Conteúdo verificado

George Porter

Assuntos Relacionados: Chemists

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

George Porter, Porter Barão de Luddenham, OM, FRS ( 6 de dezembro de 1920 - 31 de agosto de 2002 ) foi um britânico químico.

Porter nasceu em Stainforth, perto Thorne, Yorkshire . Ele ganhou uma bolsa de estudos para o Universidade de Leeds e ganhou o seu licenciatura em química . Ele, então, servido no Marinha Real Volunteer Reserve durante a Segunda Guerra Mundial .

Porter então passou a fazer pesquisas em Cambridge sob Norrish, onde começou o trabalho que levou a que estes se tornem Nobel Laureates.

Sua pesquisa original em desenvolver a técnica de fotólise de flash para obter informações sobre as espécies moleculares de curta duração forneceu a primeira evidência de livre radicais. Sua pesquisa mais tarde utilizou a técnica para estudar as minúcias do Reações leves de fotossíntese , com especial atenção para possíveis aplicações a um economia do hidrogénio, de que ele era um defensor forte.

Ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Química em 1967 juntamente com Manfred Eigen e Ronald George Wreyford Norrish. Porter era presidente da Royal Society 1985-1990, tendo sido eleito Fellow em 1960 e também ganhar o Medalha Davy em 1971, o Medalha Rumford em 1978 ea Medalha Copley em 1992. Ele era nomeado cavaleiro em 1972 e foi feito um vida pelos pares como Baron Porter de Luddenham, de Luddenham no condado de Kent, em 1990.

Porter foi um dos principais contribuintes para o compreensão pública da ciência. Ele se tornou presidente da Associação Britânica em 1985 e foi o presidente fundador do Comité para a Compreensão Pública da Ciência (COPUS). Ele deu o Romanes Lecture, intitulado "Ciência e do propósito humano", na Universidade de Oxford em 1978; e em 1988 ele deu o Dimbleby Lecture, "em si Conhecimento é poder". De 1990 a 1993, ele deu a Gresham palestras em astronomia.

Porter serviu Chanceler da Universidade de Leicester, entre 1984 e 1995. Em 2001, a construção de química da universidade foi nomeado o George Porter Building em sua honra.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=George_Porter&oldid=184244877 "