Conteúdo verificado

Henri Matisse

Assuntos Relacionados: Artistas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. A ligação rápida para o apadrinhamento de crianças é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Henri Matisse

Foto de Henri Matisse por Carl Van Vechten de 1933.
Nome de nascença Henri-Émile-Benoît Matisse
Nascido Le Cateau-Cambrésis, Nord
Nacionalidade Francês
Campo Pintura , gravura , escultura , desenho , colagem
Treinamento Académie Julian, William-Adolphe Bouguereau, Gustave Moreau
Movimento Fauvismo, modernismo
Trabalho

Mulher com um Chapéu (Madame Matisse), 1905 em museus:

  • Museu de Arte Moderna
  • Barnes Foundation
Patronos Gertrude Stein, Etta Cone, Claribel Cone, Michael e Sarah Stein, Albert C. Barnes
Influenciado por John Peter Russell, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Vincent van Gogh , Paul Signac
Influenciado Hans Hofmann, David Hockney , Tom Wesselmann

Henri Matisse ( Francês Pronúncia: [Ɑʁi matis]; 31 de dezembro de 1869 - 03 de novembro de 1954) foi um francês artista, conhecido por seu uso de cor e seu draughtsmanship fluido e original. Ele era um desenhista , gravurista e escultor , mas é sabido primeiramente como um pintor . Matisse é comumente considerada, junto com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas que ajudaram a definir os desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século 20, responsáveis por desenvolvimentos significativos na pintura e escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de Fauve (fera), na década de 1920 ele estava cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um corpo de trabalho ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma das principais figuras arte moderna.

Juventude e educação

Mulher Leitura, 1894, Museu de Arte Moderna, Paris

Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis, Nord, França , ele cresceu em Bohain-en-Vermandois, Picardia, França , onde seus pais possuíam um negócio de flores. Ele era o seu primeiro filho. Em 1887 ele foi para Paris para estudar Direito, funcionando como um administrador judicial em Le Cateau-Cambrésis depois de ganhar a sua qualificação. Ele começou a pintar em 1889, quando sua mãe lhe tinha trazido material de arte durante um período de convalescença na sequência de um ataque de apendicite . Ele descobriu "uma espécie de paraíso", como ele mais tarde descreveu, e decidiu se tornar um artista, profundamente decepcionante seu pai. Em 1891, ele retornou a Paris para estudar arte na Académie Julian e se tornou um estudante de William-Adolphe Bouguereau e Gustave Moreau. Inicialmente ele pintou naturezas-mortas e paisagens do tradicional Estilo flamengo, em que ele alcançou a proficiência razoável. Chardin era um dos pintores os mais admirados de Matisse; como um estudante de arte que ele fez cópias de quatro pinturas Chardin no Louvre. Em 1896 ele exibiu cinco pinturas no salão do Société Nationale des Beaux-Arts, eo estado comprou duas de suas pinturas. Em 1897 e 1898, ele visitou o pintor John Peter Russell na ilha Belle Île ao largo da costa Brittany. Russell apresentou-o ao impressionismo e ao trabalho de van Gogh (que tinha sido um bom amigo de Russell, mas era completamente desconhecido na época). Estilo de Matisse mudou completamente, e ele diria mais tarde "Russell foi meu professor, e Russell explicou . teoria da cor para mim "Com o modelo Caroline Joblau, ele tinha uma filha, Marguerite, nascida em 1894. Em 1898 ele se casou com Amélie Noellie Parayre, os dois levantaram Marguerite juntos e tiveram dois filhos, Jean (nascido em 1899) e Pierre (nascido 1900). Marguerite e Amélie muitas vezes serviram como modelos para Matisse.

