Conteúdo verificado

Ian McKellen

Assuntos Relacionados: atores, modelos e celebridades

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Ian McKellen

McKellen na estréia de O Retorno do Rei, em Wellington, Nova Zelândia , 01 de dezembro de 2003
Nascido (1939/05/25) 25 de maio de 1939
Burnley, Lancashire, Inglaterra, Reino Unido
Ocupação Ator
Anos ativos 1959-presente
Parceiro (s) Brian Taylor (1964-1972)
Sean Mathias (1978-1988)
Site
http://www.mckellen.com/

Sir Ian McKellen Murray, CH, CBE (nascido em 25 de maio de 1939) é um ator Inglês. Ele recebeu um Tony Award e dois Oscar nomeações. Seu trabalho se estende por gêneros de shakespeariano teatro e moderna para populares fantasia e ficção científica. Ele é conhecido por muitos por papéis como Gandalf na Senhor dos Anéis trilogia de filmes e como Magneto na Filmes X-Men.

Em 1988, McKellen saiu e anunciou que estava gay. Ele se tornou um membro fundador da Stonewall, um dos do Reino Unido mais influente Grupos de direitos LGBT, da qual ele continua a ser um porta-voz proeminente.

Ele foi feito um Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 1979, e nomeado cavaleiro em 1991 Honras de Ano Novo para seu excelente trabalho e as contribuições para o teatro. Nos 2008 Honras de Ano Novo foi feito a um Companion of Honour (CH) por serviços prestados ao drama e à igualdade.

Primeiros anos

McKellen nasceu em Burnley, Lancashire, Inglaterra, embora ele passou a maior parte de sua vida no início Wigan. Nascido pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a experiência teve algum impacto duradouro sobre ele. Em resposta a uma pergunta da entrevista quando um entrevistador comentou que ele parecia bastante calma, no rescaldo dos ataques de 11 de setembro , ele disse: "Bem, querida, você esquecer - eu dormia sob uma placa de aço até que eu tinha quatro anos."

O pai de McKellen, Denis Murray McKellen, um engenheiro civil, foi um pregador leigo, e os seus dois avôs eram pregadores. Na época do nascimento de Ian, seus pais já tinham uma filha de cinco anos de idade, Jean. Seu ambiente doméstico foi fortemente cristã , mas não-ortodoxa. "Minha educação foi de baixa cristãos não-conformistas que sentiram que o levou a vida cristã em parte por se comportar de uma maneira cristã a todos que você conheceu." Quando ele tinha 12 anos, sua mãe, Margery Lois (née Sutcliffe), morreu; seu pai morreu quando ele tinha 24. Quando ele saiu do armário para sua madrasta, Gladys McKellen, que era um membro da sociedade de amigos religiosa : "Não só foi ela não perturbado, mas como membro de uma sociedade que declarou a sua indiferença para com anos de sexualidade das pessoas de volta, eu acho ela estava apenas contente por minha causa que eu não estava mentindo mais. "

McKellen participaram Bolton School (divisão meninos), da qual ele ainda é um torcedor, que frequentam regularmente para conversar com os alunos. Carreira de McKellen começou no Bolton Little Theatre, da qual ele é agora o patrono. Uma fascinação precoce com o teatro foi incentivado por seus pais, que o levaram em um passeio em família para Peter Pan no Manchester Opera House quando ele tinha três anos. Quando ele tinha nove anos, seu presente de Natal principal era uma madeira e baquelite, dobrável Theatre Victorian de Pollocks Toy Teatros, com cenário de papelão e fios para empurrar os recortes de Cinderella e de Hamlet de Olivier. Sua irmã o levou para sua primeira peça de Shakespeare, Noite de Reis, pelos amadores de Little Theatre de Wigan, logo seguido do seu Macbeth e Wigan segundo grau para a produção de Meninas ' Sonho de Uma Noite de Verão com música de Mendelssohn e com o papel de fundo interpretada por Jean McKellen. (Jean continuou a atuar, dirigir e produzir teatro amador até sua morte.)

