Conteúdo verificado

Levantes jacobitas

Informações de fundo

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Retrato do rei James II Sir Godfrey Kneller

Os jacobitas Risings foram uma série de revoltas, rebeliões e guerras na Grã-Bretanha e Irlanda ocorridos entre 1688 e 1746. As revoltas foram destinadas a devolver James VII da Escócia e II da Inglaterra , e mais tarde os seus descendentes do Casa de Stuart, ao trono depois que ele foi deposto pelo Parlamento durante a Revolução Gloriosa . A série de conflitos leva o nome de Jacobitism, de Jacobus, o Latin forma de James.

Os principais jacobitas Risings eram chamados de rebeliões jacobitas pelos governos no poder. A "Primeira Rebelião Jacobita" e "Segunda Rebelião Jacobita" eram conhecidos, respectivamente, como "O Quinze" e "Os quarenta e cinco", depois dos anos em que ocorreram (1715 e 1745).

Embora cada Jacobite aumentação tinha características únicas, eles eram parte de uma série maior de campanhas militares por Jacobitas tentar restaurar os reis Stuart aos tronos de Escócia e Inglaterra (e depois de 1707, a Grã-Bretanha ). James foi deposto em 1688 e os tronos foram reivindicados por sua filha Mary II em conjunto com o marido, o holandês-nascido William de Orange .

Após Casa de Hanover sucedeu ao trono britânico em 1714, os levantes continuou, e se intensificou. Eles continuaram até o último rebelião jacobita ("Os quarenta e cinco"), liderado por Charles Edward Stuart (o pretendente novo), que foi derrotado no Batalha de Culloden em 1746. Isso acabou com qualquer esperança realista de uma restauração Stuart.

Revolução Gloriosa

Durante o século 17, os reinos da Grã-Bretanha e da Irlanda sofreu agitação política e religiosa na Guerras dos Três Reinos. O Commonwealth terminou com a Restauração de Charles II , re-estabelecimento da Igreja da Inglaterra e da imposição de episcopal governo da igreja.

Em 1685 Charles II foi sucedido pelo seu católico romano irmão, James II e VII . James não era naturalmente solidário com Covenanters. Ele, compreensivelmente, viu-los como causadores de problemas e, inicialmente, tentou acabar com sua influência na Escócia. O novo rei também tentou impor a tolerância religiosa de católicos romanos e, em menor medida Protestante Dissidentes, mas antagonizou muitos dos Anglicana estabelecimento por esta ação como eles eram suspeitos de poder Católica. Tentativas tímidas de James para cortejar os presbiterianos aparentemente não ganhou muita popularidade entre a ele que parte da sociedade quer. Eles se lembrou da sua supressão antes deles e não acreditava que ele fosse sincero em seu reconhecimento do presbiterianismo. Embora essas ações foram amplamente impopular, num primeiro momento a maioria de seus súditos tolerado esses atos porque James estava em seus 50 anos e suas duas filhas foram cometidos protestantes. Parecia que o reinado de James seria curta eo trono logo voltaria para as mãos protestantes. Em 1688, no entanto jovem segunda esposa de James Maria de Modena deu à luz um menino, Príncipe James, que foi prontamente batizada católica romana. Devido a Inglês e as leis de sucessão da Escócia, Prince James suplantado imediatamente suas meias-irmãs mais velhas como herdeiro do trono. Agora, a perspectiva de uma dinastia católica no Inglês, tronos escoceses e irlandeses parecia quase certo.

O " Sete Imortais "convidou a filha de James Mary e seu marido William de Orange para depor James e conjuntamente governar em seu lugar. Em 04 de novembro de 1688 William chegou no Torbay, Inglaterra. Depois que ele caiu, James fugiu Londres, retornou e, finalmente, partiu para a França em 23 de dezembro. Em fevereiro 1689 a Revolução Gloriosa mudou formalmente monarca da Inglaterra, mas muitos católicos, anglicanos e Monarquistas conservadores ainda apoiada James como o monarca constitucionalmente legítimo.

Scotland demorou a aceitar William, que convocou uma Convenção da Estates que se reuniu em 14 de março de 1689 em Edimburgo . Ele analisou uma carta conciliatória de William e um altivo de James. Do lado de James, uma força modesta de uma tropa de cinqüenta cavaleiros se reuniram por John Graham de Claverhouse, Visconde Dundee estava na cidade. Graham participaram da convenção no início, mas retirou quatro dias depois, quando o seu apoio a William tornou-se evidente. A convenção definiu os seus termos, e William e Mary foram proclamados em Edimburgo, em 11 de abril de 1689, em seguida, teve a sua coroação em Londres em maio. Crucialmente, talvez, William e Mary aceite definitivamente a Igreja da Escócia como uma instituição Presbiteriana depois de décadas de esforços intermitentes de vários monarcas, incluindo James VI , Charles I , Charles II e James VII para moldar a Igreja da Escócia em um episcopal instituição mais flexível para controle real e, possivelmente, mais aceitável aos monarcas que passou a ser católica. Portanto, o potencial já doubtfull popularidade de Jacobitism entre aqueles da persuasão Presbiteriana na Escócia foi muito possivelmente diminuídos por este ato, mas, por outro lado, para os escoceses de um episcopal católica ou persuasão o apelo de Jacobitism só poderia ter sido reforçada por este reconhecimento do presbiterianismo na Escócia por William e Mary.

