Inundação
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk
A inundação é um estouro de uma extensão de água que submerge da terra, um dilúvio. No sentido de "água corrente", a palavra é aplicada à entrada da maré , ao contrário da saída ou "fluxo".
É geralmente devido ao volume de água dentro de um corpo de água, tal como um lago ou rio, excedendo a capacidade total do corpo, e como resultado, alguns dos fluxos de água ou fica fora do perímetro normal do corpo. Ele também pode ocorrer em rios, quando a força do rio é tão alta que flui para a direita fora da calha do rio, geralmente em cantos ou meandros. Estas, claro, não são aplicáveis em casos tais como as inundações mar.
A palavra vem do Inglês Antigo flod, uma palavra comum para idiomas Teutônicos, compare Flut alemão, holandês Vloed da mesma raiz como é visto no fluxo, float.
O termo "The Flood" normalmente se refere ao grande Dilúvio Universal descrito no Genesis e é tratado no Dilúvio .
Procurar inundação em Wiktionary, o dicionário livre. |
Principais tipos de inundação
Inundações ribeirinhas
- Tipos lentos: Uma grande quantidade de chuva ou neve derretida navegado para um rio a uma velocidade demasiado rápida para o rio para lidar. Estas inundações ocorrem principalmente em áreas de monção, onde há alta precipitação.
- Tipos rápidos: inundação, como resultado de um temporal por exemplo intensa.
Inundações estuarinas
- Comumente causada por uma combinação de ondas de maré do mar causadas por ventos da tempestade-força.
Inundações costeiras
- Causada por tempestades do mar graves, ou como resultado de um outro perigo (por exemplo, tsunami ou furacão).
Inundações catastróficas
- Causada por exemplo represa ruptura, ou como resultado de um outro perigo (por exemplo, terremoto ou erupção vulcânica).
Outro
- Inundações pode ocorrer se a água se acumula em toda uma superfície impermeável (por exemplo, da chuva) e não pode dissipar rapidamente (ou seja, orientação suave ou baixa evaporação).
Efeitos típicos
Os efeitos primários
- Danos físicos - podem variar de pontes, carros, edifícios, sistemas de esgoto, estradas, canais e qualquer outro tipo de estrutura.
- Casualties - Pessoas e animais morrem devido a afogamento. Pode igualmente conduzir a epidemias e doenças.
Os efeitos secundários
- O abastecimento de água - Contaminação de água. A água potável se torna escasso.
- Doenças - condições anti-higiênicas. Disseminação de doenças transmitidas pela água
- Culturas e fontes de alimento - Escassez de culturas alimentares podem ser causados devido à perda de colheita inteira.
Efeitos terciário / longo prazo
- Econômico - Dificuldades econômicas, devido a: declínio temporário no turismo, os custos de reconstrução, escassez de alimentos levando a aumento de preços etc, especialmente para os pobres.
Defesas contra inundações, planejamento e gestão
Nos países ocidentais, rios propensas a inundações são muitas vezes cuidadosamente gerido. Defesas tais como diques, bunds, reservatórios, e açudes são usados para prevenir rios de estourar seus bancos. Inundações costeiras foi abordada na Europa com defesas costeiras, tais como paredões e nutrição praia.
Londres está protegido contra inundações por uma enorme barreira mecânica através do rio Tamisa , que é gerado quando o nível da água atinge um certo ponto (ver Thames Barrier).
Veneza tem um arranjo semelhante, embora já seja incapaz de lidar com muito marés altas. As defesas de Londres e Veneza serão prestados inadequada se o nível do mar continuar a subir.
Os maiores e mais elaboradas defesas contra inundações pode ser encontrada na Holanda , onde eles são referidos como Delta Works com o Oosterschelde barragem como a sua maior conquista. Estas obras foram construídas em resposta à inundação do Mar do Norte de 1953 da parte do sudoeste dos Países Baixos. Os holandeses já tinham construído uma das maiores barragens do mundo, no norte do país: o Afsluitdijk (fechamento ocorreu em 1932).
Actualmente o Prevenção da inundação São Petersburgo Facility Complex está para ser concluída até 2008, na Rússia , para proteger a São Petersburgo a partir de tempestades. Ele também tem uma função de tráfego principal, uma vez que completa um anel viário em torno de São Petersburgo. Onze barragens prorrogar por 25,4 km e ficar oito metros acima do nível da água.
O New Orleans Região Metropolitana, 35% dos quais fica abaixo do nível do mar, é protegido por centenas de milhas de diques e comportas. Este sistema falhou catastroficamente durante o furacão Katrina na própria cidade e em secções do leste da área de Metro, resultando na inundação de cerca de 50% da área metropolitana, variando de algumas polegadas a 20 pés nas comunidades costeiras.
Em um ato de prevenção de inundações bem sucedido, o Governo Federal dos Estados Unidos ofereceu para comprar propriedades sujeitas a inundações nos Estados Unidos, a fim de prevenir catástrofes repetidas após a inundação 1993 em todo o Centro-Oeste. Várias comunidades aceite eo governo, em parceria com o Estado, comprou 25.000 propriedades que eles convertidos em zonas húmidas. Estas zonas húmidas agir como uma esponja em tempestades e em 1995, quando as enchentes voltaram, o governo não tem que gastar recursos nessas áreas.
Na China , inundação áreas de desvio são áreas rurais que são deliberadamente inundadas em caso de emergência, a fim de proteger cidades .
(Ver Cruzando as Linhas)
Benefícios de inundações
Há muitos efeitos negativos das inundações em assentamentos humanos e as actividades económicas. No entanto, as inundações podem trazer benefícios, como tornar o solo mais fértil e fornecendo nutrientes em que é deficiente. Inundações periódicas foi essencial para o bem-estar das comunidades antigas ao longo da Tigre-Eufrates, o Nile River, o Indus River, o Ganges eo rio Amarelo , entre outros. A viabilidade de fontes renováveis com base hidrológicos de energia é maior em regiões propensas inundação.