Conteúdo verificado

Alemanha

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

República Federal da Alemanha
Bundesrepublik Deutschland
Bandeira Brasão
Lema:
  • "Einigkeit und Recht und Freiheit" ( alemão )
  • "Unidade e Justiça e Liberdade"
Anthem:
  • Terceiro estrofe
  • Lied der Deutschen (Canção dos Alemães)

Localização da Alemanha (verde escuro) - na Europa (verde e cinza escuro) - na União Europeia (verde) - [Legend]
Local de   Alemanha    (Verde escuro)

- Na Europa    (Verde e cinzento escuro)
- Na União Europeia    (Verde) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Berlim
52 ° 31'N 13 ° 23'E
Línguas oficiais Alemão
Grupos étnicos
  • 81% Alemães
  • 7% outros Os europeus
  • 4% Turks
  • 2% Asiático
  • 6% outros
Demonym Alemão
Governo Federal parlamentar república constitucional
- Presidente Joachim Gauck
- Chanceler Angela Merkel
- Presidente do Bundestag Norbert Lammert
- Presidente do Bundesrat Winfried Kretschmann
Legislatura
- Casa de cima Bundesrat
- Lower casa Bundestag
Formação
- Sacro Império Romano 02 de fevereiro 962
- Unificação 18 de janeiro de 1871
- República Federal 23 de maio de 1949
- Reunificação 03 de outubro de 1990
Área
- Total 357,021 km 2 ( 63)
137.847 sq mi
- Água (%) 2.416
População
- 2010 estimativa 81.799.600 ( 16)
- Densidade 229 / km 2 ( 57)
593 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 3197 bilião dólares ( 5)
- Per capita 39.028 dólares ( 17º)
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total 3401 bilião dólares ( 4)
- Per capita $ 41,513 ( 22)
Gini (2006) 27
baixo
HDI (2013) Aumentar 0,920
muito alto 5
Moeda Euro ( €) ( EUR )
Fuso horário CET ( UTC + 1)
- Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Unidades no direito
Chamando código +49
Código ISO 3166 DE
TLD Internet .de
um. ^ Dinamarquês, Baixo alemão, Sérvio, Romany e Frisian são reconhecidos oficialmente pelo Carta Europeia das Línguas Minoritárias (ECRML) ou Regional.
b. ^ O domínio .eu é também utilizado, uma vez que é compartilhado com outros da União Europeia Estados membros.

Alemanha ( / ɜr m ə n Eu /; alemão : Deutschland), oficialmente a República Federal da Alemanha ( alemão : Bundesrepublik Deutschland, pronunciado [Bʊndəsʁepuˌbliːk dɔʏtʃlant]), é um federal república parlamentar em Western- Europa Central . O país é composto por 16 estados, e seu capital e maior cidade é Berlim . Alemanha cobre uma área de 357.021 quilômetros quadrados (137.847 MI quadrado) e tem um clima temperado sazonal. Com 81,8 milhões de habitantes, é o Estado mais populoso na União Europeia . A Alemanha é um dos principais potências políticas e econômicas do continente europeu e um líder histórico em muitos campos teóricos e técnicos.

A região chamada Germania, habitada por vários Povos germânicos, foi documentada antes do ANÚNCIO 100. Durante a Período da migração, as tribos germânicas expandidas para o sul e estabeleceram reinos do sucessor durante todo muita de Europa. A partir do século 10, os territórios alemães fizeram parte central do Sacro Império Romano . Durante o século 16, as regiões do norte da Alemanha tornou-se o centro do Reforma Protestante, enquanto partes do sul e ocidentais permaneceram dominadas por católicos romanos denominações, com as duas facções em conflito na Guerra dos Trinta Anos, marcando o início do católico- Divisão protestante que tem caracterizado a sociedade alemã desde então. Ocupado durante as guerras napoleônicas , a ascensão do Pangermanismo dentro do Confederação Alemã resultou na unificação da maioria dos estados alemães em 1871 para o Império Alemão, que foi Prussiano dominado.

Após Revolução alemã de 1918-1919 ea rendição militar subsequente na Primeira Guerra Mundial , o Império foi substituído pelo parlamentar República de Weimar em 1918, e alguns de seu território dividido no Tratado de Versalhes . Apesar de sua liderança em muitos campos científicos e artísticos, neste momento, em meio à Grande Depressão , o Terceiro Reich foi criada em 1933. O último período foi marcado pela fascismo e da Segunda Guerra Mundial . Depois de 1945, a Alemanha foi dividida por aliada ocupação, e evoluiu em dois estados, Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Em 1990, o país foi reunificado .

A Alemanha foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia, em 1957, que se tornou a UE em 1993. É parte da Espaço Schengen, e, desde 1999, um membro da área do euro. A Alemanha é um grande poder e membro das Nações Unidas , da NATO , o G8, o G20, o OCDE ea Conselho da Europa, e tomou um assento não-permanente no Conselho de Segurança da ONU para o período 2011-2012.

A Alemanha tem o mundo quarta maior economia pelo PIB nominal ea quinto maior pela paridade de poder aquisitivo. Subsequentemente, é a segundo maior exportador e terceiro maior importador de mercadorias. O país desenvolveu um muito alto padrão de vida e apresenta um sistema global de segurança social, que inclui o mundo da mais antiga sistema de saúde universal. A Alemanha tem sido o lar de muitos influente filósofos, compositores de música, cientistas e inventores, e é conhecida por sua rica cultural e político história .

Etimologia

O Inglês palavra Alemanha deriva do latim Germania, que entrou em uso após Júlio César adotou-o para os povos do leste do Reno . O alemão Deutschland prazo (terra originalmente diutisciu, "as terras alemãs") é derivado deutsch, descendente de Old High German diutisc "popular" (isto é, pertencente ao diot ou diota "povo"), originalmente usado para distinguir o linguagem das pessoas comuns de latim e sua Descendentes de romance. Este, por sua vez desce Proto-Germânico * Þiudiskaz "popular" (ver também a forma latinizada Theodiscus), derivado a partir de * Þeudō, descendente de Proto-indo-europeu * Tewtéh₂- "povo".

História

Tribos germânicas e franco Império

Visão básica de segunda a migrações do século quinta-

O Tribos germânicas são pensado para data a partir da Nordic Idade do Bronze ou o Idade pré-romana de Ferro. Do sul da Escandinávia eo norte da Alemanha, eles expandiram sul, leste e oeste a partir do primeiro século antes de Cristo, entrar em contato com o Tribos celtas de Gália, bem como iraniana , Bálticos e eslavos tribos na Central e Europa Oriental . Sob Augustus , o general romano Publius Quinctilius Varo começaram a invadir Germania (uma área que se estende aproximadamente do Rhine ao Montes Urais). Em 9 dC, três Legiões romanas lideradas por Varo foram derrotado pelo Líder Cheruscan Armínio. Por AD 100, quando Tácito escreveu Germania, tribos germânicas haviam se estabelecido ao longo do Reno e do Danúbio (o Limes Germanicus), ocupando a maioria da área de Alemanha moderna; Áustria, sul Bavaria ea ocidental Renânia, no entanto, foram províncias romanas.

No século 3 uma série de grandes tribos germânicas ocidentais surgiram: Alemanni, Franks , Chatti, Saxões, Frisii, Sicambri, e Turíngios. Cerca de 260, os povos germânicos invadiram terras Romano-controladas. Após a invasão do Hunos em 375, e com o declínio de Roma a partir de 395, tribos germânicas se deslocaram mais para sul-oeste. Simultaneamente vários grandes tribos formadas no que é hoje a Alemanha e os menores deslocados tribos germânicas. Grandes áreas (conhecido desde o Período merovíngia como Austrásia) eram ocupada pelos francos, e norte da Alemanha era governada pelos saxões e eslavos.

Sacro Império Romano

O Sacro Império Romano em sua maior extensão territorial durante as Cruzadas
Mapa do Sacro Império Romano de Nação Germânica em 1600, sob o reinado de Imperador Rodolfo II (sobrepor sobre fronteiras do Estado de hoje)

Em 25 de dezembro de 800, o rei franco Carlos Magno foi coroado imperador e fundou a Império Carolíngio, que foi dividido em 843. O Sacro Império Romano resultou da parte oriental desta divisão. O seu território se estendia desde o Rio Eider no norte do Mediterrâneo costa no sul. Sob o reinado do Imperadores Otonianos (919-1024), vários grandes ducados foram consolidados, eo rei alemão foi coroado Sacro Imperador Romano dessas regiões em 962. O Sacro Império Romano absorveu norte da Itália e Borgonha sob o reinado do Imperadores Salianos (1024-1125), embora os imperadores perdessem o poder com o Controvérsia da Investidura.