The Rising de 1689-1692

Em 16 de abril de 1689 John Graham de Claverhouse, Visconde Dundee, elevou o padrão James 'na Lei Dundee. Historiadores Presbiteriana mais tarde chamou-o de "Bluidy Clavers" por sua presença como um oficial a serviço de forças governamentais leais ao rei em várias altercações entre as forças governamentais e Covenanters durante o reinado do católico James VII que mais tarde foi deposto. Um exemplo é a Batalha de Drumclog, enquanto a outra é a Batalha de Bothwell Brig. Em cartas escritas pela própria mão de Visconde Dundee ele foi, porém, um defensor do tratamento leniente do Covenanters. James VII também acontece a ser a origem do epíteto de "jacobino". Depois de James foi exilado seus seguidores foram nomeados depois do latim para James, "Jacobus", eo nome foi usado mais tarde Jacobite para aqueles que procurou restaurar seu dinastia, mesmo depois de sua morte, citando seus descendentes como os monarcas legítimos. Assim, a adequação do título "Bluidy Clavers" sendo usado para descrever John Graham de Claverhouse lado, o herói Jacobite sempre claramente não foi visto em uma luz positiva por aqueles simpáticos aos Covenanters ou Cameronians. No que diz respeito ao Visconde Dundee Sir Walter Scott cunhou o apelido mais romântico "Bonnie Dundee". Esta foi a partir de um poema Sir Walter Scott escreveu em 1830 que mais tarde tornou-se uma canção bem conhecida. James VII já tinha chegado na Irlanda e uma carta estava a caminho promissor tropas irlandesas para assistir o nascer na Escócia.

No primeiro visconde de Dundee teve dificuldade em angariar muitos adeptos. A ineficácia do comandante Williamite Major-General Hugh Mackay de Scourie incentivados apoio. Trezentos tropas irlandesas aterrou com sucesso em Kintyre para adicionar às forças de Dundee. Dundee também recebeu apoio no oeste Highlands escocesas , tanto Católica Romana e Igreja de clãs Escócia.

Até julho os jacobitas teve oito batalhões e duas empresas, quase todos os Highlanders. Dundee ganhou a confiança do clãs por cultivar a fidelidade de cada Highlander e respeitando a precedência dos clãs. Ele percebeu que, para eles, a causa da Jacobitism era secundário. Numa altura em que a infantaria foram treinados para lutar em formação, método, os Highlanders 'foi mais informal. Eles deixar de lado sua mantas e outros gravames antes da batalha, e caiu no chão para evitar rajadas inimigas. Depois de voltar rapidamente fogo, eles perseguiram os seus inimigos, gritando no Highland carga. Eles usaram pesado espadas e targe (protetor), ou o que quer que eles tinham armas, incluindo forcados ou Lochaber eixos (um machado e lança combinado em um pólo longo). Tal acusação foi devastador para tropas que lutam para reformar as suas linhas, ou corrigir os 'plug' baionetas recentemente introduzidas.

A carga Highland encaminhado uma força Williamite muito maior no Batalha de Killiecrankie em 27 de julho de 1689. Cerca de dois mil soldados Willamite foram mortos. Cerca de seiscentos Highlanders foram mortos, incluindo Dundee. Na luta de rua do Batalha de Dunkeld no dia 21 de agosto, os Highlanders jacobitas foram decisivamente derrotado pelo Cameronians que foram liderados por George Munro, 1º de Auchinbowie. Grande parte do Norte permaneceu hostil ao governo Inglês. Expedições para subjugar as terras altas foram recebidos com uma série de escaramuças.

Forças jacobitas sofreu uma pesada derrota no Haughs de Cromdale em 01 de maio de 1690. Mais tarde naquele mês Mackay construído Fort William no site de um velho forte construído pelos Cromwell . Notícias em julho de vitória de William James sobre a Batalha de Boyne causado Jacobite espera a cair. Em 17 de agosto de 1691 William ofereceu a todos os clãs das montanhas um perdão para o seu papel na Revolta jacobita, desde que eles tomaram um juramento de fidelidade antes de 01 de janeiro de 1692 na frente de um magistrado. Os chefes das montanhas mandou dizer a James, agora no exílio na França , pedindo sua permissão para levar este juramento. James acabou por autorizar os chefes de tomar o juramento, mas foi meados de dezembro antes de sua mensagem chegou. Apesar das condições difíceis de inverno, alguns fizeram o juramento no tempo. A brutalidade do Massacre de Glencoe acelerou aceitação pelos clãs. Na primavera de 1692, os chefes jacobitas tinham jurado fidelidade ao rei William.

A guerra Jacobite na Irlanda

A guerra Williamite na Irlanda foi o conflito de abertura em tentativas de James para reconquistar o trono. Ele influenciou o Jacobite Nascente na Escócia, que "Bonnie Dundee" começou a cerca ao mesmo tempo. Ao seu final, em outubro de 1691, o exército irlandês Jacobite deixou a Irlanda para a França, tornando-se o Brigada irlandesa. Isto mais tarde fornecidos forças que assistem a 'Quarenta e Cinco (Segunda Rebelião Jacobita de 1745), na Escócia.

