Conteúdo verificado

Glaciologia

Assuntos Relacionados: Clima e Meteorologia

Você sabia ...

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Morena lateral em uma geleira se juntar à Gorner Glacier, Zermatt, Suíça. A morena é a elevada margem de detritos no quarto superior esquerdo da imagem. Para obter mais explicações, clique sobre a imagem.

Glaciologia (do dialeto francês médio (Franco-Provençal): glace, "ice", ou Latina: glacies ", geada, gelo"; e grego: λόγος, logotipos, "discurso" lit. "Para falar sobre o gelo") é o estudo das geleiras , ou, mais geralmente gelo e fenômenos naturais que envolvem gelo.

Glaciologia é um interdisciplinar ciências da terra que integre geofísica, geologia , geografia física, geomorfologia, climatologia, meteorologia , hidrologia , biologia e ecologia . O impacto das geleiras em seres humanos acrescenta os campos de geografia humana e antropologia . A presença de gelo em Marte e Europa traz um componente extraterrestre para o campo.

Visão global

As áreas de estudo dentro de glaciologia incluem história glacial ea reconstrução da glaciação passado. Um glaciologista é uma pessoa que estuda geleiras. Glaciologia é uma das áreas-chave da investigação polar.

Tipos

Há duas categorias gerais de glaciação que glaciologists distinguem: glaciação alpinos, acumulações ou "rios de gelo" confinados a vales; e glaciação continental, acumulações irrestritos que cobria grande parte dos continentes do norte.

  • Alpine - gelo flui para baixo os vales de áreas montanhosas e forma uma língua de gelo em movimento em direção às planícies abaixo. Geleiras alpinas tendem a fazer o topografia mais acidentada, adicionando e melhorando a escala de recursos existentes, tais como grandes ravinas chamados circos e cumes onde as bordas dos dois circos atender chamadas arêtes.
  • Continental - uma camada de gelo encontrado hoje, apenas em altas latitudes ( Gronelândia / Antarctica ), milhares de quilômetros quadrados de largura e milhares de metros de espessura. Estes tendem a suavizar a paisagem.

Zonas de geleiras

  • A acumulação, onde a formação de gelo é mais rápido do que a sua remoção.
  • Desperdício ou ablação, em que a soma de fusão e evaporação (sublimação) é maior do que a quantidade de neve adicionados a cada ano.

Movimento

Ablação
desperdício da geleira através de sublimação, derretimento de gelo e iceberg parto.
Arête
um cume aguda da rocha onde dois circos encostar.
Bergshrund
fenda formada perto da cabeça de uma geleira, onde a massa de gelo tem girado, cortado ea própria dilacerado à maneira de uma falha geológica.
Cirque, Corrie ou cwm
bowl depressão em forma escavada pela fonte de uma geleira.
Rastejar
para ajustamento tensão em um molecular nível.
Fluxo
movimento (de gelo) numa direcção constante.
Fratura
rotura frágil (quebra de gelo) sob o estresse gerado quando o movimento é rápido demais para ser acomodados por fluência. Acontece, por exemplo, como a parte central de uma geleira movinges mais rápido do que as arestas.
Chifre
pináculo da rocha formada pela headward erosão de um anel de cirques em torno de uma única montanha. É um caso extremo de uma arête.
Arrancar / Lavra
onde o a adesão do gelo ao rocha é mais forte do que o coesão do rock, parte da rocha deixa com o gelo que flui.
Gaivina
um lago formado no fundo de um cirque quando sua geleira derreteu.
Túnel vale
O túnel é aquele formado por erosão hidráulica de gelo e rocha abaixo uma margem camada de gelo. O vale do túnel é o que resta dela na rocha subjacente quando a camada de gelo derreteu.

Depósitos glaciais

Estratificada

Outwash areia / cascalho
de frente das geleiras, encontrado em uma planície
Chaleiras
bloco de gelo estagnada deixa uma depressão ou poço
Eskers
cumes íngremes lados de cascalho / areia, possivelmente causada por riachos sob o gelo estagnada
Kames
deriva estratificada acumula colinas íngremes baixos
Varves
alternando camadas sedimentares finas (grossa e fina) de um proglacial lago. Condições de verão depósito mais e mais grosseiro material e as do inverno, menos e mais finos.

Não estratificada

Till-indiferenciados
(Farinha glacial para boulders) depositados por retrocedendo / avançando geleiras, formando morenas, e drumlins
Moraines
(Terminal) material depositado no final; Material (Terra) depositado como geleira derrete; Material (lateral) depositado ao longo dos lados.
Drumlins
alisar colinas alongadas compostas por até.
Morenas com nervuras
grandes colinas alongadas subglaciais transversal a ex-fluxo do gelo.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Glaciology&oldid=222585117 "