Conteúdo verificado

Frederico, o Grande

Assuntos Relacionados: Figuras históricas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Frederick II
Friedrich Zweite Alt.jpg
Frederick II, com idades entre 68, por Anton Graff
King of Prussia
Eleitor de Brandemburgo
Reinar 31 de maio de 1740 - 17 de agosto de 1786
Antecessor Frederick William I
Sucessor Frederick William II
Ministro-Chefe
Cônjuge Elisabeth Christine de Brunswick-Bevern
Casa Casa de Hohenzollern
Pai Frederick William I da Prússia
Mãe Sophia Dorothea de Hanover
Nascido (1712/01/24) 24 de janeiro de 1712
Berlim, Prússia
Morreu 17 de agosto de 1786 (1786/08/17) (idade 74)
Potsdam, Prussia
Enterro Sanssouci, Potsdam
Religião Calvinismo, Chefe do Alemão Igreja Luterana, deísmo (pessoal)
Royalty prussiano
Casa de Hohenzollern
Wappen Deutsches Reich - Königreich Preussen (Grosses) .png
Frederick William I
Crianças
Wilhelmine, Margravine de Bayreuth
Frederick Louis, príncipe de Orange
Friedrich William, príncipe de Orange
Princesa Charlotte Albertine
Frederick II
Friederike Luise, Margravine de Ansbach
Philippine Charlotte, Duquesa de Brunswick-Wolfenbüttel
Príncipe Ludwig Karl Wilhelm
Sophia Dorothea, Margravine de Schwedt
Louisa Ulrika, Rainha da Suécia
Príncipe William Augustus
Anna Amalie, Princesa-abadessa de Quedlinburg
Príncipe Henry
Príncipe Augustus Ferdinand
Frederick II

Frederick II (em alemão:. Friedrich II; 24 de janeiro de 1712 - 17 de agosto de 1786) foi Rei da Prússia (1740-1786) da Dinastia Hohenzollern. Ele é mais conhecido por seu brilhantismo na campanha militar e organização dos exércitos prussianos. Ele ficou conhecido como Frederico, o Grande (Friedrich der Große) e foi apelidado de Der Alte Fritz ("Old Fritz ").

Interessado principalmente na música e filosofia, em vez de as artes da guerra durante a sua juventude, Frederick tentou em vão fugir de seu pai autoritário, Frederick William I, com o amigo de infância Hans Hermann von Katte, cuja execução foi forçado a assistir depois que eles foram capturados. Após a ascensão ao trono da Prússia, ele atacou a Áustria e afirmou Silésia durante o Guerras da Silésia, ganhando a aclamação militar para si e Prússia. Perto do fim de sua vida, Frederick conectada fisicamente a maioria de seu reino, conquistando territórios polacos no Primeira Partição da Polônia.

Frederick era um proponente do absolutismo esclarecido. Durante anos ele foi correspondente de Voltaire , com quem o rei tinha uma amizade íntima, se turbulento,. Ele modernizou a burocracia prussiana e serviço civil e promoveu a tolerância religiosa em todo o seu reino. Frederick frequentado as artes e filósofos, e escreveu a música de flauta. Frederick é enterrado em sua residência favorita, Sanssouci em Potsdam. Porque ele morreu sem filhos, Frederick foi sucedido por seu sobrinho, Frederick William II da Prússia, filho de seu irmão, Príncipe William Augustus da Prússia.

Juventude

Frederick II, o filho do rei Frederico Guilherme I da Prússia (r.1714-1740) e seu associado de rainha Sophia Dorothea de Hanover (1687-1757), nasceu em Berlim, Prússia em 24 de janeiro 1712. Frederick William I, popularmente apelidado como o soldado-rei, tinha desenvolvido um forte exército liderado por seus famosos Potsdam Grenadier Guards e encorajou governo centralizado; mas possuía um temperamento violento e governou Brandemburgo-Prússia com autoridade absoluta. Alternativamente, a mãe de Frederick Sophia foi educada, carismático e aprendido. Seu pai, George Louis de Brunswick-Lüneburg (Hanover), um Eleitor do Sacro Império Romano , era o herdeiro da rainha Anne da Grã-Bretanha (reinou de 1707-1714). Consequentemente, em 1714 George conseguiu Queen Anne como o rei George I da Grã-Bretanha e passou a reinar até 1727.

Batismo de Frederick ( Revista mensal nova do harpista, Vol. 40, 1870)

O nascimento de Frederick foi recebido por seu avô com mais de prazer de costume, como dois de seus netos já tinha morrido em uma idade adiantada. Frederick William desejou seus filhos e filhas sejam educados não como a realeza, mas popular tão simples. Ele tinha sido educado por um Francesa, Madame de Montbail, que mais tarde tornou-se Madame de Rocoulle, e ele desejou que ela educar seus filhos. Frederick foi criada por Huguenote governantas e tutores e aprendeu francês e alemão simultaneamente. Apesar do desejo de seu pai que sua educação religiosa e ser inteiramente pragmático, o jovem Frederico, com a ajuda de seu tutor Jacques Duhan, adquirido para si um volume de três mil biblioteca secreta da poesia, clássicos gregos e romanos, e filosofia francesa para complementar suas aulas oficiais.

Embora Frederick William Eu fui criado um devoto Calvinista, ele temia que ele não era da eleitos. Para evitar a possibilidade de Frederick sendo motivado pelas mesmas preocupações, o rei ordenou que seu herdeiro não ser ensinados sobre predestinação. Embora ele foi em grande parte irreligiosa, Frederick aprovou esta doutrina do calvinismo, apesar dos esforços do rei. Alguns estudiosos têm especulado que o príncipe herdeiro fez isso apesar de seu pai.

