Conteúdo verificado

James Joyce

Assuntos Relacionados: Escritores e críticos

Você sabia ...

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Retrato Half-length do homem nos seus trinta anos. Ele olha para a direita para que seu rosto estiver de perfil. Ele tem um bigode, uma barba rala e cabelo de comprimento médio penteados para trás, e veste um pince-nez e um sobretudo escuro liso, olhando vagamente como um revolucionário russo.
James Joyce signature.svg
Joyce em Zurique , c. 1918

James Aloysius Joyce Augusta (02 de fevereiro de 1882 - 13 de janeiro de 1941) foi um Irish romancista e poeta , considerado um dos escritores mais influentes do modernista avant-garde do início do século 20. Joyce é mais conhecido por Ulysses (1922), um trabalho de Marco em que os episódios de Homero Odyssey são paralelo em uma variedade de estilos contrastantes literárias, talvez o mais proeminente entre estes o fluxo de consciência técnica ele aperfeiçoou. Outras obras importantes são a coleção de contos Dubliners (1914), e as novelas Um Retrato do Artista Quando Jovem (1916) e Finnegans Wake (1939). Sua obra completa inclui também três livros de poesia, uma peça de teatro, jornalismo ocasional, e suas cartas publicadas.

Joyce nasceu em uma família de classe média em Dublin, onde se destacou como estudante nas escolas jesuítas Clongowes e Belvedere, em seguida, University College Dublin. Em seus primeiros vinte anos, emigrou permanentemente para a Europa continental, vivendo em Trieste, Paris e Zurique . Embora a maior parte de sua vida adulta foi gasto no exterior, o universo imaginário de Joyce não se estende muito além de Dublin , e é povoada em grande parte por personagens que se assemelham familiares, inimigos e amigos de seu tempo lá; Ulysses, em especial, é definido com precisão nas ruas e becos da cidade. Logo após a publicação de Ulisses elucidou esta preocupação um pouco, dizendo: "Para mim, eu sempre escrevo sobre Dublin, porque se eu posso chegar ao coração de Dublin I pode chegar ao coração de todas as cidades do mundo. No em particular está contido o universal ".

Biografia

1882-1904: Dublin

Certidão de nascimento e de batismo de Joyce

James Aloysius Joyce Augusta nasceu em 02 de fevereiro de 1882 para John Stanislaus Joyce e Mary Jane "May" Murray no subúrbio de Dublin de Rathgar. Ele foi batizado na Igreja de São José, nas proximidades de Terenure em 5 de Fevereiro pelo Rev. John O'Mulloy. Seus padrinhos foram Philip e Ellen McCann. Ele era o mais velho de dez crianças sobreviventes; dois de seus irmãos morreram de febre tifóide . A família de seu pai, originalmente de Fermoy em Cork, tinha possuído uma vez uma pequena obras de sal e limão. O pai de Joyce e avô paterno ambos casados em famílias ricas, embora antepassado purported da família, Seán Mór Seoighe (fl. 1680) era um pedreiro de Connemara. Em 1887, seu pai foi nomeado coletor de taxa (ou seja, um coletor de impostos de propriedade locais) por Dublin Corporation; a família posteriormente mudou-se para a moda pequena cidade adjacente de Bray 12 milhas (19 quilômetros) de Dublin. Em torno deste tempo Joyce foi atacado por um cão, o que gerou nele um ao longo da vida cinofobia. Ele também sofria de keraunophobia, como uma tia excessivamente supersticiosa tinha descrito trovoadas a ele como um sinal da ira de Deus. Ele também foi um Goleiro de futebol gaélico.

Em 1891, Joyce escreveu um poema, Et Tu Healy sobre a morte de Charles Stewart Parnell. Seu pai estava irritado com o tratamento de Parnell pela igreja católica e com o fracasso resultante de garantir autonomia para a Irlanda. A Joyce mais velho tinha o poema impresso e até mesmo enviou uma parte para o Biblioteca do Vaticano. Em novembro do mesmo ano, John Joyce foi inscrito no Stubbs Gazette (um editor de falências) e afastado do trabalho. Em 1893, John Joyce foi demitido com uma pensão, a partir de slides da família na pobreza causada principalmente pelo alcoolismo de John e má gestão financeira geral.

Joyce, aos seis anos, 1888

Joyce tinha começado sua educação na Colégio Madeira Clongowes, um Jesuíta internato perto Clane, County Kildare, em 1888, mas teve de abandonar em 1892 quando seu pai não podia mais pagar as taxas. Joyce, em seguida, estudou em casa e brevemente no Christian Brothers O'Connell Escola em North Richmond Street, Dublin, antes que ele foi oferecido um lugar nos jesuítas, escola Dublin, Belvedere College, em 1893. Em 1895, Joyce, agora com 13 anos, foi eleito para se juntar ao Congregação Mariana por seus pares no Belvedere. Com a idade de 16 no entanto, Joyce parece ter feito uma ruptura com o seu Raízes católicas, um assunto de vários graus de disputa. No entanto, a filosofia de Tomás de Aquino continuou a ter uma forte influência sobre ele para a maioria de sua vida.

