença Eric Patrick Clapton
Também conhecido como Slowhand
Nascido (1945/03/30) 30 de março de 1945
Ripley, Surrey, Inglaterra , Reino Unido
Gêneros Rock, blues rock, rock psicodélico, hard rock
Ocupações Músico, cantor e compositor, produtor musical, artista
Instruments Vocals, guitarra, piano, bandolim
Anos ativos 1962-presente
Labels Surfdog, Warner Bros., Reprise, Polydor, RSO, Atco, Maçã,
Atos associados The Yardbirds, John Mayall & The Bluesbreakers, Powerhouse, Robert Cray, Cream, Grátis Creek, o Mac Sujo, Blind Faith, JJ Cale, a Plastic Ono Band, Santana, Delaney, Bonnie & Friends, Derek and the Dominos, Sheryl Crow, os Beatles , Phil Collins, os Rolling Stones , Kate Bush, Luciano Pavarotti , a banda, Freddie King, BB King, Mark Knopfler, Brian Wilson, John Mayer, Roger Waters, Dire Straits, Elton John , George Harrison, Steve Winwood, Paul McCartney
Site www.ericclapton.com
Instrumentos Notáveis
  • Veja: seção Guitars
  • Fender Stratocaster " Blackie "
  • Fender Stratocaster " Brownie "

Eric Patrick Clapton, CBE, (nascido em 30 de março de 1945) é um Inglês músico, cantor, compositor e guitarrista. Ele é o único inductee três vezes ao Rock and Roll Hall of Fame: uma vez como artista solo, e, separadamente, como um membro da os Yardbirds e Cream. Clapton tem sido referido como um dos guitarristas mais importantes e influentes de todos os tempos. Clapton segundo classificado no Rolando lista da revista Stone of a " 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos "por trás de Jimi Hendrix e quarta em De Gibson Top 50 guitarristas de todos os tempos.

Em meados dos anos 1960, Clapton se apartou dos Yardbirds para jogar blues com John Mayall & The Bluesbreakers. Em sua estadia de um ano com Mayall, Clapton ganhou o apelido de "Slowhand". Imediatamente após a saída Mayall, Clapton se juntou Cream, um power trio com o baterista Ginger Baker eo baixista Jack Bruce em que Clapton jogado azuis improvisações e sustentados "arty, blues-baseada pop psicodélico." Para a maioria da década de 1970, a produção de Clapton deu a influência do estilo maduro de JJ Cale eo reggae de Bob Marley . Sua versão de Marley " I Shot the Sheriff "ajudou reggae chegar a um mercado de massa. Duas de suas gravações mais populares foram" Layla ", gravado por Derek and the Dominos, outra banda que ele formou, e Robert Johnson " Crossroads ", gravado por creme. Após a morte de seu filho Conor em 1991, a dor de Clapton foi expressa na canção" Tears in Heaven ", que contou em seu Álbum Unplugged.

Um receptor de dezessete anos Grammy Awards, ea Brit Award para Outstanding Contribution to Music, em 2004 foi premiado com uma Clapton CBE no Palácio de Buckingham para serviços à música. Em 1998, Clapton, um alcoólatra em recuperação e viciado em drogas, fundou a Centro Crossroads em Antigua, um centro médico para a recuperação de toxicodependentes.

Infância

Eric Patrick Clapton nasceu em Ripley, Surrey, Inglaterra, o filho de 16 anos de idade Patricia Molly Clapton e Edward Walter Fryer (21 de março 1920-1915 Maio de 1985) (b 07 de janeiro de 1929 d Março de 1999..), Um soldado de 25 anos de idade, de Montreal , Quebec. Fryer enviados para a guerra antes do nascimento de Clapton e depois voltou para o Canadá. Clapton cresceu com sua avó, Rose, e seu segundo marido, Jack Clapp, que era padrasto de Patricia Clapton e seu irmão Adrian, acreditando que eles eram seus pais e que sua mãe era, na verdade, sua irmã mais velha. A semelhança na sobrenomes deu origem à crença errônea de que o verdadeiro sobrenome de Clapton é Clapp (Reginald Cecil Clapton era o nome do primeiro marido de Rose, avô materno de Eric Clapton). Anos mais tarde, sua mãe casou com outro soldado canadense e mudou-se para a Alemanha, deixando jovem Eric com seus avós em Surrey.

Clapton recebeu um acústico Guitarra Hoyer, feita na Alemanha, por seu décimo terceiro aniversário, mas o instrumento de cordas de aço barato era difícil de jogar e ele brevemente perdeu o interesse. Dois anos mais tarde Clapton pegou de novo e começou a jogar de forma consistente. Clapton foi influenciado pela azuis desde tenra idade, e praticou longas horas para aprender a acordes de blues por tocar junto com os registros. Ele preservou suas sessões de prática usando seu portátil Grundig reel-to-reel gravador, ouvindo-os mais e mais até que ele sentiu que tinha conseguido acertar.

Depois de sair Hollyfield School, em Surbiton, em 1961, estudou na Clapton Kingston College of Art, mas foi demitido no final do ano lectivo, porque seu foco manteve-se na música em vez de arte. Seu modo de tocar guitarra era tão avançada que até a idade de 16 anos ele foi se notado. Em torno deste tempo Clapton começou busking ao redor Kingston, Richmond, eo West End. Em 1962, Clapton começou a se apresentar como um duo com entusiastas companheiros azuis David Brock em bares ao redor de Surrey. Quando ele tinha 17 anos de idade Clapton se juntou a sua primeira banda, um britânico cedo R & B grupo, "The Roosters", cujo outro guitarrista foi Tom McGuinness. Ele ficou com essa banda de janeiro a agosto de 1963. Em outubro do mesmo ano, Clapton fez um sete stint show com Casey Jones & The Engineers.

Início de carreira: 1960

1963-1966: The Yardbirds e os Bluesbreakers

Em outubro de 1963, Clapton se juntou The Yardbirds, um blues de influência banda de rock and roll, e ficou com eles até março de 1965. influências sintetizando a partir de Chicago blues e principais guitarristas de blues, tais como Buddy Guy, Freddie King, e BB King, Clapton forjou um estilo distinto e rapidamente se tornou um dos mais comentados guitarristas da cena musical britânica. A banda inicialmente jogado Xadrez / Checker / Vee-Jay números de blues e começou a atrair um grande culto seguinte, quando assumiu os Rolling Stones 'residência no Crawdaddy Club em Richmond. Eles visitaram a Inglaterra com bluesman americano Sonny Boy Williamson II; um álbum LP conjunta, registrado em dezembro de 1963, foi emitido em 1965.

Uma vez que aparece na Royal Albert Hall, pela primeira vez em 1964, Clapton se apresentou no local quase 200 vezes.

Foi durante este período de tempo que Yardbirds guitarrista de Clapton, Chris Dreja, lembrou que sempre que Clapton quebrou uma corda de guitarra durante um show, ele iria ficar no palco e substituí-lo. O público inglês iria esperar o atraso, fazendo o que é chamado de " handclap lento ". Clapton disse ao seu biógrafo oficial, Ray Coleman, que," Meu apelido de 'Slowhand' veio de Giorgio Gomelsky. Ele cunhou-lo como uma boa chalaça. Ele continuou dizendo que eu era um jogador rápido, então ele montou a frase handclap lento em Slowhand como um jogo de palavras ". Em dezembro de 1964, Clapton fez sua primeira aparição no Royal Albert Hall, Londres, com The Yardbirds. Desde então, Clapton se apresentou no Salão quase 200 vezes, e afirmou que a realização no local é como "jogar na minha sala da frente".

Em Março de 1965, os Yardbirds teve seu primeiro grande sucesso, " For Your Love ", em que Clapton tocou guitarra. Os Yardbirds eleito para avançar em direção a um som pop-oriented, em parte por causa do sucesso de" For Your Love ", escrito por pop compositor de aluguel Graham Gouldman, que também tinha escrito canções de sucesso para Eremitas de Herman e The Hollies. Ainda musicalmente dedicado ao blues, Clapton se opôs ao movimento, e deixou a banda. Ele recomendou também guitarrista Jimmy Page como seu substituto, mas Página estava naquele momento dispostos a abandonar sua carreira lucrativa como um freelance músico de estúdio, por isso Página por sua vez, recomendou o sucessor de Clapton, Jeff Beck. Enquanto Beck e Página jogaram juntos nos Yardbirds, o trio de Beck, Página, e Clapton nunca estiveram no grupo juntos. No entanto, o trio se apresentou na turnê benefício de 12 data para a Ação de Investigação em Esclerose Múltipla em 1983, bem como sobre o álbum Guitarra Boogie.

