Conteúdo verificado

Dor de cabeça

Disciplinas relacionadas: Saúde e medicina

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Dor de cabeça
220px
CID- 10 R 51
CID- 9 784,0

Uma dor de cabeça ( cephalalgia na terminologia médica) é uma condição de dor no cabeça; às vezes pescoço ou dor nas costas também pode ser interpretado como uma dor de cabeça. Ele classifica entre as queixas mais comuns de dor local e pode ser frequente para muitas pessoas.

A grande maioria das dores de cabeça são benignas e auto-limitada. As causas mais comuns são tensão, enxaqueca, tensão ocular, desidratação, baixa de açúcar no sangue, e sinusite. Muito mais raros são dores de cabeça devido a condições de risco de vida, tais como a meningite , encefalite, aneurisma cerebral, extremamente pressão arterial elevada, e tumores cerebrais. Quando a dor de cabeça ocorre em conjunto com um ferimento na cabeça a causa geralmente é bastante evidente. Uma grande porcentagem de dores de cabeça entre as mulheres são causadas por sempre flutuante estrogênio durante anos menstruais. Isso pode ocorrer antes ou mesmo durante a menstruação midcycle.

O tratamento de uma dor de cabeça simples geralmente é sintomático com over-the-counter analgésicos como aspirina , paracetamol (acetaminofeno), ou ibuprofeno, embora algumas formas específicas de dores de cabeça (por exemplo, enxaquecas) pode exigir outro, o tratamento mais adequado. Pode ser possível relacionar a ocorrência de uma dor de cabeça de outras causas específicas (tais como o stress ou alimentos particulares), os quais podem então ser evitados.

Fisiopatologia

O cérebro em si mesmo não é sensível à dor, porque lhe falta nociceptores. Várias áreas da cabeça pode ferir, incluindo uma rede de nervos que se estendem ao longo do couro cabeludo e certos nervos no rosto, boca e garganta. O meninges e os vasos sanguíneos têm a percepção da dor. Dores de cabeça muitas vezes resultam de tração ou irritação das meninges e vasos sanguíneos. A membrana que envolve o cérebro e medula espinal, a chamada dura-máter, é enervado com nociceptores. A estimulação destes nociceptores durais é pensado para ser envolvido na produção de dores de cabeça. Do mesmo modo os músculos da cabeça podem ser sensíveis à dor.

Tipos

Existem cinco tipos de dor de cabeça:, miogênica (tensão muscular) vascular, cervicogenic, tração, e inflamatória.

Vascular

O tipo mais comum de dor de cabeça vascular é enxaqueca. As enxaquecas são usualmente caracterizadas por dor intensa em um ou ambos os lados da cabeça, uma dor de estômago, e, para algumas pessoas, perturbações da visão. É mais comum em mulheres. Enquanto as alterações vasculares são evidentes durante uma enxaqueca, a causa da dor de cabeça é neurológica, não vascular. Depois de enxaqueca, o tipo mais comum de dor de cabeça vascular é a dor de cabeça "tóxicos" produzido pela febre.

Outros tipos de dores de cabeça vasculares incluem dores de cabeça cluster, que são dores de cabeça duradouras curtas recorrentes muito graves, muitas vezes localizados através ou em torno de ambos os olhos e acordar frequentemente os doentes se, ao mesmo tempo todas as noites. Ao contrário de enxaqueca, essas dores de cabeça são mais comuns em homens do que em mulheres.

Muscular / miogênica

Dores de cabeça musculares (ou miogênica) parecem envolver o aperto ou tensão dos músculos faciais e do pescoço; que pode irradiar para a testa. Cefaléia tensional é a forma mais comum de dor de cabeça miogênica.

