Conteúdo verificado

Japão

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Japão
  • 日本国
  • Nippon-koku
  • Nihon-koku
Círculo vermelho centrado em um retângulo branco. Círculo dourado subdividido por cunhas douradas com bordas exteriores arredondados e linhas pretas finas.
Bandeira Selo imperial
Anthem:
  • " Kimigayo "
  • "君が代"
Seal Governo do Japão
  • Selo do escritório do primeiro-ministro e do Governo do Japão
  • 五七桐(Go-Shichi nenhum Kiri)
Capital
e maior cidade
Tóquio
35 ° 41'N 139 ° 46'E
Línguas oficiais Nenhum
Línguas regionais reconhecidas
  • Aynu ITAK
  • Línguas Ryukyuan
  • Médio japonês
  • Ocidental japonês
  • vários outros Dialetos japoneses
Língua nacional Japonês
Grupos étnicos ( )
  • 98,5% japonesa
  • 0,5% Coreano
  • 0,4% Chinês
  • 0,6% outros
Demonym Japonês
Governo Unitária democracia parlamentar sob monarquia constitucional
- Imperador Akihito
- O primeiro-ministro Shinzo Abe,
Legislatura Dieta Nacional
- Casa de cima Câmara de Vereadores
- Lower casa Câmara dos Deputados
Formação
- Dia da Fundação Nacional 11 de fevereiro de 660 aC
- Constituição Meiji 29 de novembro de 1890
- Constituição atual 03 de maio de 1947
- São Francisco
Tratado de Paz
28 de abril de 1952
Área
- Total 377,944 km 2 ( 62)
145.925 sq mi
- Água (%) 0,8
População
- 2012 estimativa 126.659.683 ( 10)
- Censo 2010 128056026
- Densidade 337,1 / km 2 ( 36)
873,1 mi / sq
PIB ( PPP) 2013 estimativa
- Total 4779 bilião dólares ( 4)
- Per capita $ 37,525 ( 23)
PIB (nominal) 2013 estimativa
- Total $ 5,150 trilhões ( 3)
- Per capita $ 40,442 ( 14)
Gini (2008) 37,6
médio
HDI (2013) Aumentar 0,912
muito alto 10
Moeda Yen (¥) / En (円 ou 圓) ( JPY )
Fuso horário JST ( UTC + 9)
- Summer ( DST) não observada ( UTC + 9)
Formato de data
  • aaaa-mm-dd
  • aaaa 年 m 月 d 日
  • Era aa年m月d日( CE-1988)
Unidades no esquerda
Chamando código +81
Código ISO 3166 JP
TLD Internet .jp

Japão / ə p æ n / ( Japonês: 日本 Nippon ou Nihon; formalmente 日本国 Sobre este som Nipónico-koku ou Nihon-koku, literalmente, "[o] Estado do Japão") é uma ilha nação em Leste da Ásia. Localizado no Oceano Pacífico , encontra-se ao leste do Mar do Japão, China, Coréia do Norte , Coréia do Sul e Rússia , que se estende desde o Mar de Okhotsk, no norte, até o Mar da China Oriental e Taiwan , ao sul. O caracteres que compõem o nome do Japão significa "sol-origem", razão pela qual o Japão é às vezes referido como o " Terra do Sol Nascente ".

O Japão é um arquipélago de 6.852 ilhas. Os quatro maiores ilhas são Honshu, Hokkaido, Kyushu, e Shikoku, que em conjunto representam cerca de noventa e sete por cento da área terrestre do Japão. O Japão tem o mundo a décima maior população, com mais de 127 milhões de pessoas. Honshu de Maior Área de Tokyo, que inclui o de facto capital de Tokyo e vários circundante prefeituras, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.

A pesquisa Archaeological indica que os povos viveram no Japão tão cedo quanto o Período paleolítico superior. A primeira menção escrita de Japão está em história chinesa textos do século 1 dC. Influência de outras nações seguidas de longos períodos de isolamento caracterizou a história do Japão . A partir do século 12 até 1868, o Japão foi governado por sucessivas ditaduras militares feudais (Shogunates) no nome do Imperador. Japão entrou em um longo período de isolamento no início do século 17, o que só foi terminado em 1853, quando uma frota Estados Unidos pressionou o Japão a abrir para o Ocidente. Quase duas décadas de conflito interno e insurreição seguidas antes do Imperador Meiji foi restaurada como chefe de Estado em 1868 eo Império do Japão foi proclamada, com o imperador como um símbolo divino da nação. No final dos anos 19 e início do século 20, a vitória na Primeira Guerra Sino-Japonesa, o Guerra Russo-Japonesa e da Primeira Guerra Mundial permitiu Japão para expandir seu império durante um período de crescente militarismo. O Segunda Guerra Sino-Japonesa de 1937 expandiu-se em parte da II Guerra Mundial , em 1941, que chegou ao fim em 1945 na sequência da bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki. Desde adoptar a sua revista constituição em 1947, Japão manteve uma unitária monarquia constitucional com um imperador e uma legislatura eleita chamada Diet.

A grande potência econômica, o Japão tem o mundo a terceira maior economia pelo PIB nominal eo mundo quarta maior economia pela paridade de poder aquisitivo. É também o mundo o quarto maior exportador e o quarto maior importador. Embora o Japão tem oficialmente renunciou a seu direito de declarar a guerra, mantem uma força militar moderna com a sexto maior orçamento militar, utilizado para funções de auto-defesa e manutenção da paz. Após Singapore , Japão tem a menor taxa de homicídios (incluindo tentativa de homicídio) no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde do Japão, As mulheres japonesas tem o segundo maior a expectativa de vida de qualquer país do mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas , o Japão também tem o terceiro menor taxa de mortalidade infantil.

Etimologia

O Inglês palavra Japão deriva da pronúncia chinesa do nome japonês, 日本, pronunciado Nippon Sobre este som ouço ou Nihon Sobre este som ouço em japonês. A pronúncia Nippon é mais formal, e é em japonês utilizado para fins mais oficiais, incluindo eventos esportivos internacionais.

Do Restauração Meiji até o final da II Guerra Mundial , o título completo do Japão foi Dai Nippon Teikoku (大日本帝國), que significa "o . Império do Grande Japão "Hoje o nome Nipónico-koku ou Nihon-koku (日本国) é usado como um moderno-dia formal, equivalente; países como o Japão, cuja forma longa não contém uma denominação descritiva são geralmente dado um nome anexado pela koku personagem (国), que significa "país", "nação" ou "estado".

Os japoneses se referem a si mesmos como Nihonjin (日本人) e à sua língua como Nihongo (日本語). Tanto a Nippon e Nihon significa "sol-origem" e são muitas vezes traduzida como Terra do Sol Nascente. Esta nomenclatura vem Missões japonesas para a China Imperial e refere-se à posição do Japão para o leste em relação à China. Antes Nihon entrou em uso oficial, o Japão era conhecido como Wa (倭) ou Wakoku (倭国).

