Conteúdo verificado

Jake Gyllenhaal

Assuntos Relacionados: atores, modelos e celebridades

Fundo para as escolas Wikipédia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Jake Gyllenhaal

Gyllenhaal em New Eyes para os necessitados em 2010
Nascido Jacob Benjamin Gyllenhaal
(1980/12/19) 19 de dezembro de 1980
Los Angeles, Califórnia , EUA
Ocupação Ator
Anos ativos 1991-presente

Jacob Benjamin "Jake" Gyllenhaal (pronuncia- / Dʒɪlənhɑːl / JILL -ən-HAHL; nascido 19 de dezembro de 1980) é um americano ator. O filho do diretor Stephen Gyllenhaal e roteirista Naomi Foner, Gyllenhaal começou a atuar aos dez anos. Ele já apareceu em diversos papéis desde o seu primeiro papel principal em 1999 de Céu de Outubro, seguido pelo 2001 indie hit cult Donnie Darko, no qual ele interpretou um adolescente perturbado psicologicamente e irmão na tela para sua irmã na vida real, a atriz Maggie Gyllenhaal. No blockbuster de 2004 O Dia Depois de Amanhã ele interpretava um estudante preso em uma cataclísmica evento resfriamento global, ao lado Dennis Quaid como seu pai. Ele então jogou contra digite como um frustrado Marine in Jarhead (2005). No mesmo ano, ele recebeu aclamação da crítica e um Academy Award de Melhor Ator nomeação como Jack Twist no filme Brokeback Mountain oposto Heath Ledger .

Gyllenhaal tem promovido várias causas políticas e sociais. Ele apareceu em Rock the Vote publicidade, campanha para a Partido Democrata no Eleição de 2004, promovido causas ambientais, e fez campanha em nome da American Civil Liberties Union.

Juventude e educação

Gyllenhaal nasceu em Los Angeles , Califórnia , filho do diretor de cinema Stephen Gyllenhaal e produtor de cinema e roteirista Naomi Foner ( née Achs). Maggie Gyllenhaal, sua irmã e também uma atriz, apareceu com Jake no filme Donnie Darko. O pai de Gyllenhaal foi levantada no Religião Swedenborgian e é um descendente do Sueco nobre Família Gyllenhaal. Seu último ancestral nativo sueco foi sua grande-grande-avô, Anders Leonard Gyllenhaal. A mãe de Jake Gyllenhaal é de um judeu de família de Nova York , e Gyllenhaal disse que ele se considera "mais judeu do que qualquer outra coisa." Em seu décimo terceiro aniversário, Gyllenhaal realizada uma " barmitzvah semelhante ato, sem as armadilhas típicas ", o voluntariado em um abrigo, porque seus pais queriam incutir nele um sentimento de gratidão por seu estilo de vida privilegiado. Seus pais insistiram para que ele têm empregos de verão para apoiar a si mesmo, e ele, assim, trabalhou como e salva-vidas como um ajudante de garçom em um restaurante operado por um amigo da família.

Carreira de ator

Início de carreira

Durante a infância, Gyllenhaal teve exposição regular ao cinema devido a profundos laços de sua família para a indústria. Aos 11 anos de idade, ele fez sua estréia atuando como O filho de Billy Crystal no filme 1991 comédia City Slickers. Seus pais não permitiu que ele apareça no Filme de 1992 The Mighty Ducks porque teria exigido dele sair de casa por dois meses. Nos anos seguintes, seus pais lhe permitiu fazer um teste para partes, mas proibiu-o regularmente para levá-los se ele fosse escolhido. Ele foi autorizado a aparecer em filmes de seu pai várias vezes. Gyllenhaal apareceu no filme de 1993 Uma Mulher Perigosa (junto com a irmã Maggie); em " Bop Gun "um episódio de 1994 Homicide: Life on the Street; e na comédia de 1998 Homegrown. Junto com sua mãe, Jake e Maggie apareceu em dois episódios de Molto Mario, um programa de culinária italiana no Food Network. Antes de seu último ano no colégio, o único outro filme não dirigido por seu pai no qual Gyllenhaal foi autorizado a realizar foi o filme de 1993 Josh e SAM, um pouco conhecido aventura infantil.

