Conteúdo verificado

Idade do Ferro

Sobre este escolas selecção Wikipedia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Idade do Ferro
Idade do Bronze

Idade do Bronze colapso

Antigo Oriente Próximo (1300 aC - 600 aC)

Egeu, Anatolia, Assíria, Cáucaso, Chipre, Egito, Levant, Pérsia

Índia (1200 aC - 200 aC)

Painted Grey Ware
Negra do Norte Ware Polido
Período de Mauryan
Anuradhapura Unido

Europa (1200 aC - 400 dC)

Aegean
Cáucaso
Novocherkassk
Hallstatt C
La Tène C
Villanovan C
Idade do Ferro britânico
Dacia, Transylvania, Sudeste da Europa
Grécia , Roma , Celtas
Escandinávia

China (600 aC - 200 dC)

Período de Primavera e Outono e Período dos Reinos Combatentes

Japão (100 aC - 500 dC)

Período Yayoi

Coreia (400 aC - 50 dC)

Tarde período Gojoseon
Período Proto-Três Reinos

Nigéria (400 aC - 200 dC)

Era Axial
Antiguidade clássica
Dinastia Zhou
Período védico
A escrita alfabética
metalurgia

História antiga
Historiografia
Grega, Roman, Chinês, Islâmico

Na arqueologia , Idade do Ferro foi o estágio no desenvolvimento de qualquer povo em que ferramentas e armas, cujo principal ingrediente era de ferro estavam proeminentes. A adoção deste material coincidiu com outras mudanças em algumas sociedades do passado, muitas vezes incluindo diferentes práticas agrícolas, crenças religiosas e estilos artísticos, embora isso não foi sempre o caso.

Na história , Idade do Ferro é o último período principal na sistema de três anos para a classificação sociedades pré-históricas, precedida da Idade do Bronze . Sua data eo contexto variam dependendo do país ou região geográfica.

Sem data de término empresa está definido para a Idade do Ferro em qualquer sociedade particular; não há simplesmente um ponto onde a arqueologia torna-se menos importante do que sobreviver história e tradições. Ligas de ferro permanecem populares como os aços na maioria dos objetos metálicos.

Datas

Dun Carloway Broch, Lewis, Scotland
Um telhado de colmo da Idade do Ferro, Butser Farm, Hampshire , Inglaterra

Classicamente, a Idade do Ferro é tomada para começar no 12º século aC no antigo Oriente Próximo, antiga Pérsia , Índia antiga (com o pós- Rigvedic Civilização védica) e Grécia antiga (com a Gregas Idade das Trevas). Em outras regiões da Europa , que começou muito mais tarde. A Idade do Ferro começou no BC século 8 em Europa Central e do BC século 6 em Europa do Norte. Uso de ferro, em fundição e forjar para ferramentas, aparece na África Ocidental por 1200 aC, tornando-se um dos primeiros lugares para o nascimento da Idade do Ferro.

A Idade do Ferro é dividida em duas subseções, Ferro I e II do ferro. Ferro I (1200-1000) ilustra a continuidade e descontinuidade com a anterior Idade do Bronze Final. Não há ruptura cultural definitivo entre o século XIII e XII por toda a região, embora alguns novos elementos no país colina, Transjordânia e região costeira pode sugerir o aparecimento dos grupos arameus e Mar Pessoas. Há evidências, porém, que mostra forte continuidade com a cultura da Idade do Bronze, embora, como se move mais tarde em Ferro I a cultura começa a divergir de forma mais significativa do que a da final do segundo milênio.

A Idade do Ferro é dito geralmente acabam no Mediterrâneo com o início da tradição histórica durante Helenismo e do Império Romano , na Índia, com o início do budismo e Jainismo, na China com o início do confucionismo , e no Norte da Europa com o Idade Média.

A chegada de utilização de ferro em várias áreas é discutido em mais detalhe abaixo, em termos gerais, por ordem cronológica.

Uso de ferro na Idade do Bronze

Pela Idade do Bronze Médio , um número crescente de objetos de ferro fundidos (distinguíveis de ferro meteórico pela falta de níquel no produto) apareceu durante todo Anatólia, Mesopotâmia , a Subcontinente indiano, o Levante, no Mediterrâneo, e Egito . Em alguns lugares, a sua utilização parece ter sido cerimonial, e durante a Idade do Bronze ferro era um metal caro, mais caro do que o ouro . Algumas fontes sugerem que o ferro estava a ser criado em alguns lugares, em seguida, como um subproduto de cobre refinação, enquanto esponja de ferro, e não foi reprodutível pela metalurgia do tempo.