The Old Pretender

Após a morte de James II, em 1701, a alegação Jacobite aos tronos da Escócia e da Inglaterra foi tomada por seu filho legítimo único sobrevivente, James Francis Edward Stuart (1688-1766). Seus partidários proclamou James III de Inglaterra e Irlanda, e James VIII da Escócia. O rei francês Louis XIV e Papa Clemente XI reconheceu formalmente o monarca católico como o rei James III e VIII. Mais tarde, James foi chamado de " Old Pretender ", para distingui-lo de seu filho, Charles Edward Stuart (1720-1788), que se tornou conhecido como "o pretendente novo".

Planejada invasão de 1708

Depois de uma breve paz, a eclosão da Guerra da Sucessão Espanhola, em 1701 renovou o apoio francês para os jacobitas. Em 1708 James Stuart, o Old Pretender, partiu de Dunkirk com 6000 tropas francesas em cerca de 30 navios da marinha francesa. Sua aterragem previsto no Firth of Forth foi frustrada pela Marinha Real , sob Byng almirante. Durante os protestos lágrimas do próprio James, o almirante francês optou por não arriscar um pouso e optou por recuar em vez de luta. O britânico perseguiu a frota francesa em volta do norte da Escócia, perdendo navios e mais de seus homens em naufrágios no caminho de volta para Dunquerque.

The Rising de 1715 ("O Quinze")

Após a chegada de Hanover de George I , em 1714, Tory jacobitas na Inglaterra conspirado para organizar rebeliões armadas contra o novo Governo de Hanover. Eles estavam indecisos e assustado com as prisões do governo de seus líderes. Na Escócia 1715 foi a época da Primeira rebelião jacobita (ou Rising).

O Tratado de Utrecht terminou hostilidades entre França e Grã-Bretanha. Da França, como parte de plotagem Jacobite generalizada, James Stuart, o Old Pretender, tinha sido correspondente com o Conde de março No verão de 1715 em Mar James chamado para elevar os Clãs. Mar, bobina apelidado de "John, correu de Londres a Braemar. Ele convocou líderes de clãs a "uma grande caça do jogo" em 27 de agosto de 1715. Em 6 de setembro, ele proclamou James como "seu legítimo soberano" e elevou o padrão escocês velho. A proclamação de Mar trouxe uma aliança de clãs e Lowlanders do norte, e eles rapidamente invadiram muitas partes das Highlands.

Jacobitas do Mar capturado Perth em 14 de setembro sem oposição. Seu exército cresceu para cerca de 8.000 homens. Uma força de menos de 2.000 homens sob o Duque de Argyll realizada a Stirling simples para o governo e Mar indecisa manteve suas forças em Perth. Ele esperou o Conde de Seaforth para chegar com um corpo de clãs do norte. Seaforth foi adiada por ataques de outros clãs leais ao governo. Levantes planejados no País de Gales , Devon e Cornwall foram prevenido pelo governo prender o jacobitas local.

Ver artigo separado na Revolta Jacobite em Cornwall

Começando por volta de 06 de outubro, um levante no norte da Inglaterra cresceu para cerca de 300 cavaleiros sob Thomas Forster, uma Northumberland escudeiro. Juntaram-se a forças com um crescente no sul da Escócia sob Visconde Kenmure. Mar enviou uma força sob o brigadeiro Jacobite William Mackintosh de Borlum se juntar a eles. Eles deixaram Perth em 10 de outubro e foram transportados através da Firth of Forth de Burntisland para East Lothian. Aqui eles foram desviadas para um ataque contra um indefeso Edimburgo , mas tendo apreendido Leith cidadela eles foram expulsos pela chegada das forças de Argyll. Força de cerca de 2.000 Mackintosh, em seguida, fizeram o seu caminho para o sul e se encontrou com seus aliados no Kelso no Scottish Borders, em 22 de outubro, e passou alguns dias discutindo sobre suas opções. Os escoceses queria lutar as forças do governo nas imediações ou ataque Dumfries e Glasgow , mas o Inglês estavam determinados a marchar em direção a Liverpool e levou-os a esperar 20 mil recrutas em Lancashire.

Os Highlanders resistiu marchando em Inglaterra e houve alguns motins e deserções, mas pressionou. Em vez do esperado acolher os jacobitas foram satisfeitas por milícias hostis armados com forcados e muito poucos recrutas. Eles eram sem oposição no Lancaster e encontrou cerca de 1.500 recrutas quando chegaram Preston em 9 de novembro, trazendo sua força para cerca de 4.000. Em seguida Forças de Hannover (incluindo o Cameronians) chegou a sitiar-los no Batalha de Preston, eo Jacobites sobreviver se rendeu em 14 de Novembro.