Gyllenhaal formou na Harvard-Westlake School, em Los Angeles, em 1998, em seguida, participou Universidade de Columbia, onde sua irmã estava no último ano e do qual sua mãe havia se formado, para estudar Religiões orientais e filosofia. Gyllenhaal desistiram depois de dois anos para se concentrar na atuação, mas manifestou a intenção de, eventualmente, terminar a sua licenciatura. O papel de Gyllenhaal primeiro protagonista foi em October Sky, Joe Johnston 1999 adaptação do Homer Hickam autobiografia Rocket Boys, em que ele interpretava um jovem de West Virginia que se esforça para ganhar uma bolsa de estudos da ciência para evitar tornar-se uma Mineiro de carvão. O filme arrecadou US $ 32 milhões e foi descrito no Sacramento News and Review como de Gyllenhaal "O desempenho de fuga."

A partir de Donnie Darko ao palco Londres

Donnie Darko, segundo grande filme de Gyllenhaal, não era um sucesso de bilheteria após seu lançamento inicial de 2001, mas, eventualmente, tornou-se um cult. O filme, dirigido por Richard Kelly, está definido em 1988 e estrelado por Gyllenhaal como um adolescente problemático que, depois de escapar por pouco da morte, experiências visões de um coelho de 6 pés (1,8 m) de altura chamado Frank, que lhe diz que o mundo está chegando ao fim. Desempenho de Gyllenhaal foi bem recebido pela crítica; Gary Mairs da Cultura Vulture escreveu que "Gyllenhaal gere o truque difícil de aparente tanto blandly normal e profundamente perturbado, muitas vezes dentro da mesma cena."

Após o sucesso de crítica de Donnie Darko, próximo papel de Gyllenhaal foi como o personagem principal em 2002 de Highway, um filme ignorado pelo público e críticos. Seu desempenho foi descrito por um crítico como "bobo, clichê e direto para vídeo. "Gyllenhaal teve mais sucesso atuando ao lado Jennifer Aniston em The Good Girl, que estreou no 2002 Sundance Film Festival; ele também estrelou Encontro de Irmãs com Catherine Keener. Em ambos os filmes que ele tem um caráter instável que começa um assunto leviano com uma mulher mais velha. Gyllenhaal mais tarde descreveu-os como "adolescente em transição" papéis. Gyllenhaal mais tarde estrelou o Touchstone Pictures comédia romântica Bubble Boy, que foi vagamente baseado na história de David Vetter. O filme retrata as aventuras do personagem-título como ele persegue o amor de sua vida antes de ela se casar com o homem errado. O filme foi criticado pelos críticos, com uma chamando-o de um ", caótico, atrocidade totalmente sem sentido de cabeça vazia".

Seguindo Menino da bolha, Gyllenhaal estrelou ao lado Dustin Hoffman, Susan Sarandon e Ellen Pompeo em Luar Mile, como um jovem lidando com a morte de sua noiva ea tristeza de seus pais. A história, que recebeu críticas mistas, é vagamente baseado no escritor / diretor Experiências pessoais na sequência do assassinato da namorada de Brad Silberling Rebecca Schaeffer.

Gyllenhaal foi quase escalado como o Homem-Aranha para Homem-Aranha 2 devido a diretor As preocupações de Sam Raimi sobre originais Estrela Spider-Man A saúde de Tobey Maguire. Maguire recuperado, no entanto, e na seqüência foi baleado sem Gyllenhaal. Em vez disso, Gyllenhaal estrelou o blockbuster O Dia Depois de Amanhã, em 2004, co-estrelado por Dennis Quaid como seu pai.

Em sua estréia teatral Gyllenhaal estrelou nos palcos de Londres em Remontagem de Kenneth Lonergan Esta é a nossa juventude. Gyllenhaal disse: "Todo ator que eu olhar para cima tem feito um trabalho de teatro, então eu sabia que tinha de experimentá-lo." A peça, que tinha sido uma sensação crítica sobre Broadway, correu por oito semanas em Londres de West End. Gyllenhaal recebeu resenhas críticas favoráveis e um Teatro Evening Standard Award na categoria "Outstanding Newcomer".

Brokeback Mountain e depois

Gyllenhaal assistir a estréia de Prova em 2005.

