Conteúdo verificado

Humanidades

Disciplinas relacionadas: Educação

Você sabia ...

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

O filósofo Platão

As humanidades são disciplinas acadêmicas que estudam o condição humana, utilizando métodos que são largamente analítica, crítica, ou especulativo, distinguindo-o, principalmente, abordagens empíricas do natural e Ciências Sociais.

Exemplos de disciplinas relacionadas com a humanidades são línguas antigas e modernas , literatura , história , filosofia , religião , visuais e artes de palco (incluindo a música ). Disciplinas adicionais às vezes incluídos na área de humanas são a antropologia , estudos da área, comunicações e estudos culturais, embora estes são muitas vezes consideradas como ciências sociais. Os estudiosos que trabalham na área de humanas são, por vezes descrito como "humanistas". No entanto, esse termo também descreve a posição filosófica do humanismo , que alguns " anti-humanista "estudiosos das ciências humanas rejeitar.

Ciências humanas

Classics

Busto de Homero , poeta grego

Os clássicos, no Tradição académica Ocidental, referem-se a culturas de antiguidade clássica, ou seja, os antigos gregos e romanos culturas. Estudo clássico era anteriormente considerado um dos pilares das ciências humanas, mas os clássicos perderam importância durante o século 20 . No entanto, a influência das idéias clássicas de humanidades, como filosofia e literatura continuam fortes.

Em termos mais gerais, os "clássicos" são os escritos fundamentais dos primeiros grandes culturas do mundo. Em outras tradições principais, clássicos remete para a Vedas e Upanishads da Índia, os escritos atribuídos a Confúcio , Lao-Tsé e Chuang-tzu na China, e os escritos, tais como o Código de Hamurabi e do Épico de Gilgamesh da Mesopotâmia, bem como a egípcia Livro dos Mortos.

História

História é recolhida de forma sistemática informações sobre o passado. Quando usado como o nome de uma campo de estudo, a história refere-se ao estudo e interpretação do registro de seres humanos , famílias e sociedades . Conhecimento da história muitas vezes é dito para abranger tanto o conhecimento de eventos passados e habilidades de pensamento histórico.

Tradicionalmente, o estudo da história tem sido considerado uma parte das humanidades. No entanto, na moderna academia, a história é cada vez mais classificado como um ciências sociais, especialmente quando cronologia é o foco.

Idiomas

O estudo das línguas clássicas e modernas individuais formam a espinha dorsal do moderno estudo das humanidades, enquanto o estudo científico da linguagem é conhecida como a lingüística e é um Ciências Sociais. Uma vez que muitas áreas das ciências humanas, como a literatura, história e filosofia são baseadas em linguagem, alterações na linguagem pode ter um efeito profundo sobre as outras ciências humanas. Literatura, que cobre uma variedade de usos da linguagem, incluindo formas de prosa (como a novela ), poesia e teatro , também está no cerne do currículo ciências humanas modernas. Programas de nível universitário em uma língua estrangeira geralmente incluem o estudo de obras importantes da literatura em que a linguagem, bem como a própria língua (gramática, vocabulário, etc.).

Lei

Um julgamento em um tribunal criminal, o Old Bailey em Londres

Lei na linguagem comum, significa uma regra que (ao contrário de uma regra ética) é capaz de execução por meio de instituições. O estudo do direito cruza as fronteiras entre as ciências sociais e humanas, dependendo do ponto de vista de uma das pesquisas sobre os seus objectivos e efeitos. Lei nem sempre é exequível, especialmente no contexto das relações internacionais. Foi definido como um "sistema de regras", como um "conceito interpretativo" para alcançar a justiça, como uma "autoridade" para mediar os interesses das pessoas, e até mesmo como "o comando de um soberano, apoiado pela ameaça de uma sanção" . No entanto, um gosta de pensar em lei, é uma instituição social completamente central. Política Legal incorpora a manifestação prática de pensar a partir de quase todos os ciências sociais e da humanidade. As leis são política , porque os políticos criá-los. Lei é filosofia , porque as convicções morais e éticos moldar as suas idéias. Lei diz muitos de história histórias 's, porque estatutos, jurisprudência e códigos acumular ao longo do tempo. E a lei é a economia, porque qualquer regra sobre contrato, ato ilícito, direito de propriedade, direito do trabalho, direito das sociedades e muitos mais podem ter efeitos duradouros sobre a distribuição da riqueza. A lei substantivo deriva da tarde Old Inglês lagu, significando algo previsto ou fixo eo adjetivo legal vem da palavra latina lex.