Clapton se juntou John Mayall & The Bluesbreakers em abril de 1965, apenas para sair de alguns meses mais tarde. No verão de 1965, ele partiu para a Grécia com uma banda chamada as glândulas, que incluiu seu velho amigo Ben Palmer no piano. Em novembro de 1965, ele voltou John Mayall. Durante sua segunda passagem Bluesbreakers, Clapton ganhou uma reputação como o melhor guitarrista de blues no circuito do clube. Apesar de Clapton ganhou fama mundial por sua forma de tocar no álbum influente, Azuis Breakers - John Mayall - Com Eric Clapton, este álbum não foi lançado até Clapton tinha deixado os Bluesbreakers pela última vez. Tendo trocado o seu Fender Telecaster e Amplificador Vox AC30 para um 1960 Guitarra Gibson Les Paul Standard e Amplificador Marshall, de som e de Clapton tocando inspirou uma bem divulgada grafittis que deificado ele com o famoso slogan "Clapton é Deus". A frase foi spray-pintada por um admirador em uma parede em um Islington Metro estação no outono de 1967. O grafite foi capturado em uma fotografia agora famoso, em que um cão é urinar na parede. Clapton é relatado para ter sido constrangido pelo slogan, dizer em seu O South Bank perfil Mostrar em 1987, "Eu nunca aceitei que eu era o maior guitarrista do mundo. Eu sempre quis ser o maior guitarrista do mundo, mas isso é um ideal, e eu aceito isso como um ideal". A frase começou a aparecer em outras áreas de Islington ao longo dos meados dos anos 1960.

1966-1969: Creme

Clapton (à direita) com creme

Clapton deixou os Bluesbreakers em Julho de 1966 (para ser substituído por Peter Green) e foi convidado pelo baterista Ginger Baker para jogar em seu creme recém-formada banda, um dos primeiros supergrupos, com Jack Bruce no baixo (também de Manfred Mann, os Bluesbreakers, eo Graham Organização bond). Antes da formação do Cream, Clapton não era bem conhecido nos Estados Unidos; ele deixou os Yardbirds antes de "For Your Love" acertar o American Top Ten, e ainda tinha que apresentar lá. Durante seu tempo com Cream, Clapton começou a desenvolver-se como um cantor, compositor, guitarrista e, embora Bruce levou a maioria dos vocais e escreveu a maioria do material com o letrista Pete Brown. Primeiro show de creme foi um desempenho não-oficial no Twisted Wheel Club em Manchester em 29 de julho de 1966 antes de sua estréia cheia duas noites depois, no National Jazz e Blues Festival em Windsor. Creme estabeleceu a sua lenda duradoura com os azuis de alto volume tocando e solos prolongados de seus shows ao vivo.

No início de 1967, como os fãs do som de blues-rock emergente na Grã-Bretanha começou a retratar Clapton como guitarrista top da Grã-Bretanha, no entanto, ele encontrou-se rivalizado pelo surgimento de Jimi Hendrix, um guitarrista infundido-rock ácido que costumava lamentar feedback e pedais de efeitos para criar novos sons para o instrumento. Hendrix assistiu a uma performance do creme recém-formada na Central London Polytechnic em 1 de outubro de 1966, durante o qual Hendrix participei de uma versão double-cronometrada de " Killing Floor ". Estrelas do Reino Unido Top incluindo Clapton, Pete Townshend, e os membros do The Rolling Stones e The Beatles avidamente participaram desempenhos do clube início de Hendrix. A chegada de Hendrix teve um efeito imediato e significativo sobre a próxima fase da carreira de Clapton, embora Clapton continuou a ser reconhecido no Reino Unido pesquisas música como o guitarrista premier.

Clapton primeiro visitou os Estados Unidos, enquanto em turnê com o creme. Em março de 1967, realizou um creme de nove posto de espetáculo no teatro de RKO em Nova York. Gravaram Engrenagens Disraeli, em Nova York 11-15 maio 1967. O repertório de creme variou de hard rock (" I Feel Free ") para blues-base longos congestionamentos instrumentais (" Spoonful "). Disraeli Gears destaque abrasadoras linhas de Clapton guitarra, vocais crescentes de Bruce e proeminente, fluido de tocar baixo, e poderoso, drumming polyrhythmic influenciado-jazz de Baker. Juntos, os talentos de creme garantiu-lhes como um influente power trio.

Clapton A guitarra tolo (réplica mostrado), com o seu trabalho artístico brilhante e famoso "tom mulher", era simbólico da era do rock psicodélico dos anos 1960.

Em 28 meses, Creme havia se tornado um sucesso comercial, vendendo milhões de discos e tocando em todo os EUA e Europa. Eles redefiniram o papel do instrumentista em rocha e foram uma das primeiras bandas de blues-rock para enfatizar virtuosismo musical e sessões de improvisação em estilo jazz longas. Sua US singles de sucesso incluem " Sunshine of Your Love "(nº 5, 1968)," White Room "(# 6, 1968) e" Crossroads "(nº 28, 1969) - uma versão ao vivo de Robert Johnson do "Cross Road Blues". Embora Creme foi saudado como um dos maiores grupos de seu dia, ea adulação de Clapton como um herói da guitarra chegou a novas alturas, a supergrupo foi de curta duração. Drogas e álcool escalado tensão entre os três membros, e conflitos entre Bruce e Baker levou à morte de creme. A avaliação crítica fortemente Rolling Stone de um concerto da turnê US segunda atração principal do grupo era outro fator significativo na morte do trio, e isso afetou profundamente Clapton.

Álbum de despedida de creme, Adeus, caracterizando performances ao vivo gravadas em O Fórum, Los Angeles, 19 de outubro de 1968, foi lançado logo após Creme dissolvida; que também contou com o estúdio " Badge ", co-escrito por Clapton e George Harrison. Clapton conheceu Harrison e se tornaram amigos com ele depois que os Beatles compartilhado um projeto de lei com as Clapton da era Yardbirds no London Palladium. A estreita amizade entre Harrison e Clapton resultou em Clapton jogando em Harrison " Quando minha guitarra Weeps delicadamente "dos Beatles White Album (1968). Harrison também lançou seu álbum solo de estréia, Wonderwall Music, em 1968. Tornou-se o primeiro de muitos álbuns solo de Harrison para caracterizar Clapton na guitarra. Clapton iria em grande parte sem créditos por suas contribuições para álbuns de Harrison devido a restrições contratuais. O par, muitas vezes tocar ao vivo juntos como convidado do outro. Um ano após a morte de Harrison em 2001, Clapton ajudou a organizar uma concerto de tributo, para o qual ele foi diretor musical. Em 1969, quando os Beatles estavam gravando / filmar o que se tornou Let It Be, as tensões tornaram-se tão aguda que Harrison deixou o grupo por vários dias, o que levou os outros a considerar substituí-lo com Clapton, uma idéia que particularmente apelou a John Lennon , que foi capturado em fita dizendo que se: "George não voltar na segunda-feira ou terça-feira, pedimos Eric Clapton para tocar ", e que isso seria adequado para Clapton em que os Beatles, creme ao contrário," lhe daria pleno alcance para tocar sua guitarra. "Anos mais tarde, Clapton comentou sobre a absurdo desta ideia:.. "Pode ter havido [a sugestão de que eu seria convidado a juntar-se The Beatles em janeiro de 1969] O problema com que foi que eu tinha ligado ou estava desenvolvendo uma relação com George, exclusivo deles eu acho que montado uma necessidade de seu e meu, que ele poderia elevar-se por ter um cara que poderia ser como um pistoleiro para eles. Lennon iria usar meu nome de vez em quando para influência, como se eu fosse o gatilho mais rápido. Então, eu don 't acho que poderia ter sido trazido para a coisa toda, porque eu era muito um companheiro de George. "

Creme reuniram brevemente em 1993 para tocar na cerimônia de indução-los para o Rock and Roll Hall of Fame; uma reunião cheia ocorreu em maio de 2005, com Clapton, Bruce e Baker jogar quatro concertos esgotados em Londres de Royal Albert Hall, e três shows no New York de Madison Square Garden que outubro. Gravações dos shows de Londres, Royal Albert Hall de Londres maio 2-3-5-6 de 2005, foram lançados em CD, LP e DVD em setembro / dezembro de 2005.

