Conteúdo verificado

Jaws (filme)

Assuntos Relacionados: Films

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Maxilas
Movie poster shows a woman in the ocean swimming to the right. Below her is a large shark, and only its head and open mouth with teeth can be seen. Within the image is the film's title and above it in a surrounding black background is the phrase
Poster versão teatral
Dirigido por Steven Spielberg
Produzido por
  • Richard D. Zanuck
  • David Brown
Roteiro de
  • Peter Benchley
  • Carl Gottlieb
Baseado em Maxilas
por Peter Benchley
Estrelando
  • Roy Scheider
  • Robert Shaw
  • Richard Dreyfuss
  • Lorraine Gary
  • Murray Hamilton
Música por John Williams
Cinematografia Bill Butler
Montado por Verna Campos
Distribuído por Universal Pictures
Data (s) de lançamento
  • 20 de junho de 1975 (1975/06/20)
Tempo de execução 124 minutos
País Estados Unidos
Língua Inglês
Orçamento 9 milhões dólares
Bilheteria $ 470.653.000

Jaws é um americano 1975 horror / thriller filme dirigido por Steven Spielberg e com base em Peter Benchley de romance de mesmo nome. O verão prototípico sucesso de público, seu lançamento é considerado como um divisor de águas na história do cinema. Na história, um gigante antropófago Grande tubarão branco ataca banhistas sobre Amity Island, um verão ficcional estância turística, o que levou o chefe de polícia local para caçar com a ajuda de um biólogo marinho e um caçador de tubarões profissional. As estrelas de cinema Roy Scheider como chefe de polícia Martin Brody, Richard Dreyfuss como oceanógrafo Matt Hooper, Robert Shaw como caçador de tubarões Quint, Murray Hamilton como o prefeito de Amity Island, e Lorraine Gary como a esposa de Brody, Ellen. O roteiro é creditada a ambos Benchley, que escreveu os primeiros rascunhos, e ator-escritor Carl Gottlieb, que reescreveu o script durante fotografia principal.

Filmado principalmente em locações em Martha Vineyard, Massachusetts, o filme teve uma produção conturbada, indo acima do orçamento e cronograma passado. Como tubarões mecânicos do departamento de arte sofreu muitas avarias, Spielberg decidiu sugerir principalmente a presença do animal, empregando, um tema minimalista sinistro criado por compositor John Williams para indicar aparências iminentes do tubarão. Spielberg e outros têm comparado essa abordagem sugestiva ao de diretor suspense clássico de Alfred Hitchcock . Universal Pictures deu ao filme o que era então um excepcional grande lançamento para um grande imagem de estúdio, mais de 450 telas, acompanhados por uma extensa campanha de marketing com uma forte ênfase na spots de televisão e tie-in mercadoria.

Geralmente bem recebido pela crítica, Jaws se tornou o filme de maior bilheteria da história na época e foi o filme de maior sucesso de todos os tempos até Guerra Nas Estrelas. Ele ganhou vários prêmios por sua trilha sonora e edição, e é frequentemente citado como um dos os maiores filmes de todos os tempos. Junto com Star Wars, Jaws foi fundamental no estabelecimento do modelo moderno de negócios Hollywood, que gira em torno do blockbuster de ação e aventura com imagens simples " alto conceito "instalações que são liberados durante o verão em milhares de cinemas e suportados por publicidade pesado. Ele foi seguido por três sequelas, nenhum com a participação de Spielberg ou Benchley, e muitos thrillers imitativas. Em 2001, Jaws foi selecionado pelo Biblioteca do Congresso para a preservação nos Estados Unidos National Film Registry, sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante".

Enredo

Uma garota chamada Chrissie Watkins deixa um partido em Amity Island e de Massachusetts vai mergulho magro. Ao nadar para fora perto de um bóia, ela é apreendida por algo de baixo; que se debate em torno dela e arrasta-a para baixo.

Chrissie é dado como desaparecido e seus restos mortais são encontrados mais tarde na praia pelo chefe de polícia Martin Brody. O médico legista informa Brody que ela foi morta por um tubarão. Brody planeja fechar as praias, mas é contrariado pelo prefeito Larry Vaughan, que teme que os relatos de um ataque de tubarão vai arruinar a temporada turística de verão, fonte primária da cidade de renda. O médico legista, consequentemente atribui a morte a um acidente de barco. Brody relutantemente vai junto com a explicação. O tubarão depois mata um jovem menino natação na praia. Sua mãe coloca uma recompensa sobre o tubarão, o que provocou um amador frenesi de tubarão-caça e atraindo a atenção de caçador de tubarões profissional local Quint, que se oferece para matar o tubarão por US $ 10.000. O biólogo marinho Matt Hooper examina os restos mortais de Chrissie e determina que ela foi morta por um tubarão, não um barco.

Um grande tubarão-tigre é capturado por pescadores, levando o povo a acreditar que o problema está resolvido. Hooper pede para examinar seu conteúdo do estômago, mas se recusa Vaughan. Naquela noite, Brody e Hooper abrir secretamente estômago do tubarão e descobrir que ele não contém restos humanos. Eles vão para o mar para encontrar o tubarão, mas em vez disso encontrar os destroços de um barco pertencente ao pescador local Ben Gardner. Hooper explora o navio submarino e descobre um dente de tubarão considerável saliente da danificado casco antes que ele se assusta com o cadáver de Gardner, fazendo-o cair do dente. Sem provas, Vaughan se recusa a fechar as praias.

Muitos turistas chegam no quarto de julho. Brincadeira infantil causa pânico na praia principal, enquanto o tubarão entra em um nas proximidades estuário e mata um homem. O filho de Brody, que escapa por pouco do ataque, entra em choque. Brody convence Vaughan contratar Quint, e relutantemente permite Quint Hooper e Brody para se juntar à caçada. Os três partem para matar o tubarão a bordo de navio da Quint, o Orca.

Brody é dada a tarefa de colocar um linha chum enquanto Quint tenta ligar o tubarão. Mais tarde, a um tubarão-enormes grandes brancos -looms-se por trás do barco, eo trio vê-lo círculo do Orca. Quint estima seu tamanho como 25 pés de comprimento, com um peso de mais de três toneladas. Ele arpões que com uma linha ligada a um barril de flotação, mas o tubarão puxa o barril subaquática e desaparece.

Os homens se aposentar para a cabine, onde Quint relaciona sua experiência com tubarões como um sobrevivente do naufrágio do USS Indianapolis. O tubarão retorna, danos no casco e vai para longe, em seguida, reaparece na parte da manhã. Brody tenta chamar a Guarda Costeira dos EUA, mas Quint destrói o rádio. Quint arpões mais dois barris para o tubarão, e os homens amarrá-los tanto para a popa, mas o tubarão arrasta o barco para trás, forçando a água para o convés e inundar o motor. Quint dirige em direção à costa, na esperança de atraí-la para águas rasas e sufocar -lo. Em sua obsessão para matar o tubarão, a Quint queima do motor Orca 's.

