Henry Fonda
Informações de fundo
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.
Henry Fonda | |
---|---|
Fonda no 1937 filme Slim. | |
Nascido | Henry Jaynes Fonda 16 de maio de 1905 Grand Island, Nebraska, EUA |
Morreu | 12 de agosto de 1982 (77 anos) Los Angeles, Califórnia , EUA |
Ocupação | Ator |
Anos ativos | 1935-1982 |
Cônjuge (s) | Margaret Sullavan (1931-1932) Frances Ford Seymour (1936-1950) Susan Blanchard (1950-1956) Afdera Franchetti (1957-1961) Shirlee Mae Adams (1965-1982) |
Henry Jaynes Fonda (16 de maio de 1905 - 12 de agosto de 1982) era um americano de cinema e palco ator.
Fonda fez sua marca no início como um Broadway ator. Ele também apareceu em 1938 nos jogos realizados em White Plains, Nova Iorque, com a Joan Tompkins. Ele fez sua Hollywood estréia em 1935, e sua carreira ganhou impulso após a sua concessão do Academy -nominated desempenho como Tom Joad em As Vinhas da Ira, 1940 de adaptação O romance de John Steinbeck cerca de uma Oklahoma família que se mudou oeste durante a Dust Bowl. Ao longo de seis décadas em Hollywood, Fonda cultivado uma imagem forte, atraente tela em clássicos como The Ox-Bow Incident, Mister Roberts e 12 Angry Men. Mais tarde, Fonda se aproximou tanto mais desafiadoras épicos, como mais escuros Sergio Leone Once Upon a Time no Ocidente (que retrata um vilão que mata, entre outros, uma criança) e papéis mais leves em comédias familiares como Yours, Mine and Ours com Lucille Ball.
Fonda foi o patriarca de uma família de atores famosos, incluindo a filha Jane Fonda , filho Peter Fonda, neta Bridget Fonda, e neto Troy Garity; sua família e amigos íntimos o chamavam de "Hank". Em 1999, ele foi nomeado o sexto A grande estrela Masculino de Todos os Tempos pelo American Film Institute.
Vida e carreira
Início de carreira
A altura (6'1.5 ") e fino (£ 160) Fonda dirigiu-se para Nova York , onde ele foi logo acompanhado por Stewart (após curto casamento de Fonda para Margaret Sullavan) e os dois companheiros de quarto, mas lutou aprimorou suas habilidades em Broadway. Fonda apareceu em produções teatrais de 1926 a 1934. Eles não se saíram melhor do que muitos norte-americanos dentro e fora do trabalho durante a depressão, às vezes com nenhum dinheiro até mesmo para pegar o metrô. Fonda teve a primeira chance de ir para Hollywood para fazer sua primeira aparição no filme (1935) como o homem de liderança no Adaptação para o cinema da 20th Century Fox de The Farmer Takes a Wife, reprisando seu papel a partir da produção da Broadway de mesmo nome, que ele ganhou reconhecimento crítico. De repente, Fonda estava fazendo US $ 3.000 por semana e jantar com estrelas de Hollywood como Carole Lombard. Stewart logo seguiu para Hollywood, e eles acomodados juntos novamente, em alojamentos ao lado Greta Garbo. Em 1935 Fonda estrelou o filme de RKO I Dream Too Much com a estrela de ópera famosa Lily Pons. O New York Times proclamou "Henry Fonda, o mais simpático da nova safra de jovens românticos".
Carreira cinematográfica de Fonda floresceu como ele co-estrelou com Sylvia Sidney e Fred MacMurray em O Trail of the Lonesome Pine (1936), o primeiro Technicolor filme filmado ao ar livre. Ele também estrelou com a ex-esposa Margaret Sullavan em A Lua Nosso Lar, ea uma curta re-acendimento de seu relacionamento levou a uma breve consideração de re-casamento. Sullavan então se casou com o agente de Fonda Leland Hayward e Fonda socialite casada Frances Ford Seymour, que tinha pouco interesse em cinema ou ao teatro. Fonda obteve o assentimento para o papel principal em You Only Live Once (1937), também co-estrelado por Sidney, e dirigido por Fritz Lang. O primeiro filho de Fonda Jane Fonda nasceu em 21 de dezembro de 1937. Sucesso de crítica oposto Bette Davis , que tinha escolhido Fonda, no filme Jezabel (1938) seguiu-se a papel em título Young Mr. Lincoln (1939), sua primeira colaboração com o diretor John Ford e como Frank James em Jesse James (1939). Outro filme foi 1.939 Drums Along the Mohawk dirigido por John Ford onde jogou Gil Martin.
