George V
Informações de fundo
Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/
George V | |
---|---|
Retrato Coronation por Sir Luke Fildes de 1911 | |
Reinar | 06 de maio de 1910 - 20 de janeiro de 1936 |
Coroação | 22 de junho de 1911 |
Antecessor | Edward VII |
Sucessor | Edward VIII |
Primeiros-ministros | Veja a lista |
Consorte | Maria de Teck |
Edição | |
Edward VIII George VI Mary, Princesa Real, condessa de Harewood Infante D. Henrique, duque de Gloucester Prince George, duque de Kent Príncipe John | |
Nome completo | |
George Frederick Ernest Albert | |
Casa | Casa de Windsor Casa de Saxe-Coburgo-Gota |
Pai | Edward VII |
Mãe | Alexandra da Dinamarca |
Enterro | 29 de janeiro de 1936 Capela de St. George, Castelo de Windsor |
Assinatura | |
Religião | Igreja da Inglaterra |
George V (George Frederick Ernest Albert; 03 de junho 1865-1820 janeiro 1936) era rei do Reino Unido e da Domínios Britânicos, e Emperor of India, a partir de 06 de maio de 1910 através da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) até sua morte em 1936.
George era um neto de Queen Victoria e Príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota. De 1877 até 1891 ele serviu na Marinha Real . Com a morte de Victoria em 1901, o pai de George se tornou rei Edward VII , e George foi feito Príncipe de Gales. Com a morte de seu pai em 1910, ele sucedeu como Rei-Imperador do Império Britânico . Ele foi o único imperador da Índia de estar presente no seu próprio Delhi Durbar.
Como resultado da Primeira Guerra Mundial, os outros impérios na Europa caíram, enquanto seu expandido para sua maior extensão. Em 1917, ele se tornou o primeiro monarca da Casa de Windsor, que ele renomeou a partir do Casa de Saxe-Coburgo-Gota, como resultado do sentimento anti-alemão pública. Seu reinado viu o surgimento de socialismo , comunismo , fascismo , Republicanismo irlandês eo primeiro do Trabalho ministério, todos que mudou radicalmente a paisagem política. Em 1931, o Estatuto de Westminster reconheceram os domínios do império como reinos separados e independentes no seio da comunidade das nações . Ele foi atormentado por doença durante a maior parte do seu reinado mais tarde, e foi sucedido por seu filho mais velho, Edward VIII .
Juventude e educação
George nasceu em 3 de Junho de 1865, em Marlborough House, de Londres, como o segundo filho do Príncipe e Princesa de Gales, Albert Edward e Alexandra. Seu pai era o filho mais velho de Queen Victoria e Príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota. Sua mãe era a filha mais velha de Rei Cristiano IX da Dinamarca. Como um filho do príncipe de Gales, George foi estilizada Sua Alteza Real o Príncipe de Gales George no nascimento. Ele foi batizado na capela privada do castelo de Windsor em 7 de Julho de 1865, pelo arcebispo de Canterbury , Charles Longley.
Como filho mais novo do príncipe de Gales, havia pouca expectativa de que George iria se tornar rei. Ele era o terceiro na linha de sucessão ao trono, depois de seu pai e irmão mais velho, Príncipe Albert Victor. George tinha apenas 17 meses mais jovem do que Albert Victor, e os dois príncipes foram educados juntos. John Neale Dalton foi nomeado como seu tutor. Nem Albert Victor nem George destacou intelectualmente. Como seu pai pensou que a marinha era "o melhor treinamento possível para qualquer menino", em setembro 1877, quando George tinha doze anos, os dois irmãos se juntou ao navio de treinamento de cadetes HMS Britannia em Dartmouth, Devon.
Durante três anos a partir de 1879, os irmãos reais serviu como midshipmen em HMS Bacchante, acompanhado por Dalton. Eles visitaram as colônias do Império Britânico no Caribe, África do Sul e Austrália, e visitou Norfolk, Virginia, bem como América do Sul, o Mediterrâneo , o Egito , eo Extremo Oriente. No Japão, George tinha um tatuador local, um dragão azul e vermelho em seu braço. Dalton escreveu um relato de sua viagem intitulado O Cruzeiro do HMS Bacchante. Entre Melbourne e Sydney, Dalton registra um avistamento do Flying Dutchman, um navio fantasma mítico. Quando eles voltaram para a Grã-Bretanha, os irmãos foram separados; Albert Victor assistiu Trinity College, em Cambridge , enquanto George continuou na Marinha Real . Ele viajou o mundo, visitou muitas áreas do Império Britânico, e serviu ativamente até seu último comando em 1891. A partir de então sua posição na hierarquia naval foi em grande parte honorário.
