Conteúdo verificado

Camisola

Assuntos Relacionados: Geografia da Grã-Bretanha

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. patrocínio SOS Criança é legal!

Bailiado de Jersey
  • Bailliage de Jersey ( Francês )
  • Bailliage dé Jerri ( Norman)
Bandeira Brasão
Anthem: God Save the Queen    (Oficial)
Island Home    (Oficial) um
Localização de Jersey (verde escuro)
Local de   Camisola    (Verde escuro)
Capital
e maior cidade
Saint Helier
49 ° 11.401'N 2 ° 06.600'W
Línguas oficiais
Línguas regionais reconhecidas Jèrriais
Grupos étnicos (2011)
  • 50% Jerseymen / mulheres
  • 31% outros britânicos
  • 7% Português
  • 3% Polonês
  • 2% Irlandês
  • <1% Francês
Governo Crown dependência b
- Duque Elizabeth II
- Vice-governador John McColl
- Meirinho Michael Birt
- Ministro-Chefe Ian Gorst
Estado Dependência da Coroa Britânica
- Administativo separação do continente Normandy
1204
- Libertação de alemão ocupação
09 de maio de 1945
Área
- Total 118,2 km 2 ( 227)
46,13 sq mi
- Água (%) 0
População
- 2011 estimativa 97.857 ( 199)
- Densidade 819 / km 2 ( 14a c)
2,121 mi / sq
PIB ( PPP) Estimativa 2005
- Total 5100 milhões dólares ( 166)
- Per capita $ 57,000 ( 6)
Moeda Libra esterlina d ( GBP )
Fuso horário GMT e
- Summer ( DST) ( UTC + 1)
Unidades no esquerda
Chamando código +44
Padroeiro St. Helier
Código ISO 3166 JE
TLD Internet .je
um. por Gerard Le Feuvre; oficial para ocasiões em que distingue o hino necessário.
b. A democracia parlamentar sob monarquia constitucional .
c. Classificação baseada na densidade populacional de Ilhas do Canal, ou seja, incluindo o Bailiado de Guernsey .
d. Os Estados de Jersey emitir suas próprias esterlina notas e moedas (ver Libra Jersey).
e. Em um referendo em 16 de Outubro de 2008, os eleitores rejeitaram uma proposta de adopção Horário da Europa Central por 72,4%.

Jersey (pron .: / ɜr z Eu /, Francês: [Ʒɛʁzɛ]; Jèrriais: Jerri [ʒɛri], oficialmente o Bailiado de Jersey ( Francês : Bailliage de Jersey), é uma Dependência da Coroa Britânica ao largo da costa de Normandia, França. Bem como a ilha de si Jersey, o bailiwick inclui dois grupos de pequenas ilhas que já não são habitadas permanentemente, o Minquiers e Écréhous, eo Pierres de Lecq e outras rochas e recifes.

Jersey é um self-governing democracia parlamentar sob uma monarquia constitucional , com o seu próprio financeira, legal e sistemas judiciais, e do poder de auto-determinação.

A ilha de Jersey é a maior das Ilhas do Canal . Embora os Bailiwicks de Jersey e Guernsey são muitas vezes referidos coletivamente como as Ilhas do Canal, eles não são uma unidade constitucional ou político. Jersey tem um relacionamento separado para o Coroa Britânica de outros dependentes da Coroa de Guernsey ea Ilha de Man . Não faz parte do Reino Unido, e tem uma identidade internacional distinta da do Reino Unido, mas o Reino Unido é constitucionalmente responsável pela defesa de Jersey. Jersey não faz parte da União Europeia , mas tem uma relação especial com ele, ser tratado como parte da Comunidade Europeia para efeitos do livre comércio de bens.

Toponímia

Origem do nome

As Ilhas do Canal são mencionados no Itinerário de Antonino como o seguinte: Sarnia, Caesarea, Barsa, Silia e andium, mas Jersey não podem ser identificados especificamente porque nenhum corresponde diretamente a os nomes atuais. O nome Caesarea tem sido usado como o nome latino para Jersey (também em sua versão francesa Cesaree) desde De William Camden Britannia, e é usado em títulos de associações e instituições hoje. O nome latino Cesaréia também foi aplicado à colônia de New Jersey como Nova Cesaréia.

