Conteúdo verificado

Imagina (canção)

Assuntos Relacionados: Gravações musicais e composições

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

"Imagine"
Único por John Lennon
do álbum Imaginar
Lado B: " É tão difícil "(US)
'" Working Class Hero "(UK)
Lançado 11 de outubro de 1971 (1971/10/11)
Formato 7 " vinilo, 12 "vinil
Gravado Maio-Junho de 1971, em Ascot Sound Studios, Ascot e Record Plant Oriente, Nova Iorque
Gênero Rocha
Comprimento 3: 03
Etiqueta Maçã
Escritoras) John Lennon
Produtor John Lennon, Yoko Ono, Phil Spector
John Lennon Cronologia de singles
" Poder para o povo "
(1971)
"Imagine" / " É tão dificil "
(EUA, 1971)
" Happy Xmas (War Is Over) "
(1971)

" Stand by Me "
(1975)

"Imagine" / "Working Class Hero"
(Reino Unido, 1975)

" (Just Like) Starting Over "
(1980)
Imagine-lista da trilha

"Imagine" é uma canção escrita e interpretada pelo músico Inglês John Lennon . O single mais vendido de sua carreira solo, suas letras incentivar o ouvinte a imaginar um mundo em paz, sem a divisão e barreiras de fronteiras, religiões e nacionalidades, e considerar a possibilidade de que o foco da humanidade deveria estar vivendo uma vida desapegada aos bens materiais.

Lennon e Yoko Ono co-produziu a canção e álbum de mesmo nome com Phil Spector. A gravação começou no estúdio da casa de Lennon em Tittenhurst Park, Inglaterra, em maio de 1971, com overdubs finais a ter lugar no Record Plant, em Nova York, no mês de julho. Um mês após o lançamento em setembro do LP, lançado Lennon "Imagine" como single nos Estados Unidos; a canção chegou ao número 3 no Billboard Hot 100 eo LP alcançou o número um na parada do Reino Unido em novembro, mais tarde tornando-se o álbum mais bem sucedido comercialmente e aclamado pela crítica da carreira solo de Lennon. Apesar de não ser originalmente lançado como single no Reino Unido, foi lançado em 1975 para promover um LP compilação e alcançou o número seis no quadro daquele ano. A canção já vendeu mais de 1,6 milhões de cópias no Reino Unido; que alcançou o número um após a morte de Lennon em dezembro de 1980.

IMC chamado "Imagine" uma das 100 músicas mais executadas do século 20. A canção classificada como número 30 na Recording Industry Association of lista de 365 da América Canções do Século ostentam o significado mais histórico. Ele ganhou uma Grammy Hall of Fame Award e uma indução para o Hall da Fama do Rock and Roll de 500 canções que moldaram o rock and roll. Uma pesquisa realizada pelo Reino Unido Guinness World Records britânico Hit Singles livro chamado-o o segundo melhor single de todos os tempos, e Rolling Stone classificou-o número 3 em sua lista de " As 500 melhores músicas de todos os tempos ". Desde 2005, os organizadores do evento ter jogado um pouco antes da Ano Novo Bola quadrada vezes cai em New York City. Dezenas de artistas têm versões realizadas ou registradas de "Imagine", incluindo Madonna , Stevie Wonder, Joan Baez, Elton John , e Diana Ross. Emeli Sandé gravou um cover para a BBC para usar durante a montagem créditos finais no fim do 2012 Jogos Olímpicos de Verão de cobertura em agosto de 2012. "Imagine", posteriormente, re-entrou no UK Top 40, alcançando o número 18.