Cervicogenic

Dores de cabeça cervicogênica são originários de distúrbios do pescoço, incluindo as estruturas anatômicas inervados pelo raízes cervicais C1-C3. Dor de cabeça do colo do útero é muitas vezes precipitado por movimentos do pescoço e / ou posicionamento da cabeça estranho sustentado. É muitas vezes acompanhada por gama restrita de movimento cervical, pescoço ipsilateral, ombro ou braço dor de natureza não-radicular bastante vago ou, ocasionalmente, dor no braço de natureza radicular.

Traction / inflamatória

A tomografia por emissão de pósitrons imagiologia funcional mostra a ativação de áreas específicas do cérebro durante uma dor de cabeça cluster.

Tração e inflamatórios dores de cabeça são sintomas de outras doenças, que vão desde traçado para a infecção do sinus. Tipos específicos de dores de cabeça incluem:

  • Cefaléia tensional
  • Enxaqueca
  • Hipertensão intracraniana idiopática (dor de cabeça com sintomas visuais devido a levantado pressão intracraniana)
  • Dor de cabeça Ictal
  • Cefaléia em salvas
  • " Congelamento do cérebro "(também conhecido como: sorvete dor de cabeça)
  • Thunderclap dor de cabeça
  • Dor de cabeça vascular
  • Dor de cabeça tóxico
  • Cefaleia orgástica (também conhecidos como: dor de cabeça sexo)
  • Hemicrânia contínua
  • Rebound dor de cabeça (também chamado uso abusivo de analgésicos dor de cabeça, abreviado MS)
  • Dor de cabeça vinho tinto
  • "Dor de cabeça Spinal" (ou: dores de cabeça pós-punção) após punção lombar ou procedimento relacionado que irá diminuir o pressão intracraniana
  • Hangover (causada pelo consumo excessivo de álcool)

A dor de cabeça pode também ser um sintoma de sinusite.

Como outros tipos de dor, dores de cabeça podem servir como sinais de alerta de doenças mais graves. Isto é particularmente verdadeiro para as dores de cabeça provocadas pela inflamação, incluindo aqueles relacionados à meningite , bem como os resultantes de doenças dos seios da face, coluna vertebral, pescoço, orelhas e dentes.

Diagnóstico

Enquanto, estatisticamente, dores de cabeça são mais susceptíveis de ser inofensivos e auto-limitada, algumas síndromes de dor de cabeça específicas podem exigir um tratamento específico ou podem ser sinais de alerta de doenças mais graves. Alguns subtipos de dor de cabeça são caracterizados por um padrão específico de sintomas, e nenhum teste adicional pode ser necessário, enquanto outros podem pedir novos testes de diagnóstico.

Dor de cabeça associada a sintomas específicos podem indicar uma atenção urgente médica, particularmente repentina, dor de cabeça intensa ou súbita dor de cabeça associada a uma torcicolo; dores de cabeça associadas com febre , convulsões ou acompanhado por confusão ou perda de consciência; dores de cabeça na sequência de um golpe na cabeça, ou associadas com dor no olho ou ouvido; dor de cabeça persistente em uma pessoa sem história prévia de dores de cabeça; e dor de cabeça recorrente em crianças.

O passo mais importante no diagnóstico de uma dor de cabeça é de o médico ter uma história cuidadosa e para examinar o paciente. Na maioria dos casos, o diagnóstico será um "cefaleia primária", o que significa que a dor de cabeça, ao passo que não é um desagradável que ocorre como uma manifestação de uma doença mais grave. Os principais tipos de cefaléia primária são cefaléia tensional, enxaqueca e as cefaléias autonômicas do trigêmeo dos quais cefaléia em salvas é um exemplo. Como muitas vezes é difícil para os pacientes a recordar os detalhes precisos sobre cada dor de cabeça, muitas vezes é útil para o doente para encher-out um "diário de dor" que detalha as características da dor de cabeça. Quando a dor de cabeça não se encaixa claramente em uma das síndromes de dor de cabeça primária reconhecidas ou quando os sintomas ou sinais atípicos estão presentes, em seguida, outras investigações são justificadas. A tomografia computadorizada (CT / CAT) scans do cérebro ou seios são comumente realizados, ou A ressonância magnética (RM) em configurações específicas. Exames de sangue podem ajudar a diminuir a o diagnóstico diferencial, mas raramente são confirmação de formas de dor de cabeça específicos.