Andium, Agna e Augia foram usadas na antiguidade.

Os estudiosos supõem que Jersey e Jerri derivam Jard (nórdico antigo para "terra") ou jarl (earl), ou talvez um nome pessoal, Geirr ("Ilha do Geirr"). O -ey terminando denota uma ilha.

História

História Jersey é influenciada pela sua localização estratégica entre a costa norte da França e na costa sul da Inglaterra; história registrada da ilha estende-se mais de mil anos.

La Cotte de St Brelade é um site Paleolítico habitada antes de a subida do nível do mar transformadas Jersey em uma ilha. Jersey era um centro de actividade Neolítico, como demonstrado pela concentração de dolmens. Evidência da Idade do Bronze e início da Idade do Ferro assentamentos podem ser encontrados em muitos locais ao redor da ilha. Em junho de 2012, foi anunciado que dois detectorists de metal havia descoberto em Grouville o que poderia ser o maior da Europa tesouro de moedas da Idade do Ferro, que pode ser no valor de até £ 10 M, depois de uma pesquisa que mede 30 anos. Foi relatado que o tesouro pesava cerca de três quartos de uma tonelada e pode conter até 50.000 Roman e Moedas celtas. Isto veio depois de uma descoberta anterior de 60 moedas da Idade do Ferro, na mesma área, pelos mesmos homens.

Além disso arqueológico evidência de Roman influência foi encontrado, em particular o site promontório costeiro em Le Pinacle, Les Landes, onde os restos de uma estrutura primitiva são atribuídos a adoração no templo galo-romana ( Fanum). Evidência para ocupação romana resolvida ainda não foi estabelecida.

Jersey foi parte de Nêustria com a mesma população galo-franco como o continente continental. Jersey, toda Ilhas do Canal ea Península de Cotentin (provavelmente com o Avranchin) veio anteriormente sob o controle do duque de Bretanha durante o Viking invasões, porque o rei dos francos era incapaz de defendê-los, porém eles permaneceram no arcebispado de Rouen. Jersey foi invadida pelos Vikings no século IX, e acabou por ser anexo ao futuro Ducado da Normandia, em conjunto com as outras Ilhas do Canal, Cotentin e Avranchin, por William Longsword, contagem de Rouen em 933 e tornou-se uma das ilhas Norman. Quando o descendente de William, William, o Conquistador , conquistou a Inglaterra em 1066, o Ducado da Normandia eo reino da Inglaterra eram governados sob um monarca. The Dukes of Normandy propriedade propriedades consideráveis na ilha, e as famílias que vivem Norman em suas propriedades estabeleceu muitos dos nomes históricos da família Norman-Francês Jersey. D. João perdeu todos os seus territórios no continente Normandia em 1204 para Rei Filipe II Augusto, mas manteve a posse de Jersey e as outras Ilhas do Canal. As ilhas têm sido internamente self-governing desde então.

Islanders viajou por todo o Atlântico Norte para participar do Newfoundland pescarias no final do século 16. Em reconhecimento por socorro dado a ele durante seu exílio em Jersey na década de 1640, Charles II deu George Carteret, oficial de justiça e governador, uma grande concessão de terras na Colônias americanas em entre a Hudson e Rios Delaware que ele prontamente nomeados New Jersey. Agora é um estado nos Estados Unidos da América.

Em 6 de Janeiro de 1781, uma força de invasão francesa de 2000 homens (dos quais metade não chegou) desembarcou para tomar a ilha. O batalha por 9.000 homens para defender a ilha, embora touch-and-go, e decisivo, só durou cerca de meia hora. Havia cerca de trinta vítimas de cada lado, e 600 prisioneiros franceses foram tomadas. Ambos os comandantes foram mortos.

Comércio lançou as bases da prosperidade, auxiliados por neutralidade entre a Inglaterra ea França. A maneira Jersey de vida envolvido agricultura, moagem, pesca, construção naval e produção de bens de lã. Melhorias do século 19 em ligações de transportes trouxe o turismo para a ilha.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi Jersey ocupada pela Alemanha a partir de 01 de julho de 1940 até 9 de maio de 1945, quando a Alemanha se rendeu. Durante esse tempo, os alemães construíram muitas fortificações que utilizam trabalho escravo Soviética. Depois de 1944 suprimentos de França metropolitana foram interrompidos pelos desembarques do Dia D e comida na ilha tornou-se escasso. A SS Vega foi enviado para a ilha levando suprimentos e notícias do sucesso do avanço aliado na Europa da Cruz Vermelha. As Ilhas do Canal foram um dos últimos lugares na Europa para ser liberado.