Joyce se matriculou na recém-criada University College Dublin (UCD), em 1898, estudando Inglês, Francês, e Italiano. Ele também tornou-se ativo nos círculos teatrais e literários da cidade. Em 1900 sua resenha elogiosa de Henrik Ibsen 's Quando We Dead Awaken foi publicado em Avaliação quinzenal; era sua primeira publicação e, depois de aprender norueguês básico, a fim de enviar uma carta de fã de Ibsen, ele recebeu uma carta de agradecimento do dramaturgo. Joyce escreveu uma série de outros artigos e pelo menos duas peças (desde perdido) durante este período. Muitos dos amigos que fez no University College Dublin apareceu como personagens nos livros de Joyce. Seus colegas mais próximos incluído figurers líderes da geração, mais notavelmente, Thomas Chaleira, Francis Sheehy-Skeffington e Oliver St. John Gogarty. Joyce foi introduzido pela primeira vez ao público irlandês por Arthur Griffith em seu jornal, O United Irishman, em novembro de 1901. Joyce tinha escrito um artigo sobre o Teatro Literário Irlandês e sua revista faculdade se recusou a imprimi-lo. Joyce tinha-lo impresso e distribuído localmente. Se Griffith escreveu uma peça condenando a censura do estudante James Joyce. Em 1901, o Censo Nacional da Irlanda lista James Joyce (19) como um Inglês e Estudioso de língua irlandesa vivendo com sua mãe e seu pai, seis irmãs e três irmãos no Royal Terrace, Clontarf, Dublin.

Busto de Joyce em St. Stephen Green, Dublin

Depois de se formar a partir de UCD em 1902, Joyce partiu para Paris para estudar medicina, mas logo abandonou esta depois de encontrar as palestras técnicas em francês muito difícil. Ele permaneceu por alguns meses, apelando para as finanças de sua família podia se dar ao luxo de ler e no final do Bibliothèque Sainte-Geneviève. Quando sua mãe foi diagnosticada com câncer, seu pai enviou um telégrafo que dizia: "NOTHER [ sic] morrendo VIR EM CASA DO PAI ". Joyce voltou para a Irlanda. Temendo pela impiedade de seu filho, sua mãe tentou sem sucesso obter Joyce para fazer sua confissão e comungar. Ela finalmente passou em coma e morreu em 13 de agosto, e James Stanislaus ter recusado a ajoelhar-se com outros membros da família orando ao lado da cama. Depois de sua morte, ele continuou a beber muito, e as condições em casa cresceu bastante chocante. Ele raspou a vida revisando livros, ensinando e cantando, ele foi um realizado tenor, e ganhou a medalha de bronze em 1904 Feis Ceoil.

Em 7 de janeiro 1904 ele tentou publicar Um Retrato do Artista, um ensaio-história lidar com estética , apenas para tê-lo rejeitado pela revista livre-pensamento Dana. Ele decidiu, em seu vigésimo segundo aniversário, a rever a história em um romance que chamou de Stephen Hero. Foi uma prestação fictícia da juventude de Joyce, mas ele finalmente ficou frustrado com sua direção e abandonou esse trabalho. Ele nunca foi publicado nesta forma, mas anos mais tarde, em Trieste, Joyce reescreveu-lo completamente como Um Retrato do Artista Quando Jovem. O inacabado Stephen Hero foi publicado após sua morte.

No mesmo ano ele conheceu Nora Barnacle, uma jovem mulher de Connemara, condado Galway, que trabalhava como camareira. Em 16 de Junho de 1904, eles entraram pela primeira vez juntos, um evento que seria comemorada por fornecer a data para a ação de Ulisses.

Joyce ainda permanece em Dublin por mais algum tempo, bebendo bastante. Depois de uma dessas bebedeiras, ele entrou em uma briga durante um desentendimento com um homem em Phoenix Park; ele foi pego e tirou o pó por um conhecido menor de seu pai, Alfred H. Hunter, que o levou para a sua casa para cuidar de seus ferimentos. Hunter foi rumores de ser judeu e ter uma esposa infiel, e serviria como um dos modelos para Leopold Bloom, o protagonista de Ulisses. Ele assumiu com estudante de medicina Oliver St John Gogarty, que serviu de base para o personagem Buck Mulligan em Ulisses. Depois de ficar em Gogarty Martello Tower em Sandycove para seis noites, ele saiu no meio da noite após uma briga que envolveu outro estudante viveu com, Samuel Chenevix Trench (Haines em Ulysses), disparando uma pistola em algumas panelas penduradas diretamente sobre a cama de Joyce. Ele percorreu todo o caminho de volta para Dublin para ficar com parentes para a noite, e enviou um amigo para a torre no dia seguinte para arrumar sua mala. Pouco tempo depois ele fugiu para o continente com Nora.