Príncipe

Em 1732, a rainha Sophia Dorothea tentou organizar um duplo casamento de Frederick e sua irmã Wilhelmina com Amelia e Frederick, os filhos de seu irmão, o rei George II da Grã-Bretanha . Temendo uma aliança entre a Prússia ea Grã-Bretanha, o Marechal de Campo von Seckendorff, o embaixador austríaco em Berlim, subornou o ministro prussiano da Guerra, Marechal de Campo von Grumbkow eo embaixador prussiano em Londres Benjamin Reichenbach. O par discretamente caluniado os tribunais ingleses e prussianos aos olhos dos dois reis. Irritado com a idéia do Frederick effete sendo tão honrado pela Grã-Bretanha, Frederick William apresentou exigências impossíveis para os britânicos, tais como a aquisição de Prússia Jülich e Berg, que levou ao colapso da proposta de casamento.

Frederick como príncipe herdeiro 1739

Frederick encontrou um aliado em sua irmã, Wilhelmina, com quem ele manteve-se próximo para a vida. Aos 16 anos, Frederick tinha formado um anexo para a página 13 anos de idade do rei, Peter Karl Christoph Keith. Wilhelmina registrou que os dois "logo se tornaram inseparáveis. Keith era inteligente, mas sem educação. Ele serviu meu irmão de sentimentos de devoção real, e manteve-o informado de todas as ações do rei."

Quando ele tinha 18 anos, Frederick plotados a fugir para a Inglaterra com Hans Hermann von Katte e outros oficiais do exército. Enquanto o séquito real era perto No Mannheim Eleitorado do Palatinado, Robert Keith, irmão de Pedro, teve um ataque de consciência quando os conspiradores estavam se preparando para fugir e implorou por perdão Frederick William em 05 de agosto de 1730; Frederick e Katte foram posteriormente preso e encarcerado em Küstrin. Porque eles eram oficiais do exército que haviam tentado fugir Prússia para a Grã-Bretanha , Frederick William empatou uma acusação de traição contra o par. O rei ameaçou o príncipe herdeiro com a pena de morte, então considerado forçando Frederick a renunciar à sucessão em favor de seu irmão, William Augustus, embora uma ou outra opção teria sido difícil justificar ao Imperial Dieta do Sacro Império Romano. O rei Frederick forçado a assistir o decapitação de seu confidente Katte em Küstrin em 6 de novembro, deixando o príncipe herdeiro a desmaiar e sofrer alucinações para os dois dias seguintes.

Frederick foi concedido um perdão real e liberado de sua cela em 18 de Novembro, embora ele permaneceu destituído de seu posto militar. Em vez de retornar a Berlim, no entanto, ele foi forçado a permanecer na Küstrin e começou a escolaridade rigoroso na política e administração para a guerra e Estates departamentos em 20 de Novembro. As tensões diminuíram ligeiramente quando Frederick William visitou Küstrin um ano depois, e Frederick foi autorizado a visitar Berlim por ocasião de sua irmã O casamento de Wilhelmina para Margrave Frederick de Bayreuth em 20 de Novembro de 1731. O príncipe herdeiro retornou a Berlim depois de finalmente ter sido libertado da sua tutela no Küstrin em 26 de fevereiro de 1732.

Frederick William considerado casar com Frederick para Elisabeth de Mecklenburg-Schwerin, a sobrinha de Imperatriz Anna da Rússia, mas este plano foi ardentemente contestado por Príncipe Eugene de Savoy. Frederick casar-se proposto Maria Teresa da Áustria, em troca de renunciar à sucessão. Em vez disso, Eugene convenceu Frederico Guilherme, através Seckendorff, que o príncipe herdeiro casar Elisabeth Christine de Brunswick-Bevern, um parente protestante da austríaca Habsburgos. Apesar de Frederico escreveu para sua irmã que, "Não pode haver nem o amor nem amizade entre nós", e ele considerou o suicídio, ele foi junto com o casamento em 12 de Junho de 1733. Ele tinha pouco em comum com sua noiva e se ressentia do casamento político como um exemplo da interferência austríaco que havia atormentado Prússia desde 1701. Uma vez Frederick garantiu o trono em 1740, ele impediu Elisabeth de visitar sua corte em Potsdam, concedendo-lhe, em vez Palácio e apartamentos do Schönhausen Berliner Stadtschloss. Frederick concedeu o título de o herdeiro do trono, "Prince of Prussia", sobre seu irmão William Augustus; apesar disso, sua esposa permaneceu dedicada a ele. Em sua vida de casados cedo, o casal real residia no Palácio do príncipe em Berlim.

Frederick foi restaurado para a Exército prussiano como coronel do regimento de von der Goltz, estacionado perto Nauen e Neuruppin. Quando Prússia forneceu um contingente de tropas para ajudar na Áustria durante o Guerra da Sucessão da Polónia, estudou com Frederick Príncipe Eugene de Savoy durante a campanha contra a França sobre o Reno . Frederick William, enfraquecido por gota provocada pela campanha, concedida Frederick Schloss Rheinsberg em Rheinsberg, ao norte de Neuruppin. Em Rheinsberg, Frederick montado um pequeno número de músicos, atores e outros artistas. Ele passou seu tempo lendo, assistindo peças dramáticas, fazer e ouvir música, e considerado neste momento como um dos mais felizes de sua vida. Frederick formado o " Bayard Order "para discutir a guerra com seus amigos; Heinrich August de la Motte Fouqué foi feito o grande mestre dos encontros.