Política

O edifício Unidos em St. Helier.

Jersey de legislatura unicameral é a Assembleia da Estados de Jersey. Ele inclui cinqüenta e um membros eleitos: dez senadores eleitos (em uma base de toda a ilha), doze Connétables (designados 'policiais', chefes de paróquias) e vinte e nove deputados (representando círculos eleitorais), todos eleitos para mandatos de quatro anos, a partir da Outubro 2011 eleições. Há também cinco membros sem direito de voto nomeados pela Coroa: Oficial de justiça, a Tenente Governador de Jersey, o Dean de Jersey, o procurador-geral e procurador-geral. Jersey tem uma das mais baixas da volta eleitor saídas internacionalmente, em 2005, com apenas 33% do eleitorado votante - colocando-o bem abaixo da média europeia de 77% para esse ano

O governo é um Conselho de Ministros, que consiste de um Ministro-Chefe e nove ministros. Cada ministro pode nomear até dois ministros assistentes. A Chefe do Executivo é chefe do serviço civil. Algumas funções do governo são realizadas na ilha de doze paróquias.

O Oficial de justiça é o presidente (presidente) da Assembleia Unidos, chefe da judiciário e cabeça como cívico da ilha realiza várias funções cerimoniais.

Como uma das dependências da Coroa, Jersey é autônoma e auto-governada, com seus próprios sistemas jurídicos, administrativos e fiscais independentes. Em 1973, o Comissão Real sobre a Constituição definir as funções da Coroa como incluindo: a responsabilidade final pelo 'bom governo' das Dependências da Coroa; ratificação da legislação ilha pela Portaria (Royal Assent); representação internacional, objecto de consultas com as autoridades da ilha antes de concluir qualquer acordo que se aplicaria a eles; garantindo as ilhas cumprir as suas obrigações internacionais; e defesa.

Elizabeth II título tradicional 's como Chefe de Estado é Duque da Normandia. " The Crown "é definida pelos magistrados da Coroa como o" Crown no direito de Jersey ". Assessor representativo e da rainha na ilha é o Vice-governador de Jersey. Ele é um ponto de contato entre ministros Jersey eo Governo do Reino Unido e exerce funções executivas em relação ao controle de imigração, deportação, de naturalização e a emissão de passaportes. Desde setembro de 2011, o vice-governador em exercício tem sido General Sir John McColl.

Sistema jurídico

Jersey é um distinto jurisdição para fins de conflito de leis, separada das outras ilhas Channel, Inglaterra e País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Lei Jersey tem sido influenciada por várias tradições jurídicas diferentes, em particular Direito consuetudinário Norman, Inglês common law e moderno Direito civil francês. Jersey de sistema legal é, portanto, descrita como "misturados" ou " pluralista ', e fontes do direito são em línguas francesa e inglesa, embora desde 1950 o principal língua de trabalho do sistema jurídico é o Inglês.

O tribunal principal é a Royal Court, com apelos ao Jersey Tribunal de Recurso e, em última instância, para o Comitê Judicial do Conselho Privado. O Oficial de justiça é chefe do Poder Judiciário; o conselheiro municipal eo vice-conselheiro municipal são nomeado pela Coroa. Outros membros da ilha de Judiciário são nomeado pelo conselheiro municipal.

Paróquias

As freguesias de Jersey

Administrativamente, Jersey é dividido em doze paróquias. Todos fazem fronteira com o mar. Eles foram nomeados após o cristão santos a quem seu antigo igrejas paroquiais foram dedicados:

  • Grouville (historicamente Saint Martin de Grouville; incorporando Les Minquiers)
  • São Brélade
  • São Clemente
  • Saint Helier
  • São João
  • São Lourenço
  • Saint Martin (historicamente Saint Martin le Vieux, incorporando Les Écréhous)
  • Saint Mary
  • Saint Ouen
  • São Pedro
  • Saint Saviour
  • Trindade

O paróquias de Jersey são divididos em vingtaines (ou, em St. Ouen, cueillettes), divisões que são históricas. Hoje eles são utilizados principalmente para fins de administração local e círculo eleitoral.

