Conteúdo verificado

Henry V da Inglaterra

Fundo para as escolas Wikipédia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Henry V
Rei da Inglaterra (Mais ...)
Reinar 21 de março de 1413 - 31 de agosto de 1422
Coroação 09 de abril de 1413
Antecessor Henry IV
Sucessor Henry VI
Cônjuge Catherine de Valois
Edição
Henry VI de Inglaterra
Casa Casa de Lancaster
Pai Henry IV de Inglaterra
Mãe Maria de Bohun
Enterro Abadia de Westminster , Londres

Henry V (16 de setembro de 1386 - 31 de agosto de 1422) era rei de Inglaterra a partir de 1413 até sua morte. De um modesto iniciar seus sucessos militares nas Guerra dos Cem Anos , que culminou com a sua famosa vitória na Batalha de Agincourt , viu-o aproximar-se unir os reinos da Inglaterra e da França, sob o seu governo.

Infância

Henry nasceu na torre acima da guarita de Monmouth Castle, filho de Henrique de Bolingbroke, mais tarde, Henry IV , e dezesseis anos de idade Maria de Bohun.

Na época de seu nascimento, durante o reinado de Ricardo II , Henry não estava na linha de sucessão ao trono, precedido pelo rei e, possivelmente, uma outra linha de garantia herdeiros.

Após o exílio do pai de Henry em 1398, Richard II levou o menino para a sua própria carga e tratou-o gentilmente. O jovem Henry acompanhou o rei Ricardo para a Irlanda, e enquanto no serviço real, ele visitou o castelo na guarnição em Meath, o antigo ponto de encontro do Parlamento irlandês. Em 1399, o Usurpação Lancastrian trouxe o pai de Henry ao trono e Henry foi chamado da Irlanda em destaque como herdeiro do reino da Inglaterra. Ele foi criado Prince of Wales na coroação de seu pai. Ele foi criado Duque de Lancaster em 10 de Novembro 1399, a terceira pessoa a deter o título daquele ano. Seus outros títulos foram duque da Cornualha, conde de Chester e duque de Aquitânia. Um registro contemporâneo observa que durante esse ano Henry passou um tempo no A faculdade da rainha, Oxford, sob os cuidados de seu tio Henry Beaufort, o chanceler da universidade.

De outubro de 1400, a administração foi conduzida em seu nome. Menos de três anos depois, Henry estava no comando de uma parte das forças inglesas, ele levou seu próprio exército em Wales contra Owain Glyndŵr e juntou forças com seu pai para lutar Harry Hotspur em Shrewsbury em 1403. Foi lá que a dezesseis anos de idade príncipe quase foi morto por uma flecha que ficou preso em seu rosto. Um soldado comum pode ter morrido de uma ferida, mas Henry teve o benefício de o melhor cuidado possível. Ao longo de um período de vários dias, o médico real tratada a ferida com mel para actuar como um anti-séptico, concebido para o efeito uma ferramenta especial para extrair a ponta da seta sem fazer mais danos e, em seguida, lavada a ferida com álcool . A operação foi bem sucedida, mas o deixou com cicatrizes permanentes que serviriam como prova de sua experiência em combate.

Papel no governo e conflito com Henry IV

A revolta galesa de Owain Glyndŵr absorvida energias de Henry até 1408. Então, como resultado de problemas de saúde do rei, Henry começou a tomar uma participação mais ampla na política. A partir de janeiro 1410, ajudado por seus tios Henry e Filhos legitimados de - Thomas Beaufort John of Gaunt - ele tinha o controle prático do governo.

Tanto na política externa e interna, ele diferia do rei, que em novembro 1411 descarregada o príncipe do conselho. A briga de pai e filho foi apenas político, embora seja provável que os Beauforts havia discutido a abdicação de Henry IV, e seus adversários certamente se esforçado para difamar o príncipe. Pode ser que a inimizade política que a tradição da juventude desenfreada de Henry, imortalizada por Shakespeare , é em parte devido. Registro de Henry de envolvimento na guerra e política, até mesmo em sua juventude, refuta esta tradição. O incidente mais famoso, sua briga com o chefe de justiça, não tem autoridade contemporânea e foi primeiro relatada por Sir Thomas Elyot em 1531.

A história de Falstaff originado, em parte, na amizade início de Henry com Sir John Oldcastle. Essa amizade, ea oposição política do príncipe de Thomas Arundel, arcebispo de Canterbury , talvez encorajado Lollard esperanças. Se assim for, a sua decepção pode explicar as declarações de escritores eclesiásticos, como Thomas Walsingham, que Henry em se tornar rei mudou de repente em um novo homem.