As obras de Niccolò Machiavelli, como O príncipe, foram consideradas uma diretriz para o comportamento de um rei na idade de Frederick. Em 1739, Frederick terminou sua Anti-Maquiavel, uma refutação idealista de Maquiavel. Foi publicado anonimamente em 1740, mas Voltaire distribuiu em Amesterdão a grande popularidade. Anos de Frederick dedicado às artes, em vez da política findos em 1740 sobre a morte de Frederick William e sua herança do Reino da Prússia.

Reinado (1740-1786)

Crescimento de Brandenburg- Prússia (1600-1795).

Antes de sua ascensão, Frederick foi dito por D'Alembert, "Os filósofos e os homens de letras em cada terra durante muito tempo olharam em cima de você, senhor, como seu líder e modelo." Tal devoção, no entanto, teve de ser temperada por realidades políticas. Quando Frederick subiu ao trono como " Rei na Prússia "em 1740, a Prússia consistiu em territórios dispersos, incluindo Cleves, Mark, e Ravensberg no oeste do Sacro Império Romano ; Brandenburg, Pomerânia Ocidental, e Pomerania mais distante no leste do Império; eo ex- Ducado da Prússia, fora do Império na fronteira com a República das Duas Nações . Ele foi intitulado Rei na Prússia, porque isso era apenas uma parte da Prússia histórico; ele estava a declarar-se rei da Prússia depois de adquirir a maioria do resto em 1772.

Guerra

O objetivo de Frederick era modernizar e unir suas terras vulnerably desconectados; para este fim, ele lutou guerras, principalmente, contra a Áustria, cuja Dinastia de Habsburgo reinou como Imperadores romanos santamente quase continuamente desde o século 15 até 1806. Frederick estabelecido Prússia como o quinto e menor Europeia grande poder, usando os recursos de seu pai frugal tinha cultivado.

Batalha de Hohenfriedberg, Attack of the prussiano de infantaria, por Carl Röchling.

Desejando a província austríaca próspero de Silesia, Frederick se recusou a endossar a Pragmática Sanção de 1713, um mecanismo legal para garantir a herança dos Habsburgos por domínios Maria Teresa da Áustria. Ele também estava preocupado que Augusto III, Rei da Polônia e eleitor de Saxony, procuraria conectar suas próprias terras díspares através de Silésia. O rei prussiano invadiu a Silésia, assim, o mesmo ano em que ele assumiu o poder, utilizando como justificação um tratado obscuro desde 1537 entre a Hohenzollern ea Dinastia Piast de Brieg (Brzeg). A primeira verdadeira batalha de Frederick era o Batalha de Mollwitz. Embora ele serviu sob o príncipe Eugene de Savoy, esta foi a primeira vez que ele iria comandar um exército. No momento em que os austríacos pareciam ganhar, Frederick galopou and Field Marshal Schwerin assumiu o comando do exército. Ele viria a citação: "Mollwitz foi a minha escola." O primeiro que se seguiu Guerra Silésia (1740-1742), parte da Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748), resultou em Frederick conquistando a província (com exceção de Austríaco Silesia). Áustria tentou recuperar Silesia na Segunda Guerra Silésia (1744-1745), mas Frederick foi vitorioso novamente e forçou a Áustria a aderir aos termos de paz anteriores. Posse prussiana da Silésia deu o controle sobre o reino Rio Oder.

Batalha de Rossbach, uma vitória tática para Frederick.

Habsburg Áustria e Bourbon França, tradicionais inimigos, aliados juntos na Revolução Diplomática de 1756, após o colapso da Aliança anglo-austríaco. Frederick rapidamente fez uma aliança com a Grã-Bretanha no Convenção de Westminster. Como os países vizinhos começou a conspirar contra ele, Frederick estava determinado a atacar primeiro. Em 29 de agosto de 1756 seu exército bem preparado cruzou a fronteira e invadiram preventivamente Saxony, começando assim a Guerra dos Sete Anos, que durou até 1763. Ele enfrentou muitas críticas por seu ataque em Saxony neutro e para sua incorporação forçada das forças Saxônia para o exército prussiano na sequência da Cerco de Pirna em outubro 1756.

Diante de uma coalizão que incluía a Áustria, França, Rússia , Saxony, e Suécia, e tendo apenas a Grã-Bretanha e Hanover como seus aliados, Frederick mantidos por pouco Prússia na guerra, apesar de ter seus territórios invadidos repetidamente. Frederick era frequentemente no último suspiro. Em 06 de janeiro de 1762, ele escreveu para Contagem Karl-Wilhelm von Finck Finckenstein, "Devemos agora pensar em preservação para o meu sobrinho, por meio de negociação, o que quer que fragmentos do meu território, podemos salvar da avidez dos meus inimigos", o que significa, que ele estava decidido a procurar a morte de um soldado na primeira oportunidade.

Frederick estreita evita captura pelos cossacos em Kunersdorf de 1759

A morte repentina de Imperatriz Elizabeth da Rússia levou à sucessão do pro-Prussiana Peter III. Este " Milagre da Casa de Brandenburg "levou ao colapso da coalizão anti-Prussiana. Apesar de Frederico não ganhou nenhum território no que se seguiu Tratado de Hubertusburg, sua capacidade de reter Silesia durante as Guerras da Silésia fez dele ea Prússia popular em toda a muitos territórios de língua alemã.

No final de sua vida Frederick também envolveu Prússia na escala baixo Guerra da Sucessão da Bavária, em 1778, no qual ele abafou as tentativas austríacas para trocar o Países Baixos austríacos para Bavaria. Quando o Imperador Joseph II tentou o esquema novamente em 1784, Frederick criou o Fürstenbund, permitindo-se a ser visto como um defensor das liberdades alemãs, em contraste com o seu papel antes de atacar os Habsburgos imperiais.