Os sucessos de Fonda levou a Ford a recrutá-lo para jogar "Tom Joad" na versão cinematográfica de O romance de John Steinbeck The Grapes of Wrath (1940), mas um relutante Darryl Zanuck, que preferiu Tyrone Power, insistiu sobre a assinatura de um Fonda contrato de sete anos com o estúdio, Twentieth Century-Fox. Fonda concordou, e acabou por ser nomeado para um Oscar por seu trabalho no filme de 1940, que muitos consideram ser a sua melhor papel, mas seu amigo James Stewart ganhou o prêmio de Melhor Ator por seu papel em A história de Filadélfia. Segunda criança Peter Fonda nasceu em 1940. Ele estrelou em O Retorno de Frank James (1940) com Gene Tierney.
Serviço de II Guerra Mundial
Fonda contracenou Barbara Stanwyck em The Lady Eve (1941), e se uniu com Gene Tierney na bem-sucedida comédia screwball Anéis em seus dedos (1942) - Tierney foi um dos Fondas favoritos co-estrelas, que apareceu em três filmes juntos. Ele foi aclamado por seu papel em The Ox-Bow Incident (1943).
Fonda, em seguida, alistou-se no Marinha para lutar na Segunda Guerra Mundial , dizendo: "Eu não quero estar em uma guerra falsa em um estúdio." Anteriormente, ele e Stewart tinha ajudado a angariar fundos para a defesa da Grã-Bretanha . Fonda servido por três anos, inicialmente como um Quartermaster terceira classe no destroyer USS Satterlee. Mais tarde ele foi encomendado como um Tenente Júnior no Air Combat Intelligence no Pacífico Central e foi premiado com uma Menção Presidencial eo Estrela de Bronze.
Carreira pós-guerra
Após a guerra, Fonda teve uma quebra de filmes e participou de festas de Hollywood e gostava da vida civil. Ele e Stewart iria ouvir discos e convidá- Johnny Mercer, Hoagy Carmichael, Dinah Shore, e Nat King Cole sobre para a música, com o último que dá as aulas de piano da família. Fonda jogou Wyatt Earp em John Ford Meu Clementine Darling (1946) e apareceu no filme Fort Apache (1948) como uma rígida coronel do Exército, junto com John Wayne e Shirley Temple em seu primeiro papel adulto. Fonda fez sete filmes do pós-guerra até que seu contrato com a Fox expirado, sendo a última Otto Preminger de Daisy Kenyon (1947), em frente Joan Crawford.
Recusando-se a outro contrato estúdio longo prazo, Fonda voltou à Broadway, que desgasta o tampão de seu próprio oficial de originar o papel-título em Mister Roberts, uma comédia sobre a Marinha, onde Fonda, um oficial subalterno, os salários uma guerra particular contra o capitão. Ele ganhou um 1948 Tony Award para o papel. Fonda seguido por que reprisando seu desempenho na turnê nacional e com estágio bem sucedido é executado em Point of No Return The Caine Mutiny e Corte Marcial. Depois de alguns anos quase completamente ausentes dos filmes, ele estrelou na versão 1955 do filme de Mister Roberts oposto James Cagney, William Powell e Jack Lemmon, continuando um padrão de trazer seus papéis do estágio aclamados para a vida na tela grande. No set de Mister Roberts, Fonda chegou às vias de fato com John Ford, que lhe deu um soco durante as filmagens, e prometeu nunca mais trabalhar para ele novamente. Ele nunca fez (embora ele apareceu em Aclamado documentário de Peter Bogdanovich " Dirigido por John Ford "e elogiou de Ford nele).
Fonda seguido Mr. Roberts com A produção da Paramount Pictures do Leo Tolstoy épico Guerra e Paz, no qual ele interpretou Pierre Bezukhov oposto Audrey Hepburn, e que levou dois anos para atirar. Fonda trabalhou com Alfred Hitchcock em 1956, interpretando um homem falsamente acusado de roubo em The Wrong Man, um trabalho semi-documentário incomum de Hitchcock baseado em um incidente real e em parte filmado em locações.