A palavra Inglês para o Japão veio para o Ocidente via rotas de comércio adiantados. O início Mandarin ou possivelmente Wu Chinês (吳語) pronúncia do Japão foi gravada por Marco Polo como Cipangu. Em moderna Xangai, um dialeto Wu, a pronúncia de caracteres 日本 'Japão' é zeppen [Zəʔpən]. O velho Palavra malaia para o Japão, Jepang, foi emprestado de um dialeto chinês litoral sul, provavelmente Fukienese ou Ningpo, e esta palavra malaia foi encontrado por Comerciantes portugueses em Malaca no século 16. Comerciantes portugueses foram os primeiros a trazer a palavra para a Europa. Ele foi o primeiro gravado em Inglês, em uma carta 1565, soletrado Giapan.

História

Pré-história e história antiga

O Golden Hall e cinco andares pagode de Hōryū-ji, um dos mais antigos edifícios de madeira do mundo, Tesouros nacionais, e uma Património Mundial da UNESCO

A Cultura paleolítica ao redor 30.000 BC constitui a primeira morada conhecida do arquipélago japonês. Isto foi seguido de cerca de 14.000 aC (o início do Período de Jomon) por um Mesolítico para Semi-sedentários Neolítico cultura de caçadores-coletores, que incluem antepassados de tanto o contemporâneo Povo Ainu e Pessoas de Yamato, caracterizadas por habitação e agricultura rudimentar pit. Vasos de barro decorados deste período são alguns dos exemplos mais antigos da sobrevivência da cerâmica no mundo. Cerca de 300 aC, o Pessoas Yayoi começaram a entrar nas ilhas japonesas, misturando com o Jōmon. O Período de Yayoi, começando por volta de 500 aC, viu a introdução de práticas como humedecida arroz cultivo, um novo estilo de cerâmica e metalurgia , introduzido da China e Coréia.

Japão aparece pela primeira vez na história escrita no chinês Livro de Han. De acordo com Registros dos Três Reinos, o reino mais poderoso no arquipélago durante o século 3 foi chamado Yamataikoku. O budismo foi introduzido pela primeira vez para o Japão a partir de Baekje da Coréia , mas o subsequente desenvolvimento de Budismo japonês foi influenciado principalmente pela China. Apesar da resistência inicial, o budismo foi promovido pela classe dominante e ganhou ampla aceitação a partir do Período Asuka (592-710).

O Período Nara (710-784) do século 8 marcou o surgimento de um Estado forte japonês, centrado em uma corte imperial em Heijō-kyo (moderno Nara). O período de Nara é caracterizada pelo aparecimento de uma nascente literatura, assim como o desenvolvimento da arte de inspiração budista e arquitetura. A varíola epidemia de 735-737 se acredita ter matado tanto quanto um terço da população do Japão. Em 784, Imperador Kammu mudou a capital de Nara para Nagaoka-kyo antes de se mudar para Heian-kyo (moderno Kyoto) em 794.

Isto marcou o início do Período Heian (794-1185), durante o qual uma cultura japonesa distintamente indígena surgiu, conhecida pela sua arte, poesia e prosa. Lady Murasaki de O Conto de Genji e as letras de hino nacional do Japão Kimigayo foram escritas durante este tempo.

Budismo começou a se espalhar durante a era Heian principalmente através de duas principais seitas, Tendai por Saichō, e Shingon por Kūkai. Budismo da Terra Pura ( Jodo-shu, Jodo Shinshu) torna-se muito popular na última metade do século 11.

Era feudal

O Genpei guerra resultou no declínio da aristocracia e estabelecimento de primeira ditadura militar; o Kamakura shogunate.

Era feudal do Japão foi caracterizada pelo surgimento e domínio de uma classe dominante de guerreiros, os samurai. Em 1185, após a derrota do Clã Taira no Guerra Genpei, cantada no épico Conto de Heike, samurai Minamoto no Yoritomo foi nomeado shogun e estabeleceu uma base de poder no Kamakura. Após sua morte, o Hōjō clã chegou ao poder como regentes para os shoguns. O Escola Zen do Budismo foi introduzido da China no Período Kamakura (1185-1333) e tornou-se popular entre a classe samurai. O Kamakura shogunate repelidos Invasões mongóis em 1274 e 1281, mas foi derrubado pelo Imperador Go-Daigo. Go-Daigo foi derrotado por si próprio Ashikaga Takauji em 1336.

Ashikaga Takauji estabelece o xogunato Muromachi em, Quioto. É um começo de Período Muromachi (1336-1573). O Ashikaga shogunate recebe glória na era da Ashikaga Yoshimitsu, ea cultura baseada no Zen Budismo (art de Miyabi) tem prosperado. Ele evolui para Higashiyama Cultura, e prosperou até o século 16. Por outro lado, o shogunato Ashikaga sucedendo não conseguiu controlar os senhores da guerra feudais ( daimyo), e de uma guerra civil (o Onin Guerra) começou em 1467, abrindo o século longo Período Sengoku ("Estados Guerreiros").

Osaka Castle desempenhou um papel importante na unificação do Japão no século 16. Durante este tempo, os castelos japoneses evoluiu em sua forma mais conhecida.

Durante o século 16, os comerciantes e Jesuíta missionários de Portugal chegou ao Japão pela primeira vez, iniciando direta e comercial intercâmbio cultural entre o Japão eo Ocidente. Oda Nobunaga conquistou muitos outros daimyo utilizando a tecnologia europeia e armas de fogo; depois que ele foi assassinado em 1582, o seu sucessor Toyotomi Hideyoshi unificou a nação em 1590. Hideyoshi invadiu a Coréia duas vezes, mas seguintes derrotas por coreanos e Ming forças chinesas e morte de Hideyoshi, tropas japonesas foram retirados em 1598. Esta idade é chamado Período Azuchi-Momoyama (1573-1603).

Tokugawa Ieyasu atuou como regente de Hideyoshi de filho e usou sua posição para ganhar apoio político e militar. Quando a guerra aberta eclodiu, ele derrotou clãs rivais na Batalha de Sekigahara em 1600. Ieyasu foi nomeado shogun em 1603 e estabeleceu o Tokugawa shogunate em Edo (Tokyo moderno). O shogunato Tokugawa adoptado medidas, incluindo buke Shohatto, como um código de conduta para controlar os daimyo autónomas; e em 1639, o isolacionista sakoku ("país fechado") política que durou dois séculos e meio de unidade política tênue conhecido como Período Edo (1603-1868). O estudo das ciências ocidentais, como conhecido rangaku, continuou através do contato com o enclave holandês na Dejima em Nagasaki. O período Edo também deu origem a kokugaku ("estudos nacionais"), o estudo do Japão pelos japoneses.

Era moderna

Em 1853, Commodore Matthew Perry e seu desembarque no partido Yokohama para atender Comissários do Shogun.