Na Escócia, no Batalha de Sheriffmuir em 13 de Novembro, as forças de Mar foram incapazes de derrotar uma força menor liderado pelo Duque de Argyll e Mar recuou para Perth enquanto o exército governamental construída. Em 22 de dezembro de 1715 um navio de França finalmente trouxe o Velho Pretendente Peterhead em pessoa. Mas um James doente mostrou muito tímido e melancólico para inspirar seus seguidores. Ele brevemente criada em tribunal Scone, Perthshire, visitou as suas tropas em Perth e ordenou a queima de aldeias para impedir o avanço do duque de Argyll através da neve profunda. Os escoceses ficaram animados com a perspectiva de batalha, mas conselheiros de James decidiu abandonar o esforço e ordenou uma retirada para a costa, dando o pretexto de buscar uma posição mais forte. James embarcou em um navio no Montrose e fugiu para a França em 04 de fevereiro de 1716, deixando uma mensagem atribuindo seus adeptos das montanhas de mudar por si mesmos.

Consequências do 'The Fifteen'

No rescaldo do «Quinze», a Desarmar Act eo Lei Clã fez algumas tentativas para subjugar os Highlands escocesas . Guarnições do governo foram construídos ou estendido no Great Glen em Fort William, Kiliwhimin (mais tarde renomeada Fort Augustus) e Fort George, Inverness, bem como quartel de Ruthven, Bernera ( Glenelg) e Inversnaid, vinculado ao sul pelas estradas Wade construídos para major-general George Wade.

No conjunto, o governo adotou uma abordagem suave e tentaram "ganhar corações e mentes", permitindo que a maior parte dos rebeldes derrotados para escapar de volta para suas casas e cometer o primeiro £ 20.000 de receitas provenientes de propriedades perdidas a favor do estabelecimento de Presbyterian -run, escoceses de língua escolas nas terras altas (o último de uma série de medidas destinadas a promover Scots, em detrimento dos Gaélico escocês).

The Rising de 1719 ('The Nineteen')

Cardeal Giulio Alberoni

Com a França em paz com a Grã-Bretanha e desfrutando de um acercamento devido à Anglo-Francês Alliance, os jacobitas encontraram um novo aliado no ministro da Espanha ao rei, o cardeal Giulio Alberoni. Um conjunto de vela força de invasão em 1719 com duas fragatas para pousar na Escócia para levantar os clãs. Vinte e sete navios levavam 5.000 soldados para a Inglaterra, mas o último foram dispersos pelas tempestades antes que eles pudessem desembarcar. Quando as duas fragatas espanholas aterrou com sucesso um grupo de jacobitas liderada por Senhor Tullibardine e Earl Marischal com 300 soldados espanhóis na Loch Duich, eles seguraram Eilean Donan Castle. Eles se encontraram apenas um apoio morno de alguns clãs. No Batalha de Glen Shiel, os soldados espanhóis foram obrigados a render-se às forças do governo.

Outras acções por Wade

Em 1725 Wade levantou as empresas independentes do Black Watch como uma milícia para manter a paz nas Highlands indisciplinados, mas em 1743 eles foram transferidos para lutar contra os franceses em Flanders. Seu comandante no Batalha de Fontenoy maio 1745 foi o Duque de Cumberland, logo a comandar em Culloden.

The Young Pretender

Planejada invasão de 1744

Em 1743 o Guerra da Sucessão austríaca chamou a Grã-Bretanha ea França em hostilidades abertas, embora não oficial, uns contra os outros. Liderando Inglês jacobitas fez um pedido formal à França para uma intervenção armada e Mestre do rei francês de cavalo excursionou sul Tories reuniões Inglaterra e discutir suas propostas. Em nov 1743 Luís XV de França autorizou uma invasão em grande escala do sul da Inglaterra em fevereiro 1744 que era para ser um ataque surpresa. Tropas estavam a marchar de seus quartéis de inverno para barcaças invasão escondidos que eram para levá-los e Charles Edward Stuart, com a orientação de pilotos Inglês para jacobitas Maldon em Essex onde deviam ser unidos por Tories locais em uma marcha imediato sobre Londres. Charles, (mais tarde conhecido como Bonnie Prince Charlie ou o pretendente novo) estava no exílio em Roma, com seu pai ( James Stuart, o Old Pretender), e correu para a França.

Tão tarde quanto 13 de fevereiro os britânicos ainda não tinham conhecimento de tais intenções, e enquanto eles então presos muitos suspeitavam jacobitas os planos franceses realmente se extraviaram no dia 24 de fevereiro, quando uma das piores tempestades do século espalhou as frotas francesas que estavam prestes a lutar por o controle do Canal Inglês , afundando um navio e colocar cinco de ação.

As barcaças tinha começado embarcar cerca de 10.000 tropas ea tempestade destruiu as tropas e equipamentos transportes, afundando alguns com a perda de todas as mãos. Charles foi informado oficialmente em 28 de fevereiro que a invasão tinha sido cancelado. O britânico apresentou fortes objeções diplomáticas com a presença de Charles, ea França declararam guerra, mas deu Charles não mais apoio.

The Rising de 1745 ('Os quarenta e cinco')

Essa é a conexão entre 1745 eo crescente na mentalidade gaélico, o que é conhecido como '45 Bliadhna Theàrlaich (Charles 'Ano) em Gaélico escocês.

