Jamie Foxx
Você sabia ...
Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?
Jamie Foxx | |
---|---|
Foxx promoção Discrição em Julho de 2005 | |
Nome de nascença | Eric Marlon Bishop |
Nascido | 13 de dezembro de 1967 Terrell, Texas, Estados Unidos |
Médio | Stand-up, cinema , televisão , música |
Nacionalidade | Americana |
Anos ativos | 1992-presente |
Gêneros | Comédia preta, Comédia musical, Sátira / Sátira política, Comédia observacional, Comédia caráter, Comédia Azul |
Assunto (s) | As relações raciais, o racismo, Cultura africano-americano, cultura pop , sexualidade humana, Política americana, eventos atuais, autodepreciação |
Obras e papéis notáveis | Em Living Colour Jamie King em O Jamie Foxx Show Alvin Sanders em Isca Drew Bundini 'Brown em Todos Ray Charles em Raio O tenente Henry Purcell em Discrição Sargento. Sykes em Jarhead Curtis Taylor Jr. em Dreamgirls |
Site | Site oficial |
Eric Marlon Bishop (nascido em 13 de dezembro de 1967), conhecido profissionalmente como Jamie Foxx, é um americano ator , R & B cantor, stand-up comedian, e falar apresentador de rádio. Como ator, seu trabalho no filme Ray ganhou o prêmio da Academia e BAFTA Award de Melhor Ator, bem como a Golden Globe Award de Melhor Ator em um musical / comédia. Ele também é um Vencedor do Grammy músico, produzindo dois álbuns que traçou altamente sobre a Billboard 200: Imprevisível, que liderou as paradas, e Intuição.
Infância
Foxx nasceu como Eric Marlon Bishop em 13 de dezembro de 1967, em Terrell, Texas. Ele é o filho de Louise Annette Talley Dixon e Darrell Bishop. Foxx foi abandonado sete meses após o nascimento, e posteriormente foi adotado e criado em Terrell por pais adotivos de sua mãe, Estelle e Mark Talley. Terrell era uma comunidade racialmente segregadas no momento. Foxx teve um rigoroso Batista educação e começou de piano aulas na idade de cinco por ordens de sua avó. Como um adolescente, ele era um pianista e líder coro a tempo parcial em New Hope Baptist Church de Terrell.
Foxx participaram Terrell High School, onde ele recebeu as melhores notas, jogou basquete e futebol como quarterback, e tinha a ambição de jogar para o Dallas Cowboys. Ele foi o primeiro jogador na história da escola para passar para mais de 1.000 jardas. Ele também cantou em uma banda chamada Leather and Lace. Depois de concluir o ensino médio, Foxx recebeu uma bolsa para United States International University, onde estudou música clássica e composição. Ele tem muitas vezes reconheceu a influência de sua avó em sua vida como uma das maiores razões para o seu sucesso.
Início de carreira e In Living Colour
Depois de aceitar um ousar namorada, Foxx contava piadas e fiz impressões em aberto noite microfone de um clube de comédia em 1989. Quando ele descobriu que humoristas mulheres eram frequentemente chamado pela primeira vez para executar, ele mudou seu nome para Jamie Foxx, sentindo que era um ambíguo o suficiente nomear para não permitir quaisquer preconceitos. Ele escolheu o seu sobrenome como uma homenagem ao comediante Redd Foxx. Além disso a sua recorrência Em caráter Living Colour LaWanda nomes com Redd amigo e colega de trabalho compartilhada, LaWanda página.
Foxx se juntou ao elenco de In Living Colour em 1991 e, posteriormente, desempenhou um papel recorrente na comédia-drama comédia Roc. De 1996 a 2001, Foxx estrelou seu próprio seriado O Jamie Foxx Show, e em 1992 ele fez sua estréia no cinema.
Carreira cinematográfica
Foxx fez sua estréia no cinema na comédia 1992 Brinquedos. Seu primeiro papel dramático veio em 1999 o filme de Oliver Stone Um Domingo Qualquer, onde ele interpretava um jogador americano festeiro futebol. Ele foi escalado para o papel, em parte por causa de sua experiência como jogador de futebol. Foxx, desde então, evoluiu para um ator dramático respeitados. Seguindo Um Domingo Qualquer, Foxx foi caracterizado como motorista de táxi Max Durocher no filme Collateral ao lado Tom Cruise, pelo qual recebeu comentários pendentes e uma nomeação para o Academy Award de Melhor Ator Coadjuvante. Seu desempenho de destaque, no entanto, foi sua interpretação de Ray Charles no biopic Ray (2004), pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator eo BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal.