Ele ganhou uma bolsa de estudos para St Catharine College, Cambridge, quando ele tinha dezoito anos, onde desenvolveu uma atração para Derek Jacobi. Ele caracterizou-a como "uma paixão que foi declarada e não correspondido". Ele e seu primeiro parceiro sério, Brian Taylor, um professor de história da Bolton, começou seu relacionamento em 1964. Durou por oito anos, terminando em 1972. Eles viviam em Londres, onde McKellen continuou a prosseguir a sua carreira como ator. Por mais de uma década, ele tem vivido em uma de cinco andares conversão vitoriana em Narrow Street, Limehouse. Em 1978, ele conheceu seu segundo parceiro, Sean Mathias, na Festival de Edimburgo. De acordo com Mathias, o caso de amor de dez anos foi tempestuoso, com os conflitos sobre o sucesso da McKellen em agir contra carreira um pouco menos bem-sucedida Mathias '.

Um amigo Ian Charleson e um grande admirador de sua obra, McKellen contribuiu com um capítulo para o livro de 1990, Ian Charleson Para: A Tribute.

No início de 1980, McKellen perdeu o apetite por carne com excepção de peixe, e assim a maioria se opõe a que a sua dieta.

Teatro

Enquanto em Cambridge McKellen foi um membro da Marlowe Society, que aparecem nas Henry IV (como falta de) ao lado Trevor Nunn e Jacobi (Março de 1959), Cymbeline (como Póstumo, em frente Margaret Drabble como Imogen) e Doctor Faustus. Sua primeira aparição profissional foi em 1961 no Nottingham Playhouse, como em Roper A Man for All Seasons, embora uma gravação de áudio de Cymbeline da Sociedade Marlowe tinha ido à venda comercial como parte do Série Argo Shakespeare. Depois de quatro anos na região teatros de repertório ele fez sua primeira Aparência West End, em um perfume das flores, considerado como um "sucesso notável". Em 1965 ele era um membro de Laurence Olivier 's National Theatre Company no Old Vic, o que levou a papéis ao Festival Chichester. Nos anos 1970 e 1980 McKellen se tornou uma figura bem conhecida no teatro britânico, realizando frequentemente no Royal Shakespeare Company eo Royal National Theatre , onde jogou vários papéis shakespearianos líderes, incluindo a parte titular em Macbeth (que ele tinha ensaiado primeiro Trevor Nunn para em uma "emocionante ... fora do comum" de produção, com Judi Dench, em Stratford, em 1976), e Iago em Othello, em produções premiadas dirigido por Nunn. Ambas essas produções foram adaptados em filmes de TV, também dirigido por Nunn.

Em 2007 ele retornou ao Royal Shakespeare Company, em produções de sell-out de Rei Lear e A Gaivota , ambos dirigidos por Trevor Nunn. Em 2009, ele apareceu em um revival muito popular de Esperando Godot em Londres de Haymarket Theatre, dirigido por Sean Mathias e jogar oposto Patrick Stewart.

Sir Ian também é presidente e patrono da Little Theatre Guild of Great Britain, uma associação de organizações de teatro amador em todo o Reino Unido.

Sucesso popular

McKellen tinha tomado papéis no cinema ao longo de sua carreira - com início em 1969 com o seu papel de George Matthews em A Touch of Love, mas não foi até a década de 1990 que ele se tornou mais amplamente reconhecidas neste meio, através de vários papéis em filmes de grande sucesso de Hollywood.

Em 1993, McKellen teve um papel de apoio como um magnata do Sul Africano na aclamada criticamente Seis Graus de Separação, no qual ele estrelou com Stockard Channing, Donald Sutherland, e Will Smith. No mesmo ano, ele apareceu em pequenos papéis na televisão minissérie Contos do City (baseado no romance de seu amigo Armistead Maupin) eo filme Last Action Hero, em que jogou Morte. No mesmo ano, McKellen apareceu no filme de TV E a Band Played On, sobre a descoberta da AIDS vírus, para o qual McKellen ganhou um CableACE Award de Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme e foi nomeado para o Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme.