1969-1970: Blind Faith, e Delaney e Bonnie and Friends

Próximo grupo de Clapton, Blind Faith (1969), era composto por Creme baterista Ginger Baker, Steve Winwood de Tráfego, e Ric Grech de Família, e rendeu um LP e uma turnê-circuito. O supergrupo estreou antes de 100.000 fãs em Londres Hyde Park em 07 de junho de 1969. Foram realizadas várias datas na Escandinávia e começou uma turnê americana com ingressos esgotados em julho antes de seu único álbum foi lançado. O LP Blind Faith consistia de apenas seis canções, uma delas um congestionamento de 15 minutos intitulado "Faça o que quiser". No revestimento do álbum de uma menina de topless púberes foi considerado controverso nos Estados Unidos e foi substituída por uma fotografia da banda. Blind Faith dissolvido após menos de sete meses.

Clapton seguida, visitou como sideman por um acto que tinha aberto para Blind Faith, Delaney e Bonnie and Friends. Ele também jogou duas datas como membro do O Plastic Ono Band que o outono, incluindo uma apresentação gravada no Toronto Rock and Roll Revival em setembro de 1969 lançado como o álbum Viva a Paz em Toronto de 1969. Em 15 de dezembro de 1969 Clapton realizada com John Lennon , George Harrison, e outros como a Plastic Ono Band em um fundraiser para UNICEF em Londres.

Delaney Bramlett incentivados Clapton em seu canto e escrita. Durante o verão de 1969, Clapton e Bramlett contribuiu para o Music From gratuito Creek projeto "superação". Clapton, aparecendo como "King Cool" por razões contratuais, jogou com Dr. John em três canções, apoiado por Bramlett em duas faixas.

Usando grupo de apoio as Bramletts 'e um elenco de estrelas, de jogadores de sessão (incluindo Leon Russell e Stephen Stills), Clapton gravou seu primeiro álbum solo durante dois hiatos turísticos breves, apropriadamente chamado Eric Clapton. Delaney Bramlett co-escreveu seis das canções com Clapton, e Bonnie Bramlett co-escreveu "Let It Rain". O álbum rendeu o inesperado US No. 18 hit, JJ Cale de "After Midnight". Clapton foi com Delaney e Bonnie do palco para o estúdio com a Dominos para gravar George Harrison All Things Must Pass na Primavera de 1970. Durante este período ocupado, Clapton também gravou com outros artistas como Dr. John, Leon Russell, Plastic Ono Band, Billy Preston, e Ringo Starr.

Layla e carreira solo: 1970

1970-71: Derek and the Dominos

Com a intenção de contrariar a "estrela" facção culto que tinha começado a formar em torno dele, Clapton montou uma nova banda composta por Delaney e Bonnie o ex- secção de ritmo, Bobby Whitlock como tecladista e vocalista, Carl Radle como o baixista eo baterista Jim Gordon, com Clapton tocar guitarra. Era sua intenção de mostrar que ele não precisa preencher um papel de protagonista, e funcionou bem como um membro de um conjunto. Durante este período, Clapton estava cada vez mais influenciado por The Band e seu álbum Music from Big Pink, dizendo: "O que eu apreciado sobre a banda foi que eles estavam mais preocupados com as músicas e cantar. Eles teriam de três e quatro partes harmonias, ea guitarra foi colocado de volta em perspectiva como sendo acompanhamento. Isso adequado me bem, porque eu tinha ficado tão cansado da -virtuosity-coisa-ou pseudo virtuosismo de longo, chato solos de guitarra só porque eles eram esperados. A banda trouxe de volta as coisas em perspectiva. A prioridade era a música ". Em primeiro lugar nomear a banda ", Eric Clapton e Amigos", o nome "Derek and the Dominos" foi um acaso. Ocorreu quando o nome provisório da banda de "Del and the Dynamos" foi mal interpretada como Derek and the Dominos. A biografia de Clapton afirma que Tony Ashton de Ashton, Gardner e Dyke disse Clapton para chamar a banda de "Del and the Dominos", já que "Del" foi o seu apelido para Eric Clapton. Del e Eric foram combinados e o nome final tornou-se "Derek and the Dominos".

Estreita amizade de Clapton com George Harrison colocou em contato com a esposa de Harrison, Pattie Boyd, com quem ele se tornou profundamente apaixonado. Quando ela rejeitou seus avanços, afeto não correspondido de Clapton levou a maioria do material para o álbum the Dominos ", Layla e Outras Assorted Love Songs (1970). Fortemente influenciados blues, o álbum conta com as guitarras gêmeas de chumbo Duane Allman e Clapton, com Allman de deslize guitarra como um ingrediente chave do som. Trabalhar em Critérios Studios em Miami com Produtor Atlantic Records Tom Dowd, que havia trabalhado com Clapton em Disraeli Gears do creme, a banda gravou um álbum duplo.

O álbum apresenta o amor canção de sucesso " Layla ", inspirado pelo poeta clássico da literatura persa , Nizami Ganjavi de A história de Layla e Majnun, uma cópia da qual Ian Dallas tinha dado a Clapton. O livro mudou profundamente Clapton, como era o conto de um jovem que caiu perdidamente apaixonado por uma mulher bonita, indisponível e que ficaram loucos porque não podia casar com ela. As duas partes de "Layla" foram gravados em sessões separadas: a seção de guitarra de abertura foi registrado pela primeira vez, e para a segunda seção, previsto alguns meses mais tarde, o baterista Jim Gordon compostas e desempenhou o papel piano.

O Layla LP foi gravado por uma versão de cinco peças do grupo, graças à inclusão imprevisto do guitarrista Duane Allman de The Allman Brothers Band. Em poucos dias, as sessões de Layla, Dowd-que também estava produzindo os Allmans-convidou Clapton para um concerto ao ar livre Allman Brothers em Miami. Os dois guitarristas encontraram pela primeira vez no palco, em seguida, jogou toda a noite no estúdio, e se tornaram amigos. Duane primeiro acrescentou o seu deslize a guitarra " Tell the Truth "e" Ninguém sabe quando você está para baixo e para fora ". Em quatro dias, o quinteto Dominos gravou" Key to the Highway "," Have You Ever Loved a Woman "(a padrão de blues popularizada por Freddie King e outros), e "Por que o amor tem que ser tão triste". Em setembro, Duane deixou brevemente as sessões para shows com sua própria banda, eo quarteto Dominos gravou "Eu desviei o olhar", " Sino Bottom Blues "e" continuar a crescer ". Duane voltou a gravar" Estou Yours "," Anyday ", e" É tarde demais ". Em 9 de setembro, eles gravaram Hendrix" Little Wing "ea faixa-título. No dia seguinte, a última faixa," É tarde demais ", foi gravado.

Eric Clapton em Barcelona , 1974

A tragédia perseguiu o grupo ao longo de sua breve carreira. Durante as sessões, Clapton ficou arrasado com a notícia da morte de Jimi Hendrix; oito dias antes a banda tinha cortado um cover de "Little Wing" como um tributo a Hendrix. Em 17 de setembro de 1970, um dia antes da morte de Hendrix, Clapton tinha comprado um canhoto Fender Stratocaster que ele tinha planejado para dar a Hendrix como um presente de aniversário. Somando-se a problemas de Clapton, o álbum Layla recebeu apenas críticas mornas em cima da liberação. O grupo abalado empreendeu uma turnê pelos Estados Unidos sem Allman, que havia retornado para o Allman Brothers Band. Apesar de admissão posterior de Clapton que o passeio teve lugar em meio a uma verdadeira avalanche de drogas e álcool, que resultou no álbum duplo ao vivo In Concert. A banda havia gravado várias faixas para um segundo álbum em Londres durante a primavera de 1971 (cinco dos quais foram liberados nas Crossroads set-box Eric Clapton), mas os resultados foram medíocres.