Foxx é o segundo homem na história a receber duas indicações ao Oscar que actuam no mesmo ano para dois filmes diferentes, Garantia e Ray. O único outro ator masculino para alcançar este foi Al Pacino . Em 2005, Foxx foi convidado a integrar o Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Na sequência destes sucessos, Foxx apareceu em Jarhead, Miami Vice, e Dreamgirls, que foram sucessos de bilheteria, e levantou seu perfil ainda maior como uma estrela em Hollywood financiáveis. 2007 trouxe-lhe o papel principal no filme O oposto Unido Chris Cooper, Jennifer Garner e Ashraf Barhom.
Em setembro de 2007, Foxx foi premiado com uma estrela na Hollywood Walk of Fame. Ele disse que, ao receber a honra, "[foi] um dos dias mais incríveis da minha vida."
Em abril de 2009, Foxx interpretou o papel principal no filme dramático The Soloist.
Música
Foxx começou a estudar piano aos cinco anos. Em 1994, Foxx lançou um álbum (no Fox gravadora) intitulado Peep This. Sua carreira musical mudou para uma marcha mais alta, quando, em 2004, ele foi destaque no rapper A canção de Twista, " Lento Jamz ", que também contou com Kanye West. A canção chegou a número um em os EUA Billboard Hot 100 singles chart, bem como o número três na UK Singles Chart. A segunda colaboração de Foxx com Kanye West, " Gold Digger ", em que ele cantou o" I Got a Woman " Ray Charles-influenciou gancho, foi direto para o número um na Billboard Hot 100, e lá permaneceu por 10 semanas. Em 2005, Foxx foi destaque no single "Georgia" por Atlanta rappers Ludacris e Campo Mob. A canção amostrados Ray Charles 'hit " Georgia on My Mind ".
Foxx lançou seu segundo álbum de estúdio, Imprevisível, em dezembro de 2005. Ele estreou no número dois, vendendo 598.000 cópias em sua primeira semana. Na semana seguinte, o álbum subiu para número um, vendendo um adicional de 200 mil cópias. Até à data, o álbum já vendeu 1,98 milhões de cópias nos Estados Unidos, e foi certificada dupla Platina pela RIAA. O álbum também alcançou no UK Albums Chart, onde alcançou a posição número nove. Foxx se tornou o quarto artista a ter ganho um Oscar por um papel de ator e ter alcançado um álbum gravado número um em os EUA. (Os outros três para realizar esta façanha foram Frank Sinatra, Bing Crosby, e Barbra Streisand.) O primeiro single de Foxx do álbum, a faixa-título "Unpredictable" (featuring Ludacris), amostras " Wildflower "por Novo Nascimento. A canção atingiu um pico dentro do top 10 da Billboard Hot 100 e também fez o Reino Unido gráfico top 20 singles. O segundo single US do álbum foi "DJ Jogue uma canção de amor", que se reuniu com Foxx Twista. No Reino Unido, no entanto, o segundo single foi "Extravaganza", que viu Foxx mais uma vez colaborar com Kanye West. Ele não foi, no entanto, destaque no videoclipe da canção.
No 2006 Black Entertainment Television (BET) Awards, Foxx ganhou Melhor Dueto / Colaboração com Kanye West por "Gold Digger" e amarrado com Mary J. Blige de "Be Without You" para vídeo do ano. Em 8 de dezembro de 2006, Foxx recebeu quatro indicações ao Grammy, que incluiu Melhor R & Performance B por um Duo ou Grupo com Vocais para Mudanças do amor que caracterizam Mary J. Blige, Melhor R & B do álbum de Imprevisível, Melhor Performance de Rap por um Duo ou Grupo para a Geórgia por Ludacris & Campo Mob com Jamie Foxx, e Melhor Colaboração Rap / Sung para Imprevisível com Ludacris.
Em 22 de janeiro de 2007, Foxx estava em Sirius Satellite Radio, anunciando seu novo canal O Foxxhole. O canal possui programas de talk-rádio, stand-up álbuns de comédia e música principalmente por artistas Africano-Americano, e apresenta muito do próprio material de Foxx também. O Jamie Foxx Show, próprio programa de variedades talk-radio de Foxx, vai ao ar sexta-feira noites no O Foxxhole, e dispõe de Johnny Mack, Speedy, A Poetisa, Lewis Dix, e TDP, como seus co-anfitriões. Os hóspedes incluem músicos populares, atores e comediantes do companheiro.