Inspiração e letras

Vários poemas de Livro de 1964 de Yoko Ono Grapefruit inspirado Lennon para escrever a letra para "Imagine" -em particular, aquele que Capitol Records reproduzido na tampa traseira do original Imagine o LP intitulado "Cloud Piece", lê-se: "Imagine o gotejamento nuvens, cavar um buraco em seu jardim para colocá-los." Lennon disse mais tarde que a composição "deve ser creditado como uma canção de Lennon / Yoko Ono. Um monte de it-a lírica eo conceito-veio de Yoko, mas naqueles dias eu estava um pouco mais egoísta, um pouco mais macho, e eu meio omitido de sua contribuição, mas foi à direita fora de toranja. " Quando perguntado sobre o significado da canção durante uma entrevista com dez 1980 David Sheff para Revista Playboy, Lennon disse que Sheff Dick Gregory tinha dado Ono e ele um Livro de oração cristã, que ajudou a inspirar em Lennon que ele descreveu como:

O conceito de oração positivo ... Se você pode imaginar um mundo em paz, sem denominações religiosas, não sem religião, mas sem que isso meu Deus é-maior-que-o-coisa de Deus, então ele pode ser verdade .. . a Igreja Mundial me chamou uma vez e perguntou: "Podemos usar as letras de 'Imagine' e apenas alterá-lo para 'Imagina uma religião'?" Que mostrou [me] eles não entenderam nada disso. Seria derrotar todo o propósito da canção, toda a idéia.

Com a influência combinada de "Cloud Piece" eo livro de orações que lhe foi dada por Gregory, Lennon escreveu o autor John Blaney descrito como "um humanista paean para o povo. "Blaney escreveu," Lennon afirma que a harmonia mundial está ao nosso alcance, mas somente se nós rejeitamos os mecanismos de controle social que restringem o potencial humano. "Na opinião de Blaney, com" Imagine ", Lennon tentou aumentar a consciência de sua interação das pessoas com as instituições que afetam suas vidas Rolling Stone 's David Fricke, comentou: ". [Lennon] apela a uma unidade e igualdade construída sobre a eliminação completa da moderna ordem social: as fronteiras geopolíticas, a religião organizada, [e ] classe econômica. "

Lennon declarou: "'Imagine', que diz:" Imagine que não havia mais religião, não mais do país, não mais política, "é praticamente o manifesto comunista, mesmo que eu não estou particularmente um comunista e eu não pertencem a qualquer movimento ". Ele disse NME: "Não há um estado comunista real no mundo, você deve perceber que o socialismo Eu falo sobre ... não [é] a forma como alguns russo idiota pode fazê-lo, ou o chinês pode fazê-lo Isso pode atendê-los.. . nós, devemos ter um bom ... O socialismo britânico. "

Ono descreveu a declaração lírica de "Imagine" como "apenas o que John acreditava: que todos nós somos um país, um mundo, um só povo." Rolling Stone descreveu suas letras como "22 linhas de gracioso fé, plain-falada no poder de um mundo, unidos em propósito, para reparar e mudar a si mesma."

Composição e música

Lennon compôs "Imagine" uma manhã no início de 1971, em um O piano Steinway, em um quarto em sua propriedade Tittenhurst Park, em Ascot, Berkshire, Inglaterra. Ono viu quando ele compôs a melodia, estrutura de acordes e quase todas as letras, quase completando a canção em uma breve sessão de escrita.

"Imagine" é no chave de C major. Seu 4-bar introdução de piano começa com um acorde C, em seguida, move-se para Cmaj7 antes de mudar para o F; os versículos 12 compassos também seguir esta progressão de acordes, com seus últimos 4 bares que se deslocam de Am / E a DM e Dm / C, terminando com G, G11, em seguida, G7, antes de resolver voltar à C. O coros 8-barra de progresso de F a G para C, em seguida, Cmaj7 e E antes de terminar em E7, um acorde C substituído por E7 na barra de final. O 4-bar Outro começa com F, então G, antes de resolver em C. Com uma duração de 3 minutos e 3 segundos e uma compasso de 4/4, andamento da canção cai em torno de 75 batimentos por minuto.