Em 1957, Fonda fez sua primeira incursão na produção com 12 Angry Men, com base em um teleplay e um roteiro de Reginald Rose e dirigido por Sidney Lumet. A produção de baixo orçamento foi concluída em apenas 17 dias de filmagens na maior parte em uma sala do júri claustrofóbico e tinha um elenco forte incluindo Jack Klugman, Lee J. Cobb, Martin Balsam, e EG Marshall. O filme intenso cerca de doze jurados que decidem o destino de um jovem porto-riquenho acusado de assassinato foi bem recebido pela crítica em todo o mundo. Fonda dividiu o prêmio da Academia e Indicações ao Globo de Ouro com co-produtor Reginald Rose e ganhou a 1958 BAFTA Award de Melhor Ator por sua performance como "Jurado # 8", que com a lógica e persistência eventualmente balança todos os jurados a uma absolvição. Logo no início do filme chamou a mal, mas depois de ganhar elogios da crítica e prêmios, revelou-se um sucesso. Apesar do bom resultado, Fonda jurou que nunca iria produzir um filme novamente, temendo que não como um produtor pode inviabilizar sua carreira de ator. Depois filmes de faroeste A Estrela Tin (1957) e Mágico (1959), Fonda devolvido para o assento para a produção NBC série de televisão ocidental O deputado (1959-1961), no qual ele estrelou como Marshal Simon Fry. Seus colegas de elenco foram Allen Case e Leia Morgan. Sobre este tempo, quarta casamento problemático de Fonda foi se desfazendo.
A década de 1960 viu Fonda atuar em uma série de épicos de guerra e ocidentais, incluindo 1.962 de The Longest Day e How the West Was Won, 1965 de A Primeira Vitória e Batalha do Bulge. Na Guerra Fria filme de suspense Fail-safe (1964), Fonda jogou o Presidente dos Estados Unidos, que tenta evitar um holocausto nuclear através de negociações tensas com os soviéticos após bombardeiros americanos são erroneamente ordenou para atacar a URSS. Ele também voltou ao cinema mais light-hearted em Montanha de Spencer (1963), que foi a inspiração para a série de TV, Os Waltons.
Fonda apareceu contra o tipo como o vilão 'Frank' em 1968 de Era uma vez no Oeste. Depois de inicialmente recusar o papel, ele foi convencido a aceitá-lo pelo ator Eli Wallach e diretor Sergio Leone, que voou da Itália para os Estados Unidos para convencê-lo a tomar a parte. Fonda tinha planejado usando um par de marrom-colorido lentes de contato , mas Leone preferia o paradoxo de contrastar close-up tiros de olhos azuis de aparência inocente de Fonda com a personalidade do caráter vicioso Fonda jogado.
O relacionamento de Fonda com Jimmy Stewart sobreviveu suas discordâncias sobre a política - Fonda foi um liberal Democrata, e Stewart um conservador Republicano. Após uma discussão acalorada, eles evitaram falar de política com o outro. Os dois homens uniram-se para 1968 de Firecreek, onde Fonda, mais uma vez jogou o pesado. Em 1970, Fonda e Stewart co-estrelou no ocidental O Cheyenne clube social, um filme menor em que eles ironicamente discutiam política. Eles apareceram juntos pela primeira vez no filme em On Our Way Feliz (1948), uma comédia que também estrelou William Demarest e Fred MacMurray e contou com um adulto Carl "Alfalfa" Switzer.
Carreira tardia
Apesar aproximando seus setenta anos, Fonda continuou a trabalhar em televisão e cinema até os anos 1970. Em 1970, Fonda apareceu em três filmes, o mais bem sucedido desses empreendimentos sendo O Cheyenne Social Club. Os outros dois filmes eram Too Late the Hero, em que Fonda desempenharam um papel secundário, e Havia um homem curvado, cerca de Paris Pitman Jr. (interpretado por Kirk Douglas) tentando escapar de uma prisão do Arizona.
Fonda fez um retorno para ambas as produções estrangeiras e televisão, o que proporcionou o sustento carreira através de uma década na qual muitos atores de tela envelhecimento sofreu carreiras minguantes. Ele estrelou o Série de televisão ABC A família Smith entre 1971 e 1972. 1973 de TV-filme The Red Pony, uma adaptação do O romance de John Steinbeck, ganhou um Fonda Indicação ao Emmy. Após a malsucedida Hollywood melodrama, Ash quarta-feira, ele filmou três italianos produções lançadas em 1973 e 1974. O mais bem sucedido destes, O Meu Nome é Ninguém, apresentou Fonda em uma rara performance cômica como um velho pistoleiro cujo planos de se aposentar são atenuados por um "fã" das sortes.