Martin Luther iniciou o Reforma Protestante

Debaixo de Imperadores Hohenstaufen (1138-1254), os príncipes alemães aumentaram a sua influência mais ao sul e leste em territórios habitados por eslavos , precedendo Colonização alemã nestas áreas e mais a leste ( Ostsiedlung). Cidades do norte da Alemanha cresceu próspero como membros da Liga Hanseática. Começando com o Grande Fome em 1315, então a Peste Negra de 1348-1350, a população da Alemanha despencou. O edital do Touro de Ouro em 1356 desde a constituição básica do império e codificou a eleição do imperador por sete Príncipe-eleitores que governaram alguns dos principados mais poderosos e archbishoprics.

Martin Luther divulgado As Noventa e Cinco Teses em 1517 em Wittenberg, desafiando a Igreja Católica Romana e iniciar a Reforma Protestante. Um separado Igreja Luterana tornou-se a religião oficial em muitos estados alemães depois de 1530. O conflito religioso conduziu à Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), que devastou terras alemãs. A população dos estados alemães foi reduzida em cerca de 30%. O Paz de Westphalia (1648) acabou com a guerra religiosa entre os estados alemães, mas o império era de facto dividida em numerosos principados independentes. No século 18, o Sacro Império Romano consistia em cerca de 1800, tais territórios. De 1740 em diante, dualismo entre o austríaco Monarquia de Habsburgo eo Reino da Prússia dominou a história alemã. Em 1806, o império foi passado e dissolvido em conseqüência das guerras napoleônicas .

Confederação Alemã e Império

Fundação do Império Alemão em Versailles, 1871. Bismarck está no centro em um uniforme branco

Depois da queda de Napoleão , o Congresso de Viena reuniu-se em 1814 e fundou a Confederação Alemã (Deutscher Bund), uma liga solta 39 estados soberanos. Desacordo com política de restauração em parte levou ao surgimento de movimentos liberais, seguido de novas medidas de repressão por estadista austríaco Metternich. O Zollverein, uma união tarifária, unidade econômica promovida nos estados alemães. Nacional ideais liberais e da Revolução Francesa ganha cada vez mais apoio entre muitos, especialmente jovens, alemães. À luz de um série de movimentos revolucionários na Europa, que estabeleceram uma república na França, intelectuais e commoners começou a Revoluções de 1848 nos estados alemães. Rei Frederico Guilherme IV da Prússia foi oferecido o título do imperador, mas com uma perda de poder; ele rejeitou a coroa ea constituição propor, conduzindo a um recuo provisório para o movimento.

Alemanha imperial (1871-1918), com o dominante Reino da Prússia em azul

Conflito entre o rei William I da Prússia eo parlamento cada vez mais liberal entrou em erupção sobre reformas militares em 1862, eo rei apontado Otto von Bismarck o novo Ministro Presidente da Prússia. Bismarck travou com sucesso guerra em Dinamarca em 1864. A vitória prussiano na Guerra Austro-prussiana de 1866 permitiu criar a North Confederação Germânica (Norddeutscher Bund) e para excluir Áustria, anteriormente o estado alemão principal, dos assuntos da federação. Depois da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, o Império alemão foi proclamada em 1871 em Versailles, unindo todas as partes dispersas da Alemanha com excepção da Áustria ( Kleindeutschland, ou "Alemanha Menor").

Com quase dois terços de seu território e população, a Prússia foi o componente dominante do novo Estado; o Hohenzollern King of Prussia governou como seu Imperador concorrente, e Berlim tornou-se seu capital. No Período Gründerzeit na sequência da unificação da Alemanha, a política externa como Bismarck Chanceler da Alemanha sob o imperador Guilherme I garantiu a posição da Alemanha como uma grande nação por alianças, isolando França, por via diplomática, e evitar a guerra. Sob Wilhelm II, contudo, Alemanha, como outras potências europeias, tomaram um curso imperialista que conduz à fricção com países vizinhos. Como resultado do Conferência de Berlim, em 1884, a Alemanha alegou vários colônias, incluindo África Oriental Alemã, Alemão Sudoeste Africano, Togo e Camarões . A maioria das alianças em que Alemanha tinha sido previamente envolvidos não foram renovadas, e alianças novas excluíram o país.

O assassinato do príncipe herdeiro da Áustria em 28 de junho de 1914 desencadeou a I Guerra Mundial . Alemanha, como parte do Potências Centrais, sofreu a derrota contra o Aliados em um dos mais sangrentos conflitos de todos os tempos. Estima-se que dois milhões de soldados alemães morreram na Primeira Guerra Mundial A Revolução alemã eclodiu em novembro de 1918, eo imperador Guilherme II e todos os príncipes reinantes alemães abdicou. Um armistício pôs fim à guerra em 11 de novembro e Alemanha foi forçada a assinar o Tratado de Versalhes em junho de 1919. O tratado foi percebido em Alemanha porque uma continuação de humilhação da guerra, e é frequentemente citado como uma influência na ascensão do nazismo .

República de Weimar e Regime Nazi

Adolf Hitler , chanceler e presidente 1 1933-1945
1: Escritório formalmente vago a partir de agosto de 1934; Hitler denominou-se " Führer und Reichskanzler "

No início da revolução alemã em novembro de 1918, a Alemanha foi declarada república. No entanto, a luta pelo poder continuou, com radicais esquerdo comunistas tomar o poder na Bavária. A revolução chegou ao fim em 11 de agosto de 1919, quando o democrático Constituição de Weimar foi assinado por Presidente Friedrich Ebert. Uma era de crescente confiança nacional, uma vida cultural muito liberal e década de prosperidade económica seguida - conhecido como o Vinte Ouro. Sofrendo com a Grande Depressão de 1929, as condições de paz duras ditadas pelo Tratado de Versalhes , e uma longa sucessão de governos instáveis, os alemães não tinham identificação cada vez mais com o governo no início de 1930. Isso foi agravado por uma generalizada de direita Dolchstoßlegende, ou dolchstoßlegende, que argumentou que a Alemanha tinha perdido a Primeira Guerra Mundial por causa daqueles que queriam derrubar o governo. O governo Weimar foi acusado de trair a Alemanha através da assinatura do Tratado de Versalhes.

Em 1932, o Partido Comunista Alemão ea Partido Nazista controlado a maioria dos Parlamento, alimentada pelo descontentamento com o governo Weimar. Depois de uma série de armários sem sucesso, o presidente Paul von Hindenburg nomeou Adolf Hitler como chanceler da Alemanha em 30 de janeiro de 1933. Em 27 de Fevereiro de 1933, a Edifício Reichstag pegou fogo, e uma conseqüente decreto de emergência revogou os direitos dos cidadãos básicas. Um permitindo ato passou no parlamento deu a Hitler poder legislativo irrestrita. Apenas o Partido Social Democrata votaram contra, enquanto Comunista MPs já tinha sido preso. Usando seus poderes para esmagar qualquer resistência real ou potencial, Hitler estabeleceu uma centralizado Estado totalitário dentro de alguns meses. A indústria foi revitalizada com foco em rearmamento militar.

Em 1935, Alemanha readquirido o controlo do Saar e em 1936 o controle militar do Rhineland, ambos os quais tinham sido perdidos no Tratado de Versalhes. Em 1938, a Áustria foi anexada , e em 1939, Tchecoslováquia foi trazido sob controle alemão. A invasão da Polônia foi preparado através do Pacto Molotov-Ribbentrop e Operação Himmler. Em 1º de setembro de 1939, a alemã Wehrmacht lançou uma blitzkrieg em A Polônia, que foi rapidamente ocupada pela Alemanha e pela União Soviética Exército Vermelho. O Reino Unido ea França declararam guerra à Alemanha, marcando o início da II Guerra Mundial . Enquanto a guerra progrediu, Alemanha e sua aliados rapidamente ganhou o controle da maior parte continental Europa e Norte de África , apesar de planos para forçar o Reino Unido a um armistício ou rendição falhou. Em 22 de junho de 1941, a Alemanha quebrou o pacto Molotov-Ribbentrop e invadiu a União Soviética. Do Japão ataque a Pearl Harbour levou a Alemanha a declarar guerra aos Estados Unidos. A Batalha de Stalingrado forçou o exército alemão a recuar na frente oriental .

Em setembro de 1943, aliado da Alemanha a Itália se rendeu, e as tropas alemãs foram forçados a defender uma frente adicional na Itália. D-Day abriu um Frente Ocidental, como as forças aliadas avançaram para o território alemão. Em 8 de maio de 1945, as forças armadas alemãs se rendeu depois de o Exército Vermelho ocupou Berlim.