Literatura

Shakespeare escreveu algumas das maiores obras da literatura Inglês

Um pode igualar uma literatura com uma coleção de histórias, poemas , e peças que giram em torno de um tema específico. Neste caso, as histórias, poemas e peças podem ou não podem ter nacionalistas implicações. O Ocidental Canon constitui uma tal literatura. O termo "literatura" tem significados diferentes dependendo de quem o está usando e em que contexto. Pode ser aplicado amplamente para significar qualquer registro simbólico, abrangendo tudo, desde imagens e esculturas de cartas. As pessoas podem perceber uma diferença entre "literatura" e algumas formas populares de trabalho escrito. Os termos " ficção literária "e" mérito literário "muitas vezes servem para distinguir entre obras individuais.

Artes performáticas

As artes do espectáculo diferente da artes plásticas na medida em que o primeiro utiliza o próprio corpo do artista, cara, presença como um meio, e este último usa materiais como barro, metal ou tinta que podem ser moldadas ou transformadas para criar algum objeto de arte. Artes cênicas incluem acrobacia, busking, comédia, dança , mágica, música , ópera , cinema , malabarismo, artes marcha, tais como bandas de música e teatro .

Artistas que participam nestas artes em frente de uma platéia são chamados de artistas, incluindo atores , comediantes, dançarinos , músicos, e cantores. Artes cênicas também são suportados pelos trabalhadores em domínios relacionados, tais como songwriting e stagecraft. Performers muitas vezes adaptar a sua aparência, tal como com figurinos e maquiagem estágio, etc. Há também uma forma especializada de belas artes em que os artistas executam seu trabalho ao vivo para uma audiência. Isto é chamado A performance art. Mais arte da performance também envolve alguma forma de arte plástica, talvez na criação de adereços. Dança foi muitas vezes referido como uma arte de plástico durante o Era de dança moderna.

Música
Concerto no Mozarteum, Salzburgo

Música como disciplina acadêmica centra-se principalmente em duas carreiras, música desempenho (com foco na orquestra eo sala de concertos) e educação musical (professores de música treinamento). Os alunos aprendem a tocar instrumentos , mas também estudar teoria musical, musicologia, história da música e composição. Na tradição das artes liberais, a música também é usada para ampliar as habilidades de não-músicos, ensinando habilidades como concentração e escuta.

Teatro

Teatro (ou teatro) (em grego "theatron", θέατρον) é o ramo da artes do espectáculo em causa com representar as histórias em frente de uma platéia usando combinações de fala, gestos, música, dança, som e espetáculo - na verdade qualquer um ou mais elementos das outras artes do espectáculo. Além do estilo de diálogo narrativa padrão, teatro toma formas tais como ópera , ballet , mime, kabuki, dança clássica indiana, Ópera chinesa, execuções 'mummers, e pantomima.

Dança

A dança (do Dançante francês velho, talvez a partir de Frankish) refere geralmente o humano movimento seja usado como uma forma de expressão ou apresentado de social espiritual ou configuração de desempenho. A dança é também usado para descrever métodos de a comunicação não-verbal (ver linguagem corporal) entre seres humanos ou animais ( dança da abelha, dança de acasalamento), movimento em objetos inanimados (o folhas dançavam no vento ), e certa formas musicais ou gêneros . Coreografia é a arte de fazer danças, ea pessoa que faz isso é chamado de um coreógrafo.

As definições do que constitui a dança são dependentes sociais , cultural , estética artística e restrições morais e variam de movimento funcional (tais como Dança popular) para codificado, técnicas do virtuoso tais como o balé . Em esportes , ginástica , patinação artística e natação sincronizada são disciplinas da dança quando Artes marciais ' kata 'são frequentemente comparadas com danças.

Filosofia

A filosofia é grego antigo para o amor à sabedoria. Ele questiona a vida, existência e raciocínio humano. Filosofia é um dos assuntos mais antigas do mundo de estudo, ramificação e evoluindo em disciplinas distintas da física no século XVI e da psicologia no século XIX.

De acordo com Immanuel Kant , na primeira linha de seu Grundlegung zur Metaphysik der Sitten, ( Fundamentação da Metafísica dos Costumes), "a filosofia grega antiga foi dividido em três ciências:. Física, ética e lógica"

Na sociedade atual, áreas como Ciência Cognitiva surgiram onde especialistas tentam desvendar a natureza dos sistemas inteligentes e compreender o pensamento, fala e raciocínio.

Religião

O bússola neste século 13 manuscrito é um símbolo do ato de Deus criação.