Fonda continuou palco atuando ao longo de seus últimos anos, incluindo várias funções exigentes em Broadway joga. Ele voltou à Broadway em 1974 para o drama biográfico, Clarence Darrow, para o qual ele foi nomeado para um Tony Award. A saúde de Fonda vinha se deteriorando há anos, mas seus primeiros sintomas externos ocorreu depois de uma performance da peça em abril de 1974, quando ele entrou em colapso por exaustão. Após o aparecimento de uma arritmia cardíaca provocada por câncer de próstata, um marca-passo foi instalado após a cirurgia e Fonda voltou para o jogo em 1975. Após a execução de uma peça de teatro 1978, Primeira segunda-feira de outubro, ele levou o conselho de seus médicos e parar de execuções, embora ele continuou a estrelar em filmes e televisão.
Em 1976, Fonda apareceu em várias produções de televisão notáveis, sendo o primeiro Collision Course, a história da relação volátil entre o presidente Harry Truman ( EG Marshall) e General MacArthur (Fonda), produzido pela ABC. Após uma aparição no aclamado Showtime transmissão de Almos 'um homem, baseado em uma história de Richard Wright, ele estrelou o épico NBC minissérie Capitães e Reis, com base em O romance de Taylor Caldwell. Três anos depois, ele apareceu em ABC Raízes: as próximas gerações, mas a minissérie foi ofuscado por seu antecessor, Raízes. Também em 1976, Fonda estrelou a II Guerra Mundial sucesso de público Midway.
Fonda terminado 1970 em um número de filmes de desastre. O primeiro deles foi o 1977 assassino italiano polvo suspense Tentacoli (tentáculos) e Montanha-Russa, em que Fonda apareceu com Richard Widmark e um jovem Helen Hunt. Ele se apresentou mais uma vez com Widmark, Olivia de Havilland, Fred MacMurray, e José Ferrer no filme de ação abelha assassina The Swarm. Ele também atuou no filme de desastre mundial Meteor (seu segundo papel como presidente de assento dos Estados Unidos após a prova de falhas), com Sean Connery , Natalie Wood e Karl Malden, e, em seguida, o canadense produção Cidade em Chamas, que também contou com Shelley Winters e Ava Gardner. Fonda teve um pequeno papel com seu filho, Peter, em 1979 de Wanda Nevada, com Brooke Shields.
Como a saúde do Fonda continuou a sofrer e ele tomou mais longos intervalos entre as filmagens, os críticos começaram a tomar conhecimento de seu extenso corpo de trabalho. Em 1979, a Comissão Tony Awards deu Fonda um prêmio especial por suas realizações na Broadway. Prêmios Lifetime Achievement da Globos de Ouro e Oscar seguido em 1980 e 1981, respectivamente.
Fonda continuou a agir em início de 1980, embora todos, mas uma das produções que ele foi destaque em antes de sua morte foram para a televisão. Estas obras de televisão incluiu a performance ao vivo aclamado pela crítica de Preston Jones 'O mais velho de estar de Pós-Graduação e do Emmy nomeado A trombeta do Gideon (co-estrelado Fay Wray em sua última performance).
On Golden Pond, em 1981, a adaptação cinematográfica de Jogo de Ernest Thompson, marcou um triunfo profissional e pessoal final para Fonda. Dirigido por Mark Rydell, o projeto proporcionou colaborações sem precedentes entre Fonda e Katharine Hepburn, juntamente com Fonda e sua filha, Jane . O Fonda mais velho jogou um pai emocionalmente frágil e distante, que se torna mais acessível no final de sua vida. Jane Fonda disse que elementos da história imitou sua relação na vida real, e os ajudou a resolver certas questões. Ela comprou os direitos do filme, na esperança de que seu pai iria desempenhar o papel, e mais tarde descreveu como "um presente para o meu pai que era tão incrivelmente bem sucedido."
Estreou em dezembro de 1981, o filme foi bem recebido pela crítica, e depois de um lançamento limitado em 4 de dezembro On Golden Pond desenvolvido o suficiente de uma audiência a ser amplamente divulgado em 22 de janeiro Com onze Academy Award nomeações, o filme arrecadou quase 120 milhões dólares nas bilheterias, tornando-se um grande sucesso inesperado. Além de vitórias para Hepburn (Melhor Atriz) e Thompson (Roteiro), On Golden Pond trouxe Fonda seu único Oscar - de melhor ator (ele se tornaria o mais velho destinatário do prêmio, que também lhe rendeu uma Globo de Ouro prêmio de Melhor Ator). Fonda foi por esse ponto muito doente para comparecer à cerimônia, e sua filha Jane Fonda aceito a favor dele. Ela disse ao aceitar o prêmio que seu pai provavelmente gracejo, "Bem, não é que eu sorte."
