Conteúdo verificado

Projeto GNU

Assuntos Relacionados: programação informática ; Software

Fundo para as escolas Wikipédia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. SOS Children é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

O Projeto GNU é um software livre, projeto de colaboração em massa, anunciado em 1983 por Richard Stallman . Ele iniciou a GNU sistema operacional, desenvolvimento de software para o qual começou em janeiro de 1984. O objetivo fundação do projeto foi, nas palavras de seu anúncio inicial, a desenvolver "uma quantidade suficiente de software livre [...] para se dar bem sem qualquer software que é não livre ".

Para que isso aconteça, o Projeto GNU começou a trabalhar em um sistema operacional chamado GNU . GNU é um acrônimo recursivo que significa "Not Unix do GNU". Com o Kernel do Linux que está sendo liberado sob a GNU General Public License em 1992, o projeto GNU não se baseou em qualquer software proprietário para executar.

O trabalho atual do Projeto GNU inclui desenvolvimento de software, sensibilização e campanhas políticas.

Filosofia e ativismo

Embora a maior parte da produção do Projeto GNU é de natureza técnica, que foi lançado como uma iniciativa social, ético e político. Além de produzir software e licenças, o Projeto GNU publicou um grande número de escritos filosóficos, a maioria dos quais são de autoria de Richard Stallman .

Desenvolvimento do sistema operacional

O primeiro objetivo do projeto GNU era fazer um sistema operacional de software livre toda existir. Visando este objectivo, colaboradores do projeto começou a escrever um sistema operacional. O objetivo foi alcançado em 1992, sem o Projeto GNU tendo tido para terminar completamente seu sistema operacional planejada. Um kernel de terceiros, chamado Linux, preencheu a última lacuna, então todo um sistema operacional de software livre foi concluído sem a FSF ter que terminar o kernel ele estava trabalhando, GNU Hurd. Linux foi desenvolvido a partir de gcc e outras ferramentas de programação gnu. Sem as ferramentas de programação gnu, desenvolvedores de software livre teria que pagar o custo de usar ferramentas desenvolvidas comercialmente caros eo sistema operacional resultante pode ter sido limitado por patentes e / ou questões de direitos autorais; no mínimo, o sistema operacional e seu mantenedor estaria sujeita aos caprichos de um fornecedor de software comercial.

Projetos estratégicos

A partir de meados dos anos 1990 em diante, com muitas empresas que investem no desenvolvimento de software livre, a Da Free Software Foundation redirecionado seus fundos para o apoio jurídico e político de desenvolvimento de software livre. Desenvolvimento de software a partir desse ponto focado na manutenção de projetos existentes e iniciar novos projetos apenas quando houve uma ameaça aguda à comunidade de software livre; ver Alta prioridade projetos de software livre.

GNOME

Um exemplo é o GNOME desktop. Este esforço de desenvolvimento foi lançado pelo Projeto GNU porque um outro sistema de desktop, KDE, estava se tornando populares, mas os usuários necessários para instalar determinado software proprietário. Para impedir as pessoas de serem tentados a instalar esse software proprietário, o Projeto GNU lançado simultaneamente dois projetos. Um deles foi o Kit de ferramentas harmonia. Esta foi uma tentativa de fazer uma substituição de software livre para o software proprietário que KDE dependia. Se este projeto foi bem-sucedido, o problema com o KDE teria ido. O segundo projeto foi GNOME, que abordou a mesma questão de um ângulo diferente. O objetivo foi fazer uma substituição para o KDE, um que não tem quaisquer dependências de software proprietário. O projeto Harmony não fez muito progresso, mas o GNOME desenvolvido muito bem. Eventualmente, o componente proprietário que KDE dependia ( Qt) foi lançado como software livre.

Ranger

Outro exemplo é Gnash. Gnash é um software para jogar animações que são distribuídos no Formato Adobe Flash. Esta foi marcado como um projecto prioritário pelo GNU porque foi visto que muitas pessoas estavam a instalar um sistema operacional de software livre e usando um web-browser software livre, mas, em seguida, foram também instalar o plug-in de software proprietário da Adobe.

Reconhecimento

  • 2001: USENIX Lifetime Achievement Award
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=GNU_Project&oldid=213696062 "