A primeira produção sistemática e uso de ferro implementa origina na Anatólia. Produção Oeste Africano de ferro começou por volta da mesma época, e parece ter sido claramente uma invenção independente (ver o trabalho de Stanley J. Alpern em História da África, o volume 2). Pesquisas arqueológicas recentes no Ganges Valley, Índia mostrou estrutura em ferro início por volta de 1800 aC. Por 1200 aC, de ferro foi amplamente utilizado no Médio Oriente , mas não substituir o uso dominante da bronze por algum tempo.

A transição de bronze ao ferro

Bronze foi anteriormente usado para fazer ferramentas, porque o seu ponto de fusão é inferior ao do ferro. A Idade do Ferro começou com o desenvolvimento de técnicas de fundição de temperatura mais elevada ..

Durante a Idade do Ferro, as melhores ferramentas e armas foram feitas a partir de aço , uma liga que consiste em ferro com um carbono conteúdo entre 0,02% e 1,7% em peso. Armas e ferramentas de aço eram quase o mesmo peso que os de bronze, mas mais forte. No entanto, o aço foi difícil de produzir com os métodos disponíveis. Por isso, muitas ferramentas da Idade do Ferro foram formados de ferro forjado. Ferro forjado é mais fraco do que o bronze, mas porque era mais barato e mais facilmente afiada, as pessoas usavam-lo de qualquer maneira. O ferro é por si só uma forma adequada metal forte sem ligas adicionais (embora pudesse ser reforçada por caso endurecimento ou forjar soldagem pequenas quantidades de aço para áreas sujeitas a desgaste, tais como bordas). Bronze, por outro lado, requer cobre e estanho que são menos comuns do que o ferro. Além disso, o ferro pode ser aguçado por moagem enquanto bronze deve ser reforjada.

Por volta de 1800 aC, por razões ainda desconhecidas para os arqueólogos, estanho tornou-se escasso no Levante, causando um declínio na produção de bronze. Cobre, igualmente, veio a ser escasso. Como resultado, grupos de piratas em todo o Mediterrâneo, de cerca de 1800-1700 aC em diante, começaram a atacar cidades fortificadas em busca de bronze, para refusão em armamento.

Bronze era muito mais abundante no período antes do 12 ao século 10 e Snodgrass sugere que uma escassez de estanho, como resultado do perturbações do comércio no Mediterrâneo, neste momento, forçou povos a buscar uma alternativa ao bronze. Que muitos itens de bronze foram reciclados e feita a partir de implementos em armas durante este tempo, é prova disso.

Antigo Médio Oriente

Transição

A Idade do Ferro na Antigo Oriente Próximo é acreditado para ter começado com a descoberta de técnicas de fundição de ferro e smithing em Anatolia ou o Cáucaso no final Segundo milênio aC (circa 1300 aC).

O uso de armas de ferro, em vez de armas de bronze espalhadas rapidamente por todo o Oriente Médio no início do Primeiro milênio aC. Anatolians tinha começado forjando armas de ferro, o que era um metal superior ao bronze em 1500 aC, o mais tardar.

O uso de armas de ferro pela Hititas se acreditava ter sido um fator importante na rápida ascensão do Império hitita. Uma vez que a área em que a tecnologia de ferro foi desenvolvido pela primeira vez perto da Egeu, a tecnologia se expandiu para a Ásia e Europa simultaneamente, ajudado pela expansão hitita. O Povos do Mar e do relacionado Filisteus são frequentemente associados com a introdução da tecnologia de ferro para a Ásia, assim como a Dorians no que respeita à Grécia .

Achados de Ferro Os primeiros exemplos e distribuição de achados de metais não preciosos.

Data Creta Aegean Grécia Chipre Total Anatolia Total geral
1300-1200 BC 5 2 9 0 16 33 65
1200-1100 BC 1 2 8 26 37 N / D 74
1100-1000 BC 13 3 31 33 80 N / D 160
1000-900 aC 37 30 115 29 1.40 N / D 211
Idade total Bronze 5 2 9 0 16 33 65
Idade de ferro total 51 35 163 88 337 N / D 511

Assíria

Levante

Anatolia

Aegean

Egito

Subcontinente indiano

Sítios arqueológicos da Índia, tais como Malhar, Dadupur, Raja Nala Ka Tila e Lahuradewa no dia de hoje Uttar Pradesh mostrar implementos de ferro no período entre 1800 aC - 1200 aC. Alguns estudiosos acreditam que até o início Século 13 aC, fundição de ferro foi praticada em maior escala na Índia, o que sugere que a data de criação da tecnologia pode ser colocado mais cedo.