Ele gravou uma canção com superstars país Rascal Flatts intitulado "Ela vai todo o caminho" para o seu álbum, Ainda se sente bem. Foxx também realizada vocais de fundo para o artista / compositor Tank. Ele e The-Dream são caracterizados Plies '" Desculpe por favor minhas mãos. "Ele também apareceu no remix de Ne-Yo " Miss Independent ", intitulada" Ela tem seu próprio. "A pista também apresenta Fabolous. Foxx, em seguida, colaborou com o rapper The Game na faixa "Around The World".
Foxx lançou seu terceiro álbum intitulado Intuição em 2008, com artistas como Kanye West, TI, Lil Wayne, e T-Pain. O primeiro single do álbum, " Just Like Me ", com TI, foi promovido por um vídeo dirigido por Brett Ratner e com uma aparência por Taraji P. Henson. O segundo single " Blame It "apresentou T-Pain e se tornou um top 5 único no Billboard Hot 100 e um single número um na Billboard Hot R & B / Hip-Hop Songs. O "Blame It" vídeo musical, dirigido por Hype Williams, apresenta aparições por Forest Whitaker, Samuel L. Jackson, Ron Howard, Quincy Jones, e Jake Gyllenhaal , entre outros. Foxx também foi destaque no single de TI " Live in the Sky ", do álbum Rei.
Em 06 de abril de 2009 Foxx cantou a música George Strait "You Look So Good in Love" no Estreito Artista da Década George All-Star Concert. Foxx foi um fã de música country por muitos anos.
Jamie Foxx sediou a 2009 BET cerimônia de premiação em 28 de junho de 2009, que contou com várias homenagens a estrela pop Michael Jackson , que havia morrido três dias antes do show. Além de executar " Blame It "com T-Pain e " Ela tem seu próprio "com Ne-Yo e Fabolous, Foxx abriu o show com uma interpretação de Jackson " Beat It "dançar rotina e fechou o show com um cover de The Jackson 5 do " Eu estarei lá ", com Ne-Yo. Foxx declarou durante a cerimônia," Queremos celebrar este homem negro. Ele pertence a nós e nós compartilhamos ele com todo mundo. "
Foxx lançou seu quarto álbum, Melhor noite da minha vida, em 21 de dezembro de 2010. O primeiro single é " Vencedor ", caracterizando Justin Timberlake e TI. O segundo single é "Viver melhor agora" rapper caracterizando Rick Ross e é o terceiro single "Fall For Your Type" do rapper Drake.
Vida pessoal
Foxx, sendo do Texas, é um fã do Dallas Mavericks.
Foxx tem uma filha, Corinne Bishop, que nasceu em 1994. O ex- Jamie Foxx Show co-estrela Garcelle Beauvais-Nilon fez um anúncio público sobre The Wendy Williams Show afirmando que Foxx tem um segundo filho. Foxx foi manchado com o bebê em Miami para Véspera de Ano Novo de 2010, e foi revelado para ser uma menina.
Foxx realizado um anúncio de serviço público para Fazer alguma coisa para promover as unidades de alimentos nas comunidades locais.