Em 31 de março de 1854, Commodore Matthew Perry eo " Black Ships "da Marinha dos Estados Unidos forçaram a abertura de Japão ao mundo exterior com o Convenção de Kanagawa. Tratados posteriores semelhantes com os países ocidentais no Período Bakumatsu trouxe crises econômicas e políticas. A demissão do shogun levou à Guerra Boshin eo estabelecimento de um Estado centralizado nominalmente unificados sob o imperador (o Restauração Meiji).

Adotando instituições políticas, judiciais e militares ocidentais, os Gabinete organizou a Conselho Privado, introduziu o Meiji Constituição, e montou o Dieta Imperial. A Restauração Meiji transformou o Império do Japão em uma potência mundial industrializado que perseguiu conflito militar para expandir sua esfera de influência. Depois de vitórias no Primeira Guerra Sino-Japonesa (1894-1895) e do Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), o Japão ganhou o controle de Taiwan, Coreia e da metade sul do Sakhalin. A população do Japão cresceu de 35 milhões em 1.873-70.000.000 em 1935.

Imperador Meiji (1868-1912), em cujo governo imperial nome era restaurado no final do Tokugawa shogunate

O início do século 20 viu um breve período de " Democracia Taishō "ofuscada pela crescente expansionismo e militarização. Primeira Guerra Mundial permitiu Japão, no lado do vitorioso Aliados, a ampliar a sua influência e terras arrendadas territoriais. Ele continuou sua política expansionista ocupando Manchúria, em 1931; como resultado de condenação internacional dessa ocupação, Japão demitiu-se da Liga das Nações , dois anos depois. Em 1936, o Japão assinou o Pacto Anti-Comintern com a Alemanha nazista , e 1940 Pacto Tripartite fez uma das potências do Eixo. Em 1941, o Japão negociou o Pacto de Neutralidade soviético-japonês.

O Império do Japão invadiu outras partes da China em 1937, precipitando a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945). O Exército Imperial Japonês rapidamente capturou a capital Nanjing e conduziu a Massacre de Nanquim. Em 1940, o Império, em seguida, invadiu a Indochina francesa, após o que os Estados Unidos colocou um embargo de petróleo ao Japão. Em 7 de dezembro de 1941, o Japão atacou a base naval dos EUA em Pearl Harbor e declarou guerra, trazendo os EUA na II Guerra Mundial. Após Invasão soviética da Manchúria e da bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki em 1945, Japão concordou a uma rendição incondicional em 15 de agosto. O custo guerra do Japão e o resto do Milhões Grande Ásia Oriental Esfera de Co-Prosperidade de vidas e deixou grande parte da indústria da nação e de infra-estruturas destruídas. O Aliados (liderados por os EUA) repatriaram milhões de Japonês étnicos de colônias e acampamentos militares em toda a Ásia, eliminando grande parte do império japonês e restaurar a independência dos seus territórios conquistados. Os Aliados também convocou a Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente em 3 de Maio de 1946 a processar alguns líderes japoneses para crimes de guerra . No entanto, o unidades de investigação bacteriológicos e membros da família imperial envolvidos na guerra foram exonerados de processos criminais por parte do Comandante Supremo Aliado apesar dos pedidos de ensaios para ambos os grupos.

Em 1947, o Japão adotou uma nova constituição enfatizando as práticas democráticas liberais. O Ocupação aliada terminou com a Tratado de San Francisco em 1952 e Japão foram concedidos a sociedade nos United Nations em 1956. Japão mais tarde alcançado rápido crescimento para se tornar a segunda maior economia do mundo, até superada pela China em 2010. Esta terminou em meados dos anos 1990, quando o Japão sofreu uma grande recessão. No início do século 21, um crescimento positivo já sinalizou uma recuperação económica gradual. Em 11 de março de 2011, o Japão sofreu o terremoto mais forte da sua história registrada; este desencadeou a Fukushima Daiichi desastre nuclear, um dos piores desastres na história da energia nuclear .

Governo e política

Imperador Akihito e Imperatriz Michiko

O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do Imperador é muito limitado. Como uma figura cerimonial, que é definido pela Constituição como "o símbolo do Estado e da unidade do povo". A alimentação é realizada principalmente pelo O primeiro-ministro do Japão e de outros membros eleitos da Dieta, enquanto soberania é investido no povo japonês. Akihito é o atual imperador do Japão; Naruhito, príncipe herdeiro do Japão, permanece como o próximo na linha de sucessão ao trono.

Órgão legislativo do Japão é o Dieta Nacional, um parlamento bicameral. A dieta consiste de um Câmara dos Deputados com 480 assentos, eleitos por voto popular a cada quatro anos ou quando dissolvida, e um Casa dos Conselheiros de 242 assentos, cujos membros eleitos pelo voto popular mandatos de seis anos. Tem sufrágio universal para adultos com mais de 20 anos de idade, com um voto secreto para todos os cargos eletivos. A dieta é dominada pelo liberal sociais Partido Democrático do Japão eo conservador Partido Liberal Democrático (LDP). O PDL tem desfrutado de perto o sucesso eleitoral contínuo desde 1955, exceto por um breve período de 11 meses entre 1993 e 1994, e de 2009 a 2012. Ele detém 294 assentos na câmara baixa e 83 assentos na Câmara Alta.

O primeiro-ministro do Japão é o chefe de governo e é nomeado pelo imperador depois de ser designado pela Dieta de entre os seus membros. O primeiro-ministro é o chefe do Gabinete, e ele nomeia e demite o Ministros de Estado. Após a vitória esmagadora do PLD no 2012 eleição geral, Shinzo Abe, substituído Yoshihiko Noda como o primeiro-ministro em 26 de dezembro de 2012. Apesar de o primeiro-ministro é formalmente nomeado pelo Imperador, a Constituição do Japão exige explicitamente o Imperador de nomear quem quer que seja designado pela Dieta.

Historicamente influenciado pela A lei chinesa, o Sistema legal japonês desenvolvida de forma independente durante o Período de Edo através de textos, tais como Kujikata Osadamegaki. No entanto, desde o final do século 19 o sistema judicial tem sido amplamente baseada no direito civil da Europa, nomeadamente a Alemanha. Por exemplo, em 1896, o governo japonês estabeleceu um código civil baseado em um esboço do Alemão BGB; com modificações pós-Segunda Guerra Mundial, o código permanece em vigor. Lei Orgânica origina na legislatura do Japão e tem a carimbo de borracha do Imperador. A Constituição exige que o Imperador promulgar legislação aprovada pela Dieta, sem especificamente dando-lhe o poder de se opor a legislação. Sistema de tribunais do Japão é dividido em quatro níveis básicos: o Suprema Corte e três níveis de tribunais inferiores. O corpo principal da lei estatutária japonesa é chamado de Seis códigos.

Relações Exteriores e militares

JDS Kongo (DDG-173) míssil guiado destroyer lançamento de um Padrão Missile 3 mísseis anti-balísticos.

