Conteúdo verificado

Giuseppe Verdi

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores ; Poesia e Opera

Fundo para as escolas Wikipédia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Giuseppe Verdi
Assinatura de Verdi

Giuseppe Verdi Fortunino Francesco (italiano: [D͡ʒuzɛppe verdi]; 10 de outubro de 1813 - 27 de janeiro de 1901) foi um italiano Compositor romântico, principalmente da ópera. Alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como " La donna è mobile "de Rigoletto ", Va, pensiero "(O Coro dos escravos hebreus) a partir de Nabucco ", Libiamo ne 'lieti calici "(a canção bebendo) do La traviata eo " Grande Marcha "de Aida .

Biografia

Infância

Giuseppe Verdi em Vanity Fair (1879)

Verdi nasceu o filho de Carlo Giuseppe Verdi e Luigia em Uttini Le Roncole, uma aldeia perto Busseto, em seguida, no Departamento de Taro que era uma parte da Primeiro Império Francês após a anexação da Ducado de Parma e Piacenza. O registro de batismo, em 11 de Outubro alista-o como sendo "nascido ontem", mas desde que dias foram muitas vezes considerados para começar ao pôr do sol, isso poderia ter significado ou 9 ou 10 de Outubro. No dia seguinte, ele foi batizado na Igreja Católica Romana em latim como Joseph Fortuninus Franciscus. No dia seguinte (terça-feira), o pai de Verdi levou seu recém-nascido os três milhas para Busseto, onde o bebê foi registrado como Joseph François Fortunin; o funcionário escreveu em francês. "Assim aconteceu que para o mundo civil e temporais Verdi nasceu um francês."

Quando ele ainda era uma criança, os pais de Verdi mudou de Le Roncole para Busseto, onde a educação do futuro do compositor foi muito facilitada pelo visitas à grande biblioteca pertencente à escola jesuíta local. Também em Busseto, Verdi foi dado suas primeiras lições na composição.

Verdi foi para Milão quando tinha vinte anos para continuar seus estudos. Ele tomou aulas particulares em contraponto enquanto participava de espectáculos de ópera, bem como concertos de, especificamente, música alemã. Beaumonde associação de Milão o convenceu de que ele deveria seguir uma carreira como compositor de teatro. Em meados dos anos 1830, ele participou da Salotto Maffei salões de beleza em Milão, apresentado por Clara Maffei.

Retornando a Busseto, ele se tornou o mestre de música da cidade e, com o apoio de António Barezzi, um amante do comerciante e música local que havia apoiado a longo ambições musicais de Verdi em Milão, Verdi deu a sua primeira apresentação pública na casa de Barezzi em 1830.

Porque ele amava a música de Verdi, Barezzi convidou Verdi ser sua filha professor de música da Margherita, e os dois logo caiu profundamente no amor. Eles se casaram no dia 04 de maio de 1836 e Margherita deu à luz a dois filhos, Virginia Maria Luigia (26 de março de 1837 - agosto 12 1838) e Icilio Romano (11 de julho de 1838 - 22 de outubro de 1839). Ambos morreram na infância, enquanto Verdi estava trabalhando em sua primeira ópera e, pouco tempo depois, morreu de Margherita encefalite em 18 de junho de 1840, com apenas 26. Verdi adorado sua esposa e filhos, e ele foi devastado por suas mortes.

Reconhecimento inicial

A produção de Milão de La Scala de sua primeira ópera, Oberto em nov 1839 alcançado um certo grau de sucesso, após o que Bartolomeo Merelli, empresário do La Scala, oferecido Verdi um contrato para mais três obras.