Discografia
- Peep This (1994)
- Unpredictable (2005)
- Intuição (2008)
- Best Night of My Life (2010)
Tours
- O tour Unpredictable (2006)
- O Blame It Tour (2009)
Filmografia
Ano | Filme | Papel | Notas |
---|---|---|---|
1992 | Brinquedos | Padeiro | |
1996 | A Verdade Sobre Cães e Gatos | Ed | |
The Great White Hype | Hassan El Ruk'n | ||
1997 | Booty Call | Bunz | |
1998 | Os jogadores de Club | Azul | |
1999 | Segurado | Michael | |
Um Domingo Qualquer | Willie Beamen | Nomeadas - Prêmio BET de Melhor Ator Coadjuvante Nomeadas - MTV Movie Award de Melhor Breakthrough Performance Masculina | |
2000 | Isca | Alvin Sanders | |
2001 | Data do Céu | ||
Todos | Drew Bundini 'Brown | Prêmio BET de Melhor Ator Coadjuvante NAACP Image Award de Melhor Ator Coadjuvante em um Filme | |
2003 | Sombra | Larry Jennings | |
2004 | Breakin 'todas as regras | Quincy Watson | Nomeadas - Prêmio BET de Melhor Ator, Musical ou Comédia |
Colateral | Max | Prêmio BET de Melhor Ator Coadjuvante Washington DC Area Film Critics Association Award de Melhor Ator Coadjuvante Nomeadas - Academy Award de Melhor Ator Coadjuvante Nomeadas - BAFTA Award de Melhor Ator Coadjuvante Nomeadas - Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Ator Coadjuvante Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante - Filme Nomeadas - NAACP Image Award de Melhor Ator Coadjuvante em um Filme Nomeadas - Online Film Critics Society Award de Melhor Ator Coadjuvante Nomeadas - Satellite Award de Melhor Ator Coadjuvante - Filme Nomeadas - Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor Coadjuvante | |
Raio | Ray Charles | Oscar de melhor ator BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal Prêmio BET de Melhor Ator Boston Society of Film Critics Award de Melhor Ator Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Ator Florida Film Critics Circle Award de Melhor Ator Golden Globe Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia Kansas City Film Critics Circle Award de Melhor Ator Las Vegas Film Critics Society Award de Melhor Ator London Film Critics Circle Award de Melhor Ator NAACP Image Award de Melhor Ator em um Filme National Board of Review Award de Melhor Ator Sociedade Nacional de Críticos de Cinema Award de Melhor Ator Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Ator Satellite Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor no papel principal Seattle Film Critics Association Award de Melhor Ator Vancouver Film Critics Circle Award de Melhor Ator Washington DC Area Film Critics Association Award de Melhor Ator Nomeadas - MTV Movie Award de Melhor Performance Masculino Nomeadas - Online Film Critics Society Award de Melhor Ator Nomeadas - Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme | |
Redemption: The Stan Tookie Williams História | Tookie | Prêmio BET de Melhor Ator, Rede / TV a cabo NAACP Image Award de Melhor Ator em Filme para Televisão, Minissérie ou Especial Dramático Satellite Award de Melhor Ator - Minissérie ou Filme de Televisão Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Ator - Minissérie ou Filme de Televisão Nomeadas - Independent Spirit Award de Melhor Macho chumbo Nomeadas - Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor em Minissérie ou Filme para Televisão | |
2005 | Discrição | O tenente Henry Purcell | |
Jarhead | Sargento. Sykes | Nomeadas - Prêmio Preto Filme de Melhor Ator Coadjuvante | |
2006 | Miami Vice | Ricardo Tubbs | |
Dreamgirls | Curtis Taylor, Jr. | Nomeadas - Prêmio BET de Melhor Ator Nomeadas - NAACP Image Award de Melhor Ator em um Filme Nomeadas - Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme | |
2007 | O Reino | Ronald Fleury | |
2009 | The Soloist | Nathaniel Ayers | Nominated- Preto Reel Awards- Melhor Ator |
Law Abiding Citizen | Nick Arroz | Nominated- APOSTE Awards- Melhor Ator Nominated- Imagem Awards- Melhor Ator em um Filme | |
