Conteúdo verificado

Ffestiniog Railway

Assuntos Relacionados: transporte ferroviário

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Ffestiniog Railway
Ffestiniog-Railway-07419u.jpg
Dois trens passando em Tan-y-Bwlch, c. 1900
Localidade País de Gales
Término Porthmadog
As operações comerciais
Nome Festiniog Railway Company
Criada por Festiniog Railway Company
De medida original Um pé 11 1/2 em (597 milímetros)
Operações preservados
Operado por Festiniog Railway Company
Estações 10
Comprimento 13,5 milhas (21,7 km)
Calibre preservado Um pé 11 1/2 em (597 milímetros)
História comercial
Inaugurado 1836
Fechadas 1 de agosto de 1946
História preservação
1954 Restauração começou no Boston Lodge funciona 20 setembro 1954 .
1955 Reaberta a Boston Lodge 23 julho 1955 .
1956 Reaberta a Minffordd.
1957 Reaberta a Penrhyn.
1958 Reaberta a Tan-y-Bwlch.
1965 Início dos trabalhos de construção Desvio.
1968 Reaberta a Dduallt.
1974 Restauração de Rhiw Goch passando loop.
1977 Reaberta a Llyn Ystradau.
1978 Reaberta a Tanygrisiau.
1982 Reaberta a Blaenau Ffestiniog.

O Ffestiniog Railway ( Welsh: Rheilffordd Ffestiniog) é uma bitola estreita património ferroviário, localizado em North West Wales. É um dos principais atração turística localizada principalmente dentro do Parque Nacional de Snowdonia .

A estrada de ferro é de cerca de 13½ milhas (21,5 quilômetros) de comprimento e funciona a partir do porto de Porthmadog ao slate cidade mineira de Blaenau Ffestiniog. A linha percorre espetacular cenário montanhoso e é única trilha com passagem de lugares. A bitola é um pé 11 1/2 em (597 milímetros). A primeira parte da linha é executado ao longo de um aterro milha-longo chamado de "a espiga", que é o dique do Traeth Mawr " polder ".

História

A empresa ferroviária é devidamente conhecido como o "Festiniog Railway Company", e esta soletração anglicised contemporânea ainda é o título oficial da empresa, tal como definido pela lei (2 William IV cap.xlviii) que criou a estrada de ferro. É a mais antiga companhia ferroviária sobrevivente no mundo (embora não seja o mais antigo de trabalho - um registro que vai para o Middleton Railway), tendo sido fundada pelo Lei do Parlamento em 23 maio 1832 com o capital levantado principalmente em Dublin por Henry Archer, primeiro secretário da empresa e diretor executivo. A maioria das estradas de ferro britânicas foram reunidos em quatro grandes grupos, em 1921, e depois em British Railways em 1948, mas o Festiniog Railway Company, em comum com a maioria das ferrovias de bitola estreita, permaneceram independentes: em 1921 foi devido à influência política, ao passo que em 1947 foi deixado de fora da British Railways, pois foi fechado para o tráfego local, apesar de vigorosa fazendo lobby para que ele seja incluído.

Vários acontecimentos importantes na história inicial da ferrovia foram comemorados pelo disparo de canhão de rock em vários pontos ao longo da linha. Canhão foram disparados, por exemplo, para marcar o lançamento da primeira pedra no Creuau em 1832, a abertura da estrada de ferro em 1836, ea abertura do túnel Moelwyn em 1842. A passagem da estrada de ferro Bill Festiniog através Parlamento também viu celebrações de canhão, mas nesta ocasião um instalador em Boston Lodge, que estava ajudando com disparo, perdeu os dedos de uma mão em um acidente.

Operação Cavalo e gravidade

A linha foi construída entre 1833 e 1836 para o transporte ardósia das pedreiras de todo o interior cidade de Blaenau Ffestiniog para a cidade costeira de Porthmadog, onde foi carregado em navios . A estrada de ferro foi classificada de modo que os vagões carregados poderia ser executado por gravidade downhill todo o caminho de Blaenau Ffestiniog à porta. Os vagões vazios foram levados de volta por cavalos , que viajaram para baixo, em especial vagões "dandy". Para atingir esse grau contínuo (cerca de 1 em 80 para a maior parte do caminho), a linha seguida contornos naturais e emprega estacas e diques construídos de blocos de ardósia sem argamassa. Antes da realização em 1844 de um longo túnel através de um esporão no Moelwyn Mountain, os trens de ardósia foram trabalhados por cima via inclina (desenhado por Robert Stephenson ) o site da qual ainda pode ser visto.

Até seis trens diários foram operados em cada direção, e um calendário impresso foi publicado em 16 de Setembro de 1856 por Charles Easton Spooner que, seguindo seu pai, atuou como Gerente e Clerk por 30 anos. Ele mostra desvios do "Pedreira Terminus" (naquela época Dinas Junction) às 7:30, 09:28, 11:16, 01:14, 03:12 e 05:10. Trens esperou 10 minutos para as estações intermediárias chamadas " Túnel "," Hafod y Llyn "e" Rhiw Goch ". O tempo mais rápido viagem de Pedreira para Terminus Boston Lodge foi de 1 hora 32 minutos, incluindo três paradas. De Boston Lodge os vagões de ardósia foram levados de e para Porthmadog porto por cavalos. Trens Up levou quase seis horas de Boston Lodge ao Quarry Terminus, e cada trem correu em até quatro seções, cada um puxado por um cavalo e que compreende oito vagões vazios ardósia mais um dandy cavalo. Este calendário deu uma capacidade máxima anual de 70.000 toneladas de ardósia vestida. Dois brakesmen viajou em cada comboio para baixo, controlando a velocidade pela aplicação dos travões como necessário. Na passagem laços trens passaram à direita e esta continua a ser uma característica da operação Ffestiniog Railway.