2005 foi um ano prolífico para Gyllenhaal, que estrelou nos filmes criticamente elogiado Proof, Jarhead, e O Segredo de Brokeback Mountain. Na prova, com Gwyneth Paltrow e Anthony Hopkins, Gyllenhaal jogou um estudante de graduação em matemática que tenta convencer o personagem de Paltrow para publicar um revolucionário prova para um problema intrigante comunidade dos matemáticos. Em Jarhead, Gyllenhaal jogou contra a sua habitual tipo "sensível ainda perturbado", exibindo uma masculinidade agressiva como um violento Marinha dos EUA durante a primeira Guerra do Golfo. Ele também fez o teste para ser Batman para um dos maiores blockbusters Batman Begins e chegou perto de conseguir o papel, mas Christian Bale foi finalmente escolhido para ele.

Em O Segredo de Brokeback Mountain, Gyllenhaal e Heath Ledger jogar homens jovens que se encontram como pastores de ovelhas e embarcam em uma relação sexual que começa no verão de 1963 e continua até a morte do personagem de Gyllenhaal em 1983. O filme foi muitas vezes referido nos meios de comunicação com a frase taquigrafia "o filme cowboy gay", embora não houvesse diferindo parecer sobre a orientação sexual dos personagens. O filme ganhou o Prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza. O filme passou a ganhar quatro Prémio Globo de Ouro, quatro British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) Awards, e três prêmios da Academia . Gyllenhaal foi nomeado para um Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho, mas perdeu para George Clooney para Syriana. Gyllenhaal também ganhou o Best Supporting Actor BAFTA pelo mesmo papel e recebeu uma melhor Apoiando nomeação Ator e Melhor Filme Ensemble nomeação do Screen Actors Guild. Também para Brokeback Mountain, ele e Ledger ganhou um MTV Movie Award de "Melhor Beijo" em 2006. Logo após a 2006 Academy Awards, Gyllenhaal foi convidado a integrar a Academia em reconhecimento por sua carreira de ator. Gyllenhaal foi premiado com o Young Artist Award 2006 para a excelência artística por A Americanos para os Prémios Nacionais de Artes Artes para seu papel.

Gyllenhaal expressaram sentimentos mistos sobre a experiência de ser dirigido por Ang Lee em O Segredo de Brokeback Mountain, mas geralmente tinha mais elogios do que críticas por estilo de direção de Lee. Enquanto reclamando do caminho Lee tendiam a desconectar com seus atores uma vez do início das filmagens, Gyllenhaal elogiou sua direção encorajador dos atores e abordagem sensível ao material. No Directors Guild of America Awards, em 28 de janeiro de 2006, Gyllenhaal também elogiou Lee por "sua humildade e seu respeito por todos ao seu redor."

Quando perguntado sobre sua beijando cenas com Heath Ledger em O Segredo de Brokeback Mountain, Gyllenhaal disse: "Como ator, eu acho que nós precisamos abraçar as vezes nos sentimos mais desconfortável." Quando perguntado sobre as cenas mais íntimas com Ledger, Gyllenhaal comparou-os a "fazer uma cena de sexo com uma mulher que eu não estou particularmente atraído. "Após o lançamento de O Segredo de Brokeback Mountain, circularam rumores sobre o ator de orientação sexual. Quando perguntado sobre como fofoca durante uma entrevista, Gyllenhaal disse:

" Você sabe que é lisonjeiro quando há um rumor que diz que eu sou bissexual. Isso significa que eu posso jogar mais tipos de papéis. Estou aberto a tudo o que as pessoas querem me chamar. Eu nunca tinha realmente sido atraídas por homens sexualmente, mas eu não acho que eu teria medo de que se isso aconteceu. "

Gyllenhaal narrado a curto 2005 filme de animação O homem que andou entre as torres, com base em Livro de mesmo nome de Mordicai sobre Gerstein Famoso dublê de Philippe Petit. Em janeiro de 2007, como anfitrião da Saturday Night Live, ele vestiu um vestido de noite brilhante e cantou " E eu estou lhe dizendo Eu não vou "do musical Dreamgirls para seu monólogo de abertura, dedicando a música para sua "base de fãs original ... fãs de Brokeback".