2010 | Dia dos Namorados | Kelvin Briggs | |
Due Date | Darryl | ||
2011 | Kane & Lynch | James Seth Lynch | |
Horrible Bosses | |||
Rio |
Prêmios e indicações
Television Awards
- Image Awards
- 1998, Melhor Ator em Série de Comédia: O Jamie Foxx Show
- 1999, Melhor Ator em Série de Comédia: The Jamie Foxx Show (nomeado)
- 2000, Melhor Ator em Série de Comédia: The Jamie Foxx Show (nomeado)
- 2001, Melhor Ator em Série de Comédia: The Jamie Foxx Show (nomeado)
Prêmios de música
- American Music Awards
- 2009, R & B / Soul Artista Masculino Favorito (nomeado)
- 2006, R Favorita & B / Soul Artista Masculino (vencedor)
- 2006, R Favorita & B / Soul Álbum: Imprevisível (nomeado)
- Prémios BET
- 2006, Melhor Macho R & B Artist (nomeado)
- 2006, Melhor Colaboração ("Imprevisível") com Ludacris (nomeado)
- 2009, Melhor Colaboração ("Blame It") com T-Pain (Vencedor)
- 2009, Vídeo do Ano: ("Blame It") (nomeado)
- 2009, Melhor Macho R & B Artist (nomeado)
- Grammy Awards
- 2010, Melhor Performance R & B por um Duo ou Grupo ("Blame It") com T-Pain (vencedor)
- 2010, Melhor R & B Contemporâneo Album (intuição) (nomeado)
- 2010, Melhor Canção R & B ("Blame It") (nomeado)
- 2007, Melhor Colaboração Rap / Sung ("Imprevisível") com Ludacris (nomeado)
- 2007, o desempenho por um Duo ou Grupo ("Georgia") Melhor Rap com Ludacris & Field Mob (nomeado)
- 2007, Melhor Performance R & B por um Duo ou Grupo ("Mudanças do amor") com Mary J. Blige (nomeado)
- 2007, Melhor Álbum R & B (Imprevisível) (nomeado)
- 2006, Melhor Colaboração Rap / Sung ("Jamz lenta") com Twista e Kanye West (nomeado)
- 2006, Melhor Macho R & B Vocal Desempenho ("Creepin") (nomeado)
- Image Awards
- 2009, Artista Masculino Extraordinária (vencedor)
- 2006 Artista Masculino Extraordinária (vencedor)
- Prémios MOBO Awards
- 2006, Melhor R & B Act (nomeado)
- MTV Video Music Awards
- 2006, Melhor Vídeo Hip-Hop: "Gold Digger" com Kanye West (nomeado)
- 2006, Melhor Ringtone: "Gold Digger", com Kanye West (nomeado)
- 2006, Melhor R & B Vídeo: "Unpredictable" com Ludacris (nomeado)
- 2004, a MTV2 Award: "Lento Jamz" com Twista e Kanye West (nomeado)
- Alma Train Awards
- 2009, Gravação do Ano: "Blame It" (vencedor)
- 2009, Álbum do Ano: Intuição (nomeado)
- 2007, Melhor R & B / Soul Album, Masculino: Imprevisível (vencedor)
- 2006, Melhor Vídeo Musical: "Gold Digger", com Kanye West (vencedor)
- 2006, Melhor R & B / Soul Dança Cut: "Gold Digger", com Kanye West (nomeado)
- Vibe Prêmios
- 2005, Melhor Collabo: "Gold Digger", com Kanye West (nomeado)
- 2004, Melhor Collabo: "Jamz lenta" com Twista e Kanye West (nomeado)
Filme / Awards TV
- Cerimónia dos Óscares
- 2004 Nomeada Melhor Ator Coadjuvante - Collateral
- 2004, ganhou Melhor Ator - Ray
- Prémios BAFTA
- De 2005, ganhou o melhor desempenho por um ator em um papel principal - Ray
- 2004 Nomeado Melhor Performance de um Ator Coadjuvante - Collateral
- Prémios BET
- 2006 Nomeada Melhor Ator
- 2005 Ganhou Melhor Ator
- Black Movie Awards
- 2006 Nomeado Performance de um Ator Coadjuvante - Jarhead
- Preto Reel Prêmios
- 2007 Indicado - Melhor Ator - Dreamgirls
- 2005, ganhou Melhor Ator, Drama - Ray
- 2004 Ganhou Melhor Ator - Redemption: The Stan Tookie Williams Story (TV)
- 2004 Ganhou Melhor Ator Coadjuvante - Collateral
- 2004 Nomeado - Best Actor, Musical ou Comédia - Breakin 'All The Rules
- 2002, Won Teatral - Melhor Ator Coadjuvante - Ali
- 2000 Indicado - Melhor Ator Coadjuvante - Um Domingo Qualquer
- Blockbuster Entertainment Awards
- 2000 Nomeado - Favorite Ator Coadjuvante - Drama - Um Domingo Qualquer
- Boston Society of Film Critics Prêmios
- 2004, ganhou Melhor Ator - Ray
- Broadcast Film Critics Association Awards
- 2005, ganhou Critics Choice Award de Melhor Ator - Ray
- 2004, Critics Choice Award Indicado melhor ator coadjuvante - Collateral