Frederick antes da Batalha de Torgau, 1760

Frederick frequentemente conduziu suas forças militares pessoalmente e tinha seis cavalos filmados debaixo dele durante a batalha. Frederick é muitas vezes admirado como um dos maiores táticas gênios de todos os tempos, especialmente por seu uso do ordem oblíqua de batalha, em que um ataque é focado um flanco da linha adversária, permitindo uma vantagem local para uma força talvez global mais fraca. Ainda mais importante eram os seus sucessos operacionais, especialmente evitando a unificação dos exércitos inimigos numericamente superiores e estar no lugar certo na hora certa para manter exércitos inimigos fora do território núcleo prussiano. Em uma carta a sua mãe Maria Theresa, o co-regente austríaco Imperador Joseph II escreveu,

Quando o rei da Prússia fala sobre os problemas relacionados com a arte da guerra, que ele estudou intensivamente e em que ele leu todos os livros possíveis, então tudo é tenso, sólida e extraordinariamente instrutivo. Não há rodeios, ele dá prova factual e histórica das afirmações que ele faz, pois ele é bem versado em história ... Um gênio e um homem que fala admiravelmente. Mas tudo o que ele diz trai o valete.

Um exemplo do lugar que ocupa na história Frederick como um governante é visto em Napoleão Bonaparte , que viu o rei da Prússia como o maior gênio tático de todos os tempos; após a vitória do Napoleão Quarta Coligação em 1807, ele visitou o túmulo de Frederick em Potsdam e comentou com seus diretores, "cavalheiros, se este homem ainda estava vivo eu não estaria aqui". Frederico e Napoleão são talvez a mais admirada citado líderes militares em Clausewitz ' Em Guerra. Mais do que o uso de Frederico da ordem oblíqua, Clausewitz elogiou particularmente o movimento rápido e hábil de suas tropas.

Vitórias militares mais notáveis e decisivas Frederick o grande no campo de batalha eram as batalhas de Hohenfriedberg, Rossbach, e Leuthen.

Primeira Partição da Polônia

A República das Duas Nações , após a Primeira Partição (1772)

Frederick desenvolvido em um dos críticos mais vociferantes da sociedade polaca quando ele começou a preparar terreno para desmembramento da Polónia-Lituânia em 1752, o mais tardar, na esperança de ganhar ponte territorial entre Pomerania, Brandenburg e províncias da Prússia Oriental. Outros autores também referem-se a uma carta de 1731 o marechal de campo Dubislav Gneomar von Natzmer, onde Frederick tinha sugerido que o país estaria bem servido por anexando polonês Prússia, a fim de unir os territórios do Reino da Prússia. Da mesma forma, as máquinas de propaganda russos e prussianos tentou promover a resistência dos chamados dissidentes contra a maioria católica da Polônia.

De acordo com Scott, Frederick estava ansioso para explorar economicamente a Polónia como seu objetivo mais amplo de aumento da riqueza da Prússia. Scott vê esta como uma continuação de suas violações anteriores de território polonês em 1759 e 1761 e incursões dentro da Grande Polônia até 1765. Após a aquisição de matrizes a partir do qual a moeda da Polónia foi atingida ele emitiu aviltada moedas polonesas que levaram o dinheiro fora da Polónia em território Hohenzollern - estima-se que ele ganhou 25 milhões táleres de lucro, enquanto causando problemas monetários consideráveis para a Polónia.

Frederick por muitos anos circulou moeda falsa após a obtenção de moeda polaca morre durante a conquista da Saxônia. Seu mestre mint Veitel-Heine Efraim coordenou o processo e as moedas sem valor foram finalmente chamados efraimki (pol. 'Efraimettes') Ele também se opuseram tentativas de reforma política na Polónia, e suas tropas bombardearam portas personalizadas no Vístula, frustrando os esforços poloneses para criar um sistema fiscal moderno .

Imperatriz Catarina II tomou o Imperial Russo trono em 1762 após o assassinato de seu marido, Peter III. Catherine foi firme oposição à Prússia, enquanto Frederick desaprovou a Rússia, cujas tropas haviam sido autorizados a atravessar livremente a República das Duas Nações durante a Guerra dos Sete Anos. Apesar de não gostar de si os dois monarcas ', Frederick e Catherine assinou uma aliança defensiva em 11 de abril de 1764 que garantia o controle prussiano da Silésia em troca do apoio da Prússia para a Rússia contra a Áustria ou o Império Otomano . O candidato de Catherine para o trono polonês, Stanisław August Poniatowski, em seguida, foi eleito Rei da Polônia, em setembro do mesmo ano.

Rei Frederick II por Anna Dorothea Therbusch de 1772.

Frederick ficou preocupado, no entanto, depois que a Rússia ganhou influência significativa sobre a Polônia na Repnin Sejm de 1767, um ato que também ameaçou a Áustria ea Turcos otomanos. No que se seguiu Guerra Russo-Turca (1768-1774), Frederick suportado Catherine com um subsídio de 300 mil rublos com relutância como ele não queria que a Rússia se tornar ainda mais forte através das aquisições de território otomano. O rei da Prússia alcançou um reaproximação com o imperador Joseph eo chanceler austríaco Kaunitz.

Depois da Rússia tinha ocupado o Principados do Danúbio, o representante de Frederick, em São Petersburgo , seu irmão Henry, convencido de Frederick e Maria Theresa de que o equilíbrio de poder seria mantido por uma divisão tripartida da Comunidade Polaco-Lituana, em vez de a Rússia a tomar terra dos otomanos. No Primeira partição da Polônia em 1772, Frederick alegou a maior parte da província polonesa de Prússia Real. Prússia anexou 20.000 milhas quadradas (52.000 km 2) e 600 mil habitantes, o menor dos poderes de particionamento. No entanto, a província recém-criado de Prússia Ocidental conectado Prússia Oriental e Pomerania mais distante e controle Prússia concedido da boca do Rio Vístula. Embora Maria Theresa concordou relutantemente para a partição, Frederick comentou, "ela chora, mas ela toma".