O Japão é um membro da G8, APEC, e " ASEAN Mais Três ", e é um dos participantes no Oriente Cúpula da Ásia. Japão assinou um pacto de segurança com a Austrália em Março de 2007 e com a Índia em outubro de 2008. É o terceiro maior doador do mundo de assistência oficial ao desenvolvimento, depois dos Estados Unidos e da França, a doação de US 9,48 bilhões dólares americanos em 2009.

Japão tem estreitas relações económicas e militares com os Estados Unidos; o EUA-Japão aliança de segurança atua como a pedra angular da política externa da nação. Um Estado membro das Nações Unidas desde 1956, o Japão tem servido como um não-permanente do Conselho de Segurança para um membro total de 20 anos, mais recentemente em 2009 e 2010. É um dos Nações G4 buscando membro permanente no Conselho de Segurança.

O Japão está envolvido em várias disputas territoriais com seus vizinhos: com a Rússia sobre o Sul Kuril Islands, com a Coreia do Sul sobre os Rochas Liancourt, com a China e Taiwan sobre a Ilhas Senkaku, e com a China sobre o ZEE em torno de Okinotorishima. O Japão também enfrenta uma disputa com a Coreia do Norte ao longo deste último sequestro de cidadãos japoneses e sua armas nucleares e programa de mísseis (ver também conversações a seis ).

Japão mantém um dos maiores orçamentos militares de qualquer país do mundo. Japão contribuiu com tropas não combatentes para a guerra do Iraque , mas posteriormente retirou suas forças. O Japão Maritime Self-Defense Force é um participante regular em Rimpac exercícios marítimos.

Os militares do Japão é restringida pelo Artigo 9 da Constituição japonesa, que renuncia ao direito do Japão a declarar guerra ou usar a força militar em disputas internacionais. Os militares do Japão é governado pelo Ministério da Defesa, e consiste principalmente do Japão Força Terrestre de Autodefesa (JGSDF), a Força de Autodefesa Marítima Japão (JMSDF) eo Japan Air Self-Defense Force (JASDF). As forças foram recentemente usados em operações de manutenção da paz; o envio de tropas para o Iraque marcou o primeiro uso no exterior de militares do Japão desde a Segunda Guerra Mundial. Nippon Keidanren apelou ao governo para levantar o embargo à exportação de armas para que o Japão pode participar de projetos multinacionais, tais como a Joint Strike Fighter.

Divisões administrativas

Japão é composto por quarenta e sete prefeituras, cada um supervisionado por um governador eleito, legislativo e burocracia administrativa. Cada prefeitura é dividido em cidades, vilas e aldeias. A nação está atualmente passando administrativa reorganização, fundindo muitas das cidades, vilas e aldeias com o outro. Este processo irá reduzir o número de sub-regiões administrativas prefeitura e deve reduzir custos administrativos.

Tōkyō MetropolisTōkyō MetropolisRegiões e províncias do Japão 2.svg
Sobre esta imagem

Geografia

Mapa topográfico da Arquipélago japonês

Japão tem um total de 6.852 ilhas que se estende ao longo da Costa do Pacífico da Ásia Oriental. O país, incluindo todas as ilhas que controla, fica entre as latitudes 24 ° e 46 ° N e longitudes 122 ° e 146 ° E. As principais ilhas, de norte a sul, são Hokkaidō, Honshu, Shikoku e Kyushu. O Ilhas Ryukyu, incluindo Okinawa, são uma cadeia ao sul de Kyushu. Juntos, eles são muitas vezes conhecido como o Arquipélago japonês.

Cerca de 73 por cento do Japão é arborizada e montanhosa, e inadequado para agrícola, industrial, ou uso residencial. Como resultado, as zonas habitáveis, localizadas principalmente em áreas costeiras, têm densidades populacionais extremamente elevadas. Japão é um dos mais países do mundo mais densamente povoada.

As ilhas do Japão estão localizados em um vulcânica na zona Anel de Fogo do Pacífico. Eles são principalmente o resultado de grandes movimentos oceânicos que ocorrem ao longo de centenas de milhões de anos a partir de meados da década de Silurian para o Pleistoceno como resultado do subducção do Placa do Mar das Filipinas sob o continental Placa e Amurian Placa Okinawa, ao sul, e de subducção do Placa do Pacífico sob a Placa de Okhotsk, ao norte. Japão foi originalmente ligado à costa oriental do continente euro-asiático. As placas de subducção puxado Japão para o leste, abrindo a Mar do Japão cerca de 15 milhões de anos atrás.

Japão tem 108 vulcões ativos. Terremotos destrutivos, muitas vezes resultando em tsunami , ocorrem várias vezes a cada século. O 1923 terremoto de Tóquio matou mais de 140.000 pessoas. Mais grandes terremotos recentes são de 1995 Grande terremoto Hanshin eo 2011 terremoto de Tohoku, um terremoto de 9,0 graus na escala Richter que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, e provocou um grande tsunami. Em 24 de Maio de 2012, terremoto de magnitude 6,1 atingiu a costa do nordeste do Japão. No entanto, nenhum tsunami foi gerado.

Clima

Flores de cerejeira de Monte Yoshino tem sido objecto de muitas peças e poesia waka.
Folhas de bordo do outono ( momiji) a Kongobu-Ji em Monte Koya, um Património Mundial da UNESCO.

O clima do Japão é predominantemente temperado, mas varia muito de norte a sul. Características geográficas do Japão dividi-lo em seis principais zonas climáticas: Hokkaido, Mar do Japão, Highland Central, Seto Inland Sea, Oceano Pacífico, e as Ilhas Ryukyu. A zona mais a norte, Hokkaido, tem um clima continental úmido, com invernos frios e longos e muito quentes para esfriar verões. A precipitação não é pesado, mas as ilhas geralmente se desenvolvem snowbanks profundas no inverno.

Na zona do Mar do Japão na costa oeste de Honshu, ventos do inverno noroeste trazer uma forte nevasca. No verão, a região é mais frio do que a região do Pacífico, embora às vezes experimenta temperaturas extremamente quentes, devido à vento foehn. O Highland Central tem um clima típico do interior continental úmido, com grandes diferenças de temperatura entre verão e inverno, e entre o dia ea noite; precipitação é leve, embora os invernos são geralmente nevado. As montanhas do Chugoku e Shikoku regiões abrigam mar interno de Seto dos ventos sazonais, trazendo clima ameno durante todo o ano.

A costa do Pacífico dispõe de um clima subtropical úmido que experimenta invernos mais amenos com queda de neve ocasional e verões quentes e úmidos por causa do vento sazonal sudeste. As ilhas Ryukyu têm um clima subtropical , com invernos quentes e verões quentes. A precipitação é muito pesado, especialmente durante a estação chuvosa. Os geralmente úmidos, exposições de clima temperado marcada variação sazonal, como o desabrochar das flores de cerejeira primavera, as chamadas da cigarra verão e cores da queda folhagem que são celebrados em arte e literatura.