O início do Primeiro milênio aC viu extensos desenvolvimentos na metalurgia de ferro em India . O avanço tecnológico e domínio da metalurgia de ferro foi alcançado durante este período de acordos pacíficos. Um centro de trabalho em ferro leste da Índia foi datada do primeiro milênio antes de Cristo.

Em Sul da Índia (atual Mysore) ferro apareceu tão cedo quanto 11 a Séculos 12 aC; estes desenvolvimentos foram muito cedo para qualquer contato próximo significativa com o noroeste do país.

O índio Upnishads têm menções de tecelagem, cerâmica e metalurgia.

O Período de Mauryan na Índia viu avanços na tecnologia; esta mudança tecnológica envolvida metalurgia.

Talvez o mais cedo 300 aC, embora certamente por 200 dC, aço de alta qualidade estava sendo produzido no sul da Índia também pelo que os europeus chamaria mais tarde a técnica cadinho. Neste sistema, de alta pureza em ferro forjado, de carvão, vidro e foram misturados no cadinho e aquecido até que o ferro derretido e o carbono absorvido.

East Asia

China

Silla peito e pescoço armadura de Museu Nacional da Coreia.

Em 1972, perto da cidade de Gaocheng (藁 城) em Shijiazhuang (agora Hebei província), um ferro de lâmina bronze tomahawk (铁 刃 青铜 钺) que remonta ao Século 14 aC foi escavado. Depois de uma análise científica, o ferro foi mostrado para ser feita a partir de meteórica siderite. A Idade do Ferro no leste da Ásia começou a sério, no entanto, quando os objetos de ferro fundido apareceu em Yangzi Vale em direção ao final do BC século 6. Os poucos objetos foram encontrados em Changsha e Nanjing. De acordo com a evidência necrotério sugere que o uso inicial de ferro em Lingnan pertence aos meados de final Período dos Reinos Combatentes (de cerca de 350 aC).

As técnicas utilizadas na Lingnan é uma combinação de moldes bivalves da tradição do sul distinta ea incorporação de tecnologia de moldes pedaço da Zhongyuan Os produtos da combinação destes dois períodos são sinos, navios, armas e ornamentos e do elenco sofisticado.

Uma cultura da Idade do Ferro do Platô tibetano tem sido tentativamente relacionado com o Cultura Zhang Zhung descrita nos escritos tibetanos iniciais.

Japão

O período Yayoi (弥生 Yayoi-jidai) é uma era na história do Japão de cerca de 500 aC a 300 AD. Características distintivas do período Yayoi incluem o aparecimento de novos estilos de cerâmica e do início de uma agricultura intensiva de arroz em várzeas. O Yayoi seguido o Período Jomon (14.000 aC a 500 aC) e da cultura Yayoi floresceu em uma área geográfica do sul Kyushu para norte Honshu.

O período seguinte Kofun (古墳 Kofun-jidai) dura de cerca de 250 para 538. A palavra kofun é japonês para o tipo de túmulos que datam desta época. O Kofun ea subsequente Períodos Asuka são muitas vezes referidos coletivamente como o Período Yamato.

Coréia

Objectos de ferro foram introduzidos no Península coreana através do comércio com chefias e as sociedades a nível de Estado na Área do Mar Amarelo, no século IV aC, apenas no final do Período dos Reinos Combatentes, mas antes da Ocidental Dinastia Han começou. Yoon propõe que o ferro foi introduzido pela primeira vez para chefias localizados ao longo vales dos rios norte-coreanos que correm para o Mar Amarelo como o Cheongcheon e Taedong Rivers. Produção de ferro rapidamente seguido no século 2 aC, e implementos de ferro chegou a ser usado pelos agricultores pelo primeiro século dC, no sul da Coréia. Os primeiros eixos conhecidas de ferro fundido no sul da Coreia são encontrados no Rio Geum bacia. O tempo que a produção de ferro começa é ao mesmo tempo que as chefias complexas de Proto-histórico Coreia emergiu. As chefias complexos foram os precursores dos estados adiantados tais como Silla, Baekje, Goguryeo, e Lingotes de Gaya Ferro foram um importante item de necrotério e indicou a riqueza ou prestígio do falecido neste período.

Europa

Ferro de trabalho foi apresentado a Europa em torno de 1000 aC, provavelmente a partir de Ásia Menor e espalhou lentamente norte e oeste ao longo dos 500 anos seguintes.

