Conteúdo verificado

Humor

Assuntos Relacionados: A vida cotidiana ; Saúde e medicina

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Sorrir pode implicar um senso de humor e um estado de diversões, como nesta pintura de Falstaff por Eduard von Grützner.

Humor ou humor (ver diferenças de ortografia) é a tendência de determinadas experiências cognitivas para provocar riso e fornecer de diversões. O termo deriva do medicina humoral dos gregos antigos , que ensinou que o equilíbrio de fluidos no corpo humano, conhecido como humores ( latino : humor, "fluido corporal"), controlar a saúde humana ea emoção.

Pessoas de todas as idades e culturas respondem ao humor. A maioria das pessoas são capazes de experimentar humor, ou seja, para ser divertido, para rir ou sorrir em algo engraçado, e, portanto, eles são considerados como tendo um senso de humor. A pessoa hipotética falta de um senso de humor provavelmente encontrar o comportamento induzido por humor a ser inexplicável, estranho, ou até mesmo irracional. Apesar de, em última instância decidiu por pessoal sabor, a medida em que uma pessoa vai encontrar algo engraçado depende de uma série de variáveis, incluindo localização geográfica, cultura , maturidade, o nível de educação , inteligência e contexto. Por exemplo, as crianças poderão favorecer palhaçada, tal como Punch and Judy shows de marionetes ou desenhos animados como Tom e Jerry . A sátira pode confiar mais em compreender o alvo do humor e tende assim a apelar a umas audiências mais maduras.

Teorias do humor

Existem muitas teorias sobre o que é humor eo que função social serve. Os tipos predominantes de teorias que tentam explicar a existência de humor incluem psicológicos teorias, a grande maioria dos que consideram induzida pelo humor comportamento a ser muito saudável; teorias espirituais, que podem, por exemplo, consideram o humor como um "presente de Deus"; e as teorias que consideram o humor a ser um mistério inexplicável, muito parecido com uma experiência mística .

Pontos de vista sobre humor

Alguns afirmam que o humor não pode ou não deve ser explicado. Autor EB White disse certa vez: "O humor pode ser dissecado como uma rã pode, mas a coisa morre no processo e as entranhas estão desencorajando a qualquer mas a mente científica pura."

Arthur Schopenhauer lamentou o mau uso do termo "humor" (a Alemão loanword de Inglês ) para significar qualquer tipo de comédia. No entanto, tanto o "humor" e "comic" são frequentemente utilizados quando teorizar sobre o assunto. As conotações de "humor" em oposição a "comic" estão a ser dito que de resposta contra estímulo. Além disso, "humor" foi pensado para incluir uma combinação de ridículo e sagacidade em um indivíduo; o caso paradigmático sendo de Shakespeare Sir John Falstaff. Os franceses foram lentos em adotar o termo "humor"; em francês, "humeur" e "humor" ainda são duas palavras diferentes, o ex referindo-se a uma pessoa de humor ou com o conceito arcaico de quatro humores.

Humor Nonsatirical podem ser especificamente denominado " brincadeira de recreio ".

Grécia Antiga

Teoria ocidental humor começa com Platão , que atribuiu a Sócrates (como um caractere de diálogo semihistorical) no Philebus (p. 49b) a visão de que a essência do ridículo é uma ignorância no fracos, que são, portanto, incapaz de retaliar quando ridicularizado. Mais tarde, na filosofia grega, Aristóteles , na Poética (1449a, pp. 34-35), sugeriu que uma feiúra que não desgosto é fundamental para humor.

Índia

Na antiga Teatro sânscrito, Bharata Muni de Natya Shastra definido humor (hāsyam) como um dos nove rasas Nava, ou princípio rasas (respostas emocionais), que podem ser inspirados na platéia por bhavas, as imitações de emoções que os atores executar. Cada rasa foi associada com uma específica bhavas retratado no palco. No caso de humor, foi associada com a alegria (hasya).

Na cultura árabe

Os termos " comédia "e" sátira "se tornou sinônimo após Poética de Aristóteles foi traduzido para o árabe no medieval mundo islâmico, onde foi elaborado em cima por Escritores árabes e Filósofos islâmicos, como Abu Bischr, seu pupilo Al-Farabi, persa Avicena, e Averroes. Devido às diferenças culturais, eles dissociada de comédia Representação dramática grega, e em vez identificado com árabes temas e formas poéticas, como hija (poesia satírica). Eles viram comédia simplesmente como a "arte de repreensão" e não fez nenhuma referência à luz e eventos alegres ou inícios angustiosos e finais felizes associados a comédia grega clássica. Após Traduções latinas do século 12, o termo "comédia", assim, ganhou um novo significado semântico em literatura medieval .

Demografia social

Como acontece com qualquer forma de arte, aceitação depende demografia social e varia de pessoa para pessoa. Ao longo da história, comédia tem sido utilizada como uma forma de entretenimento em todo o mundo, seja nos tribunais dos reis ocidentais ou as aldeias do Extremo Oriente. Tanto uma etiqueta social e uma certa inteligência pode ser exibido através de formas de sagacidade e sarcasmo. Do século XVIII alemão autor Georg Lichtenberg disse que "quanto mais você sabe humor, mais você se torna exigente em finura."

Humor fórmula

O humor pode ser verbal, visual ou física. Formas não-verbais de comunicação - por exemplo, a música ou a arte - também pode ser bem-humorado.

Componentes de raiz

  • Ser o reflexo de imitação ou de realidade
  • Surpresa / desorientação, contradição / paradoxo, ambigüidade.

Métodos

  • Farsa
  • Hipérbole
  • Metáfora
  • Trocadilho
  • Reformulando
  • Cronometragem

Comportamento, local e tamanho

Rowan Atkinson explica em sua palestra no documentário " . Negócio engraçado "que um objeto ou uma pessoa pode se tornar engraçado de três maneiras São eles:

  • Comportando-se de uma maneira incomum
  • Por estar em um lugar incomum
  • Por ser o tamanho errado

Mais mordaças de vista caber em uma ou mais destas categorias.

Exagero

"Alguns teóricos dos quadrinhos considerar exagero ser um dispositivo comic universal". Pode assumir diferentes formas em diferentes gêneros, mas todos contam com o fato de que "a maneira mais fácil de fazer as coisas é risível a exagerar ao ponto do absurdo seus traços salientes".

Humor e cultura

Diferentes culturas têm diferentes expectativas de humor tão shows de comédia nem sempre são bem sucedidos quando transplantadas em outra cultura. Dois estereótipos bem conhecidos em Grã-Bretanha são de que os americanos não entendem ironia e que Os alemães não têm senso de humor. Se estas declarações têm qualquer validade tem sido discutido em um Artigo da BBC News.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Humour&oldid=549539211 "