Foi enquanto ele estava trabalhando em sua segunda ópera, Un giorno di Regno, que a esposa de Verdi morreu. A ópera, dado em setembro de 1840, foi um fracasso e ele caiu em desespero e prometeu desistir de composição musical para sempre. No entanto, Merelli convenceu-o a escrever Nabucco e sua performance de abertura março 1842 fez Verdi famoso. Legend (e própria "um esboço autobiográfico" de Verdi de 1879) tem-no que era as palavras do famoso "Va, pensiero" coro dos escravos hebreus que o inspiraram a escrever a música novamente. Um grande número de óperas - 14 ao todo - e um período de trabalho duro seguido na década após 1843, um período que Verdi foi descrever como seus "anos de galera". Estes incluíram a I Lombardi em 1843, e Ernani em 1844. Para alguns, a ópera mais original e importante que Verdi escreveu é Macbeth em 1847. Pela primeira vez, Verdi tentou uma ópera sem uma história de amor, quebrando uma convenção de base na ópera italiana do século 19.

Em 1847, eu Lombardi, que foi revisado e renomeado JERUSALÉM, foi produzido pela Ópera de Paris. Devido a uma série de convenções parisienses que tinha de ser honrado (incluindo ballets extensas), tornou-se a primeira obra de Verdi no Francês Estilo de ópera grande.

Meia-idade

Em algum momento em meados da década de 1840, após a morte de Margherita Barezzi, Verdi começou um caso com Giuseppina Strepponi, uma soprano no crepúsculo de sua carreira. Sua coabitação antes do casamento era considerado escandaloso em alguns dos lugares em que viveram, mas Verdi e Giuseppina casaram em 29 de agosto de 1859 em Collonges-sous-Salève, no Reino de Piemonte, perto de Genebra . Enquanto vivia em Busseto com Strepponi, Verdi comprou uma propriedade a duas milhas da cidade em 1848. Inicialmente, seus pais viviam lá, mas, após a morte de sua mãe em 1851, ele fez a Villa Verdi em Sant'Agata em Villanova sull'Arda sua casa até sua morte.

Como os "anos de galera" foram chegando ao fim, Verdi criou uma de suas maiores obras-primas, Rigoletto, que estreou em Veneza em 1851. Baseado em uma peça de Victor Hugo (Le roi s'amuse), o libreto teve que passar por revisões substanciais a fim de satisfazer a censura da época, eo compositor estava à beira de dar tudo -se um número de vezes. A ópera se tornou rapidamente um grande sucesso.

Com Rigoletto, de Verdi monta a sua idéia original do drama musical como um coquetel de elementos heterogêneos, que incorporam a complexidade social e cultural, e que começam a partir de uma mistura distinta da comédia e da tragédia. Gama musical Rigoletto 's inclui band-música, como a primeira cena ou a ária " La donna è mobile ", melodia italiana, como o famoso quarteto" Bella figlia dell'amore ", música de câmara, como o dueto entre Rigoletto e Sparafucile e declamatos poderosos e concisas, muitas vezes com base em porta-notas, como as notas C e C # em Rigoletto e de Monterone registo superior.

Seguiu-se o segundo eo terceiro dos três grandes óperas de "período médio" de Verdi: em 1853 Il Trovatore foi produzido em Roma e La traviata em Veneza. A última foi baseada Alexandre Dumas, fils jogo ' A Dama das Camélias, e se tornou o mais popular de todos óperas de Verdi, colocando em primeiro lugar no Operabase lista de óperas as mais executadas em todo o mundo.

Composições posteriores

Entre 1855 e 1867, uma onda de grandes óperas de Verdi seguido, entre eles, tais como grampos de repertório Un ballo in maschera (1859), La forza del destino (encomendado pelo Teatro Imperial de São Petersburgo para 1861, mas não executada até 1862), e uma versão revista do Macbeth (1865). Outro um pouco menos freqüentemente realizado incluem Les Vêpres Siciliennes (1855) e Don Carlos (1867), ambos encomendado pela Ópera de Paris e, inicialmente, dada em francês. Hoje, essas duas últimas óperas são mais freqüentemente realizado em tradução italiana. Simon Boccanegra seguido em 1857.