A temperatura média do inverno no Japão é de 5,1 ° C (41,2 ° F) e a temperatura média no verão é de 25,2 ° C (77,4 ° F). A temperatura mais alta já medida em Japan- 40,9 ° C (105,6 ° F) -foi registrados em 16 de agosto de 2007. A principal estação chuvosa começa no início de maio, em Okinawa, e frente a chuva se desloca gradualmente para norte até chegar a Hokkaido, no final de julho. Na maioria de Honshu, a estação chuvosa começa antes de meados de junho e dura cerca de seis semanas. No final do verão e início do outono, tufões costumam trazer chuva forte.

Biodiversidade

O Macacos japoneses na Jigokudani primavera quente são notáveis para visitar o spa no inverno.

Japão tem nove floresta ecorregiões que refletem o clima ea geografia das ilhas. Eles variam desde florestas húmidas de folha larga subtropicais no Ryūkyū e Ilhas Bonin, a folhosas temperadas e florestas mistas nas regiões de clima ameno das ilhas principais, a florestas temperadas de coníferas nos, porções frias das ilhas do norte do inverno. Japão tem mais de 90.000 espécies de animais selvagens, incluindo o urso marrom, o Macaque japonês, o Cachorro de guaxinim japonês, eo Salamandra gigante japonesa. Uma grande rede de parques nacionais foi estabelecido para proteger áreas importantes da flora e fauna, bem como trinta e sete Zonas húmidas de Ramsar. Quatro locais foram inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO pela sua excepcional valor natural.

Ambiente

No período de rápido crescimento econômico após a Segunda Guerra Mundial, as políticas ambientais foram subestimados pelo governo e corporações industriais; Como resultado, poluição ambiental era difundida na década de 1950 e 1960. Respondendo à crescente preocupação sobre o problema, o governo introduziu várias leis de proteção ambiental em 1970. A crise do petróleo em 1973 também encorajou o uso eficiente de energia devido à falta de recursos naturais do Japão. Questões ambientais atuais incluem a poluição do ar urbano ( NOx, partículas em suspensão e substâncias tóxicas), gestão de resíduos , água eutrofização, a conservação da natureza, as alterações climáticas, gestão de químicos e cooperação internacional para a conservação.

O Japão é um dos líderes mundiais no desenvolvimento de novas tecnologias respeitadoras do ambiente, e é classificada como a 20a melhor do mundo em 2010 Índice de Desempenho Ambiental. Como signatária do Protocolo de Quioto , e anfitrião da conferência de 1997, que o criou, o Japão tem a obrigação tratado para reduzir as suas emissões de dióxido de carbono e tomar outras medidas para travar as alterações climáticas.

Economia

O Bolsa de Tóquio, a maior bolsa de valores na Ásia.

Algumas das características estruturais para o crescimento econômico do Japão desenvolvidas no período Edo, tais como a rede de rotas de transporte, por estrada e água, ea contratos de futuros, bancário e de seguros da Corretores de arroz Osaka. Durante o período Meiji de 1868, o Japão expandiu economicamente com o abraço da economia de mercado. Muitas das empresas de hoje foram fundadas na época, e do Japão emergiu como a nação mais desenvolvida na Ásia. O período de crescimento real da economia global desde a década de 1960 à década de 1980 tem sido chamado de Japonês milagre econômico do pós-guerra: a média foi de 7,5 por cento em 1960 e 1970, e 3,2 por cento na década de 1980 e início de 1990.

Crescimento desacelerou acentuadamente na década de 1990 durante o que os japoneses chamam a década perdida, em grande parte por causa dos efeitos posteriores da Bolha de preços de ativos japonesa e as políticas nacionais destinadas a torcer excessos especulativos das ações e mercados imobiliários. Os esforços do governo para reavivar o crescimento econômico teve pouco sucesso e foram ainda mais dificultada pela desaceleração global em 2000. A economia mostrou fortes sinais de recuperação após 2005; O crescimento do PIB nesse ano foi de 2,8 por cento, superando as taxas de crescimento de os EUA ea União Europeia durante o mesmo período.

A partir de 2012, o Japão é a terceira maior economia nacional do mundo, depois dos Estados Unidos e da China, em termos de PIB nominal , e a quarta maior economia nacional do mundo, depois dos Estados Unidos, China e Índia, em termos de paridade de poder aquisitivo. A partir de janeiro de 2011, do Japão dívida pública foi mais do que 200 por cento do seu produto interno bruto anual, o maior de qualquer nação no mundo. Em agosto de 2011, De classificação Moody cortou rating de longo prazo da dívida soberana do Japão um nível de Aa3 para Aa2 em linha com o tamanho do déficit e endividamento nível do país. A grandes défices orçamentais e da dívida pública desde a recessão global de 2009 e seguido por terremoto e tsunami março 2011 fez o rebaixamento do rating. O setor de serviços responde por três quartos do produto interno bruto.

Japão tem uma grande capacidade industrial, e é o lar de alguns dos maiores e mais tecnologicamente avançados produtores de veículos automóveis, produtos eletrônicos , máquinas-ferramenta, aço e metais não-ferrosos, navios, substâncias químicas, têxteis e alimentos processados. Empresas agrícolas no Japão cultivar 13 por cento das terras do Japão, eo Japão é responsável por quase 15 por cento da pesca mundial, perdendo apenas para a China. A partir de 2010, a força de trabalho do Japão consistiu de alguns 65.900.000 trabalhadores. O Japão tem uma baixa taxa de desemprego de cerca de quatro por cento. Quase um em cada seis japoneses, ou 20 milhões de pessoas, viviam na pobreza em 2007. Habitação no Japão é caracterizada pela limitada oferta de terras em áreas urbanas.

Um plug-in carro híbrido fabricado pela Toyota, uma das maiores montadoras do mundo. O Japão é o segundo maior produtor de automóveis do mundo.

As exportações do Japão somaram US 4.210 dólares per capita em 2005. principais mercados de exportação do Japão são a China (18,88 por cento), Estados Unidos (16,42 por cento), Coréia do Sul (8,13 por cento), Taiwan (6,27 por cento) e Hong Kong (5,49 por cento) como de 2009. Seus principais produtos de exportação são equipamentos de transporte, veículos automóveis, eletrônica, maquinaria elétrica e produtos químicos. Principais mercados de importação do Japão a partir de 2009 são a China (22,2 por cento), os EUA (10,96 por cento), Austrália (6,29 por cento), Arábia Saudita (5,29 por cento), Emirados Árabes Unidos (4,12 por cento), Coréia do Sul (3,98 por cento) e Indonésia (3,95 por cento).