Berlim em ruínas após a Segunda Guerra Mundial

Em que mais tarde se tornou conhecido como O Holocausto , o regime Terceiro Reich tinha promulgado políticas subjugar diretamente muitos dissidentes e das minorias. Milhões de pessoas foram assassinadas pelos nazistas durante o Holocausto, incluindo vários milhões de judeus , Povo Romani, Testemunhas de Jeová, Povos eslavos, Prisioneiros de guerra soviéticos, pessoas com deficiência mental e / ou física, homossexuais e membros da oposição política e religiosa . II Guerra Mundial foi responsável por mais de 40 milhões de mortos na Europa. O Julgamentos de Nuremberg de Criminosos de guerra nazistas foram realizadas após a Segunda Guerra Mundial. O vítimas de guerra para a Alemanha são estimados em 5,3 milhões de soldados alemães milhões de civis alemães; e perder a guerra resultou em grandes perdas territoriais; a expulsão de cerca de 15 milhões de alemães étnicos antigos territórios orientais da Alemanha e de outros anteriormente ocupado Países europeus; estupro em massa de mulheres alemãs; e o destruição de numerosas grandes cidades.

Alemanha Oriental e Ocidental

Zonas de ocupação na Alemanha, 1947. Os territórios a leste da Linha Oder-Neisse, sob polonês e soviético de jure e de facto administração anexação, são mostrados como branco como é o destacado Saar protectorado

Após a rendição da Alemanha, o território alemão restante e Berlim foram divididos pelo Aliados em quatro zonas de ocupação militar. Juntas, essas zonas aceito mais de 6,5 milhões de alemães étnicos expulsos das áreas orientais. Os setores ocidentais, controlados pela França, o Reino Unido, e os Estados Unidos, foram fundidos em 23 de maio de 1949 para formar o República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland); em 7 de Outubro de 1949, a Zona Soviética tornou-se o República Democrática Alemã (Deutsche Demokratische Republik, ou DDR). Eles foram informalmente conhecidos como "Alemanha Ocidental" e "Alemanha Oriental". Alemanha Oriental selecionado Berlim Oriental como sua capital, enquanto a Alemanha Ocidental escolheu Bonn como capital provisória, para enfatizar a sua posição de que a solução de dois Estados foi um status quo artificial e temporária.

Alemanha Ocidental, estabelecida como uma república parlamentar federal com um " economia social de mercado ", aliou-se com os Estados Unidos, Reino Unido e França. O país registou um crescimento económico prolongado começando no início de 1950 ( Wirtschaftswunder). Alemanha Ocidental se juntou a OTAN em 1955 e foi um dos membros fundadores da Comunidade Económica Europeia em 1957. Alemanha Oriental era um Estado de Leste sob o controle político e militar da URSS através de forças ea ocupação deste último Pacto de Varsóvia. Embora a Alemanha Oriental dizia ser uma democracia, o poder político era exercido exclusivamente pelos principais membros ( Politburo) do comunista-controlada Partido Socialista Unificado da Alemanha (SED), apoiado pela Stasi, um imenso serviço secreto, e uma variedade de sub-organizações que controlam todos os aspectos da sociedade. Um estilo soviético economia de comando foi criado; a RDA mais tarde se tornou um Estado Comecon.

Enquanto Propaganda da Alemanha Oriental foi baseada nos benefícios dos programas sociais da RDA e da alegada ameaça constante de uma invasão da Alemanha Ocidental, muitos de seus cidadãos olhavam para o Ocidente para a liberdade e prosperidade. O Muro de Berlim , construído em 1961 para parar de alemães orientais de escapar para a Alemanha Ocidental, se tornou um símbolo da Guerra Fria , daí a sua queda em 1989, na sequência de reformas democráticas na Polónia e na Hungria, tornou-se um símbolo da Queda do comunismo, a reunificação alemã e Die Wende.

O Muro de Berlim , em frente ao Portão de Brandemburgo pouco antes de sua queda em 1989

As tensões entre a Alemanha Ocidental e Oriental foram reduzidas no início de 1970 por Chanceler Willy Brandt de Ostpolitik. No verão 1989, a Hungria decidiu desmantelar a Cortina de Ferro e abrir as fronteiras, fazendo com que a emigração de milhares de Alemães orientais para a Alemanha Ocidental através da Hungria. Isto teve efeitos devastadores sobre a RDA, onde regulares manifestações de massa recebeu apoio crescente. As autoridades da Alemanha Oriental diminuiu inesperadamente as restrições nas fronteiras, permitindo que os cidadãos da Alemanha Oriental para viajar para o Ocidente; originalmente destinado a ajudar a manter a Alemanha Oriental como um estado, a abertura da fronteira, na verdade, levou a uma aceleração do Processo de reforma Wende. Isso culminou na Dois Tratado Four Plus, um ano depois, em 12 de setembro de 1990, ao abrigo do qual as quatro potências ocupantes renunciaram a seus direitos ao abrigo da Instrumento da rendição, ea Alemanha recuperou sua plena soberania. Isso permitiu a reunificação da Alemanha em 3 de Outubro de 1990, com a adesão dos cinco estados restabelecidos da antiga RDA ( novos estados ou "neue Länder").

Reunificação da Alemanha e da União Europeia

Baseado no Berlim / Act Bona, aprovada em 10 de março de 1994, Berlim voltou a ser a capital da Alemanha reunificada, enquanto Bonn obtido o status original de um Bundesstadt (cidade federal) reter alguns ministérios federais. A mudança do governo foi concluída em 1999. Desde a reunificação, a Alemanha assumiu um papel mais activo na União Europeia e da NATO. A Alemanha enviou uma força de paz para garantir a estabilidade na Balcãs e enviou uma força de Tropas alemãs para o Afeganistão como parte de um esforço da OTAN para proporcionar segurança naquele país após a destituição do Taliban. Essas implantações foram controversos, já que, depois da guerra, a Alemanha era obrigada pela legislação nacional apenas para destacar tropas para as funções de defesa. Em 2005, Angela Merkel se tornou a primeira mulher chanceler da Alemanha como o líder de uma grande coalizão. Em 2009, um liberal- coalizão conservadora sob Merkel assumiu a liderança do país.

Geografia

Mapa topográfico
Paisagem típica do litoral em Norte da Alemanha: Costa íngreme em Darss West Beach, perto de Ahrenshoop ( Pomerânia Ocidental).

A Alemanha está em Ocidental e Europa Central , com a Dinamarca faz fronteira ao norte, a Polónia ea República Checa , a leste, Áustria e Suíça ao sul, França e Luxemburgo para o sudoeste, e Bélgica e da Holanda para o noroeste. Encontra-se principalmente entre as latitudes 47 ° e 55 ° N (a ponta do Sylt é apenas a norte de 55 °), e longitudes 5 ° e 16 ° E. O território abrange 357,021 km 2 (137.847 sq mi), consistindo de 349,223 km 2 (134.836 sq mi) de terra e 7,798 km 2 (3011 sq mi) de água. É o sétimo maior país em área na Europa e nos 62 maiores do mundo.

A elevação varia das montanhas do Alpes (ponto mais alto: a Zugspitze em 2962 metros ou 9.718 pés) no sul às costas do Mar do Norte (Nordsee) no noroeste e do mar Báltico (Ostsee) no nordeste. As terras altas florestadas da Alemanha central e as planícies do norte da Alemanha (ponto mais baixo: Wilstermarsch em 3,54 metros ou 11,6 pés abaixo do nível do mar) são atravessados por esses grandes rios como o Reno , Danúbio e Elba. As geleiras são encontradas na região dos Alpes, mas estão experimentando degelo. Recursos naturais significativos são minério de ferro, carvão, potassa, madeira, lenhite, urânio , cobre, gás natural, sal, níquel, terra arável e água.

Clima

A maior parte da Alemanha tem um clima temperado sazonal na qual predominam ventos húmidos do Ocidente. O país está localizado entre o oceânica da Europa Ocidental e da clima da Europa de Leste continental. O clima é moderado pela North Atlantic Drift, a extensão norte do Corrente do Golfo. Esta água mais quente afeta as áreas que fazem fronteira com o Mar do Norte; consequentemente, no noroeste e norte o clima é oceânico . Alemanha recebe uma média de 789 milímetros precipitação por ano. A precipitação ocorre durante todo o ano, sem estação seca obrigatório. Os invernos são suaves e os verões tendem a ser quente, as temperaturas podem ultrapassar 30 ° C (86 ° F).

O leste tem um mais clima continental; invernos podem ser muito frios e verões muito quentes, e mais períodos de seca podem ocorrer. Central e Sul da Alemanha são regiões de transição que variam de moderadamente oceânica para continental. Além dos climas marítimos e continentais que predominam na maior parte do país, as regiões alpinas no extremo sul e, em menor grau, algumas áreas dos alemães Uplands centrais têm um clima de montanha, caracterizados por temperaturas mais baixas e maior precipitação.

O Golden Eagle é um pássaro de rapina eo nacional protegido animais heráldico

Biodiversidade

O território da Alemanha pode ser subdividida em dois ecorregiões: Florestas europeias-Mediterrânica montanhosas mistos e marine shelf-Nordeste Atlântico. A partir de 2008, a maioria da Alemanha é coberto por qualquer uma das terras aráveis (34%) ou floresta e floresta (30,1%); apenas 13,4% da área é constituída por pastagens permanentes, 11,8% é coberto por assentamentos e ruas.