Giuseppe Verdi em 1876 por Étienne Carjat

Em 1869, Verdi foi convidado a compor uma seção para um missa de réquiem na memória de Gioachino Rossini e propôs que este requiem deve ser um conjunto de secções compostas por outros contemporâneos italianos de Rossini. O réquiem foi compilado e completou, mas foi cancelado no último minuto (e não foi realizada durante a vida de Verdi). Verdi culpou a falta de entusiasmo para o projeto pelo condutor a que se destina, Angelo Mariani, que tinha sido um amigo de longa data de seu. O episódio levou a uma quebra permanente em suas relações pessoais. A soprano Teresa Stolz (que mais tarde teve um profissional forte - e, talvez, romântico - relacionamento com Verdi) era naquele tempo contratado para ser casado com Mariani, mas ela deixou-o não muito tempo depois. Cinco anos depois, Verdi reformulado sua seção "Libera Me" do Requiem Rossini e fez-lhe uma peça de sua Missa de Requiem , homenageando o famoso romancista e poeta Alessandro Manzoni, que morreu em 1873. O Requiem completa foi realizada pela primeira vez na catedral em Milão, em 22 de maio de 1874.

Grande ópera de Verdi, Aida , às vezes é pensado para ter sido encomendado para a celebração da abertura do Canal de Suez em 1869, mas, de acordo com um crítico importante, Verdi recusou o convite do Khedive para escrever uma "ode" para a nova ópera casa que ele estava planejando inaugurar como parte do canal abertura festividades. A casa de ópera na verdade, aberto com uma produção de Rigoletto. Mais tarde, em 1869-1870, os organizadores se aproximou novamente Verdi (desta vez com a idéia de escrever uma ópera), mas ele novamente virou-los para baixo. Quando eles avisou que eles iriam pedir Charles Gounod em vez e, em seguida, ameaçou envolver Richard Wagner serviços 's, Verdi começou a mostrar um interesse considerável, e os acordos foram assinados em junho de 1870.

Teresa Stolz, foi associado ao Aida e o Requiem (bem como um número de outras funções Verdi). O papel da Aida foi escrito para ela, e, embora ela não apareceu na estréia mundial no Cairo, em 1871, ela criou Aida na estreia europeia em Milão, em fevereiro de 1872. Ela também foi a solista soprano no primeiro e muitas performances posteriores do Requiem. Acreditava-se amplamente que ela e Verdi teve um caso depois que ela saiu Angelo Mariani, e um jornal Florença criticou-os por isso em cinco artigos fortemente exprimidos. Se há alguma verdade a acusação não pode ser conhecido com certeza. No entanto, após a morte de Giuseppina Strepponi, Teresa Stolz se tornou um companheiro próximo de Verdi até sua própria morte.

Verdi e Wagner, que foram os líderes de suas respectivas escolas de música, parecia ressentir-se um ao outro muito. Eles nunca se encontraram. Comentários de Verdi sobre Wagner e sua música são poucos e quase benevolente ("Ele sempre escolhe, desnecessariamente, o caminho não trilhado, tentando voar, onde uma pessoa racional andaria com melhores resultados"), mas pelo menos um deles é tipo: ao tomar conhecimento da morte de Wagner, Verdi lamentou: "Triste, triste, triste! ... um nome que vai deixar uma impressão mais poderoso na história da arte." De comentários de Wagner sobre Verdi, apenas um é conhecido. Depois de ouvir o Requiem de Verdi, o alemão, prolífico e eloquente em seus comentários sobre alguns outros compositores, declarou: "Seria melhor não dizer nada."

Últimos anos

Durante os anos seguintes, Verdi trabalhou na revisão de alguns de seus escores anteriores, principalmente as novas versões do Don Carlos, La forza del destino, e Simon Boccanegra.