Frederick convidou imigrantes alemães para reconstruir a província também na esperança de que deslocaria os poloneses. De acordo com o historiador alemão conservador Gerhard Ritter, Frederick II, guiada pelos interesses do Estado, mas não acreditando na importância da raça , preferiu introduzir operários e camponeses alemães ou Frisian, acreditando que eles sejam mais apto a construir uma nova civilização do que a "física e moralmente servos arruinados da Nobreza polonês ".

Frederick se tentou mais propaganda justificando as partições, retratando as províncias adquiridos como subdesenvolvidos e melhorada através de acordo regra-Prussiana Karin Friedrich estas alegações foram aceites por um longo tempo na historiografia alemã e às vezes ainda refletida em obras modernas. Conforme Christopher Clark, 54 por cento da área de e 75 por cento da população urbana eram étnicas protestantes alemães. Frederick no entanto, nunca justificou suas conquistas a nível nacional, ao contrário mais tarde, historiadores alemães nacionalista, do século 19. Nem ele o recurso à era da Cavaleiros Teutônicos para justificar reivindicações prussianas. Dismissive da cultura alemã contemporânea, Frederic foi em vez que exerce uma política imperialista, sob os interesses de seu estado de segurança. Os recém-adquirida territórios ligados Prússia com a Alemanha adequada, e foram de grande importância económica para a região. Segundo fontes polonesas, Frederick II resolvido 300.000 colonos em territórios que ele tinha conquistado, e executada germanização.

Frederick rapidamente começou a melhorar a infra-estrutura da Prússia ocidental, reforma do seu código administrativo e legal, e na melhoria do sistema escolar. 750 novas escolas foram construídas 1.772-1.775. Tanto Professores protestantes e católicos romanos ensinadas na Prússia Ocidental, e os professores e administradores foram encorajados a ser capaz de falar alemão e Polonês.

Frederick olhou para muitos de seus novos cidadãos com desprezo. Ele não tinha nada além de desprezo pelo szlachta, a nobreza polonesa numerosos, e escreveu que a Polónia tinha "o pior governo na Europa, com excepção da Turquia ". Ele considerou Prússia Ocidental como incivilizado como Colonial Canadá e comparou os camponeses polacos para o Iroquois. Autores polacos alegaram também que já durante seus primeiros dias Frederick detestava poloneses; referindo-se assim a eles em uma carta de 1735 como "sujos" e "macacos vis." Em uma carta a Henry, Frederick escreveu sobre a província que "é um muito bom e vantajoso aquisição, tanto de um financeiro e um ponto de vista político. A fim de excitar menos ciúme que eu diga a todos que em minhas viagens tenho visto apenas árvores areia, pinho, heath terra e judeus. Apesar de que há muito trabalho a ser feito; não há nenhuma ordem, e nenhum planejamento e as cidades estão em uma condição lamentável. "Muitos funcionários alemães também considerados os poloneses com desprezo. Frederick fez amizade Ignacy Krasicki, a quem ele pediu para consagrar Catedral de Santa Edwiges em 1773. Ele também aconselhou seus sucessores para aprender Polonês, a política seguida pela dinastia Hohenzollern até Frederick III não decidiu deixá- William II aprender a língua.

Modernização

Frederick conseguiu transformar Prússia de um remanso Europeia para um estado economicamente forte e politicamente reformada. Sua aquisição de Silesia foi orquestrado de modo a proporcionar incipientes da Prússia indústrias com matérias-primas, e ele protegeu estas indústrias com alta tarifas e restrições mínimas sobre o comércio interno. Canals foram construídos, incluindo entre o Vístula eo Oder, pântanos foram drenados para o cultivo agrícola, e novas culturas, tais como a batata ea nabo, foram introduzidos.

Frederico, o Grande inspeciona a colheita da batata

Frederick considerou sua recuperação de terras na Oderbruch como uma província conquistada em paz. Com a ajuda de especialistas franceses, ele reorganizou o sistema de impostos indirectos, o que proporcionou o estado com mais receita do que os impostos directos. Frederico, o Grande encomendado Johann Ernst Gotzkowsky para promover o comércio e para enfrentar a concorrência com a França, colocar uma fábrica de seda, onde logo de 1.500 pessoas encontraram emprego. Frederico, o Grande seguido as suas recomendações em matéria de direitos niveladores de pedágio e restrições à importação. Em 1763, quando Gotzkowsky quebrou durante uma crise financeira, que começou em Amsterdam, Frederick assumiu a sua fábrica de porcelana, conhecido como KPM, mas recusou-se a comprar mais de seus quadros.

Frederico, o Grande, durante o Guerra dos Sete Anos, pintura por Richard Knötel.

Uma das maiores realizações de Frederico incluía o controle de preços dos grãos, através do qual armazéns do governo permitiriam a população civil para sobreviver em regiões carentes, onde a colheita foi pobre.

Durante o reinado de Frederick, os efeitos da Guerra dos Sete Anos, e o ganho de Silesia mudou muito a economia. A circulação de dinheiro depreciado mantido os preços elevados. Revalorizar a Thaler, a Casa da Moeda Édito de maio 1763 foi proposto. Isso estabilizou as taxas de moedas depreciadas que não seriam aceites e previstas para os pagamentos de impostos em moeda de valor pré-guerra. Isto foi substituído no norte da Alemanha pela Reichsthaler, no valor de um quarto de um Conventionsthaler. Prússia usou um Thaler contendo um décimo quarto de uma marca Colônia de prata. Muitos outros governantes logo seguido os passos de Frederick em reformar suas próprias moedas, isso resultou em uma escassez de dinheiro pronto, reduzindo assim os preços.