Após a morte de Fonda, alguns críticos de cinema chamado esse desempenho "sua última e maior papel".
Casamentos e filhos
Fonda foi casado cinco vezes e teve três filhos, um deles sendo adotadas. Seu casamento com Margaret Sullavan em 1931 logo terminou em separação, que foi finalizado em um divórcio 1933. Em 1936, casou-se Frances Ford Seymour, a quem ele conheceu em Denham Studios na Inglaterra no jogo de Asas da manhã, a primeira imagem britânico a ser filmado em technicolor. Eles tiveram dois filhos, Peter e Jane , ambos os quais tiveram indicações ao Oscar. Em 1950, Seymour cometido suicídio . Fonda casado Susan Blanchard, a enteada de Oscar Hammerstein II, em 1950. Juntos, eles adotaram uma filha, Amy (nascido em 1953), mas se divorciaram três anos depois. Em 1957 casou-se com Fonda italiano Condessa Afdera Franchetti. Eles permaneceram casados até 1961. Logo após Fonda casado Shirlee Mae Adams, e permaneceu com ela até sua morte em 1982.
O relacionamento de Fonda com seus filhos tem sido descrito como "emocionalmente distante." Em 1998, a autobiografia de Peter Fonda Do not Tell Dad, ele descreveu como ele nunca tinha certeza de como seu pai sentia por ele, e que ele não contou a seu pai o amava até que seu pai era idoso e ele finalmente ouviu as palavras: "Eu amo você, filho. " Sua filha Jane rejeitado amizades de seu pai com Atores republicanos como John Wayne e James Stewart , e, como resultado, seu relacionamento era extremamente tensa.
Jane Fonda também relataram sentir-se separado do seu pai, especialmente durante sua carreira cedo. Henry Fonda apresentou-a Lee Strasberg, que se tornou seu professor em exercício, e como ela desenvolveu como atriz utilizando as técnicas de " O Método ", ela encontrou-se frustrado e incapaz de compreender o estilo de atuação sem esforço de seu pai. No final dos anos 1950, quando ela perguntou como ele preparado antes de entrar no palco, ela ficou perplexo com sua resposta:" Eu não sei, eu ficar lá, eu penso sobre minha esposa, Afdera, eu não sei. "
Escritor Al Aronowitz, enquanto trabalhava em um perfil de Jane Fonda para The Saturday Evening Post na década de 1960, perguntou Henry Fonda sobre o método de atuação:. "Eu não posso articular sobre o Método", ele me disse, "porque eu nunca estudei eu não quero sugerir que eu tenho qualquer sentimento um forma ou de outra sobre isso ... Eu não sei o que o método é e eu não me importo que o método é. Todo mundo tem um método. Toda a gente não pode articular sobre seu método, e eu não posso, se Eu tenho um método e, por vezes, Jane diz que eu uso o método, isto é, a letra maiúscula Método, sem estar ciente disto Talvez eu fazer;. não importa ".
A filha de Fonda, subscreveu esta: "Meu pai não pode articular a maneira como ele funciona." Jane disse. "Ele simplesmente não pode fazê-lo. Ele não é mesmo consciente do que ele faz, e isso o deixou nervoso para mim para tentar articular o que eu estava tentando fazer. E eu sentia que imediatamente, por isso, fizemos muito pouco a falar sobre isso ... ele disse: 'Cale a boca, eu não quero ouvir sobre isso.' Ele não quer que eu diga a ele sobre isso, você sabe. Ele queria fazer o divertimento dele. "
Se Fonda uma vez admitiu em uma entrevista que ele sentiu que não era um bom pai para seus filhos. Na mesma entrevista, ele explicou que ele fez o seu melhor para ficar fora do caminho de carreira de Jane e Peter, citando que ele sentiu que era importante que eles saibam que eles conseguiram, porque eles trabalharam duro e não porque eles usaram sua fama para atingir seus objetivos.