Otello, baseado em William Shakespeare play 's, com um libreto escrito pelo compositor mais jovem de Mefistófeles, Arrigo Boito, estreou em Milão em 1887. Sua música é "contínuo" e não pode ser facilmente dividido em "números" separadas a serem executadas no concerto. Alguns acham que, embora magistralmente orquestrado, falta-lhe o brilho melódica, tão característico de antes, grandes, óperas, citação vazia de Verdi ( Socorro)   enquanto muitos críticos consideram o grande ópera trágica de Verdi, que contém alguns dos seus mais belos, música expressiva e algumas de suas caracterizações mais ricos. Além disso, falta-lhe um prelúdio, algo ouvintes Verdi não estão habituados. Arturo Toscanini realizada como violoncelista da orquestra na estreia mundial e começou sua associação com Verdi (compositor, reverenciado como altamente como Beethoven).

Estátua de Verdi na Piazza G. Verdi, Busseto

A última ópera de Verdi, Falstaff, cujo libreto foi também por Boito, foi baseada em Shakespeare As esposas alegres de Windsor e Henry IV, Part 1 por Victor Hugo subsequente tradução 's. Foi um sucesso internacional e é uma das óperas cômicas supremos que mostra o gênio de Verdi como um contrapontística.

Em 1894, Verdi compôs um pequeno balé para uma produção francesa de Otello, sua última composição puramente orquestral. Anos mais tarde, Arturo Toscanini gravou a música para RCA Victor com o Orquestra Sinfônica da NBC que complementa a 1947 Toscanini desempenho da ópera completa.

Em 1897, Verdi completou sua última composição, uma definição do texto latino tradicional Stabat Mater. Este foi o último dos quatro obras sacras que Verdi compôs, Quattro Pezzi Sacri, que pode ser realizada em conjunto ou separadamente. Eles não foram concebidos como uma unidade e, de fato, Verdi não queria que a Ave Maria publicado como ele considerou um exercício. A primeira apresentação das quatro obras foi em 07 de abril de 1898, na Ópera de Paris. As quatro obras são: Ave Maria para coro misto; Stabat Mater para coro misto e orquestra; Laudi alla Vergine Maria para coro feminino; e Te Deum para coro e orquestra de casal.

Em 29 de Julho de 1900, o rei Umberto I da Itália foi assassinado, um ato que horrorizou o compositor envelhecido.

Enquanto estiver hospedado no Grand Hotel et de Milan em Milão , Verdi sofreu um derrame em 21 de janeiro de 1901. Ele cresceu gradualmente mais fraco e quase morreu uma semana depois, no dia 27 de janeiro. Arturo Toscanini conduziu as vastas forças combinadas de orquestras e coros composto por músicos de toda a Itália no funeral de Verdi, em Milão. Até à data, continua a ser a maior assembléia pública de qualquer evento na história da Itália.

Verdi foi inicialmente sepultado em Milão de Cemitério Monumental. Um mês depois, seu corpo foi transferido para o "crypt" do Casa di Riposo por Musicisti, uma casa de repouso para músicos aposentados que Verdi tinha recentemente estabelecidos. Em outubro de 1894, o governo francês concedeu-lhe a Grand-Croix de la Legion d'honneur. Ele foi o primeiro músico não-francês a receber o Grand-Croix.

Ele era um agnóstico. Toscanini, em uma entrevista gravada, o descreveu como "ateu", mas "agnóstico" é provavelmente a descrição mais precisa. Sua segunda esposa, Giuseppina Strepponi, descreveu-o como "um homem de pouca fé".

Papel no Risorgimento

Busto de Verdi fora do Teatro Massimo em Palermo

Historiadores da música há muito perpetuaram um mito sobre o famoso " Va, pensiero "refrão cantado no terceiro ato de Nabucco. O mito afirma que, quando o "Va, pensiero" refrão foi cantado em Milão , então pertencente à grande parte da Itália sob a dominação austríaca, o público, respondendo com fervor nacionalista para lamento dos escravos exilados para sua pátria perdida, exigiu uma bis da peça. Como encores foram expressamente proibidas pelo governo na época, um tal gesto teria sido extremamente significativo. No entanto, estudos recentes coloca este para descansar. Embora o público de fato exigir um encore, ele não foi para "Va, pensiero", mas sim para o hino Immenso Jehova, cantada pelos escravos hebreus para agradecer a Deus por salvar seu povo. À luz destas novas revelações, a posição de Verdi como a figura musical do Risorgimento foi correspondentemente minimizou. Claudio, Verdi, Milão: Rusconi, 1982. É interessante notar neste contexto que todos, mas sete (suas últimas óperas) foram criadas por enquanto Verdi Milão, a capital da Lombardo Veneto, era parte integrante do Império Austro-Húngaro . De acordo com Roger Parker "Il vate del Risorgimento: Nabucco e il Va Pensiero"