1904-1920: Trieste e Zurique

Joyce em 1915

Joyce e Nora foi para o exílio auto-imposto, indo primeiro para Zurique , onde supostamente havia adquirido um post para ensinar Inglês no Berlitz Language School através de um agente na Inglaterra. Descobriu-se que o agente de Inglês tinha sido enganado, mas o diretor da escola o mandou para Trieste, que fazia parte da Áustria-Hungria até a Primeira Guerra Mundial (hoje parte da Itália). Mais uma vez, ele descobriu que não havia posição para ele, mas com a ajuda de Almidano Artifoni, diretor da escola Berlitz Trieste, ele finalmente garantiu uma posição de ensino em Pola, em seguida, também parte da Áustria-Hungria (hoje parte da Croácia ). Ele ficou lá, o ensino de Inglês principalmente para oficiais da Marinha Austro-Húngaro estacionadas na base Pola, a partir de outubro 1904 até março de 1905, quando os austríacos terem descoberto um anel de espionagem na cidade-expelido tudo aliens. Com a ajuda de Artifoni, ele voltou para Trieste e começou a ensinar Inglês lá. Ele permaneceria em Trieste para a maioria dos próximos dez anos.

Estátua de bronze de Joyce em pé em uma calçada, ao lado de uma grade. Atrás da estátua é uma cena da rua de pedestres e lojas.
Estátua de Joyce em Trieste

Mais tarde naquele ano Nora deu à luz seu primeiro filho, George. Joyce, em seguida, conseguiu falar com seu irmão, Stanislaus, a acompanhá-lo em Trieste, e garantiu-lhe uma posição de ensino na escola. Razões aparentes de Joyce eram desejo para a empresa de Stanislaus ea esperança de oferecer-lhe uma vida mais interessante do que a de seu trabalho clerking simples em Dublin. Na verdade, porém, Joyce esperava para aumentar a magra renda de sua família com o lucro de seu irmão. Stanislaus Joyce e teve relações tensas durante todo o tempo em que viveram juntos em Trieste, com a maioria dos argumentos centrados em hábitos de consumo e frivolidade com o dinheiro de Joyce.

Com o desejo de viajar crônica dos primeiros anos de Joyce, ele ficou frustrado com a vida em Trieste e mudou-se para Roma em finais de 1906, tendo o emprego garantido em um banco. Ele não gostava intensamente Roma, e voltou para Trieste, no início de 1907. Sua filha Lucia nasceu no verão do mesmo ano.

Joyce voltou para Dublin em meados de 1909, com George, a fim de visitar seu pai e trabalhar para ter Dubliners publicados. Ele visitou a família de Nora em Galway, conhecê-los pela primeira vez (uma visita bem sucedida, para seu alívio). Enquanto se preparava para voltar ao Trieste ele decidiu tomar uma de suas irmãs, Eva, de volta com ele para ajudar Nora executar a casa. Passou apenas um mês em Trieste, antes de regressar a Dublin, desta vez como um representante de alguns donos de cinema e empresários de Trieste. Com o seu apoio, ele lançou o primeiro cinema da Irlanda, o Volta cinematógrafo, que foi bem recebido, mas se desfez depois de Joyce esquerda. Ele voltou para a Trieste em janeiro de 1910, com outra irmã, Eileen, a reboque. Eva tornou-se muito saudades de Dublin e retornou há poucos anos mais tarde, mas Eileen passou o resto de sua vida no continente, acabou casando Caixa do banco checo Frantisek Schaurek.

Joyce voltou para Dublin novamente brevemente em meados de 1912, durante sua anos-longa luta com seu editor Dublin, George Roberts, através da publicação de Dubliners. Sua viagem foi, mais uma vez infrutífera, e em seu retorno, ele escreveu o poema "O gás a partir de uma Burner" como uma invectiva contra Roberts. Após esta viagem, ele nunca mais chegou perto de Dublin de Londres, apesar de muitos apelos de seu pai e convites do colega escritor irlandês William Butler Yeats .

Um de seus alunos em Trieste foi Ettore Schmitz, mais conhecido pelo pseudônimo Italo Svevo. Eles se conheceram em 1907 e tornou-se amigo duradouras e críticos mútuos. Schmitz era um católico de origem judaica e tornou-se um modelo fundamental para Leopold Bloom; a maior parte dos detalhes sobre a fé judaica em Ulisses veio de respostas de Schmitz para consultas de Joyce. Enquanto vivia em Trieste, Joyce foi assolada pela primeira vez com problemas oculares que em última análise necessários sobre operações cirúrgicas uma dúzia.

Joyce inventou uma série de regimes de fazer dinheiro durante este período, incluindo uma tentativa de se tornar um cinema magnate em Dublin. Ele também freqüentemente discutido, mas em última análise, abandonado um plano para importar tweeds irlandeses para Trieste. A correspondência relativa a essa venture com a Irlandeses Woollen Mills são exibidos nas janelas de suas instalações no Quay de Aston, em Dublin . Sua habilidade em tomar dinheiro emprestado salvou da indigência. O que ele tinha de renda veio em parte de sua posição na escola Berlitz e parcialmente de ensinar alunos particulares.