Um segundo registro estava em obras, quando um choque de egos teve lugar e caminhou Clapton, dispersando assim o grupo. Allman foi morto em um acidente de motocicleta em 29 de outubro de 1971. Clapton escreveu mais tarde em sua autobiografia que ele e Allman eram inseparáveis durante as sessões na Flórida; ele falou sobre Allman como o "irmão musical que eu nunca tive, mas gostaríamos que eu fiz." Embora Radle permaneceria baixista de Clapton até o verão de 1979 (Radle morreu em maio de 1980 pela os efeitos do álcool e narcóticos), seria 2003 antes Clapton e Whitlock apareceram juntos novamente (Clapton guested na aparência de Whitlock no Later with Jools Holland show). Outra nota trágica para a história Dominos foi o destino do baterista Jim Gordon, que era um não diagnosticado esquizofrênico e anos mais tarde assassinado sua mãe durante um episódio psicótico. Gordon estava confinado à prisão de 16 anos para a vida, sendo mais tarde mudou-se para uma instituição mental, onde permanece até hoje.

1971-1976: desafios pessoais

Sucessos da carreira de Clapton na década de 1970 estavam em forte contraste com sua vida pessoal, que foi perturbado por desejos românticos e drogas e alcoolismo. Enquanto sofrer sua (temporariamente) a atração não correspondido e intenso para Pattie Boyd, ele retirou-se da gravação e turnês ao isolamento em sua Surrey, Inglaterra, residência. Lá, ele cuidou de sua dependência de heroína, o que resultou em um hiato de carreira interrompido apenas pelo Concert for Bangladesh em agosto de 1971 (quando ele desmaiou no palco, foi reavivado, e continuou sua performance). Em janeiro de 1973, The Who 's Pete Townshend organizou um concerto de retorno para Clapton em Londres de Teatro Rainbow, apropriadamente intitulado o " Arco-íris Concert ", para ajudar Clapton chutar seu vício. Clapton iria devolver o favor por jogar 'The Preacher' em Versão para o cinema de Ken Russell do The Who de Tommy em 1975; sua aparição no filme (realizando "Visão para o Cego") é notável como ele está claramente usando uma barba falsa em alguns tiros, o resultado de tomar a decisão de raspar sua verdadeira barba após a primeira toma, em uma tentativa de forçar o diretor para remover sua cena mais cedo do filme e deixar o set.

Yvonne Elliman com Clapton promoção 461 Ocean Boulevard em 1975

Em 1974, Clapton foi uma parceria com Pattie Boyd (que não iria realmente se casar com até 1979) e não mais usar heroína (embora começando a beber muito). Ele montou uma banda de turnê low-key, que incluiu Radle, Beeka, Miami guitarrista George Terry, o tecladista Dick Sims (que morreu em 2011), o baterista Jamie Oldaker, e vocalistas Yvonne Elliman e Marcy Levy (também conhecido como Marcella Detroit). Com esta banda de Clapton gravou 461 Ocean Boulevard (1974), um álbum com ênfase em canções mais compactos e menos solos de guitarra; a versão cover de " I Shot The Sheriff "foi o primeiro hit No. 1 de Clapton e era importante em trazer o reggae ea música de Bob Marley para um público mais amplo. O álbum 1975 Há um em cada multidão continuou esta tendência. O título original do álbum, Guitar Player do mundo o grande (Há um em cada multidão), foi alterado antes de pressionar, uma vez que se fez sentir a sua intenção irônica seria mal interpretado. A banda percorreu o mundo e, posteriormente, lançou o LP 1975 ao vivo, CE estava aqui. Clapton continuou a lançar álbuns e excursionou regularmente. Destaques do período incluem No Reason to Cry (uma colaboração com Bob Dylan e A Band); Slowhand, que contou " Wonderful Tonight "(outra canção inspirada por Boyd); e um segundo JJ Cale capa", Cocaína ". Em 1976, ele se apresentou, ao lado de uma série de convidados notáveis, para prestar homenagem ao desempenho de despedida da banda, filmado em um Martin Scorsese documentário chamado The Last Waltz.

1980: sucesso contínuo

Em 1981 Clapton foi convidado pelo produtor Martin Lewis para aparecer na Anistia Internacional benefício Outros Ball de The Secret Policeman. Clapton aceitou o convite e se uniu com Jeff Beck para realizar uma série de duetos-alegadamente a sua colaboração fase first-ever faturado. Três das performances foram liberados no álbum do show, e uma das músicas foi destaque no filme. As performances anunciado um retorno à forma e destaque para Clapton na nova década. Muitos fatores influenciaram o retorno de Clapton, incluindo o seu "aprofundamento compromisso com o cristianismo", ao que ele havia se convertido antes de seu vício em heroína.

Após um incidente embaraçoso pesca, Clapton finalmente chamou o seu gerente e admitiu que ele era alcoólatra. Em janeiro de 1982 Roger e voou para Clapton Minneapolis - St. Paul; Clapton seria verificado em pelo Hazelden Treatment Centre, localizado em Centro da Cidade, Minnesota. No vôo sobre, Clapton se entregou a um grande número de bebidas, por medo de que ele nunca seria capaz de beber novamente. Clapton é citado como dizendo de sua autobiografia, "Nos piores momentos da minha vida, a única razão que eu não cometer suicídio era que eu sabia que não seria capaz de beber mais se eu estava morto. Era a única coisa que eu pensei que era vale a pena viver, ea idéia de que as pessoas estavam prestes a tentar remover-me de álcool era tão terrível que eu bebi e bebi e bebi, e eles tiveram que praticamente me levar para a clínica ".

Após a alta, foi recomendado por médicos de Hazelden que Clapton não participar em quaisquer atividades que possam atuar como gatilhos para seu alcoolismo ou stress, até que ele foi totalmente localizado para trás em Hurtwood. Poucos meses depois de sua dispensa, Clapton começou a trabalhar em seu próximo álbum, contra as ordens dos médicos Hazelden. Trabalhar com Tom Dowd, Clapton produziu o que ele pensou enquanto seu álbum "mais forçado" a data, Dinheiro e cigarros.

Em 1984 ele se apresentou no Pink Floyd membro Álbum solo Roger Waters, Os prós e contras de carona, e saiu em turnê com Waters após o lançamento do álbum. Desde então Waters e Clapton ter tido uma relação estreita. Em 2005 eles se apresentaram juntos para o Fundo de Alívio Tsunami. Em 2006 eles se apresentaram no Castelo Highclere, em auxílio da Aliança campo, jogando duas peças conjunto de " Wish You Were Here "e" Comfortably Numb ". Clapton, agora um performer caridade experiente, tocou no Live Aid concerto em 13 de Julho de 1985. Quando oferecido um slot próximo ao pico de horas de observação, ele estava aparentemente lisonjeado. Como Clapton recuperado de seus vícios, sua saída álbum continuou em a década de 1980, incluindo dois produzido com Phil Collins, 1985 de Behind the Sun, que produziu os hits "Forever Man" e "Ela está esperando", e 1986 de Agosto.

Tina Turner e Eric Clapton em Wembley Arena, 18 de junho de 1987

Agosto foi repleta de tambor marca e chifre som de Collins, e se tornou o maior vendedor de Clapton no Reino Unido até à data, combinando sua posição mais alta carta, número 3. primeira faixa do álbum, o hit "É da maneira que você usá-lo", foi destaque no Tom Cruise - Paul Newman filme A cor do dinheiro. O salpicado-horn "Run" ecoou Collins '"Sussudio" e resto de saída Genesis / solo do produtor, enquanto "Tearing Us Apart" (com Tina Turner) eo impressionado "Miss You", ecoou o som com raiva de Clapton. Esta recuperação expulso período de turnê de dois anos de Clapton com Collins e sua agosto colabora, o baixista Nathan East e tecladista / compositor Greg Phillinganes. Enquanto em turnê para agosto, dois vídeos de concertos foram gravados da banda de quatro homens, Eric Clapton Live from Montreux e Eric Clapton e Amigos. Clapton mais tarde refeito "After Midnight" como um single e uma faixa promocional para o Michelob marca de cerveja, que também tinham comercializado canções anteriores por Collins e Steve Winwood. Clapton ganhou um British Academy Television Award por sua colaboração com Michael Kamen na pontuação para 1985 BBC Television thriller de série Edge of Darkness. Em 1989, Clapton lançado Journeyman, um álbum que abrangeu uma ampla gama de estilos, incluindo azuis, jazz, soul e pop. Os colaboradores incluíram George Harrison, Phil Collins, Daryl Hall, Chaka Khan, Mick Jones, David Sanborn e Robert Cray.