Gravação e recepção comercial

Uma foto preto e branco de Lennon sentada em um piano de cauda salão branco. Ele está usando fones de ouvido e uma camisa escura.
A 1971 Billboard propaganda para "Imagine"

Lennon e Ono co-produziu a canção e álbum com Phil Spector, que comentou sobre a faixa: "Nós sabíamos o que íamos fazer ... Ele ia ser John fazendo uma declaração política, mas um muito comercial, bem ... Eu sempre pensei que 'Imagine' foi como o hino nacional ". Lennon descreveu seu acordo de trabalho com Ono e Spector: "Phil não organizar ou qualquer coisa assim que- [Ono] e Phil vai simplesmente sentar-se no outro quarto e gritar comentários como: 'Por que você não tenta este som" ou " Você não está jogando o piano muito bem '... Eu vou ficar com a ideia inicial e ... vamos encontrar um som a partir de [lá] ".

A gravação começou em Ascot Sound Studios, estúdio da casa de Lennon recém-construído em Tittenhurst Park, maio 1971, com overdubs finais a ter lugar no Record Plant, em Nova York, no mês de julho. Descontraído e paciente, as sessões começaram durante o final da manhã, correndo para pouco antes do jantar no início da noite. Lennon ensinou os músicos a progressão de acordes e um arranjo de trabalho para "Imagine", ensaiando a canção até que ele considerou os músicos pronto para gravar. Em sua tentativa de recriar o som desejado de Lennon, Spector tinha algumas gravações iniciais apresentam Lennon e Nicky Hopkins jogar em diferentes oitavas em um piano. Ele também inicialmente tentou gravar a parte de piano com Lennon jogar o branco bebê grande na sala toda branca do casal. No entanto, depois de ter considerado a acústica da sala inadequado, Spector abandonou a idéia em favor do meio ambiente superior de estúdio da casa de Lennon. Eles completaram a sessão em questão de minutos, registando três takes e escolher o segundo para a liberação. A gravação acabado destaque Lennon no piano e vocal, Klaus Voormann na guitarra baixo, Alan White na bateria e o Flux Fiddlers em cordas.

Publicado por Apple Records nos Estados Unidos em outubro de 1971, "Imagine" se tornou o single mais vendido da carreira solo de Lennon. Ele chegou ao número 3 no Billboard Hot 100. Ele chegou a número 1 no Canadá no RPM individuais nacionais traçar, permanecendo lá por duas semanas. Após a sua libertação a letra da canção perturbar alguns grupos religiosos, em especial a linha: "Imagine que não existe céu". Quando perguntado sobre a música durante uma de suas últimas entrevistas, Lennon disse que ele considerou ser tão forte uma composição como qualquer outro que ele havia escrito com os Beatles . Ele descreveu o significado da canção e explicado o seu apelo comercial:. "Anti-religioso, anti-nacionalista, anti-convencional, anti-capitalista, mas porque é sugarcoated aceita-se ... Agora eu entendo o que você tem que fazer Coloque o seu mensagem política transversalmente com um pouco de mel. " Lennon disse uma vez Paul McCartney que "Imagine" foi "' Working Class Hero "com açúcar nele por conservadores como a si mesmo". Em 30 de Novembro 1971, o LP Imagine que alcançou o número um na parada do Reino Unido. Ele se tornou o álbum mais bem sucedido comercialmente e aclamado pela crítica da carreira solo de Lennon.

Cinema e re-lançamentos

Uma imagem de um piano marrom tamanho médio na posição vertical em uma caixa de vidro. As teclas do piano estão expostos.
Lennon O piano Steinway, em que ele compôs "Imagine"

Em 1972, Lennon e Ono lançou uma de 81 minutos filme para acompanhar o álbum Imagine o que contou com imagens do casal em sua casa, jardim e do estúdio de gravação do seu Berkshire propriedade em Tittenhurst Park, bem como em New York City. Um full-length vídeo documentário rock, primeira cena do filme apresenta um tiro de Lennon e Ono anda através de um espesso nevoeiro, chegando a sua casa como a canção "Imagine" começa. Acima da porta da frente para a sua casa é um sinal de que lê: "Este não é aqui", o título de New York, em seguida, mostra de arte de Ono. A próxima cena mostra Lennon sentado em um piano de cauda branco em um mal iluminado, sala toda branca. Ono gradualmente anda abrindo cortinas que permitem a entrada de luz, tornando o quarto mais brilhante com a progressão da canção. Na conclusão da canção, Lennon Ono fica ao lado ao piano, e eles compartilham um olhar singular, em seguida, uma breve beijo.