Fonte circular cercado por pavimento. O centro de fonte é uma escultura de um par de figuras humanas abstratas.
O chamado James Joyce--Kanzel (planalto), na confluência do Sihl e Rios Limmat em Zurique, onde Joyce entes para relaxar

Em 1915, depois que a maioria de seus alunos foram recrutados em Trieste para a Primeira Guerra Mundial, ele se mudou para Zurique. Dois estudantes privadas influentes, Baron Ambrogio Ralli e conde Francesco Sordina, pediu funcionários para uma permissão de saída para os Joyce, que por sua vez, concordaram em não tomar qualquer ação contra o imperador da Áustria-Hungria durante a guerra. Lá, ele conheceu um de seus amigos mais duradouras e importantes, Frank Budgen, cuja opinião Joyce constantemente procurado através da escrita de Ulysses e Finnegans Wake. Foi também aqui que Ezra Pound trouxe-o à atenção de Inglês feminista e editora Harriet Shaw Weaver, que se tornaria padroeira de Joyce, fornecendo-lhe milhares de libras ao longo dos próximos 25 anos e tirando-lhe o ônus de ensino, a fim de se concentrar em sua escrita. Enquanto em Zurique, ele escreveu Exiles, publicado Um Retrato ..., e começou um trabalho sério sobre Ulysses. Zurique durante a guerra foi a casa de exilados e artistas de toda a Europa, e seu boêmio, ambiente multilingue lhe convinha. No entanto, depois de quatro anos, ele estava inquieto, e depois da guerra, voltou para Trieste como ele havia planejado originalmente. Ele encontrou a cidade tinha mudado, e alguns de seus velhos amigos notou seu vencimento de professor para artista em tempo integral. Suas relações com seu irmão (que tinha sido internado em um campo de prisioneiros austríaco para a maioria da guerra devido a sua política pró-italiano) foram mais tensas do que nunca. Joyce foi a Paris em 1920, um convite de Ezra Pound, supostamente por uma semana, mas ele acabou indo morar lá durante os próximos vinte anos.

1920-1941: Paris e Zurique

Portait half-length de um homem quarentão vestindo distintivo Windsor (circular-lens) óculos de armação preta Zylo-cobertos, curto e cabelos castanhos penteados para baixo, um pequeno bigode, casaco castanho claro e gravata marrom. Sua boca é voltada para baixo em uma expressão um pouco truculento
Em Paris, 1924. Retrato por Patrick Tuohy.

Joyce pôs-se a Ulysses terminando em Paris, encantado ao descobrir que ele foi gradualmente ganhando fama como escritor avant-garde. A nova subvenção de Miss Shaw Weaver significava que ele poderia dedicar-se a tempo inteiro a escrever novamente, assim como consorte com outras figuras literárias da cidade. Durante esta era, os olhos de Joyce começou a dar-lhe mais e mais problemas. Ele foi tratado pelo Dr. Louis Borsch em Paris, passando por nove operações a partir dele até a morte de Borsch em 1929. Ao longo da década de 1930, ele viajou com freqüência à Suíça, para cirurgias do olho e tratamentos para Lucia, que, de acordo com os Joyce, sofria de esquizofrenia . Lucia foi analisado por Carl Jung , no momento, que depois de ler Ulysses, concluiu que seu pai tinha esquizofrenia. Jung disse que ela e seu pai eram duas pessoas indo para o fundo de um rio, exceto que ele estava mergulhando e ela estava caindo.

Lápide dizendo Horizontal
Sepultura de James Joyce em Zurique- Fluntern

Em Paris, Maria e Eugene Jolas cuidou Joyce durante seus longos anos de escrever Finnegans Wake. Se não fosse por seu apoio (juntamente com o apoio financeiro constante de Harriet Shaw Weaver), há uma boa possibilidade de que seus livros nunca poderiam ter sido terminado ou publicado. Em sua revista literária " Transição ", os Jolases publicado em série várias seções do romance de Joyce sob o título Work in Progress. Ele voltou a Zurique no final de 1940, fugindo da Ocupação nazista da França.

Em 11 de janeiro de 1941, ele foi submetido a uma cirurgia de úlcera perfurada. Enquanto ele melhorou no início, ele recaíram no dia seguinte, e apesar de várias transfusões, entrou em coma. Ele acordou às 2:00 em 13 de janeiro de 1941, e pediu para uma enfermeira para ligar para sua esposa e filho, antes de perder a consciência novamente. Eles ainda estavam a caminho quando ele morreu 15 minutos depois.

O corpo de Joyce foi enterrado no Fluntern Cemetery perto de Zurique Zoo. Tenor suíço Max Meili cantou Addio terra, addio cielo de Monteverdi de L'Orfeo no serviço de enterro. Embora dois diplomatas seniores irlandeses foram na Suíça na época, nem compareceram ao funeral de Joyce, e mais tarde o governo irlandês recusou a oferta de Nora para permitir a repatriação de restos de Joyce. Nora, a quem Joyce tinha casado em Londres, em 1931, sobreviveu a ele por 10 anos. Ela está enterrado agora ao seu lado, como é seu filho George, que morreu em 1976.