Há evidências para os passageiros turísticas sendo realizados tão cedo quanto 1850, sem a bênção do Board of Trade, mas essas viagens também observar o calendário.

Polícia

The Railway empregada apenas um agente da polícia. Board of Trade Retorna para 1884 mostra um inspetor de polícia foi baseada na sede da Companhia

Vapor e gravidade operação

Em outubro 1863 locomotivas a vapor foram introduzidas, para permitir trens de ardósia mais para ser executado, e isso também permitiu a introdução oficial dos comboios de passageiros em 1865: o Ffestiniog foi a primeira ferrovia de bitola estreita na Grã-Bretanha para transportar passageiros. Em 1869, primeiro casal da linha Fairlie locomotiva articulada foi introduzido, e estas máquinas double-ended, desde então, tornar-se uma das características mais reconhecidas da ferrovia.

Abaixo trens continuaram a correr inteiramente pela gravidade, mas mais rápido até viagens e trens mais longos aumentaram a capacidade da linha. Um novo calendário com data de outubro 1863 mostra seis partidas diárias de cada terminal em intervalos de duas horas, começando às 7:00 da manhã e tomar 1 hora 50 minutos incluindo paradas (totalizando 20 minutos) na Tanygrisiau, Hafod-y-Llyn e Penrhyn. Os trens passaram-se apenas com Hafod-y-Llyn (a partir de 1872 Tan-y-Bwlch). Quando os serviços de passageiros começou, a prática habitual era locomotiva arrastou-se para trens consistem em loaded produtos e vagões minerais geral, seguido por carruagens de passageiros, seguido de vagões vazios com ardósia brakesmen. Abaixo trens foram executados em até quatro (desacoplados) porções separadas: vagões carregados de ardósia, vagões de mercadorias, transportes de passageiros e, finalmente, a luz correndo locomotiva. Este método intensivo incomum e trabalho de operação foi de curta duração e, eventualmente, as porções de passageiros e de mercadorias foram combinados em um único trem que seguia pela locomotiva.

Os trens carregados de ardósia continuou a funcionar por gravidade até o fim do transporte de passageiros em 1939. Slate trens, eventualmente, tornou-se muito tempo - trens de menos de oitenta vagões de ardósia realizadas duas brakesmen, mas mais de oitenta vagões (e isso se tornou comum) necessários três brakesmen. Cerca de um em cada seis vagão foi equipado com um freio, os outros estavam sem travões. Trens continuou a passar em Tan-y-Bwlch e em menor grau no Minffordd. O Horário de Verão para 1900 teve nove comboios diários em cada sentido, e os trens foram acelerados a uma hora de Porthmadog para Duffws incluindo paradas em Minffordd, Penrhyn, Tan-y-Bwlch, Dduallt (request), Tanygrisiau, Blaenau (LNWR) e Blaenau (GWR). Velocidades acima de 40 mph (64 km / h) foram então normal.

Os técnicos originais de passageiros (algumas das quais ainda sobrevivem) eram pequenas quatro veículos de rodas com um muito baixo centro de gravidade . Em 1872, o FR introduziu o primeiro bogie carruagens para operar na Grã-Bretanha, Nos. 15 e 16, que foram também os primeiros treinadores bogies-moldadas de ferro do mundo. A contínua freio a vácuo foi instalado em 1893. A linha foi totalmente sinalizado com telégrafo elétrico e pessoal e de trabalho ingressos. Instrumentos Comboio Eléctrico Funcionários foram introduzidos em 1912 e continuam em uso até os dias atuais.

Declínio de ardósia e desenvolvimento do turismo

Por volta de 1920 a demanda de ardósia como um material de cobertura caiu devido ao advento de novos materiais e para a perda do comércio exterior na Primeira Guerra Mundial . Como resultado, a estrada de ferro sofreu um declínio gradual no tráfego.

Em 1921, a Aluminium Corporation em No Dolgarrog Conwy Vale comprado por £ 40,000 uma participação de controlo na FR e Henry Jack tornou-se presidente, a administração financeira da empresa FR movendo para Dolgarrog. Jack também foi presidente da nova Welsh Highland Railway e foi fundamental na obtenção de apoio do governo para a sua conclusão no entendimento de que o FR eo WHR seria gerido conjuntamente de Porthmadog, com a manutenção realizada no Boston Lodge e com outras economias de escala. Em 1923, a linha de FR foi juntou à linha de RCQ em uma estação chamada "Portmadoc Novo". A linha de Welsh Highland foi quase totalmente dependente do turismo e isto provou lento para se desenvolver.

Para ganhar experiência adicional em operação ferroviária luz que estava sendo introduzido na FR e RCQ para cortar despesas gerais de operação, coronel HF Stephens foi em 1923 nomeado a tempo parcial como Engenheiro de ambas as empresas. Stephens se tornou Presidente e Director de ambas as empresas em 1924. Quando a RCQ foi tomada em liquidação judicial em 1927, o coronel Stephens foi apontado como receptor para a RCQ e administração financeira de ambas as empresas se mudou para Tonbridge em Kent. As fortunas da RCQ, apesar de grandes esforços, não conseguiu melhorar e tornou-se falida em 1933. A fim de proteger os seus investimentos, os co-proprietários de ambas as empresas dispostas para a RCQ para ser alugado pela FR, mas as perdas RCQ continuou e fechado em 1937.