A maioria dos historiadores rastrear os primórdios da crença religiosa ao Período Neolítico. A maioria crença religiosa durante este período de tempo consistia de adoração de um Deusa Mãe, uma Céu Pai, e também adoram da Sun ea Lua como divindades. (Veja também Adoração de Sun)

Novas filosofias e religiões surgiram tanto no leste como a oeste, particularmente em torno da BC século 6. Com o tempo, uma grande variedade de religiões desenvolvido ao redor do mundo, com o hinduísmo e budismo em Índia , Zoroastrismo em Pérsia ser alguns dos primeiros grandes religiões. No leste, três escolas de pensamento estavam a dominar o pensamento chinês até o dia moderno. Estes foram taoísmo , O legalismo, e confucionismo . A tradição confucionista, que iria atingir predominância, e não olhou para a força da lei, mas ao poder e exemplo de tradição para a moralidade política. No oeste, a tradição filosófica grega, representada pelas obras de Platão e Aristóteles , foi difundida em toda a Europa e no Oriente Médio pelas conquistas de Alexandre da Macedônia no 4 aC século.

Religiões abraâmicas são aquelas religiões que derivam de um antigo comum Tradição semita e traçado por seus adeptos para Abraham (cerca de 1900 aC), um patriarca cuja vida é narrada no Bíblia Hebraica / Antigo Testamento , e como profeta no Alcorão e também chamado de profeta em Gênesis 20: 7. Isso forma um grande grupo de religiões monoteístas, em grande parte relacionadas, geralmente realizada para incluir o judaísmo , cristianismo e Islã compreende cerca de metade dos seguidores religiosos do mundo.

Artes visuais

História
Quatrain em Heavenly Mountain por Imperador Gaozong (1107-1187) da dinastia Song ; ventilador montado como folha álbum em seda, quatro colunas em escrita cursiva.

As grandes tradições na arte têm uma fundação na arte de uma das civilizações antigas, como o antigo Egito , Grécia e Roma , China , Índia , Mesopotâmia e Mesoamérica.

Arte grega antiga viu uma veneração da forma física humana e para o desenvolvimento de competências equivalentes para mostrar musculatura, porte, beleza e proporções anatomicamente corretas. romano antigo arte mostrada deuses como seres humanos idealizados, mostrado com características distintivas característicos (ou seja, Zeus Thunderbolt ').

Em Bizantina e A arte gótica dos Idade Média , o domínio da igreja insistiu na expressão das verdades bíblicas e materiais não. A Renascença viu o retorno à valorização do mundo material, e essa mudança se reflete em formas de arte, que mostram a corporalidade do corpo humano, ea realidade tridimensional da paisagem.

Arte oriental em geral funcionou em um estilo semelhante a arte medieval ocidental, ou seja, uma concentração na padronização de superfície e cor local (ou seja, a cor lisa de um objeto, como o vermelho básico para uma túnica vermelha, em vez de as modulações do que a cor provocada pela luz, sombra e reflexão). Uma característica deste estilo é que a cor local é geralmente definido por um esquema (um equivalente contemporâneo é o desenho animado). Isto é evidente, por exemplo, a arte da Índia, Tibet e Japão.

Paleta de um artista

Religiosa islâmica proíbe arte iconografia, e exprime idéias religiosas através da geometria vez. As certezas físicas e racionais representadas pelo Iluminismo do século 19 foram destruídos, não só por novas descobertas da relatividade de Einstein e da psicologia invisível por Freud , mas também pelo desenvolvimento tecnológico sem precedentes. O aumento global de interação durante este tempo vi uma influência equivalente de outras culturas na arte ocidental.

Tipos de mídia

Desenho é um meio de fazer um imagem, usando qualquer um de uma ampla variedade de ferramentas e técnicas. É geralmente envolve fazer marcas numa superfície por aplicação de pressão a partir de uma ferramenta, ou movendo-se de uma ferramenta através de uma superfície. Ferramentas comuns são grafite lápis, pena e tinta, tintadas escovas , cera lápis de cor, lápis de cor, carvões, pastéis, e marcadores. As ferramentas digitais que simulam os efeitos destes são também utilizados. As principais técnicas utilizadas no desenho são: desenho de linha, eclosão, hachurar, choque aleatório, rabiscando, stippling, e mistura. Um artista que se destaca em desenho é referido como um relator ou relatora.

Pintura
A Mona Lisa é uma das pinturas artísticas mais conhecidas do Mundo ocidental.

Pintura tomado literalmente é a prática de aplicar o pigmento suspenso num transportador (ou meio) e um agente de ligação (um cola) para uma superfície (suporte), como papel, tela ou uma parede. No entanto, quando usadas num sentido artístico que significa a utilização desta actividade em combinação com o desenho , composição e outras considerações estéticas, a fim de manifestar a intenção expressivo e conceptual do médico. Pintura também é usado para expressar motivos e ideias espirituais; sites deste tipo da pintura variam dos trabalhos artísticos que descrevem figuras mitológicas na cerâmica às A Capela Sistina para o corpo humano em si.

