Conteúdo verificado

Final Fantasy (jogo eletrônico)

Assuntos Relacionados: Computador & Video Games

Informações de fundo

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Final Fantasy
A sword and axe intersect, with a crystal ball above them both.
Arte da caixa da América do Norte
Developer (s)
Editor (s)
Designer (s) Hironobu Sakaguchi
Hiromichi Tanaka
Akitoshi Kawazu
Koichi Ishii
Programador (s) Nasir Gebelli
Roteirista (s) Kenji Terada
Hironobu Sakaguchi
Compositor (s) Nobuo Uematsu
Série Final Fantasy
Plataforma (s) Nintendo Entertainment System , MSX2, WonderSwan Cor, PlayStation, Game Boy Advance, telefones móveis , PlayStation Portable, Virtual Console, PlayStation Network, iOS, Windows Phone , Android
Data (s) de lançamento
Gênero (s) Role-playing game
Modo (s) Single-player
Mídia / distribuição Cartucho, disquete , disco óptico, baixar

Final Fantasy ( Japonês: ファイナルファンタジ Hepburn: Fainaru fantajî) é um fantasia RPG eletrônico criado por Hironobu Sakaguchi, desenvolvido e publicado pela primeira vez no Japão pela Square (agora Square Enix) em 1987. É o primeiro jogo na Praça de Série Final Fantasy. Originalmente lançado para o Nintendo Entertainment System , Final Fantasy foi refeito por vários consoles de videogame e é frequentemente embalados com Final Fantasy II em coleções de jogos de vídeo. A história segue quatro jovens chamados os Guerreiros da Luz, que carregam cada um de seu mundo de quatro orbs elementais que foram escurecidos por os quatro Elemental Fiends. Juntos, eles missão para derrotar essas forças do mal, restaurar a luz para as esferas, e salvar o seu mundo.

O jogo recebeu críticas positivas, e é considerado como um dos mais influentes e bem sucedidos jogos de RPG sobre o Nintendo Entertainment System, desempenhando um papel importante na popularização do gênero. Praise focada em gráficos do jogo, enquanto a crítica direcionada o tempo gasto vagando em busca de batalha encontros aleatórios para elevar o nível de experiência do jogador. Em Março de 2003, todas as versões do Final Fantasy ter vendido um total de dois milhões de cópias em todo o mundo.

Gameplay

Final Fantasy tem quatro modos de jogo básicos: um mapa do mundo, mapas da cidade e masmorra, uma tela de batalha, e uma tela de menu. O mapa do mundo é uma versão reduzida do mundo ficcional do jogo, que o jogador usa para caracteres para vários locais dirigir. O principal meio de viagens em todo o mundo superior é a pé, mas uma canoa, um barco e um dirigível se tornam disponíveis como o jogador progride. Com exceção de algumas batalhas em locais predefinidos ou com chefes, inimigos são encontrou aleatoriamente em mapas de campo e no mapa do mundo quando se viaja a pé, de canoa ou barco, e deve ser combatido tanto ou fugiu de.

O enredo do jogo se desenvolve como o jogador progride através de cidades e masmorras. Alguns cidadãos cidade oferecem informações úteis, enquanto outros possuem lojas que vendem itens ou equipamentos. Dungeons aparecer em áreas que incluem florestas, cavernas, montanhas, pântanos, cavernas subaquáticas e edifícios. Dungeons muitas vezes têm baús contendo itens raros que não estão disponíveis na maioria das lojas. Tela do menu do jogo permite ao jogador para manter o controle de sua pontos e níveis de experiência, a escolha do equipamento de seus personagens empunhar, e usar itens e magia. Atributo mais básico de um personagem é o seu nível, que pode variar de um a cinqüenta, e é determinado pela quantidade do caráter de experiência. Ganhar um nível aumenta os atributos do personagem, como sua máxima Pontos de vida (HP), que representa a saúde restante de um personagem; um personagem morre quando chegar a zero HP. Personagens ganhar pontos de experiência ao vencer batalhas.

Combate em Final Fantasy é baseada em menus: o jogador escolhe uma ação a partir de uma lista de opções, tais como Combate, Magic, e Item. As batalhas são turn-based e continuar até que ambos os lados foge ou é derrotado. Se o partido do jogador ganha, cada personagem ganha experiência e ouro; se ele foge, ele é retornado à tela do mapa; e se todos os personagens do partido morre, o jogo acaba. Final Fantasy foi o primeiro jogo para mostrar os personagens do jogador no lado direito da tela, e os inimigos do lado esquerdo da tela, ao contrário de um visão em primeira pessoa.