O FR continuaram a operar o seu tráfego de ardósia, trem de um trabalhador nos dias de semana durante todo o ano e um serviço turístico de passageiros verão. Serviços de passageiros comuns cessou na FR no 15 de Setembro de 1939 , pouco depois da eclosão da II Guerra Mundial . Serviço de passageiros dos trabalhadores a correu pela última vez no sábado 16 setembro 1939 . Trens de ardósia foram a partir de então em diante operados três dias a cada semana, mas a operação foi interrompida gravidade. Tráfego Slate cessou em 1 de Agosto de 1946 , para além da secção de Duffws para o quintal do Norte ocidental pelo centro da cidade Blaenau Ffestiniog, que foi arrendado em 7 de Outubro de 1946 para os proprietários de pedreiras. Isso desde que a empresa ferroviária, que contratou os serviços de um gerente residente em Porthmadog, com uma pequena renda ao longo dos anos moribundos.

O ato original de Parlamento que permitiu a construção da linha não fez nenhuma provisão específica para o seu encerramento ou abandono. Embora a linha principal tinha deixado de funcionar, a empresa não conseguiu desmantelar a estrada de ferro, de modo a pista e infra-estrutura foram deixadas no local. Outra lei do Parlamento poderia ter sido procurado para cancelar o antigo, mas a Companhia não tem o dinheiro para tal ação. No entanto, sem manutenção logo ficou coberto e inutilizável.

Restauração

A partir de 1949, vários grupos de entusiastas do trilho tentativa de revitalizar o transporte ferroviário. Eventualmente, em 24 de junho 1954 um grupo de voluntários financiado pela Alan Pegler comprou a empresa para executá-lo como uma atração turística, e gradualmente restaurada a linha a ordem de trabalho. Este não foi ajudado por uma decisão do Central Electricity Generating Board (CEGB) em 1954 para construir o Ffestiniog Pumped regime de armazenagem, incluindo o reservatório Tanygrisiau (Llyn Ystradau), que inundou parte do extremo norte da linha. O Festiniog Railway Company foi capaz de obter uma indemnização em 1972, após a segunda mais longa batalha legal na história legal britânica, tendo levado 18 anos e dois meses. Dois anos mais tarde, como resultado do caso, o Parlamento britânico aprovou a ocupação de terrenos Act 1973.

Em 18 de agosto 1954 , antes de iniciar a restauração, em uma inspeção, o primeiro de muitos, o coronel da McMullen Ministério dos Transportes, Ferrovias Inspecção, acompanhado por Alan Pegler, vários diretores e outros apoiantes andei na linha de Blaenau Ffestiniog para Porthmadog. O trabalho de restauração começou em 20 de setembro 1954 , quando Morris Jones, o contramestre mais apto que tinha passado trabalhou para a estrada de ferro em Março de 1947, voltou à equipe para completar a reconstrução da locomotiva 'Prince' sobre o qual ele tinha sido contratado quando as obras fechada. Ele foi acompanhado pelo Boston Lodge funciona por dois voluntários, Bill Harvey e Allan Garraway. 6 de Novembro de 1954 marcou a conclusão do serviço de 60 anos com a FR de Robert Evans (por quase 25 anos como Gerente) e um trem especial foi executado (com dificuldade) a partir de Minffordd para Porthmadog para celebrar a ocasião e transmitir o senhor deputado Evans, sua esposa, Alan Pegler (presidente da empresa) e os hóspedes a caminho de uma cerimônia de apresentação do relógio. Sr. Evans continuou no serviço como Gerente até sua aposentadoria em 01 de junho 1955 , quando Allan Garraway foi nomeado como gerente.

O primeiro trem público de passageiros a partir de Porthmadog para Boston Lodge correu em 23 julho 1955 . Príncipe retornou ao serviço no 3 de Agosto de 1955 e, após amplas reparação de caldeiras, Taliesin, em seguida, o mais tardar, da FR Fairlie articulado motores, retornou ao serviço no 04 setembro 1956 . O serviço de passageiros foi estendida para Minffordd em 19 de maio 1956 , a Penrhyn em 05 de junho 1957 e Tan-y-on Bwlch 05 abril 1958 . Aumentar o tráfego estava colocando demandas graves na pista - mais de sete milhas (11 quilômetros) tinha sido reaberto em quatro anos. Um longo período de consolidação, rolando restauração estoque e renovação das vias seguidas antes do alargamento a Dduallt em 6 de Abril de 1968 . Extensão para Dduallt foi celebrado em 28 maio 1968 pela re-introdução do Ffestiniog Railway Service Letter.

O desvio Llyn Ystradau

Tanygrisiau reservatório visto a partir do desvio. A rota original do Ffestiniog Railway é sob as águas em primeiro plano

Entre 1965 e 1978, o desvio Ffestiniog Railway, uma 2½ milhas (4 km) de comprimento rota de diversão foi construído entre Dduallt e Tanygrisiau a fim de evitar as obras de Tanygrisiau hidroeléctrica estação de energia e seu reservatório (Llyn Ystradau). O desvio (este é o nome convencional para tais obras ferroviárias) foi construído principalmente por voluntários. No extremo sul é a espetacular Dduallt formação espiral (original em um público ferroviário no Reino Unido ). Ele foi construído com a sua ponte inteiramente por voluntários e ganha um aumento da altura inicial de 35 pés (11 m), a fim (após uma nova milha de estrada de ferro nova voluntário construído e um novo túnel) para limpar a cama pista alagada norte da antiga Moelwyn túnel, que está ligado perto de sua extremidade norte, normalmente submerso. Partes da antiga rota sem trilhas pode ser visto claramente abaixo da nova rota entre Dduallt eo velho túnel.