Joyce e religião

LAG Strong, William T. Meio-dia, Robert Boyle e outros têm argumentado que Joyce, mais tarde na vida, reconciliada com a fé que ele rejeitou mais cedo na vida e que sua despedida com a fé foi sucedido por uma reunião não tão óbvio, e que Ulisses e Finnegans Wake são essencialmente expressões católicas. Da mesma forma, Hugh Kenner e TS Eliot viu entre as linhas de trabalho de Joyce a perspectiva de um cristão sério e que sob o verniz da obra encontra-se um resto de crença e atitude católica. Kevin Sullivan defende que, em vez de se reconciliar com a fé, Joyce nunca mais o deixou. Os críticos mantêm esta opinião insistem que Stephen, o protagonista do semi-autobiográfica um retrato do artista como um homem novo, assim como Ulisses, não é Joyce. Um tanto enigmaticamente, em uma entrevista depois de completar Ulysses, em resposta à pergunta "Quando você deixou a Igreja Católica", Joyce respondeu: "Isso é para a Igreja a dizer." Eamonn Hughes afirma que Joyce tem um abordagem dialética, tanto assentimento e negando, dizendo que Estêvão muito notado non serviam é qualificado - "Eu não servirei aquilo que eu já não acredito ...", e que o non serviam será sempre em relação Estêvão "Eu sou um servo ..." e Molly do "sim".

Umberto Eco compara Joyce à antiga vagantes episcopi (bispos vadios) nos Idade Média . Eles deixaram uma disciplina, não uma herança cultural ou uma maneira de pensar. Como eles, o escritor mantém o sentido de blasfêmia realizada como um ritual litúrgico.

Em qualquer caso, temos testemunhos de primeira mão que vem do início de Joyce, seu irmão Stanislaus Joyce, e sua esposa:

Minha mente rejeita toda a ordem social presente e do cristianismo-casa, as virtudes reconhecidas, classes de vida e doutrinas religiosas. [...] Há seis anos eu deixei a igreja católica, odiando-o mais fervorosamente. Eu achei que era impossível para mim permanecer nele por causa dos impulsos da minha natureza. Fiz guerra secreta em cima dele quando eu era um estudante e se recusou a aceitar as posições que me ofereceram. Ao fazer isso eu mesmo um mendigo fez, mas eu manteve o meu orgulho. Agora eu fazer guerra aberta sobre ele por que eu escrevo e digo e faço.

Separatista do meu irmão do catolicismo era devido a outros motivos. Ele sentiu que era imperativo que ele deve salvar a sua verdadeira vida espiritual de ser sobrepostas e esmagado por um falso que ele tinha crescido. Ele acreditava que os poetas na medida de seus dons e personalidade foram os repositórios da vida espiritual genuína de sua raça e os sacerdotes eram usurpadores. Detestava falsidade e acreditava na liberdade individual mais profundamente do que qualquer homem que eu já conheci. [...] O interesse que meu irmão sempre retido na filosofia da Igreja Católica surgiu do fato de que ele considerou a filosofia Católica ser a tentativa mais coerente para estabelecer uma estabilidade tal intelectual e material.

Quando estavam sendo feitas as providências para o enterro de Joyce, um padre católico oferecido um serviço religioso, que a esposa de Joyce Nora recusou, dizendo: "Eu não podia fazer isso com ele." No entanto, alguns críticos e biógrafos têm opinou ao longo das linhas de Andrew Gibson: "O moderno James Joyce pode ter vigorosamente resistiu ao poder opressivo da tradição católica Mas havia outro Joyce afirmou que sua lealdade a essa tradição, e nunca deixou, ou. queria deixá-la, atrás dele. " Também é conhecida a partir de testemunhos em primeira mão e sua própria escrita que Joyce assistiram a missa católica e ortodoxa Sagrada Liturgia, especialmente durante a Semana Santa, alegadamente por razões estéticas. Suas irmãs também notou sua presença Semana Santa e que ele não procurou dissuadi-los. Um amigo testemunhou-lo chorar "lágrimas secretas" ao ouvir as palavras de Jesus na cruz e outro acusou-o de ser um "crente no coração" por causa de sua freqüência na igreja.

Grandes obras

Dubliners

Frontispício dizendo 'Dublinenses, de James Joyce ", em seguida, um colophon, em seguida,' LONDRES / GRANT RICHARDS LTD. / Editoras.
A página de título da primeira edição do Dubliners

Experiências irlandesas de Joyce constituem um elemento essencial dos seus escritos, e fornecer todas as configurações para sua ficção e muito do seu assunto. Seu volume de início de contos, Dubliners, é uma análise penetrante da estagnação e paralisia da sociedade de Dublin. As histórias incorporam epifanias, uma palavra usada particularmente por Joyce, que para ele significava uma súbita consciência da "alma" de uma coisa.