Principais produtos importados do Japão são máquinas e equipamentos, combustíveis fósseis , produtos alimentares (em especial carne), produtos químicos, têxteis e matérias-primas para suas indústrias. Por medidas de quota de mercado, os mercados domésticos são os menos aberto de qualquer País da OCDE. A administração de Junichiro Koizumi começou algumas reformas pró-concorrência e investimento estrangeiro no Japão aumentou.

Japão ocupa o 12º de 178 países em 2008 Facilidade para fazer negócios e índice tem uma das menores receitas fiscais do mundo desenvolvido. A variante japonesa do capitalismo tem muitas características distintas: keiretsu empresas são influentes, e emprego vitalício e progressão na carreira baseada em antiguidade são relativamente comuns no Ambiente de trabalho japonês. As empresas japonesas são conhecidas por métodos de gestão como " A Toyota Way ", e o ativismo dos acionistas é raro.

Algumas das maiores empresas no Japão incluem Toyota, Nintendo , NTT DoCoMo, Canon, Honda, Takeda Pharmaceutical, Sony , Panasonic, Toshiba, Afiado, Nippon Steel, Nippon Oil, e Seven & I Holdings Co .. Ele tem alguns dos maiores bancos do mundo, eo Tokyo Stock Exchange (conhecida por sua Nikkei 225 e Índices TOPIX) se destaca como o segundo maior do mundo pela capitalização de mercado. Japão é o lar de 326 empresas do Forbes Global 2000 ou 16,3 por cento (em 2006).

Ciência e Tecnologia

O Módulo Japanese Experiment (Kibo) na Estação Espacial Internacional .

Japão é uma nação líder na investigação científica, em especial nas tecnologias, máquinas e pesquisa biomédica. Cerca de 700 mil pesquisadores compartilham uma US $ 130 bilhões do orçamento de pesquisa e desenvolvimento, a terceira maior do mundo. O Japão é líder mundial em pesquisa científica fundamental, tendo produzido dezesseis prêmios Nobel em qualquer física, química ou medicina, três medalhas Fields, e um ganhador do Prêmio Gauss. Alguns dos mais proeminentes contribuições tecnológicas do Japão estão nas áreas de eletrônica, automóveis, máquinas, engenharia sísmica, industriais robótica, óptica , produtos químicos, semicondutores e metais. Japão é líder mundial em produção e uso de robótica, possuindo mais de metade (402.200 de 742.500) de robôs industriais do mundo.

O Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) é do Japão agência espacial; ele conduz espaço, planetário, e pesquisa aviação, e lidera o desenvolvimento de foguetes e satélites. É um participante na Estação Espacial Internacional : o Módulo Experimental Japonês (Kibo) foi adicionado à estação durante Space Shuttle voos de montagem em 2008. Os planos do Japão na exploração espacial incluem: o lançamento de uma sonda espacial para Vênus , Akatsuki ; desenvolver a Mercury Magnetospheric Orbiter para ser lançado em 2013; ea construção de uma base lunar até 2030.

Em 14 de setembro de 2007, ele lançou explorador lunar " SELENE "( Sel enológica e En engenha- E xplorer) em um H-IIA (Modelo H2A2022) foguete portador do Centro Espacial Tanegashima. SELENE é também conhecido como Kaguya , depois de a princesa lunar de A conto do cortador de bambu . Kaguya é a maior missão lunar desde o Programa Apollo. seu objectivo é recolher dados sobre a origem da Lua e evolução . Ele entrou em uma órbita lunar em 04 de outubro, voando a uma altitude de cerca de 100 km (62 milhas). A missão da sonda foi terminou quando ele foi deliberadamente deixado de funcionar por JAXA para a Lua em 11 de Junho de 2009.

Infra-estrutura

Nozomi Shinkansen ou "Bullet Train 'emestação de Tóquio

A partir de 2008, 46,4 por cento da energia no Japão é produzido a partir do petróleo, 21,4 por cento a partir do carvão, 16,7 por cento a partir de gás natural, 9,7 por cento a partir de energia nuclear, e 2,9 por cento de energia hidrelétrica. A energia nuclear produzida 25,1 por cento da eletricidade do Japão, a partir de 2009. No entanto, a partir de 05 de maio de 2012, todas as usinas nucleares do país tinha sido tirado do ar por causa da oposição da opinião pública em curso na sequência do desastre nuclear de Fukushima Daiichi, embora funcionários do governo têm sido contínua para tentar influenciar a opinião pública a favor de retornar pelo menos alguns dos 50 reatores nucleares do Japão ao serviço. Dada a sua forte dependência de energia importada, o Japão tem objetivo de diversificar as suas fontes e manter elevados níveis de eficiência energética.

Gastos estrada do Japão tem sido intensa. Seus 1,2 milhões de quilómetros de estradas pavimentadas são os principais meios de transporte. Uma única rede de alta velocidade, dividida, de acesso limitado estradas com portagem conecta grandes cidades e é operado por empresas de cobrança de pedágio. Carros novos e usados ​​são baratos; taxas de propriedade de carro e taxas de combustível são usados ​​para promover a eficiência energética. No entanto, em apenas 50 por cento de toda a distância percorrida, o uso do automóvel é o mais baixo de todos os países do G8.

Dezenas de empresas ferroviárias japonesas competir nos mercados de transporte de passageiros locais e regionais; grandes empresas incluem sete empresas JR, Kintetsu Corporation, Seibu Railway e Keio Corporation. Cerca de 250 de alta velocidade trens Shinkansen conectar principais cidades e trens japoneses são conhecidos por sua segurança e pontualidade. Propostas para uma nova rota Maglev entre Tóquio e Osaka estão em um estágio avançado. Existem 173 aeroportos no Japão; o maior aeroporto doméstico, Aeroporto de Haneda, é o aeroporto mais movimentado da segunda-Ásia. Os maiores gateways internacionais são o Aeroporto Internacional de Narita, o Aeroporto Internacional de Kansai e Chubu Centrair Aeroporto. Nagoya porta é maior e mais movimentado do país, representando 10 por cento do valor comercial do Japão.

Demografia

Ainu, um étnicos minoritários pessoas provenientes do Japão
Casamento japonês no Meiji Shrine

A população do Japão é estimado em cerca de 127,3 milhões, com 80% da população que vive em Honshu. sociedade japonesa é linguisticamente e culturalmente homogêneo, composto de 98,5% japoneses étnicos, com pequenas populações de trabalhadores estrangeiros. zainichi Coreanos, zainichi chineses, Filipinos, brasileiros em sua maioria descendentes de japoneses , e os peruanos principalmente descendentes de japoneses estão entre os pequenos grupos minoritários no Japão. Em 2003, havia cerca de 134.700 ocidental americana não Latina e 345.500 expatriados latino-americanos, dos quais 274.700 eram brasileiros (que dizem ser descendentes principalmente japoneses, ou Nikkeijin , juntamente com seus cônjuges), a maior comunidade de ocidentais.