Em 1995, ele interpretou o papel título no sucesso de crítica Richard III, que transportou os ajuste 400 anos no futuro em 1930 fascista Inglaterra. McKellen co-produzido e co-escreveu o filme, adaptação do jogo para a tela com base em uma produção teatral da peça de Shakespeare, dirigido por Richard Eyre para o Royal National Theatre , em que McKellen tinha aparecido. No papel de McKellen como produtor executivo voltou sua taxa de £ 50.000 a fim de completar as filmagens da batalha final. Em sua resenha do filme, Hal Hinson de O Washington Post, chamou o desempenho do McKellen uma "encarnação letalmente flamboyant" e disse que seu "domínio florido ... domina tudo". Seu desempenho no papel-título rendeu melhores indicações para o ator BAFTA Award e Globo de Ouro, e ganhou o European Film Award de Melhor Ator. Seu roteiro foi nomeado para o BAFTA Award de Melhor Roteiro Adaptado.

Seu primeiro papel de destaque para o público mainstream americano veio com o aclamado modestamente Apt Pupil, baseado em uma história de Stephen King. McKellen retratou um antigo oficial nazista, vivendo sob uma nome falso em os EUA, que ficou amigo de um adolescente curioso ( Brad Renfro) que ameaçou expô-lo a menos que ele contou sua história em detalhes. Sua carcaça foi baseado parcialmente em seu desempenho em Cold Comfort Farm, visto pelo diretor Apt Pupil Bryan Singer, apesar da BBC recusa a liberá-lo nos cinemas. Ele foi posteriormente nomeado para o Oscar de melhor ator por seu papel no filme de 1998 Deuses e Monstros, em que ele jogou James Whale, o diretor de gay Show Boat (1936) e Frankenstein.

Ele voltou a trabalhar com Bryan Singer para interpretar a personagem de quadrinhos Magneto em X-Men e suas seqüelas X2: X-Men United e X-Men: The Last Stand. Foi durante as filmagens de X-Men que ele foi escalado como o feiticeiro Gandalf em Adaptação de três filmes de Peter Jackson de O Senhor dos Anéis (que consiste em A Sociedade do Anel, As Duas Torres, e O Retorno do Rei). McKellen recebeu homenagens do Screen Actors Guild de Melhor Ator Coadjuvante em um Filme por seu trabalho em A Sociedade do Anel, e também foi nomeado para o Academy Award de Melhor Ator Coadjuvante pelo mesmo papel. Ele também expressou Gandalf nas adaptações de jogos de vídeo da trilogia de filmes, bem como em O Senhor dos Anéis: A Terceira Idade.

McKellen como Sir Leigh Teabing em O Código Da Vinci.

Em 16 de março de 2002, ele foi o anfitrião em Saturday Night Live. Em 2003, McKellen fez uma aparição como ele mesmo no desenho animado americano mostram Os Simpsons , num episódio britânico de temática especial intitulada " The Regina Monologues ", juntamente com Tony Blair e JK Rowling . Em abril e maio de 2005, ele desempenhou o papel de Mel Hutchwright em Longa duração ópera de Granada Television sabão, Coronation Street , cumprindo uma ambição ao longo da vida. Ele também é conhecido por sua dublagem, depois de ter narrado Richard filme Dezoito de Bell, como um avô que deixa suas memórias da Segunda Guerra Mundial em fita cassete para seu neto adolescente.

McKellen já apareceu em filmes lançamento limitado, tais como Emile (que foi filmado em alguns dias durante as filmagens X2), Neverwas e Asilo. Ele apareceu como Sir Leigh Teabing em O Código Da Vinci. Durante uma entrevista de 2006, 17 de Maio de The Today Show com o elenco Código Da Vinci e diretor, Matt Lauer fez uma pergunta ao grupo sobre como eles teria sentido se o filme tinha dado um aviso proeminente de que é uma obra de ficção, como alguns grupos religiosos queria. McKellen respondeu: "Eu sempre pensei que a Bíblia deve ter um aviso na frente ditado 'Isto é ficção. " Quero dizer, caminhando sobre a água ... É preciso um ato de fé E eu tenho fé neste filme -?.. Que não é verdade, não que é factual, mas que é um bom história " Ele continuou: "E eu acho que o público é inteligente o suficiente e brilhante o suficiente para separar realidade e ficção, e discutir a coisa quando vi isso". McKellen apareceu na série de 2006 Série de comédia Ricky Gervais ' Extras, onde jogou-se dirigir caráter Gervais ' Andy Millman em uma peça sobre amantes gays. McKellen recebeu um 2007 Primetime Emmy Award de Melhor Ator Convidado - nomeação Série de Comédia por seu desempenho. Ele também apareceu no remake do 1967 2009 The Prisoner, onde ele interpretou o personagem Número Dois.