Com o barco imobilizado, o trio tenta uma abordagem desesperada: dons Hooper equipamento de mergulho e entra no oceano dentro de um gaiola prova tubarão, com a intenção de esfaquear o tubarão com uma lança hipodérmica cheia com estricnina. O tubarão ataca a gaiola por trás, causando Hooper para soltar a lança. Quando o tubarão se envolve na gaiola destruída, Hooper escapa e se esconde no fundo do mar. O tubarão, em seguida, salta para o barco, esmagando o gio. Quint desliza para baixo do deck e é morto pelo tubarão. Quando os ataques de tubarão novamente, Brody empurra um tanque de mergulho pressurizado em sua boca, em seguida, leva rifle da Quint e sobe mastro da Orca afundando. O tubarão, com o tanque ainda em sua boca, começa a nadar em direção Brody. Brody atira no tanque, fazendo-a explodir e explodir o tubarão em pedaços. Hooper nada para a superfície e eles usam os barris para nadar até a praia.

Produção

Desenvolvimento

Richard D. Zanuck e David Brown, produtor na Universal Pictures, ouviu de forma independente sobre o romance de Peter Benchley Jaws. Brown deparei com ele no departamento de ficção da Revista de estilo de vida cosmopolita, então editada por sua esposa, Helen Gurley Brown. Um pequeno cartão escrito pelo editor da revista livro deu uma descrição detalhada da trama, concluindo com o comentário "pode fazer um bom filme". Os produtores de cada ler o livro sobre o curso de uma única noite e acordou na manhã seguinte que foi "a coisa mais excitante que já tinha lido" e que eles queriam produzir uma versão cinematográfica, embora eles não tinham certeza como seria conseguida. Eles compraram os direitos do filme em 1973, antes da publicação do livro, por aproximadamente US $ 175.000. Brown afirmou que teve que ler o livro duas vezes, eles nunca teria feito o filme, porque eles teriam percebido o quão difícil seria para executar determinadas sequências.

Para dirigir, Zanuck e Brown primeira considerada cineasta veterano John Sturges, cujo currículo incluía uma outra aventura marítima, O Velho eo Mar -Antes oferecendo o trabalho para Dick Richards, cuja direção de estréia, O Culpepper Cattle Co. tinha saído no ano anterior. No entanto, eles cresceu irritado com hábito de descrever o tubarão como uma baleia de Richards e logo o deixou cair a partir do projeto. Enquanto isso, Steven Spielberg queria muito o trabalho. A 26-year-old tinha acabado dirigiu seu primeiro filme teatral, The Sugarland Express, para Zanuck e Brown. No final de uma reunião em seu escritório, Spielberg percebeu sua cópia do romance Benchley ainda não publicado, e depois de ler foi imediatamente cativado. Mais tarde, ele observou que era semelhante ao seu filme 1971 da televisão Duelo em que ambos lidam com "estes leviatãs segmentação everymen. "Depois da partida de Richards, os produtores assinaram Spielberg para dirigir em junho de 1973, antes do lançamento do The Sugarland Express.

Antes do início da produção, no entanto, Spielberg cresceu relutantes em continuar com Jaws, com medo de se tornarem estereotipado como o "caminhão e tubarão diretor". Ele queria passar para 20th Century Fox Lucky Lady vez, mas Universal exerceu o seu direito ao abrigo do seu contrato com o diretor de vetar a sua partida. Brown ajudou a convencer Spielberg para ficar com o projeto, dizendo que "depois [Jaws], você pode fazer todos os filmes que você quer". O filme foi dado um orçamento estimado de US $ 3,5 milhões e um cronograma de filmagens de 55 dias. A fotografia principal foi definido para começar em maio de 1974. Universal queria a atirar para terminar até o final de junho, quando o contrato 'os grandes estúdios com o Screen Actors Guild deveria expirar, a fim de evitar qualquer interrupção devido a uma greve potencial.

Escrita

Para a adaptação, Spielberg queria ficar com conceito básico do romance, ao remover Benchley de muitos subtramas. Ele declarou que sua parte favorita do livro era a caça de tubarões nos últimos 120 páginas, e disse Zanuck quando aceitou o trabalho, "Eu gostaria de fazer a imagem se eu pudesse mudar os dois primeiros atos e basear os dois primeiros age sobre o material roteiro original, e em seguida, ser muito fiel ao livro para o último terço. " Quando os produtores comprou os direitos para seu romance, eles prometeram Benchley que ele pudesse escrever o primeiro rascunho do roteiro. No geral, ele escreveu três rascunhos antes que o script foi entregue a outros escritores; entregar sua versão final para Spielberg, ele declarou: "Eu estou fora escrito sobre isso, e isso é o melhor que posso fazer." Uma de suas mudanças foi remover caso de adultério do romance entre Ellen Brody e Matt Hooper, por sugestão de Spielberg, que temia que iria comprometer a camaradagem entre os homens do Orca. (Durante a produção do filme, Benchley decidiu voltar e jogar um papel pequeno na tela como um repórter.)

Spielberg, que considerou que os personagens no roteiro de Benchley ainda estavam desagradável, convidou o jovem roteirista John Byrum fazer uma reescrita, mas ele recusou a oferta. Criadores Columbo William Link e Richard Levinson também recusou o convite de Spielberg. Tony e Dramaturgo premiado com o Pulitzer Howard Sackler estava em Los Angeles quando os cineastas começaram a procurar por um outro escritor e se ofereceu para fazer uma reescrita sem créditos; uma vez que os produtores e Spielberg estavam descontentes com rascunhos de Benchley, eles rapidamente concordaram.

Spielberg queria "alguma leveza" em Jaws, piadas que evitem tornando-se "uma caça ao mar escuro", então ele virou-se para seu amigo Carl Gottlieb, uma comédia escritor-ator, em seguida, trabalhando no sitcom The Odd Couple. Spielberg enviou Gottlieb um script, perguntando o que o escritor iria mudar e se houvesse um papel que ele estaria interessado em realizar. Gottlieb enviado Spielberg três páginas de notas, e pegou a parte de Meadows, o editor politicamente ligado do jornal local. Ele passou o teste uma semana antes Spielberg levou para conhecer os produtores a respeito de um trabalho escrito.

Enquanto o negócio foi inicialmente por um "one-semana polonês diálogo", Gottlieb, eventualmente, tornou-se o roteirista principal, reescrevendo o roteiro inteiro durante um período de nove semanas da fotografia principal. O script para cada cena era tipicamente terminou na noite anterior ele foi baleado, após Gottlieb jantou com Spielberg e os membros do elenco e da equipe técnica para decidir o que iria para o filme. Muitas peças de diálogo originado improvisações dos atores durante as refeições; algumas foram criadas em conjunto, mais notavelmente Roy Scheider do ad-lib da linha "Você vai precisar de um barco maior." John Milius contribuiu polidores de diálogo, e escritores Sugarland expresso Matthew Robbins e Hal Barwood também fez contribuições sem créditos. Spielberg afirmou que ele preparou o seu próprio projecto, embora não esteja claro até que ponto os outros roteiristas desenhou em seu material. Uma alteração específica que para que apela a história era para mudar a causa da morte do tubarão de ferimentos extensos para uma explosão de tanque de mergulho, como ele sentiu o público iria responder melhor a um "grande final empolgante." O diretor estimou o roteiro final teve um total de 27 cenas que não estavam no livro.

Benchley escreveu Jaws depois de ler sobre esporte pescador A captura de Frank Mundus de um enorme tubarão em 1964. De acordo com Gottlieb, Quint foi vagamente baseado no Mundus, cujo Sportfishing livro para Sharks ele leu para a pesquisa. Sackler veio com a história de fundo da Quint como um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial Desastre USS Indianapolis. A questão de quem merece mais crédito por escrever o monólogo célebre da Quint sobre o Indianapolis tem causado controvérsia substancial. Spielberg descreveu-o como uma colaboração entre Sackler, Milius, e ator Robert Shaw, que também era um dramaturgo. De acordo com o diretor, Milius virou "três quartos de uma página de" O discurso de Sackler em um monólogo, e que foi então reescrito por Shaw. Gottlieb dá crédito primário para Shaw, minimizando a contribuição da Milius.