Um retrato do artista quando jovem

Um Retrato do Artista Quando Jovem é uma reescrita quase completa do romance abandonado Stephen Hero. Joyce tentou queimar o manuscrito original em um acesso de raiva durante uma discussão com Nora, embora para seu alívio subsequente foi resgatado por sua irmã. A Künstlerroman, Retrato é um fortemente autobiográfico coming-of-age romance que descreve a infância e adolescência do protagonista Stephen Dedalus e seu crescimento gradual em auto-consciência artística. Algumas dicas de técnicas de Joyce freqüentemente empregadas em trabalhos posteriores, como fluxo de consciência, monólogo interior, e as referências a realidade psíquica de um personagem ao invés de para o seu entorno externos, são evidentes em toda esta novela. Joseph Strick dirigiu um filme do livro em 1977, estrelado por Luke Johnston, Bosco Hogan, McKenna e TP John Gielgud.

Exilados e poesia

Apesar do interesse no início do teatro, Joyce publicou apenas um jogo, Exilados, iniciadas logo após a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914 e publicado em 1918. Um estudo de uma relação de marido e mulher, o jogo olha para trás para The Dead (a história final em Dubliners) e encaminhar para Ulysses, que começou por volta de Joyce o tempo de composição do jogo.

Joyce também publicou uma série de livros de poesia. Sua primeira obra publicada maduro foi o broadside satírico "O Santo Ofício" (1904), no qual ele proclamou ser o superior de muitos membros proeminentes da Renascimento celta. Sua primeira coleção de poesia de comprimento total de Música de Câmara (referindo-se, Joyce explicou, ao som de urina bater no lado de um urinol) consistiu de 36 letras curtas. Esta publicação levou à sua inclusão no Imagist Anthology , editado por Ezra Pound , que era um campeão da obra de Joyce. Outros poesia Joyce publicou em sua vida inclui "gás de um queimador" (1912), Pomes Penyeach (1927) e "Ecce Puer" (escrito em 1932 para marcar o nascimento de seu neto ea recente morte de seu pai). Foi publicado pela Black Sun Press em Collected Poems (1936).

Ulysses

Página dizendo "Ulysses de James Joyce será publicado no Outono de 1921 por
Anúncio da publicação inicial de Ulysses.

Como ele estava concluindo o trabalho em Dubliners em 1906, Joyce considerou adicionar uma outra história que caracteriza um canvasser publicidade judeu chamado Leopold Bloom sob o título Ulisses. Embora ele não perseguir a idéia ainda mais no momento, ele finalmente começou a trabalhar em um romance usando tanto o título ea premissa básica em 1914. A escrita foi concluída em outubro de 1921. Três meses mais foram dedicados a trabalhar sobre as provas da livro antes de Joyce interrompido trabalho pouco antes de seu prazo auto-imposto, seu 40º aniversário (02 de fevereiro de 1922).

Graças a Ezra Pound, publicação de série da novela na revista O Little Review começou em 1918. Esta revista foi editada por Margaret Anderson e Jane Heap, com o apoio de John Quinn, um advogado com um interesse na arte experimental contemporânea e literatura de Nova Iorque. Infelizmente, esta publicação encontrou problemas de censura nos Estados Unidos; serialização foi interrompido em 1920, quando os editores foram condenados por publicação obscenidade. Embora a condenação foi baseada na "Nausicaä" episódio de Ulisses, The Little Review tinha alimentado o fogo da controvérsia com dada poeta Defesa Elsa von Freytag-Loringhoven de Ulysses em um ensaio "A mulher modesta." Romance de Joyce não foi publicado nos Estados Unidos até 1933.

Em parte devido a esta controvérsia, Joyce descobriu que é difícil conseguir uma editora para aceitar o livro, mas que foi publicado em 1922 por Sylvia Beach a partir de seu bem-conhecido Rive Gauche livraria, Shakespeare and Company. Uma edição Inglês publicado no mesmo ano pela mecenas de Joyce, Harriet Shaw Weaver, encontrou novas dificuldades com as autoridades dos Estados Unidos, e 500 exemplares que foram enviados para os Estados Unidos foram confiscadas e possivelmente destruídas. No ano seguinte, John Rodker produziu uma tiragem de mais 500, destinadas a substituir as cópias faltantes, mas estes foram queimados pelos costumes ingleses na Folkestone. Uma outra consequência do estatuto jurídico ambíguo do romance como um livro proibido foi que uma série de versões "bootleg" apareceu, mais notavelmente uma série de versões piratas do editor Samuel Roth. Em 1928, um mandado judicial contra Roth foi obtido e ele deixou de ser publicado.