O Connétable é a cabeça de cada freguesia, eleitos em uma eleição pública para um mandato de quatro anos para executar a paróquia e para representar o município da Assembleia da Estados de Jersey. O Procureur du Bien Público (dois em cada freguesia) é o representante legal e financeira da paróquia (eleito em uma eleição pública desde 2003, em conformidade com as eleições públicas (Alteração) (Jersey) Law 2003; anteriormente uma Assembleia dos eleitores de cada freguesia elegeu os Procureurs de acordo com a Loi (1804) au sujet des assemblées paroissiales). A Procureur du Bien Público é eleito por três anos como um administrador público para os fundos e os bens da paróquia e poderá contratar quando autorizado por uma assembleia de freguesia. O Assembleia de freguesia é o órgão do governo local em cada paróquia de tomada de decisão; ela consiste de todos os eleitores com direito de freguesia.

Cada paróquia elege a sua própria força de Polícia honorário que consiste em Centeniers, Vingteniers e Oficiais de Constable. Centeniers são eleitos em uma eleição pública dentro de cada paróquia para um mandato de três anos para realizar o policiamento dentro da paróquia. O Centenier é o único funcionário autorizado a cobrar e socorrer os infratores. Anteriormente, o Centenier sênior de cada paróquia (direito a Chef de Polícia) substituiu para o Connétable nos Estados de Jersey quando o Connétable foi incapaz de assistir a uma sessão de Estados Unidos. Esta função já foi abolido.

Relações internacionais

Aeroporto Jersey saúda os viajantes com "Welcome to Jersey" Entrar Jèrriais.

Embora representação diplomática é reservada para a Coroa, Jersey tem vindo a desenvolver a sua própria identidade internacional nos últimos anos. Ele negocia diretamente com governos estrangeiros em assuntos da competência dos Estados de Jersey. Jersey mantém o Bureau de Jersey em Caen, França, uma representação não-diplomática permanente, com uma filial em Rennes. Um escritório similar, a Maison de Normandie em St. Helier, representa o Conseil général de Mancha eo Conselho Regional de Baixa Normandia. Ele também abriga o Consulado da França.

Jersey é um membro da Britânico-irlandesa do Conselho, o Associação Parlamentar da Commonwealth e da Assemblée parlementaire de la Francophonie. Jersey quer se tornar um membro pleno da Commonwealth em seu próprio direito.

Identidade internacional

Em 2007, o Ministro-Chefe e no Reino Unido Lord Chancellor assinaram um acordo que estabelece um quadro para o desenvolvimento da identidade internacional de Jersey.

Em janeiro de 2011, o Ministro-chefe designado um de seus ministros adjuntos como tendo responsabilidade para as relações externas; ele agora é frequentemente descrito como o da ilha "ministro dos negócios estrangeiros".

Acordos de intercâmbio de informações fiscais (Tieas) foram assinados diretamente pelo console com vários países.

Relações com a União Europeia

Jersey é nem um Estado-Membro nem um Membro Associado da União Europeia . Ele, no entanto, ter um relacionamento com a UE regulada pelo Protocolo nº 3 à Tratado de Adesão do Reino Unido em 1972.

Sob o Protocolo nº 3, Jersey faz parte do União Europeia União Aduaneira da Comunidade Europeia. A pauta aduaneira comum, os direitos niveladores e outras medidas de importação agrícolas aplicáveis ao comércio entre a ilha e os Estados não membros. Tem livre circulação de mercadorias e do comércio entre a ilha e Estados-Membros. UE decide sobre livre circulação dos trabalhadores não se aplicam em Jersey. Também não faz parte Jersey do mercado único em serviços financeiros. Não é necessário para implementar as directivas comunitárias sobre questões como circulação de capitais, direito das sociedades ou branqueamento de capitais. Jersey planeja incorporar tais medidas se for caso disso, com particular relevo para o compromisso da ilha para atender aos padrões internacionais de regulação financeira e combate lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Os cidadãos britânicos que têm apenas uma conexão para Jersey, e não com o Reino Unido ou de outro Estados-membros da União Europeia, não são considerados Os cidadãos da União Europeia. Eles têm "estado insular" e sua emitiu-Jersey Passaportes britânicos são endossados com as palavras que o titular não tem direito a beneficiar das disposições da UE em matéria de emprego ou estabelecimento.