Moldagem

Embora Spielberg respondeu a uma solicitação de Zanuck e Brown para o elenco atores conhecidos, ele queria evitar a contratação de quaisquer grandes estrelas. Ele sentiu que performers "um tanto anônimos" ajudaria o público "acreditar que aquilo estava acontecendo com as pessoas como você e eu", enquanto que "estrelas trazer um monte de memórias, juntamente com eles, e essas memórias ... às vezes pode corromper a história." O diretor acrescentou que em seus planos "a estrela ia ser o tubarão". Os primeiros atores escalados foram Lorraine Gary, esposa do então presidente da Universal Sid Sheinberg, como Ellen Brody, e Murray Hamilton como o prefeito de Amity Island. Virou-atriz Stuntwoman Susan Backlinie foi escalado como Chrissie como ela sabia nadar e estava disposto a realizar nu. A maioria dos papéis menores foram jogados por moradores de Martha Vineyard, onde o filme foi rodado. Um exemplo foi vice-Hendricks, interpretado por futuro produtor de televisão Jeffrey Kramer. O papel de Brody foi oferecido para Robert Duvall, mas o ator só estava interessado em retratar Quint. Charlton Heston expressou um desejo para o papel, mas Spielberg sentiu que Heston traria uma persona tela muito grande para o papel de um chefe de polícia de uma comunidade modesta. Roy Scheider se interessou pelo projeto depois de ouvir Spielberg em uma conversa do partido com um roteirista sobre ter o salto tubarão-se em um barco. Spielberg foi inicialmente apreensivo sobre a contratação de Scheider, temendo que ele iria retratar um "cara durão", semelhante ao seu papel na The French Connection.

Nove dias antes do início da produção, nem Quint Hooper nem tinha sido lançado. O papel da Quint foi originalmente oferecido para atores Lee Marvin e Sterling Hayden, ambos os quais passou. Zanuck e Brown tinha acabado de terminar de trabalhar com Robert Shaw em O Sting, e sugeriu-lhe que Spielberg. Shaw estava relutante em assumir o papel uma vez que ele não gostou do livro, mas decidiu aceitar, a pedido de ambos sua esposa, a atriz Mary Ure, e seu secretário "A última vez que eles estavam entusiasmados era From Russia with Love. E eles estavam certos. "Shaw baseou seu desempenho no colega membro do elenco Craig Kingsbury, um pescador local, agricultor, e lendário excêntrico, que estava jogando pescador Ben Gardner. Spielberg descrito Kingsbury como" a versão mais pura do que, em minha mente, a Quint era ", e algumas das suas declarações fora da tela foram incorporados ao roteiro como linhas de Gardner e de Quint.

Para o papel de Hooper, Spielberg queria inicialmente Jon Voight. Timothy Bottoms, Joel Grey, e Jeff Bridges também foram considerados para o papel. Amigo de Spielberg George Lucas sugeriu Richard Dreyfuss, a quem ele havia dirigido em American Graffiti. O ator inicialmente aprovada, mas mudou de idéia depois que ele participou de uma triagem pré-lançamento do A aprendizagem de Duddy Kravitz, que ele tinha acabado de completar. Decepcionado com o seu desempenho e temendo que ninguém iria querer contratá-lo uma vez Kravitz foi lançado, ele imediatamente chamado Spielberg e aceitou o papel em Jaws. Porque o filme do diretor imaginou era tão diferente de romance de Benchley, Spielberg pediu Dreyfuss não lê-lo. Como resultado do casting, Hooper foi reescrito para melhor atender o ator, bem como a ser mais representativa de Spielberg, que veio para ver Dreyfuss como "meu alter ego".

Filmando

"Começamos o filme sem roteiro, sem um elenco e sem um tubarão."

-actor Richard Dreyfuss na produção conturbada do filme

A fotografia principal começou a 02 de maio de 1974, na ilha de Martha Vineyard, Massachusetts, selecionados após análise foi dado a leste Long Island. Brown explicou mais tarde que a produção "precisava de uma área de férias que era classe média baixa o suficiente para que uma aparição de um tubarão iria destruir o negócio turístico." Martha Vineyard, também foi escolhido porque o oceano circundante tinha um fundo de areia, que nunca caiu abaixo de 35 pés (11 m) por 12 milhas (19 quilômetros) fora da costa, ajudando os tubarões prop para operar sem problemas. Como Spielberg queria filmar as sequências aquáticos relativamente close-up para se parecer com o que as pessoas vêem enquanto nadava, diretor de fotografia Bill Butler inventou novos equipamentos para facilitar o disparo marinhas e submarinas, incluindo uma plataforma para manter a câmera estável, independentemente da maré e uma caixa de câmera submersível selada. Spielberg pediu ao departamento de arte para evitar vermelho em ambos os cenários e guarda-roupa, de modo que o sangue dos ataques seria o único elemento vermelho e causar um choque maior.

Pesca casas e barcos no porto de Menemsha.
A aldeia piscatória de Menemsha, vinhedo de Martha, foi o local principal.

Três full-size pneumático tubarões-prop que a equipe de filmagem apelidado de "Bruce", depois de o advogado de Spielberg, Bruce Raimer-foram feitas para a produção: um "tubarão-mar sled", um suporte de corpo inteiro com a sua barriga falta que foi rebocado com um 300- pé (cerca de 100 m) de linha, e duas tubarões "plataforma", que se moveu a partir da esquerda para a câmara--right (com o seu lado esquerdo escondido expondo uma matriz de tubos pneumáticos), e um modelo de frente com o seu flanco direito descoberto. Os tubarões foram desenhados por diretor de arte Joe Alves durante o terceiro trimestre de 1973. Entre novembro de 1973 e abril de 1974, os tubarões foram fabricados no Motion Picture & Equipment Rental do Rolly Harper em Sun Valley, Califórnia. Sua construção envolveu uma equipe de cerca de 40 técnicos de efeitos, supervisionada pelo renomado supervisor de efeitos mecânicos Bob Mattey, mais conhecido por criar a lula gigante em 20.000 Léguas Submarinas. Depois que os tubarões foram concluídas, foram transportados para o local do disparo. No início de julho, a plataforma utilizada para rebocar os dois tubarões de visão lateral virados como foi sendo reduzido ao fundo do oceano, forçando uma equipe de mergulhadores para recuperá-lo. O modelo exigido 14 operadores para controlar todas as partes móveis.