Plantas e animais são aqueles geralmente comum para a Europa central. Faias, carvalhos e outras árvores de folha caduca constituem um terço das florestas; coníferas estão a aumentar como resultado de reflorestamento. Enfeitar e pinheiros predominam nas montanhas superiores, enquanto pinho e lariço são encontrados em solo arenoso. Há muitas espécies de samambaias, flores, fungos e musgos. Os animais selvagens incluem veado, javali, muflão, raposa, o texugo, a lebre, e um pequeno número de castores. Pássaro nacional da Alemanha é a cegonha branca e flor nacional do país é o cornflower.

O parques nacionais na Alemanha incluem o Mar de Wadden National Parks, o Parque Nacional Jasmund, o Vorpommern Lagoon Area Parque Nacional, o Parque Nacional de Müritz, o Parque Nacional do Baixo Oder Valley, a Parque Nacional do Harz, o Parque Nacional Saxon Suíça eo Parque Nacional da Floresta da Baviera. Mais de 400 jardins zoológicos registrados e parques de animais operam na Alemanha, que se acredita ser o maior número em qualquer país. O Zoologische Garten Berlin é o mais antigo jardim zoológico na Alemanha e apresenta a mais completa coleção de espécies no mundo.

Política

Sistema político da Alemanha
O Edifício do Reichstag em Berlim é o site do parlamento alemão ( Bundestag)

A Alemanha é um federal, parlamentar , república democrática representativa. O sistema político alemão opera no âmbito de um quadro definido no documento de 1949 constitucional conhecida como a Grundgesetz (Lei Fundamental). Alterações em geral, exigem uma maioria de ambas as câmaras do parlamento de dois terços; os princípios fundamentais da Constituição, como expresso nos artigos que garantem a dignidade humana, a separação dos poderes, a estrutura federal e do Estado de direito são válidos em perpetuidade.

O presidente é o chefe de Estado e investiu principalmente com as responsabilidades e poderes de representação. Ele é eleito pelo Bundesversammlung (convenção federal), uma instituição que consiste dos membros do Bundestag e um número igual de delegados estaduais. O segundo mais alto funcionário do Ordem de precedência alemão é o Bundestagspräsident ( Presidente do Bundestag), que é eleito pelo Bundestag e responsável por supervisionar as sessões diárias do corpo. A terceira maior oficial ea chefe de governo é o chanceler, que é nomeado pelo Bundespräsident depois de ter sido eleito pelo Bundestag.

Angela Merkel, chanceler da Alemanha desde 2005

O chanceler, atualmente Angela Merkel, é o chefe de governo e exercícios poder executivo, semelhante ao papel de um primeiro-ministro em outras democracias parlamentares. Federal o poder legislativo é exercido pelo Parlamento consiste na Bundestag (Dieta Federal) e Bundesrat (Conselho Federal), que juntos formam o órgão legislativo. O Bundestag é eleito através de eleições diretas, por representação proporcional ( mixed-membro). Os membros do Bundesrat representam os governos dos estados federados dezesseis e são membros dos gabinetes estatais.

Desde 1949, o sistema partidário tem sido dominada pelo União Democrata Cristã ea Partido Social-Democrata da Alemanha. Até agora, cada chanceler tem sido um membro de um desses partidos. No entanto, o liberal menor Partido Democrático Livre (que teve membros do Bundestag desde 1949) e da Aliança '90 / Os Verdes (que teve assentos no parlamento desde 1983) também desempenharam papéis importantes.

A Alemanha tem um sistema de direito civil com base no direito romano com algumas referências a Lei germânica. O Bundesverfassungsgericht (Tribunal Constitucional Federal) é o Supremo Tribunal alemão responsável pelos assuntos constitucionais, com poder de revisão judicial. Sistema supremo tribunal da Alemanha, chamado Oberste Gerichtshöfe des Bundes, é especializado: para os processos civis e criminais, o mais alto tribunal de recurso é o inquisitorial Tribunal Federal de Justiça, e para outros assuntos os tribunais são o Tribunal Federal do Trabalho, o Tribunal Federal Social, o Tribunal Federal das Finanças e da Tribunal Administrativo Federal. O Völkerstrafgesetzbuch regula as consequências de crimes contra a humanidade, genocídio e crimes de guerra, e dá tribunais alemães jurisdição universal em algumas circunstâncias. Leis penais e privadas estão codificadas em nível nacional no Strafgesetzbuch eo BGB respectivamente. O sistema penal alemão é destinado para a reabilitação do criminoso e à protecção do público em geral. Exceto por pequenos delitos, que são experimentadas antes de um único juiz profissional e sério crimes políticos, todas as acusações são julgados perante tribunais mistos em que juízes leigos ( Schoffen) sentar-se lado a lado com juízes profissionais.

Estados constituintes

Alemanha compreende dezesseis estados que são colectivamente referidos como Länder. Cada estado tem sua própria constituição do estado e é em grande parte autônoma em conta a sua organização interna. Devido a diferenças de tamanho e população subdivisões desses estados variar, especialmente entre cidades-estados (Stadtstaaten) e Unidos com áreas maiores (Flächenländer). Para efeitos administrativos regionais cinco estados, ou seja, Baden-Württemberg, Baviera, Hesse, Renânia do Norte-Vestefália e da Saxónia, composto por um total de 22 Distritos do governo (Regierungsbezirke). A partir de 2009, a Alemanha é dividido em 403 distritos (Kreise) a nível municipal; trata-se de 301 distritos rurais e 102 distritos urbanos.

Karte Bundesrepublik Deutschland.svg
Brasão de Lower Saxony.svg Lower Saxony
Bremen Wappen.svg Bremen
Brasão de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (grande) .svg Mecklenburg-
Vorpommern
Wappen Sachsen-Anhalt.svg Saxony-Anhalt
Brasão de Saxony.svg Saxônia
Brandenburg Wappen.svg Brandenburg
Brasão de Thuringia.svg Thuringia
Brasão de Hesse.svg Hesse
Brasão de North Rhine-Westfalia.svg North Rhine-Westphalia
Brasão de Rhineland-Palatinate.svg Rhineland-Palatinate
Landessymbol Freistaat Bayern.svg Bavaria
Brasão de Baden-Württemberg (menos) .svg Baden-Württemberg
Wappen des Saarlands.svg Saarland
Brasão de Schleswig-Holstein.svg Schleswig-Holstein
Estado Capital Área (km²) População
Baden-Württemberg Stuttgart 35.752 10753880
Bavaria Munique 70.549 12538696
Berlim Berlim 892 3460725
Brandenburg Potsdam 29.477 2503273
Bremen Bremen 404 660999
Hamburgo Hamburgo 755 1786448
Hesse Wiesbaden 21.115 6067021
Mecklenburg-Vorpommern Schwerin 23.174 1642327
Lower Saxony Hanover 47.618 7918293
North Rhine-Westphalia Düsseldorf 34.043 17845154
Rhineland-Palatinate Mainz 19.847 4003745
Saarland Saarbrücken 2569 1017567
Saxônia Dresda 18.416 4149477
Saxony-Anhalt Magdeburg 20.445 2335006
Schleswig-Holstein Kiel 15.763 2834259
Thuringia Erfurt 16.172 2235025

Relações exteriores

Chanceler Angela Merkel que hospeda o Cúpula do G8 em Heiligendamm

A Alemanha tem uma rede de 229 missões diplomáticas no estrangeiro e mantém relações com mais de 190 países. A partir de 2011 é o maior contribuinte para o orçamento da União Europeia (fornecendo 20%) eo terceiro maior contribuinte para as Nações Unidas (desde 8%). A Alemanha é um membro da OTAN, a Organização de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE), o G8, o G20, o Banco Mundial eo Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele desempenhou um papel de liderança na União Europeia desde a sua criação e tem mantido um forte aliança com a França desde o fim da II Guerra Mundial. Alemanha procura avançar a criação de um, defesa e aparato de segurança político europeu mais unificado.

A política de desenvolvimento da República Federal da Alemanha é uma área independente da política externa alemã. É formulado pelo Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e levada a cabo pelos organismos responsáveis pela execução. O governo alemão vê a política de desenvolvimento como uma responsabilidade conjunta da comunidade internacional. É o terceiro maior doador de ajuda no mundo, depois dos Estados Unidos e da França.