Europa Oriental

O início do primeiro milênio antes de Cristo marca a Idade do Ferro na Europa Oriental. No Estepe Pontic eo Região do Cáucaso, a Idade do Ferro começa com a Koban eo Chernogorovka e Novocherkassk culturas de ca. 900 aC. Por 800 aC, foi se espalhando para Hallstatt C através da alegada " Thraco-cimério "migrações.

Junto com Chernogorovka e Novocherkassk culturas, no território da antiga Rússia e Ucrânia Idade do Ferro é em grande medida associado com Citas, que desenvolveram a cultura de ferro desde o século 7 aC. A maioria dos restos de sua produção de ferro e indústrias de ferreiro de quinta-terceiro século aC foi encontrado perto Nikopol em Kamenskoe Gorodishche, que se acredita ser o especializado metalúrgica região do antigo Scythia.

A partir da cultura Hallstatt, Idade do Ferro espalha a oeste com o Expansão celta do século 6 aC. Na Polónia, a Idade do Ferro chega ao final Cultura Lusatian por volta do século 6, seguido em alguns domínios, pela Cultura Pomeranian.

As atribuições étnicos de muitas culturas da Idade do Ferro tem sido fortemente contestada, como as raízes de Germânica, Bálticos e eslavos povos foram procurados nesta área.

Europa Central

Na Europa Central, a Idade do Ferro é geralmente dividida em Idade do Ferro Cultura Hallstatt (HAC e D, 800- 450) e da Idade do Ferro do falecido Cultura La Tène (início em 450 aC). A Idade do Ferro termina com a conquista romana.

Itália

Na Itália, a Idade do Ferro, provavelmente, foi introduzido pelo Cultura Villanovan mas esta cultura é outra forma considerada uma cultura da Idade do Bronze, enquanto o seguinte Civilização etrusca é considerado como parte da Idade do Ferro adequada. A Idade do Ferro etrusca foi, então, terminou com a ascensão ea conquista do República Romana, que conquistou a última cidade etrusca de Velzna em 265 aC.

Ilhas Britânicas

Nas Ilhas Britânicas , a Idade do Ferro durou de cerca de 800 aC até a conquista romana e até o século 5 dC em partes não-romanizados. Estruturas que datam deste tempo muitas vezes são impressionantes, por exemplo, o brochs e duns do norte da Escócia e da castros que pontilhavam o ilhas.

Norte da Europa

A Idade do Ferro é dividido em Pré-romana da Idade do Ferro e do Idade Roman Ferro. Isto é seguido pela período de migração. Norte da Alemanha e da Dinamarca foi dominado pela Jastorf cultura, ao passo que a cultura da metade sul da Escandinávia foram dominados pela Idade do Ferro Gregan o muito semelhantes.

Produção antecipada de ferro Scandinavian tipicamente envolvido a colheita de ferro do pântano. Península escandinava, Finlândia e Estónia mostram a produção de ferro sofisticado muito cedo, mas ainda namoro é atualmente impossível. O intervalo varia de 3000 BP - 2000 BP. Este conhecimento é associado com a parte não-Germânico da Escandinávia. Metalurgia e Asbesto Cerâmica cerâmica são um pouco sinônimo de Escandinávia devido à capacidade deste último a resistir e reter o calor. O minério de ferro utilizado é acreditado para ter sido areia de ferro (como solo vermelho), porque o seu elevado teor de fósforo pode ser identificado em escória. Eles são encontrados às vezes em conjunto com amianto Ware eixos pertencente ao Cultura Ananjino. A mercadoria de asbesto Cerâmica permanece um mistério, porque há outro vasos adiabáticas com uso desconhecido.

África Sub-Saariana

Idade do Ferro encontra na África Oriental e Austral, o que corresponde ao início do primeiro milênio dC expansão Bantu

Habitantes na Termit, no leste do Níger se tornou o primeiro ferro fundição de pessoas na África Ocidental e entre o primeiro no mundo em torno de 1500 aC, de acordo com "um novo trabalho científico formidável da UNESCO Publishing que desafia um monte de pensamento convencional sobre o assunto.". Ferro e cobre funcionando, então continuou a se espalhar para o sul através do continente, atingindo o Cape por volta do ano 200. O uso generalizado de ferro revolucionou o Bantu-speaking comunidades agrícolas que o adotaram, dirigindo para fora e absorver a ferramenta de rock utilizando sociedades de caçadores-coletores que encontraram em que se expandiram para cultivar áreas mais amplas de savana. Os tecnologicamente superiores Bantu-falantes espalhados por África do Sul e se tornou rico e poderoso, a produção de ferro para ferramentas e armas em grandes quantidades industriais.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Iron_Age&oldid=228382808 "