George Harrison e Clapton no Concerto de Confiança do príncipe, Wembley Arena, 1987

Em 1984, quando ainda casado com Pattie Boyd, Clapton começou um relacionamento de um ano com Yvonne Kelly. Os dois tiveram uma filha, Ruth, que nasceu em janeiro de 1985, mas sua existência foi mantida em segredo por seus pais. Ela não foi revelada publicamente como seu filho até 1991. Boyd criticou Clapton, porque ele não tinha revelado a existência da criança.

No 1987 Brit Awards, em Londres, Clapton pegou o prêmio de Outstanding Contribution to Music. Furacão Hugo bateu Montserrat em 1989, e isso resultou no fechamento de Sir George Martin e gravação em estúdio de John Burgess AIR Montserrat, onde Kelly foi Managing Director. Kelly e Ruth se mudou de volta para a Inglaterra, e histórias sobre a filha secreta de Eric começou como resultado de artigos de jornais publicados na época. Clapton e Boyd se divorciaram em 1988, após seu affair com a modelo italiana Lory Del Santo, que deu à luz seu filho, Conor, em 21 de Agosto de 1986. Boyd nunca foi capaz de conceber filhos, apesar das tentativas de fertilização in vitro. Seu divórcio foi concedido em razão da "infidelidade e comportamento irracional."

Clapton era conhecido até à data, uma série de belas mulheres, incluindo Krissy Wood (ex-mulher deRon Wood), a atrizCharlotte Martin, socialiteAlice Ormsby-Gore, Paula Boyd (a irmã mais nova de sua futura esposa Pattie), a cantoraJanis Joplin, cantoraMarianne Faithfull, Catherine James, Cyrinda Fox, e Geraldine Edwards, a inspiração para Penny Lane em Quase Famosos, cantoraRosanne Cash, o ex-primeira-dama da França e ex-modeloCarla Bruni, e atrizesPatsy Kensit,Sharon Stone, eAlicia Witt .

1990: Resurgence

A década de 1990 trouxe uma série de 32 concertos para o Royal Albert Hall, como a série 24 noites de concertos que ocorreu por volta de janeiro a fevereiro de 1990, e fevereiro a março de 1991. Em 27 de Agosto de 1990, o também guitarrista de blues Stevie Ray Vaughan, que estava em turnê com Clapton, e três membros de sua equipe de estrada foram mortos em um acidente de helicóptero entre concertos. Então, em 20 de Março de 1991, filho de quatro anos de Clapton, Conor, morreu depois de cair da janela de 53 andares de amigo de sua mãe New York City apartamento na 117 East 57th Street. O funeral de Conor teve lugar no dia 28 de março na Igreja de Santa Maria Madalena em aldeia natal de Clapton em Ripley, Surrey. A dor de Clapton foi expressa na canção " Tears in Heaven ", que foi co-escrito por Will Jennings. No 35 Grammy Awards, Clapton recebeu seis prêmios Grammy para o single "Tears in Heaven" e seu Álbum Unplugged. O álbum alcançou o número um na Billboard 200 , e desde então tem sido certificada diamante pela RIAA pela venda de mais de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos. Em 9 de setembro de 1992, Clapton realizada "Tears in Heaven" no 1992 MTV Video Music Awards, em Los Angeles, e ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Masculino.

Em Outubro de 1992 Clapton estava entre as dezenas de artistas em Bob Dylan 's 30th Anniversary Concert Celebration. Gravado no Madison Square Garden, em Nova York, o CD de dois discos / DVD ao vivo capturado um espectáculo cheio de celebridades que executam canções de Dylan clássicos, antes de terminar com algumas performances do próprio Dylan. Apesar da presença de 10 outros guitarristas no palco, incluindo George Harrison, Neil Young , Roger McGuinn, Steve Cropper, Tom Petty, e Dylan, Clapton fez o papel principal em uma versão quase 7 minutos de Dylan " Knockin na porta do céu ", como parte do finale.

Enquanto Unplugged destaque Clapton tocando violão, seu álbum de 1994 , desde o berço continha novas versões de antigos padrões de blues, com destaque para o seu jogo da guitarra elétrica. 1996 gravação de Clapton da Wayne Kirkpatrick / Gordon Kennedy / Tommy Sims sintonia "Mudar o Mundo" (destaque na trilha sonora do filme Fenômeno ) ganhou o Grammy de Canção do Ano em 1997, o mesmo ano gravou Retail Therapy (uma álbum de música eletrônica com Simon Climie sob o pseudônimo TDF). No ano seguinte, lançou o álbum Clapton Pilgrim , o primeiro registro com material novo há quase uma década. Clapton terminou o século XX, com colaborações com Carlos Santana e BB King.

Em 1996 Clapton teve um relacionamento com o cantor / compositor Sheryl Crow. Eles continuam amigos, e Clapton apareceu como convidado no Central Park Concert Crow. A dupla realizou um creme hit single, " White Room ". Mais tarde, Clapton e Corvo executou uma versão alternativa de "Tulsa Time" com outras lendas da guitarra no Crossroads Guitar Festival em junho de 2007.

Em 1998 Clapton, em seguida, 53, reuniu-se 22 anos de idade, assistente administrativo Melia McEnery em Columbus, Ohio, em uma festa dada por ele depois de uma performance. Ele calmamente saiu com ela por um ano, e veio a público com a relação em 1999. Eles se casaram em 1 de Janeiro de 2002, na igreja St Mary Magdalene no local de nascimento de Clapton, Ripley. A partir de 2005 eles têm três filhas, Julie Rose ( 13 junho 2001), Ella Maio ( 14 janeiro 2003), e Sophie Belle ( 01 fevereiro 2005).

No 41 Grammy Awards, em 24 de Fevereiro de 1999, Clapton recebeu seu terceiro Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina, para sua canção "Olhos de Meu Pai". Em outubro de 1999, o álbum de compilação, Clapton Chronicles: O Melhor de Eric Clapton , foi lançado, que continha uma nova música, "Blue Blue Eyes", que também aparece na trilha sonora do filme, Runaway Bride .

Década de 2000: Colaborações

Desempenho porTsunami Relief Cardiff em 2005

Após o lançamento do 2001 recorde Reptile , em Junho de 2002, Clapton tocou "Layla" e "Quando minha guitarra Weeps delicadamente" no partido no concerto Palace, em razão do Palácio de Buckingham . Em 29 de Novembro de 2002, o Concert for George foi realizada no Royal Albert Hall, uma homenagem a George Harrison, que morreu um ano antes do câncer. Clapton era um performer e diretor musical. O concerto contou com Paul McCartney , Ringo Starr, Jeff Lynne, Tom Petty e os Heartbreakers, Ravi Shankar, Gary Brooker, Billy Preston, Joe Brown e Dhani Harrison. Em 2004, Clapton lançou dois álbuns de covers de canções de bluesman Robert Johnson, Me and Mr. Johnson e Sessões de Robert J . Em 2004, Rolling Stone classificou Clapton No. 53 na sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos" .

Clapton executa no Ahoy Arena de Rotterdam em 01 de junho de 2006

Em 22 de Janeiro de 2005, Clapton realizada no Concert Tsunami Relief realizada no Millennium Stadium, em Cardiff , em auxílio das vítimas do terremoto do Oceano Índico de 2004 . Em maio de 2005 Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker reunidos como creme para uma série de concertos no Royal Albert Hall em Londres. Gravações de concertos foram lançados em CD e DVD. Mais tarde, Creme realizada em Nova York, Madison Square Garden. de volta para casa , o primeiro álbum de material novo original de Clapton em quase cinco anos, foi lançado em Reprise Records em 30 de agosto . Em 2006 ele convidou Derek Trucks e Doyle Bramhall II para participar de sua banda para sua turnê mundial 2006-2007. Trucks é o terceiro membro da Allman Brothers Band em turnê apoio Clapton, o segundo pianista estar / tecladista Chuck Leavell, que apareceu no MTV Unplugged álbum e os 24 Noites apresentações no teatro Royal Albert Hall de Londres em 1990 e 1991, como bem como 1.992 turnê pelos Estados Unidos de Clapton.