Charles continuou a acreditar que ele poderia recuperar o reino e lembrou que no início de 1744 um pequeno número de Scottish Highland chefes de clãs tinha enviado uma mensagem de que eles aumentariam se ele chegou com apenas 3.000 tropas francesas. Viver às custas francês, ele continuou a apresentar uma petição para ministros compromisso com a nova invasão, a sua irritação crescente. Em segredo, ele também desenvolveu um plano com um consórcio de Corsários Nantes, financiados por banqueiros escoceses exilados e penhora de jóias de sua mãe. Eles equipado uma pequena fragata Du Teillay e um navio da linha a Elisabeth e partiu de Nantes para a Escócia, em julho 1745 com o pretexto de que este era um cruzeiro corso normal, deixando uma carta pessoal de Charles de Luís XV de França anunciando a partida e pedindo ajuda com a ascensão. O Elisabeth, porte de armas, suprimentos e 700 voluntários da Irish Brigade, encontrou o navio britânico Marinha HMS Lion e com ambas as naves danificadas na batalha que se seguiu a Elisabeth foi forçada a voltar, mas o Du Teillay aterrou com sucesso Charles com seus sete homens de Moidart na ilha de Eriskay no Hébridas Exteriores em 02 de agosto de 1745.

Os clãs escoceses e seus caciques inicialmente mostrou pouco entusiasmo sobre a sua chegada, sem tropas ou munição (com Alexander MacDonald de Sleat e Norman MacLeod de MacLeod recusando-se até se encontrar com ele), mas Charles passou a Moidart e em 19 de agosto de 1745 elevou o padrão em Glenfinnan para liderar a Segunda Jacobite Nascente, em nome de seu pai. Isso atraiu cerca de 1.200 homens, principalmente de Clã MacDonald do Clã Ranald, Clã MacDonell de Glengarry, Clã MacDonald do Keppoch, e Clan Cameron. A força Jacobite marcharam para o sul de Glenfinnan, aumentando para quase 3.000 homens, embora dois chefes insistiu em promessas de compensação antes de se juntar.

A pintura de David Morier Culloden mostra os escoceses ainda vestindo o mantas que normalmente reservadas antes da batalha, onde eles iriam disparar uma saraivada em seguida, executar Full Tilt no inimigo com facão e targe no " Highland carga "vestindo apenas suas camisas.

A lista de clãs que "saiu" para se juntar à Pretender , ou foram impedidos de fazê-lo, é dado abaixo.

Grã-Bretanha ainda estava no meio do Guerra de Sucessão Austríaca ea maior parte do exército britânico estava em Flandres e na Alemanha, deixando um exército inexperiente de cerca de 4000 na Escócia sob Sir John Cope. Sua força marchou para o norte para as Highlands, mas, acreditando que a força rebelde a ser mais forte do que realmente era, evitou um compromisso com os jacobitas no Passe de Corryairack e retirou-se para o norte a Inverness. Os jacobitas capturados E em Perth Coatbridge a caminho de Edimburgo encaminhado dois regimentos do governo de Dragoons. Em Edimburgo houve pânico com uma fusão de distância da Guarda Municipal e voluntários e, quando a porta da cidade do Porto Netherbow foi aberto à noite, para deixar um treinador através de um grupo de Camerons correram as sentinelas e assumiu o controle da cidade. No dia seguinte, o rei James VIII foi proclamada na Cruz Mercat e um Charles entrou triunfante Palácio Holyrood.

Cope exército tem suprimentos de Inverness, em seguida, partiu de Aberdeen para baixo para Dunbar para atender as forças jacobitas perto Prestonpans ao leste de Edimburgo. Em 21 de setembro de 1745 no Batalha de Prestonpans um ataque surpresa planejada por Lord George Murray encaminhadas as forças do governo, como celebrada na canção jacobita Hey, Johnnie Cope, sois Acordar Ainda ?. Charles imediatamente escreveu novamente para a França implorando por uma invasão imediata de Inglaterra. Houve alarme na Inglaterra, e em Londres, uma canção patriótica que incluiu uma oração para o sucesso do Marechal Wade em esmagar os rebeldes foi realizada, depois de se tornar o Hino Nacional.

Os jacobitas segurou a cidade de Edimburgo , embora não o castelo. Charles prendeu a corte no palácio de Holyrood por cinco semanas em meio a grande admiração e entusiasmo, mas não conseguiu levantar um regimento localmente. Muitos dos escoceses foi para casa com despojos da batalha e recrutamento retomada, embora Clãs opostos Whig os jacobitas também foram se organizando. O francês agora enviado algumas armas e fundos e garantias de que exerçam a sua invasão da Inglaterra até o final do ano. Conselho da guerra liderada por Murray de Charles era contra deixando Escócia, mas ele disse-lhes que ele havia recebido garantias Inglês Tory de um levante se ele apareceu em Inglaterra nos braços, eo Conselho decidiu marchar para o sul por uma margem de um voto.