Morte e legado
Fonda morreu em sua Los Angeles casa em 12 de agosto de 1982 a partir de doença cardíaca. A esposa de Fonda Shirlee, filha Jane e filho Peter estavam ao seu lado quando ele morreu. Ele também sofria de câncer de próstata, mas isso não causar diretamente sua morte e só foi mencionada como uma doença concomitante em seu atestado de óbito.
Nos anos desde sua morte, a carreira de Fonda foi realizada no mesmo maior respeito do que durante a sua vida. Ele é amplamente reconhecido como um dos grandes nomes de Hollywood da era clássica. No centenário de seu nascimento, 16 de maio de 2005, Turner Classic Movies homenageou com uma maratona de seus filmes. Também em maio de 2005, o United States Post Office divulgou um 37-cent selo postal com o desenho de um artista de Fonda como parte de sua série "lendas de Hollywood". Henry Fonda Theatre está localizado na 6126 Hollywood Blvd., Hollywood, Los Angeles, Califórnia. 34.101944 ° N 118.340972 ° W
Política
Fonda foi "um admirador" do presidente Franklin D. Roosevelt . Em 1960, Fonda apareceu em um comercial de campanha para O candidato presidencial democrata John F. Kennedy . O anúncio focada em Kennedy serviço naval durante a Segunda Guerra Mundial , especificamente o famoso Incidente PT-109.
Filmografia
Desde o início de sua carreira, em 1935, por meio de seus últimos projetos em 1981, Fonda apareceu em 106 filmes, programas de televisão e shorts. Com o curso de sua carreira, ele apareceu em muitos filmes aclamados pela crítica, incluindo clássicos como 12 Angry Men e The Incident Ox-Bow. Ele foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator por seu papel em 1940 As Vinhas da Ira e ganhou por sua participação em 1981 de On Golden Pond. Fonda fez sua marca na westerns e filmes de guerra, e fez aparições freqüentes em ambos televisão e produções estrangeiras no final de sua carreira.
Performances de palco da Broadway
- O Jogo do Amor e da Morte (novembro 1929 - janeiro de 1930)
- Eu te amei, quarta-feira (outubro-dezembro 1932)
- New Faces of 1934 (Revue; mar.-jul. 1934)
- The Farmer Takes a Wife (outubro 1934 - janeiro de 1935)
- Ventos sopram Ye (setembro-outubro 1937)
- Mister Roberts (Fevereiro de 1948 - janeiro 1951)
- Point of No Return (dezembro 1951 - Novembro 1952)
- The Caine Mutiny (janeiro de 1954 - janeiro 1955)
- Dois na Gangorra (janeiro 1958 - Outubro 1959)
- Silent Night, Lonely Night (Dezembro de 1959 - março 1960)
- Escolha da Crítica (Dezembro de 1960 - Maio de 1961)
- A Gift of Time (fevereiro-maio 1962)
- Geração (outubro 1965 - junho de 1966)
- Our Town (novembro-dezembro 1969)
- Clarence Darrow (março-abril de 1974; março 1975)
- Primeira segunda-feira em outubro (outubro-dezembro 1978)
Prêmios
Henry Fonda recebeu o Prêmio AFI Life Achievement em 1978.
Prêmios | Ano | Categoria | Filme | Resultado |
---|---|---|---|---|
Cerimónia dos Óscares | 1940 | Melhor Ator | As Vinhas da Ira | Nomeado |
1957 | Melhor Filme | 12 Angry Men | Nomeado Produtor | |
1981 | Melhor Ator | On Golden Pond | Ganhou | |
1980 | Prêmio Honorário | Lifetime Achievement | ||
Prémios BAFTA | 1958 | Melhor Ator | 12 Angry Men | Ganhou |
1981 | Melhor Ator | On Golden Pond | Nomeado | |
Emmy Awards | ||||
1973 | Melhor Ator em Minissérie ou Filme | A Red Pony | Nomeado | |
1980 | Melhor Ator em Minissérie ou Filme | A trombeta do Gideon | Nomeado | |
Globos de Ouro | 1958 | Melhor Filme Ator - Drama | 12 Angry Men | Nomeado |
1980 | Cecil B. DeMille Award | Lifetime Achievement | Honorário | |
1982 | Melhor Filme Ator - Drama | On Golden Pond | Ganhou | |
Tony Awards | 1975 | Melhor Ator | Clarence Darrow | Nomeado |
1979 | Prêmio Especial | Lifetime Achievement | Honorário | |
1948 | Melhor Ator | Mister Roberts | Ganhou |