Em 20 de Maio de 2006, Clapton realizada com Rainha baterista Roger Taylor e ex- Pink Floyd baixista / compositor Roger Waters no Castelo Highclere, Hampshire, em apoio da Aliança campo. Em 13 de Agosto de 2006, Clapton fez uma aparição no show de Bob Dylan em Columbus, Ohio, tocando guitarra em três canções no ato de abertura de Jimmie Vaughan. A colaboração com o guitarrista JJ Cale, intitulado The Road to Escondido , foi lançado em 07 de novembro 2006, com Derek Trucks e Billy Preston. O CD de 14 faixas foi produzido e gravado pela dupla em agosto de 2005 na Califórnia. A química entre caminhões e Clapton convenceu-o a convidá O Derek Trucks Band para abrir para o conjunto de Clapton em seu 2007 Crossroads Guitar Festival. Caminhões permaneceu no set depois, realizada com a banda de Clapton ao longo de seus desempenhos, e mais tarde embarcou em uma turnê mundial com ele.

Os direitos de memórias oficiais de Clapton, escrito por Christopher Simon Sykes e publicado em 2007, foram vendidos em 2005 noFrankfurt Book Fair paraUS $ 4 milhões.

Em 26 de fevereiro de 2008, foi relatado que o norte-coreano convidou Clapton funcionários para fazer um show no país comunista. Gestão de Clapton recebeu o convite e passou para a cantora, que concordou em princípio e sugere-se ter lugar em algum momento de 2009. Kristen Foster, um porta-voz, disse: "Eric Clapton recebe inúmeras ofertas para jogar em países ao redor do mundo", e "[t] aqui é qualquer acordo para ele jogar na Coréia do Norte."

Eric Clapton (quarto da esquerda) e sua banda ao vivo em 2007

Em 2007 Clapton aprendi mais sobre seu pai, um soldado canadense que deixou o Reino Unido depois da guerra. Embora os avós de Clapton, eventualmente, lhe disse a verdade sobre sua paternidade, ele só sabia que o nome de seu pai era Edward Fryer. Esta foi uma fonte de inquietação para Clapton, como testemunhado por sua canção 1998 " olhos do meu pai ". A Montreal jornalista chamado Michael Woloschuk pesquisou registros de serviço das Forças Armadas canadenses e rastreou membros da família de Fryer, e, finalmente reunida a história. Ele aprendeu que o pai de Clapton era Edward Walter Fryer, nascido 21 de Março de 1920, em Montreal e morreu 15 de maio de 1985 em Newmarket, Ontário. Fryer era um músico (piano e saxofone) e um andarilho ao longo da vida que foi casado várias vezes, teve vários filhos e, aparentemente, nunca soube que ele era o pai de Eric Clapton. Clapton agradeceu Woloschuk em um encontro em Macdonald Cartier Aeroporto, em Ottawa, Ontário, Canadá.

Em fevereiro de 2008 Clapton realizada com seu amigo de longa data Steve Winwood no Madison Square Garden e guested em seus gravados single, "sujo", na Cidade do álbum de Winwood Nine Lives . Os dois ex-companheiros de banda Blind Faith reuniram-se novamente para uma série de 14 concertos em todo os Estados Unidos em junho de 2009.

2008 Summer Tour de Clapton começou no dia 03 de maio no Anfiteatro Ford, Tampa Bay, Florida, e depois se mudou para o Canadá, Irlanda, Inglaterra, Noruega, Islândia, Dinamarca, Polônia, Alemanha, e Monaco. Em 28 de Junho de 2008, ele encabeçou noite de sábado para Hard Rock Calling 2008, no Hyde Park de Londres (anteriormente Hyde Park Chamada) com o apoio da Sheryl Crow e John Mayer. Em setembro de 2008 Clapton realizada em um fundraiser caridade privada para a Aliança Campo em Floridita em Soho, Londres, que incluiu convidados como o prefeito de Londres, Boris Johnson.

Clapton tocando comThe Allman Brothers Band noTeatro Beacon, Nova York

Em março de 2009, o Allman Brothers Band (entre muitos convidados notáveis) comemorou seu 40º ano, dedicando a sua série de concertos ao final de Duane Allman em sua corrida anual no Beacon Theatre. Eric Clapton foi um dos artistas, com o baterista Butch Trucks observando que o desempenho não foi a típica experiência Allman Brothers, dado o número e estilos musicais dos convidados que foram convidados a executar. Canções como " Em memória de Elizabeth Reed "foram pontuados com os outros, incluindo" The Weight ", com Levon Helm; Johnny Winter sentado em on "de Hendrix Red House "; e "Layla". Em 4 de maio de 2009 Clapton apareceu como convidado de destaque no Royal Albert Hall, tocando " Mais adiante Up the Road "com Joe Bonamassa.

Em 24 de junho de 2011 Clapton foi em conjunto com Pino Daniele no estádio Tirreni Cava de ', Itália, com um público de 15.000 pessoas antes de realizar uma série de concertos na América do Sul 6-16 de outubro de 2011. Ele passou a excursionar novembro e dezembro de 2011 Japão com Steve Winwood, tocando 13 shows em várias cidades em todo o país. Em 24 de fevereiro de 2012 Clapton, Keith Richards, Gary Clark Jr., Derek Trucks, Doyle Bramhall II, Kim Wilson e outros artistas se apresentaram juntos no Howlin 'For concerto Hubert tributo realizado no Teatro Apollo de NYC que honra o guitarrista de blues Hubert Sumlin, que morreu aos 80 anos em 04 de dezembro de 2011. Em 29 de Novembro de 2012, Clapton se juntou aos Rolling Stones na O2 Arena de Londres durante o segundo da banda de cinco arena de datas de comemoração de seu 50º aniversário. Ele tocou guitarra em Muddy Waters ' Champagne e Reefer . Em 12 de Dezembro de 2012, Clapton realizada The Concert for Sandy Relief no Madison Square Garden, transmitido ao vivo via televisão, rádio, salas de cinema e na Internet em seis continentes.

Em janeiro de 2013, Surfdog Registros anunciou um acordo assinado com Eric para o lançamento de seu próximo álbum Old Sock em 12 de março. Clapton está atualmente em turnê nos Estados Unidos e Europa a partir de 14 março - 19 junho 2013 para comemorar seus 50 anos como músico profissional.

Influências

Clapton cita Freddie King, BB King, Albert King, Buddy Guy, e Hubert Sumlin como influências tocar guitarra. Clapton afirmou músico de blues Robert Johnson para ser sua única influência mais importante. Em 2004 Clapton lançou CDs e DVDs intitulados Sessões de Robert Johnson , caracterizando Clapton cobrindo canções Robert Johnson usando guitarras eléctricas e acústicas.

Clapton co-autoria com outros, o livroDiscovering Robert Johnson, em que Clapton disse Johnson foi

"... O músico de blues mais importante que já viveu. Ele era verdade, absolutamente, a sua própria visão, e tão profundo como eu comecei na música ao longo dos últimos 30 anos, eu nunca encontrei nada mais profundamente emotivo do que Robert Johnson. Sua música continua a ser o mais poderoso grito que eu acho que você pode encontrar na voz humana, realmente. ... ele parecia ecoar algo que eu sempre tinha sentido ".

Legado

Clapton tem sido referido como um dos guitarristas mais importantes e influentes de todos os tempos. Clapton é o único inductee três vezes para os Rock and Roll Hall of Fame: uma vez como artista solo, e, separadamente, como um membro da The Yardbirds e Cream. Ele ficou em segundo lugar na Rolling Stone lista da revista das "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos" e em quarto lugar na De Gibson Top 50 guitarristas de todos os tempos.

Guitarristas influenciados por Clapton incluemSlash,Allen Collins,Richie Sambora,Stevie Ray Vaughan,Gary Moore,Duane Allman,Derek Trucks,Eddie Van Halen,Brian May, Tony Iommi, Lenny Kravitz, Ted Nugent, Orianthi,Vince Gill,Brad Paisley,Jonny Buckland,Joe Don Rooney,Alex Lifeson ,Jonny Lang, John Mayer, Joe Satriani,Joe Bonamassa,Davy Knowles,Lindsay Ell,Neal Schon, eMark Knopfler.

Guitars

Clapton no Há um em cada multidão Tour, com "Blackie "em15 de agosto1975

Escolha de Clapton de guitarras elétricas tem sido tão notável quanto o próprio homem; ao lado de Hank Marvin, The Beatles e Jimi Hendrix, Clapton exerceu uma influência crucial e disseminado na popularização modelos particulares de guitarra elétrica. Com os Yardbirds, Clapton jogado uma Fender Telecaster, uma Fender Jazzmaster, um duplo corte Gretsch 6120, e um 1964 vermelho-cereja Gibson ES-335. Ele se tornou exclusivamente um jogador Gibson por um período com início em meados de 1965, quando ele comprou um sunburst usados ​​Gibson Les Paul da guitarra de uma loja de guitarra em Londres. Clapton comentou sobre o perfil fino do pescoço, o que indicaria que era um modelo 1960.