Jersey residentes não têm direito de voto nas eleições para o Parlamento Europeu . Jersey e Guernsey conjuntamente abriu um escritório em Bruxelas em 2010 para promover os seus interesses comuns com instituições da União Europeia.

Debate separação

O questão de uma Jersey independente tem sido discutido ao longo do tempo na Assembleia dos Estados de Jersey. Em 2005-2008, um grupo de trabalho do Estados de Jersey examinou as opções para a independência, concluindo que Jersey 'está equipado para enfrentar os desafios da independência ", mas sem fazer recomendações. Propostas de independência Jersey continuam a ser discutido fora do Membros.

Em outubro de 2012, o Conselho de Ministros emitiu uma "política comum para as relações externas" que observou "que não é política do Governo de buscar a independência do Reino Unido, mas sim para garantir que Jersey é preparado se fosse no melhor interesse de Ilhéus a fazê-lo ". Com base nos princípios estabelecidos pelo Conselho de Ministros decidiu "garantir que Jersey é preparado para mudanças externas que podem afetar o relacionamento formal da ilha com o Reino Unido e / ou da União Europeia".

Geografia

Vista satélite de Jersey.
Litoral de Bonne Nuit
Mapa de ilhas de Bailiado de Jersey

Jersey é uma ilha medindo 118,2 quilômetros quadrados (66.436 vergée / 44,87 sq mi), incluindo terra recuperada e zona intertidal. Encontra-se no Canal Inglês , cerca de 12 milhas náuticas (22 km; 14 MI) da Cotentin Peninsula, na Normandia, França, e cerca de 87 milhas náuticas (161 quilômetros; 100 milhas) ao sul da Grã-Bretanha. É o maior e mais meridional das Ilhas do Canal, com uma elevação máxima de 136 m de terra (446 pés) acima do nível do mar, WA 57.795 06.708 (grade UTM30 atual).

O clima é temperado, com invernos amenos e verões frescos. A temperatura média anual, 11,6 ° C (52,9 ° F) é semelhante ao Costa sul da Inglaterra e do sol total de média anual é de 1.912 horas. O terreno consiste numa platô inclinado de baías arenosas no sul de escarpas no norte. O planalto é cortado por vales que funcionam geralmente norte-sul.

Economia

A economia é baseada em Jersey serviços financeiros (43% do GVA em 2009), turismo (hotéis, restaurantes e bares que fazem 3% do VAB em 2009), comércio eletrônico, e na agricultura (2% do VAB em 2009).

Graças à especialização em alguns setores de alto retorno, em paridade de poder aquisitivo Jersey tem alta produção econômica per capita, substancialmente à frente de todas as grandes economias desenvolvidas do mundo. Rendimento nacional bruto em 2009 foi de £ 3700000000 (cerca de £ 40.000 por habitante). No entanto, isso não é indicativo do poder de compra de cada indivíduo residente, eo padrão real de viver em Jersey é comparável ao do Reino Unido fora de Londres central. A ilha é reconhecido como um dos principais centros financeiros offshore. O crescimento deste sector no entanto, não foi sem suas controvérsias quanto Jersey tem sido caracterizado como um lugar em que a "liderança essencialmente foi capturado pelo financiamento global, e cujos membros vão ameaçar e intimidar qualquer um que discorda." Em junho de 2005, os Estados introduziram a competição (Jersey) Law 2005 para regular a concorrência e estimular o crescimento econômico. Este lei competição foi baseado no de outras jurisdições.

Turismo suporta não apenas hotéis, mas também de varejo e serviços: em 2009 houve 685.200 visitantes gastar £ 230 milhões. Produtos duty-free estão disponíveis para compra em viagens de e para a ilha.