O novo 310 jardas (280 m) de comprimento do túnel foi construído entre 1975 e 1977 por três Engenheiros de minas de estanho Cornish com uma pequena equipe de funcionários. Tinha que ser soprado através de um granito esporão da montanha Moelwyn. A planta túnel incluídos britagem de pedra e classificação de plantas para produzir acompanhar de lastro e outros agregados do despojo para uso na estrada de ferro. Após a conclusão do novo túnel primeiro teve de ser alinhado ao longo do seu comprimento com cimento líquido reforçado com malha de aço em um processo chamado de ' para projeção '.

A puxar e serviço de push oficialmente chamado A Shuttle e alimentado por diesel locomotiva Moel Hebog com carro 110 foi operado a partir de Dduallt Gelliwiog de 26 de Maio de 1975 , durante dois verões, para permitir que os turistas a experimentar a rota de desvio antes da abertura do novo túnel Moelwyn.

Norte do novo túnel é uma longa extensão ao longo da margem oeste do novo reservatório. Trens de passageiros de longa-metragem concorreu pela primeira vez a partir de Dduallt através do novo túnel para um terminal temporário conhecido como "Llyn Ystradau (agora desmantelado) em 25 de junho 1977 . Esta estação foi ao lado do reservatório Tanygrisiau, mas os passageiros não poderia deixar a estação de trem diferente de como era em terra Central Electricity Generating Board sem acesso público.

A seção restante incluiu algum trabalho de engenharia especializada na sua cimeira onde a nova linha passa sobre as condutas estação de energia. Isto foi seguido por dois cruzamentos de estrada pública com sinalização automática, durante uma queda em altura para voltar a antiga rota em Tanygrisiau estação, que foi reaberto em 24 de junho 1978 .

O grupo de voluntários em grande parte a construção do desvio foi oficialmente chamado de Grupo de Engenharia Civil, mas os seus membros eram popularmente conhecidos (e ainda são lembrados) como o Desviacionistas que completaram uma tarefa enorme ao longo de 13 anos.

Projeto Blaenau

Locomotiva a vapor Alpinista na Blaenau Ffestiniog estação.
Duplo Fairlie locomotiva David Lloyd George em Blaenau Ffestiniog estação.
Locomotiva a vapor em Taliesin Porthmadog.

A conclusão da estrada de ferro através de Tanygrisiau deixou o FR com apenas uma milha e meia para ir a sua meta de Blaenau Ffestiniog mas as complexidades de reconstrução que único, mas muito abandonado secção urbana da ferrovia de bitola estreita levou mais quatro anos. Bem como de 1 ½ milhas (2,4 quilômetros) de nova pista e sua formação, que era da responsabilidade do departamento de FR permanente caminho e seus voluntários, muito outro trabalho precisava ser feito. A maioria do trabalho, como o desvio em si, foi realizado por voluntários que, em muitos casos assumidos total responsabilidade pelo projeto, bem como a execução de projetos distintos, cada um sob um líder de projeto voluntário. Havia quatro passarelas decrépitos cada necessidade de ser demolido e reconstruído para o novo FR gabarito. A primitiva ponte ferroviária em toda a substituição total Afon Barlwyd necessário, mas em forma similar. Muros e cercas em toda teve que ser reparado ou substituído. Estas e muitas outras tarefas variadas formado Projeto Blaenau.

Uma das principais tarefas perto Tanygrisiau era da responsabilidade do Conselho do Condado de Gwynedd, que teve em algum momento depois de 1955 aproveitado a ausência de trens para demolir o que foi provavelmente menor estrada da Grã-Bretanha sob a ponte ferroviária. No início de 1980, portanto, eles substituíram ponte Dolrhedyn e ainda conseguiu dar-lhe algumas polegadas altura livre extra para veículos rodoviários.

Empreiteiros de engenharia civil foram empregados em conjunto com British Rail e Conselho do Condado de Gwynedd para a nova rota com suas pontes e estradas e da nova estação conjunta sobre a antiga Great Western Railway local da estação. British Rail começou usando a nova estação 22 março 1982 . Trens Ffestiniog voltou para Blaenau na terça-feira, 25 de Maio de 1982 , marcando o 150º aniversário da aprovação real ao Acto Festiniog Ferroviária de 1832. A nova estação conjunta com British Rail na Blaenau Ffestiniog foi inaugurado oficialmente em 30 abril 1983 por George Thomas, Presidente da Câmara dos Comuns , que descerrou uma placa que registra sua visita.

Com o grande projeto de restauração de pista para Blaenau finalmente completa, a atenção poderia ser transformado para outros assuntos. Mais Fairlie locomotivas foram construídas ou restauradas, e novas carruagens foram construídos. No Minffordd uma nova pousada foi construída para os voluntários, que apoiam o pessoal permanente, trabalhando em cada departamento da estrada de ferro. Estações receberam novos edifícios, coberturas e plataformas, muitas vezes substituindo as estruturas temporárias anteriores, e melhorar a imagem da estrada de ferro para o futuro.

Welsh Highland Railway

Em 1988, a Festiniog Railway Company foi envolvido em um polêmico plano para parar o vizinho Welsh Highland Railway (RCQ) sendo reconstruída, como ele estava preocupado com o efeito que um concorrente ferroviária património nas proximidades poderia ter sobre o negócio FR. O plano inicial teria envolvido o FR Companhia de comprar a cama trilha original do WHR do receptor da antiga empresa e dá-lo a Conselho do Condado de Gwynedd, desde há desenvolvimentos relacionados com o transporte ferroviário foram autorizados na terra. Este foi recebido com consternação pela RCQ (1964) Company, que tinha sido a tentativa de preservar a linha desde os anos 1960.