Sucesso em Prestonpans não tinha, como se costuma afirmar, deixou os rebeldes no controle da Escócia, para a grande maioria da população manteve-se amargamente hostil aos Stuarts absolutistas que, antes da sua expulsão em uma revolução popular, havia presidido as perseguições notórios conhecido como 'da Escócia Matar Times. Muitos escoceses burghs oferecido estatuto do cidadão a qualquer homem que seria voluntário para lutar contra os jacobitas e, quando os rebeldes passaram perto da cidade de Ecclefechan em Dumfriesshire, partidários locais montado um ataque a seu comboio de bagagem.

O exército jacobino de menos de seis mil homens haviam estabelecido em 3 de Novembro. Durante o atraso o governo tinha trazido de volta as tropas experientes do continente e um exército sob o general George Wade reunidos em Newcastle . Charles queria enfrentá-los, mas a conselho de Lord George Murray eo Conselho fizeram para Carlisle e contornado com sucesso Wade. No Manchester cerca de 250 episcopais formaram um regimento, mas há outros ingleses se juntou ao príncipe. No final de novembro de navios franceses chegaram na Escócia, com 800 homens da Ecossais Royeaux (Royal Scots) e Irish Regimentos do exército francês.

O exército jacobino, agora reduzido por deserções para menos de 5.000 homens, foi conduzida por Murray volta para o leste de um segundo exército governo sob a Duque de Cumberland e marcharam em Derby .

Eles entraram Derby em 4 de dezembro, apenas 125 milhas (200 km) de Londres, com Charles ressentidos pelo então mal em condições de falar com Murray. Charles foi aconselhado de progressos sobre a frota de invasão francesa, que foi, em seguida, montar a Dunkirk, mas pelo seu Conselho de Guerra ele foi forçado a admitir que seus anteriores mentiras sobre garantias. Nunca enquanto Charles estava determinado a avançar na crença ilusória de que seu sucesso foi devido a soldados dos frequentadores ousar lutar contra seu verdadeiro príncipe, seu Conselho e Senhor George Murray destacou a sua posição. O apoio Inglês prometeu não se tinha materializado, tanto Wade e Cumberland foram se aproximando, Londres foi fortemente defendida e havia um relatório fictício de um governo agente duplo de um terceiro exército fechando sobre eles.

Março dos protetores a Finchley (1750), William Hogarth representação satírica 's de tropas reuniu para defender Londres do Jacobite rebelião 1745.

Eles insistiram que seu exército deve retornar para se juntar à força crescente na Escócia. Só que desta vez Charles votaram para continuar o avanço, e ele assentiu enquanto jogando uma birra e jurando nunca de consultar o Conselho de novo. Em 6 de Dezembro, os jacobitas começou sullenly sua retirada, com Charles petulantes recusando-se a tomar parte na execução da campanha que foi uma sorte dada a excelente liderança de Murray, cuja fintas e planejamento cuidadoso brilhante extraído o exército praticamente intacta. O francês obteve a notícia do retiro e cancelou sua invasão que estava pronto, enquanto Inglês Tories que tinha apenas enviou uma mensagem prometendo apoio se Charles chegou a Londres fui para a terra novamente.

Houve uma ação de retaguarda para o norte do Penrith. O Manchester regimento foi deixado para trás para defender Carlisle e depois de um cerco de Cumberland teve de se render, para enfrentar enforcamento ou transporte. Muitos morreram em Carlisle Castle, onde eles foram presos em condições desumanas, juntamente com prisioneiros escoceses quem Morier supostamente pintado para representar os membros do clã de kilt na batalha. Muitas das células não mostram ainda lambeu cavidades nas paredes de pedra, como prisioneiros tinham apenas o úmido e musgo em estas pedras para sustentar-se.

The Young Pretender tinha seu quartel-general no County Hotel durante uma estadia de 3 dias em Dumfries no final de 1745. £ 2000 foi exigida pelo príncipe, juntamente com 1.000 pares de botinas para sua kilted exército rebelde jacobino, que estava acampando em um campo não cem jardas de distância. Um boato, no entanto, que o duque de Cumberland estava se aproximando, fez Bonnie Prince Charlie decidir sair com seu exército, com apenas £ 1.000 e 255 pares de sapatos tendo sido entregue.

No Natal os Jacobites chegou a Glasgow e forçou a cidade a re-provision o seu exército, em seguida, em 3 de Janeiro deixou de aproveitar a cidade de Stirling e começar um cerco ineficaz de Castelo de Stirling. Reforços jacobitas se juntou a eles a partir do norte e em 17 de Janeiro de 9000 cerca de 8.000 homens de Charles tomou a ofensiva ao se aproximar Geral Henry Hawley no Batalha de Falkirk e encaminhado suas forças.

O exército jacobino, em seguida, virou para o norte, perdendo homens e não tomar Castelo de Stirling ou Fort William, mas tendo Fort Augustus e Fort George em Inverness no início de abril. Charles agora assumiu o comando novamente, insistindo na luta contra uma ação defensiva ortodoxo, e em 16 de abril de 1746 foram finalmente derrotados perto de Inverness, no Batalha de Culloden por forças do governo composto de Inglês e tropas escocesas e Campbell milícia, sob o comando do Duque de Cumberland. A carga aparentemente suicida espada Highland contra canhões e mosquetes tinha conseguido quando lançou contra as tropas despreparadas ou desordenadas de batalhas anteriores, mas não agora que ele foi confrontado com regulares que tiveram tempo para formar suas fileiras corretamente. Charles prontamente abandonou seu exército, culpando tudo sobre a traição de seus oficiais, mesmo que após a derrota os retardatários e unidades descomprometidos reuniram no encontro acordado e só dispersou quando pedi para sair.

