Conteúdo verificado

Galah

Assuntos Relacionados: Birds

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Galah
Masculino, Em Tasmânia, Austrália
Estado de conservação

Preocupação menor ( IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Superfamília: Cacatuoidea
Família: Cacatuidae
Subfamília: Cacatuinae
Tribo: Cacatuini
Género: Eolophus
Bonaparte, 1854
Espécie: E. roseicapilla
Nome binomial
Roseicapilla de Eolophus
Vieillot, 1817
Faixa de Galah (em vermelho; residente durante todo o ano)
Sinônimos

Cacatua roseicapilla Vieillot, 1817

O Galah (pron .: / ɡ ə l ɑː /), Roseicapilla de Eolophus, também conhecida como o Cockatoo de Rosa-breasted, Cockatoo de Galah, Cockatoo róseo ou rosa e cinza, é um dos mais comum e difundido cacatuas, e pode ser encontrada em terreno aberto em quase todas as partes do continente Austrália .

É endémica no continente e foi introduzido para a Tasmânia, onde seu rosa distintivo e plumagem cinza e seu comportamento corajoso e forte torná-lo uma visão familiar em o mato e cada vez mais em áreas urbanas. Ele parece ter beneficiado com a mudança na paisagem desde a colonização europeia e pode estar substituindo o Cacatua-rosa em algumas partes da sua gama.

O termo galah é derivado de gilaa, uma palavra encontrada em Yuwaalaraay e vizinhos Línguas aborígenes.

Descrição

Feminino, nota avermelhado olho

Galahs são cerca de 35 cm (14 polegadas) de comprimento e pesar 270-350 g. Eles têm um cinza pálido a meados de cinza de volta, um traseiro cinza pálido, uma cara-de-rosa e no peito, e um celular rosa claro crista. Eles têm um bico cor-de-osso ea pele nua dos anéis de olho é Carunculated. Eles têm pernas cinzento. Os sexos parecem semelhantes, porém as aves adultas geralmente diferem na cor da íris; o macho tem castanho muito escuro (quase preto) íris, ea fêmea tem íris meados de marrom ou vermelho. As cores dos juvenis são mais maçantes do que os adultos. Os juvenis têm baús acinzentados, coroas, e cristas, e eles têm íris marrom e anéis de olho nu esbranquiçadas, que não são Carunculated.

Distribuição e habitat

A Galah juvenil que alimenta em um gramado Metropolitan em Sydney, Austrália
Juvenil em Wamboin, NSW

Galahs são encontrados em todos os estados australianos, e estão ausentes somente das áreas mais secas e no extremo norte da Península do Cabo Iorque. Ainda é incerto se eles são nativos da Tasmania, apesar de serem localmente comum hoje em dia, especialmente em áreas urbanas. Eles são comuns em algumas áreas metropolitanas, por exemplo Adelaide , Perth e Melbourne , e comum a abundante em ambientes abertos que oferecem pelo menos algumas árvores espalhadas para abrigo. As mudanças provocadas pela Assentamento europeu, um desastre para muitas espécies, foram altamente benéficas para o galah por causa do desmatamento de florestas em áreas férteis ea disponibilização de pontos de estoque de rega em zonas áridas.

Bandos de galahs, muitas vezes, se reúnem e forragem a pé para o alimento em áreas gramadas abertos.

Classificação

A classificação do Galah foi difícil. Ele foi separado na monotypic genus Eolophus, mas as novas relações não eram claras. Há semelhanças morfológicas óbvias entre o galah e as cacatuas branco que compõem o gênero Cacatua e de fato o galah foi inicialmente descrito como Cacatua roseicapilla. Primeiros DNA estudos aliada a galah com o periquito ou colocou perto de algumas espécies Cacatua de aparência completamente diferente. Em consequência, pensava-se que os ancestrais do galah, o periquito e Cockatoo de Mitchell principal divergiu do principal linha cacatua branca em algum momento antes de radiação principal desse grupo; este foi realmente correto, exceto para a colocação do periquito. A ignorância desse fato, no entanto, levou a tentativas de resolver a história evolutiva e pré-histórico biogeografia da cacatuas, que acabaram por se revelar infrutífera, porque eles foram baseados em suposições inválidas para começar.

Coube ao estudo da Brown & Toft (1999) para comparar os dados disponíveis anteriormente com o seu mitocondriais 12S rRNA pesquisa sequência e resolver o problema. Hoje, a galah é visto, juntamente com cacatua-rosa, como uma divergência início da linhagem branco cacatua que não perderam completamente sua capacidade de produzir uma rosa global (Major Mitchell) ou rosa e cinza plumagem (galah) corpo, enquanto já sendo de cor clara e não-dimorfismo sexual. O significado destes dois (e outros) caracteres compartilhados pela Cacatuinae tinha sido explicado anteriormente afastado em estudos anteriores por aplicação estrita das parcimônia em dados mal interpretados.

Subespécies

Três subespécies são normalmente reconhecidas. Há uma ligeira variação nas cores da plumagem, e na medida do carunculation dos anéis de olho entre três subespécies. A forma do Sudeste, E. r. albiceps, é claramente distinta do corpo mais pálido- Western Australian nomear subespécies, E. r. Roseicapillus, embora a extensão ea natureza da zona híbrida central permanece indefinido. A maioria das aves de estimação fora da Austrália são a forma do Sudeste. A terceira forma, E. r. kuhli, encontrado do outro lado da parte norte do continente, tende a ser um pouco menor e se distingue de albiceps por diferenças na forma e cor da crista, apesar de seu status como uma subespécie válidos é incerto.

Criação

Feminino E. r. albiceps exibindo seu crista fora de seu ninho em Tasmânia, Austrália

O Galah nidifica em cavidades de árvores. Os ovos são brancos e há normalmente dois ou cinco em uma embreagem. Os ovos foram incubados durante cerca de 25 dias, e tanto o macho e fêmea quota da incubação. Os filhotes deixam o ninho cerca de 49 dias após a eclosão.

Como a maioria dos outros cacatuas, Galahs criar laços fortes ao longo da vida com os seus parceiros.

Híbridos

A Galah x Corella híbrido.

Cruzes de raça Aviary de galahs e Cockatoos do major Mitchell foram criados em Sydney, com as asas afiladas do galah e a crista e cores do major Mitchell, bem como o seu grito lamentoso. O Galah também tem sido mostrado para ser capaz de hibridação com o Cockatiel , produzindo descendentes descrito pela mídia como 'Galatiels'. Galahs são conhecidos para se juntar a bandos de Pouco Corellas (Cacatua sanguinea), e são conhecidos por produzir com eles também.

Homônimo

  • Gulargambone, New South Wales

Textos citados

  • Dixon, RMW; Moore, Bruce; Ramson, WS; Thomas, Mandy (2006) Palavras aborígenes australianas em Inglês:. (.. 2ª ed ed) Sua origem e significado. Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-554073-5.  
  • Forshaw, Joseph M. (2006) Papagaios do mundo.; um guia de identificação. Ilustrado por Frank Knight. Princeton University Press. ISBN 0-691-09251-6.  
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Galah&oldid=548813698 "