Cedo durante sua passagem no Cream, primeiro Les Paul Standard de Clapton foi roubado. Continuou a jogar Les Pauls exclusivamente com creme (um comprado de Andy Summers era quase idêntica à guitarra roubada) até 1967, quando ele adquiriu sua guitarra mais famoso neste período, uma 1964 Gibson SG. Pouco antes de a primeira aparição de creme EUA em 1967, SG de Clapton, de Bruce Fender VI, e cabeça de tambor de Baker foram todos repintado em design psicadélico criado pelo coletivo de arte visual conhecido como O Louco. Em 1968 Clapton comprou uma Gibson Firebird e começou a usar o 1964 vermelho-cereja Gibson ES-335 novamente. O referido 1.964 ES-335 teve uma longa carreira. Clapton usou no último show de creme em novembro de 1968, bem como com o Blind Faith, jogou-lo com moderação para peças deslizantes na década de 1970, é usado em "Hard Times" de Journeyman , o Hyde Park concerto de 1996 ao vivo, ea partir do Berço sessões e turnê de 1994-1995. Ele foi vendido por US $ 847,500 em um leilão de 2004. Gibson produziu uma tiragem limitada de 250 "Crossroads" 335 réplicas. O 335 foi apenas a segunda guitarra elétrica Clapton comprou.

Em julho de 1968 Clapton deu George Harrison um 'goldtop' 1957 Gibson Les Paul que foram restaurados com uma cor vermelha. O mês de Setembro seguinte, Clapton tocava violão na gravação de estúdio dos Beatles de " Quando minha guitarra Weeps delicadamente ". Sua SG encontrou o seu caminho para as mãos do amigo de George Harrison Jackie Lomax, que posteriormente vendeu para músico Todd Rundgren para US $ 500 em 1972. Rundgren restaurado a guitarra e apelidado de "Sunny", depois de "Sunshine of Your Love". Ele manteve-lo até 2000, quando ele vendeu em um leilão por US $ 150.000. Ao 1969 Blind Faith concerto em Hyde Park, Londres Clapton desempenhou um Fender Custom Telecaster, que foi equipado com " Brownie " ' s pescoço.

No final de 1969 Clapton fez a mudança para a Fender Stratocaster. "Eu tinha um monte de influências quando eu peguei o Strat. Primeiro houve Buddy Holly , e Buddy Guy. Hank Marvin foi a primeira pessoa bem conhecida aqui na Inglaterra, que estava usando um, mas que não foi realmente o meu tipo de música. Steve Winwood tinha tanta credibilidade, e quando ele começou a jogar um, eu pensei, oh, se ele pode fazer isso, eu posso fazer isso ". O primeiro-usado durante a gravação de Eric Clapton -foi "Brownie", que em 1974 tornou-se o backup para o mais famoso de todos os guitarras de Clapton, " Blackie ". Em novembro de 1970 Eric comprou seis Fender Stratocaster da guitarra loja Sho-bud em Nashville, Tennessee , enquanto em turnê com a Dominos. Ele deu a cada um de George Harrison, Steve Winwood, e Pete Townshend.

Clapton com Blackie, enquanto estava em turnê na Holanda de 1978

Clapton reuniu os melhores componentes dos três restantes para criar "Blackie", que era sua guitarra favorita palco até sua aposentadoria em 1985. Ele foi jogado pela primeira vez ao vivo 13 de Janeiro de 1973, no concerto do arco-íris. Clapton chamado de 1956-1957 Strat um "vira-lata". Em 24 de Junho de 2004, Clapton vendeu "Blackie" no leilão de Christie House, Nova York, para US $ 959,500 para arrecadar fundos para seu Centro Crossroads para drogas e álcool vícios. "Brownie" está agora em exposição no Experience Music Project. O Fender Custom Shop, desde então, produziu uma tiragem limitada de 275 réplicas 'Blackie', correto em cada detalhe direita para baixo para o caso de vôo "Irmãos Duck ', e envelhecido artificialmente usando Fender de' Relíquia processo 'para simular anos de desgaste duro. Uma foi apresentada para Eric sobre o lançamento do modelo e foi utilizado para três números durante um concerto no Royal Albert Hall em 17 de Maio de 2006.

Em 1981 Clapton deu sua guitarra Fender II Chumbo assinado para o Hard Rock Cafe para designar seu banco favorito bar. Pete Townshend também doou sua própria guitarra Gibson Les Paul, com uma nota anexada: "O meu é tão bom quanto o seu amor, Pete!".

Em 1988 Fender Clapton honrado com a introdução de sua assinatura Eric Clapton Stratocaster. Isto, aliado ao Yngwie Malmsteen Stratocaster, foram os dois primeiros modelos artista na faixa Stratocaster. Desde então, a série artista tem crescido para incluir modelos inspirados pelos contemporâneos de Clapton, como Rory Gallagher, Mark Knopfler, Jeff Beck e Stevie Ray Vaughan, e por aqueles que o influenciaram, como Buddy Guy. Clapton usa Ernie Ball Slinky e Slinky Super cordas, calibre .10 to.46. Clapton foi homenageado com vários assinatura-modelo violões 000 porte realizadas pela empresa americana de CF Martin & Company. A primeira, destes, introduzido em 1995, foi uma edição limitada modelo de assinatura 000-42EC Eric Clapton com uma produção de 461. Em dezembro de 2007, Martin produziu sete modelos de assinatura CE. Sua 1939 000-42 Martin que ele jogou no Unplugged álbum vendido por US 791,500 dólar em leilão. Clapton desempenha um costume 000-ECHF Martin estes dias.

Em 1999, Clapton leiloado um pouco de sua coleção de guitarras para levantar mais de US $ 5 milhões para apoio do Centro Crossroads em Antigua, que ele fundou em 1997. O Centro Crossroads é uma base de tratamento de vícios, como drogas e álcool de continuar. Em 2004 Clapton organizou e participou no Crossroads Guitar Festival em benefício do Centro. Um segundo leilão de guitarra, incluindo o "Cream" da coleção de Clapton -, bem como guitarras doadas por amigos famosos - foi realizada em 24 de junho de 2004. Sua violão Lowden vendido por US 41.825 dólares. A receita acumulou por este leilão na Christie foi de US 7438624 dólares.

Em 2010 Eric Clapton anunciou que ele estaria leiloando mais de 150 itens em um leilão em Nova York em 2011. Os rendimentos beneficiarão o Centro Crossroads em Antigua. Os itens incluem a guitarra de Clapton da turnê de reunião creme em 2005, caixas de som utilizados no início de 1970 a partir de seus dias com Derek and the Dominoes, e algumas guitarras de Jeff Beck, JJ Cale e Joe Bonamassa. Em março de 2011 Clapton levantou mais de US $ 2,15 milhões quando ele leiloados itens-chave, incluindo uma Gibson 1984 guitarra corpo oco, um terno Gianni Versace de seu show de 1990, o Royal Albert Hall, e uma réplica da famosa Fender Stratocaster conhecido como " Blackie ", que foi buscar mais de US $ 30.000. Todas as receitas do leilão foram doados ao centro de reabilitação de drogas e de Clapton Crossroads, em Antigua.

Tom Mulher

O "tom mulher" é o termo informal usado por Clapton para se referir a sua meados distintivo a late-1960s som da guitarra elétrica, criado usando a sua guitarra de corpo sólido Gibson SG (com Humbucker pick-ups) e um Marshall amplificador valvulado. É um som distorcido que é articulado ainda de espessura. É caracterizada por ser bastante distorcida (ou mesmo conseguida com uma poeira de papel), mas silenciado, em contraste com a distorção brilhante e twangy que a maioria dos guitarristas foram utilizando no momento. Muitos jogadores tentaram duplicá-lo, geralmente sem sucesso, em parte porque técnica de execução de Clapton tinha muito a ver com o tom.

Dentre as técnicas utilizadas para replicar o som de Clapton é uma técnica pela qual o volume do amplificador está ligado à capacidade máxima, enquanto botão de tom da guitarra é voltada para baixo a zero ou um.