O filme teve uma sessão conturbada e foi muito acima do orçamento. David Brown disse que o orçamento "foi de US $ 4 milhões e a foto acabou custando 9000 mil dólares"; os gastos efeitos sozinho cresceu US $ 3 milhões, devido aos problemas com os tubarões mecânicos. Membros da tripulação descontentes deu ao filme o apelido de "falhas". Spielberg atribuído muitos problemas para seu perfeccionismo e sua inexperiência. O primeiro foi sintetizado pela sua insistência em tiroteio no mar com um tubarão em tamanho natural; "Eu poderia ter atirado o filme no tanque ou até mesmo em um lago protegido em algum lugar, mas não teria olhado o mesmo", disse ele. Quanto à sua falta de experiência:. "Eu era ingênua sobre o oceano, basicamente, eu era muito ingênuo sobre a mãe natureza ea arrogância de um cineasta que acha que pode conquistar os elementos foi imprudente, mas eu era muito jovem para saber que estava sendo temerário quando eu exigiu que rodar o filme no Oceano Atlântico, e não em um tanque de North Hollywood. "

Tiro no mar levou a muitos atrasos: veleiros indesejados derivou em quadro, câmeras ficou encharcado, ea Orca uma vez começou a afundar com os atores a bordo. Os tubarões prop freqüentemente mau funcionamento devido a uma série de questões, incluindo mau tempo, mangueiras pneumáticas tendo em água salgada, quadros fraturando devido à resistência à água, corrosão da pele, e eletrólise . Desde o primeiro teste de água em diante, o "não-absorvente" espuma de neoprene que compunham a pele dos tubarões absorvido líquido, fazendo com que os tubarões em balão, eo modelo-mar trenó freqüentemente ficou preso entre florestas de algas marinhas. Spielberg mais tarde calculou que durante o horário de trabalho diário de 12 horas, em média, apenas quatro horas foram realmente gasto filmagens. Gottlieb quase foi decapitado por hélices do barco, e Dreyfuss foi quase preso na jaula de aço. Os atores eram frequentemente enjoado. Shaw também fugiu para o Canadá sempre que podia, devido a problemas fiscais, envolvidos em consumo excessivo de álcool, e desenvolveu um rancor contra Dreyfuss, que estava recebendo elogios por sua atuação em Duddy Kravitz. Editor Verna Campos raramente tinha material para trabalhar durante a fotografia principal, como de acordo com Spielberg "que iria atirar em cinco cenas em um bom dia, três em um dia normal, e nenhuma em um dia ruim."

Os atrasos provou fortuita em alguns aspectos. O roteiro foi refinado durante a produção, e os tubarões mecânicos não confiáveis forçado Spielberg para filmar muitas cenas assim que o tubarão foi apenas insinuado. Por exemplo, para grande parte da caça de tubarão, a sua localização é indicada pelos tambores amarelos flutuantes. A abertura teve o tubarão devorando Chrissie, mas foi reescrito para que ele iria ser baleado com Backlinie sendo arrastado e puxou por cabos para simular um ataque. Spielberg também incluiu vários tiros de apenas a barbatana dorsal. Esta contenção forçada é amplamente pensado para ter adicionado ao suspense do filme. Como Spielberg colocá-lo anos mais tarde, "O filme passou de um japonês sábado matinê filme de terror para mais de um Hitchcock , menos-você-ver-o-mais-you-get suspense. " Em outra entrevista, ele declarou de forma semelhante: "O tubarão não de trabalho foi uma dádiva de Deus. Isso me fez tornar-se mais como Alfred Hitchcock do que como . Ray Harryhausen "A atuação se tornou crucial para fazer o público acreditar em um grande tubarão tal:" O mais falso do tubarão olhou na água, mais a minha ansiedade me disse para aumentar o naturalismo das performances ".

Filmagens de tubarões reais foi baleado por Ron e Valerie Taylor nas águas ao largo Austrália , com um ator de menor enquadrado em uma gaiola de tubarão em miniatura para criar a ilusão de que os tubarões eram enormes. Durante atirar os Taylors ', um grande tubarão branco atacou o barco e gaiola. A filmagem do ataque gaiola foi tão impressionante que Spielberg estava ansioso para incorporá-lo no filme. Ninguém tinha sido na gaiola no momento, no entanto, eo script, após a novela, originalmente tinha o tubarão matando Hooper nele. O enredo foi consequentemente alterada para ter Hooper escapar da jaula, o que permitiu a metragem a ser utilizado. Como executivo de produção Bill Gilmore colocou, "O tubarão para baixo na Austrália reescreveu o roteiro e salvou o personagem de Dreyfuss."

Embora a fotografia principal foi programado para 55 dias, isso não aconteceu envolver até 6 de Outubro de 1974, depois de 159 dias. Spielberg, refletindo sobre a filmagem prolongado, declarou: "Eu pensei que a minha carreira como cineasta tinha acabado. Eu ouvi rumores ... que eu nunca iria trabalhar de novo, porque ninguém nunca tinha tomado um filme de 100 dias sobre o cronograma." O próprio Spielberg não estava presente para as filmagens da cena final em que explode de tubarão, como ele acreditava que a tripulação estava planejando para jogá-lo na água quando a cena foi feito. Desde então se tornou uma tradição para Spielberg estar ausente quando a cena final de um de seus filmes está sendo filmado. Depois, cenas subaquáticas foram baleados no Metro-Goldwyn-Mayer tanque de água em Culver City, com dublês Dick Warlock e Frank James Sparks em como stand-ins para Dreyfuss na cena em que o tubarão ataca a gaiola, assim como perto Ilha de Santa Catalina, na Califórnia. Fields, que havia completado um corte brusco dos primeiros dois terços do filme, até a caça de tubarão, terminou a edição e retrabalhado alguns dos materiais. De acordo com Zanuck, "Ela realmente entrou e reconstruiu algumas cenas que Steven tinha construídos para a comédia e os fizeram aterrorizante, e algumas cenas que ele atirou para ser aterrorizante e fez cenas de comédia." O navio utilizado para a Orca foi trazido para Los Angeles para que a equipe de efeitos sonoros poderia gravar sons tanto para o navio e as cenas subaquáticas.

Duas cenas foram alterados após a sessões de teste. Como gritos da platéia tinha encoberto "barco maior" one-liner de Scheider, a reação de Brody após o tubarão salta atrás dele foi estendida, eo volume da linha foi levantada. Spielberg também decidiu que ele era ganancioso para "mais um grito", e refeita a cena em que Hooper descobre o corpo de Ben Gardner, utilizando 3,000 dólares de seu próprio dinheiro após Universal se recusou a pagar para a refilmagem. A cena subaquática foi baleado na piscina de Campos em Encino, Califórnia, usando um LifeCast modelo látex da cabeça de Craig Kingsbury ligada a um corpo falso, que foi colocado no casco do barco naufragado.

Música

John Williams compôs o filme de pontuação, o que lhe valeu um Oscar e foi posteriormente classificada como a sexta maior pontuação pela American Film Institute. O tema principal "tubarão", um padrão de alternância simples de duas notas-variadamente identificados como "E e F" ou "F e F sharp" -became uma peça clássica de música de suspense, sinônimo de perigo iminente (veja levando-tom). Williams descreveu o tema como "moagem afastado em você, assim como um tubarão faria, instintivo, incansável, imparável." A peça foi realizada por jogador tuba Tommy Johnson. Quando perguntado por Johnson por que a melodia foi escrito num registo tão alto e não jogou pela trompa mais apropriado, Williams respondeu que ele queria que soasse "um pouco mais ameaçador". Quando Williams demonstrou pela primeira vez a sua ideia de Spielberg, jogando apenas as duas notas em um piano, Spielberg foi dito ter riu, pensando que era uma piada. Como Williams viu semelhanças entre Tubarão e filmes piratas, em outros pontos no escore evocou "a música pirata", que ele chamou de "primal, mas divertido e interessante". Chamando para o rápido, percussão seqüência de jogo, a pontuação contém ecos bem de Igor Stravinsky 's A Sagração da Primavera .