- Críticos Florida Film Awards Círculo
- 2004, ganhou o prêmio de Melhor Ator FFCC - Ray
- Globos de Ouro
- 2005 Ganhou o Globo de Ouro Melhor Performance de um Ator em um Filme - Comédia ou Musical - Ray
- 2004 Indicado ao Globo de Ouro Melhor Performance por um Ator em Minissérie ou Filme Feito para Televisão - Redemption: The Stan Tookie Williams Story (TV)
- 2004 Nomeado Melhor Performance de um Ator Coadjuvante em um Filme - Collateral
- Hollywood Film Festival
- 2004, Won Hollywood Breakthrough Breakthrough Award Ator
- Image Awards
- De 2007, o ator proeminente Nomeado em um Filme - Dreamgirls
- 2005 Ganhou Melhor Ator em um Filme - Ray
- 2004 Ganhou Melhor Ator em Filme de Televisão, Minissérie ou Especial Dramático - Redemption: The Stan Tookie Williams Story (TV)
- 2004 Nomeada Melhor Ator Coadjuvante em um Filme - Collateral
- 2002 Ganhou Melhor Ator Coadjuvante em um Filme - Ali
- 2001, Actor Nomeado em Série Comédia - "The Jamie Foxx Show"
- 2000, Actor Nomeado em Série Comédia - "The Jamie Foxx Show"
- 1999, Actor Nomeado em Série Comédia - "The Jamie Foxx Show"
- 1998, Actor Nomeado em Série Comédia - "The Jamie Foxx Show"
- Independent Spirit Awards
- 2005 Nomeado Melhor Chumbo Masculino - Redemption: The Stan Tookie Williams Story (TV)
- Kansas City Film Critics Circle Prêmios
- De 2005, ganhou Melhor Ator - Ray (2004 / I)
- Choice Awards Kids '
- 2001 Nomeado Televisão Favorita Ator - "The Jamie Foxx Show"
- 2000 Nomeado Televisão Favorita Ator - "The Jamie Foxx Show"
- Críticos Las Vegas Film Society Prêmios
- 2005, Won Sierra Award de Melhor Ator - Ray
- London Critics Circle Film Award
- 2005, Won ALFS Award Ator do Ano - Ray
- MTV Movie Awards
- 2005 Nomeado Melhor Performance Masculino - Ray
- 2000 Nomeado Performance Masculina Breakthrough - Um Domingo Qualquer
- Movieguide
- 2005, Won Graça prêmio mais Inspiring Televisão Representação - Redemption: The Stan Tookie Williams Story (TV)
- National Board of Review
- 2004, ganhou Melhor Ator - Ray
- Sociedade Nacional de Críticos de Cinema Prêmios
- De 2005, ganhou Melhor Ator - Ray
- Online Film Critics Society Prémios
- 2005 Nomeada Melhor Ator - Ray
- 2004 Ganhou Melhor Ator Coadjuvante - Collateral
- Prémios Peoples Choice Awards
- 2008, Nomeado Favorita Leading Man
- 2006 Nomeado Favorita Leading Man
- Críticos Phoenix Film Society Prêmios
- 2004, ganhou melhor desempenho por um ator em um papel principal - Ray
- Prism Prêmios
- De 2005, Desempenho Ganhou em um Longa-Metragem - Ray
- Satellite Awards
- 2005, Won Ouro Satellite Award de Melhor Ator em Minissérie ou Filme Feito para Televisão - Redemption: The Stan Tookie Williams Story (TV)
- 2004 Ganhou Melhor Ator em um Filme, Comédia ou Musical - Ray
- 2004 Nomeado Ouro Satellite Award de Melhor Ator Coadjuvante, Drama - Collateral
- Screen Actors Guild Awards
- 2007, Actor Nomeado Performance de um Elenco em um Filme - Dreamgirls
- 2005, Won Ator Performance de um Actor em um papel principal - Ray
- 2004, Actor Nomeado Performance de um Elenco em um Filme - Ray
- 2004 Nomeado Performance de um Actor Coadjuvante - Collateral
- 2004 Nomeado Performance de um Actor numa Minissérie ou Filme para Televisão - Redemption: The Stan Tookie Williams Story (TV)
- Seattle Film Critics Prêmios
- 2004, ganhou Melhor Ator - Ray
- Film Critics Association Awards Sudeste
- 2004, ganhou Melhor Ator - Ray
- Prémios TV Land
- 2007 Nomeado Pequeno Ecrã / Big Star Tela
- 2006 Nomeado Pequeno Ecrã / Big Star Tela
- Teen Choice Awards
- 2007 Nomeado escolha do filme: Liplock - Dreamgirls
- 2005 Nomeado Escolha Filme Ator: Drama - Ray
- Vancouver Film Critics Circle
- De 2005, ganhou Melhor Ator - Ray
- Críticos Washington DC Area Film Association Awards
- 2004, ganhou Melhor Ator - Ray
- 2004 Ganhou Melhor Ator Coadjuvante - Collateral