Campanha direitos LGBT

Sir Ian McKellen em Murray Orgulho de Manchester 2010
McKellen em Europride 2003, em Manchester .

Enquanto McKellen tinha feito o seu orientação sexual conhecido por seus colegas atores no início de sua carreira nos palcos, não foi até 1988 que ele saiu para o público em geral, em um programa em BBC Radio 3. O contexto que levou a decisão da McKellen - preocupações primordiais sobre um possível efeito negativo em sua carreira - foi que o controverso artigo 28 do projeto de lei do governo local, conhecido simplesmente como " Seção 28 "estava sob consideração no Parlamento britânico . McKellen afirmou que ele foi influenciado em sua decisão pelo aconselhamento e apoio de seus amigos, entre eles observou autor gay Armistead Maupin.

Em 2003, durante uma aparição no Eu tenho notícias para você, McKellen alegou que quando ele visitou Michael Howard, em seguida, Secretaria do Meio Ambiente (responsável pela governo local), em 1988, para fazer lobby contra Seção 28, Howard se recusou a mudar sua posição, mas não pedir-lhe para deixar um autógrafo para seus filhos. McKellen também descreveu novos ministros de Howard, os conservadores David Wilshire e Dame Jill Knight, que foram os arquitetos da Seção 28, como das irmãs feias "de uma pantomima política.

Seção 28, que propunha proibir as autoridades locais de "promoção homossexualidade "" como uma espécie de relação familiar fingiu ', era ambígua e do impacto real da alteração era incerto. McKellen tornou-se ativo na luta contra a proposta de lei, e declarou-se gay em uma Programa da BBC Radio, onde ele debateu o tema do artigo 28 com o jornalista conservador Peregrine Worsthorne. Ele tem dito deste período: "Meu próprio participando dessa campanha foi um foco para as pessoas [que] ter conforto que se Ian McKellen estava a bordo para isso, talvez fosse tudo bem para outras pessoas para ser tão bem, gay e Em linha reta ". Seção 28 foi, no entanto, promulgada e permaneceu nos livros de estatuto até 2003. No período de intervenção, McKellen continuou a lutar por sua revogação e criticou primeiro-ministro britânico Tony Blair por não se preocupar com a questão.

McKellen continuou a ser muito ativo em Esforços dos direitos LGBT. Em um comunicado em seu site a respeito de seu ativismo, o ator comentou que:

" I têm sido relutantes em fazer lobby sobre outras questões que mais preocupam - armas nucleares (contra), religião ( ateu ), pena de morte (anti), Aids (angariação de fundos), porque eu nunca quero ser para sempre jorrando, diluindo o impacto de dirigir a minha preocupação mais urgente; igualdade legal e social para as pessoas homossexuais em todo o mundo. "

McKellen é um co-fundador da Stonewall, uma direitos LGB grupo de lobby no Reino Unido, em homenagem ao Motins de Stonewall. McKellen também é Patrono da Mês da História LGBT, Orgulho de Londres, GAY-GLOS e A Fundação Lesbian & Gay. e FFLAG onde ele aparece em seu vídeo pais conversando.

Em 1994, na cerimônia de encerramento do Gay Games, tomou brevemente ao palco para falar à multidão, dizendo: "Eu sou Sir Ian McKellen, mas você pode me chamar de Serena" (Esse apelido, originalmente dado a ele por Stephen Fry, estava circulando dentro da comunidade gay desde cavalaria do McKellen foi conferida). Em 2002, ele participou o Oscar com seu então namorado, o neozelandês Nick Cuthell - possivelmente uma primeira vez para um grande candidato desde Nigel Hawthorne, o primeiro performer abertamente gay a ser nomeado para um prémio da Academia , que participou das cerimônias com seu parceiro, Trevor Bentham, em 1995.

