Conteúdo verificado

Geografia do Mali

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Mapa de Mali
Imagem de satélite do Mali
Topografia do Mali

Mali é um país sem litoral em África Ocidental , localizada a sudoeste da Argélia , que se estende ao sul-oeste do sul do Sahara através do SAEL ao Zona de savana sudanesa.

A cerca de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, o Mali é comparável em tamanho a África do Sul e é quase duas vezes o tamanho do estado americano do Texas. Mali partes de um total de 7.243 km de fronteiras terrestres com sete estados que fazem fronteira: Argélia (1.376 quilômetros) ao norte e nordeste, Níger (821 quilômetros) ao leste, Burkina Faso (1.000 km) a sudeste, Côte d'Ivoire ( 532 quilômetros) ao sul, Guiné (858 quilômetros) ao sudoeste, e Senegal (419 km) e Mauritânia (2.237 km) a oeste.

Topografia

Território do Mali abrange três zonas naturais: a zona sul cultivada sudanês, zona semi-árida do Sahel central e zona saariana árido do norte. O terreno é principalmente cerrado no sul e plana para planícies ou planalto (200-500 metros de altitude), no norte de rolamento. Há colinas escarpadas no nordeste, com altitudes de até 1.000 metros. Deserto ou semi-deserto cobre cerca de 65 por cento da área do país. O rio Níger cria um grande e fértil delta interior como arcos nordeste através de Mali da Guiné antes de virar para o sul e, eventualmente, de desaguar no Golfo da Guiné.

O Niger (com 1,693 km em Mali) e Senegal são dois maiores rios do Mali. O Níger é geralmente descrito como força vital do Mali, uma fonte de alimento, água potável, irrigação e transporte.

Ponto mais baixo do país é na Rio Senegal (23 m) e seu ponto mais alto é Hombori Tondo (1155 m).

Clima

Classe de clima do Mali de subtropical no sul, até árido no norte. O país é predominantemente seco, com 4-5 meses de estação chuvosa. Em Bamako, a uma altitude de 340 metros (1.115 pés) acima do nível do mar, as temperaturas variam geralmente 16-39 ° C (60,8-102,2 ° F). Janeiro é o mês mais frio, com temperaturas variando de 16 a 33 ° C (60,8-91,4 ° F), e Abril é o mês mais quente, com temperatura média de 34 a 39 ° C (93,2-102,2 ° F). A precipitação anual média em Bamako 1120 milímetros (44,1 in). Os meses mais secos são dezembro e janeiro, com chuvas zero. O mês mais chuvoso é agosto, que calcula a média 220 milímetros (8,7 in) de chuva. A maior parte do país recebe precipitação insignificante, e as secas são um problema recorrente. Durante as estações secas, a quente, carregado de pó neblina harmattan também é comum. Inundação do rio Níger ocorre regularmente na estação chuvosa (cerca de junho / julho-novembro / dezembro).

Geologia

A área de Mali consiste principalmente de vastas planícies de granito e xisto coberto por arenito e aluvião de quartzo . Mali estende mais de duas principais estruturas geológicas, o Oeste Africano craton no oeste eo escudo Tuareg no sudeste, que se reuniram no final do Pré-Cambriano era entre 600 e 550 milhões de anos atrás. A zona de sutura está a oeste da Adrar des Ifoghas montanhas. As rochas subjacentes do Cráton Oeste Africano são cobertos no noroeste por sedimentos do Bacia Taoudeni, com dois principais afloramentos de rochas cristalinas no escudo Reguibat norte em Mauritânia eo escudo Leo sul que inclui a Bougouni e Kaneiba afloramentos, os quais contêm minerais valiosos. Também pode haver reservas de petróleo na bacia do Taoudeni.

Uso da terra

Sessenta e cinco por cento da área terrestre do Mali é deserto ou semi-deserto. De acordo com estimativas, em 1998, apenas 3,8 por cento da área do Mali pode ser classificada como terra arável, e menos de 0,1 por cento foi plantada com culturas permanentes nesse ano. Mali foi estimado para ter 1.380 quilômetros quadrados de terra irrigada em 1998.

Questões ambientais

Mali enfrenta numerosos desafios ambientais, incluindo a desertificação, desmatamento, erosão do solo, seca, e suprimentos inadequados de água potável. O desmatamento é um problema especialmente grave e crescente. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a população do Mali consome 6 milhões de toneladas de madeira por ano para madeira e lenha. Para atender a essa demanda, 400.000 hectares de cobertura de árvores são perdidos anualmente, garantindo praticamente a destruição das florestas de savana do país.

Mali é um partido de tratados internacionais sobre a Biodiversidade , Mudança Climática, Desertificação, Via de extinção, Direito do Mar, Ozono Protecção Layer, e Wetlands. Ele assinou, mas não ratificou: o Protocolo de Kyoto eo Proibição Total de Ensaios Nucleares.

Perigos naturais

Perigos naturais em Mali incluem:

  • Deserto tempestades de areia no norte do país
  • Poeira carregada vento harmattan é comum durante as estações secas, trazendo uma névoa de poeira que podem aterrar aviões e danificar computadores e eletrônicos sensíveis e máquinas, bem como doenças respiratórias agravantes.
  • Recorrentes secas
  • Incêndios florestais no sul
  • Ocasionais inundações , por exemplo, em Julho de 2007.
  • Tropicais trovoadas no sul, o que pode trazer vento e danos causados por relâmpagos, bem como inundações repentinas.
  • Ocasional inundações rio Níger
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Geography_of_Mali&oldid=364367650 "