Gyllenhaal na estréia de Prince of Persia em Londres (Maio 2010)

Em 2007, Gyllenhaal estrelou David Fincher Zodiac, que foi baseado em uma história verdadeira. Ele jogou Robert Graysmith, uma San Francisco Chronicle cartunista e autor de dois livros sobre a Serial killer Zodíaco. Gyllenhaal estrelou ao lado Meryl Streep, Alan Arkin, e Reese Witherspoon na liberação outubro 2007 Rendition, um Gavin Hood dirigido thriller político sobre a política dos EUA de entrega extraordinária. Em 2009, ele apareceu com Tobey Maguire em Jim Sheridan de remake de Filme em língua dinamarquesa Susanne Bier de 2004 Irmãos. Seus próximos papéis incluem a comédia Nailed, que ele filmou em South Carolina com Jessica Biel, e Filme ainda sem título de Doug Liman sobre a corrida para colonização lunar.

Internacionalmente visto como um símbolo sexual, Gyllenhaal foi nomeado um dos Pessoas da revista "50 Pessoas Mais Bonitas" em 2006. Ele também foi listadas em "Hottest Bachelors de 2006" das pessoas. Em resposta às listas de imprensa como estes, milhares de homens gays e bissexuais foram entrevistados para o 2007 e 2008 " AfterElton.com Hot 100 List ". Gyllenhaal foi classificado em # 1 nos dois anos consecutivos. Ele foi classificado na posição # 2 no voto Gay Wired Magazine de atores masculinos que têm desempenhado personagens gays em filmes.

No show Entourage, Gyllenhaal, embora não apresentado na tela, era o substituto para o Vincent Chase, na Aquaman 2 depois de Chase foi demitido. Esta foi provavelmente uma referência ao Spider-Man 2, quando Gyllenhaal quase substituiu Tobey Maguire.

Gyllenhaal interpretou o papel principal na adaptação cinematográfica do jogo de vídeo Prince of Persia: The Sands of Time, produzido por Jerry Bruckheimer e lançado pela Disney on 28 de maio de 2010.

Vida pessoal

Família e outros relacionamentos

O filho do diretor Stephen Gyllenhaal e roteirista Naomi Foner, família imediata de Gyllenhaal inclui sua irmã, a atriz Maggie, que é casada com o ator Peter Sarsgaard, co-estrela de Gyllenhaal em Jarhead e Rendition. Em dezembro de 2006, Jake e sua irmã escapou de um incêndio que destruiu Manka de, uma loja e um restaurante famoso em Inverness, Califórnia, em que eles estavam de férias. A sobrinha de Gyllenhaal, Ramona Sarsgaard, nasceu em 03 de outubro de 2006. Jamie Lee Curtis é madrinha de Gyllenhaal, e ele tem repetidamente referido seus padrinhos ser um casal gay. Se Gyllenhaal é o padrinho de Matilda Rose Ledger (nascido em 28 de outubro de 2005), filha de Heath Ledger e Michelle Williams, ambos co-estrelou com ele em O Segredo de Brokeback Mountain. Seu tio, Anders Gyllenhaal, é o editor executivo da O Herald de Miami. Seu tio falecido cineasta Robert é Achs.

Gyllenhaal atriz datada Kirsten Dunst por quase dois anos a partir de 2002.

Gyllenhaal datada de sua co-estrela Rendition Reese Witherspoon. Witherspoon confirmou a relação, sobre a qual os meios de comunicação tinham especulado desde o início de 2007, em uma entrevista para a edição de novembro 2008 Vogue. O casal dividir em novembro de 2009, mas o relatório foi negado conjuntamente por publicitários Witherspoon e Jake Gyllenhaal, dos que declararam que "eles ainda estão juntos." No entanto, semanas mais tarde, um relatório em Us Weekly afirmou que o casal tinha se separado.

No final de 2010, ele começou a namorar o cantor country Taylor Swift.

Política e de outros interesses

Gyllenhaal é politicamente ativo. Ele lançou um comercial para Rock the Vote, e junto com sua irmã, visitou o University of Southern California para incentivar os alunos a votar durante a Eleição 2004 dos EUA. Ele também fez campanha para O candidato presidencial democrata John Kerry. Ele disse, no entanto, que "me frustra quando os atores falar de política, eu sou político e eu fazer escolhas em meus filmes que eu acho que são políticos tento dizer as coisas com o que eu faço Com ou sem razão, os jovens atores têm.. todo o poder. " Em uma entrevista para Rendition, ele observou que "é um momento triste quando os atores são os políticos e os políticos são atores."