Em 2006, McKellen falou durante o pré-lançamento do Mês da História LGBT de 2007 no Reino Unido, emprestando o seu apoio à organização e ao seu fundador, Sue Sanders. Em 2007 tornou-se um McKellen padroeiro dos O Albert Kennedy Trust, uma organização que presta apoio aos jovens, sem-teto e conturbados pessoas LGBT.

Em 2006, tornou-se um McKellen Patron de Oxford Pride. Na época, ele disse:

" Estive em muitas ocasiões orgulho em todo o mundo, de ser Marshall grande em San Francisco para o primeiro marcha gay em Johannesburg no pós-apartheid da África do Sul. Onde quer que os gays se reúnem para celebrar publicamente seu senso de comunidade, existem dois resultados importantes. Em primeiro lugar, os espectadores podem ser impressionados com a nossa confiança e determinação para ser nós mesmos e, em segundo lugar, as pessoas homossexuais, independentemente da idade, pode ser consolado por a ocasião para dar os primeiros passos em direção saindo e deixando o armário para sempre para trás. Eu envio o meu amor a todos os membros de Oxford orgulho, seus patrocinadores e apoiadores, dos quais me orgulho de ser um. "

McKellen tomou seu ativismo internacional, onde causou uma grande celeuma em Cingapura . Convidado a fazer uma entrevista em um programa matinal, ele chocou o entrevistador perguntando se eles poderiam recomendar-lhe um bar gay. O programa terminou imediatamente. Em dezembro de 2008, ele foi nomeado em Fora anual lista de Fora 100.

Selecionados de palco e tela de créditos

Etapa

As mãos de McKellen em um 1999 Deuses e Monstros placa.
  • Muito Barulho por Nada, Royal National Theatre , Old Vic, em Londres, 1965
  • Trelawny do 'Wells', National Theatre, de Londres & Chichester Festival de 1965
  • A Promessa, West End; Broadway, 1967
  • Edward II (em papel-título), Edinburgh Festival e West End de 1969
  • Hamlet (papel-título), UK / European Tour de 1971
  • 'Tis Pity Ela é uma meretriz, UK Tour, 1972
  • Dr. Faustus (papel-título), Royal Shakespeare Company, Edinburgh Festival & Aldwych Theatre (Londres) de 1974
  • Rei John, RSC, 1975
  • Romeu e Julieta (como Romeo), RSC, Stratford-upon-Avon & London, 1976
  • Tale, RSC do Inverno, Stratford-upon-Avon, 1976
  • Macbeth (papel-título), RSC, Stratford-upon-Avon & Young Vic (Londres), 1976-1977
  • O Alquimista, RSC, Stratford-upon-Avon & London, 1977
  • Every Good Boy Deserves Favour, RSC, Centro Barbican Arts (Londres), 1977
  • Três irmãs, RSC, UK Tour, 1978
  • Bent, (como Max) Royal Court e Criterion, Londres, 1979
  • Amadeus (como Salieri), Broadway, 1980
  • Coriolanus (papel-título), o Teatro Nacional de 1984
  • Wild Honey, Teatro Nacional, de 1984 (& Broadway, 1986)
  • The Cherry Orchard (como Lopakhin), o Teatro Nacional de 1985
  • A Duquesa de Malfi, Teatro Nacional, 1985
  • The Real Inspector Hound, Teatro Nacional, Londres e Paris, 1985
  • Othello (como Iago), RSC, Londres e Stratford-upon-Avon, 1989
  • Richard III (papel-título), o Teatro Nacional, excursão do mundo de 1990 e US turnê de 1992
  • Tio Vânia (papel-título), o Teatro Nacional, 1992
  • Peter Pan (como Sr. Darling / Capitão Gancho), o Teatro Nacional de 1997
  • Um Inimigo do Povo, Teatro Nacional, 1997 & Ahmanson Theatre (Los Angeles), 1998
  • Present Laughter, West Yorkshire Playhouse (Leeds, Inglaterra), 1998
  • Dance of Death, no Broadhurst Theatre (Nova York) em 2001. No Lyric Theatre (Londres, Inglaterra) em 2003
  • Aladdin, (como Viúva Twankie) Old Vic de 2004 e 2005
  • The Cut, Donmar Warehouse de 2006
  • Rei Lear por William Shakespeare , (como Lear), Courtyard Theatre, Stratford-upon-Avon, 2007
  • A Gaivota por Anton Chekhov, (como Sorin), Courtyard Theatre, Stratford-upon-Avon, 2007; Nova Iorque (Brooklyn Academy of Music), 2007 Minneapolis, de 2007, New London Theatre ( End West), 2007-8
  • Rei Lear por William Shakespeare , (como Lear), Nova Zelândia, 2007; Nova Iorque (Brooklyn Academy of Music), 2007, Minneapolis, de 2007, New London Theatre ( End West), 2007-8
  • Esperando Godot por Samuel Beckett , (como Estragon), Londres, 2009, a Theatre Royal Haymarket
  • Esperando Godot, de Samuel Beckett; reavivamento no Theatre Royal Haymarket em 2010 para uma corrida limitada
  • Esperando Godot, de Samuel Beckett; Comedy Theatre, Melbourne, Australia 2010
  • Esperando Godot, de Samuel Beckett; Fugard Theatre, Cidade do Cabo, África do Sul 2010