O grupo étnico nativo mais dominante é o povo Yamato; grupos minoritários principais incluem os indígenas Ainu e Ryukyuan povos, bem como grupos minoritários sociais como o burakumin . Há pessoas de ascendência mista incorporados entre o 'étnica japonesa' ou Yamato, tais como os de Ogasawara Arquipélago, onde cerca de um décimo da população japonesa pode ter europeu, americano, Micronésia e / ou fundos polinésia, com algumas famílias voltando para cima para sete gerações. Apesar da crença generalizada de que o Japão é etnicamente homogênea (em 2009, os trabalhadores não-naturalizados estrangeiros representavam apenas 1,7% da população total), também por causa da ausência de etnia e / ou estatísticas de corrida para cidadãos japoneses, em menos uma análise descreve o Japão como uma sociedade multiétnica, por exemplo, John Lie. No entanto, esta afirmação é recusada por muitos setores da sociedade japonesa, que ainda tendem a preservar a idéia do Japão sendo uma sociedade monocultural e com esta ideologia da homogeneidade, tradicionalmente rejeitou qualquer necessidade de reconhecer as diferenças étnicas no Japão, mesmo que essas afirmações têm sido rejeitado por essas minorias étnicas como o Ainu e Ryukyuan pessoas. O ex-primeiro-ministro japonês , Taro Aso, foi uma vez descrito Japão como sendo uma nação de "uma raça, uma civilização, uma língua e uma cultura".

O Japão tem a mais longa global expectativa de vida ao nascer de qualquer país do mundo:. 83,5 anos para as pessoas nascidas no período de 2010-2015 O população japonesa está envelhecendo rapidamente, como resultado de um baby boom pós-Segunda Guerra Mundial, seguido por uma diminuição na taxas de natalidade. Em 2009, cerca de 22,7 por cento da população era mais de 65 anos, em 2050, quase 40 por cento da população terá 65 anos e mais, como projetado em dezembro de 2006.

As mudanças na estrutura demográfica criaram uma série de questões sociais, nomeadamente um declínio potencial na população força de trabalho e aumento do custo das prestações sociais, como o plano de previdência pública. Um número crescente de japoneses mais jovens estão preferindo não se casar ou ter famílias. Em 2011, a população do Japão caiu para um quinto ano, uma queda de 204 mil pessoas a 126.240.000 pessoas. Este é o maior declínio desde pelo menos 1947, o primeiro ano para o qual estão disponíveis dados do governo. As 204.000 mortes incluídos 15.844 mortos e 3.451 desaparecidos deixou pelo tsunami.

A população do Japão deverá cair para 95 milhões até 2050, demógrafos e planejadores do governo está atualmente em um debate acalorado sobre como lidar com este problema. Imigração e nascimento incentivos são, por vezes sugerida como uma solução para fornecer os trabalhadores mais jovens para apoiar o envelhecimento da população do país . Japão aceita um fluxo constante de 15.000 novos cidadãos japoneses por naturalização (帰化) por ano. De acordo com ACNUR, em 2012, o Japão aceitou apenas 18 refugiados para a reinstalação, enquanto os EUA levou em 76.000.

Japão sofre de uma elevada taxa de suicídio. Em 2009, o número de suicídios ultrapassou 30.000 para o ano em linha reta XII. O suicídio é a principal causa de morte em pessoas com menos de 30.


Religião

Torii deItsukushima, pertode Hiroshima, uma dastrês vistas de Japão e um Patrimônio Mundial da UNESCO

Japão goza de plena liberdade religiosa, baseada no artigo 20 de sua Constituição. Estimativas superiores sugerem que 84-96 por cento da população japonesa se ​​inscrever para o budismo ou xintoísmo , incluindo um grande número de seguidores de um sincretismo de ambas as religiões. No entanto, estas estimativas são baseadas em pessoas filiadas com um templo, em vez de o número de verdadeiros crentes. Outros estudos têm sugerido que apenas 30 por cento da população se identificam como pertencendo a uma religião. Conforme Edwin Reischauer e Marius Jansen, alguns de 70-80% dos japoneses dizem regularmente pesquisas que não se consideram crentes de qualquer religião.

No entanto, o nível de participação continua a ser elevado, especialmente durante festivais e ocasiões, como a primeira visita santuário do Ano Novo. taoísmo e confucionismo da China também têm influenciado as crenças e costumes japoneses. Ruas japonesas estão decorados no Tanabata, Obon e Natal . Menos de um por cento dos japoneses estão Christian. Outras religiões minoritárias incluem o Islã , Hinduísmo , Sikhismo , e Judaísmo , e desde meados do século 19 numerosos novos movimentos religiosos surgiram no Japão.

Idiomas

Mais de 99 por cento da população fala japonês como sua primeira língua. Japonês é uma língua aglutinante distinguido por um sistema de títulos honoríficos que refletem a natureza hierárquica da sociedade japonesa, com formas verbais e vocabulário específico indicando o estado relativo de alto-falante e ouvinte. escrita japonesa usa kanji ( caracteres chineses ) e dois conjuntos de kana ( baseado syllabaries em caracteres chineses simplificados), bem como os do alfabeto latino e números arábicos .

Além japonês, as línguas Ryukyuan, também faz parte da família de línguas Japonic, são faladas em Okinawa; no entanto, algumas crianças aprendem línguas. O língua Ainu, que não tem nenhuma relação comprovada para japonês ou qualquer outra linguagem, é moribunda, com apenas alguns falantes nativos idosos que permanecem em Hokkaido. A maioria das escolas públicas e particulares exigem que os alunos fazem cursos de japonês e Inglês.

Educação

Anúncio dos resultados dosexames de admissão àUniversidade de Tóquio

As escolas primárias, escolas secundárias e universidades foram introduzidos em 1872, como resultado da Restauração Meiji. Desde 1947, a escolaridade obrigatória no Japão compreende fundamental e ensino médio, que em conjunto durar nove anos (a partir de 6 anos de idade para 15 anos). Quase todas as crianças continuam a sua educação em uma de três anos sênior do ensino médio, e, de acordo com o MEXT, a partir de 2005 cerca de 75,9 por cento dos diplomados do ensino médio freqüentam a universidade, faculdade júnior, escola de comércio, ou outra instituição de ensino superior.

As duas universidades de alto escalão no Japão são aUniversidade de Tóquio eKyoto University. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos coordenado pela OCDE atualmente ocupa o conhecimento global e as competências dos alunos de 15 anos japonesas como a sexta melhor do mundo.

Saúde

No Japão, os cuidados de saúde é fornecida pelos governos nacionais e locais. Pagamento por serviços médicos pessoais é oferecido através de um sistema de seguro saúde universal que fornece uma relativa igualdade de acesso, com taxas fixadas por uma comissão do governo. Pessoas sem seguro através de empregadores podem participar de um programa de seguro nacional de saúde administrados pelos governos locais. Desde 1973, todas as pessoas idosas têm sido cobertos pelo seguro patrocinado pelo governo. Os pacientes são livres para selecionar os médicos ou instalações de sua escolha.