Esta ação pode ter atrasado o início da reconstrução do Welsh Highland Railway, embora o plano alternativo foi dependente da co-operação continuada do Conselho do Condado de Gwynedd para garantir que a cama faixa foi utilizado exclusivamente para fins de transporte ferroviário. Este não era garantida, como a pressão de vários grupos que se opuseram à reconstrução da ferrovia foi significativa, e foi a intenção declarada do conselho para se candidatar a uma ordem abandono em ganhar a cama pista. Este teria deixado a cama via aberta para o uso de outras formas, tais como trilhas, esquemas de melhoria das estradas, etc., como a designação estatutária da cama pista como uma estrada de ferro teria sido interrompido. Ao longo dos anos, a presença de planos de caminhos e estradas tinha realmente tornou difícil para qualquer pessoa que deseje reconstruir a linha.

Isso levou um grupo para formar o chamado 'Trackbed Consolidação Limitada "(TCL) e, depois de algum trabalho de detetive, TCL conseguiu rastrear e compra de ações e debêntures na companhia WHR originais. Eles sentiram que um plano alternativo estava disponível, aquele em que a empresa original poderia ser trazido para fora de administração judicial. Ele foi originalmente a intenção de TCL para fornecer a cama faixa à RCQ (1964) Empresa para reconstruir a linha.

TCL foram introduzidas para o FR e decidiu que as metas e objectivos da TCL ea FR foram semelhantes, portanto, desde 1990 a empresa FR foi totalmente comprometida com a reabertura do Welsh Highland Railway. Todos os TCL de propriedade ações / debêntures foram transferidos para o FR.

Os próximos anos foram marcados por procedimentos legais prolongadas antes dos activos da antiga empresa poderia ser transferida e antes da autorização final para reconstruir a ferrovia foi dada. A primeira seção do Caernarfon para Dinas foi aberto e operado pela FR em 11 outubro 1997 . Esta seção não foi prejudicado por esses procedimentos jurídicos prolongados e foi construída como uma estrada de ferro clara Ordem, uma vez que não fazia parte da rota Welsh Highland Railway original eo local da estação de Dinas tinha sido vendida e, portanto, não fazia parte dos activos de a antiga empresa RCQ.

Restauração de Waunfawr foi concluída em 2000 e para Rhyd Ddu em 2003. Reconstrução da seção restante através de Porthmadog está em andamento a partir de ambas as extremidades, ea faixa atingiu Pont Croesor do norte.

O concluída Welsh Highland Railway, ou Rheilffordd Eryri (seu nome galês), será composta por partes da ex- Londres e North Western Railway (1867), North Wales ferrovias de bitola estreita (1877-1881), Portmadoc, Beddgelert e Sul Snowdon Railway e Welsh Highland (1922-3) Railway. Em 2009, o Ffestiniog Railway tem a intenção de se reconectar com o reconstruída Welsh Highland Railway na estação Harbour, ligando Caernarfon para Porthmadog. O FR também irá ligar com o WHR (Porthmadog) em Pen-y-Mount Station, a norte de Porthmadog.

Turismo e património

Uma das primeiras referências ao turismo é em Guia Turístico do LNWR para 1876, que encerado líricos sobre o Ffestiniog Railway, que ilustrado com um desenho de uma senhora em Galês vestido nacional (então ainda em uso local regular) viajando em um trem FR up (uma vez que muitos vagões de ardósia vazia - com dois brakesmen de pé - foram anexados à parte traseira) com o subtítulo "Por Ffestiniog Railway". O guia usa a grafia "double F" por toda parte. Foi, no entanto, nos anos entre-guerras 1919-1939 que o turismo, embora sempre valorizado, veio a adquirir uma grande importância.

Desde a restauração começou em 1954, o turismo tem sido a única fonte significativa de renda. O papel do Ffestiniog Railway na promoção e realização do turismo e na preservação do património ferroviário foi reconhecido muitas vezes, e notável menciona ter incluído:

  • 1964 certificado País de Gales Tourist Board para o serviço notável para o turismo galês.
  • 1972 País de Gales Tourist Board lista o FR como o quinto ponto turístico mais popular no País de Gales, depois de Castelo de Caernarfon, o Swallow Falls, o Museu Nacional do País de Gales em Cardiff e Castelo de Conwy.
  • 1979 A FR foi um dos apenas seis locais no País de Gales para receber Prêmio Golden Jubilee do Tourist Authority britânica.
  • 1987 A FR foi o vencedor absoluto da estrada de ferro independente da concessão do ano.
  • 2004 O "Trem Falar" foi premiado com a Associação Ferroviária Heritage "interpretação" Award.

O reconhecimento da importância da ferrovia para o turismo eo património tem sido cada vez mais marcado pelo apoio financeiro concedido à empresa para as despesas de capital. Antes de setembro de 1987, a FR recebeu £ 1.273.127 em doações e subvenções. Desse: £ 450,476 presentes da Sociedade FR e FR Trust e outros apoiadores era; £ 379.335 do País de Gales Tourist Board; £ 134.320 de CEE Grants e £ 308.996 de outras fontes públicas.