Cor é a essência da pintura como som é de música . A cor é altamente subjetivo, mas tem efeitos psicológicos observáveis, embora estes possam diferir de uma cultura para outra. O preto é associado com o luto no Ocidente, mas em outros lugares branco pode ser. Alguns pintores, teóricos, escritores e cientistas, incluindo Goethe , Kandinsky, Isaac Newton , ter escrito a sua própria teoria da cor. Além disso, o uso da linguagem é apenas uma generalização para uma cor equivalente. A palavra " vermelho ", por exemplo, pode cobrir uma ampla gama de variações sobre o puro vermelho do espectro. Não há um registro formal de cores diferentes na forma que não há acordo sobre notas diferentes na música, como C ou C # na música, embora a Sistema Pantone é amplamente utilizado na indústria da impressão e de criação para o efeito.

Artistas modernos têm alargado a prática da pintura consideravelmente para incluir, por exemplo, colagem. Isso começou com o cubismo e não é pintura em sentido estrito. Alguns pintores modernos incorporam diferentes materiais como areia , cimento, palha ou madeira para a sua textura. Exemplos disto são as obras de Jean Dubuffet ou Anselm Kiefer. Arte moderna e contemporânea afastou-se o valor histórico de ofício em favor de conceito; isso levou alguns a dizer que a pintura, como uma forma de arte séria, está morto, embora isso não impediu a maioria dos artistas de continuar a praticá-lo ou como todo ou parte de seu trabalho.

História das ciências humanas

No Ocidente, o estudo das ciências humanas pode ser atribuída a Grécia antiga, como a base de uma ampla educação para os cidadãos. Durante os tempos romanos, o conceito dos sete artes liberais evoluiu, envolvendo gramática, retórica e lógica (o trívio), juntamente com a aritmética , geometria , astronomia e música (o quadrivium). Estes assuntos formaram a maior parte medieval da educação, com ênfase nas ciências humanas como habilidades ou "modos de fazer".

A grande mudança ocorreu durante o Renascimento, quando as ciências humanas passaram a ser considerados como temas a serem estudados em vez de praticado, com uma mudança correspondente longe dos campos tradicionais em áreas como literatura e história. No século 20, essa visão foi, por sua vez desafiado pelo movimento pós-modernista, que procurou redefinir as humanidades em mais termos igualitários adequados para um democrático da sociedade.

Humanidades hoje

Humanidades nos Estados Unidos

Muitas faculdades e universidades norte-americanas acreditam na noção de um amplo "educação em artes liberais", que exige que todos os estudantes universitários para estudar as ciências humanas para além da sua área específica de estudo. Defensores proeminentes das artes liberais nos Estados Unidos incluíram Mortimer J. Adler e ED Hirsch.

1980 Estados Unidos Rockefeller Comissão sobre as Humanidades descreveu as humanidades no seu relatório, as humanidades em American Life:

Através das ciências humanas que reflectem sobre a questão fundamental: O que significa ser humano? As humanidades oferecer pistas mas nunca uma resposta completa. Eles revelam como as pessoas têm tentado fazer sentido moral, espiritual e intelectual de um mundo em que a irracionalidade, desespero, solidão e morte são tão evidentes como o nascimento, a amizade, a esperança ea razão.

Crítica do programa de graduação de ciências humanas tradicionais / artes liberais têm sido feitas por muitos que eles vêem como caro e relativamente "inútil" no mercado de trabalho norte-americana moderna, onde vários anos de estudo especializado é necessária em muitas maioria dos campos / de trabalho. Isto está em contraste direto com o início do século 20, quando cerca de 3% a 6% do público em geral tinha um diploma universitário, e tendo um deles era um caminho direto para a vida profissional.

Após a Segunda Guerra Mundial , muitos milhões de veteranos aproveitou a GI Bill. Uma nova expansão de bolsas de estudo e empréstimos federais expandiram o número de adultos nos Estados Unidos que tenham frequentado uma faculdade. Em 2003, cerca de 53% da população tinha alguma educação universitária com 27,2% tendo se formado com um Grau de bacharel ou superior, incluindo 8% que se formou com um pós-graduação.

A era digital

Língua e Literatura são considerados os temas centrais em humanidades, então o impacto da comunicação eletrônica é de grande preocupação para aqueles no campo. O imediatismo da tecnologia moderna e da internet acelera a comunicação, mas pode ameaçar as formas de comunicação "diferido", tais como literatura e língua "down dumb". A biblioteca também está mudando rapidamente como estantes são substituídos pelos terminais de computador. Apesar do facto de humanidades terão de se adaptar rapidamente a estas mudanças, é improvável que as formas tradicionais de literatura será completamente abandonado.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Humanities&oldid=207551248 "