Casamento
Como um jovem destinado a servir na Marinha, Prince George serviu por muitos anos sob o comando de seu tio, Prince Alfred, duque de Edimburgo, que estava estacionado em Malta . Lá, ele cresceu perto e caiu no amor com a filha de seu tio, seu primo, Marie de Edimburgo. Sua avó, pai e tio todos aprovados a partida, mas as mães, a princesa de Gales e do Duquesa de Edimburgo, ambos se opunham a ela. A princesa de Gales pensou que a família era muito pró-alemão, e da Duquesa de Edimburgo não gostava de Inglaterra. A mãe de Marie era a única filha do czar da Rússia. Ela se ressentia do fato de que, como a esposa de um filho mais novo da soberana britânica, ela teve que ceder a precedência para a mãe de George, a princesa de Gales, cujo pai tinha sido um príncipe alemão menor antes de ser chamado inesperadamente ao trono da Dinamarca. Guiado por sua mãe, Marie George recusou quando ele a pediu em casamento. Ela casou-se Ferdinand, o herdeiro do Rei da Roménia, em 1893.
Em novembro de 1891, de George irmão mais velho Albert Victor ficou noiva de seu primo de segundo grau, uma vez removidos, Princesa Victoria Mary of Teck, conhecido como "May" dentro da família, depois do mês do seu nascimento. O pai de maio, Príncipe Francis, Duque de Teck, pertencia a uma morganático, ramo cadete do casa de Württemberg. Sua mãe, Princesa Mary Adelaide de Cambridge, era um macho-line neta do rei George III e um primeiro primo da rainha Victoria.
Seis semanas após o noivado formal, Albert Victor morreu de pneumonia , deixando George o segundo na linha de sucessão ao trono, e propensos a ter sucesso depois de seu pai. Queen Victoria ainda considerado Princesa de maio como um fósforo apropriado para seu neto, e George e maio cresceu perto durante o seu período de luto compartilhado. Um ano após a morte de Albert Victor, George devidamente submetida a maio e foi aceito. Eles se casaram em 06 de julho de 1893 no Capela Real em Palácio de St. James, em Londres. Ao longo de suas vidas, eles permaneceram devotados um ao outro. George foi, em sua própria admissão, incapaz de expressar seus sentimentos com facilidade no discurso, mas muitas vezes eles trocaram cartas e notas de afeto amoroso.
Duke of York
A morte de seu irmão mais velho terminou eficazmente carreira naval de George, como ele estava agora diretamente na linha de sucessão. George desistiu de sua carreira naval, e foi criado Duke of York, Conde de Inverness e Baron Killarney pela rainha Victoria em 24 de Maio de 1892. Após o casamento de George para maio, ela foi estilizada Sua Alteza Real a Duquesa de York.
O duque ea duquesa de York viveu principalmente em York Cottage, uma casa relativamente pequena em Sandringham, Norfolk, onde seu modo de vida espelhou o de uma família de classe média confortável ao invés de direitos autorais. George preferido um simples, quase tranquila, a vida em contraste com a vida social animada perseguido por seu pai. Seu biógrafo oficial, Harold Nicolson, mais tarde, se desesperou da época de George como o duque de York, escrevendo: "Ele pode ser tudo direito como um jovem aspirante e um rei velho e sábio, mas quando ele era duque de York ... ele não fez nada em tudo, mas matar [ie atirar] animais e ficar em selos ". George era um conhecido colecionador de selos , que Nicolson denegrido, mas George desempenhou um grande papel na construção do Real colecção filatélica na mais completa coleção de Reino Unido e da Commonwealth selos do mundo, em alguns casos, fixação de preços de compra de registro para itens.
George e maio teve cinco filhos e uma filha. Randolph Churchill afirmou que George era um pai rigoroso, na medida em que seus filhos estavam aterrorizados com ele, e que George havia comentado a Edward Stanley, 17o conde de Derby: "Meu pai estava com medo de sua mãe, eu estava com medo de meu pai, e eu estou muito bem que vai fazer com que meus filhos estão com medo de mim." Na realidade não existe uma fonte direta para a cotação e é provável que o estilo parental de George era um pouco diferente do adoptado pela maioria das pessoas na época.
Prince of Wales
Como o duque ea duquesa de York, George e maio realizou uma ampla variedade de funções públicas. Com a morte de Queen Victoria em 22 de Janeiro de 1901, o pai de George subiu ao trono como rei Edward VII . George herdou os títulos de Duque da Cornualha e Duque de Rothesay, e para grande parte do resto do mesmo ano, ele foi denominado Sua Alteza Real o duque da Cornualha e York.