Várias celebridades apareceram no filme, incluindo Andy Warhol , Fred Astaire, Jack Palance, Dick Cavett e George Harrison. Ridicularizado pelos críticos como "o filme caseiro mais caro de todos os tempos", que estreou com uma audiência americana, em 1972. Em 1986, Zbigniew Rybczynski feito um música vídeo para a canção, e em 1987, ele ganhou o " Leão de Prata "prêmio de Melhor Clipe em Cannes eo Prêmio Festival no Rio International Film Festival.

Lançado como single no Reino Unido em 1975, em conjunto com o álbum Raspada Peixe, "Imagine" chegou ao número seis na UK Singles Chart. Seguinte O assassinato de Lennon em 1980, o único re-entrou na parada do Reino Unido, alcançando o número um, onde permaneceu por quatro semanas em janeiro de 1981. "Imagine" foi re-lançada como single no Reino Unido em 1988, atingindo um máximo de número 45, e novamente em 1999, alcançando o número três. Lennon single mais vendido, a partir de 2013, vendeu 1,6 milhões de cópias no Reino Unido. Em 1999, no Dia Nacional da Poesia no Reino Unido, a BBC anunciou que os ouvintes tinham votado "Imagine" letra de música favorito da Grã-Bretanha. Em 2003, alcançou o número 33 como o lado B de um re-lançamento de " Happy Xmas (War Is Over) ".

Reconhecimento e críticas

Uma fotografia da cor de um grande metal monumento com uma base cónica apoiar um mundo que está envolvido em instrumentos musicais contorcidas. No fundo é um céu azul.
O Monumento da Paz John Lennon, Liverpool, Inglaterra

Rolling Stone descreveu "Imagine" como "o maior dom musical para o mundo" de Lennon, elogiando "a melodia serena; a progressão de acordes pillowy; [e] que acenando, quatro notas [de piano] figura". Incluído em várias pesquisas canção, em 1999, IMC nomeado um dos 100 melhores canções mais-executadas do século 20. Também nesse ano, recebeu o Grammy Hall of Fame Award e uma indução para o Hall da Fama do Rock and Roll de 500 canções que moldaram o rock and roll. Triple J classificou-o número 11 em seu Hottest 100 of All lista Time. "Imagine" classificou-se em 23º lugar na lista de best-sellers de singles de todos os tempos no Reino Unido, em 2000. Em 2002, uma pesquisa realizada pelo Reino Unido Guinness World Records britânico Hit Singles Reserve classifica-se o segundo melhor single de todos os tempos atrás de Rainha 's " Bohemian Rhapsody ". Rádio Ouro classificou o número da música 3 em "maior de Ouro 1000 visitas" lista de seu.

Rolling Stone classificou "Imagine" número 3 em sua lista de " As 500 melhores músicas de todos os tempos ", descrevendo-o como" um hino de resistência de consolo e promessa de que nos levou através de extremo sofrimento, do choque da própria morte de Lennon em 1980 para o indizível horror de 11 de setembro . Agora é impossível imaginar um mundo sem 'Imagine', e precisamos dela mais do que jamais sonhou. "Apesar desse sentimento, Clear Channel Communications incluiu a canção em seu pós-9/11 "não jogar" lista.