Filmografia

Filme
Ano Título Papel Notas
1966 David Copperfield David Copperfield (TV)
1969 A Promessa Leonidik
Alfred, o Grande Roger
A Touch of Love George Matthews
1981 Priest of Love Lawrence
Coluna de Fogo Narrador Documentário
1982 The Scarlet Pimpernel Paul Chauvelin
Walter Walter Royal Television Society Award de Melhor Performance
1983 O mantimento Dr. Theodore Cuza
1985 Abundância Sir Andrew Charleson
Zina Arthur Kronfeld
1989 Escândalo John Profumo
1993 Seis Graus de Separação Geoffrey Miller
The Ballad of Little Jo Percy Corcoran
Last Action Hero Morte (Cameo sem créditos)
E a Band Played On Bill Kraus CableACE Award de Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme
Nominated- Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante - Minissérie ou Filme
1994 Para Morrer Quilt Narrador Documentário (Voz)
A Sombra Dr. Reinhardt Pista
Eu farei qualquer coisa John Earl McAlpine
1995 Restauração Will Portões
Richard III Richard III European Film Award de Melhor Ator
Evening British Standard Film Award de Melhor Filme
Nominated- BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal
Nominated- BAFTA Award de Melhor Roteiro Adaptado
Nominated- Chlotrudis Award de Melhor Ator
Nominated- Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
Jack e Sarah William
1996 Rasputin: Servo escuro of Destiny Nicholas II Golden Globe Award de Melhor Ator - Minissérie ou Filme de Televisão
Nominated- Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante - Minissérie ou Filme
Nominated- Satellite Award de Melhor Ator Coadjuvante - Série, Minissérie ou Filme de Televisão
1997 Varrida do Mar Dr. James Kennedy
Dobrado Tio Freddie
1998 Apt Pupil Kurt Dussander Saturn Award de Melhor Ator Coadjuvante
Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Ator (também para Deuses e Monstros)
Florida Film Critics Circle Award de Melhor Ator (também para Deuses e Monstros)
Deuses e Monstros James Whale British Independent Film Award de Melhor Ator
Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Ator (também para Apt Pupil)
Chicago Film Critics Association Award de Melhor Ator
Chlotrudis Award de Melhor Ator
Florida Film Critics Circle Award de Melhor Ator (também para Apt Pupil)
Independent Spirit Award de Melhor Macho chumbo
Kansas City Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Los Angeles Film Critics Association Award de Melhor Ator
National Board of Review Award de Melhor Ator
Online Film Critics Society Award de Melhor Ator
San Diego Film Critics Society Award de Melhor Ator
San Sebastián Internacional Film Festival Award de Melhor Ator
Toronto Film Critics Association Award de Melhor Ator
Nominated- Oscar de melhor ator
Nominated- Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
Nominated- Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor no papel principal
Nominated- Satellite Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
1999 David Copperfield Mr. Creakle (TV)
2000 X-Men Erik Lehnsherr / Magneto Nominated- Blockbuster Entertainment Award para Villain Favorita
2001 O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel Gandalf, o Cinzento Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Elenco
Saturn Award de Melhor Ator Coadjuvante
Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor Coadjuvante
Nominated- Academy Award de Melhor Ator Coadjuvante
Nominated- BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal
Nominated- Empire Award de Melhor Ator Britânico
Nominated- Online Film Critics Society Award de Melhor Ator Coadjuvante
Nominated- Satellite Award de Melhor Ator Coadjuvante - Filme
Nominated- Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme
Nominated- DVD Exclusive Awards para Melhor Comentário de áudio (compartilhados com Elijah Wood e Liv Tyler)
Nominated- MTV Movie Award de Melhor Luta (compartilhado com Christopher Lee)
2002 O Senhor dos Anéis: As Duas Torres Gandalf, o Branco Online Film Critics Society Award de Melhor Elenco
Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Elenco
Nominated- Empire Award de Melhor Ator Britânico
Nominated- Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme
Tusker Tusker
2003 O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei Gandalf, o Branco Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco
National Board of Review Award de Melhor Elenco
Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme
Nominated- Saturn Award de Melhor Ator Coadjuvante
Nominated- BAFTA Award de Melhor Ator Coadjuvante
Nominated- Empire Award de Melhor Ator Britânico
Nominated- Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Elenco
Emile Emile Nominated- Genie Award de Melhor Performance de um Ator em um papel principal
Os Simpsons Se O episódio Regina Monologues
X2 Erik Lehnsherr / Magneto Nominated- Teen Choice Awards para a escolha do Filme Villain
2004 Dezoito Jason Anders (na voz)
2005 Neverwas Gabriel Finch
Asilo Dr. Peter Cleave
The Magic Roundabout Zebedeu (Voz)
Coronation Street Mel Hutchwright (10 episódios)
2006 Extras Ian McKellen Nominated- Primetime Emmy Award de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia
Flushed Away O Toad Annie Award de Melhor Voz agindo de Produção de Animação
X-Men: O Confronto Final Erik Lehnsherr / Magneto Nominated- Irish Film & Television Award de Melhor Ator Internacional
Nominated- Teen Choice Awards para Filmes - Escolha sleazebag (também para O Código Da Vinci)
O Código Da Vinci Sir Leigh Teabing Nominated- Teen Choice Awards para Filmes - Escolha sleazebag (também para X-Men: O Confronto Final)
2007 Stardust Narrador (Voz)
A Bússola de Ouro Iorek Byrnison (Voz)
2008 Rei Lear Rei Lear Nominated- Emmy Award como Ator Principal - Minissérie ou Filme
2009 The Prisoner Número Dois Nominated- Emmy Award como Ator Principal - Minissérie ou Filme

