Conteúdo verificado

Inner Hebrides

Assuntos Relacionados: Geografia da Grã-Bretanha

Você sabia ...

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

The Hebrides (Inner Hebrides em vermelho)

The Inner Hebrides ( Gaélico escocês: Na h-Eileanan a-staigh - as ilhas internas) é uma arquipélago ao largo da costa oeste da Escócia , a sudeste da Hébridas Exteriores . Eles fazem parte do Hebrides . Em fontes clássicos, eles são referidos como o Ebudae ou o Ebudes. Tradicionalmente, os Inner Hebrides foram subdivididos em dois grupos (norte e sul).

História

As Hébridas foram resolvidos no início da colonização das ilhas britânicas, talvez tão cedo quanto o Mesolítico, em torno de 8500-8250 aC, após as condições climáticas melhoraram o suficiente para sustentar o assentamento humano. Há exemplos de estruturas possivelmente datam de até 3000 aC, o melhor exemplo sendo os menires em Callanish, mas alguns arqueólogos datam o site como Idade do Bronze. Pouco se sabe sobre as pessoas que se instalaram nas Hébridas, mas eles eram provavelmente do mesmo estoque Celtic que se instalara Escócia. Assentamentos na Northton, Harris, têm tanto da taça e do Neolítico casas de habitação, a mais antiga das ilhas ocidentais, atestando a liquidação.

Irlandeses Gaels movido para o norte e começaram a colonizar a área em algum momento do século 4º ou 5º. Essas pessoas formaram o reino gaélico de Dal Riata . A idade de ouro do Dal Riata é pensado para ser em torno de perto do início do século sétimo e começou um declínio, com revivals intermitentes que ocorrem tão tarde quanto o século 9.

Columba veio para o Inner Hebrides em 563, fundando um mosteiro em Iona e uma série de outros mosteiros e retiros nas ilhas vizinhas. Os primeiros registros escritos das ilhas começou com a chegada de Columba.

As Hébridas começou a vir sob Controle dos noruegueses e liquidação já antes do século 9 . O controle dos noruegueses do Hebrides foi formalizada em 1098 quando Edgar da Escócia assinado formalmente as ilhas ao longo de Magnus III da Noruega. A aceitação escocesa de Magnus III como Rei das Ilhas veio depois que o rei norueguês tinha conquistado as Ilhas Orkney , as Hébridas ea Ilha de Man em uma campanha rápida e devastadora no início do mesmo ano, dirigida contra os líderes noruegueses locais das várias ilhas depois de terem começado a prestar homenagem a Edgar como seu suserano. Ao capturar as ilhas Magnus III subjugou a escandinavos que havia tomado as ilhas séculos antes e impôs um controle mais direto real.

O controlo norueguês, tanto do Inner e Outer Hebrides veria guerra quase constante até ser finalmente solucionados pela compartimentação dos Isles ocidentais em 1156. O Outer Hebrides permaneceria sob o Reino de Mann e das Ilhas enquanto os Inner Hebrides eclodiu sob Somerled, o parente Norse-Celtic de ambos Lulach e da casa real Manx. Embora os Inner Hebrides, a partir de 1156 conhecido como o Reino das Hébridas, ainda nominalmente estava sob a soberania da Noruega, os líderes eram escoceses na língua e cultura ao invés de Norse.

Depois de sua vitória de 1156 Somerled passou a dois anos mais tarde assumir o controle sobre a Ilha de Man-se e tornar-se o último rei da Ilha de Man e as Ilhas de governar sobre todas as ilhas do reino já havia incluído. Após a morte de Somerled em 1164 os governantes de Mann não seria mais no controle das Inner Hebrides.

O Senhor das Ilhas continuaria a governar o Inner Hebrides, bem como parte das Highlands ocidentais como um assunto do Rei da Escócia até John MacDonald, quarta Senhor das Ilhas, desperdiçou o poder da família longe. Através de um tratado secreto com Edward IV de Inglaterra em 1462, ele planejou para tornar-se mais ou menos um governante independente. Quando Jaime III da Escócia descobriu sobre o tratado em 1475, ele perdeu terras de MacDonald. Alguns foram restaurados por uma promessa de bom comportamento, mas MacDonald foi incapaz de controlar seu filho que o derrotou no Batalha de Bloody Bay (Mull, 1481) e seu sobrinho, cuja rebelião em 1493 provocou uma exasperada James IV a reter as terras pela última vez em 1493. MacDonald morreu em 1503.

Ilhas

Norte

Os Inner Hebrides norte compreendem Skye, a Pequenas ilhas e algumas ilhas menores que cercam Skye. Eles fazem parte do Região conselho unitário Highland. As ilhas menores incluem:

  • Ilhas Ascrib
  • Ilhas Crowlin
  • Isay
  • Longay
  • Ornsay
  • Raasay
  • Pabay
  • Scalpay, Soay, Sul Rona
  • Wiay
  • Summer Isles

Do sul

Os Inner Hebrides sul compreendem Mull, Islay, Jura, o Slate Islands, o Ilhas Treshnish e algumas ilhas vizinhas Mull. Eles fazem parte do Região conselho Argyll e Bute. As ilhas menores incluem:

  • Calve Island, Cara, Carna, Coll, Colonsay
  • Eileach um Naoimh, Eilean Dubh Mòr, Eilean Macaskin, Eilean Righ, Eorsa, Erraid
  • Garbh Eileach, Gigha, Gometra, Gunna
  • Iona, Inch Kenneth
  • Kerrera
  • Lismore, Pouco Colonsay, Luing, Lunga
  • Oronsay
  • Scarba, Seil, Shuna, Staffa
  • Texa, Tiree
  • Ulva

O Islands of the Clyde são por vezes mal localizado no sul Hebrides. Tecnicamente eles não são parte do arquipélago.

Literatura

  • Ross, David (2005) Escócia - História de Uma Nação
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Inner_Hebrides&oldid=215872678 "