Em 1901, George e maio percorreu o Império Britânico . A turnê incluiu África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Colony of Newfoundland. O passeio foi projetado pelo Secretário Colonial Joseph Chamberlain, com o apoio do primeiro-ministro Lord Salisbury . Seu objetivo principal era o de premiar os domínios para a sua participação na Guerra Sul-Africano de 1899-1902. Em cada parada George cerimoniosamente apresentou milhares de especialmente concebidos medalhas Sul Africano da guerra às tropas coloniais. Na África do Sul a comitiva real foi recebido por decorações elaboradas, presentes caros, fogos de artifício, e se reuniu com líderes cívicos, os líderes africanos e prisioneiros do Boer. Apesar desta exibição exterior, nem todos os residentes responderam favoravelmente para o turismo. Muitos brancos Cape Afrikaners ressentiu tanto o ecrã ea despesa, os acontecimentos da guerra ter enfraquecido sua capacidade de conciliar sua cultura Afrikaner-holandesa com a sua condição de súditos britânicos. Críticos no idioma Inglês-imprensa denunciou os enormes gastos em um momento em que as famílias enfrentaram graves dificuldades. Na Austrália, o duque abriu a primeira sessão da Parlamento australiano sobre a criação da Comunidade da Austrália. De acordo com Bassett (1987) a visita feita para o primeiro espetáculo nacional da Nova Zelândia. Permitiu que as pessoas ea colônia uma chance de mostrar o seu progresso, para ser homenageado pelo duque para que ele elogiou como seus valores militares, bravura, lealdade e obediência ao dever. Os neozelandeses aproveitou a oportunidade para demonstrar a sua adopção de up-to-date British padrões de eficiência técnica, especialmente nas comunicações e nas indústrias de processamento. O objetivo implícito era para anunciar a atratividade da colônia para turistas e imigrantes potenciais, evitando notícias das crescentes tensões sociais na Nova Zelândia. A turnê teve sucesso em focar a atenção da imprensa britânica sobre a Nova Zelândia, dando as pessoas das descrições detalhadas Império de uma terra pouco conhecia.
Em 9 de novembro de 1901, George foi criado Príncipe de Gales e Conde de Chester. King Edward VII desejava preparar seu filho para o seu futuro papel como rei. Em contraste com o próprio Edward, quem Rainha Victoria tinha deliberadamente excluídos do assuntos de Estado, George foi dado amplo acesso aos documentos de estado por seu pai. George, por sua vez permitiu que sua esposa o acesso aos seus documentos, como ele valorizava seu conselho e pode muitas vezes ajudou a escrever discursos de seu marido.
De novembro de 1905 a março de 1906 e maio de George excursionou Índia britânica, onde ele estava revoltado com a discriminação racial e fez campanha para uma maior participação dos índios no governo do país. O passeio foi quase imediatamente seguida por uma viagem a Espanha para o casamento de Rei Alfonso XIII Victoria Eugenie de Battenberg, em que a noiva eo noivo evitou assassinato. Uma semana depois de retornar à Grã-Bretanha, George e maio viajou para a Noruega para a coroação de Rei Haakon VII e Queen Maud, a irmã de George.
Rei e Imperador
Em 6 de Maio de 1910, o Rei Edward VII morreu, e se tornou Rei George. Ele nunca tinha gostado hábito da esposa de assinar documentos oficiais e letras como "Victoria Mary" e insistiu que ela soltar um desses nomes. Nem pensei que ela deve ser chamado Queen Victoria, e assim ela se tornou rainha Mary. Mais tarde nesse ano, um propagandista radical, Edward Mylius, publicou uma mentira que George tinha casado secretamente em Malta como um homem jovem, e que, consequentemente, seu casamento com a rainha Mary era bígamo. A mentira tinha surgiu pela primeira vez na imprensa em 1893, mas George tinha encolheu os ombros como uma brincadeira. Em um esforço para matar rumores, Mylius foi preso, julgado e considerado culpado de difamação criminal, e foi condenado a um ano de prisão.
O novo rei e rainha coroação teve lugar na Abadia de Westminster em 22 de Junho de 1911, e foi celebrada pelo Festival of Empire, em Londres. Mais tarde, em 1911, o rei ea rainha viajou para a Índia para o Delhi Durbar, onde foram apresentados a uma audiência de dignitários reunidos indianos e os príncipes, como o Imperador e Imperatriz da Índia em 12 de dezembro de 1911. George usava o recém-criado Imperial Crown of India na cerimônia, e declarou o deslocamento da capital da Índia a partir de Calcutá para Delhi . Em 15 de dezembro, ele lançou a pedra fundamental de Nova Delhi com Queen Mary. Eles viajaram por todo o sub-continente, e George aproveitou a oportunidade para entrar em caça tigres , rematando 21. Ele era um atirador afiado e perito. Em 18 de dezembro de 1913, ele atirou mais de mil faisões em seis horas na casa de Lord Burnham, embora mesmo ele teve de reconhecer que "fomos um pouco longe demais" naquele dia.
George herdou o trono em um momento politicamente turbulento. O Liberal Primeiro-Ministro, HH Asquith, liderou um governo de minoria dependente do apoio de Os nacionalistas irlandeses. Asquith de reforma Orçamento Popular tinha sido rejeitada no ano anterior pelo conservador -dominated Câmara dos Lordes . Asquith tinha perguntado o rei anterior assumir um compromisso de que ele iria criar colegas liberais suficiente para forçar o orçamento através da Casa se ele foi rejeitado novamente. Edward concordou relutantemente, com condições, e depois de um eleição geral em janeiro de 1910 e temendo a criação de massa, os colegas conservadores deixar o orçamento através de. Asquith tentou reduzir o poder dos senhores através de reformas constitucionais, que foram novamente bloqueados pela Câmara Alta. Como seu pai, George, relutantemente, concordou com o pedido de Asquith para criar colegas liberais suficientes depois de uma eleição geral, se os Senhores bloqueou a legislação. Após De dezembro de 1910 eleição, o Lords mais uma vez deixar o projecto se transforme em audiência da ameaça inundar a casa com novos colegas. A subsequente Act 1911 Parlamento removido de forma permanente o poder dos senhores de veto contas de dinheiro. Como parte de sua política irlandesa, Asquith procurou introduzir legislação que daria Irlanda Home Rule, mas os conservadores e Sindicalistas se opuseram a ela. Desesperado para evitar a perspectiva de guerra civil na Irlanda entre unionistas e nacionalistas, George convocou uma reunião com todas as partes no Palácio de Buckingham em julho de 1914 em uma tentativa de negociar um acordo. Antes foi alcançado um acordo, a evolução política na Grã-Bretanha e da Irlanda foram ultrapassados pelos acontecimentos na Europa, ea questão da Irish Home Rule foi arquivado.