Por outro lado, durante os ensaios, os trabalhadores no teatro pararam o que estavam fazendo durante "Va, pensiero" e aplaudiu no final desta melodia assombrando enquanto o crescimento da "identificação da música de Verdi com a política nacionalista italiano" é julgado ter começado no verão 1846 em relação a um coro de Ernani em que o nome de um de seus personagens, "Carlo", foi mudado para "Pio", uma referência ao Concessão do Papa Pio IX de uma anistia aos presos políticos.

Depois da Itália foi unificada em 1861, muitas das primeiras óperas de Verdi foram re-interpretada como Risorgimento trabalha com mensagens revolucionárias ocultos que provavelmente não tinham sido destinados tanto pelo compositor ou libretista. Começando em Nápoles em 1859 e se espalhando por toda a Itália, o slogan "Viva VERDI" foi usado como um acrônimo para Viva V ittorio E manuele R e D 'Eu talia ( Viva Victor Emmanuel Rei da Itália), referindo- Victor Emmanuel II, então rei de Sardenha.

O "Coro dos hebreus" (o título Inglês para "Va, pensiero") tem outra aparição em Verdi folclore. Antes de ser do corpo de Verdi expulsos do cemitério para o memorial oficial de serviço e seu lugar de descanso final no Casa di Riposo por Musicisti, Arturo Toscanini realizado um coro de 820 cantores em "Va, pensiero". Na Casa, o "Miserere" de Il Trovatore foi cantado.

Verdi foi eleito como um membro da Câmara dos Deputados, em 1861, na sequência de um pedido do primeiro-ministro Cavour, mas em 1865 ele renunciou ao cargo. Em 1874 ele foi nomeado Senador do Reino do Rei Victor Emmanuel II.

Estilo

Verdi caricaturado por Delfico (1860)

Antecessores de Verdi que influenciaram sua música foram Rossini, Bellini, Giacomo Meyerbeer e, mais notavelmente, Gaetano Donizetti e Saverio Mercadante. Com a exceção de Otello e Aida, diz-se que ele estava livre da influência de Wagner. No entanto, muitos seehis trabalho monumental, Don Carlo, como uma resposta à épicos típicos de Wagner, que muitas vezes durou mais de quatro horas. Embora respeitoso de Gounod, Verdi foi cuidado para não aprender nada com o francês a quem muitos dos contemporâneos de Verdi considerado como o maior compositor vivo. Algumas cepas em Aida sugerem pelo menos uma familiaridade superficial com as obras do compositor russo Mikhail Glinka, a quem Franz Liszt, depois de sua turnê do Império Russo como pianista, popularizado na Europa Ocidental.

Ao longo de sua carreira, Verdi raramente utilizado a alta C em seu árias tenor, citando o fato de que a oportunidade de cantar essa nota especial na frente de uma platéia distrai o performer antes e depois da nota aparece. No entanto, ele não forneceu alta Cs para Duprez em Jerusalém e para Tamberlick na versão original de La forza del destino. A alta C, freqüentemente ouvida na ária "Di quella pira" de Il Trovatore, não aparece na pontuação de Verdi.

Alguns críticos afirmam que ele prestou atenção insuficiente para o aspecto técnico de composição, falta como ele fez escolaridade e requinte. Verdi uma vez ele mesmo disse, "De todos os compositores, passado e presente, eu sou o menor aprendido." Ele apressou-se a acrescentar, no entanto, "Eu quero dizer que com toda a seriedade, e aprendendo eu não quero dizer conhecimento da música."