As primeiras pinturas

Jean-Baptiste-Siméon Chardin era um dos pintores os mais admirados de Henri Matisse; como um estudante de arte Matisse fez cópias de quatro pinturas Chardin no Louvre. Matisse foi influenciado pelas obras de Nicolas Poussin, Antoine Watteau, Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Édouard Manet, eo Pós-impressionistas Cézanne, Gauguin, Van Gogh , e Signac, e também por Auguste Rodin , e Arte japonesa. Matisse mergulhou no trabalho dos outros e tem em dívida de comprar o trabalho de muitos dos pintores que ele admirava. O trabalho que ele desligou e exibido em sua casa incluiu um busto de gesso de Rodin, uma pintura de Gauguin, um desenho por Van Gogh, e mais importante, Três Banhistas de Cézanne. No sentido de estrutura pictórica e cor de Cézanne Matisse encontrou sua principal inspiração. Muitas de suas pinturas 1899-1905 fazer uso de um técnica pontilhista adotado de Signac. Em 1898, ele foi para Londres para estudar as pinturas de JMW Turner e depois fui em uma viagem para Córsega. Após o seu regresso a Paris, ele trabalhou ao lado de pintores menos conhecidos, tais como Jules Flandrin.

Fauvismo

Mulher com um chapéu, 1905. San Francisco Museum of Modern Art

Sua primeira exposição individual foi em Galeria de Ambroise Vollard em 1904, sem muito sucesso. Sua predileção pela cor brilhante e expressiva tornou-se mais pronunciado depois que ele se mudou para o sul em 1905 para trabalhar com André Derain e passou um tempo no Riviera Francesa. As pinturas deste período são caracterizados por formas planas e linhas controladas, com expressão dominante sobre detalhes.

Em 1905, Matisse e um grupo de artistas conhecido agora como " Fauves "exibidos juntos em um quarto no Salon d'Automne. As pinturas expressa emoção com cores selvagens, muitas vezes dissonantes, sem levar em conta as cores naturais do sujeito. Matisse mostrou Open Window e da mulher com o chapéu no Salão. Crítico Louis Vauxcelles descreveu o trabalho com a frase " Donatello au milieu des fauves "(Donatello entre as feras), referindo-se a um renascimento do tipo escultura que dividiu o quarto com eles. Seu comentário foi impresso em 17 de outubro de 1905 em Gil Blas, um jornal diário, e passou para o uso popular. As imagens ganharam condenação considerável, como "Um pote de tinta foi arremessado na cara do público" do crítico Camille Mauclair, mas também alguma atenção favorável. A pintura que foi escolhido para ataques foi de Matisse Mulher com um chapéu, que foi comprada pela Gertrude e Leo Stein: isso teve um efeito muito positivo sobre Matisse, que estava sofrendo a desmoralização da má recepção de sua obra.

Les toits de Collioure, 1905, óleo sobre tela, O Hermitage, St. Petersburg, Russia

Matisse foi reconhecido como um líder do grupo, juntamente com André Derain; os dois eram rivais amigáveis, cada um com seus próprios seguidores. Outros membros foram Georges Braque, Raoul Dufy e Maurice de Vlaminck. O Pintor simbolista Gustave Moreau era professor inspirado do movimento, e ele fez muito para a época; professor da École des Beaux-Arts em Paris, ele empurrou os estudantes a pensar fora das linhas de formalidade e de seguir suas visões.

Em 1907 Apollinaire, comentando sobre Matisse em um artigo publicado no La Falange, disse: "Nós não estamos aqui em presença de uma extravagante ou uma empresa extremista: a arte de Matisse é eminentemente razoável."

Mas a obra de Matisse do tempo também se deparou com críticas veementes, e era difícil para ele sustentar a sua família. Sua pintura controverso 1907 Nu bleu foi queimado em efígie no Armory Show, em Chicago em 1913.

O declínio do movimento fauvista, depois de 1906, não fez nada para afetar a ascensão de Matisse; muitos dos seus melhores trabalhos foram criados entre 1906 e 1917, quando ele era uma parte activa do grande encontro de talento artístico em Montparnasse, mesmo que ele não chegou a se ajustar, com sua aparência conservadora e rigorosa hábitos de trabalho burgueses.