Primeira Guerra Mundial
A partir de 1914-1918 a Grã-Bretanha estava em guerra com Alemanha. O Kaiser alemão Wilhelm II, que para o público britânico veio a simbolizar todos os horrores da guerra, era primo em primeiro grau do rei. Queen Mary, embora britânico como sua mãe, era a filha do Duque de Teck, um descendente do Alemão Duques de Württemberg.
Avô paterno do Rei foi Príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota; O rei e seus filhos levou os títulos príncipe ea princesa de Saxe-Coburgo-Gota e duque ea duquesa da Saxônia. O rei tinha irmãos-de-lei e primos que estavam súditos britânicos, mas que levavam títulos alemães, como Duque ea Duquesa de Teck, príncipe ea princesa de Battenberg, o príncipe ea princesa de Hesse, e príncipe ea princesa de Schleswig-Holstein. Quando HG Wells escreveu sobre "tribunal estrangeiro e pouco inspirador" da Grã-Bretanha, George famosamente respondeu: "Eu posso ser pouco inspirador, mas eu serei amaldiçoado se eu sou estrangeiro."
Em 17 de Julho de 1917, George apaziguado sentimentos nacionalistas britânicos através da emissão de um Ordem-em-Conselho que mudou o nome do britânico Casa Real da sonoridade alemã Casa de Saxe-Coburgo-Gota ao Casa de Windsor. Ele especificamente adoptadas Windsor como o sobrenome para todos os descendentes da Rainha Vitória, em seguida, que vivem no Reino Unido, excluindo as mulheres que se casaram em outras famílias e seus descendentes.
Finalmente, ele e seus vários parentes que estavam súditos britânicos abandonou o uso de todos os títulos e estilos alemães, e adotaram sobrenomes britânicos sonoridade. George compensado vários de seus parentes masculinos, criando-os colegas britânicos. Assim, durante a noite seu primo, Príncipe Louis de Battenberg, que no início da guerra tinha sido forçado a renunciar como Primeiro Sea Lord através do sentimento anti-alemão, tornou-se Louis Mountbatten, 1o Marquês de Milford Haven, enquanto o seu irmão-de-lei, o Duque de Teck, tornou-se Adolphus Cambridge, primeiro Marquês de Cambridge. Outros, como Princesa Marie Louise e Princesa Helena Vitória de Schleswig-Holstein, simplesmente deixou cair suas designações territoriais. Em Cartas Patentes concursados em 11 de Dezembro de 1917, o Rei restrito ao estilo "dele (ou dela) Alteza Real" e da dignidade titular de "Prince (ou princesa) da Grã-Bretanha e da Irlanda" para os filhos do soberano, as crianças do filhos do soberano e do filho mais velho de estar do filho mais velho vida de um príncipe de Gales.
A carta de patente também afirmou que "os títulos de alteza real, ou Alteza Sereníssima Alteza, e a dignidade titular do príncipe e da princesa deve cessar, à excepção dos títulos já concedidos e revogados restantes". Parentes da família real britânica que lutaram do lado alemão, como Príncipe Ernst August de Hanover, terceiro duque de Cumberland e Teviotdale (o neto masculina linha grande sênior de George III) e Príncipe Carl Eduard, duque de Albany e reinando Duque de Saxe-Coburgo-Gota (um neto na linha masculina da Rainha Vitória), foram cortados; seus títulos de nobreza britânicos foram suspensos por um 1919 Order-in-Council sob as disposições da Títulos Privação Act 1917. George também removeu o Bandeiras jarreteira de suas relações alemãs de Capela de St. George, Castelo de Windsor, sob a pressão de sua mãe, a rainha Alexandra.
Quando Czar Nicolau II da Rússia, primo de George (suas mães eram irmãs), foi derrubado na Revolução Russa de 1917 , o governo britânico ofereceu asilo ao czar e sua família, mas agravamento das condições para o povo britânico, e teme que a revolução pode vêm para as ilhas britânicas, levou George a pensar que a presença da realeza russo pode parecer inadequado, dadas as circunstâncias. Apesar das reivindicações posteriores Lord Mountbatten de Burma que David Lloyd George, primeiro-ministro, se opôs ao resgate da família imperial russa, as cartas de secretário particular do rei, Lord Stamfordham, sugerem que era George V que se opôs ao resgate contra o conselho do governo. Planejamento avançado para um resgate foi realizado por MI1, um ramo do serviço secreto britânico, mas por causa da posição fortalecimento do Revolucionários bolcheviques e dificuldades mais amplas com a condução da guerra, o plano nunca foi posto em funcionamento. O czar e sua família imediata permaneceu na Rússia e foram assassinados pelos bolcheviques em 1918. No ano seguinte, a mãe de Nicholas (tia de George) Maria Feodorovna (Dagmar da Dinamarca) e outros membros da família imperial russa prolongado foram resgatados da Crimeia por navios britânicos.