Charles fugiu para a França fazer uma dramática fuga humilhante se disfarçado como um "maid senhora" para Flora MacDonald. As forças de Cumberland esmagado o levante e terminou eficazmente Jacobitism como uma força política séria na Grã-Bretanha. O declínio de Jacobitism deixou Charles fazendo tentativas fúteis para mobilizar a assistência, e outra trama frustrada de aumentar o apoio na Inglaterra.

Planejada invasão de 1759

Durante o Guerra dos Sete Anos, a francesa elaborou um planeja invadir as Ilhas Britânicas e reuniu-se com Charles Stuart para discutir a possibilidade de seu desembarque na Irlanda ou a Escócia para levantar uma rebelião. Charles se recusou, dizendo que ele só iria atravessar o canal se era para liderar uma rebelião na Inglaterra. Os franceses não estavam convencidos de que Charles poderia cumprir suas promessas de aumentar grande apoio na Grã-Bretanha, e corte-o para fora do plano. No entanto eles esperavam que jacobitas iria apoiar suas forças, uma vez que desembarcou. A invasão planejada foi abandonada após a vitória britânica na Batalha de Quiberon Bay em novembro 1759 que enfraqueceu dramaticamente a marinha francesa.

Muitos dos clãs das montanhas, que haviam tomado anteriormente em armas para a causa jacobita estavam agora lutando com as forças britânicas em todo o mundo, onde desempenhou um papel importante em muitos Vitórias britânicas durante a guerra.

Lista de clãs que aderiram à Pretender

Eventualmente, os seguintes clãs "saiu" para se juntar à Pretender: Clan Baird, Clan Cameron, Clan Chisholm, Clan Drummond, Clan Farquharson, Clan Grant de Glenmoriston, Clan Hay, Clã MacLea, O clã MacBain, Clã MacColl, Clan Macdonald de Clanranald, O clã MacDonald de Glencoe, Clã MacDonnell de Glengarry, Clã MacDonald do Keppoch, MacDonnell das ilhas, Clã Macfie, Clã Macgillivray, Clan MacGregor, O clã MacInnes, Clan Mackintosh, Clan MacIver, Clan Mackinnon, Clã Maclachlan, Clan MacLaren, O clã MacLeod de Raasay, Clã MacNeil de Barra, Clan Macpherson, Clan Menzies, Clan Morrison, Clan Ogilvy, Clan Oliphant, Clan Robertson, Clan Stewart de Appin, Clan Urquhart.

Além disso, o regimento de Atholl Highlanders foi composta principalmente por membros da Clã Murray, Clan Fergusson, e Clan Stewart de Atholl. Um número significativo de homens de Clan Elphinstone, Clan Forbes, Clã Keith, Clan MacIntyre, Clan MacKenzie, Clan MacLean, O clã MacLeod de MacLeod, O clã MacLeod de Lewis, O clã de MacTavish, Clan MacMillan, Clan Maxwell, Clan Ramsay, Clan Wemyss e alguns membros da Clan Innes também se juntou ao exército jacobino.

O Clã Fraser também se juntou ao pretendente e lutaram em Culloden. Muitos homens do Clan Gordon entrou para a Jacobites liderada pelo irmão do chefe Senhor Lewis Gordon. Embora o chefe do clã Gordon reivindicado para apoiar o governo britânico a seu irmão levantou dois regimentos em apoio dos jacobitas.

Alguns caciques que estavam tentando ou que planejam aumentar seu clã para o Pretender foram parados ou mesmo preso, nomeadamente Sir James Campbell de Auchnabreck e Alexander MacDougall de Dunollie, que foram impedidos de levantarClan Campbell de Auchnabreck eClan MacDougall por Campbell de Argyll, e Sir Hector MacLean e Dugald MacTavish de Dunardry, que teria levantadoClan MacLean eClan MacTavish se não tivessem sido presos pelo governo.