Tratamento

Nem todas as dores de cabeça requerem atenção médica, e muitos respondem com simples analgésicos (analgésicos), como o paracetamol / acetaminofeno ou membros da Classe de NSAID (tais como aspirina / ou ácido acetilsalicílico ibuprofeno).

Em dores de cabeça inexplicáveis recorrentes, os profissionais de saúde pode recomendar mantendo uma "dor de cabeça diário "com entradas no tipo de dor de cabeça, sintomas associados, precipitando e fatores agravantes. Isso pode revelar padrões específicos, como uma associação com medicação, menstruação ou absentismo ou com certos alimentos. Foi relatado março 2007 por duas equipes distintas de pesquisadores que estimular o cérebro com eletrodos implantados aparece para ajudar a aliviar a dor de cabeça cluster.

Prevenção

Algumas formas de dor de cabeça, tais como a enxaqueca, podem ser passíveis de tratamento preventivo. Em geral, uso a longo prazo de analgésicos é desencorajado, pois isso pode levar a dores de cabeça induzidas por drogas e "rebote dores de cabeça" na retirada. A cafeína , um vasoconstritor, às vezes é prescrito ou recomendado como um remédio ou suplemento de analgésicos em caso de extrema enxaqueca. Isto levou ao desenvolvimento de paracetamol / cafeína analgésico .

Petasites, magnésio , feverfew. riboflavina, CoQ10, e melatonina são suplementos "naturais" que têm mostrado alguma eficácia para a prevenção da enxaqueca; uma análise de 2006 classificou provisoriamente Petasites e magnésio com a melhor evidência, e com a melatonina de longe o menos. Como eventos adversos, dor na boca e língua (incluindo úlceras) e dor abdominal para feverfew.

A terapia manual

Sofrem dores de cabeça freqüentemente usam terapia manual, tal como manipulação da coluna vertebral, terapia de tecidos moles, e tratamento ponto gatilho miofascial. Uma revisão sistemática 2006 não encontrou nenhuma evidência rigorosa apoiar terapias manuais para cefaléia tensional. Uma revisão estruturada de 2005 descobriu que a evidência foi fraca para a eficácia de manipulação quiroprática para cefaléia tensional, e que era provavelmente mais eficaz para a dor de cabeça tensão do que para a enxaqueca. A 2004 Revisão Cochrane concluiu que a manipulação da coluna pode ser eficaz para a enxaqueca e cefaléia tensional, e que a manipulação da coluna vertebral e pescoço exercícios pode ser eficaz para dor de cabeça cervicogênica. Duas outras revisões sistemáticas publicadas entre 2000 e maio de 2005 não encontrou evidências conclusivas em favor da manipulação da coluna vertebral.

A manipulação espinal é associada com freqüentes, leves e temporários efeitos adversos, incluindo dor ou rigidez ou agravamento na região afetada. Eles foram estimados para ocorrer em 34% a 55% dos pacientes, com 80% deles desaparecer dentro de 24 horas. Manipulação da coluna vertebral, particularmente na parte superior da coluna, também pode resultar em complicações que podem conduzir à morte ou invalidez permanente. O incidência destas complicações é desconhecida, devido aos elevados níveis de sub-registro e à dificuldade de manipulação que liga a efeitos adversos, tais como acidente vascular cerebral, uma preocupação especial. Fraca evidência moderadamente forte para suportar o nexo de causalidade (em oposição a associação estatística) entre a terapia manipulativa cervical (se quiropraxia ou não) e acidente vascular cerebral artéria vertebrobasilar.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Headache&oldid=240420361 "