Frederick deu o seu estado um moderno burocracia cujo esteio até 1760 era o poder Ministro da Guerra e das Finanças Adam Ludwig von Blumenthal, sucedido em 1764 por seu sobrinho Joachim que dirigia o ministério até o fim do reinado e além. Sistema de educação da Prússia era visto como um dos melhores da Europa. Frederick também aboliu tortura e o castigo corporal para a maioria dos casos.

Frederick começou a intitular-se "King of Prussia" após a aquisição da Prússia Real ( Prússia Ocidental) em 1772; o fraseado " Rei na Prússia "tinha sido usado desde a coroação de Frederico I, em Königsberg em 1701.

A tolerância religiosa

Frederick geral apoiaram a tolerância religiosa, incluindo a retenção de Jesuítas como professores em Silesia, Varmia, eo Netze District após a sua supressão por Papa Clemente XIV. Assim como Catarina II, Frederick reconheceu as habilidades educacionais jesuítas tiveram como um ativo para a nação. Ele estava interessado em atrair uma diversidade de competências para o seu país, seja de professores jesuítas, cidadãos huguenotes, ou comerciantes judeus e banqueiros, particularmente a partir de Espanha. Ele queria que o desenvolvimento em todo o país, especialmente em áreas que julgou como necessitando de um tipo particular de desenvolvimento. Assim, ele aceitou inúmeras tecelões protestantes de Bohemia, que estavam fugindo da regra devotamente católica de Maria Theresa. Frederick concedida a liberdade tecelões de impostos e serviço militar. Como um exemplo de tolerância de espírito prático, mas não totalmente sem preconceitos de Frederick, Frederick escreveu em seu Testamento politique que:

Temos muitos judeus nas cidades. Eles são necessários na fronteira com a Polônia porque nestas áreas sozinho Hebreus realizam comércio. Assim que você ficar longe da fronteira, os judeus se tornar uma desvantagem, eles formam panelinhas, eles tratam de contrabando e levantar-se a todos os tipos de truques rascally que são prejudiciais para os burgueses e mercadores cristãos. Eu nunca perseguiu ninguém de este ou qualquer outra seita [ sic]; Penso, no entanto, seria prudente prestar atenção, de modo que seus números não aumentam.

Judeus na fronteira polonesa foram encorajados a realizar todo o comércio que podiam e recebeu toda a protecção e apoio do rei como qualquer outro cidadão prussiano. O sucesso na integração dos judeus para as áreas da sociedade que Frederick encorajou-in pode ser visto pelo papel desempenhado pela Gerson von Bleichroder no financiamento de esforços de Bismarck para reunir Alemanha.

Sul, ou fachada jardim e corps de logis de Sanssouci

Como sob Frederick muito terreno baldio foi feita aráveis, a Prússia foi à procura de novos colonos. Frederick repetidamente enfatizou que a nacionalidade ea religião eram de nenhum interesse para ele.

Como muitas figuras de destaque na Idade das Luzes, Frederick era um Freemason e sua associação legitimada o grupo e protegidos contra a acusação de subversão.

Arquitetura

Frederick tinha famosos edifícios construídos em sua capital, Berlim, a maioria dos quais ainda existem hoje, como o Ópera Estatal de Berlim, a Biblioteca Real (hoje Biblioteca Estadual de Berlim), Catedral de Santa Edwiges, e Palácio do príncipe Henry (agora o local da Universidade Humboldt). No entanto, o rei preferiu gastar seu tempo em sua residência de verão em Potsdam, onde construiu o palácio de Sanssouci, o trabalho mais importante do norte alemão rococó . Sanssouci, o que se traduz do francês como "despreocupado" ou "sem preocupação", era um refúgio para Frederick. " Frederician Rococo "desenvolvido sob Georg von Wenzeslaus Knobelsdorff.

Música, artes e aprendizagem

O concerto da flauta de Sanssouci por Adolph Menzel, 1852, descreve Frederick que joga a flauta na sua sala de música em Sanssouci. CPE Bach acompanha-o no cravo.

Frederick era um músico talentoso que jogou a flauta transversal . Ele compôs 100 sonatas para flauta, bem como quatro sinfonias. O Hohenfriedberger Marsch, um marcha militar, foi supostamente escrito por Frederick para comemorar sua vitória no Batalha de Hohenfriedberg durante a Segunda Guerra Silesian. Seus músicos da corte incluído CPE Bach, Johann Joachim Quantz, Carl Heinrich Graun e Franz Benda. Uma reunião com Johann Sebastian Bach em 1747 em Potsdam levou à escrita de Bach A Oferenda Musical.

Frederick também aspirava a ser um Platônica filósofo rei como o Imperador romano Marcus Aurelius. O rei entrou para a Freemasons em 1738 e ficou perto do francês Iluminismo , correspondendo com algumas das suas figuras-chave, tais como Voltaire . A amizade pessoal de Frederico e Voltaire chegou a um fim desagradável após a visita de Voltaire para Berlim e Potsdam em 1750-1753, embora eles reconciliados de longe em anos posteriores.