As principais bolsas recebeu posteriormente foram: Em 1989 um subsídio de £ 430.000, principalmente, da (Programa Nacional de Interesse Comunitário para a promoção do turismo em Dyfed, Gwynedd e de Powys) CEE; em 1995 um subsídio de £ 500.000 para promover o trabalho em Blaenau Ffestiniog e em 1998, uma Heritage Lottery Fund concessão de £ 375.000 para a construção de oficinas para facilitar a restauração de veículos históricos.

O material circulante

Estações e apeadeiros

A rota Ffestiniog Railway, 2006
Estação Lugar Imagem Inaugurado Fechadas Distância de Porthmadog Notas
Porthmadog Harbour Porthmadog Porthmadog station.jpg 1865 Aberto 0 Cruzamento com a linha original do outro lado da ponte Britannia (ver nota no final desta tabela)
Pen Cob Halt Boston Lodge Vista aérea de Boston Lodge 1956 1967 70 cadeias (1,41 km) aberto 19 maio 1956 usado regularmente apenas até 05 novembro 1957 .
Boston Lodge Boston Lodge BostonLodgeOldLocomotiveShed.JPG 1928 Aberto 1 milha 5 correntes (1,71 km) terminal temporário 23 julho 1955 ao fim de 1955 temporada.
Minffordd Minffordd (perto Portmeirion) Minffordd station.jpg 1872 Aberto 2 milhas 5 correntes (3,32 km) Estação conjunta com a Linha Cambrian. FR terminal temporário 19 maio 1956 ao fim de 1956 temporada.
Cae Ednyfed Minffordd (perto Portmeirion) 1836 1863 2 milhas 7 Chains (3,36 km)? Havia estábulos aqui entre 1836 e 1863 e este foi um estágio estação cavalo.
Pen y Bryn Halt Penrhyndeudraeth 1957 1967 2 milhas 63 cadeias (4,49 km) aberto 20 abril 1957 usado regularmente apenas até 05 novembro 1957 .
Penrhyn Penrhyndeudraeth 150px 1865 Aberto 3 milhas oito cadeias (4,99 km) terminal temporário 20 abril 1957 para 05 novembro 1957 .
Rhiw Goch Penrhyndeudraeth 1836 Aberto 4 milhas 16 cadeias (6,76 km) Passando laço para trens puxados por cavalos até 1863. Re-instalado como um circuito de passagem em 1975.
Plas (privado) Station Tan-y-Bwlch 1865 c. 1920 6 milhas 2 cadeias (9,70 km) usado somente pelo agregado familiar Oakeley em Plas Tan y Bwlch.
Plas Halt Tan-y-Bwlch 1963 Aberto 6 milhas 19 cadeias (10,04 km) aberto 31 maio 1963 .
Hafod y Llyn Tan-y-Bwlch 1836 1873 Aprox. 7 milhas 5 correntes (11,37 km) usado para a passagem de comboios de ardósia até 1865 e como estação de passageiros 1865-1873.
Tan-y-Bwlch Tan-y-Bwlch FR-Tan-y-Bwlch-001.JPG 1873 Aberto 7 milhas 35 cadeias (11,97 km)) terminal temporário 05 abril 1958 para 05 abril 1968 .
Coed y Bleiddiau Coed y Bleiddiau 1865? Aberto Aprox. 8 milhas 40 cadeias (13,68 km) plataforma privado que serve Coed y Bleiddiau cabana, o que só é acessível por via férrea ou via para peões.
Plataforma de Campbell Y Dduallt Campbell's-platform.jpg 1968 Aberto 9 milhas 7 correntes (14,62 km)) Halt privada servindo Plas y Dduallt, um século 15 Welsh Manor House.
Dduallt Moel Dduallt DdualltStation.JPG 1880? Aberto 9 milhas 44 cadeias (15,37 km) terminal temporário 06 abril 1968 para 24 de junho 1977 .
Túnel South Loop Moelwyn Mawr 1842 c1865 Aprox. 10 milhas (16,09 km) (sobre o ex-alinhamento da faixa) usado para a passagem de trens puxados a cavalo e trens primeiros vapor.
Túnel Halt Moelwyn Mawr 1920? 1939 10 milhas 60 cadeias (17,30 km) (sobre o ex-alinhamento da faixa) no extremo norte do velho túnel Moelwyn.
Gelliwiog Moel Dduallt 1975 1977 10 milhas 32 cadeias (16,74 km) terminal temporário de shuttle push-pull treina de Dduallt 26 maio 1975 para 24 de junho 1977 .
Llyn Ystradau Tanygrisiau reservatório 1977 1978 Aprox. 11 milhas 30 cadeias (18,31 km) terminal temporário 25 de junho 1977 para 23 de junho 1978 .
Tanygrisiau Tanygrisiau FR-Tanygrisiau.JPG 1866 Aberto 12 milhas 10 cadeias (19,51 km)) Terminal temporário 24 de junho 1978 para 24 maio 1982 . Agora usado como um lugar de passagem.
Dinas Blaenau Ffestiniog 1865 1870 13 milhas (30 cadeias 21,52 km) (no ramo de linha atual) o término do norte original, abriu 06 janeiro 1865 . A partir da abertura de Duffws em 1866 até o encerramento do Dinas em 1870, os trens suplentes correu ao longo dos ramos Dinas e Duffws.
Blaenau Ffestiniog (LNWR) Blaenau Ffestiniog StesionFein.jpg 1881 1939 13 milhas 25 cadeias (21,42 km) 'Stesion Fein' (estação estreito) - estação de trânsito para LNWR / LMS.
Blaenau Ffestiniog (GWR) Blaenau Ffestiniog 1883 1939 13 milhas (50 cadeias 21,93 km) (em um alinhamento diferente) estação conjunta com GWR. Terminus de 31 maio 1931 até 1939.
Duffws Blaenau Ffestiniog Ffestiniog PDold 2.jpg 1866 1931 13 milhas (60 cadeias 22,13 km) (em um alinhamento diferente) apenas trens suplentes correu para Duffws até 1870 quando Dinas foi fechada para passageiros. Terminus até 1931.
Blaenau Ffestiniog Blaenau Ffestiniog FR-BlaenauStn.JPG 1982 Aberto 13 milhas 50 cadeias (21,93 km) terminal atual; estação conjunta com British Rail ( Conwy Vale Line) abriu 25 maio 1982 ; aproximadamente no local de Blaenau Ffestiniog estação (GWR) listados acima.