Durante a Guerra Fria, a partição da Alemanha pela Cortina de Ferro fez dela um símbolo de tensões leste-oeste e um campo de batalha política na Europa. No entanto, a Ostpolitik de Willy Brandt foi um fator-chave na détente dos anos 1970. Em 1999, o chanceler O governo de Gerhard Schröder definiu uma nova base para a política externa alemã, tomando parte nas decisões em torno da OTAN Guerra do Kosovo e enviando soldados alemães em combate pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Os governos da Alemanha e os Estados Unidos são aliados políticos. 1948 Plano Marshall e fortes laços culturais têm criado um forte vínculo entre os dois países, embora a oposição vocal de Schröder à Guerra do Iraque sugeriu o fim do atlantismo e um arrefecimento relativa das relações germano-americanas. Os dois países são também economicamente interdependentes: 8,8% das exportações alemãs são US-bound e 6,6% das importações alemãs são originários de os EUA

Militar

O Eurofighter Typhoon é parte do Luftwaffe

Militar da Alemanha, o Bundeswehr , está organizado em Heer (Exército), Marinha (Navy), Luftwaffe (Força Aérea), Bundeswehr Joint Serviço Médico e Streitkräftebasis (Serviço de Apoio Comum) ramos. O papel da Bundeswehr é descrito na Constituição da Alemanha (Art. 87a) como única absolutamente defensiva. Seu único papel activo antes de 1990 foi o Katastropheneinsatz (controle de desastres). Dentro do Bundeswehr , que ajudou após desastres naturais, tanto na Alemanha e no exterior. Depois de 1990, a situação internacional mudou de confronto Leste-Oeste para um de incerteza e instabilidade geral. Hoje, depois de uma decisão do Tribunal Constitucional Federal, em 1994, o termo "defesa" foi definido para não só incluir a protecção das fronteiras da Alemanha, mas também da reacção de crises e prevenção de conflitos, ou de forma mais ampla como o guarda de segurança da Alemanha em qualquer lugar o mundo.

Os soldados do exército alemão no Afeganistão (2009)

A partir de 2011, os gastos militares foi estimada em 1,3% do PIB do país, que é pobre em um ranking de todos os países; em termos absolutos, a despesa militar alemão é o nono mais alto do mundo. Em tempos de paz, a Bundeswehr é comandada pelo ministro da Defesa. Se a Alemanha foi para a guerra, que de acordo com a Constituição é permitida apenas para fins defensivos, o chanceler se tornaria comandante-em-chefe da Bundeswehr .

Em março de 2012, a Bundeswehr emprega 183 mil soldados profissionais e 17.000 voluntários. O governo alemão planeja reduzir o número de soldados para 170 mil profissionais e até 15.000 voluntários de curto prazo ( serviço militar voluntário ). Reservistas estão disponíveis para as Forças Armadas e participar em exercícios de defesa e implantações no exterior. Em abril de 2011, o exército alemão tinha cerca de 6.900 tropas estacionadas em países estrangeiros como parte de forças de paz internacionais, incluindo cerca de 4.900 soldados da Bundeswehr no liderada pela Otan força ISAF no Afeganistão e Uzbequistão , 1.150 soldados alemães no Kosovo , e 300 soldados com UNIFIL no Líbano.

Até 2011, o serviço militar era obrigatório para os homens aos 18 anos, e recrutas servido passeios de seis meses de serviço; objectores de consciência poderia em vez optar por um comprimento igual de Zivildienst (serviço civil), ou de um compromisso de seis anos para os serviços de emergência (voluntária) como um corpo de bombeiros ou da Cruz Vermelha. Em 01 de julho de 2011 o serviço militar obrigatório foi oficialmente suspenso e substituído por um serviço voluntário. Desde 2001, as mulheres podem servir em todas as funções do serviço sem restrições, mas eles não estão sujeitos a conscrição. Existem atualmente cerca de 17.500 mulheres na ativa e um número de reservistas do sexo feminino.

Economia

A Carro Mercedes-Benz. A Alemanha foi o principal exportador mundial de bens 2003-2008

A Alemanha tem uma economia social de mercado com um altamente qualificada força de trabalho, um grande estoque de capital , um baixo nível de corrupção, e um alto nível de inovação. Ele tem a maior e mais poderosa economia nacional na Europa, a quarta maior por PIB nominal do mundo, o quinto maior por PPP, e foi o maior contribuinte líquido para o orçamento da UE em 2011. O setor de serviços contribui com aproximadamente 71% do PIB total, a indústria 28%, ea agricultura 1%. A taxa média nacional de desemprego oficial maio 2012 foi de 6,7%. No entanto, a taxa de desemprego média nacional oficial também inclui as pessoas com um emprego a tempo parcial que estão à procura de um emprego a tempo inteiro. A taxa média nacional não oficial de desemprego em 2011 foi de 5,7%.

A Alemanha é um defensor de uma maior integração económica e política europeia. Suas políticas comerciais são cada vez mais determinada por acordos entre os membros da União Europeia (UE) e pela legislação da UE. A Alemanha introduziu a moeda comum européia, o euro, em 1 de Janeiro de 2002. A sua política monetária é definida pelo Banco Central Europeu, que tem sede em Frankfurt. Duas décadas após a reunificação alemã , padrões de vida e renda per capita permanecem significativamente mais elevados nos estados da ex-Alemanha Ocidental do que no antigo Oriente. A modernização e integração da economia da Alemanha Oriental é um processo de longo prazo previsto para durar até o ano de 2019, com transferências anuais do oeste para o leste no valor de cerca de US $ 80 bilhões. Em janeiro de 2009 o governo alemão aprovou um plano de estímulo econômico € 50 bilhões para proteger vários setores de uma recessão e um aumento subsequente das taxas de desemprego.

A Alemanha é parte de uma união monetária, aZona Euro (azul escuro), e domercado único da UE

Das 500 maiores empresas de arquivos listados no mercado do mundo medido pela receita em 2010, a Fortune Global 500, 37 estão sediadas na Alemanha. 30 empresas sediadas na Alemanha estão incluídas no DAX, o índice bolsista alemão. Marcas globais bem conhecidos são Mercedes-Benz, BMW, SAP, Siemens, Volkswagen , Adidas, Audi, Allianz, Porsche, Bayer, Bosch e Nivea. Alemanha é reconhecida por suas especializadas pequenas e médias empresas. Cerca de 1.000 dessas empresas são líderes do mercado global em seu segmento e são rotulados campeãs ocultas.

A lista inclui as maiores empresas por volume de negócios em 2009. Unranked são o maior banco ea maior companhia de seguros em 2007:

Categoria Nome Sede Receita
(Mil. €)
Lucro
(Mil. €)
Funcionários
(Mundo)
1 Volkswagen AG Wolfsburg 1088974120329305
2 Daimler AG Stuttgart 99.3993985272382
3 Siemens AG Munique/Berlim 72.4883806398200
4 E.ON AG Düsseldorf 68.731720487.815
5 Metro AG Düsseldorf 64.337 825 242378
6 Deutsche Post AG Bonn 63.512 1389 475100
7 Deutsche Telekom AG Bonn 62.516 569 241426
8 BASF SE Ludwigshafen57.951 4065 95.175
9 BMW AG Munique 56.0183126107539
10 ThyssenKrupp AGEssen /Duisburg51.7232102191350

Infra-estrutura

O ICE 3 trem emFrankfurt Hauptbahnhof

Com a sua posição central na Europa, a Alemanha é um centro de transporte. Isso se reflete em suas densas redes de transportes e modernos. A auto-estrada ( Autobahn rede) classifica como a terceira maior do mundo em comprimento e é conhecido por sua falta de um limite de velocidade geral. Alemanha estabeleceu uma rede policêntrica de trens de alta velocidade. O InterCityExpress ou ICE rede da Deutsche Bahn serve as principais cidades alemãs, bem como destinos nos países vizinhos com velocidades de até 300 quilômetros por hora (186 mph). Os maiores aeroportos alemães são Aeroporto de Frankfurt eo Aeroporto de Munique, ambos os centros de Lufthansa, enquanto a Air Berlin tem cubos em Berlim Tegel e Düsseldorf. Outros aeroportos incluem Berlin Schönefeld, Hamburgo, Colónia / Bona e Leipzig / Halle. Ambos os aeroportos de Berlim serão consolidados em um local adjacente à Berlin Schönefeld, que se tornará Berlin Brandenburg Airport em 2013.

A partir de 2008, a Alemanha foi o sexto maior consumidor de energia do mundo, e 60% ​​de sua energia primária foi importado. A política do governo promove a conservação de energia e comercialização de energia renovável. A eficiência energética tem vindo a melhorar desde o início da década de 1970; o governo pretende atender às demandas de eletricidade do país, utilizando 40% de fontes renováveis ​​até 2020 e 100% em 2050. Em 2010, as fontes de energia foram: óleo (33,7%); carvão, incluindo linhite (22,9%); gás natural (21,8%); nuclear (10,8%); hidroeléctrica e eólica (1,5%); e outras fontes renováveis ​​(7,9%). Em 2000, o governo ea indústria de energia nuclear concordaram em eliminar todas as usinas nucleares até 2021. A Alemanha está comprometida com o Protocolo de Quioto e vários outros tratados de protecção da biodiversidade, baixos padrões de emissões, a reciclagem ea utilização de energias renováveis, e suportes desenvolvimento sustentável a nível global. O governo alemão iniciou as atividades de redução de emissões de amplo alcance e as emissões globais do país estão caindo. No entanto, o país de emissões de gases de efeito estufa foram as mais elevadas na UE a partir de 2010.