O jogador começa o jogo escolhendo quatro personagens para formar um partido, e está bloqueado em que a escolha para a duração do jogo. Cada personagem tem uma "ocupação", ou classe de personagem, com diferentes atributos e habilidades que são ou inato ou podem ser adquiridos. Existem seis classes: Lutador, Ladrão, Black Belt, Red Mago, White Mage, e Mago Negro. Mais tarde no jogo, o jogador tem a opção de ter cada personagem passar por um "upgrade de classe"; pelo que a sua retratos do sprite amadurecer, e algumas classes ganham a habilidade de usar armas e magia que eles anteriormente não podiam usar. O jogo contém uma variedade de armas, armaduras e itens que podem ser comprados ou encontrados para tornar os personagens mais poderosos no combate. Cada personagem tem oito slots de inventário, com quatro a segurar armas e quatro para manter armadura. Cada classe de personagem tem restrições sobre o que armas e armaduras que podem usar. Algumas armas e armaduras são mágicos; se usado durante o combate, eles vão lançar feitiços. Outros artefatos mágicos de proteção, tal como de certas magias. Em lojas, os personagens podem comprar itens para ajudar a si mesmos se recuperar enquanto eles estão viajando. Itens disponíveis incluem poções que curam, os personagens ou remover doenças como veneno ou petrificação; Tendas e Cabines, que podem ser usados no mapa do mundo para curar o jogador e, opcionalmente, salve o jogo; e casas, que também recupera a magia do partido depois de salvar. Os itens especiais pode ser adquirida por fazer missões.

Mágico é uma habilidade comum no jogo, e várias classes de personagens usá-lo. Magias são divididos em dois grupos: Branco, que é defensivo e cura, e preto, que é debilitante e destrutiva. A magia pode ser comprado a partir Branco e lojas de magia negra e atribuídos a personagens cuja ocupação lhes permite usá-lo. Magias são classificados por um nível entre um e oito, com quatro Branco e quatro magias negras por nível. Cada personagem pode aprender apenas três magias por nível. Branco e preto Mages pode potencialmente aprender qualquer de seus respectivos períodos, enquanto Red Mages, o Ninja eo Cavaleiro não pode usar mais magia de alto nível.

Enredo

Cenário

Final Fantasy tem lugar em um mundo de fantasia com três grandes continentes. Os poderes elementais neste mundo são determinadas pelo estado de quatro esferas, cada um governando dos quatro elementos clássicos: terra, fogo, água e vento. O mundo de Final Fantasy é habitada por numerosas raças, incluindo humanos, elfos, anões, sereias, dragões e robôs. A maioria das raças não-humanos têm apenas uma "cidade" no jogo, embora os indivíduos são encontrados às vezes em cidades do Homem ou de outras áreas também. Quatrocentos anos antes do início do jogo, as pessoas Lefeinish, que usaram o poder do vento para embarcações aeronaves e um gigante estação espacial (chamado de Castelo de flutuação no jogo), assistiu seu declínio país como o Orb vento ficou escuro. Duzentos anos mais tarde, tempestades violentas afundou um santuário enorme que serviu como centro de uma civilização baseada no oceano, ea Orb Água ficou escuro. A esfera da terra e do fogo seguido Orb, que assola a terra com incêndios em fúria, e devastando a cidade agrícola de Melmond como as planícies e vegetação decomposta. Algum tempo depois, o Lukahn sábio fala de uma profecia que quatro Guerreiros da Luz virá para salvar o mundo em um tempo de trevas.