Equívocos comuns sobre os jacobitas e '45

  • Não era uma guerra entre escoceses e Lowlanders. Muitos dos principais clãs das montanhas apoiou o governo britânico, incluindo: Clan Sutherland, Clan Sinclair, Clan Campbell, Clan MacKay, Clan Munro, Clan Ross, Clan Gunn, do clã MacLeod, Clan Grant de Freuchie e outros, juntamente com regimentos Scottish Lowlands. No lado Jacobite, Scottish episcopais forneceu mais de metade das suas forças na Grã-Bretanha, e apesar de Dundee subindo em 1689 veio principalmente das Highlands ocidentais, em levantamentos posteriores episcopais veio de forma aproximadamente igual das Lowlands da Escócia Nordeste ao norte do rio Tay e de os clãs das montanhas. No '45 as forças jacobitas se juntaram cerca de 250 Inglês episcopais, e em Culloden por 800 homens da Ecossais Royaux (Royal Scots) e Irish Brigade regimentos do exército francês.
  • Não era uma guerra entre Inglaterra e Escócia. Na verdade, foi uma tentativa de recuperar não só o trono escocês extinta, mas que da Grã-Bretanha, bem como o trono irlandês com o apoio da Europa. Embora vestindo trajes Highland para efeito psicológico, o exército jacobino foi composta por ambos e Highland (cerca de um terço) tropas da planície, para não mencionar as tropas francesas e irlandesas e um pequeno número de norte Inglês (um contingente que é muitas vezes esquecido).
  • Soldados jacobitas nem sempre foram Manta-desgastando, escoceses espadachins. Muitas tropas jacobitas vestidos como qualquer outro homem do Norte-Europeu teria, no momento, barrar suas capotas escoceses. A visão romantizada do highlander kilted aplicada apenas para as tropas de áreas montanhosas. Poucas tropas também carregavam espadas e escudos, mas em vez disso, usar armas de fogo locais ou mosquetes franceses e equipamentos importados. Ao contrário da crença popular, os highlanders por este ponto não exercem de duas mãos chamados Claymores, mas só iria usar espadas no momento do levante, ou o machado Lochaber, um simples polearm.
  • Nem todos os Lowlanders foram forçados a juntar-se ao exército jacobino. Registros de recrutamento mostram as Lowlands norte do Tay forneceu muitos voluntários, incluindo alguns nobres. Inglaterra também forneceu alguns voluntários, incluindo um pequeno regimento. Na verdade, Highlanders foram provavelmente mais frequentemente pressionados no serviço de Lowlanders. O ato de pressionar não era exclusivo para os jacobitas; ele também foi usada pela maioria dos outros exércitos contemporâneas, incluindo o exército britânico.
  • Embora a organização do exército jacobino tem sido caracterizada como uma relíquia baseada em clãs para trás, com os comandantes e tropas inexperientes não treinados, foi semelhante à maioria dos outros exércitos contemporâneos. Muitos comandantes jacobitas vira serviço em vários exércitos, e comandante de campo George Murray era capaz e experiente na guerra moderna. Enquanto muitos soldados jacobitas eram de má aparência, alguns sem mesmo sapatos, eles provaram ser capazes de derrotar britânicos regulares em determinadas circunstâncias. A rusticidade, individualidade, e desenvoltura de Highlanders os fez conhecidos como alguns dos melhores soldados do exército britânico.
  • Diz-se queLondresestava indefesa e poderia facilmente ter caído para os rebeldes tiveram que avançavam em 1745. Na verdade Londres foi guarnecido por forças significativas na época eRei George IInão tinha intenção de abandonar o seu capital.
  • Diz-se que os soldados jacobitas foram ordenados a "dar sem quartel" em Culloden. Isso é o que as tropas de Cumberland acreditava, porque é isso que lhes disse Cumberland depois da batalha: a de que uma ordem nesse sentido, assinado pelo Jacobite senhor general George Murray, tinha sido encontrado em um prisioneiro. Mas a "ordem" era aparentemente uma falsificação, o que ajudou a desumanizar as tropas jacobitas e perpetuar a sua imagem como selvagens. Muitos na Grã-Bretanha ao mesmo tempo acreditava que a história de um "sem quartel" ordem, e muitos também pensei que justifica o comportamento selvagem incomum de seu próprio exército, depois de vencer a batalha, quando tropas do governo abusado e massacrado muitos prisioneiros, e até mesmo os espectadores (incluindo crianças). Para aprofundar o mistério de quem escreveu a suposta ordem, tem sido convincentemente argumentou que a "falsificação" havia tal coisa; que "Quem escreveu ele não pode seriamente têm atraído-lo com vista a passá-lo fora como verdadeiras ordens emitidas por Lord George." Pelo contrário, o comando inserido "para dar há Quarters às tropas Eleitores em qualquer título" pode realmente ter sido encontrado no oficial, assinado ordens no bolso de um prisioneiro Jacobite; ele pode de fato ter sido interpolado por uma mão Jacobite, e Cumberland pode ter sido sincero quando anunciou a descoberta do documento aparentemente incriminatórias para seu exército indignado. Depois de emitir instruções para a próxima batalha, Lord George Murray tentou antecipar-lo por liderar uma tentativa fracassada para emboscar o exército de Hanoverian em suas tendas enquanto dormiam. Ele se recusou a dar qualquer ordem separadas por este ataque, porque "todo mundo sabia o que tinha que fazer", isto é, "para cortar as cordas da barraca e puxe para baixo os pólos, e onde observamos um inchaço ou abaulamento na tenda caída lá para atacar e empurre vigorosamente "com" espada, punhal e baioneta ". É concebível que um oficial de Jacobite, na ausência de quaisquer ordens separadas para o impiedoso ataque destina-noite, simplesmente alterado aqueles que ele já tinha sido dada. (Speck, 148-155). No entanto, na parte da manhã os soldados jacobitas exaustos foram certamente não ordenou a "dar sem quartel" na Batalha de Culloden em si.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jacobite_risings&oldid=534923742"