Nota: Um diferente do ponto zero foi usado anteriormente em Porthmadog (veja abaixo), eo desvio entre Dduallt e Tanygrisiau acrescentou a meia milha para a linha. Mileages têm, portanto, alterado. O velho quilometragem ao terminal Duffws, o início original da linha, foi 13 milhas 32 Chains (21,57 km).

No Porthmadog, a linha original veio através das ruas e através da ponte Britannia do terminal 1836 no final setentrional do Cais do Welsh Slate Company, onde o FR começou oficialmente. Este foi o ponto de referência para todos os cálculos de milhagem pré-1954. A linha de cima da ponte também conectado com o Gorseddau e Croesor Tramways e foi usado por Welsh Highland Railway trens de passageiros a partir de 1923 a 1936. A linha de cima da ponte foi utilizada pela última vez em 1958.

O Cob

Entre Porthmadog estação de Porto e Boston Lodge, a ferrovia é executado em espiga, o dique do Traeth Mawr " polder ". Espiga foi construída entre 1807 e 1811 por William Madocks e para além da sua função de recuperação de terras em conjunto com comportas na ponte de Britannia, serve também como uma estrada (desde 1836 esta foi a um nível inferior no lado da terra) e uma ponte sobre o Afon Glaslyn. Portagens foram acusados de um pedágio em Boston Lodge até 2003, quando os direitos foram adquiridos pela Assembleia Nacional do País de Gales. Quanto maior, original, seção do Cob carrega, além da estrada de ferro, um passeio público em praticamente todo o seu comprimento. Não há cercas entre a calçada ea estrada de ferro.

Pedreiras servido pela estrada de ferro

Estreitas bondes calibre pedreira nos arredores de Blaenau Ffestiniog. Nem todas as linhas mostrado, nem todas as linhas existia ao mesmo tempo
Llechwedd e Oakeley pedreiras visto a partir do norte. Llechwedd está à esquerda, as pontas de ardósia à direita são Oakeley
A inclinação que liga o Wrysgan pedreira para a estrada de ferro no Tanygrisiau
Os restos de Diphwys Casson moinho acima do poço Maenofferen
O líder inclina para baixo de Maenofferen em Votty & Bowydd

O Festiniog Railway servido um conjunto de pedreiras em torno da cidade de Blaenau Ffestiniog. A maioria destes eram pedreiras de ardósia, embora granito pedreiras e zinco minas também foram ligados por linhas de bonde de bitola estreita para a estrada de ferro.

Nome Inaugurado Fechadas Anos conectado Notas
Blaen-y-Cwm 1820 1911 1876-1911 Conectado ao FFR através do Rhiwbach Tramway
Bowydd 1800 1870 1854-1870 Fundiu-se com Votty para formar Votty & Bowydd pedreira
Bwlch-y-Slater 1824 1960 1866-1956 Ligado através da Rhiwbach Tramway
Cesail 1827 1877 1836-1877 Tornou-se parte da Oakeley Quarry
Conclog 1872 1920? 1874-1920 Pedreira remoto conectado pela Cwmorthin Tramway
Cwm Orthin 1810 1937 1850-1937 Ligado através da Cwmorthin Tramway; tornou-se parte da pedreira Oakeley em 1900, as duas pedreiras foram conectados subterrâneo
Cwt-y-Bugail 1835 1972 1867-1961 Última pedreira usando o (então parcialmente levantado) Rhiwbach Tramway
Diphyws (Diphwys Casson) 1760 1972 1860-1955 Última das principais pedreiras para ser ligado ao Ffestiniog Railway
Glan-y-Pwll 1840 1882 1867-1882Tornou-se parte da Oakeley Quarry
Groby Granite Quarry Circa 19321914-1932 (?)Conectado através de um ramo curto trabalhou por locomotivas FFR.
Hafodty(Votty) 1801 1870 1851-1870Registrado com Bowydd pedreira para formar Votty & Bowydd
Llechwedd 1846 Presente 1848-1980s Atualmente trabalhava em uma pequena escala e local daatração turística Llechwedd Slate Caverns
Maenofferen 1848 Presente 1848-1975 Se tornou o principal proprietário de pedreiras conectados via inclina na estação Duffws, continuou a usar o esboço do FFR através Blaenau em meados dos anos 1970. Operações Untopping continuar em 2007.
Matthews(Rhiwbryfdir) 1825 1871 1842-1871Tornou-se parte da pedreira Oakeley
Moelwyn 1826 1900 1867-1900 Pedreira remoto conectado à FFR por uma série de sete inclinações; funcionou intermitentemente e nunca com sucesso.
Oakeley 1878 Presente 1878-1950s Formada pela fusão das pedreiras Cesail, Matthews e Glan-y-Pwll. Foi a maior pedreira único em Blaenau Ffestiniog. Foi a casa da atração turística Glodfa Ganol na década de 1980 e 1990. Agora trabalhou como um poço aberto por Alfred McApline Ltd.
Rhiwbach 1812 1953 1860-1953Pedreira remoto situado a 4 milhas (6,4 quilômetros) a leste da estação Duffws e ligado através da Rhiwbach Tramway
Votty & Bowydd 1870 1964 1870-1962Formada pela fusão das pedreiras Hafodty e Bowydd.
Wrysgan 1830 1946 1844-1946Conectado a estrada de ferro perto Tanygrisiau através de uma única inclinação longa terminando em um túnel.