Há várias interpretações sobre o significado ea eficácia do tema musical principal, que é amplamente descrito como um dos mais reconhecíveis temas cinematográficas de todos os tempos. Estudioso musical Joseph Cancellaro propõe que a expressão de duas notas imita os batimentos cardíacos do tubarão. De acordo com Alexandre Tylski, como temas Bernard Herrmann escreveu para Taxista, North by Northwest, e particularmente Mysterious Island, ele sugere a respiração humana. Ele argumenta ainda que o motivo mais forte da pontuação é realmente "o desdobramento, a ruptura" -quando ele corta drasticamente off, como depois da morte de Chrissie. A relação entre o som eo silêncio também é aproveitado na forma como o público está condicionado a associar o tubarão com o seu tema, que é explorada para o clímax do filme, quando o tubarão de repente aparece sem introdução musical.

Spielberg disse mais tarde que, sem a pontuação de Williams o filme teria sido apenas metade tão bem sucedido, e de acordo com a Williams-lo jumpstarted sua carreira. Ele havia marcado anteriormente estréia de Spielberg, The Sugarland Express, e passou a colaborar com o diretor em quase todos os seus filmes. O trilha sonora original para Jaws foi lançado pela MCA Records em 1975, e como um CD em 1992, incluindo cerca de uma hora e meia de música que Williams refiz para o álbum. Em 2000, duas versões da pontuação foram liberados: Decca / Universal relançou o álbum da trilha sonora para coincidir com o lançamento do DVD 25-º aniversário, com todo o 51 minutos da partitura original, e Varèse Sarabande colocar para fora uma regravação da pontuação efectuada pelo Real Orquestra Nacional Escocês, conduzido por Joel McNeely.

Inspirações e temas

Herman Melville Moby Dick é o antecedente artística mais notável para Jaws. O personagem de Quint assemelha-se fortemente Capitão Ahab, o capitão obcecado do Pequod que dedica sua vida à caça de uma baleia cachalote . O monólogo de Quint revela uma obsessão semelhante com tubarões; até seu barco, o Orca, é nomeado após o único inimigo natural do tubarão branco . No roteiro inovadora e original, Quint morre após ser arrastado sob o oceano por um arpão amarrado a sua perna, semelhante ao da morte de Acabe no romance de Melville. Uma referência direta a essas semelhanças podem ser encontradas no projecto de Spielberg do roteiro, que introduz Quint acompanhando o versão cinematográfica de Moby Dick; seu riso contínuo solicita outros membros da audiência para se levantar e deixar o teatro ( O roteiro de Wesley Strick para o remake de 1991 Cape Fear caracteriza uma cena similar). No entanto, a cena de Moby Dick não pode ser licenciado da estrela do filme, Gregory Peck, o seu titular de direitos de autor. O roteirista Carl Gottlieb também fez comparações com Ernest Hemingway 's The Old Man and the Sea : "Jaws é ... uma luta titânica, como Melville ou Hemingway."

As cenas subaquáticas filmados do ponto de vista do tubarão foram comparados com passagens em dois filmes de terror dos anos 1950, O Monstro da Lagoa Negra e O monstro que desafiou o mundo. Gottlieb nomeado duas produções de ficção científica da mesma época como influências sobre a forma como o tubarão foi retratado, ou não: A coisa de outro mundo, que Gottlieb descrito como "um grande filme de terror onde você só vê o monstro no último rolo"; e It Came From Outer Space, onde "o suspense foi construído porque a criatura estava sempre fora da câmera". Esses precedentes ajudou Spielberg e Gottlieb para "se concentrar em mostrar os" efeitos "do tubarão do que o próprio tubarão".

Críticos como Neil Sinyard ter notado semelhanças com Henrik Ibsen play 's Um Inimigo do Povo. Gottlieb mesmo disse que ele e Spielberg referido Jaws como "Moby Dick atende Inimigo do Povo". O trabalho apresenta Ibsen um médico que descobre que fontes termais medicinais de uma cidade à beira-mar, uma das principais fontes de receita e atração turística, estão contaminados. Quando o médico tenta convencer os habitantes da cidade do perigo, ele perde o emprego e é evitada. Este enredo é paralelo em Jaws por conflitos de Brody com o prefeito Vaughn, que se recusa a reconhecer a presença de um tubarão que pode dissuadir os banhistas verão de vir a Amity. Brody é vindicado quando mais ataques de tubarão ocorrer na praia lotada em plena luz do dia. Sinyard chama o filme uma "combinação hábil de Watergate e de Ibsen jogo".

Crítica acadêmica

Jaws tem recebido considerável atenção de críticos acadêmicos. Stephen Heath refere significados ideológicos do filme para o então recente Escândalo de Watergate. Brody Ele argumenta que representa a "aula médio macho branco [há] nem um único e, muito rapidamente, não uma única mulher no filme preto", que restaura a ordem pública "com um tipo comum cara-de heroísmo nasce do medo-e-decência". No entanto, Heath se move para além de análise de conteúdo ideológico para examinar Jaws como um exemplo de sinal do filme como "produto industrial" que vende com base em "o prazer do cinema, produzindo, assim, a perpetuação da indústria (que é por isso que parte do significado de Jaws é ser o filme mais rentável) ".

Análise marxista de Fredric Jameson destaca a polissemia do tubarão e as múltiplas maneiras pelas quais ele pode ser e foi lida-de representar ameaças alienígenas como o comunismo ou o Terceiro Mundo para dreads mais íntimos relativos a irrealidade da vida americana contemporânea e os esforços vãos para higienizar e suprimir o conhecimento da morte. Ele afirma que a sua função simbólica é para ser encontrado neste "polysemousness muito que é profundamente ideológico, na medida em que permite essencialmente social e ansiedades históricas para ser dobrado volta para aqueles aparentemente" naturais "... para ser recontained no que parece ser um conflito com outras formas de existência biológica ". Ele vê a morte de Quint como o derrube simbólico de um velho, populista, New Deal America e do Brody e Hooper parceria como uma "alegoria de uma aliança entre as forças da lei e da ordem e da nova tecnocracia das corporações multinacionais em ... que o espectador se alegra sem entender que ele ou ela está excluído dele ".

Libertação

Promoção

Universal gastou 1,8 milhões dólar promover Jaws , incluindo um inédito 700 mil dólares em spots publicitários de televisão nacional. A blitz de mídia viu cerca de vinte e cinco trinta segundos anúncios veiculados por noite no horário nobre da TV de rede entre 18 de junho de 1975, e de abertura do filme, dois dias depois. Além disso, na descrição da indústria cinematográfica estudioso Searle Kochberg, Universal "concebido e coordenado um plano altamente inovadora" para o marketing da imagem. Já em Outubro de 1974, Zanuck, Brown, e Benchley bater talk show circuito de televisão e rádio para promover a edição em brochura do romance e do próximo filme. O estúdio e editora Bantam concordaram com um logotipo título que aparecem tanto no paperback e em toda a publicidade para o filme. As peças centrais da estratégia de promoção conjunta eram a imagem do cartaz que caracteriza o tubarão se aproxima de um nadador solitário tema de John Williams e. O cartaz foi baseado na capa da brochura, e teve o mesmo artista, Bantam empregado Roger Kastel. A agência Seiniger Publicidade passou seis meses projetar o cartaz; diretor Tony Seiniger explicou que "não importa o que fizemos, ele não parecia bastante assustador". Seiniger finalmente decidiu que "você tinha que realmente ir debaixo do tubarão para que você possa ver os dentes."