Matisse teve uma longa associação com o colecionador de arte russa Sergei Shchukin. Ele criou uma das suas principais obras La Danse especialmente para Shchukin como parte de uma comissão de dois pintura, sendo a outra pintura musical de 1910. Uma versão anterior do La Danse (1909) está na coleção de O Museu de Arte Moderna de Nova York .

Gertrude Stein, Académie Matisse, e as irmãs Cone

Por volta de 1904 ele conheceu Pablo Picasso , que era 12 anos mais nova que ele. Os dois se tornaram amigos ao longo da vida, bem como rivais e muitas vezes são comparados; uma diferença fundamental entre eles é que Matisse desenhou e pintou da natureza, enquanto Picasso foi muito mais inclinado a trabalhar a partir de imaginação. Os assuntos mais frequentemente pintadas por artistas eram mulheres e a vida continua, com Matisse mais propensos a colocar suas figuras em interiores plenamente realizados. Matisse e Picasso foram trazidos juntos pela primeira vez no Paris salão de beleza de Gertrude Stein e seu companheiro Alice B. Toklas. Durante a primeira década do século 20, os americanos em Paris Gertrude Stein, seus irmãos Leo Stein, Michael Stein e esposa de Michael Sarah eram colecionadores e simpatizantes de pinturas de Matisse importantes. Em dois amigos americanos da adição de Gertrude Stein Baltimore, Clarabel e Etta Cone, tornaram-se grandes patronos de Matisse e Picasso, recolhendo centenas de suas pinturas. A coleção Cone agora está exposto no Baltimore Museum of Art.

Seus amigos organizados e financiados a Académie Matisse em Paris, uma escola particular e não comercial em que Matisse instruiu jovens artistas. Operou-se a partir de 1907 até 1911. Hans Purrmann e Sarah Stein estavam entre vários de seus alunos mais leais.

Pinturas selecionados: Paris, 1904-1917

Depois de Paris

Em 1917 mudou-se para Matisse Cimiez na Riviera Francesa, um subúrbio da cidade de Nice. Sua obra da década seguinte esta deslocalização mostra um relaxamento e um abrandamento da sua abordagem. Este " retorno à ordem "é característica de muita arte do pós- Primeira Guerra Mundial período, e pode ser comparado com o neoclassicismo de Picasso e Stravinsky , eo retorno ao tradicionalismo Derain. Sua orientalista pinturas odalisque são característicos do período; enquanto popular, alguns críticos contemporâneos acharam esse raso trabalho e decorativo.

No final de 1920 Matisse nomeadamente, mais uma vez envolvidos em colaborações activas e amizades com outros artistas que ele conheceu ou gostava de trabalhar ou passar o tempo com. Ele trabalhou com não apenas franceses, holandeses, alemães e espanhóis, mas também alguns americanos e imigrantes americanos recentes.

A partir de 1930 um novo vigor e mais ousado simplificação apareceu em seu trabalho. Colecionador de arte americana Albert C. Barnes convenceu-o a produzir um grande mural para o Barnes Foundation, The Dance II, que foi concluída em 1932. A Fundação possui várias dezenas de outras pinturas de Matisse.

Ele e sua esposa de 41 anos separados, em 1939. Em 1941, ele passou por uma cirurgia em que um colostomia foi realizada. Depois, ele começou a usar uma cadeira de rodas. Até sua morte, ele iria ser cuidada por uma mulher russa, Lydia Delektorskaya, anteriormente um de seus modelos. Com a ajuda de assistentes, ele começou a criar colagens de papel cut, muitas vezes em grande escala, chamado guaches découpés. Sua Série azul Nu apresentam exemplos desta técnica que chamou de "pintura com uma tesoura"; eles demonstram a capacidade de trazer seu olho para a cor ea geometria a um novo meio de extrema simplicidade, mas com poder lúdica e prazerosa.