Talvez o melhor exemplo do "tom mulher" é famoso riff de Clapton e solo de 1967 hit do Cream " Sunshine of Your Love ". Clapton explicou que ele obteve o tom com o controle de tom de Gibson rolou todo o caminho, a mudança para o pescoço pick-up (mais próximo do braço da guitarra) eo volume todo o caminho até, com sua distorção virou todo o caminho até. Os agudos, médios e graves controles sobre o amplificador também foram totalmente cheio. Algumas versões do "tom mulher" também pode ter envolvido o posicionamento estratégico de Clapton do pedal wah-wah.

Riqueza e ativos

Em 2009 Surrey Life Magazine classificou Eric Clapton como o número 17 em sua lista dos mais ricos residentes Surrey, estimando a fortuna de Clapton em £ 120 milhões em ativos. Esta foi uma compilação de bens e rendimentos que incluem uma £ 9.000.000 iate, "Va Bene" (anteriormente propriedade de Bernie Ecclestone), de costas catálogo de música, sua renda turnê, e sua Marshbrook holding, o que lhe rendeu £ 110.000.000 desde 1989. Em 2003, ele comprou uma participação de 50 por cento dos outfitters cavalheiro gravações Piccadilly. Na época, o proprietário Noll Uloth estava tentando salvar a loja de encerramento e pensei 'Eu irei e falar com o meu melhor cliente ". Ele é relatado para ter contactado Clapton e dentro de cinco minutos, ele teve uma resposta dizendo' eu não posso deixar isso acontecer. " Em 2012, Clapton adquiriu o costume feito Ferrari SP12 CE. É um carro baseado no Ferrari 458 Italia com o estilo de um BB Ferrari (carro favorito de Clapton). Ele também tem os faróis do lendário Ferrari Enzo.

Prêmios e honras

Ano Prêmio / Reconhecimento
1983

Apresentado o Clef Silver Award daprincesa Michael de Kent para excelente contributo para a música britânica.

1985

Apresentado comBAFTA de Melhor Original televisão Música para Score de Edge of DarknesscomMichael Kamen.

1993

"Tears In Heaven" ganhou três prêmios Grammy de Canção do Ano, Gravação do Ano, e Performance Vocal Pop Masculina. Clapton também ganhou Álbum do Ano e Melhor Performance Rock Vocal para Unplugged e Melhor Canção de Rock por "Layla".

1994

Foi agraciado com aOBE para serviços à música.

2000

Introduzido no Hall Rock and Roll of Fame, pela terceira vez, desta vez como um artista solo. Ele foi anteriormente introduzido como um membro do creme bandas e The Yardbirds.

2004

Promovido aoCBE, recebendo o prêmio daRoyal Princess no Palácio de Buckingham, como parte de lista de Honras do Ano Novo.

2006

Premiado com oGrammy Lifetime Achievement Award como membro do Cream.

Futebol

Em 1982, ele executou um concerto antes de West Bromwich Albion jogador jogo depoimento de John Wile no The Hawthorns, e muitas vezes é relatado por várias fontes que Clapton é um torcedor do Albion. Credenciais para essa noção pode ser tomada a partir das imagens de capa para a " Backless "álbum solo, onde ele é visto na capa de estar vestindo um lenço de futebol; a tampa traseira fotografia revela o slogan "ALBION" no lenço. Tem sido relatado que o clube rejeitou sua oferta para investir dinheiro no clube em torno deste tempo, e que, desde então, expressa mais de um interesse em Chelsea .

A música de Clapton no cinema e na TV

  • Mean Streets(1973) - "Eu desviei o olhar"
  • Aulas Particulares (filme de 1981) (1981) - Next Time You See Her
  • Purple Haze(1983) - "I Feel Free"
  • The Hit(1984) - Score
  • Miami Vice(1984-1989) - Quatro canções ao longo de da mostra cinco temporadas: "Wonderful Tonight", "Bata na madeira", "Ela está esperando", e "Layla"
  • Volta para o Futuro(1985) - "O céu está a um passo"
  • Edge of Darkness(1985) - Soundtrack
  • A cor do dinheiro(1986) - "É da maneira que você o usa"
  • Spacecamp(filme de 1986) - "Forever Man" joga quando o personagem de Tate Donovan chega ao acampamento do espaço
  • O fabricante de automóveis alemãoOpel eVauxhall no Reino Unido usou o riff de guitarra de Clapton de "Layla "em sua campanha publicitária em todo em 1987-95.
  • Arma Mortífera(1987) - Soundtrack com Michael Kamen.
  • 1969 (filme)(1988) - "White Room".
  • Arma Mortífera 2(1989) - "Knockin 'On A porta do céu"
  • Comunhão(1989) - Clapton escreveu a partitura
  • Goodfellas(1990) - "Layla "e"Sunshine of Your Love "
  • Ponta(1991) - Clapton escreveu a partitura
  • Quanto Mais Idiota Melhor(1992) - "Amar o seu Loving"
  • Os Amigos de Peter(1992) - "Give Me Strength"
  • Arma Mortífera 3(1992) - Clapton contribuiu para a pontuação e co-escreveu e co-apresentou a canção "É provavelmente Me" comSting e "Runaway Train" com Elton John.
  • True Lies(1994) - "Sunshine of Your Love"
  • The Simpsonsepisódio "Mãe Simpson "(1995) -" Sunshine of Your Love "
  • Twister(1996) - "Criança sem mãe"
  • Fenómeno(1996) - "Mudar o Mundo "
  • O Van(1996) - Soundtrack
  • Happy Gilmore(1996) - "Wonderful Tonight"
  • Nil By Mouth(1997) - Clapton escreveu a partitura
  • Patch Adams(1998) - "Let It Rain"
  • Arma Mortífera 4(1998) - "Pilgrim"
  • Cidade dos Anjos(1998) - "Mais On Up The Road"
  • Buffy the Vampire Slayerepisódios "Banda dos doces "e"para sempre "(1998) -"Tales of Brave Ulysses "
  • Noiva em Fuga(1999) - "Blue Blue Eyes"
  • The Story of Us(1999) - "(I) Get Lost" (apresentado várias vezes)
  • Amigosepisódio "The One com a proposta, Parte 2 "(2000) -" Wonderful Tonight "
  • Dançando no The Blue Iguana(2000) - "Rio de Lágrimas"
  • Coração de Cavaleiro(2001) - "Mais On Up The Road"
  • Sopro(2001) - "Strange Brew"
  • Amigosepisódio "Aquele em que Rachel tem um bebê, Part Two "(2002) -" Rio de Lágrimas "
  • Futuramaepisódio "The 30% Iron Chef "(2002) -" Sunshine of Your Love "
  • O Sopranosepisódio "Whitecaps "(2002) -Tony Soprano é visto ouvindo "Layla" em sua Suburban.
  • Escola de Rock(2003) - "Sunshine of Your Love"
  • Starsky & Hutch(2004) - "Cocaine"
  • Anger Management(2004) - "Strange Brew"
  • Fahrenheit 9/11(2004) - "Cocaine"
  • Bad News Bears(2005) - "Cocaine"
  • Os Reis de Dogtown(2005) - "Strange Brew"
  • O Senhor da Guerra(2005) - "Cocaine"
  • United States of Taraepisódio - "Cocaine"
  • Comunidadeepisódio - "Layla"
  • A Good GuysWay Episódio de Silvio - "Layla"
  • Due Date(2010) - "White Room"
  • Shameless (série de TV dos EUA)(2011) - "White Room"
  • Men in Black III (2012) - "Strange Brew"

Discografia

Álbuns de estúdio a solo

  • Eric Clapton(1970)
  • 461 Ocean Boulevard(1974)
  • Há um em cada multidão(1975)
  • No Reason to Cry(1976)
  • Slowhand(1977)
  • Sem Costas(1978)
  • Outra Ticket(1981)
  • Dinheiro e Cigarros(1983)
  • Behind the Sun(1985)
  • Agosto(1986)
  • Journeyman(1989)
  • A partir do Cradle(1994)
  • Pilgrim(1998)
  • Andar com o Rei (Com BB King)(2000)
  • Reptile(2001)
  • Me and Mr. Johnson(2004)
  • Sessões de Robert J(2004)
  • Back Home(2005)
  • The Road to Escondido (Com JJ Cale)(2006)
  • Clapton(2010)
  • Old Sock(2013)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Eric_Clapton&oldid=549675337 "