Dois meses após o fim da guerra, filho mais novo do rei, John, morreu com a idade de 13 anos depois de uma vida de problemas de saúde. George foi informada de sua morte por Queen Mary, que escreveu: "[John] tinha sido uma grande ansiedade para nós por muitos anos ... A primeira ruptura no círculo da família é difícil de suportar, mas as pessoas têm sido tão amável e simpático & este tem nos ajudado muito. "
Em maio de 1922, o rei visitou o norte da França e na Bélgica, visitar os cemitérios Primeira Guerra Mundial e memoriais que está sendo construído pela Imperial War Graves Comissão. O evento foi descrito em um poema, Peregrinação do Rei por Rudyard Kipling . A turnê, e uma breve visita a Itália em 1923, foram as únicas vezes George concordou em deixar o Reino Unido em missão oficial após o fim da guerra.
Vida posterior
Antes da Primeira Guerra Mundial, a maioria da Europa foi governada por monarcas relacionadas com George, mas durante e depois da guerra, as monarquias da Áustria, Alemanha, Grécia e Espanha, como a Rússia, caiu para a revolução e da guerra. Em 1922, a Royal Navy navio foi enviada à Grécia para resgatar seus primos, príncipe e princesa Andrew. Príncipe Andrew era um sobrinho de Rainha Alexandra através de seu irmão, o rei Jorge I da Grécia, e Princesa Andrew era uma filha de Príncipe Louis de Battenberg, um dos príncipes alemães concedido um título de nobreza britânica em 1917. Suas crianças incluídas Príncipe Philip, que mais tarde iria se casar com a neta de George, Elizabeth II . A monarquia grega foi restaurada novamente pouco antes da morte de George.
À medida que a guerra terminou, o rei e seus principais assessores foram profundamente preocupado com a ameaça republicano à monarquia britânica. Eles associada republicanismo com a ascensão do socialismo e do crescente movimento operário. As suas preocupações, embora exagerada, resultou em um redesenho do papel social da monarquia de ser mais inclusiva da classe trabalhadora e seu representantes de uma mudança dramática para George, que era mais confortável com oficiais da Marinha e aristocracia rural. Na verdade, os socialistas não acreditavam mais em seus slogans anti-monárquicos e estavam prontos para entrar em acordo com a monarquia se ele deu o primeiro passo. George deu esse passo, adotando uma postura mais democrática que cruzou linhas de classe e trouxe a monarquia mais perto do público. O rei também cultivou relações de amizade com os políticos do Partido Trabalhista moderados e responsáveis sindicais. Abandono de distanciamento social da George V condicionado o comportamento da família real e aumentou a sua popularidade durante as crises econômicas da década de 1920 e por mais de duas gerações depois. Por isso, em 1924 o rei estava disposto, na ausência de uma maioria clara para qualquer um dos três partidos, para substituir primeiro-ministro conservador Stanley Baldwin com Ramsay MacDonald, o primeiro primeiro-ministro do Partido Trabalhista. Recepção tato e compreensão do rei George do primeiro governo trabalhista (que foi de curta duração) dissipadas as suspeitas de simpatizantes do partido em todo o país.
Turbulência política na Irlanda continuou como os nacionalistas lutou pela independência; George expressou seu horror ante assassinatos sancionados pelo governo e represálias ao Primeiro-Ministro David Lloyd George. Na sessão de abertura Parlamento da Irlanda do Norte em 22 de junho de 1921, o rei, em uma parte do discurso elaborado por Lloyd George e Geral Jan Smuts, apelou para a conciliação. Poucos dias depois, uma trégua foi acordada. As negociações entre Grã-Bretanha e os separatistas irlandeses levaram à assinatura do Tratado Anglo-irlandês. Até o final de 1922, Irlanda foi dividido, o Estado Livre Irlandês foi estabelecido, e Lloyd George estava fora do escritório.
Os anos entre 1922 e 1929 viu mudanças frequentes no governo, e em 1924, George nomeado o primeiro Trabalho Primeiro-Ministro, Ramsay MacDonald. Governo minoritário de MacDonald durou menos de um ano. Durante o Greve Geral de 1926, o Rei aconselhou o Governo de Stanley Baldwin contra a tomada de ação inflamatória, e tomou exceção a sugestões de que os grevistas eram "revolucionários", dizendo: "Tente viver em seus salários antes de julgá-los."
Em 1926, George organizou um Conferência Imperial em Londres, no qual o Declaração Balfour aceite o crescimento do Domínios Britânicos em "Comunidades autônomas dentro do Império Britânico, iguais em status, de modo algum subordinado uns aos outros" auto-governados. Em 1931, o Estatuto de Westminster formalizou a posição de George como "o símbolo da associação livre dos membros da Comunidade Britânica de Nações". O Estatuto estabelecido "que qualquer alteração na lei tocar na sucessão ao trono ou o estilo real e Títulos" exigiria a aprovação dos Parlamentos dos domínios, bem como do Parlamento em Westminster, que não poderia legislar para os domínios, exceto por consentimento.