Ciência e Tecnologia

Realizações da Alemanha nas ciências têm sido significativos, e os esforços de pesquisa e desenvolvimento fazem parte integrante do economia. O Prêmio Nobel foi atribuído a 103 laureados alemães. Para a maior parte do século 20, laureados alemães tiveram mais prêmios do que os de qualquer outra nação, especialmente nas ciências ( física , química e fisiologia ou medicina).

O trabalho de Albert Einstein e Max Planck foi crucial para a fundação da moderna física , que Werner Heisenberg e Max Born desenvolvido. Eles foram precedidos por tais físicos fundamentais, como Hermann von Helmholtz, Joseph von Fraunhofer e Gabriel Daniel Fahrenheit, entre outros. Wilhelm Röntgen descobriu os raios X e foi o primeiro vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1901. Otto Hahn foi um pioneiro no campos de e radioactividade radioquímica e descobriu a fissão nuclear , enquanto Ferdinand Cohn e Robert Koch foram fundadores da microbiologia. Numerosos matemáticos nasceram na Alemanha, incluindo Carl Friedrich Gauss , David Hilbert , Bernhard Riemann , Gottfried Leibniz , Karl Weierstrass, Hermann Weyl e Felix Klein. instituições de pesquisa na Alemanha incluem a Sociedade Max Planck , a Associação Helmholtz ea Fraunhofer Society. O Prêmio Wilhelm Leibniz Gottfried é concedido a dez cientistas e acadêmicos a cada ano. Com um máximo de € 2,5 milhões por prêmio é um dos prêmios mais alto de investigação dotados do mundo.

A Alemanha tem sido o lar de muitos famosos inventores e engenheiros, como Johannes Gutenberg , creditado com a invenção da impressão de tipos móveis na Europa; Hans Geiger, o criador do contador Geiger; e Konrad Zuse, que construiu o primeiro computador digital totalmente automático. Inventores alemães, engenheiros e industriais, tais como Conde Ferdinand von Zeppelin, Otto Lilienthal, Gottlieb Daimler, Rudolf Diesel, Hugo Junkers e Karl Benz ajudou forma moderna tecnologia automotiva e transporte aéreo. engenheiro aeroespacial Wernher von Braun desenvolveu o primeiro foguete espacial e, mais tarde, era um membro proeminente da NASA e desenvolveu o Saturno V foguete Lua, que pavimentou o caminho para o sucesso de os EUA Programa Apollo. Heinrich Rudolf trabalho da Hertz no domínio da radiação eletromagnética foi fundamental para o desenvolvimento das telecomunicações modernas.

A Alemanha é um dos países líderes no desenvolvimento e utilização de tecnologias verdes. Empresas especializadas em tecnologia verde tem um volume de negócios estimado de € 200 bilhões. Sectores-chave da indústria de tecnologia verde da Alemanha são a geração de energia, mobilidade sustentável, a eficiência dos materiais, eficiência energética, gestão de resíduos e reciclagem , e sustentáveis ​​de gestão da água.

Demografia

Com uma população estimada de 81,8 milhões em janeiro de 2010, a Alemanha é o país mais populoso da União Europeia e classifica como o país mais populoso do mundo em 16. Sua densidade populacional é de 229,4 habitantes por quilômetro quadrado. O total expectativa de vida na Alemanha ao nascer é de 80,19 anos (77,93 anos para os homens e 82,58 anos para as mulheres). O A taxa de fertilidade de 1,41 filhos por mulher (2011 estimativas), ou 8,33 nascimentos por mil habitantes, é um dos mais baixos do mundo. Desde os anos 1970, da Alemanha taxa de mortalidade superou continuamente o seu taxa de natalidade. O Escritório Federal de Estatística da Alemanha previu que a população poderá diminuir para entre 65 e 70 milhões até 2060 (dependendo do nível de migração líquida). No entanto, essas previsões têm sido muitas vezes provado errado no passado e Alemanha estão testemunhando um aumento das taxas de natalidade e taxas de migração desde o início da década de 2010. É nomeadamente experimentando um forte aumento do número de migrantes bem-educados. Em 2012, mais de 300.000 imigrantes do que os emigrantes foram relatados na Alemanha.

Alemães por nacionalidade compõem 91% da população da Alemanha. A partir de 2010, cerca de sete milhões de cidadãos estrangeiros foram registados na Alemanha, e 20% dos habitantes do país, ou mais de 16 milhões de pessoas, eram de ascendência estrangeira ou parcialmente estrangeira (incluindo as pessoas descendente ou parcialmente descer do repatriados alemães étnicos), 96 % de quem viveu na antiga Alemanha Ocidental ou Berlim. Em 2010, 2,3 milhões de famílias com crianças com menos de 18 anos viviam na Alemanha, em que pelo menos um dos pais tinha raízes estrangeiras. Eles representavam 29% do total de 8,1 milhões de famílias com crianças pequenas. Em comparação com 2005 - ano em que o microcensus começou a coletar informações detalhadas sobre a população de origem migrante - a proporção de famílias migrantes aumentou 2 pontos percentuais.

A maioria das famílias de origem migrante vive na parte ocidental da Alemanha. Em 2010, a proporção de famílias migrantes em todas as famílias foi de 32% no território antes da unificação da República Federal. Este valor foi mais que o dobro nos novos Länder (incluindo Berlim), onde se situou em 15%. Famílias com origem imigrante mais frequentemente têm três ou mais filhos menores no agregado familiar do que as famílias sem um contexto de migração. Em 2010, cerca de 15% das famílias de origem migrante continha três ou mais filhos menores, em comparação com apenas 9% das famílias sem um contexto de migração.

O Fundo de População das Nações Unidas enumera Alemanha como anfitrião para o terceiro maior número de migrantes internacionais em todo o mundo, cerca de 5% ou 10 milhões de todos os 191 milhões de migrantes. Como consequência de restrições nas leis anteriormente em vez irrestritos da Alemanha sobre o asilo ea imigração, o número de imigrantes que procuram asilo ou alegando etnia alemã (na maior parte da antiga União Soviética) tem vindo a diminuir de forma constante desde 2000. Em 2009, 20% da população tinha raízes imigrantes, o maior desde 1945. A partir de 2008, o maior grupo nacional foi a partir de Turquia (2,5 milhões), seguido por Itália (776 mil) e Polônia (687.000). Cerca de 3 milhões de "Aussiedler" alemães -Ethnic, principalmente a partir do antigo bloco oriental têm- reassentados na Alemanha desde 1987. Um grande número de pessoas com ascendência alemã total ou significativa são encontrados nos Estados Unidos e Canadá. A maioria das minorias étnicas (especialmente os de origem não-europeia) residem nas grandes áreas urbanas, como Berlim , Hamburgo , Frankfurt Rhine-Main, Reno-Ruhr, Rhine-Neckar e Munique . A percentagem de não-alemães e imigrantes é bastante baixo em áreas rurais e pequenas cidades, especialmente nos estados da Alemanha de Leste do antigo território da RDA.


Frame.svg círculo

Grupos étnicos na Alemanha

 Alemães (80,7%)
 Outros europeus (7,3%)
 Turcos (4%)
 Outras pessoas do Oriente Médio (1,2%)
 Asiáticos (2%)
 Africanos negros (1%)
 Outros / não especificada (3,8%)

Alemanha é o lar da terceira maior número de migrantes internacionais em todo o mundo. Composição étnica a partir de 2010:

Grupo étnico % população
Europeu 88,0 71935000
     Alemão étnica 80,7 65970000
      Polonês 2.0 1654000
     ex-União Soviética(principalmentealemães russos,russos ejudeus) 1,7 1400000
      Outro Europeia(os europeus ocidentais e ex-jugoslavos) 3.6 3,000,000
Oriente Médio 5.2 4260000
      Turco 4 3260000
     outros (principalmenteárabeseiranianos) 1.2 1.000.000
Asiático 2.0 1634000
Afro-alemão oupreto Africano 1.0 817150
Fundo misto ou não especificado 2.0 1634000
Outros grupos(principalmenteas Américas) 1.8 1470000
População total 100 81715000

A Alemanha tem um número de grandescidades. O maior conurbação é aregião do Reno-Ruhr (11,7 milhões em 2008), incluindoDüsseldorf (a capital daRenânia do Norte-Vestefália),Colónia, Bonn, Dortmund,Essen,Duisburg eBochum.


