Conteúdo verificado

Gênero

Disciplinas relacionadas: Biologia

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Em biologia , um género (plural: gêneros) é um de baixo nível classificação taxonómica utilizada na classificação biológica de vida e de fósseis de organismos , o que é um exemplo de definição por gênero e diferença específica. Gêneros e níveis taxonômicos superiores, tais como as famílias são usados em estudos de biodiversidade, especialmente em estudos de fósseis desde espécies nem sempre pode ser identificada com confiança e gêneros e famílias geralmente têm intervalos estratigráficos mais do que as espécies.

O termo vem do latim que significa gênero "descida, família, tipo, gênero", cognato com grego : γένο ς - genos ", corrida, estoque, kin".

LifeGenusSpecies
A hierarquia de classificação biológica 's oito grandes fileiras taxonômicos. A família contém um ou mais géneros. Rankings menores intermediárias não são mostrados.

A composição de um género é determinada por um taxonomista. As normas para a classificação gênero não são estritamente codificada, as autoridades de modo diferente, muitas vezes produzir diferentes classificações de géneros. Na hierarquia do sistema de classificação binomial, gênero vem acima espécies e abaixo família.

Histórico

Joseph Pitton de Tournefort (1656-1708), um botânico francês, é considerado "o fundador do moderno conceito de gêneros".

Nome genérico

O nome científico de um gênero pode ser chamado o nome genérico ou epíteto genérico: é sempre em maiúsculas. Ela desempenha um papel fundamental na nomenclatura binomial , o sistema de nomenclatura biológica.

Nomenclatura binomial

As regras para nomes científicos são estabelecidas no Códigos da nomenclatura; dependendo do tipo de organismo e do Reino que pertence, um código diferente pode aplicar, com regras diferentes, estabelecidas em uma terminologia diferente. As vantagens de científico sobre nomes comuns são de que eles são aceitos pelos falantes de todas as línguas, e que cada espécie tem apenas um nome. Isso reduz a confusão que pode surgir a partir da utilização de um nome comum para designar coisas diferentes em lugares diferentes (exemplo alces), ou a partir da existência de vários nomes comuns para uma única espécie.

É possível que um género a ser atribuído a um reino governado por um particular Código da Nomenclatura por um taxonomista, enquanto outros taxonomistas atribuí-la a um reino governado por um código diferente, mas esta é a exceção, não a regra.

Pivotal na nomenclatura binomial

O nome genérico é um componente dos nomes dos táxons de escalão inferior. Por exemplo, Canis lupus é o nome científico do lobo cinzento , uma espécie, com Canis o nome genérico para o cão e seus parentes próximos, e com lúpus particulares (específicos) para o lobo (lúpus é escrito em minúsculas). Da mesma forma, Canis lupus familiaris é o nome científico para o cão doméstico .

Unidades taxonômicas em postos mais altos têm, frequentemente, um nome que é baseado em um nome genérico, como o nome de família Canidae, que se baseia na Canis. No entanto, nem todos os nomes em postos mais altos são, necessariamente, com base no nome de um género: por exemplo, Carnívoro é o nome para o fim a que o cão pertence.

Nomes idênticos utilizados para gêneros diferentes

Um género em um reino é permitido a suportar um nome científico que está em uso como um nome genérico (ou o nome de um taxon em outra classificação) em um reino que é regida por um código de nomenclatura diferente. Embora isto não é recomendado tanto pela Código Internacional de Nomenclatura Zoológica eo Código Internacional de Nomenclatura Botânica, há cerca de cinco mil nomes em uso em mais de um reino. Por exemplo, Anura é o nome do ordem de rãs , mas é também o nome de um gênero de plantas (embora não seja atual: é um sinónimos); Aotus é o gênero de ervilhas douradas e macacos noite; Oenanthe é o gênero de wheatears e dropworts água, Prunella é o gênero de accentors e auto-curar, e Proboscidea é da ordem de elefantes e do género de a garra do diabo.

Dentro do mesmo reino um nome genérico pode aplicar a um único gênero. Isso explica por que o ornitorrinco gênero é nomeado Ornithorhynchus - George Shaw denominou-o Platypus em 1799, mas o nome Platypus já tinha sido dado a um grupo de besouros ambrosia por Johann Friedrich Wilhelm Herbst em 1793. Nomes com a mesma forma, mas aplicando a taxa diferentes são chamados de homônimos. Desde besouros e ornitorrincos são ambos membros do reino Animalia, o nome ornitorrinco não poderia ser utilizado para ambos. Johann Friedrich Blumenbach publicou o nome de substituição Ornithorhynchus em 1800.

Tipos e géneros

Por causa das regras de atribuição de nomes científicos, ou " nomenclatura binomial ", cada um dos géneros deve ter um designado escreva, embora, na prática, há um acúmulo de nomes antigos que podem ainda não têm um tipo. Em zoologia este é o escreva espécies; o nome genérico está permanentemente associado com a escreva exemplar de sua espécie tipo. Caso este espécime vir a ser atribuído a outro gênero, o nome genérico ligado a ela se torna uma sinônimo júnior, e os restantes taxa na antiga necessidade género de ser reavaliada.

Veja a classificação científica e códigos de nomenclatura para mais detalhes sobre este sistema. Veja também Tipo de género.

Orientações

Não há regras rígidas e rápidas que um taxonomista tem de seguir para decidir o que faz eo que não pertence a um género particular. Isso não significa que não há um terreno comum entre taxonomistas em que constitui uma "boa" gênero. Por exemplo, algumas regras de polegar para delimitar um gênero são apresentadas na Gill. De acordo com estes, um género devem cumprir três critérios para ser descritiva útil:

  1. monophyly - todos os descendentes de um ancestral taxon são agrupados;
  2. compacidade razoável - um género não deve ser expandida desnecessariamente; e
  3. distinção - no que diz respeito de critérios evolutivamente relevantes, isto é, ecologia , morfologia, ou biogeografia; Note que Sequências de DNA são uma conseqüência e não uma condição da divergentes linhagens evolutivas, exceto nos casos em que eles inibem diretamente fluxo gênico (por exemplo, barreiras postzygotic ).

Nomenclatura

... As dificuldades que ocorrem na nomenclatura genérica: casos semelhantes são abundantes, e tornar-se complicada pelas diferentes visões tiradas da matéria pelos diferentes taxonomistas.

Prof. CS Rafinesque. 1836

Nenhum dos códigos da Nomenclatura exigir que tais critérios para a definição de um género, porque estes estão preocupados com as regras de nomenclatura, não com taxonomia. Estes regulam nomenclatura formal, apontando para nomes científicos universais e estáveis.


Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Genus&oldid=553637596 "