Além de sua língua nativa, alemão, Frederick falava francês, Italiano, Inglês, Espanhol e Português; ele também entendeu latim, grego antigo e moderno e hebraico. Preferindo em vez disso cultura francesa, Frederick não gostava da língua alemã, literatura e cultura, explicando que os autores alemães "pilha parêntese sobre parêntese, e muitas vezes você encontrar apenas no final de uma página inteira do verbo do qual depende o significado de toda a sentença" . Sua crítica levou muitos escritores alemães para tentar impressionar Frederick com seus escritos em língua alemã e, assim, provar o seu merecimento. Muitos estadistas, incluindo Barão vom und zum Stein, também foram inspirados pelo estadista de Frederick.Johann Wolfgang von Goethedeu sua opinião de Frederick durante uma visita aEstrasburgo (Strassburg) escrevendo:

Bem, nós não tinha muito a dizer a favor da constituição do Reich; eu admiti que consistia inteiramente de maus usos lícitos, mas levantou-se, portanto, a mais elevada sobre a actual Constituição francesa, que está operando em um labirinto de maus usos ilícitos, cujo governo exibe suas energias nos lugares errados e, portanto, tem de enfrentar o desafio que uma profunda alteração do estado de coisas é amplamente profetizou. Em contraste, quando olhamos para o norte, a partir daí brilhou Frederick, a Estrela Polar, em torno dos quais a Alemanha, Europa, até mesmo o mundo parecia girar ...

Flora e fauna

Frederico, o Grande, fundou a primeira escola veterinária na Alemanha. Incomum para sua época e origem aristocrática, ele criticou a caça como cruel, rude e ignorante. Ele amava cães e seu cavalo e queria ser enterrado com seus galgos. Em 1752, ele escreveu para sua irmã que as pessoas indiferentes aos animais fiéis não seria mais grato a outros seres humanos e que era melhor ser demasiado sensível do que muito dura. Ele também foi perto da natureza e emitiu decretos para proteger as plantas.

Berlin Academy

Primeira entrevista de Frederick comVoltaire( Revista mensal nova do harpista, Vol.40, 1870).

Aarsleff observa que antes Frederick chegou ao trono em 1740, a Academia Prussiana de Ciências (Berlin Academy) foi ofuscada por organismos semelhantes em Londres e Paris. Frederick fez do francês a língua oficial e filosofia especulativa o tema mais importante do estudo. A associação foi forte em matemática e filosofia e incluiu Immanuel Kant , Jean D'Alembert, Pierre-Louis de Maupertuis, e Etienne de Condillac. No entanto, a Academia estava em crise por duas décadas em meados do século, devido a escândalos e rivalidades internas, como os debates entre newtonianismo e vistas leibnizianas eo conflito de personalidade entre Voltaire e Maupertuis. Em um nível superior Maupertuis, o diretor 1746-1759 e monarquista, argumentou que a ação dos indivíduos foi moldada pelo caráter da instituição que os continha, e eles trabalharam para a glória do estado. Em contrapartida d 'Alembert tomou um republicano ao invés de abordagem monárquico e enfatizou a internacional República das Letras como o veículo para o avanço científico. Em 1789, no entanto, a academia tinha ganhado uma reputação internacional ao fazer grandes contribuições para a cultura alemã e pensamento. Frederick convidou Joseph-Louis Lagrange para ter sucesso Leonhard Euler na Academia de Berlim; ambos eram matemáticos de classe mundial. Outros intelectuais atraídos para o reino do filósofo foram Francesco Algarotti, d'Argens, e Julien Offray de La Mettrie. Immanuel Kant publicou escritos religiosos em Berlim que teriam sido censurados no resto da Europa.

Anos mais tarde

Em 1785, Frederick II assinou um Tratado de amizade e comércio com o Estados Unidos da América , reconhecendo a independência dos Estados Unidos. O acordo incluía uma cláusula de romance, em que os dois líderes dos poderes executivos dos dois países garantida uma detenção especial e humana para prisioneiros de guerra Perto do fim de sua vida Frederick cresceu cada vez mais solitário. Seu círculo de amigos em Sanssouci gradualmente morreram sem substituições, e tornou-se cada vez mais crítico Frederick e arbitrária, para a frustração do serviço e diretor corps civil. A população de Berlim sempre aplaudiu o rei quando ele voltou para a cidade de passeios provinciais ou comentários militares, mas Frederick não tinha prazer de sua popularidade com o povo comum, preferindo a companhia de seus animais de estimação galgos italianos, a quem ele se referia como seu ' marquises de Pompadour "como uma provocação ao amante real francesa. Frederick morreu em uma poltrona em seu estudo no palácio de Sanssouci em 17 de agosto de 1786.

Sepultura de Frederick em Sanssouci

Frederick tinha desejava ser enterrado ao lado de seus galgos no terraço vinha do lado do corps de logis de Sanssouci. Seu sobrinho e sucessor Frederico Guilherme II, em vez ordenou que o corpo fosse enterrado ao lado de seu pai na Igreja Garrison Potsdam. Perto do fim da II Guerra Mundial, Adolf Hitler ordenou que os caixões de Frederick e Frederick William I, bem como os de Paul von Hindenburg e sua esposa, transferido primeiro para um bunker subterrâneo perto de Berlim, em seguida, escondido em uma mina de sal perto do cidade de Bernrode, Alemanha, para protegê-los da destruição. O exército dos EUA descobriu as quatro caixões em 27 de abril de 1945, atrás de uma de 6 pés de espessura (1,8 m) da parede de alvenaria nas profundezas da mina, e mudou-los para o porão de Marburg Castelo , um ponto de coleta para recuperar "tesouro" nazista. Como parte de um projeto secreto chamado de "Operação Bodysnatch", o Exército dos EUA mudou-se ambos os reis primeira para a Igreja Elisabeth de Marburg e em seguida, para Burg Hohenzollern perto da cidade de Hechingen. Após a reunificação alemã , o corpo de Frederick William foi sepultado no Mausoléu Kaiser Friedrich em Sanssouci da Igreja da Paz.