História

O jogo começa com o aparecimento das quatro Guerreiros da Luz jovem, os heróis da história, que cada um carrega uma das esferas escuras. Inicialmente, os Guerreiros da Luz têm acesso ao Reino de Conéria eo templo em ruínas de Demônios. Depois que os guerreiros resgatar a Princesa Sara desde o cavaleiro mal Garland, o Rei do Conéria constrói uma ponte que permite a passagem dos Guerreiros da Luz "a leste da cidade de Pravoka. Lá, os Guerreiros da Luz libertar a cidade de Bikke e seu bando de piratas, e adquirir navio dos piratas para uso próprio. Os guerreiros agora embarcar em uma cadeia de missões de entrega, às margens do Mar Aldi. Primeiro eles recuperar a coroa roubada da Marsh Caverna por um rei em um castelo em ruínas, que acaba por ser o elfo negro Astos. Derrotá-lo ganha-lhes o Cristal, que eles retornam aos cegos bruxa Matoya em troca de uma erva necessária para despertar a Elf príncipe amaldiçoado por Astos. A Elf Príncipe dá os Guerreiros da Luz místico-chave, que é capaz de desbloquear qualquer porta. A chave abre uma sala de armazenamento em Conéria Castelo que detém TNT. Nerrick, um dos Anões do Cave of Anão Aldeia / Anão, destrói uma pequena istmo usando a TNT, que liga o Mar Aldi para o mundo exterior.

Depois de visitar a cidade quase em ruínas de Melmond, os Guerreiros da Luz ir para a Caverna Terra para derrotar um vampiro e recuperar o rubi da estrela, que ganha passagem para a caverna de Sage Sarda. Com Rod do Sarda, os guerreiros arrisca mais fundo na caverna Terra e destruir o Demônio da Terra, Lich. Os Guerreiros da Luz, em seguida, obter uma canoa e entrar Volcano Gurgu e derrotar o Demônio de Fogo, Kary. O Floater a partir da próxima Ice Cave lhes permite levantar um dirigível para alcançar os continentes do norte. Depois de provar a sua coragem, recuperando do Rat cauda do Castelo da Provação, o Rei dos Dragões, Bahamut, promove a cada Guerreiro Light. Um gesto amável é reembolsado por uma fada, recebendo líquido especial que produz oxigênio, e os Guerreiros usá-lo para ajudar a derrotar o Demônio da Água, Kraken, no Santuário Sunken. Eles também recuperar uma laje, o que permite um lingüista chamado Dr. Unne para ensinar-lhes a língua Lefeinish. O Lefeinish dar o acesso Guerreiros da Luz para o Castelo de flutuação que Tiamat, o Fiend Vento, assumiu. Com o Quatro Demônios derrotados e os Orbs restaurado, um portal se abre no Templo de Demônios que os leva 2.000 anos para o passado. Lá, os guerreiros descobrir que os quatro Demônios enviado Garland (agora o archdemon Caos) de volta no tempo e ele enviou os Demônios para o futuro a fazê-lo, criando um laço do tempo pelo qual ele poderia viver para sempre. O Guerreiros da Luz derrota Chaos, terminando assim o paradoxo, e voltar para casa. Ao acabar com o paradoxo, no entanto, os Guerreiros da Luz mudaram o futuro, para um onde seus feitos heróicos permanecem desconhecidos fora da legenda.

Desenvolvimento

Um homem sentado em uma cadeira e falar em um microfone
Hironobu Sakaguchi pensei Final Fantasy seria seu último jogo

Final Fantasy foi desenvolvido por uma equipe de sete funcionários dentro Praça referido como o "A-Team". Embora muitas vezes atribuída à empresa alegadamente ter sido ameaçada de falência em 1987, a principal planejador Hironobu Sakaguchi explicou que o título do jogo resultou da sua situação pessoal; tinha o jogo não vendeu bem, ele teria parar a indústria de jogos e voltado para a universidade. Seu conceito de Final Fantasy envolveu um grande mapa do mundo para explorar e uma história envolvente. Sakaguchi levou uma ROM em desenvolvimento do jogo a revista japonesa Família computador, mas não iria revê-lo. Revista de jogos de vídeo Famitsu, no entanto, deu a extensa cobertura jogo. Somente 200.000 cópias deveria ser embarcada, mas Sakaguchi defendeu com a empresa para fazer 400.000 para ajudar a desenvolver uma sequência, ea gerência concordou.

Personagens e título logotipo do jogo foram desenhados por Yoshitaka Amano, eo cenário foi escrito por um escritor freelance Kenji Terada, baseado na história por Sakaguchi. Programador freelance iraniano-americano Nasir Gebelli, que estava morando no Japão na época, trabalhou como programador para o jogo. Entre os outros desenvolvedores foram os designers Hiromichi Tanaka, Akitoshi Kawazu e Koichi Ishii, bem como designer gráfico Kazuko Shibuya e programadores Kiyoshi Yoshii e Ken Narita. Seguindo o sucesso da América do Norte localização de Dragon Quest, Nintendo of America traduzido Final Fantasy para o Inglês e publicou-o na América do Norte em 1990. A versão norte-americana de Final Fantasy foi recebida com sucesso modesto, em parte devido a táticas de marketing agressivas, em seguida, da Nintendo. Nenhuma versão do jogo foi comercializado no Região PAL até finais Origins Fantasia, em 2003.