Operação do trem desde 1955

Infra-estrutura

Como a linha foi ampliada, passando laços foram postos em funcionamento em Minffordd, Penrhyn e Tan-y-Bwlch. Devido às restrições para o comprimento dos comboios que poderão ser aprovadas em Penrhyn, Rhiw Goch foi inaugurado no dia 14 de maio 1975 . Loop de Penrhyn permaneceu em serviço por mais alguns anos antes de ter sido fechado. Até o final da década de 1970, os loops que passam estavam em Minffordd, Rhiw Goch, Tan-y-Bwlch e Dduallt, e um serviço intensivo foi executado nas estações de verão de pico (embora houvesse "slots" vazios no calendário que poderia ser usado por obras trens). Desde o início de 1980, o calendário de verão de pico tinha três conjuntos de trens em operação, geralmente passando em Rhiw Goch e Dduallt. Sinalização automática foi instalada em Tan-y-Bwlch em 1986.

A partir da temporada 1988, em parte devido aos desafios na manutenção dos principais pontos finais na Dduallt, ea automação planejada de Minffordd, Dduallt e Rhiw Goch foram retirados de serviço para a passagem trens. No final de maio de 1988, Dduallt deixou de ser uma estação de sinal e loop Dduallt foi retirado de serviço completo e se tornou um tapume. Rhiw Goch deixou de ser utilizado, exceto em ocasiões ímpares, e foi levado fora de uso como um meio para atravessar trens de passageiros em 1989. Os instrumentos de token seção curta e os chefes de sinal foram removidos, embora o laço ainda pode ser usado como um refúgio para engenheiros comboios.

No final de 1990 Rhiw Goch recommissioned como um circuito de passagem. A partir da temporada de 2005, a caixa foi aberta regularmente durante o verão para proporcionar flexibilidade operacional adicional. Em 2006 foi lançado um apelo, através da Sociedade FR, de fundos para substituir a caixa de sinal do expirada-vida com um edifício de aparência mais tradicional. Fundraising tem corrido bem e de trabalho foi concluída durante o período de defeso de 2006/7.

Em outros lugares, Tanygrisiau tinha sido fornecido com um loop de execução rodada, enquanto que tinha sido o terminal entre Junho de 1978 e Maio de 1982. Este ciclo foi removido quando a linha foi reaberta para Blaenau Ffestiniog. Em meados de 1990 foi lançado um projecto para instalar um loop que passa totalmente sinalizado. Este procedeu como um projeto voluntário, incluindo a construção de uma caixa de sinal. No entanto, antes do comissionamento, o projeto foi abandonado em 2001. No entanto, o trackwork (com excepção para o tapume off the Loop Up) permaneceu in situ. Em junho de 2002, o loop foi novamente utilizado para executar-redondas trens como parte da Gala 2002, para comemorar o vigésimo aniversário da restauração dos serviços de Blaenau Ffestiniog. Os sinais destinados plataforma de arranque (postes, suportes e braços) foram recuperados e estão agora em uso na Ilha de Man Railway. Em 2004, com novos sinais de arranque do disco e mola pontos carregados instalados, Tanygrisiau tornou-se um loop que passa pela primeira vez.

De controle de trens e regulação

O Festiniog Railway opera sobre o ElectronicSistema de Token (ETS) usando uma mistura de equipes de comboios em miniatura e grande porte, sob o controlo global do controlador de serviço com base em Porthmadog.

Equipes de comboios em miniatura são fornecidos para: -

  • Porthmadog para Minffordd (Instrumento intermédio a Boston Lodge)
  • Minffordd para Tanybwlch - Longa Seção (Instrumento intermédio a Rhiw Goch)
  • Tanybwlch para Tanygrisiau (Instrumento intermédio a Dduallt)
  • Tanygrisiau para Blaenau Ffestiniog

Grandes equipes de trem são fornecidos para: -

  • Minffordd para Rhiw Goch - Pequena Seção
  • Rhiw Goch para Tanybwlch - Pequena Seção

As equipes de trem seção de curtas são postos em serviço, abrindo Rhiw Goch signalbox, portanto, prendendo o Minffordd para Tanybwlch Longa Seção equipe Miniature trem na moldura da alavanca, quando a caixa de sinal é aberto e tripulado por um sinaleiro.

O equipamento de sinalização e ETS é projetado principalmente para operação de tripulação. Para obter permissão para retirar uma equipe de trem para introduzir uma seção de linha única, de controle tem de ser contactado.

O Escritório de Controle regula a circulação do comboio, dando permissão para que os trens para entrar nas seções de linha única, a gravação circulação dos comboios na Graph Train, garantindo trens são formados por um número apropriado de carruagens (dependendo das cargas ferroviárias esperados), atuando como o ponto único de contato em caso raro de uma falha que ocorre com o material circulante, e fazendo anúncios da estação em Porthmadog

O Gabinete de Controlo também é responsável pela Train Operation noWelsh Highland Railway entre Caernarfon e Rhyd Ddu.

Imagens

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Ffestiniog_Railway&oldid=220460877 "