Mais mercadoria foi criado para aproveitar o lançamento do filme. Em 1999, Graeme Turner escreveu que Jaws foi acompanhado pelo que ainda estava "provavelmente a matriz mais elaborada de tie-ins" de qualquer filme até à data: "Isto incluiu um álbum de trilha sonora, T-shirts, copos de plástico, um livro sobre o making of do filme, o livro do filme foi baseado em, toalhas de praia, cobertores, roupas tubarão, tubarões de brinquedo, kits passatempo, ferro-transfers, jogos, posters, colares de dentes de tubarão, sleepwear, pistolas de água e muito mais. " O Ideal Toy Company, por exemplo, produziu um jogo no qual o jogador teve que usar um gancho para peixe fora itens de boca do tubarão antes de as maxilas fechadas.

Corrida teatral

O brilhante resposta do público a um corte brusco do filme em duas sessões de teste em Dallas em 26 de março de 1975 e um em Long Beach, em 28 de março, junto com o sucesso do romance de Benchley e os primeiros estágios da campanha de marketing da Universal, gerado grande interesse entre os proprietários do teatro, facilitando o plano do estúdio para estrear Jaws em centenas de cinemas simultaneamente. A terceira e última pré-estréia, de um corte de incorporar mudanças inspiradas nas apresentações anteriores, foi realizada em Hollywood em 24 de abril Após presidente Universal Lew Wasserman participou de um dos exames, ele ordenou inicial do filme liberação planejada para um total enorme de como muitos como 900 teatros-de ser cortada, declarando: "Eu quero essa imagem para executar todo o verão. Eu não quero que as pessoas em Palm Springs para ver a imagem em Palm Springs. Eu quero que eles tem que entrar em seu carros e unidade para vê-lo em Hollywood. " No entanto, as várias centenas de teatros que ainda estavam reservadas para a abertura representou o que era então uma invulgarmente grande lançamento. Na época, amplas aberturas foram associados com filmes de qualidade duvidosa; não é incomum no lado exploração da indústria, foram empregues para diminuir o efeito de comentários negativos e de boca em boca. Tinha havido algumas exceções recentes, precedentes, que incluiu o relançamento de Billy Jack e a versão original da sua sequela The Trial of Billy Jack , o Dirty Harry sequela Magnum Force , e as últimas parcelas na série James Bond. Ainda assim, o típico grande estúdio de lançamento do filme na abertura envolvido hora em alguns teatros das grandes cidades, o que permitiu uma série de estréias. Distribuidores seria então lentamente para a frente imprime para locais adicionais em todo o país, aproveitando qualquer resposta crítica ou público positiva. O sucesso descomunal de The Godfather em 1972 tinha acendido uma tendência de lançamentos mais amplas, mas mesmo que o filme tinha estreado em apenas cinco teatros, antes de ir de largura em seu segundo fim de semana.

Em 20 de junho, Jaws abriu em toda a América do Norte em 464 telas-409 nos Estados Unidos, o restante no Canadá. O acoplamento deste padrão de distribuição amplo com o então ainda mais raro campanha de marketing do filme televisão nacional rendeu um método de libertação praticamente inédito na época. (Um mês antes, Columbia Pictures tinha feito algo semelhante com um thriller de Charles Bronson, Breakout , embora as perspectivas que do filme para um funcionamento prolongado foram muito mais magro.) presidente da Universal, Sid Sheinberg argumentou que os custos de marketing em todo o país seriam amortizados a uma taxa mais favorável por impressão em relação a uma liberação lenta, dimensionado. Com base no sucesso do filme, a liberação foi posteriormente expandida em 25 de julho para cerca de 700 teatros, e em 15 de agosto para mais de 950. Overseas distribuição seguiu o mesmo padrão, com campanhas intensivas de televisão e grandes lançamentos-na Grã-Bretanha, por exemplo, Jaws inaugurado em dezembro em mais de 100 cinemas.

Recepção

Desempenho nas bilheterias

Jaws abriu com um fim de semana $ 7 milhões e recuperou seus custos de produção em duas semanas. Em apenas 78 dias, ultrapassou The Godfather como o filme de maior bilheteria na bilheteria norte-americana, navegando passado ganhos que do retrato de 86 milhões dólares para se tornar o primeiro filme a chegar a US $ 100 milhões em aluguéis. Seu lançamento inicial em última análise, trouxe em 123.100 mil dólares em aluguéis. Theatrical relançamentos em 1976 e 1979 trouxeram seus arrendamentos totais para 133,4 milhões dólar.

A imagem entrou lançamento no exterior em Dezembro de 1975, e seus negócios internacionais espelhou seu desempenho doméstico. Ele quebrou recordes em Cingapura, Nova Zelândia, Japão, Espanha e México. Em 1977, Jaws foi o lançamento internacional de maior bilheteria em todo o mundo com aluguel de $ 193.000.000, o que equivale a cerca de US $ 400 milhões em receita bruta; suplantou O Poderoso Chefão , que tinha ganhou US $ 145 milhões em aluguéis.

Jaws foi o filme de maior bilheteria até Star Wars , que estreou dois anos depois. Star Wars superou Jaws para o recorde de US seis meses após o seu lançamento e estabeleceu um novo recorde mundial em 1978. A partir de janeiro de 2013, é o mais alto 120- -grossing filme de todos os tempos com 470,7 milhões dólares em todo o mundo, eo maior 65 no mercado interno com um bruto norte-americana total de US $ 260 milhões. Ajustado pela inflação, Jaws ganhou quase US $ 2 bilhões no mundo todo a preços de 2011, e é a segunda mais bem sucedida franquia cinematográfica depois de Star Wars . Na América do Norte, é o sétimo filme de maior bilheteria de todos os tempos, com um total de 1,017 bilhões dólares a preços correntes, com base em um número estimado de 128.078.800 ingressos vendidos. No Reino Unido, é o sétimo maior bilheteria filme a ser lançado desde 1975, ganhando o equivalente a mais de £ 70 milhões em 2009/10 moeda, com internações estimada em 16,2 milhões. Jaws também vendeu 13 milhões de ingressos no Brasil , a segunda maior participação de sempre no país atrás Titanic.

Na televisão, o American Broadcasting Company foi ao ar pela primeira vez logo após o seu relançamento de 1979. A primeira transmissão US atraiu 57 por cento da audiência total, a quota de filme segundo maior televisionado no momento trás Tudo o Vento Levou. No Reino Unido, 23 milhões de pessoas assistiram a sua transmissão inaugural, a segunda maior audiência da TV de sempre para um filme atrás de Live and Let Die .

A resposta da crítica

Jaws foi aclamado pela crítica esmagadora após a libertação. Roger Ebert do Chicago Sun-Times o chamou de "um filme de ação sensacionalmente efetivo, um thriller assustador que trabalha o melhor porque é povoada com personagens que têm sido desenvolvidas em seres humanos." Variety " s AD Murphy elogiou Spielberg habilidades de direção e chamou o desempenho de Robert Shaw "absolutamente magnífico". Conforme The New Yorker ' s Pauline Kael, foi "o filme mais susto alegremente perverso já feito ... [com] mais entusiasmo do que um início imagem Woody Allen, muito mais eletricidade, [e] que é engraçado em uma espécie de Woody Allen maneira ". Para New Times revista, Frank escreveu rico ", Spielberg é abençoado com um talento que é absurdamente ausente da maioria dos cineastas norte-americanos estes dias: este homem realmente sabe como contar uma história na tela ... Ele fala bem de presentes deste diretor que. algumas das seqüências mais assustadoras em Jaws são aqueles em que nós nem sequer ver o tubarão. " Escrevendo para New York revista, Judith Crist descreveu o filme como "uma aventura emocionante de entretenimento da mais alta ordem" e elogiou sua atuação e "realizações técnicas extraordinárias". Rex Reed elogiou as cenas de ação "-nervosas fritar" e concluiu que "para o maior parte, Jaws é um filme de horror emocionante que funciona lindamente em cada departamento ".