Na esteira de uma crise financeira mundial , o Rei incentivou a formação de um Governo Nacional, em 1931, liderada por MacDonald e Baldwin, e ofereceu-se para reduzir o lista civil para ajudar a equilibrar o orçamento.
Em 1932, George concordou em entregar um Discurso real de Natal no rádio, um evento anual que se tornou depois. Ele não era a favor da inovação originalmente, mas foi convencido pelo argumento de que era o que seu povo queria.
Ele estava preocupado com a chegada ao poder em 1933 de Adolf Hitler e os nazistas na Alemanha . Em 1934, o rei disse sem rodeios o embaixador alemão Leopold von Hoesch que a Alemanha era agora o perigo do mundo, e que, se ela continuou no ritmo atual, não foi obrigado a ser uma guerra dentro de dez anos; ele advertiu seu embaixador em Berlim Eric Phipps para desconfiar dos nazistas. Pelo jubileu de prata de seu reinado, em 1935, ele havia se tornado um rei bem-amado, dizendo em resposta a adulação da multidão: "Eu não posso compreendê-lo, depois de tudo o que eu sou apenas um tipo muito comum de companheiro."
O relacionamento de George com seu herdeiro, o príncipe Edward , deteriorou-se nestes últimos anos. George estava decepcionado com o fracasso de Edward para se estabelecer na vida e chocado por seus muitos casos com mulheres casadas. Em contraste, ele gostava de seu segundo filho mais velho, o príncipe Albert (mais tarde George VI) e adorava sua neta mais velha, a princesa Elizabeth ; ele apelidou de "Lilibet", e ela carinhosamente o chamava de "vovô Inglaterra". George disse de seu filho Edward: "Depois que eu estou morto, o rapaz vai arruinar-se dentro de 12 meses", e de Albert e Lilibet: "Peço a Deus meu filho mais velho nunca vai se casar e ter filhos, e que nada vai ficar entre Bertie e Lilibet eo trono ".
O declínio da saúde e da morte
A Primeira Guerra Mundial teve um efeito sobre a saúde de George: ele ficou gravemente ferido em 28 de outubro 1915, quando lançada por seu cavalo a uma revisão da tropa na França, e seu pesado fumar exacerbada recorrentes problemas respiratórios. Ele sofria de enfisema, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica e pleurisia. Em 1925, na instrução de seus médicos, ele foi relutantemente enviado em um cruzeiro privado de recuperação no Mediterrâneo; foi sua terceira viagem ao estrangeiro desde a guerra, e sua última. Em novembro de 1928, ele ficou gravemente doente com septicemia, e para os próximos dois anos, seu filho, Edward assumiu muitas de suas funções. Em 1929, a sugestão de mais um resto no exterior foi rejeitado pelo Rei "em linguagem bastante forte". Em vez disso, ele se aposentou por um breve período para Craigweil House, Aldwick, na estância balnear de Bognor, Sussex. Como resultado de sua estadia, a cidade adquiriu a denominação de 'Regis', que é Latin para "do rei". Um mito cresceu mais tarde que suas últimas palavras, ao ser informado de que ele logo estaria bem o suficiente para revisitar a cidade, foram "Bugger Bognor!"
George nunca se recuperou totalmente. Em seu último ano, ele foi ocasionalmente administrada oxigênio. Na noite de 15 de Janeiro de 1936, o rei levou para seu quarto em Sandringham House queixando-se de um resfriado; ele nunca mais sair da sala vivo. Ele tornou-se gradualmente mais fraco, entrando e saindo da consciência. O primeiro-ministro Baldwin disse mais tarde:
cada vez que ele se tornou consciente que era algum tipo de inquérito ou de observação tipo de alguém, algumas palavras de gratidão para bondade mostrados. Mas ele disse a sua secretária quando ele enviou para ele: "Como é o Império?" Uma frase incomum em que forma, eo secretário disse: "Tudo está bem, senhor, com o Império", eo rei deu-lhe um sorriso e uma recaída uma vez mais na inconsciência.
Até 20 de janeiro, ele estava perto da morte. Seus médicos, liderados por Lord Dawson de Penn, emitiu um boletim com palavras que se tornou famoso: "A vida do rei está se movendo pacificamente para o seu fim." Diário privado de Dawson, desenterrado após sua morte, revela que as últimas palavras do rei, um murmurou "Deus amaldiçoe você!", Foram dirigidas a sua enfermeira quando ela lhe deu um sedativo na noite de 20 de Janeiro. Dawson escreveu que ele se apressou final do Rei, dando-lhe uma injeção letal de cocaína e morfina , tanto para evitar mais pressão sobre a família e para que a morte do rei em 23:55 pode ser anunciado na edição de manhã O jornal Times.