Em 1 de Janeiro de 2005, o Canadian Broadcasting Corporation chamado "Imagine" a maior canção nos últimos 100 anos, como votado pelos ouvintes sobre o show 50 faixas. A canção classificada como número 30 na Recording Industry Association of lista de 365 da América Canções do Século ostentam o significado mais histórico. Virgin Radio realizou uma pesquisa canção favorita do Reino Unido em Dezembro de 2005, e os ouvintes votaram "Imagine" Número 1. australianos selecionou a melhor música de todos os tempos no Nine Network de 20-1 contagem regressiva mostra em 12 de setembro de 2006. Eles votaram lo décimo primeiro na rede da juventude Triplo 100 Of All Time em 11 de julho de 2009 o mais quente do J.

Jimmy Carter disse, "em muitos países ao redor do mundo, minha esposa e eu já visitou cerca de 125 países-que ouve a canção de John Lennon" Imagine "usada quase igualmente com hinos nacionais." Em 9 de outubro de 2010, o que teria sido 70º aniversário de Lennon, o Liverpool Assinatura coro cantou "Imagine", juntamente com outras canções de Lennon na inauguração do John Lennon Monumento da Paz em Chavasse Park, Liverpool Inglaterra. Produtor dos Beatles George Martin elogiou o trabalho solo de Lennon, destacando a composição: "Minha música favorita de todos foi 'Imagine'". O crítico de música Paul Du Noyer descreveu "Imagine" como Lennon "mais reverenciado" música pós-Beatles. Urish e Bielen chamou de "a canção pop mais subversiva gravada para alcançar o status de clássico." Fricke comentou: "'Imagine' é uma canção sutilmente contencioso, maior conquista combinado de Lennon como um cantor de baladas e agitador."

Autores Ben Urish e Ken Bielen criticou música instrumental da canção como excessivamente sentimental e melodramático, comparando-a com a música da era pré-rock e descrevendo a melodia vocal como uma discreta. De acordo com Blaney, letras de Lennon descrever possibilidades hipotéticas que não oferecem soluções práticas; letras que são às vezes nebuloso e contraditório, pedindo o ouvinte a abandonar os sistemas políticos, incentivando um semelhante ao comunismo . Autor Chris Ingham indicou a hipocrisia em Lennon, a estrela do rock milionário vivendo em uma mansão, encorajando os ouvintes a imaginar viver suas vidas sem posses. Outros argumentam que Lennon destina a letra da música para inspirar os ouvintes a imaginar se o mundo poderia viver sem posses, e não como uma chamada explícita para abandoná-las. Blaney comentou: "Lennon sabia que ele não tinha nada concreto para oferecer, por isso, ao invés disso ele oferece um sonho, um conceito a ser construído em cima."

Blaney considerada a canção a ser "cheio de contradições. Sua configuração hino-como se sente desconfortável ao lado de fundamento do seu autor para nós imaginar um mundo sem religião". Urish e Bielen descrito "mundo dos sonhos" de Lennon sem um céu ou o inferno como uma chamada para "fazer o melhor que pudermos mundo aqui e agora, uma vez que este é tudo isso é ou será." Em sua opinião, "porque somos convidados apenas imaginar-a desempenhar um" que se "jogo, Lennon pode escapar das críticas mais duras". O ex-Beatle Ringo Starr defendeu a letra da música durante uma entrevista de 1981 com Barbara Walters, afirmando: "[Lennon] disse 'imaginar', isso é tudo Imaginem isso.".

Performances notáveis e versões cover

Em dezembro de 1971, Lennon e Ono apareceu na Apollo Theatre em Harlem. Lennon cantou "Imagine" com uma guitarra acústica, produzindo o mais antigo conhecido gravação ao vivo da canção, mais tarde incluído no John Lennon Anthology (1998). Em 1975, ele cantou "Imagine" durante sua apresentação pública final, uma festa de aniversário para Lew Grade.