Prêmios e honras

Em 2004 McKellen foi conferido um honourary Doutor em Letras pela Universidade de Lancaster. Ele foi elogiado por sua diversidade de papéis, a sua "técnica dramática profundamente considerado" e as suas raízes Lancastrian.

  • 1981: Nova Iorque Tony Award de Melhor Ator em um Play, para Amadeus
  • 1984: Londres Olivier Award de Melhor Ator em um Revival, por Wild Honey
  • 1984: Londres Prêmio Evening Standard de Melhor Ator, por Coriolanus
  • 1989: Londres Prêmio Evening Standard de Melhor Ator, por Othello
  • 1990: Londres Olivier Award de Melhor Ator, por Richard III
  • 1998: Back Stage Oeste Garland Awards, por seu one-man show A Knight Out in Los Angeles
  • 2004: Manila, Filipinas Lifetime Achievement Award & distinção da Pride International Film Festival
  • 2007: Annie Award de Melhor Voz agindo de Produção de Animação, para Flushed Away
  • Em maio de 2007, ele foi nomeado, pelo Independent on Sunday Lista Rosa, a quinta pessoa gay mais influente na Grã-Bretanha, para baixo a partir do primeiro lugar no ano anterior.
  • 2009: San Sebastián International Film Festival Donostia Award em reconhecimento de uma extensa carreira profissional.
  • 2010: Empire Awards 2010: Império Ícone de adjudicação
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Ian_McKellen&oldid=405851984 "