
Raposa
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessÃvel Wikipedia por esta selecção escolas. Um link rápido para o patrocÃnio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/
Raposa | |
---|---|
![]() | |
Classificação cientÃfica | |
Reino: | Animalia |
Filo: | Chordata |
Classe: | MamÃferos |
Ordem: | CarnÃvoro |
FamÃlia: | Canidae |
Espécie: | Veja o texto. |
Fox é um nome aplicado a algumas de aproximadamente 27 espécies de pequeno a médio porte canÃdeos, caracterizado por possuir uma longa e estreita focinho, e uma espessa cauda, ou "escova". De longe, a espécie mais comum e difundido de raposa é a raposa vermelha (Vulpes vulpes), apesar de várias espécies são encontrados em quase todos os continentes. A presença de fox-like carnÃvoros em todo o globo conduziu a sua aparência na cultura popular e no folclore de muitas nações, tribos e outros grupos culturais (ver Raposas na cultura).
Etimologia
![]() |
Procurar fox em Wiktionary, o dicionário livre. |
The Modern Inglês "raposa" é derivado do Inglês velho raposa. A palavra Inglês Old si vem do Proto-Germânico da palavra * fukh - comparar alemão Fuchs, O fauho gótico, Foa velho dos noruegueses e holandeses vos. Ele corresponde à Proto-indo-europeu * palavra vômito significa "cauda" (compare sânscrito puccha, também "cauda"). A cauda espessa é também a fonte da palavra para a raposa em Welsh: llwynog, de llwyn, "mato", Lituânia: uodegis, de uodega, "tail", e Português : raposa, do rabo, "cauda".
CaracterÃsticas gerais






A maioria das raposas vivem 2 a 3 anos, mas podem sobreviver por até 10 anos ou até mais em cativeiro. Raposas são geralmente menores do que os outros membros da famÃlia Canidae, como lobos , chacais e domésticos cães . Cães (raposas masculinas) pesam em média, 5,9 kg e vixens (raposas fêmeas) pesam menos, em 5,2 kg (£ 13 e £ 11,5, respectivamente). Recursos Fox-como normalmente incluem um focinho agudo (uma "cara raposa") ea cauda espessa. Outras caracterÃsticas fÃsicas variam de acordo com o seu habitat. Por exemplo, a Fox de Fennec (e outras espécies de raposas adaptadas à vida no deserto, como a jogo da raposa) tem orelhas grandes e pêlo curto, enquanto o Arctic fox tem orelhas pequenas e grosso, pele de isolamento.
Outro exemplo é a raposa vermelha que tem um tÃpico ruivo pelt, a cauda que termina normalmente com branco marcação.
Ao contrário de muitos canids, as raposas não são geralmente animais de carga. Normalmente, eles são solitários, oportunistas que caçam presas vivas (especialmente roedores). Usando uma técnica atacando praticada desde a mais tenra idade, eles geralmente são capazes de matar suas presas rapidamente. Raposas também reunir uma grande variedade de outros alimentos que vão desde gafanhotos para frutas e bagas.
As raposas são normalmente extremamente cautelosos com os seres humanos e não são mantidas como animais de estimação (com exceção do fennec); no entanto, o Silver Fox foi com êxito Caseiro na Rússia após um 45 ano de programa de reprodução seletiva. Este reprodução seletiva também resultou em traços fÃsicos e comportamentais que aparecem que são freqüentemente vistas em gatos domésticos, cães e outros animais: mudanças da pigmentação, orelhas flexÃveis, e caudas encaracolado.
Classificação
CanÃdeos comumente conhecidos como raposas incluem membros dos géneros seguintes:
- Alopex - raposa do Ã?rtico, por vezes incluÃdas com as raposas "true" no género Vulpes.
- Cerdocyon - Caranguejo-comendo o fox
- Chrysocyon - lobo-guará (em Inglês ), Aguara guazú ("big raposa" em Guarani) e rojizo zorro ("raposa avermelhada", um dos vários nomes utilizados pelo espanhol alto-falantes).
- Dusicyon - ilha de Malvinas raposa
- Lycalopex - Raposa Hoary
- Otocyon raposa Bastão-orelhudo -
- Pseudalopex - Quatro sul-americanos espécies, incluindo a culpeo.
- Urocyon - Raposa cinzenta, ilha raposa e Cozumel raposa
- Vulpes - Incluindo os dez ou mais espécies de verdade (" ") raposas vulpine, incluindo a raposa vermelha, vulpes, V. Raposa tibetano, Vulpes ferrilata, e seus parentes mais próximos.
Dieta
A dieta de raposas compreende roedores, insetos , vermes , frutas , peixe , aves , ovos e todos os outros tipos de animais de pequeno porte. A raposa geralmente consome cerca de 1 kg de comida todos os dias. Raposas que vivem em bairros dependem principalmente de resÃduos domésticos e até mesmo roedores e aves que mantêm em movimento em torno destas áreas. Foxes são conhecidos para armazenar em cache sua comida, enterrando o excedente para consumo posterior.
A maioria deles prosperam nas latitudes mais elevadas, ambientes suburbanos e até mesmo urbanas, tanto na Europa e na América do Norte. Eles são encontrados também em Eurásia, Norte da �frica , �ndia ( Ladakh, Himalayas , Jammu e Caxemira , Rajasthan e Gujarat), China , Japão e na Austrália .
Conservação


Foxes são facilmente encontrados em cidades e áreas cultivadas e (segundo a espécie) parecem adaptar-se razoavelmente bem à presença humana.
As raposas vermelhas foram introduzidas em Austrália e alguns outros paÃses para caçar. Austrália falta carnÃvoros similares, e as raposas introduzidas rapinam nos animais selvagens nativos, alguns a ponto de extinção . Uma introdução similar ocorreu nos séculos XVII e XVIII em America do Norte temperada, onde os vermelhos europeus (Vulpes vulpes) foram trazidos à s colônias para a caça à raposa, onde dizimaram a população americana da raposa vermelha através da caça mais agressivo e criação de animais. Cruzando com vermelhos americanos, os traços do vermelho europeu pervaded eventualmente a associação de gene, deixando as raposas européias e americanas agora virtualmente idênticas.
Outras espécies da raposa não se adaptam assim como a raposa vermelha, e são em perigo em seus ambientes nativos. Key entre estes estão a raposa-do-mato ( Cerdocyon thous) ea raposa bastão-orelhuda Africano. Outros, tais como raposas fennec foxes, não estão em perigo, mas serão se os seres humanos invadem mais em seu habitat.
As raposas foram empregadas com sucesso para controlar pragas em frutas fazendas , onde saem do fruto intacto.
Os historiadores acreditam que as raposas estiveram importadas em ambientes não-nativos muito antes da era colonial. O primeiro exemplo da introdução da raposa em um habitat novo por seres humanos parece ser NeolÃtico Chipre. Esculturas de pedra que representam raposas foram encontrados no pagamento adiantado de Göbekli Tepe, no leste da Turquia .