Cultura

Kinkaku-ji ou "O Templo do Pavilhão Dourado 'em Kyoto, local histórico especial, lugar especial de beleza cênica e Património Mundial da UNESCO; sua torching por um monge em 1950 é o tema de uma romance de Mishima.

Cultura japonesa evoluiu muito desde as suas origens. A cultura contemporânea combina influências da Ásia, Europa e América do Norte. Artes japonesas tradicionais incluem artesanato, como cerâmicas, têxteis, laca, espadas e bonecas; performances de bunraku, kabuki, noh, dança, e rakugo; e outras práticas, a cerimônia do chá, ikebana, Artes marciais, caligrafia, origami, onsen, Gueixa e jogos. O Japão tem um sistema desenvolvido para a proteção e promoção de ambos tangíveis e intangíveis bens culturais e tesouros nacionais. Dezesseis sites foram inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO , doze dos quais são de importância cultural.

Arte

A Grande Onda de Kanagawa, um do de série woodblock gravuras deHokusai.

O Santuários de Ise ter sido comemorado como o protótipo da arquitetura japonesa. Em grande parte da madeira, habitação tradicional e muitos edifícios do templo ver o uso de esteiras de tatami e portas de correr que quebram a distinção entre quartos e espaço interior e exterior. escultura japonesa, em grande parte de madeira e pintura japonesa estão entre a mais antiga das artes japonesas , com pinturas figurativas primeiros datam de pelo menos 300 aC. A história da pintura japonesa exibe a síntese ea competição entre nativo Estética japonesa e adaptação de ideias importadas.

A interação entre a arte japonesa e europeia tem sido significativo: por exemplo, gravuras ukiyo-e, que começaram a ser exportados no século 19, no movimento conhecido como Japonism, teve uma influência significativa no desenvolvimento da arte moderna no Ocidente, mais notavelmente no pós-impressionismo. Famosas do ukiyo-e artistas incluem Hokusai e Hiroshige . A fusão do tradicional impressão de xilogravura e arte ocidental levou à criação de manga, um formato de história em quadrinhos que agora é popular dentro e fora do Japão. Animação influenciado-Manga para a televisão e filme é chamado de anime . Japonês feito consoles de videogame têm sido muito populares desde os anos 1980.

Música

A música japonesa é eclética e diversificada. Muitos instrumentos, como o koto, foram introduzidos nos séculos 9 e 10. O acompanhado recitativo das datas de teatro Noh do século 14 e da popular música folk, com a guitarra-como o shamisen, a partir do décimo sexto. Música clássica ocidental, introduzido no final do século 19, agora é parte integrante da cultura japonesa. O conjunto corte imperial Gagaku influenciou o trabalho de alguns compositores modernos ocidentais.

Compositores clássicos notáveis ​​do Japão incluem Toru Takemitsu e Rentaro Taki. Música popular no pós-guerra do Japão foi fortemente influenciado por tendências americanas e européias, o que levou à evolução de J-pop, ou música popular japonesa. Karaoke é a atividade cultural mais praticada no Japão. Uma pesquisa de 1993, pela Agência de Assuntos Culturais descobriu que mais japonês tinha cantado karaoke que ano do que havia participado de atividades tradicionais, como arranjos florais (ikebana) ou cerimônias de chá.

Literatura

Do século 12handscroll ilustrada de O Conto de Genji, umtesouro nacional

As primeiras obras da literatura japonesa incluem os Kojiki e Nihon Shoki crônicas ea Man'yōshū poesia antologia, todos a partir do século 8 e escritos em caracteres chineses. No início do período Heian, o sistema de fonogramas conhecidos como kana ( hiragana e katakana) foi desenvolvido. O conto do cortador de bambu é considerada a mais antiga narrativa japonês. Um relato da vida da corte Heian é dada em O Livro de Cabeceira pelo Sei Shonagon, enquanto O Conto de Genji por Murasaki Shikibu é muitas vezes descrito como o primeiro romance do mundo.

Durante o período Edo, o chōnin ("moradores") ultrapassou a aristocracia samurai como produtores e consumidores de literatura. A popularidade das obras de Saikaku, por exemplo, revela esta mudança no número de leitores e autoria, enquanto Bashō revivida a tradição poética da Kokinshū com o haikai ( haiku ) e escreveu o livro de viagens poética Oku não Hosomichi . A era Meiji viu o declínio das formas literárias tradicionais como literatura japonesa integrada influências ocidentais. Natsume Sōseki e Mori Ogai foram os primeiros romancistas "modernos" do Japão, seguido por Ryūnosuke Akutagawa, Jun'ichiro Tanizaki, Yukio Mishima e, mais recentemente, Haruki Murakami. Japão tem dois ganhador do Prêmio Nobel authors- Yasunari Kawabata (1968) e Kenzaburo Oe (1994).

Cozinha

Café da manhã em umryokan ou pousada

Culinária japonesa é baseada na combinação de alimentos básicos, tipicamente arroz japonês ou macarrão, com uma sopa e okazu - pratos feitos com peixe, legumes, tofu e outros - para adicionar sabor ao alimento básico. Nos modernos ingredientes início da era, tais como carnes vermelhas que não tivessem sido previamente utilizados no Japão foram introduzidas. Culinária japonesa é conhecida por sua ênfase na sazonalidade dos alimentos, a qualidade dos ingredientes e da apresentação. Culinária japonesa oferece uma vasta gama de especialidades regionais que usam receitas tradicionais e ingredientes locais. O Guia Michelin premiou cidades japonesas mais estrelas Michelin do que o resto do mundo combinado.

Esportes

Sumowrestlers formar em torno do árbitro durante a cerimônia de anel entrar

Tradicionalmente, sumo é considerado o esporte nacional do Japão. artes marciais japonesas, como judô , karatê e kendo também são amplamente praticado e apreciado por espectadores no país. Após a Restauração Meiji, muitos esportes ocidentais foram introduzidos no Japão e começou a se espalhar através do sistema de educação. Japão sediou os Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio, em 1964. Japão já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno duas vezes: em 1972 Sapporo e Nagano, em 1998.

Baseball é atualmente o esporte mais popular do país. Topo da liga profissional do Japão, Nippon Professional Baseball, foi criada em 1936. Desde o estabelecimento do Japão Professional Football League em 1992, a associação de futebol também ganhou um grande seguinte. Japão era um local de encontro da Taça Intercontinental 1981-2004 e co-sediou a Copa do Mundo de 2002 da FIFA com a Coreia do Sul. Japão tem um dos times de futebol mais bem sucedidos na Ásia, ganhando a Copa da Ásia quatro vezes. Além disso, o Japão recentemente ganhou as Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2011. Golf também é popular no Japão, assim como as formas de corridas de automóveis como a série Super GT e Fórmula Nippon. O país produziu um NBA jogador, Yuta Tabuse.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Japan&oldid=558559242 "