Com o aparecimento de ambos Ulysses e TS Eliot poema 's, The Waste Land , 1922 foi um ano fundamental na história do idioma Inglês-modernismo literário. Em Ulisses, Joyce emprega fluxo de consciência, paródia, brincadeiras, e praticamente qualquer outra técnica literária criada para apresentar seus personagens. A ação do romance, que acontece em um único dia, 16 de junho de 1904, define os personagens e incidentes da Odisséia de Homero em Dublin moderno e representa Odisseu (Ulisses), Penelope e Telêmaco nos personagens de Leopold Bloom, sua esposa Molly Bloom e Stephen Dedalus, parodicamente contrastou com seus modelos elevados. O livro explora diversas áreas da vida Dublin, habitando em sua degradação e monotonia. No entanto, o livro também é um estudo carinhosamente detalhada da cidade, e Joyce afirmava que se Dublin fosse destruída por alguma catástrofe, poderia ser reconstruída, tijolo por tijolo, usando seu trabalho como modelo. A fim de alcançar este nível de precisão, Joyce usou a edição de 1904 da Directório de Thom-obra que listava os proprietários e / ou inquilinos de todos os imóveis residenciais e comerciais na cidade. Ele também bombardeados amigos que ainda vivem lá com pedidos de informações e esclarecimentos.

Joyce falar com os editores Sylvia Beach e Adrienne Monnier em Shakespeare & Co., Paris , 1920

O livro é composto por 18 capítulos, cada um cobrindo aproximadamente uma hora do dia, começando por volta de 08:00 e terminando algum tempo depois de duas horas na manhã seguinte. Cada capítulo emprega seu próprio estilo literário, e parodia um episódio específico da Odisséia de Homero. Além disso, cada capítulo está associada com uma cor, arte ou ciência específica, e órgão do corpo. Esta combinação de escrita caleidoscópica com uma estrutura esquemática formal de extrema torna o livro um importante contributo para o desenvolvimento da literatura modernista do século 20. O uso de mitologia clássica como uma estrutura de organização, o foco quase obsessivo em detalhe externo, ea ocorrência de ação significativa dentro das mentes dos personagens também têm contribuído para o desenvolvimento do modernismo literário. No entanto, Joyce queixou-se: "Eu posso ter oversystematised Ulisses," e minimizado as correspondências míticas pela eliminação dos títulos dos capítulos que tinham sido tomadas a partir de Homer.

Finnegans Wake

Ter um trabalho concluído em Ulisses, Joyce estava tão exausto que ele não escreveu uma linha de prosa por um ano. Em 10 de Março de 1923, informou um patrono, Harriet Weaver: "Ontem eu escrevi duas páginas, o primeiro que eu tenho desde o final do Sim Ulysses Tendo encontrado uma caneta, com alguma dificuldade eu copiei-los para fora em um grande manuscrito em uma folha dupla. de papel almaço para que eu pudesse lê-los. Il lupo Perde il cabelo ma non il vizio, dizem os italianos. O lobo pode perder a sua pele, mas não o seu vício ou o leopardo não pode mudar suas manchas. " Assim nasceu um texto que se tornou conhecido, em primeiro lugar, como Work in Progress e depois Finnegans Wake.

Em 1926 Joyce tinha completado as duas primeiras partes do livro. Naquele ano, ele conheceu Eugène e Maria Jolas que propuseram ir publicando o livro na sua transição revista. Para os próximos anos, Joyce trabalhou rapidamente sobre o novo livro, mas na década de 1930, desacelerou consideravelmente. Isto foi devido a uma série de fatores, incluindo a morte de seu pai em 1931, a preocupação com a saúde mental de sua filha Lucia e seus próprios problemas de saúde, incluindo a falta de visão. Muito do trabalho foi feito com a ajuda de jovens admiradores, incluindo Samuel Beckett . Durante alguns anos, Joyce alimentou o excêntrico plano de entregar o livro para seu amigo James Stephens para completar, com o fundamento de que Stephens nasceu no mesmo hospital que Joyce, exatamente uma semana depois, e compartilhou o primeiro nome de ambos Joyce e de alter-ego, um exemplo de Joyce de superstições de Joyce.

A reação ao trabalho foi mista, incluindo comentários negativos de antigos apreciadores da obra de Joyce, como Pound e irmão do autor, Stanislaus Joyce. A fim de contrariar esta recepção hostil, um livro de ensaios por apoiantes do novo trabalho, incluindo Beckett, William Carlos Williams e outros foi organizado e publicado em 1929 sob o título Nossa Exagmination Rodada Sua Factification para Incamination de Work in Progress. Em sua festa de aniversário 57th em casa os Jolases ', Joyce revelou o título final do trabalho e Finnegans Wake foi publicado em forma de livro em 4 de Maio de 1939. Mais tarde, outras observações negativas vieram à tona de médico e autor Hervey Cleckley, que questionou os outros significância tinha colocado sobre o trabalho. Em seu livro, The Mask of Sanity, Cleckley refere-se a Finnegans Wake como "uma coleção de 628 páginas, o jargão erudito indistinguíveis para a maioria das pessoas da salada palavra familiar produzido por pacientes hebefrênico nas divisões traseiras de qualquer hospital do estado."