Na procissão para George Funeral de Estado em Westminster Hall , como o cortejo transformou em New Palace Yard, parte do Crown Imperial State caiu de em cima do caixão e desembarcou na sarjeta. O novo rei, Edward VIII , viu-o cair e se perguntou se este era um mau presságio para o seu novo reinado. Edward iria abdicar antes do fim do ano, deixando Albert, duque de York, para ascender ao trono (levando o título George VI).
Como um sinal de respeito a seu pai, quatro filhos sobreviventes de George, Edward , Albert , Henry e George, montou a guarda, conhecida como a Vigília dos Príncipes (embora na verdade, era, na verdade, uma vigília de três príncipes e um rei) , no catafalco, na noite de 28 de Janeiro, um dia antes do funeral. A vigília não foi repetido até a morte de George filha-de-lei, Rainha Elizabeth, em 2002. Ele é enterrado em St. Capela de George, Castelo de Windsor.
Legado
O compositor alemão Paul Hindemith foi para um estúdio da BBC na manhã após a morte do rei e em seis horas escreveu Trauermusik (Mourning Music). Foi realizada na mesma noite em uma transmissão ao vivo pela BBC, com Adrian Boult realização da BBC Symphony Orchestra eo compositor como solista.
George preferiu ficar em casa perseguir seus passatempos de coleta de selo e tiro jogo, e viveu o que biógrafos mais tarde iria considerar uma vida monótona por causa de sua convencionalidade. George apareceu difícil trabalhar e se tornou amplamente admirado pelo povo da Grã-Bretanha e do Império, bem como " O Establishment ". Anti-intelectual e falta a sofisticação de seus dois antecessores reais, ele, no entanto entendido o Império Britânico melhor do que a maioria de seus ministros, na verdade, explicou ele," sempre foi o meu sonho de me identificar com a grande idéia de Império . "Ele usou sua memória excepcional para mais detalhes e encara com bons resultados em pequena conversa com plebeus e funcionários. Historian David Cannadine retrata George V e da Rainha Maria como um "casal inseparavelmente dedicado" que tanto fez para defender "caráter" e "valores familiares". George estabeleceu um padrão de conduta para a realeza britânica que refletia os valores e as virtudes da classe média alta, em vez de estilos de vida da classe alta ou vícios. Ele invariavelmente exercia sua influência como uma força de neutralidade e de moderação, vendo seu papel como mediador em vez de tomador de decisão final. King George V era por temperamento um homem cauteloso e conservador que nunca totalmente apreciado ou aprovado as mudanças revolucionárias em curso na sociedade britânica. No entanto, ele foi seriamente dedicado a Grã-Bretanha ea Commonwealth britânica.
Estátuas do rei George V incluem aqueles em Brisbane e Adelaide na Austrália , e um por William Reid Dick fora Abadia de Westminster , em Londres. O King George V Playing Fields no Reino Unido foram criados como um memorial. Hoje, eles são cada instituições de caridade e estão sob a orientação da National Association Jogando Fields. O estádio nacional de Terra Nova em St. João foi nomeado Rei George V Park em 1925. Jerusalém e Tel Aviv ambos têm vias principais nomeados para o rei George V durante o Mandato Britânico da Palestina. Em Paris, um grande avenida a partir do topo da Champs-Elysées até o rio Sena e uma estação de metro foram nomeados para George V; como são Avenue Georges, Shawinigan, Quebec, Canadá; King George V Avenue, Sale, Victoria, Austrália; King George V Escola Secundária, Malásia ; e King George V Escola, e King George V Memorial Park, em Hong Kong .
Dois Royal Navy navios de guerra, HMS King George V em 1911 e seu homónimo em 1939, foi nomeado em sua honra. George V deu tanto seu nome e doações para muitas instituições de caridade, incluindo o Fundo do Rei George para Marinheiros (mais tarde conhecido como Seafarers Reino Unido).