Adesão ao trono

Depois de Henry IV morreu em 20 de março 1413, Henry V sucedeu-lhe no dia seguinte e foi coroado em 09 de abril de 1413 na abadia de Westminster . A cerimônia foi marcada por uma terrível tempestade de neve, mas as pessoas comuns estavam indecisos sobre se era um bom ou mau presságio. Henry foi descrito como tendo sido "muito alto (6 pés 3 pol), magro, com cabelo escuro cortada em um anel acima das orelhas, e bem barbeado". Sua pele era ruivo, o rosto magro, com um nariz proeminente e pontiagudo. Dependendo do seu humor, seus olhos brilharam "da suavidade de uma pomba do que o brilho de um leão".

Política interna

Henry abordou todas as políticas internas em conjunto e, gradualmente construído sobre eles uma política mais ampla. Desde o início, ele deixou claro que ele iria governar a Inglaterra como o chefe de uma nação unida, e que as diferenças passadas eram para ser esquecido. O falecido Richard II foi honrosamente reinterred; O jovem Mortimer foi tomada em favor; os herdeiros daqueles que sofreram no último reinado foram restauradas gradualmente para seus títulos e propriedades. Mais grave perigo doméstica de Henry foi Lollard descontentamento. Mas a firmeza do rei beliscou o movimento pela raiz (janeiro de 1414), e fez sua própria posição como governante seguro.

Uma estátua de Henry V abaixo da face do relógio do Shire Hall em Monmouth. Henry V nasceu em Monmouth Castle on 09 de agosto de 1387 ea estátua foi colocada sobre a Shire Hall em 1792

Com a excepção do Southampton terreno em favor de Mortimer, envolvendo Henry Scrope, 3o Baron Scrope de Masham e Richard, Conde de Cambridge (avô do futuro rei Edward IV ) em julho de 1415, o resto do seu reinado estava livre de problemas sérios em casa. A partir de agosto 1417, Henry V promoveu o uso do idioma Inglês no governo, e seu reinado marca o aparecimento de Chancery Padrão Inglês, bem como a adopção de Inglês como língua de registro dentro do Governo. Ele foi o primeiro rei a usar o Inglês em sua correspondência pessoal desde a conquista normanda , que ocorreu 350 anos mais cedo.

Relações exteriores

Henry poderia agora voltar sua atenção para assuntos externos. Um escritor da geração seguinte foi o primeiro a alegar que Henry foi incentivado por estadistas eclesiásticas para entrar no francês guerra como um meio de desviar a atenção de problemas internos. Esta história parece não ter fundamento. Disputas comerciais Velha e do apoio que os franceses tinham emprestado para Owain Glyndŵr foram usadas como uma desculpa para a guerra, enquanto o estado desordenado da França proporcionou nenhuma segurança para a paz. O rei francês, Charles VI, estava propenso a doença mental, e seu filho mais velho era uma perspectiva pouco promissora.

Na sequência de Agincourt, o rei húngaro (mais tarde imperador do Sacro Império Romano 1433-1437) Sigismundo fez uma visita para Henry na esperança de fazer a paz entre Inglaterra e França. Seu objetivo era persuadir Henry para modificar suas demandas contra os franceses. Henry luxuosamente entretido o imperador e até mesmo o tinha matriculado na Ordem da Jarreteira . Sigismund por sua vez introduzido Henry no Ordem do Dragão. Henry tinha a intenção de cruzada para a ordem depois de unir o Inglês e Francês tronos, mas ele morreu antes de cumprir seus planos. Sigismund deixou a Inglaterra vários meses mais tarde, depois de ter assinado o Tratado de Canterbury, reconhecendo Inglês afirma França.

Campanhas na França

Henry V da Inglaterra representado na História da Inglaterra de Cassell (1902)

Henry pode ter considerado a afirmação de suas próprias reivindicações, como parte de seu dever real, mas em qualquer caso, um assentamento permanente do debate nacional era essencial para o sucesso de sua política externa.

1415 campanha

Em 11 de agosto de 1415 Henry partiu para a França, onde suas forças cercaram a fortaleza de Harfleur, capturando-o em 22 de setembro. Depois, Henry decidiu marchar com seu exército através do campo francês em direção Calais, apesar das advertências de seu conselho. No 25 de outubro de 1415, nas planícies perto da vila de Agincourt , um exército francês interceptado o seu percurso. Apesar de seus homens de armas que está sendo esgotado, em menor número e desnutridos, Henry conduziu a seus homens para a batalha, decisivamente derrotar o francês que sofreu perdas severas. Costuma-se argumentar que os homens de armas franceses estavam atolados no campo de batalha enlameado, embebido da noite anterior de chuva forte, e que isso impediu o avanço francês, permitindo-lhes estar sentado metas para os flanqueadores arqueiros ingleses. No entanto, a vitória é visto como Henry grande, classificação ao lado de Crécy e Poitiers.