Método de fluxo de consciência, alusões literárias e livres associações oníricas de Joyce foi levado ao limite em Finnegans Wake , que abandonou todas as convenções do enredo e construção de personagem e é escrito em uma linguagem peculiar e árdua, principalmente com base em trocadilhos multi-nível complexos. Esta abordagem é semelhante, mas muito mais extensa do que a usada por Lewis Carroll em Jabberwocky . Isso levou muitos leitores e críticos para aplicar a descrição de Joyce freqüentemente citada no despertar de Ulysses como seu "usylessly ilegível Livro Azul de Eccles" ao despertar em si. No entanto, os leitores têm sido capazes de chegar a um consenso sobre o elenco central de personagens e enredo geral.

Grande parte do jogo de palavras no livro deriva do uso de trocadilhos multilíngües que se baseiam em uma ampla variedade de idiomas. O papel desempenhado por Beckett e outros assistentes incluiu reunir palavras destes idiomas em cartões para Joyce usar e, como a visão de Joyce piorou, de escrever o texto de ditado do autor.

A visão da história defendida neste texto é muito fortemente influenciada por Giambattista Vico, ea metafísica de Giordano Bruno de Nola são importantes para a interação dos "personagens". Vico propunha uma visão cíclica da história, em que a civilização passou de caos, passaram por fases teocráticas, aristocráticas e democráticas e, em seguida resvalou novamente no caos. O exemplo mais óbvio da influência da teoria cíclica da Vico da história pode ser encontrada na abertura e fechamento palavras do livro. Finnegans Wake abre com as palavras "Correrrio, passado Eva e Adão, de desvio de costa a curva da baía, leva-nos por um vicus commodius de recirculação de volta ao Castelo de Howth e Entorno ". ("Vicus" é um trocadilho com Vico) e termina "A forma como um solitário um último um ente muito o." Em outras palavras, o livro termina com o início de um período, e inicia-se com o fim de o mesmo período, voltando-se o livro para uma grande ciclo. Na verdade, Joyce disse que o leitor ideal do Wake sofreria de "insônia ideal" e, sobre a realização do livro, se transformaria em uma página e começar de novo, e assim por diante em um ciclo interminável de leitura.

Legado

Bronze statue of Joyce standing in a coat and broadbrimmed hat. His head is cocked looking up, his left leg is crossed over his right, his right hand holds a cane, and his left is in his pants pocket, with the left part of his coat tucked back.
Estátua de James Joyce em North Earl Street,Dublin.

A obra de Joyce tem sido objecto de intenso escrutínio por estudiosos de todos os tipos. Ele também tem sido uma importante influência sobre escritores e estudiosos tão diversos como Samuel Beckett , Seán Ó Ríordáin, Jorge Luis Borges , Flann O'Brien, Salman Rushdie, Robert Anton Wilson, John Updike, David Lodge e Joseph Campbell. Ulysses foi chamado "uma demonstração e somatório de toda a [Modernista] movimento".

Alguns estudiosos, mais notavelmente Vladimir Nabokov, tenho sentimentos mistos sobre seu trabalho, muitas vezes defendendo um pouco de sua ficção enquanto condena outros trabalhos. Na opinião de Nabokov, Ulysses foi brilhante, Finnegans Wake horrível-uma atitude Jorge Luis Borges compartilhada.

A influência de Joyce também é evidente em outros campos do que a literatura. A frase "Três quarks para Muster Mark!" de Joyce em Finnegans Wake é a fonte da palavra " quark ", o nome de uma das partículas elementares, proposto pelo físico, Murray Gell-Mann em 1963. O filósofo francês Jacques Derrida escreveu um livro sobre o uso da linguagem em Ulysses , eo filósofo americano Donald Davidson tem escrito de forma semelhante em Finnegans Wake , em comparação com o Lewis Carroll. psicanalista Jacques Lacan usado escritos de Joyce para explicar o seu conceito de sinthoma . De acordo com Lacan, a escrita de Joyce é o cabo suplementar que manteve Joyce de psicose.

Em 1999, Time Magazine nomeou Joyce uma das 100 pessoas mais importantes do século 20, e afirmou; "Joyce ... revolucionou ficção do século 20". Em 1998, o Modern Library, editora americana de obras de Joyce, classificados Ulysses No. 1, Um Retrato do Artista Quando Jovem No. 3, e Finnegans Wake No. 77, em sua lista dos 100 melhores romances em língua Inglês do século 20.

O trabalho com a vida de Joyce é celebrado anualmente em 16 de junho, o Bloomsday, em Dublin e em um número crescente de cidades em todo o mundo, e estudos críticos em publicações acadêmicas, como o James Joyce Quarterly , continue. Ambos usos populares e acadêmicas da obra de Joyce foram prejudicados por restrições impostas por Stephen J. Joyce, neto e executor literário de sua propriedade de Joyce. Em 1 de Janeiro de 2012, essas restrições foram diminuídas pelo termo de proteção de direitos autorais para grande parte do trabalho publicado de James Joyce.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=James_Joyce&oldid=548065141 "