Títulos, estilos, honras e braços
Títulos e estilos
- 03 de junho de 1865 - 24 de maio de 1892:Sua Alteza Realo Príncipe de Gales George
- 24 de maio de 1892 - 22 de janeiro de 1901:Sua Alteza Realo duque de York
- 22 de janeiro de 1901 - 09 de novembro de 1901:Sua Alteza Realo duque de Cornualha e York
- 09 de novembro de 1901 - 06 de maio de 1910:Sua Alteza Realo Príncipe de Gales
- na Escócia: Sua Alteza Realo duque de Rothesay
- 06 de maio de 1910 - 20 de janeiro de 1936:Sua MajestadeO Rei
- e, ocasionalmente, fora do Reino Unido, e em relação à Índia: Sua Majestade ImperialO Rei-Imperador
Seu estilo completo como rei foi "Sua MajestadeGeorge V, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e dos Domínios Britânicos de Além-Mar, King, Defensor da Fé, Emperor of India ", até 1927 , quando foi alterado para "Sua MajestadeGeorge V, pela graça de Deus, da Grã-Bretanha, da Irlanda e dos Domínios Britânicos de Além-Mar, King, Defensor da Fé, Emperor of India "
Honras
- KG:Cavaleiro da Ordem da Jarreteira,04 de agosto de 1884
- KT:Cavaleiro do Thistle,05 de julho de 1893
- KP:Cavaleiro de St Patrick,20 de agosto de 1897
- GCSI:Cavaleiro da Grande Comandante da Star of India,28 de setembro de 1905
- GCMG: Cavaleiro da Grande Cruz de St Michael e St George,09 de março de 1901
- GCIE:Cavaleiro da Grande Comandante do Império Indiano,28 de setembro de 1905
- GCVO:Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem Vitoriana Real,30 de junho de 1897
- ISO:imperial Ordem de Serviço,31 de março de 1903
- Cadeia Victorian Real,1902
- PC:Conselheiro Privado,18 de julho de 1894
- Conselheiro Privy (Irlanda),20 de agosto de 1897
- FRS:Real Fellow da Royal Society,08 de junho de 1893
Militar
- Cdt,setembro 1877: Cadet,HMSBritannia
- Mid,08 de janeiro de 1880: Midshipman,HMSBacchanteea corvetaCanadá
- SLT,03 de junho de 1884: Sub-Tenente, Marinha Real Britânica
- Lt,8 de outubro de 1885: Tenente,HMSThunderer;HMSDreadnought;HMSAlexandra;HMSNorthumberland
- I / C Torpedo Boat 79; a canhoneira HMS Thrush
- Cdr,24 de agosto de 1891: Comandante, I / C aMelampus
- Capitão,02 de janeiro de 1893:Capitão, Marinha Real Britânica
- RADM,01 de janeiro de 1901: Contra-Almirante, Marinha Real Britânica
- VADM,26 de junho de 1903: Vice-Almirante, Marinha Real Britânica
- Adm,01 de março de 1907:Almirante, Marinha Real Britânica
- 1910:almirante da frota, Marinha Real Britânica
- Chefe da Força Aérea Real (título não rank)
- 1918:Marechal de Campo, AIJ
Brasão
Como o duque de York, os braços de George eram os braços reais, com um inescutcheon para Saxony, differenced toda com uma etiqueta argento de três pontos, o centro que carrega um azure da âncora. Como o príncipe de Gales o rótulo centro perdeu sua âncora. Como rei, os braços de George V foram os do Reino. Em 1917, ele removeu, por mandado, o inescutcheon Saxony dos braços de todos os descendentes do príncipe associado (embora os braços reais eles mesmos tinham carregado nunca o protetor).
Na cultura popular
Na tela, George foi retratado por:
- Henry Warwick no filme mudo 1918Por que a América ganharemos
- William Gaffney no 1919 filme mudo a grande vitória, Wilson ou o Kaiser? A queda dos Hohenzollern
- Derek Erskine em 1925 filme mudoThe Scarlet Woman: Um Melodrama Eclesiástica
- Carleton Hobbs no filme de 1965 A História do Rei
- Michael Osborne em 1975ATV série de drama Edward do Sétimo
- Marius Goring em 1978Thames Television série Edward & Mrs. Simpson
- Keith Varnier em 1978 nasérie de drama LWT Lillie,
- Rene Aranda no filme 1980 O plano diabólico do Dr. Fu Manchu
- Andrew Gilmour nos 1985 minissérie australiana A Thousand céus
- David Ravenswood na década de 1990 minissérie de TV australianos A Grande Corrida do Ar
- John Warner em 1991RTE TV de drama O Tratado
- David Troughton no drama 1999 BBC TV Todos os Homens do Rei
- Rupert Frazer em 2002 TV minissérie Shackleton,
- Alan Bates em 2002Carlton teledrama Bertie e Elizabeth
- Tom Hollander nos minissérie da BBC 2003 The Lost Príncipe(2003)
- Clifford Rosa em 2005 drama de TV Wallis e Edward
- Andrew Pritchard no 2005 britânico drama de TV documentárioo primeiro negro britânicos
- Julian Wadham em 2007 drama de TV My Boy Jack.
- Michael Gambon em 2010 filme O Discurso do Rei.
Avós
Antepassados de George V | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Edição
Nome | Nascimento | Morte | Cônjuge | Crianças |
---|---|---|---|---|
Edward VIII Mais tarde duque de Windsor | 23 de junho de 1894 | 28 de maio de 1972 | Wallis Simpson | Nenhum |
George VI | 14 de dezembro de 1895 | 06 de fevereiro de 1952 | Lady Elizabeth Bowes-Lyon | Elizabeth II Princesa Margaret, condessa de Snowdon |
Mary, Princesa Real e Condessa de Harewood | 25 de abril de 1897 | 28 de março de 1965 | Henry Lascelles, sexto conde de Harewood | George Lascelles, sétimo conde de Harewood O Sr. Gerald Lascelles |
Infante D. Henrique, duque de Gloucester | 31 de março de 1900 | 10 de junho de 1974 | Lady Alice Montagu Douglas Scott | Príncipe William de Gloucester Príncipe Richard, Duque de Gloucester |
Prince George, duque de Kent | 20 de dezembro de 1902 | 25 de agosto de 1942 | Princesa Marina da Grécia e Dinamarca | Príncipe Edward, duque de Kent Princess Alexandra, o honorável senhora Ogilvy Príncipe Michael de Kent |
Príncipe John | 12 de julho de 1905 | 18 de janeiro de 1919 | Nunca se casou | Nenhum |