Para o final da batalha, com a vitória à vista, um terceiro batalhão francês reformado e avançada sobre o exército Inglês. Portanto, Henry tomou uma decisão que, sem dúvida, mancharam sua reputação. Ele supostamente ordenou que os prisioneiros franceses tomadas durante a batalha ser impiedosamente condenados à morte, incluindo alguns dos mais ilustres, que poderiam ser usados para o resgate. É amplamente difundida de que Henry estava preocupado que os prisioneiros podem ligar seus captores quando o Inglês estavam ocupados repelir esta terceira onda, comprometendo, assim, uma vitória suada. No entanto, a reforma do terceiro batalhão nunca veio à fruição plena, e Henry suspendeu a ordem em andamento.

A conclusão vitoriosa de Agincourt, do ponto de vista Inglês, foi apenas o primeiro passo na campanha para recuperar as possessões francesas que pertenceram à coroa Inglês.

Diplomacia e comando do mar

Comando do mar foi garantido por dirigir os genoveses aliados dos franceses para fora do Canal Inglês . Enquanto Henry estava ocupado com as negociações de paz em 1416, uma frota francesa e genovês cercaram o porto no Harfleur-guarnecido Inglês. A força terrestre francês também cercaram a cidade. Para aliviar Harfleur, Henry enviou seu irmão, o Duque de Bedford, que levantou uma frota e zarpou de Beachy Head em 14 de agosto. A frota Franco-genovês foi derrotado no dia seguinte depois de uma cansativa sete horas de batalha, e Harfleur ficou aliviado. Diplomacia independente com sucesso Imperador Sigismund da França, eo Tratado de Canterbury (1416) abriu o caminho para acabar com a cisma na Igreja.

1417 campanha

Assim, com esses dois inimigos potenciais ido embora, e após dois anos de preparação do paciente seguinte Agincourt , Henry renovou a guerra em grande escala em 1417. Lower Normandy foi rapidamente conquistado, e Rouen cortado de Paris e sitiada. Os franceses foram paralisadas pelas disputas entre Burgundians e Armagnacs. Henry habilmente jogou-los um contra o outro, sem relaxar sua abordagem belicosa. Em janeiro de 1419, Rouen caiu. Aqueles Norman francês que tinha resistido foram severamente punidos: Alan Blanchard, que haviam enforcado prisioneiros ingleses das paredes, foi sumariamente executados; Robert de Livet, Canon de Rouen, que excomungou o rei Inglês, foi embalado para a Inglaterra e encarcerado por cinco anos.

Casamento de Henrique com Catherine de Valois

Em agosto, o Inglês estavam fora dos muros de Paris . As intrigas dos partidos franceses culminou com o assassinato de João sem Medo pela Os partidários de Dauphin no Montereau (10 de Setembro 1419). Filipe, o Bom, o novo duque, ea corte francesa jogaram-se nos braços de Henry. Após seis meses de negociação, o Tratado de Troyes reconheceu Henry como o herdeiro e regente da França (ver Inglês reis da França), e em 02 de junho de 1420, ele se casou Catherine de Valois, filha do rei francês. De junho para julho, o exército de Henry sitiada e tomou o castelo em Montereau. Ele sitiada e capturada Melun em novembro, retornando para a Inglaterra logo em seguida.

1421 campanha

Em 10 de junho 1421, Henry navegou de volta para a França para o que seria sua última campanha militar. De julho para agosto, as forças de Henry sitiada e capturada Dreux, aliviando, assim, as forças aliadas em Chartres. Naquele mês de outubro, suas forças sitiar Meaux, capturando-o em 2 de Maio 1422. Henry V morreu repentinamente em 31 de agosto de 1422 no Château de Vincennes perto de Paris , aparentemente de disenteria que ele havia contraído durante o cerco de Meaux. Ele tinha 35 anos. Antes de sua morte, Henry V nomeou seu irmão John, Duque de Bedford regente da França, em nome de seu filho Henry VI, em seguida, apenas alguns meses de idade. Henry V não viveu para ser coroado rei de si mesmo a França, como ele poderia ter esperado confiança após o Tratado de Troyes, como ironicamente o doentio Charles VI, a quem tinha sido nomeado herdeiro, ele sobreviveu por dois meses. Catherine levou o corpo de Henry a Londres e foi enterrado na Abadia de Westminster em 07 de novembro de 1422.

Brasão

Como Príncipe de Gales, braços de Henry foram os do reino, differenced por uma etiqueta argento de três pontos. Após a sua adesão, ele herdou o uso dos braços do reino de Undifferenced.

Casamento e Ancestrais

Casou-se Catherine de Valois em 1420, e seu único filho era Henry, que se tornou Henrique VI de Inglaterra

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Henry_V_of_England&oldid=317445691 "