O filme não foi sem seus detratores. Vincent Canby do The New York Times escreveu: "É uma medida de como o filme que não funciona, uma vez que nos sentimos especial simpatia por qualquer das vítimas do tubarão. ... Nos melhores filmes, personagens são reveladas em termos de ação. Em filmes como Jaws , personagens são simplesmente funções da acção ... como palco as mãos que se movem em torno de adereços e fornecer informações quando é necessário ". Ele, no entanto, descrevem-no como "o tipo de absurdo que pode ser uma boa dose de diversão". Los Angeles Times crítico Charles Champlin discordou com classificação PG do filme, dizendo que " Jaws é demasiado horrível para crianças, e propensos a recorrer o estômago do impressionável em qualquer idade. ... É um trabalho de granulação grossa e exploradora que depende excesso para o seu impacto. Em terra, é um furo, desajeitadamente encenado e lumpily escrito ". Marcia Magill de filmes em revisão disse que enquanto Jaws "é eminentemente vale a pena ver para sua segunda metade", ela sentiu que antes prossecução do tubarão dos protagonistas do filme foi "muitas vezes falho por sua ocupação". William S. Pechter de Commentary descrito Jaws como "um repasto entorpecente para glutões saciado-sense" e "produção de filmes deste tipo essencialmente manipulativo"; Molly Haskell do The Village Voice caracterizou de forma semelhante como uma "máquina susto que trabalha com precisão computador-like. ... Você se sente como um rato, sendo dada terapia de choque". O aspecto mais frequentemente criticado do filme tem sido a artificialidade de seu antagonista mecânica: Magill declarou que "o tubarão programado tem um verdadeiramente falso close-up" e, em 2002, revisor on-line James Berardinelli disse que, se não para a direção habilmente suspense de Spielberg , "estaríamos dobrou de rir com o cheesiness da criatura animatronic." Film Guide do Halliwell afirmou que "apesar de sequências genuinamente suspense e assustadores, é uma slackly narrado e às vezes sem rodeios tratadas thriller com um excesso de abundância de diálogo e, quando ele finalmente aparece, um monstro muito convincente. "

Reconhecimentos

Jaws ganhou três prêmios da Academia para Melhor Montagem, Melhor Trilha Dramática Original, e Melhor Som ( Robert Hoyt, Roger Heman, Earl Madery e John Carter). Ele também foi nomeado para Melhor Filme, perdendo para Voando Sobre Um Ninho de Cucos . Spielberg se ressentia muito o fato de que ele não foi nomeado para Melhor Diretor. Junto com o Oscar, a pontuação de John Williams ganhou o Prêmio Grammy, o prêmio BAFTA de Melhor Filme musical, eo Globo de Ouro. Seu prêmio da Academia para, Verna Campos acrescentou as Eddie Award 'American Cinema Editors de Melhor Longa-Metragem Editado.

Jaws foi escolhido Filme favorito nas Peoples Choice Awards. Ele também foi nomeado para Melhor Filme, Diretor, Ator (Richard Dreyfuss), Edição e Som aos 29 British Academy Film Awards, e Melhor Filme-Drama, Diretor e Roteiro no 33o Golden Globe Awards. Spielberg foi nomeado pelo Directors Guild of America para um Prêmio DGA, eo Writers Guild of America nomeado Peter Benchley e roteiro de Carl Gottlieb para melhor drama Adaptada.

Nos anos desde o seu lançamento, Jaws tem sido freqüentemente citado por críticos de cinema e profissionais do setor como um dos maiores filmes de todos os tempos. Ele era o número 48 no American Film Institute 100 Anos ... 100 Movies , uma lista dos melhores filmes americanos de todos os tempos compilada em 1998; caiu para número 56 na lista de aniversário de 10 anos. AFI também classificou o tubarão no número 18 em sua lista das 50 melhores vilões, linha de Roy Scheider "Você vai precisar de um barco maior" 35 em uma lista de 100 melhores citações do filme, a pontuação de Williams em sexto na lista dos 100 Anos de Film Scores, eo filme como o segundo na lista dos 100 filmes mais emocionantes, atrás apenas psicótico . Em 2003, The New York Times incluiu o filme em sua lista dos melhores filmes já feitos 1.000. No ano seguinte, Jaws colocado no topo da minissérie de cinco horas da rede Bravo Os 100 momentos mais assustadores filmes . O Chicago Film Critics Association nomeou-o o filme mais assustador de todos os tempos sexto em 2006. Em 2008, Jaws foi classificada como o quinto maior filme da história pelo Império revista, que também colocou Quint, no número 50 em sua lista dos 100 melhores personagens de filmes de todos os tempos. O filme tem sido citado em muitas outras listas de 50 e 100 maiores filmes, incluindo aqueles compilados pela Leonard Maltin, Entertainment Weekly , Film4 , Rolling Stone, Total Film , TV Guide , e Vanity Fair .

Em 2001, os Estados Unidos Biblioteca do Congresso que seleccionou para preservação no National Film Registry como um filme "culturalmente significativa". Em 2006, o seu roteiro foi classificada como a melhor 63 de todos os tempos pelo Writers Guild of America.

Legado

A large replica of the film's shark hangs from a wooden frame. A sign next to it says
A entrada do agora fechado Jawspasseio naUniversal Studios Florida

Jaws foi fundamental para estabelecer os benefícios de uma ampla divulgação nacional apoiado por publicidade televisiva pesado, ao invés do tradicional liberação progressiva em que um filme entrou lentamente novos mercados e construído apoio ao longo do tempo. Reserva de saturação, em que um filme abre simultaneamente em milhares de cinemas, e maciças compras de mídia são agora comuns para os grandes estúdios de Hollywood. Conforme Peter Biskind, Jaws "diminuir [va] a importância da impressão avaliações, o que torna praticamente impossível para um filme de construir lentamente, encontrar o seu público por força de mera qualidade. ... Além disso, Jaws aguçar o apetite corporativos para grandes lucros rapidamente, o que é dizer, estúdios queria que cada filme seja Jaws ". Estudioso Thomas Schatz escreve que "recalibrado o potencial de lucro do sucesso de Hollywood, e redefiniu o seu estatuto como uma mercadoria negociável eo fenômeno cultural também. O filme trouxe um fim enfática a cinco anos de recessão de Hollywood, enquanto dando início a uma era de alta -Custo, de alta tecnologia, thrillers de alta velocidade. "

Jaws também desempenhou um papel importante no estabelecimento de verão como a estação principal para o lançamento dos maiores contendores de bilheteria dos estúdios, seus destinados blockbusters; inverno tinha sido o momento mais esperado visitas foram distribuídos, enquanto o verão foi em grande parte reservada para o dumping filmes que poderiam vir a ser os artistas pobres. Jaws e Star Wars são consideradas como marcando o início do novo modelo de negócio US indústria cinematográfica dominada por " alto conceito "fotos-com instalações que podem ser facilmente descritos e comercializados-bem como o início do fim do período de New Hollywood, que viu filmes de autor cada vez mais afastada em benefício das rentáveis ​​de grande orçamento imagens. A era da Nova Hollywood foi definida pelos cineastas relativa autonomia foram capazes de atingir dentro do grande sistema de estúdio; na descrição de Biskind ", Spielberg foi o cavalo de Tróia através do qual os estúdios começaram a reafirmar seu poder. "