Religião

O católicoCatedral de Colónia noRhinerio é umPatrimônio Mundial da UNESCO
Berliner Dom, a uma das principaiscatedrais evangélicos na Alemanha

O cristianismo é a maior religião na Alemanha, com cerca de 51,5 milhões de adeptos (62,8%) em 2008. em relação ao conjunto da população, 30,0% dos alemães são católicos , 29,9% são protestantes pertencentes à Igreja Evangélica na Alemanha (EKD), ea cristãos restantes pertencem a denominações menores, cada um com menos de 0,5% da população alemã. Protestantismo está concentrada no norte e no leste e catolicismo romano está concentrada no sul e oeste; 1,6% da população total do país declaram-se cristãos ortodoxos .

A segunda maior religião é o Islã com um número estimado de 3,8-4.300.000 aderentes (4,6% para 5,2%), seguido pelo budismo com 250.000 e judaísmo com cerca de 200.000 adeptos (0,3%); hinduísmo tem cerca de 90.000 seguidores (0,1%). Todas as outras comunidades religiosas na Alemanha têm menos de 50.000 adeptos. Dos cerca de 4 milhões de muçulmanos, a maioria são sunitas e alevitas da Turquia, mas há um pequeno número de xiitas e outras denominações. Muçulmanos alemães, uma grande parte dos quais são de Turkish origem, não têm pleno reconhecimento oficial do estado de sua comunidade religiosa. A Alemanha tem o terceiro maior da Europa população judaica (depois da França e do Reino Unido). Cerca de 50% dos budistas na Alemanha são imigrantes asiáticos.

Alemães sem a adesão religiosa afirmou compõem 34,1% da população e estão concentrados nas antigas áreas metropolitanas Alemanha Oriental e grandes. reunificação alemã em 1990 aumentou consideravelmente o país população não-religioso, um legado do ateísmo de Estado do anteriormente Soviética - controlados Médio. Membros da igreja cristã tem diminuído nas últimas décadas, especialmente entre os protestantes.

Idiomas

O alemão é a língua oficial e predominante falada na Alemanha. É uma das 23 línguas oficiais da União Europeia, e uma das três línguas de trabalho da Comissão Europeia. línguas minoritárias indígenas reconhecidas na Alemanha são dinamarquês, baixo-alemão, sérvio, Romany, e Frisian; eles estão oficialmente protegidos pelas Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias. As línguas imigrantes mais utilizados são Turco, curda, polaco, as línguas balcânicas, e da Rússia ; 67% dos cidadãos alemães afirmam ser capazes de se comunicar em pelo menos uma língua estrangeira e 27% em pelo menos duas outras línguas diferentes da sua.

Alemão Standard é uma língua germânica ocidental e está intimamente relacionado com e classificadas ao lado de Inglês, Low German, Dutch , e as línguas Frisian. Em menor medida, também está relacionado com o Oriente (extinta) e línguas germânicas do Norte. Mais vocabulário alemão é derivado do ramo germânico da família de línguas indo-européia. Minorias significativas de palavras são derivadas do latim e do grego, com uma quantidade menor de franceses e, mais recentemente, Inglês (conhecido como Denglisch). Alemão é escrito usando o alfabeto latino. Alemão dialetos, variedades tradicionais locais rastreada até as tribos germânicas, distinguem-se das variedades de padrão alemão pelo seu léxico, fonologia, e sintaxe.

Educação

Universidade de Heidelberg é a mais antiga universidade da Alemanha e entre a sua melhor classificado. Foi estabelecido em 1386.
Dentro Wendelstein 7-X, um centro de pesquisa no Instituto Max Planck de Física dos Plasmas perto da Universidade de Greifswald. Em contraste com muitos outros países, uma grande parte da pesquisa é exibido na independentes institutos, enquanto as universidades preferem se concentrar em educar seus alunos.

Mais de 99% dos alemães de 15 anos e acima são estimadas para ser capaz de ler e escrever. A responsabilidade pela supervisão educacional na Alemanha é organizado principalmente dentro do indivíduo estados federais. Desde 1960, um movimento de reforma tentou unificar o ensino secundário em um Gesamtschule ( ensino geral); vários estados da Alemanha Ocidental depois simplificado seu sistema de escola para duas ou três camadas. Um sistema de aprendizado chamado Duale Ausbildung (" educação dual ") permite que alunos em formação profissional para aprender de uma empresa, bem como numa escola profissional estatal. Este modelo de sucesso é altamente considerada e reproduzido em todo o mundo.

Opcional educação de infância é fornecido para todas as crianças entre três e seis anos de idade, após o que a freqüência escolar é obrigatória para, pelo menos, nove anos. A educação primária normalmente dura de quatro a seis anos, e as escolas públicas não são estratificados nesta fase. Em contraste, o ensino secundário inclui três tipos tradicionais de escolas voltadas para diferentes níveis de habilidade acadêmica: o Ginásio matricula os filhos mais talentosos e prepara os alunos para estudos universitários; o Realschule para alunos de nível intermediário dura seis anos; o Hauptschule prepara os alunos para o ensino profissional.

O requisito de entrada geral para a universidade é Abitur, uma qualificação normalmente com base em uma avaliação contínua durante os últimos anos na escola e os exames finais; no entanto, existem uma série de excepções e requisitos específicos variam, dependendo do estado, a universidade eo objeto. Universidades da Alemanha são reconhecidos internacionalmente; no Academic Ranking of World Universities (ARWU) para 2008, seis das 100 melhores universidades do mundo estão na Alemanha, e 18 dos top 200. A maioria das universidades alemãs são instituições públicas, cobrando propinas de apenas cerca de € 60 por semestre (e até € 500 no estado de Niedersachsen) para cada aluno. Assim, a educação acadêmica é aberta para a maioria dos cidadãos e estudar é cada vez mais comum na Alemanha. Apesar de sistema de formação dual, que combina educação práticos e teóricos e não levar a graus académicos, é típico para a Alemanha e reconhecido como um modelo para outros países.

O mais antigo universidades da Alemanha também estão entre os mais antigos e melhor considerado no mundo, comUniversidade de Heidelberg ser o mais antigo (fundado em 1386 e em operação contínua desde então). Segue-se a Universidade de Leipzig (1409),Universidade de Rostock (1419),Universidade de Greifswald (1456) ,Universidade de Freiburg (1457),LMU de Munique (1472) e daUniversidade de Tübingen (1477).

A maioria das universidades alemãs se concentrar mais no ensino do que na pesquisa. A pesquisa está principalmente exposta em institutos independentes que estão embutidos nos conjuntos académicos, como dentro de Max Planck, Fraunhofer, Leibniz e Helmholtz institutos. Esta especialização alemã raramente é refletido em rankings acadêmicos, que é a razão pela qual as universidades alemãs parecem estar ficando aquém de acordo com algumas das classificações, como ARWU.

Saúde

Hospice do Espírito SantoemLübeck - uma das mais antigas instituições sociais do mundo e um precursor para hospitais modernos

A Alemanha tem mais velha do mundo sistema de saúde universal, que remonta a legislação social de Bismarck em 1883. Atualmente, a população está coberta por um plano de seguro de saúde bastante abrangente fornecida por lei. Certos grupos de pessoas (funcionários vitalícios, não assalariados, os trabalhadores com alta renda) podem optar por sair do plano e mudar para um contrato de seguro privado. Anteriormente, esses grupos também pode optar por fazer sem seguro, mas esta opção foi abandonada em 2009. De acordo com a Organização Mundial da Saúde , da Alemanha sistema de saúde foi de 77% financiado governo e 23% de financiamento privado a partir de 2005. Em 2005, a Alemanha passou de 11% do seu PIB em cuidados de saúde. Alemanha classificou 20 no mundo da esperança de vida com 77 anos para homens e 82 anos para as mulheres , e que tinha uma muito baixa taxa de mortalidade infantil (4 por 1.000 nascidos vivos).

A partir de 2010, a principal causa da morte foi doença cardiovascular, em 41%, seguido de tumores malignos, em 26%. A partir de 2008, cerca de 82.000 alemães tinham sido infectadas com o HIV / AIDS e 26.000 tinham morrido da doença (cumulativamente, desde 1982). De acordo com uma pesquisa de 2005, 27% ​​dos adultos alemães são fumantes.

Cultura

Ludwig van Beethoven(1770-1827), compositor

De suas raízes, a cultura em estados alemães foi moldada pelas principais correntes intelectuais e populares na Europa, tanto religiosos e seculares. Historicamente Alemanha tem sido chamado Das Land der Dichter und Denker ("terra de poetas e pensadores"), por causa do papel importante seus famosos escritores e filósofos têm desempenhado no desenvolvimento do pensamento e da cultura ocidental.