O música de Final Fantasy foi composta por Nobuo Uematsu, e foi a sua composição 16 video game music. O álbum da trilha sonora foi lançada em conjunto com o placar de Final Fantasy II em 1989. Algumas das faixas do jogo tornou-se pilares da série Final Fantasy: o "Prelude", o arpejo no ecrã do título; o "tema de abertura", que é jogado quando o partido atravessa a ponte no início do jogo e, mais tarde conhecido como o tema Final Fantasy; eo "Fanfare Vitória", que é jogado depois de cada batalha vitoriosa. A abertura motivo do tema de batalha também foi reutilizada um certo número de vezes em série.

Versões e re-lançamentos

Final Fantasy tem sido refeito várias vezes para diferentes plataformas, e tem sido frequentemente embalados com Final Fantasy II em várias coleções. Apesar de todos esses remakes reter a mesma história e batalha mecânica básica, vários ajustes foram feitos em diferentes áreas, incluindo gráficos, som e elementos de jogo específicas.

Cronologia das versões de Final Fantasy e remakes
Título Libertação País Sistema Editor Notas
Final Fantasy 1987
1990
Japão
EUA
Famicom Quadrado a versão original
Final Fantasy 1989 Japão MSX2 Microcabin atualizações gráficas menores, música expandida e efeitos sonoros; tempos de carregamento
Final Fantasy I · II 1994 Japão Famicom Quadrado algumas atualizações gráficas
Final Fantasy 2000 Japão WonderSwan Cor Quadrado imagens de fundo em cenas de batalha, sprites re-desenhada
Finais Origins Fantasia 2002
2003
Japão
EUA
EUR
PlayStation Squaresoft Todos os novos gráficos mais detalhados, trilha sonora, remixada, Seqüências de FMV, galerias de arte, memorando função de economia
Final Fantasy I & II: Dawn of Souls 2004 Japão
EUA
EUR
Game Boy Advance A Square Enix 4 masmorras adicionais, bestiário atualizado, alguns ajustes
Final Fantasy 2004
2006
2010
Japão
Japão
EUA
Celular A Square Enix
Namco Bandai Games
superior ao 8-bit original, mas menos avançada do que portos recentes
Final Fantasy 2007
2007
2008
Japão
EUA
EUR
PSP A Square Enix maior resolução gráfica 2D, seqüências de FMV, trilha sonora remixada,
novo calabouço, masmorras de bônus e roteiro de Dawn of Souls
Final Fantasy 2009
2009
2010
Japão
EUA
EUR
Wii Virtual Console A Square Enix emulação de versão original NES
Final Fantasy 2010 mundial iOS A Square Enix com base na versão PSP
Final Fantasy 2012 mundial Windows Phone A Square Enix com base na versão iOS
Final Fantasy 2012 mundial Andróide A Square Enix com base na versão iOS

Final Fantasy foi primeiramente re-lançado para o Sistema MSX2 e foi publicado pela Microcabin no Japão em junho de 1989. Ele teve acesso a quase três vezes mais espaço de armazenamento tanto quanto a versão Famicom, mas sofria de problemas que não estão presentes na mídia cartucho de Nintendo, incluindo os tempos de carregamento visíveis. Houve também melhorias gráficas menores, melhores faixas de música e efeitos sonoros.

Em 1994, Final Fantasy I · II, uma compilação de Final Fantasy e Final Fantasy II, foi lançado para o Famicom. Esta versão só foi lançado no Japão e tinha muito poucas atualizações gráficas.

O Refilmagem WonderSwan cor foi lançado no Japão em 09 de dezembro de 2000, e contou com muitas novas alterações gráficas. Os gráficos de 8 bits do jogo original Famicom foram atualizados, cenas de batalha incorporados cheios imagens de fundo, e caráter e inimigo sprites foram re-desenhado para se parecer mais com as do Jogos Super Famicom Final Fantasy.