Em 1947 ele publicou Jazz, um livro de edição limitada contendo estampas de colorido, papel colagens de corte, acompanhado por seus pensamentos escritos. Na década de 1940 ele também trabalhou como artista gráfico e produziu ilustrações em preto-e-branco para vários livros e mais de cem litografias originais no famoso Mourlot Studios em Paris.

Matisse, completamente apolítico, ficou chocado quando soube que sua filha Marguerite, que havia sido ativo na Résistance durante a guerra, foi torturado e preso na Campo de concentração de Ravensbrück.

Conforme David Rockefeller, a última obra de Matisse foi o projeto para um vitral janela instalado no Union Church of Pocantico Hills, perto da propriedade Rockefeller norte de New York City. "Era sua criação artística final; a maquete foi na parede de seu quarto quando ele morreu em novembro de 1954," Rockefeller escreve. A instalação foi concluída em 1956.

Os recortes

  • Jazz 1947, livro de autor de cerca de cem gravuras baseado em recortes de papel por Henri Matisse. Teriade, um 20o século observou arte editora , dispostos a ter recortes de Matisse prestados como pochoir ( estêncil) impressões.
  • The Knife Thrower de 1947, a partir de Jazz, impressão da colagem de papel
  • Beasts of the Sea, 1950, colagem de papel sobre tela, acervo do National Gallery of Art, Washington, DC.
  • Folha preta no fundo verde, 1952, guache découpée, O Menil Collection, Houston, Texas
  • Blue Nude II, 1952, guache découpée, Centre Pompidou , Paris
  • La Négresse, 1952/1953, Litografia após um guache découpée, Centre Pompidou , Paris
  • O Dores do Rei de 1952, Guache sobre papel e tela, Centre Pompidou , Paris
  • Le Bateau 1953, Guache sobre papel corte, O Museu de Arte Moderna, Nova York
  • Apollon (1952-1954) Moderna Museet de Estocolmo, Suécia

Legado

Tombstone de Henri Matisse e sua esposa Noellie, cemitério do Monastère Notre Dame de Cimiez, Cimiez, França

Em 1951 Matisse terminar um projeto de quatro anos de projetar o interior, as janelas de vidro e as decorações do Chapelle du Rosaire de Vence, muitas vezes referida como a Capela Matisse. Este projecto foi o resultado da estreita amizade entre Matisse e irmã Jacques-Marie. Ele tinha contratado como enfermeira e modelo em 1941 antes de se tornar uma freira Dominicana e eles se encontraram novamente em Vence e começou a colaboração, uma história relacionada em seu livro de 1992 Henri Matisse: La Chapelle de Vence e no documentário 2003 "Um Modelo de Matisse".

Ele estabeleceu uma museu dedicado ao seu trabalho em 1952, em sua cidade berço, e este museu é agora a terceira maior coleção de Matisse funciona na França.

Matisse morreu de um ataque cardíaco na idade de 84 em 1954. Ele foi enterrado no cemitério da Monastère Notre Dame de Cimiez, perto de Nice.

A primeira pintura de Matisse adquirida por uma coleção pública foi Ainda vida com o Gerânio (1910), exibido na Moderne der Pinakothek. Hoje, uma pintura de Matisse pode buscar tanto quanto US $ 17 milhões. Em 2002, uma escultura de Matisse, Reclining Nude I (Dawn), vendido por US $ 9,2 milhões, um recorde para uma escultura do artista.

As Flores da ameixa uma pintura 1948 por Henri Matisse, foi comprado em 8 de setembro de 2005, para a Museu de Arte Moderna por Henry Kravis eo novo presidente do museu, Marie-Josée Drouin. Preço estimado foi de US $ 25 milhões. Anteriormente, ele não tinha sido visto pelo público desde 1970.

A filha de Matisse Marguerite muitas vezes ajudado Matisse estudiosos com insights sobre seus métodos de trabalho e suas obras. Ela morreu em 1982 ao compilar um catálogo de trabalho de seu pai.