O filme teve repercussões culturais mais amplas, bem. Semelhante à maneira como a cena crucial em 1960 de Psicose fez chuveiros uma nova fonte de ansiedade, Jaws levou muitos espectadores a temer ir para o oceano. Atendimento praia reduzida em 1975 foi atribuído a ele, bem como um aumento do número de avistamentos de tubarões relatados. Ele ainda é visto como responsável por perpetuar estereótipos negativos sobre os tubarões e seu comportamento, e para a produção do chamado " Jaws efeito ", que supostamente inspirou" legiões de pescadores [que] empilhados em barcos e matou milhares de predadores do oceano em tubarão -Pesca torneios. " Benchley afirmou que ele não teria escrito o romance original, se soubesse o que os tubarões são realmente gosto na vida selvagem. Grupos de conservação têm reclamado do fato de que o filme tornou consideravelmente mais difícil de convencer o público de que os tubarões devem ser protegidos.

Jaws definir o modelo para muitos filmes de terror posteriores, na medida em que o roteiro de 1979 Filme de ficção científica de Ridley Scott estrangeiro foi lançado para os executivos do estúdio como " Jaws no espaço. " Muitos filmes baseados em animais comedores de homens, geralmente aquáticos, foram liberados através dos anos 1970 e 1980, tais como a Orca , Grizzly , jacaré , Dia dos Animais , e comido vivo . Spielberg declarou Piranha , dirigido por Joe Dante e escrito por John Sayles, "o melhor do Jaws ripoffs ". Três mockbusters baseado em Jaws veio da Itália: Great White , que inspirou uma ação por plágio Universal; monstro tubarão , destaque em Mystery Science Theatre 3000 sob o título Diabo peixes ; e Cruel Jaws (aka Jaws 5: Cruel Jaws ), que apresenta imagens de Jaws e Jaws 2 .

Martha Vineyard comemorou 30º aniversário do filme, em 2005, com um festival "JawsFest", que teve segunda edição em 2012. Um grupo independente de fãs produziu o documentário de longa-metragem The Shark ainda está funcionando , com entrevistas com o elenco do filme e da tripulação. Narrado por Roy Scheider e dedicada a Peter Benchley, que morreu em 2006, ele estreou no Los Angeles United Film Festival de 2009.

Início lançamentos vídeo

A primeira vez Título LaserDisc comercializado na América do Norte foi o MCAliberação Discovision deJawsem 1978. Um segundo LaserDisc foi lançado em 1992, antes de uma terceira e última versão saiu sob Signature Collection marca MCA / Universal Home do vídeo em 1995. Esta versão foi elaborada uma boxset que incluiu cenas e outtakes apagados, um novo documentário de duas horas sobre o making of do filme dirigido e produzido por Laurent Bouzereau, uma cópia do romanceJaws, e um CD da trilha sonora de John Williams.

MCA Home Video primeiro lançado Jaws em VHS em 1980. Para o 20º aniversário da película em 1995, MCA Universal Home Video emitiu uma nova fita Edição de Colecionador caracteriza um making-of retrospectiva. Esta versão vendeu 800.000 unidades na América do Norte. Outra, versão final VHS, marcando o 25º aniversário da película em 2000, veio com uma fita companheiro contendo um documentário, cenas deletadas, outtakes, e um trailer.

Jaws foi lançado em DVD em 2000 para 25º aniversário do filme, acompanhado por uma campanha publicitária maciça. Ele apresentava um documentário de 50 minutos sobre o making of do filme (uma versão editada de um destaque na versão 1995 LaserDisc), com entrevistas com Spielberg, Scheider, Dreyfuss, Benchley, e outros membros do elenco e da equipe. Outros extras incluídos cenas deletadas, outtakes, trailers, fotos de produção e storyboards. O DVD enviado um milhão de cópias em apenas um mês. Em junho de 2005, a 30ª edição-aniversário foi lançado no festival JawsFest no vinhedo de Martha. O novo DVD tinha muitos extras visto em home video releases anteriores, incluindo o total de duas horas Bouzereau documentário, e uma entrevista com Spielberg anteriormente indisponíveis realizado no set de Jaws em 1974. No segundo JawsFest em agosto de 2012, o Blu-Ray de Jaws foi lançado, com mais de quatro horas de extras, incluindo o tubarão ainda está funcionando . Este Blu-Ray foi parte das comemorações do 100º aniversário da Universal, e estreou em quarto lugar nas paradas, com mais de 362.000 unidades vendidas.

Sequels

Jaws deu origem a três sequelas, nenhum dos quais abordaram o sucesso do original de fato, suas arrecadações domésticos combinados equivale a quase metade do primeiro filme de. Em outubro de 1975, Spielberg declarou a uma audiência festival de cinema que "fazer uma sequela de alguma coisa é só um truque carny barato". No entanto, ele fez estudar a possibilidade de a primeira sequela, quando seu diretor original, John D. Hancock, foi demitido há alguns dias para o tiro; em última instância, suas obrigações para com Contatos Imediatos do Terceiro Grau , que ele estava trabalhando com Dreyfuss, tornou impossível. Jaws 2 (1978) acabou por ser dirigida por Jeannot Szwarc; Scheider, Gary, Hamilton, e Jeffrey Kramer (que interpretou Adjunto Hendricks) reprisou seu papel. Ele é geralmente considerado como o melhor das seqüelas. O próximo filme, Jaws 3-D (1983), foi dirigido por Joe Alves, que serviu como diretor de arte e designer de produção, respectivamente, sobre os dois filmes anteriores. Estrelando Dennis Quaid e Louis Gossett Jr., que foi lançado no formato 3-D, embora o efeito não transferir para a televisão ou vídeo para casa, onde foi rebatizado Jaws 3 . Jaws: The Revenge (1987), dirigido por Joseph Sargent, estrelado por Michael Caine, e com o retorno de Gary, é considerado um dos piores filmes já feitos. Embora todos os três sequelas obteve um lucro na bilheteria ( Jaws 2 e Jaws 3-D estavam entre os top 20 filmes de maior bilheteria de seus respectivos anos), os críticos e público foram geralmente insatisfeito com os filmes.

Adaptações e mercadoria

O filme inspirou dois passeios de parque temático: um no Universal Studios Florida, que encerrou em Janeiro de 2012, e um na Universal Studios Japan. Houve pelo menos duas adaptações musicais: JAWS O Musical! , que estreou em 2004, no Minnesota Fringe Festival, e gigante do tubarão do assassino: The Musical , que estreou em 2006 no Toronto Fringe Festival. Três jogos de vídeo baseado no filme foram liberados: de 1987 Jaws , desenvolvido pela LJN para o Nintendo Entertainment System ; 2006 de Jaws Desencadeado por Majesco Entertainment para o Xbox , PlayStation 2 e PC; e 2011 de Jaws: Ultimate Predator , também por Majesco, para o Nintendo 3DS e Wii . A mobile game por Bytemark foi lançado em 2010 para o iPhone. Aristocrat fez uma slot machine oficialmente licenciado baseado no filme.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jaws_(film)&oldid=556054050 "