Elton John cantou a música em setembro de 1980 durante o seu concerto gratuito em Central Park, a poucos quarteirões de distância do apartamento de Lennon em o edifício Dakota. Em 9 de dezembro de 1980, um dia depois O assassinato de Lennon, Rainha realizado "Imagine" como um tributo a ele durante a sua Wembley Arena mostrar em Londres . Em 9 de Outubro de 1990, mais de um bilhão de pessoas ouviram uma transmissão da canção sobre o que teria sido o 50º aniversário da Lennon. Stevie Wonder deu sua versão da canção, com o Morehouse College Glee Club, durante a cerimônia de encerramento do Jogos Olímpicos de Verão de 1996 como uma homenagem às vítimas do Atentado Centennial Olympic Park. Em 2001, Neil Young realizada durante o concerto beneficente América:. Um tributo aos heróis Madonna cantou "Imagine" durante o benefício, Tsunami Aid: A Concert of Hope.

Desde 2005, "Imagine" foi jogado antes da Véspera de Ano Novo bola cair em Nova York 's Times Square. A partir de 2010, a canção foi tocada ao vivo; primeiro por Taio Cruz, em seguida, em 2011, por Cee Lo Green, e em 2012 por Train. No entanto, Verde recebeu críticas por mudar a letra "e nenhuma religião também" a "e toda a religião da verdade", resultando em uma reação imediata de fãs que acreditavam que ele havia desrespeitado o legado de Lennon, alterando a letra de sua canção mais emblemática. Verde defendeu a mudança, dizendo que a intenção de representar "um mundo [onde] podia acreditar no que [você] queria". Em 2012, os Olímpicos de Londres organizadores incluiu a canção como parte dos jogos ' cerimônia de encerramento. Executado pelo Liverpool Philharmonic Youth Choir eo Liverpool Assinatura Choir, os corais cantavam a primeira estrofe, e acompanhado vocais originais de Lennon durante o resto da música.

Mais de 140 artistas gravaram cobrir versões de "Imagine". Joan Baez incluiu em 1972 de Vem dos Sombras e Diana Ross gravou uma versão para o seu álbum de 1973, Touch Me in the Morning. Em 1995, Blues Traveler gravou a canção para o Working Class Hero: Um Tributo a John Lennon e álbum Dave Matthews tem cantou a música ao vivo com eles. A Perfect Circle cobriu a canção para o álbum eMOTIVe lançado em 2004. Seal, Rosa, India.Arie, Jeff Beck, Konono Nº1, Oumou Sangaré e outros gravou uma versão para Álbum de Herbie Hancock 2010 Imagine Project.

Hancock realizada com Arie, Kristina Train, e Greg Phillinganes ao Prêmio Nobel da Paz 2010 Concerto em 11 de dezembro. Em 13 de Fevereiro de 2011, a gravação com- Rosa, Seal, Mali cantor Oumou Sangare India Arie, e Jeff Beck ganhou um prêmio Grammy de Melhor Colaboração Pop Vocal.

Emeli Sandé gravou um cover para a BBC para usar durante a montagem créditos finais no encerramento da cobertura 2012 Jogos Olímpicos de Verão em agosto de 2012. "Imagine", posteriormente, re-entrou no UK Top 40, alcançando o número 18.

Gráficos e certificações

Gráfico (1971-2012) Pico
posição
Austrália ( ARIA) 21
Áustria ( Ö3 Áustria Top 40) 4
Bélgica ( Ultratop 50 Flandres) 6
Canadá ( RPM) 1
França ( SNEP) 9
Alemanha ( Media Control AG) 7
Irlanda ( IRMA) 3
Itália ( Musica e Dischi) 1
Países Baixos ( Mega único Top 100) 5
Nova Zelândia ( RIANZ) 23
Noruega ( VG-Lista) 3
Suécia ( Sverigetopplistan) 19
Suíça ( Schweizer Hitparade) 2
Reino Unido Singles Chart oficiais 1
EU Quadro de avisos Hot 100 3
EU Cashbox Top 100 2
Região Certificação Vendas / embarques
Itália ( FIMI) Ouro 25.000 *
Reino Unido ( BPI) Ouro 1600000

* Números de vendas com base apenas na certificação
^ Figuras embarques com base apenas na certificação

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Imagine_(song)&oldid=559164028 "