Conteúdo verificado

Hymenoptera

Disciplinas relacionadas: insetos, répteis e peixes

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Hymenoptera
Gama Temporal: Triássico - Recentes
feminino Andrena sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclass: Neoptera
Superordem: Endopterygota
Ordem: Hymenoptera
Linnaeus , 1758
Suborders

Apocrita
Symphyta

Hymenoptera é um dos maiores ordens de insetos , compreendendo o vespões, vespas , abelhas e formigas . O nome refere-se às asas membranosas dos insetos, e é derivada do grego antigo ὑμήν (Humen): membrana e πτερόν (pteron): asa. O hindwings estão ligados ao asas dianteiras por uma série de ganchos de chamada Hamuli.

As fêmeas geralmente têm uma especial ovipositor para a inserção de ovos do hospedeiro ou acessar locais inacessíveis. O ovipositor é muitas vezes modificado em um ferrão. O jovem se desenvolvem através completa metamorfose - ou seja, eles têm uma fase larval de minhoca e um estágio de pupa inativos antes que eles amadurecem. (Ver holometabolismo).

Evolução

Hymenoptera originou no Triássico , os fósseis mais antigos pertencentes à família Xyelidae. Himenópteros sociais apareceram durante os Cretáceo . A evolução deste grupo tem sido intensamente estudada por A. Rasnitsyn, MS Engel, G. Dlussky, e outros.

A determinação do sexo

Entre os himenópteros, o sexo é determinada pelo número de cromossomos um indivíduo possui. Os ovos fertilizados obter dois conjuntos de cromossomos (um de cada progenitor do respectivo gametas), e assim tornar-se fêmeas diplóides, enquanto os ovos não fertilizados contêm apenas um conjunto (da mãe), e assim tornar- machos haplóides; o ato de fertilização está sob o controle voluntário da fêmea postura de ovos. Este fenômeno é chamado haplodiploidy. Note-se, no entanto, que os mecanismos genéticos reais de determinação do sexo haplodiploid pode ser mais complexo do que o número de cromossomas simples. Em muitos Hymenoptera, o sexo é realmente determinado por um locus do gene único com muitos alelos. Nestas espécies, haplóides são diplóides heterozigotos do sexo masculino e no locus sexo feminino, mas ocasionalmente um diplóide será homozigotos no locus sexo e desenvolver-se como um homem em seu lugar. Isto é especialmente provável de ocorrer em um indivíduo cujos pais eram irmãos ou outros parentes próximos. Machos diplóides são conhecidos por ser produzido por endogamia em muitas espécies de formigas, abelhas e vespas.

Uma das conseqüências da haplodiploidy é que as fêmeas, em média, na verdade, têm mais genes em comum com suas irmãs do que com suas próprias filhas. Devido a isso, a cooperação entre o sexo feminino afins pode ser extraordinariamente vantajosa, e foi levantada a hipótese de contribuir para as várias origens de eusociality dentro desta ordem.

Classificação

Symphyta

A subordem Symphyta inclui o sawflies, horntails, e vespas madeira parasitárias. O grupo pode ser parafiléticos, tal como tem sido sugerido que a família Orussidae pode ser o grupo a partir do qual o Apocrita surgiu. Eles têm uma junção unconstricted entre o tórax eo abdômen, e as larvas de formas de vida livre são herbívoros, têm pernas, prolegs (em todos os segmentos, ao contrário Lepidoptera ( borboletas e traças)), e ocelos.

Apocrita

As vespas, abelhas e formigas juntos compõem a subordem Apocrita, caracterizado por uma constrição entre os primeiro e segundo segmentos abdominais chamado uma vespa-cintura ( pecíolo), que também envolve a fusão do primeiro segmento abdominal para o tórax . Além disso, as larvas de todos Apocrita não têm pernas, patas falsas, ou ocelos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Hymenoptera&oldid=224733214 "