O filho de Matisse, Pierre Matisse, (1900-1989) abriu uma importante galeria de arte moderna em New York City durante a década de 1930. A Galeria Pierre Matisse que foi ativo desde 1931 até 1989 representado e exibiu muitos artistas europeus e alguns americanos e canadenses, em Nova York, muitas vezes pela primeira vez. Expôs Joan Miró, Marc Chagall, Alberto Giacometti, Jean Dubuffet, André Derain, Yves Tanguy, Le Corbusier, Paul Delvaux, Wifredo Lam, Jean-Paul Riopelle, Balthus, Leonora Carrington, Zao Wou Ki, Sam Francis, escultores Theodore Roszak, Raymond Mason e Reg Butler, e vários outros artistas importantes, incluindo o trabalho de Henri Matisse.

O neto de Henri Matisse, Paul Matisse, é um artista e inventor de estar em Massachusetts. Grande neta de Matisse Sophie Matisse é ativo como um artista a partir de 2010. funções Les Heritiers Matisse como sua propriedade oficial. O representante de direitos autorais dos Estados Unidos para Les Heritiers Matisse é a Artistas Rights Society.

Lista parcial de obras

  • Leitura da mulher (1894), Musée National d'Art Moderne Paris
  • Le Mur Rose (1898), Musée National d'Art Moderne
  • Notre-Dame, une fin d'après-midi (1902), Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, Nova Iorque
  • Listra verde (1905)
  • A Janela Aberta (1905)
  • Mulher com um Chapéu (1905)
  • Les toits de Collioure (1905)
  • Paisagem em Collioure (1905)
  • Le bonheur de vivre (1906)
  • The Young Sailor II (1906)
  • Auto-Retrato em uma camiseta listrada (1906)
  • Vermelho de Madras (1907)
  • Blue Nude (Lembrança de Biskra) (1907), Baltimore Museum of Art
  • A sobremesa: harmonia no vermelho (o quarto vermelho) (1908)
  • Banhistas com uma tartaruga (1908), Museu de Arte de Saint Louis, Missouri
  • La Danse (1909)
  • Ainda vida com o Gerânio (1910)
  • L'Atelier Rouge (1911)
  • A Conversação (1908-1912)
  • Zorah no Terrace (1912)
  • Le Rifain assis (1912)
  • Janela em Tânger (1912)
  • Le Rideau jaune (a cortina amarelo) (1915)
  • A Janela (1916), Detroit Institute of Arts, Michigan
  • La leçon de musique (1917)
  • O pintor e seu modelo (1917)
  • Interior A Nice (1920)
  • Odalisque com os braços levantados (1923), National Gallery of Art, Washington, DC
  • Odalisque Amarelo (1926)
  • A dança II (1932), tríptico mural (45 pés por 15 pés) no Barnes Foundation of Philadelphia
  • Robe Violette et Anémones (1937)
  • Mulher em um casaco roxo (1937)
  • Le Rêve de 1940 (o sonho de 1940) (1940)
  • A blusa romena (1940)
  • Le lanceur De Couteaux (1943)
  • Annelies, tulipas brancas e anêmonas (1944), Honolulu Academy of Arts
  • L'Asie (1946)
  • Fillettes Deux, fond jaune et rouge (1947)
  • Jazz (1947)
  • As Flores da ameixa (1948)
  • Chapelle du Saint-Marie du Rosaire (1948-1951)
  • Beasts of the Sea (1950)
  • As Dores do Rei (1952)
  • Folha preta no fundo verde (1952)
  • La Négresse (1952)
  • Blue Nude II (1952)
  • O Caracol (1953)
  • Le Barco (1954) Este gouache criou uma celeuma quando o menor MoMA erroneamente exibida de cabeça para baixo para 47 dias em 1961.

Livros / Essays

  • Notas de um pintor, 1908
  • Notas do pintor no desenho de 1930.
  • Jazz de 1947
  • Matisse em Arte, recolhidos por Jack D. Flam, 1973. ISBN 0-7148-1518-7
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Henri_Matisse&oldid=410217512 "