No 205o aniversário de sua morte, em 17 de Agosto de 1991, de Frederick caixão estava em estado no tribunal de honra de Sanssouci, coberto por uma bandeira prussiano e escoltado por uma Bundeswehr guarda de honra. Após o anoitecer, o corpo de Frederick foi finalmente colocado para descansar no terraço do vinhedo de Sanssouci, sem pompa, de acordo com sua última vontade ("... Im übrigen vai ich, foi meine anbetrifft Pessoa, em Sanssouci beigesetzt werden, ohne Prunk , ohne Pomp und bei Nacht ... "(1757)).

Frederick na cultura popular

Napoleonvisita (primeiro) sarcófago de Frederico na cripta daIgreja Garrison, Potsdam.
5 DM moeda comemorativa emitida pela República Federal da Alemanha (1986) desenhado porCarl Vezerfi-Clemm no 200º aniversário da morte de Frederico, o Grande

Locais

King of Prussia, Pensilvânia, é nomeado após o rei da Prússia Inn, em si nomeado em honra de Frederick.

Prússia Street, emDublin, na Irlanda, tem o nome de Frederico, o Grande.

Filmes alemães

O Grande Rei (em alemão: "Der König Große" ) é um 1942 Alemão filme de drama dirigido por Veit Harlan e estrelado por Otto Gebühr. Ela retrata a vida de Frederico, o Grande. Ele recebeu o "Filme da Nação" rara distinção. Otto Gebühr também jogou o Rei em muitos outros filmes.

Filmes com Otto Gebühr como Frederico, o Grande
  • 1920:Morre Tänzerin Barbarina- diretor:Carl Boese
  • 1921-1923:Fridericus Rex- diretor: Arzén von Cserépy
Teil 1 - Sturm und Drang
Teil 2 - Vater und Sohn
Teil 3 - Sanssouci
Teil 4 - Schicksalswende
  • 1926:Die Mühle von Sans Souci- diretor: Siegfried Philippi
  • 1928:Der alte Fritz - 1. Teil Friede- diretor:Gerhard Lamprecht
  • 1928:Der alte Fritz - 2. Teil Ausklang- diretor: Gerhard Lamprecht
  • 1930:Das Flötenkonzert von Sanssouci-Diretor:Gustav Ucicky
  • 1932:Morre Tänzerin von Sans Souci- diretor:Friedrich Zelnik
  • 1933:Der Choral von Leuthen- Diretor:Carl Froelich
  • 1936.Heiteres und Ernstes um den großen König- Diretor:Phil Jutzi
  • 1936:Fridericus- diretor:Johannes Meyer
  • 1937:Das schöne Fräulein Schragg- diretor:Hans Deppe
  • 1942:Der große König- diretor: Veit Harlan

No filme alemão 2004 Der Untergang ( Downfall ), Adolf Hitler é mostrado sentado em um quarto escuro forlornly olhando para uma pintura de Frederick, possivelmente uma referência à esperança de desvanecimento do ditador para outro milagre da Casa de Brandenburg. Isto é baseado em um incidente testemunhado por Rochus Misch.

O alemão 2012 tv-filmeFriedrich - ein deutscher König(Frederick - um rei alemão) estrelou os atores do sexo feminino Katharina Thalbach e sua filha Anna Thalbach nos papéis protagonista como o velho eo jovem rei respectivamente.

Representação emBarry Lyndon

Embora Frederick nunca é visto na tela, ele é mencionado várias vezes no filme de 1975 de Stanley Kubrick Barry Lyndon . No filme, ele é referido como "o grande e ilustre Frederick" e seu exército está elogios e críticas, como nesta citação: "Durante os cinco anos que a guerra já tinha durado, o grande e ilustre Frederick tinha tão exausto os homens de seu reino que ele teve que empregam dezenas de recrutadores que hesitariam em nenhum crime, incluindo seqüestro, ao sustento fornecido esses regimentos brilhantes de sua com alimentos para o pó. "

Outro

Frederick foi incluído na Civilizaçãosérie de jogos de computador, jogos de computador Age of Empires III, Empire Earth II, Empire: Total War, e os jogos de tabuleiro Friedriche soldado Reis.

Frederick é o principal protagonista na comédia webcomic absurdoFrederico, o Grande: A mais lamentável comédia que rompe Espaço e Tempo.

Árvore genealógica

Frederick William
eleitor de Brandemburgo
 
Louise Henriette de Orange-Nassau
 
 
Ernesto Augusto
Eleitor de Brunswick-Lüneburg
 
Sophia
do Palatino
 
 
George William
duque de Brunswick-Lüneburg
 
Eleonore d'Esmier d'Olbreuse
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sophia Charlotte
de Hanover
 
 
 
George I
da Grã-Bretanha
 
 
 
Sophia Dorothea
de Celle
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Frederick William I da Prússia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sophia Dorothea de Hanover
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Frederico II da Prússia

Antepassados

 
 
 
3. Princesa Sophia Dorothea de Hanover
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14. George William, duque de Brunswick-Lüneburg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
29. Landgravine Anne Eleonore de Hesse-Darmstadt = 21, 25
 
 
 
 
 
 
 
7. Sophia Dorothea de Celle
 
 
 
 
 
 
 
 
15. Éléonore Desmier d'Olbreuse
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
31. Jacquette Poussard du Bas Vandré
 
 
 
 
 
 

Títulos, estilos, honras e braços

Títulos e estilos

  • 24 de janeiro de 1712 - 31 de maio de 1740 -Sua Alteza Realo Príncipe Herdeiro
  • 31 de maio de 1740 - 19 de fevereiro de 1772 -Sua Majestadeo Rei da Prússia
  • 19 de fevereiro de 1772 - 17 de agosto de 1786 -Sua Majestadeo Rei da Prússia

Honras

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Frederick_the_Great&oldid=547121365 "