Conteúdo verificado

Geografia da Tanzânia

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Mapa da Tanzânia
Imagem de satélite da Tanzânia
Mapa topográfico da Tanzânia

Da Tanzânia geografia é uma das mais variada e única no mundo; ele contém África ponto 's mais alto, o Monte Kilimanjaro (5.895 m / 19.341 pés), bem como lagos, montanhas e muitos parques naturais.

O nordeste da Tanzânia é montanhosa, e inclui Mount Meru eo Monte Kilimanjaro, sendo que ambos são vulcões ativos . A beleza natural do Kilimanjaro, bem como o fato de que ele tem o pico mais alto da África, atrai milhares de turistas a cada ano.

A oeste das montanhas é Parque Nacional Serengeti, famosa por sua migração anual de milhões de barba branca gnus , bem como a sua abundância de leões , leopardos, elefantes , rinocerontes e búfalos . Perto das mentiras parque Olduvai Gorge, onde muitos dos mais antigos fósseis de hominídeos e artefatos foram encontrados. Também nesta zona Norte são um número de lagos de sal, incluindo Lago Natron um importante local de reprodução para flamingos e um ecorregião em seu próprio direito ( Halophytics da África Oriental).

Mais a oeste é Lago Victoria , no Quênia - Uganda -Tanzania fronteira. Este é o maior lago da África e é habitualmente apontado como a fonte do Nilo. Southwest deste, separando Tanzânia a partir da República Democrática do Congo , é o lago Tanganica . Este lago é estimada para ser a segunda mais antiga (e segundo mais profundo) lago do mundo depois Lago Baikal em Sibéria. A parte ocidental do país entre Lagos Victoria, Tanganyika e Malawi consiste em terreno plano que tem sido classificados pelo World Wildlife Fund como parte do Central zambeziana Miombo bosques ecorregião. Outras descobertas arqueologicamente importantes incluem a mais antiga evidência de uso dos hominídeos de madeira na Kalambo Falls, mais ao sul, na fronteira com a Zâmbia .

O centro da Tanzânia é um grande planalto. A metade sul desta planície é pastagem dentro do Médio Miombo bosques ecorregião, a maioria dos quais é coberto pelo enorme Parque nacional de Selous. Mais ao norte, o planalto é terra arável e da nova capital, Dodoma, está localizado aqui, embora muito do que o governo ainda está localizado em Dar es Salaam .

A costa leste da Tanzânia é quente e úmido, e contém Tanzânia da maior cidade e antiga capital, Dar es Salaam. Ao norte de Dar es Salaam está o ilha de Zanzibar, um território semi-autônomo da Tanzânia, que é famosa por suas especiarias. Seu irmão menos conhecido Pemba reside mais ao norte. A costa é o lar de áreas de Mangues da África Oriental, mangues que são um importante habitat para a vida selvagem na terra e na água.

O clima da Tanzânia varia de quente e úmido no litoral, para um clima mais temperado no centro elevado do país. A Tanzânia tem duas estações chuvosas; um longo pesado de março a maio, e um menor, mais leve de novembro a janeiro.

Tanzânia é dividido em 25 regiões; vinte no continente, três na ilha de Zanzibar e dois em Pemba.

Clima

Tanzânia tem um clima tropical. Nas terras altas, as temperaturas variam entre 10 e 20 ° C (50 e 68 ° F) durante as estações quentes e frias, respectivamente. O resto do país tem temperaturas raramente caem abaixo de 20 ° C (68 ° F). O período mais quente se estende entre novembro e fevereiro (25-31 ° C / 77-87,8 ° F, enquanto o período mais frio ocorre entre maio e agosto (15-20 ° C / 59-68 ° F).

A Tanzânia tem duas grandes regiões de chuva. Um deles é unimodal (dezembro-abril) eo outro é bimodal (outubro-dezembro e de março-maio). O primeiro é experiente em partes do sul, sul-oeste, central e oeste do país, e este último é encontrado ao norte e litoral norte.

No regime bimodal a março-maio as chuvas são referidos como as longas chuvas ou Masika, enquanto que os de outubro - chuvas de dezembro são geralmente conhecidas como chuvas de curta duração ou Vuli.

Arquivo de fatos

Tanzânia Estradas e Rails.png

Localização: África Oriental , na fronteira com o Oceano Índico , entre Quênia e Moçambique .

Coordenadas geográficas: 6 ° 00'S 35 ° 00 '

Referências de mapa: África

Área:
nota: inclui as ilhas de Mafia, Pemba e Zanzibar

  • total: 945.087 km²
  • terra: 886.037 km²
  • água: 59.050 km²

Fronteiras terrestres:

Litoral: 1.424 quilômetros

Reivindicações marítimas:

  • zona econômica exclusiva: 200 nmi (370,4 km; 230,2 mi)
  • mar territorial: 12 milhas náuticas (22,2 km; 13,8 mi)

Terreno: planícies ao longo da costa; planalto central; highlands em norte, sul

Extremos de elevação:

Recursos naturais: hidráulica, de estanho , fosfatos, minério de ferro, carvão , diamantes , pedras preciosas, ouro , gás natural , níquel

Uso da terra:

  • terra arável: 3%
  • culturas permanentes: 1%
  • pastagens permanentes: 40%
  • florestas e bosques: 38%
  • Outros: 18% (1993 est.)

Terra irrigada: 1.550 km² (1998 est.)

Perigos naturais: a mosca tsé-tsé ; inundações no planalto central durante a estação chuvosa; seca

Meio ambiente - questões atuais: a degradação do solo; desmatamento; desertificação; destruição de recife de coral ameaça habitats marinhos; secas recentes afetado agricultura marginal

Ambiente - acordos internacionais:

  • partido a: Biodiversity , Mudança Climática, Desertificação, Via de extinção, Resíduos Perigosos, Direito do Mar, Proibição de Testes Nucleares, Ozono Protecção Layer, Pantanal
  • assinado, mas não ratificado: Interdição dos Ensaios Nucleares

Geografia - nota: Kilimanjaro é o ponto mais alto da África.

Regiões geográficas específicas

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Geography_of_Tanzania&oldid=364365339 "