Conteúdo verificado

Zebra de Grevy

Assuntos Relacionados: Mamíferos

Você sabia ...

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

A zebra de Grevy
Estado de conservação

Em perigo ( IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamíferos
Ordem: Perissodactyla
Família: Equídeos
Género: Equus
Espécie: E. grevyi
Nome binomial
Equus grevyi
Oustalet, 1882
Mapa de distribuição

A zebra de Grevy (grevyi do Equus), também conhecida como a zebra imperial, é a espécie a maior de zebra . Pode ser encontrada em estado selvagem no Quênia e Etiópia . Comparado a outras zebras, é alto, tem as grandes orelhas, e suas listras são mais estreitas. A espécie é nomeada após Jules Grévy, um presidente da França, que, no Década de 1880, foi dado um pelo governo de Abissínia. Em determinadas regiões de Kenya, as zebras das planícies e as zebras de Grevy coexistem.

Taxonomia

A zebra de Grevy difere das outras duas zebras em seus características primitivas e comportamento diferente. Foi a primeira zebra a emergir como uma espécie. Todos os membros da família são do género Equus, mas o gênero é comumente subdividida em quatro subgéneros; Equus, asinus, Hippotigris e Dolichohippus. A zebra Plains e Zebra de montanha pertencem a Hippotigris, mas zebra do Grevy é a única espécie de Dolichohippus. Em muitos aspectos, é mais parecido com o burros (asinus). No entanto, DNA e dados moleculares mostram que as zebras têm certamente origens monophyletic.

Descrição física

Equus grevyi em zoo2.jpg

Zebra de Grevy é o maior de todos os equinos selvagens. É 2,5-2,75 m (8-9 ft) da cabeça à cauda com um 38-75 cm (15-30 in) cauda, e está 1,45-1,6 m (4'7 "-5'3") alto no ombro. Estas zebras pesa 350-450 kg (770-990 libras). As listras são estreitas e close-definido, sendo mais larga no pescoço, e se estendem para os cascos. A barriga e a área em torno da base das listras falta cauda. Com todas as listras mais próximos e mais fino do que a maioria das outras zebras, é mais fácil de fazer uma boa fuga e se esconder dos predadores. As orelhas são muito grandes e arredondadas, e cônico. A cabeça é grande, longa e estreita, particularmente mula-como na aparência. A juba é alto e ereto; juvenis possuindo um mane estendendo o comprimento da parte de trás.

Dieta e Alimentação

Alimentação zebra de Grevy principalmente em gramíneas, mas eles também comem frutas, arbustos e casca. Eles podem passar 60-80% dos seus dias comendo, dependendo da disponibilidade de alimentos. Seu sistema digestivo adaptado poço permite que subsistam em dietas de baixa qualidade nutritiva do que aquela necessária para herbívoros. Além disso, as zebras de Grevy exigem menos água do que outras zebras.

Estilo de vida

Égua selvagem no Quênia

Zebra de Grevy é similar à burro de muitas maneiras. Comportamentalmente, por exemplo, tem um sistema social caracterizado por pequenos grupos de adultos associados por curtos períodos de tempo de alguns meses. Os machos adultos passam o seu tempo na maior parte sozinho em territórios de 2-12 km², o que é consideravelmente menor do que os territórios dos burros selvagens. A estrutura social da zebra de Grevy é bem adaptada para o cerrado e planícies seco e árido que habita principalmente, menos para os habitats mais exuberantes utilizados pelas outras zebras. Ele se comunica através de longas distâncias.

Os territórios são marcados por pilhas de esterco e fêmeas que andam no território companheiro apenas com o macho residente. Pequenos rebanhos bacharel são conhecidos. Como todas as zebras e jumentos, os machos lutam entre si sobre o território e fêmeas. A espécie é vocal durante as lutas (uma característica asinina), zurrando alto. No entanto ao contrário de outras zebras, território segurando machos zebra Grevy tolerará outros machos que vagam no seu território, possivelmente porque os machos não residentes não tentar acasalar com as fêmeas do macho residente nem interferir em suas atividades de melhoramento.

Zebra de Grevy na Henry Doorly Zoo

Reprodução

Zebras de Grevy acasalar durante todo o ano. A gestação da zebra dura 350-400 dias, com um único potro nascer. Uma zebra recém-nascido vai seguir tudo que se move e, assim, as novas mães são altamente agressivos para outras éguas algumas horas depois que deu à luz. Isso impede que o potro de imprimir outra fêmea como sua mãe. Para se adaptar a um estilo de vida árido, potros da zebra de Grevy ter intervalos mais longos entre ataques de amamentação e não beber água até que eles são 3 meses de idade. Eles também alcançar a independência da égua mais cedo do que outros eqüídeos.

Estado

A zebra de Grevy é considerada ameaçadas de extinção, em parte devido à caça para sua pele, que vai buscar um preço elevado no mercado mundial. Seu também sofre a destruição do habitat, distúrbios humanos em furos de água ea competição com os animais de pastagem domésticas. Não são estimados em 1.500 - 2.000 zebra de Grevy ainda vivendo em estado selvagem. Eles são, no entanto, comum em cativeiro.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Grévy%27s_zebra&oldid=218069784 "