No Japão, Final Fantasy e Final Fantasy II foram re-lançado separadamente e como um jogo combinado para o PlayStation. A coleção foi lançado no Japão em 2002 como Final Fantasy I & II pacote Premium e na Europa e na América do Norte em 2003 como Final Fantasy Origins. Esta versão foi semelhante ao do remake WonderSwan cor e contou com várias alterações, tais como gráficos mais detalhados, uma trilha sonora remixada, acrescentou sequências de vídeo full motion, galerias de arte de As ilustrações de Yoshitaka Amano e um memorando função de economia. Em 18 de dezembro de 2012, o porto foi re-lançado como parte do lançamento do Final Fantasy 25th Anniversary Box final.

Final Fantasy I & II: Dawn of Souls é, como Final Fantasy Origins, uma porta dos dois primeiros jogos da série e foi lançado para o Game Boy Advance em 2004. A Dawn of Souls versão incorpora vários novos elementos, incluindo quatro masmorras adicionais, um bestiário atualizado, e alguns ajustes.

A Square Enix lançou uma versão de Final Fantasy para dois japoneses de telefones celulares redes em 2004; uma versão para NTT DoCoMo Série FOMA 900i foi lançado em março, sob o título Final Fantasy I e um posterior liberação para Telefones WIN compatíveis com CDMA 1X foi lançado em agosto. Outra versão titular foi lançado para SoftBank Yahoo! Keitai telefones em 3 de julho de 2006. Graficamente, os jogos são superiores ao jogo 8-bit original, mas não tão avançada como muitos de o console mais recente e portos de mão.

Square Enix planeja lançar esta versão para telefones móveis da América do Norte em 2006, no entanto, foi 2010 antes de ser lançado, em colaboração com Namco. Ele retém a dificuldade do jogo e Sistema MP a partir da versão original é Famicom. Outros elementos como gráficos atualizados, nomes, nomes de magia monstro, chefes, itens e áreas são emprestados do Game Boy Advance / Versões Wonderswan cor (no entanto esta versão não apresentam áreas adicionais e monstros presentes na versão GBA). Dados do jogo é salvo como na versão original é Famicom (usando Tenda, saco de dormir e casa de campo ou indo para uma pousada). No entanto, existem agora três salvar slots de jogo e uma opção de "Temporary Save" disponíveis no jogo.

Para o 20º aniversário de Final Fantasy, a Square Enix refeito Final Fantasy e Final Fantasy II para o PlayStation Portable. Os jogos foram lançados no Japão e América do Norte em 2007, e em territórios PAL, em 2008. Os recursos da versão PSP de maior resolução de gráficos 2D, sequências de vídeo de movimento completo, uma trilha sonora remixada e uma nova masmorra, bem como as masmorras de bônus de Amanhecer das Almas. O script é o mesmo que na versão Dawn of Souls, além do novo calabouço.

Square Enix lançou a versão original NES do jogo no Wii 's Serviço Virtual Console no Japão em 26 de maio de 2009, na América do Norte em 5 de Outubro de 2009 e na região PAL como uma importação em 7 de maio de 2010.

Em 25 de fevereiro de 2010, a Square Enix lançou o iOS versão de Final Fantasy, com base no porto PSP com controles de toque, em todo o mundo.

Em 13 de junho de 2012, a Square Enix lançou o Windows Phone versão, que é baseado na versão iOS.

Em 27 de julho de 2012, a Square Enix lançou um Android porto, que também é baseado na versão iOS.

Recepção

Fantasia Final
Pontuação global
Agregador Ponto
GameRankings 76% (iOS)
Metacritic 74/100 (iOS)
Escores de avaliação
Publicação Ponto
Allgame 3.5 / 5 estrelas (NES)
3.5 / 5 estrelas (Mobile)
IGN 10/07 (iOS)