Os estados federados são responsáveis ​​das instituições culturais. Existem 240 teatros subsidiados, centenas de orquestras sinfônicas, milhares de museus e mais de 25.000 bibliotecas espalhadas na Alemanha. Estas oportunidades culturais são apreciados por muitos: existem mais de 91 milhões de visitas a museus alemães a cada ano; anualmente, 20 milhões de ir a teatros e óperas; 3,6 milhões por ano ouvir as orquestras sinfônicas. A partir de 2012 a UNESCO inscreveu 37 propriedades na Alemanha na Lista do Património Mundial.

Alemanha estabeleceu um elevado nível de igualdade de género, promove os direitos dos deficientes, e é legalmente e socialmente tolerante para com os homossexuais. Gays e lésbicas podem legalmente adotar filhos biológicos de seus parceiros, e as uniões civis foram permitidas desde 2001. A Alemanha também mudou sua atitude para com os imigrantes; desde meados da década de 1990, o governo ea maioria dos alemães começaram a reconhecer que a imigração controlada deve ser permitida com base em critérios de qualificação. Alemanha foi nomeada segunda nação mais valorizado do mundo entre 50 países em 2010. A pesquisa de opinião global para a BBC revelou que a Alemanha é reconhecido por ter a influência mais positiva no mundo em 2011.

Artes

JSBach
Toccata und Fuge
Lv Beethoven
Symphonie 5 c-moll
R. Wagner
Die Walküre

Numerosos pintores alemães têm desfrutado de prestígio internacional através de seu trabalho em diversos estilos artísticos. Hans Holbein, o Jovem, Matthias Grünewald, e Albrecht Dürer foram artistas importantes do Renascimento , Caspar David Friedrich do Romantismo , e Max Ernst de Surrealismo. contribuições arquitetônicas da Alemanha incluem o carolíngio e estilos Otonianos, que foram precursores do Românico. A região mais tarde se tornou o local de Gótico, renascimento e arte barroca. Alemanha foi particularmente importante no início do movimento moderno, especialmente através do movimento Bauhaus, fundada por Walter Gropius. Ludwig Mies van der Rohe se tornou um dos arquitetos mais renomados do mundo na segunda metade do século 20. Ele concebeu a fachada de vidro do arranha-céus.

Música alemã inclui obras de alguns dos mais conhecidos compositores de música clássica do mundo, incluindo Ludwig van Beethoven , Johann Sebastian Bach , Wolfgang Amadeus Mozart , Johannes Brahms, Richard Wagner e Richard Strauss . A Alemanha é o maior mercado da música na Europa e terceira maior do mundo.

Literatura e filosofia

Literatura alemã pode ser rastreada até a Idade Média e as obras de escritores como Walther von der Vogelweide e Wolfram von Eschenbach. Bem conhecidos autores alemães incluem Johann Wolfgang von Goethe , Friedrich Schiller, Gotthold Ephraim Lessing e Theodor Fontane. As colecções de contos populares publicados pelo Irmãos Grimm popularizaram folclore alemão em um nível internacional. Autores influentes do século 20 incluem Gerhart Hauptmann, Thomas Mann, Hermann Hesse, Heinrich Böll e Günter Grass. De língua alemã editoras produzir cerca de 700 milhões de livros por ano, com cerca de 80.000 títulos, quase 60.000 deles novos. Alemanha vem em terceiro lugar em quantidade de livros publicados, após o mercado de livros de língua Inglês e da República Popular da China. O Feira do Livro de Frankfurt é o mais importante no mundo para negócios e comércio internacionais, com uma tradição que abrange mais de 500 anos.

Filosofia alemã é historicamente significativa. Gottfried Leibniz contribuições 's para o racionalismo; a iluminação filosofia por Immanuel Kant ; o estabelecimento de clássico idealismo alemão por Johann Gottlieb Fichte, Georg Wilhelm Friedrich Hegel e Friedrich Wilhelm Joseph Schelling; Arthur Schopenhauer composição de pessimismo metafísico 's; a formulação de teoria comunista por Karl Marx e Friedrich Engels ; Friedrich Nietzsche desenvolvimento 's de perspectivismo, as contribuições de Gottlob Frege para a aurora da filosofia analítica; obras de Martin Heidegger em Ser; e o desenvolvimento do Frankfurt escola por Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas têm sido particularmente influente. No século 21, a Alemanha tem contribuído para o desenvolvimento da filosofia analítica contemporânea na Europa continental, juntamente com a França, Áustria, Suíça e os países escandinavos.

Cozinha

A Schwarzwälder Kirschtorte(literalmente, "cereja torta Floresta Negra")

Cozinha alemã varia de região para região. As regiões do sul da Baviera e Suábia, por exemplo, compartilhar uma cultura culinária com a Suíça e Áustria. Em todas as regiões, a carne é frequentemente consumidos em forma de salsicha. O alimento orgânico ganhou uma quota de mercado de ca. 2%, e espera-se que aumente ainda mais. Embora o vinho está se tornando mais popular em muitas partes da Alemanha, a bebida alcoólica nacional é a cerveja. Consumo de cerveja alemã por pessoa está em declínio, mas em 121,4 litros em 2009 ele ainda está entre as mais altas do mundo. O guia Michelin premiou nove restaurantes na Alemanha três estrelas, a mais alta designação, enquanto 15 receberam mais duas estrelas. Restaurantes alemães se tornaram o mundo segundo mais decorado depois da França.

Carne de porco, carne , e aves são os principais variedades de carne consumida na Alemanha, com carne de porco, sendo o mais popular. A pessoa média na Alemanha vai consumir até 61 kg (130 lb) de carne em um ano. Entre as aves de capoeira, de frango é mais comum, embora pato, ganso e de peru também são apreciados. carnes de caça, especialmente javali, coelho , e veado também estão amplamente disponíveis durante todo o ano. Trout é o peixe de água doce mais comum no menu alemão; pique , carpa , e vara Europeia também estão listados com frequência. Legumes são muitas vezes utilizados em guisados ​​ou sopas de legumes, mas também são servidos como pratos de lado. Cenouras, nabos, espinafres, ervilhas, feijão, brócolis e muitos tipos de repolho são muito comuns. Uma grande variedade de bolos e tortas são servidos em todo o país, mais comumente feitas com frutas frescas. Maçãs, ameixas, morangos e cerejas são usados ​​regularmente em bolos. Cheesecake também é muito popular, muitas vezes feitas com quark. Schwarzwälder Kirschtorte (bolo Floresta Negra, feita com cerejas) é provavelmente o exemplo mais conhecido de uma ampla variedade de tipicamente Alemão tortes preenchidos com creme ou manteiga.

Esportes

Signal Iduna Park, o estádio doclube de BundesligaBorussia Dortmund, é o maior estádio da Alemanha

Vinte e sete milhões de alemães são membros de um clube desportivo e um doze milhões adicionais praticar esportes individualmente. Associação de futebol é o esporte mais popular. Com mais de 6,3 milhões de membros oficiais, a Federação Alemã de Futebol ( Deutscher Fußball-Bund ) é a maior organização esportiva de seu tipo no mundo. O Bundesliga, primeira divisão do futebol alemão, é a liga esportiva mais popular na Alemanha e atrai a segunda maior comparecimento médio de qualquer campeonato de futebol profissional no mundo.

O Alemão equipa nacional de futebol venceu a Copa do Mundo da FIFA em 1954, 1974 e 1990 eo Campeonato Europeu de Futebol em 1972, 1980 e 1996. Alemanha sediou a Copa do Mundo da FIFA em 1974 e 2006 eo Campeonato Europeu de Futebol em 1988. Entre os jogadores mais conhecidos são Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Jürgen Klinsmann, Lothar Matthäus, e Oliver Kahn. Outros desportos populares incluem handebol, vôlei , basquete , hóquei no gelo e tênis .

A Alemanha é um dos motores principais países de esportes do mundo. Construtores como a BMW e Mercedes são os fabricantes de destaque no esporte a motor. Além disso, Porsche venceu as 24 Horas de Le Mans, uma corrida de resistência anual realizada em França, 16 vezes, e Audi ganhou-lo 11 vezes. Formula One driver de Michael Schumacher estabeleceu vários recordes do esporte a motor Durante sua carreira, depois de ter ganho mais de Fórmula Um Campeonato Mundial de Pilotos e mais corridas de Fórmula Um que qualquer outro piloto; ele é um dos esportistas mais bem pagos da história.

Historicamente, desportistas alemães têm sido candidatos bem sucedidos nos Jogos Olímpicos, ocupando o terceiro lugar em um de todos os tempos Jogos Olímpicos medalha contagem, combinando Médio e medalhas da Alemanha Ocidental. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 , a Alemanha terminou em quinto na contagem de medalhas, enquanto nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, que terminou em primeiro. A Alemanha sediou os Jogos Olímpicos de Verão duas vezes, em Berlim, em 1936 e em Munique em 1972. Os Jogos Olímpicos de Inverno tiveram lugar na Alemanha uma vez em 1936 nas cidades gêmeas de Garmisch e Partenkirchen.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Germany&oldid=552023083 "