Criado em uma família preocupada com as questões sociais, em 2003 Gyllenhaal participou de uma campanha publicitária pela American Civil Liberties Union, uma organização toda a sua família apoia fortemente. Ambientalmente consciente, ele recicla regularmente, e disse em uma entrevista que ele gasta US $ 400 por ano para ter árvores plantadas em uma Moçambique floresta, em parte para promover a Programa Florestas do Futuro. Depois de filmar O Dia Depois de Amanhã, ele voou para o Árctico para promover a conscientização da mudança climática .

Em seu tempo livre, gosta de trabalhar madeira Gyllenhaal e cozinhar. Ele disse: "Eu não sou um de carteirinha budista , mas eu tento praticar mindfulness "e é sua meta para meditar todos os dias.

Gyllenhaal assinou um contrato para ajudar o fundraiser TV Stand Up To Cancer.

Filmografia

Filme
Ano Título Papel Notas
1991 City Slickers Danny Robbins
1993 Josh e SAM Leon
1993 Mulher perigosa, A Uma Mulher Perigosa Edward como Jacob Gyllenhaal
1998 Homegrown Jake / azul Kahan
1999 October Sky Homer Hickam Jr.
2001 Donnie Darko Donald J. "Donnie" Darko
2001 Menino da bolha Jimmy Livingston
2001 Encontro de Irmãs Jordânia
2002 Rodovia Piloto Kelson
2002 Luar Mile Joe Nast
2002 Good Girl, The The Good Girl Thomas 'Holden' Worther
2003 Abby Singer Se Camafeu
2004 Dia Depois de Amanhã, O Depois de amanhã Sam Salão
2005 Brokeback Mountain Jack Twist
2005 Jarhead Anthony "Swoff" Swofford
2005 Prova Harold "Hal" Dobbs
2007 Zodíaco Robert Graysmith
2007 Capitulação Douglas Freeman
2009 Irmãos Tommy Cahill
2010 Prince of Persia: The Sands of Time Príncipe Dastan
2010 Amor e Outras Drogas Jamie Randall
2010 Nailed Howard Birdwell pós-produção
2011 Código Fonte Colter Stevens pós-produção

Prêmios

Prêmios
Ano Grupo Prêmio Resultado Título do trabalho
2002 Young Hollywood Awards Breakthrough Performance - Male Ganhou Donnie Darko
2002 Independent Spirit Awards Melhor Chumbo Masculino Nomeado Donnie Darko
2003 Chlotrudis Prêmios Melhor Ator Ganhou Donnie Darko
2003 DVD Exclusive Awards DVD Prémio Estreia, Melhor Ator Nomeado Rodovia
2003 Teen Choice Awards Escolha Filme Breakout Estrelas - Masculino Nomeado The Good Girl
2005 National Board of Review Melhor Ator Coadjuvante Ganhou Brokeback Mountain
2006 MTV Movie Awards Melhor Performance Ganhou Brokeback Mountain
2006 MTV Movie Awards Melhor Beijo Ganhou Brokeback Mountain
2006 Screen Actors Guild Awards Melhor Ator Coadjuvante Nomeado Brokeback Mountain
2006 Screen Actors Guild Awards Melhor Ensemble Nomeado Brokeback Mountain
2006 Choice Award Critics ' Melhor Ator Coadjuvante Nomeado Brokeback Mountain
2006 Prémios BAFTA Melhor Ator Coadjuvante Ganhou Brokeback Mountain
2006 Palm Springs International Film Festival Achievement - Actor Ganhou Brokeback Mountain
2006 Cerimónia dos Óscares Melhor Ator Coadjuvante Nomeado Brokeback Mountain
2006 Satellite Awards Melhor Ator Coadjuvante Nomeado Brokeback Mountain
2006 Satellite Awards Ator Principal Nomeado Jarhead
2006 Artes Prémios Nacionais Young Artist Award por Excelência Artística Ganhou
2008 Teen Choice Awards Escolha Filme Ator - Drama Nomeado Capitulação
2010 Teen Choice Awards Escolha Filme Ator: Fantasia Nomeado Prince of Persia: The Sands of Time
2010 Teen Choice Awards Escolha Filme Ator: Drama Nomeado Irmãos
2010 Golden Globe Award Melhor Ator: Musical ou Comédia Nomeado Amor e Outras Drogas
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jake_Gyllenhaal&oldid=405367590 "