Final Fantasy tem sido bem recebido pela crítica e comercialmente bem sucedido; a versão original vendeu 400.000 cópias. Em 31 de março de 2003, o jogo, incluindo todos os relançamentos na época, tinha enviado 1.990.000 cópias no mundo todo, com 1,21 milhões dessas cópias que estão sendo enviados no Japão e 780 mil no exterior. A partir de 19 novembro de 2007, a versão PlayStation Portable vendeu 140.000 cópias. Em março de 2006, Final Fantasy apareceu na revista japonesa Top lista de 100 jogos Famitsu 's, onde os leitores votaram que o melhor jogo de 63 de todos os tempos. Usuários GameFAQs fez uma lista semelhante em 2005, que ficou em Final Fantasy em 76. Ele foi classificado o melhor jogo de 49 feitos em um sistema Nintendo em Nintendo Power 's Top 200 lista Jogos. Em agosto de 2008, a Nintendo Power, classificou-o o 19 melhor jogo de vídeo Nintendo Entertainment System, elogiando-o para configurar o básico da consola de jogos de role-playing, juntamente com Dragon Warrior, e citando exemplos como histórias épicas, nivelando-se, batalhas aleatórias e classes de personagens. Editores em IGN classificou Final Fantasy a 11ª melhor jogo no console, chamando sistema de classes do jogo diverso, e louvando a sua conveniente utilização de veículos como forma de viajar por todo o mapa do mundo.

Final Fantasy foi um dos mais influentes do console início de role-playing games, e desempenhou um papel importante na legitimação e popularizar o gênero. De acordo com a IGN de Matt Casamassina, enredo Final Fantasy 's teve uma história mais profunda e mais envolvente do que o original Dragon Quest (conhecido como Dragon Warrior na América do Norte). Os críticos modernos têm apontado que o jogo é mal passeado pelos padrões da época, e envolve muito mais tempo vagando em busca de batalha encontros aleatórios para elevar os seus níveis de experiência e dinheiro do que explorar e resolver enigmas. Os outros usuários encontrar as de construção e de exploração de nível porções do jogo como os mais divertidos. Em 1987, Famitsu inicialmente descrito o original Final Fantasy como "um dos muitos" que imitava a fórmula Dragon Quest. O jogo é considerado por alguns como a parcela mais fracos e mais difícil da série.

As versões subseqüentes do Final Fantasy já recebeu críticas favoráveis na maior parte da mídia. Intercâmbio de Schneider IGN apreciamos a versão WonderSwan Cor, elogiando suas melhorias gráficas, especialmente os ambientes, personagens e monstros Famitsu marcou esta versão a 30 fora de 40. Final Fantasy Origins foi geralmente bem recebido.; GamePro disse que a música era "fantástico", e que os gráficos tinha um "fofura adequadamente retro para eles." Comentários sobre Final Fantasy I & II: Dawn of Souls foram geralmente positivas, com Jeremy Dunham da IGN dando especial louvor ao tradução melhorou Inglês, dizendo que era melhor do que qualquer versão anterior do jogo. A versão para PlayStation Portable não foi tão bem sucedido como criticamente as versões anteriores; GameSpot Kevin VanOrd citou os recursos visuais como a sua valorização mais forte, mas afirmou que os encontros inimigo aleatório adicionais e gráficos atualizados não acrescentar muito valor. A Dawn of Souls pacote foi classificado em 76 Top 200 lista de jogos Nintendo Power 's.

Legado

A música-tema que toca quando os personagens dos jogadores primeira atravessar a ponte de Conéria tornou-se o tema musical recorrente da série, e tem sido destaque em títulos Final Fantasy mais numeradas exceto Final Fantasy XIII. Final Fantasy também foi a base para o final da série de um temático-jogo de vídeo série de desenhos animados Captain N: The Game Master intitulado "A fraturado fantasia de Capitão N". 8-Bit Theatre, um baseado duende- webcomic criado pela Brian Clevinger, parodia o jogo, e se tornou muito popular na comunidade de jogos desde que começou em Março de 2001.

O jogo de vídeo gerou dois prequels cross-over diretos sobre a PlayStation Portable: Dissidia Final Fantasy e Dissidia 012 Final Fantasy. Guerreiro da Luz, com base em O projeto de Yoshitaka Amano da personagem principal, e Garland estão a respectiva herói e vilão representando Final Fantasy. Guerreiro da Luz é dublado por Toshihiko Seki na versão japonesa e George Grant na versão em Inglês, enquanto Garland é dublado por Kenji Utsumi na versão japonesa e Christopher Sabat na versão em Inglês. Ambos os jogos adicionar a informação de fundo para o mundo de Final Fantasy. Por exemplo, os nomes de Dissidia 012 Final Fantasy do mundo de Final Fantasy "World Um", a fim de distingui-lo do Mundo B, o mundo de Dissidia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Final_Fantasy_(video_game)&oldid=555407823 "