Retrato por Giovanni Boldini, 1886. Este famoso retrato foi a principal inspiração de Luchino Visconti na criação do personagem interpretado por Burt Lancaster em seu filme Il Gattopardo.

No entanto, seria incorreto presumir que Verdi subestimado o poder expressivo da orquestra ou deixou de usá-lo para a sua plena capacidade, quando necessário. Além disso, a inovação orquestral e contrapontística é característico de seu estilo: por exemplo, as cordas que produzem uma escala ascendente rápido em cena de Monterone em Rigoletto acentuar o drama, e, na mesma ópera, o coro cantarolando seis notas de perto agrupados retrata bastidores, de forma muito eficaz, as breves gritos ameaçadores de a tempestade que se aproxima. Inovações de Verdi são tão distintas que outros compositores não usá-los; eles permanecem, até hoje, algumas das assinaturas de Verdi.

Verdi foi um dos primeiros compositores que insistiam em pacientemente procurar parcelas para atender seus talentos particulares. Trabalhando em estreita colaboração com seus libretistas e bem consciente de que expressão dramática foi o seu forte, ele fez certo de que o trabalho inicial sobre a qual o libreto foi baseado foi despojado de todos os detalhes "desnecessária" e os participantes "supérfluos", e apenas caracteres cheia de paixão e cenas rico no drama permaneceu.

Muitas de suas óperas, especialmente os posteriores de 1851 em diante, são um grampo do repertório padrão. Com a possível exceção de Giacomo Puccini, nenhum compositor de ópera italiano conseguiu combinar de Verdi popularidade.

Trabalho

Óperas de Verdi, e sua data de estreia são:

  • Oberto, 17 de novembro de 1839
  • Un giorno di Regno, 05 de setembro de 1840
  • Nabucco, 09 de março de 1842
  • I Lombardi crociata alla prima, 11 de fevereiro de 1843
  • Ernani, 09 de março de 1844
  • I due Foscari, 03 de novembro de 1844
  • Giovanna d'Arco, 15 de fevereiro de 1845
  • Alzira, 12 de agosto de 1845
  • Attila, 17 de março de 1846
  • Macbeth, 14 de março de 1847
  • I masnadieri, 22 de julho de 1847
  • Jérusalem (a revisão e tradução de I Lombardi alla prima crociata) 26 de novembro de 1847
  • Il corsaro, 25 de outubro de 1848
  • La Battaglia di Legnano, 27 de janeiro de 1849
  • Luisa Miller, 08 de dezembro de 1849
  • Stiffelio, 16 de novembro de 1850
  • Rigoletto, 11 de março de 1851
  • Il Trovatore, 19 de janeiro de 1853
  • La traviata, 06 de março de 1853
  • Les Vêpres Siciliennes, 13 de junho de 1855
  • Simon Boccanegra, (Versão Original), 12 de março de 1857
  • Aroldo (A grande revisão do Stiffelio), 16 de agosto de 1857
  • Un ballo in maschera, 17 de fevereiro de 1859
  • La forza del destino, 10 de novembro de 1862
  • Don Carlos, 11 de março de 1867
  • Aida , 24 de dezembro de 1871
  • Simon Boccanegra, (Versão Revisada), 24 de março de 1881
  • Otello, 05 de fevereiro de 1887
  • Falstaff, 09 de fevereiro de 1893

Significado político

Ao contrário da maioria das artes visuais, a ópera era comercialmente rentável, acessível para a maioria das classes da sociedade e, portanto, um meio eficaz de atingir o público do século 19. Verdi usou o teatro musical para contrastar os nobres ideais com os efeitos corrosivos do poder, amor do país com a chamada inevitável para o sacrifício e da morte, e da atração de paixão com a necessidade de ordem social.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Giuseppe_Verdi&oldid=549974944 "