Em 2009, 57% da área da ilha foi terras agrícolas (um aumento em relação a 2008). Os principais produtos agrícolas são batatas e produtos lácteos; participação da agricultura do VAB aumentou 5% em 2009, quinto ano consecutivo de crescimento. Gado Jersey são uma pequena raça da vaca amplamente conhecida por sua rica leites e natas; embora a qualidade de sua carne também é apreciado em pequena escala. O total do rebanho em 2009 foi de 5.090 animais. A pesca ea aquicultura fazer uso dos recursos marinhos de Jersey para um valor total de mais de £ 6.000.000 em 2009.

Os agricultores e os produtores muitas vezes vendem excedentes de alimentos e flores em caixas na beira da estrada, contando com a honestidade dos clientes para soltar a mudança correta na caixa de dinheiro e pegar o que eles querem. No século 21, a diversificação da agricultura e alterações na estratégia de planejamento levaram a lojas de fazenda substituindo muitas das barracas de beira de estrada.

53.460 pessoas foram empregadas em Jersey em dezembro de 2010: 24% nos serviços financeiros e jurídicos; 16% no comércio grossista e retalhista; 16% no setor público; 10% em educação, saúde e outros serviços do sector privado; 10% na construção e exploração de pedreiras; 9% nos hotéis, restaurantes e bares.

Jersey junto com Guernsey tem sua própria loteria chamado The Ilhas do Canal Lottery, que foi lançado em 1975.

Em 18 de Fevereiro de 2005, foi concedida Jersey Status Fairtrade Island.

Tributação

Até o século 20, os Estados invocado fiscalidade indirecta para financiar a administração de Jersey. A cobrança dos Impostos (direitos) diferentes das do Reino Unido foi concedida por Charles II e permaneceu nas mãos da Assembleia do governador, conselheiro municipal e Jurats até 1921 quando os poderes de levantamento fiscal desse órgão foram transferidas para a Assembleia dos Estados, deixando a Assembléia do governador, conselheiro municipal e Jurats para servir simplesmente como licenciamento banco para a venda de álcool (esta reforma fiscal também despojado o vice-governador da maioria dos seus restantes funções administrativas eficazes). A Lei de Imposto de Renda de 1928 introduzindo imposto de renda foi a primeira lei redigido inteiramente em Inglês. O imposto de renda foi cobrado a uma taxa fixa de 20% fixado pelos alemães de ocupação durante a Segunda Guerra Mundial.

Porque IVA não tenha sido cobrado na ilha, bens de luxo têm sido muitas vezes mais barato do que no Reino Unido ou em França, fornecendo um incentivo para o turismo de países vizinhos. A ausência de IVA também levou ao crescimento da indústria do cumprimento, pelo qual artigos de luxo de baixo valor, tais como lentes vídeos, lingerie e de contato são exportados, evitando o IVA no momento da chegada e anulando assim os preços locais sobre os mesmos produtos. Em 2005, os Estados de Jersey anunciou limites sobre licenças concedidas a empresas não residentes negociação desta forma.

Apesar de Jersey não tem IVA, os Estados de Jersey introduziu um produtos e serviços de impostos (GST) em 6 de maio de 2008, a uma taxa fixa de 3%. A taxa foi alterada para 5% em 1 de Junho de 2011. Algumas fontes são tributados a 0% e outros isentos. Embora GST é de 5%, as compras em Jersey ainda é muito mais caro do que no Reino Unido, a comida também não está isento ao contrário com IVA.

Jersey não está sujeito à legislação fiscal da União Europeia e da sua legislação Zero-Ten estará em conformidade com o Código de Conduta em matéria de tributação de negócios a partir da remoção da suposta distribuição e atribuição legislação anti-evasão em 31 de dezembro de 2011, que aparentemente foi criticado por certos membros não identificados do Código de Conduta do Grupo. O Código de Conduta do Grupo, pelo menos em teoria, mantém a maior parte de sua documentação e discussão confidencial. A Comissão Europeia confirmou que o Código não é um instrumento jurídico e, portanto, não é juridicamente vinculativo, apenas a tornar-se de limitada autoridade "política" uma vez que um relatório unânime foi adotada pelo Grupo no final da Presidência em causa.

Moeda

Gêmeas máquinas de dinheiro em um banco que dispensou uma escolha de Bank of England ou Jersey notas. Desde a intervenção do tesoureiro dos Estados em 2005, máquinas de dinheiro em geral (com excepção dos que estão no aeroporto e Elizabeth Harbour) não dispensar notas inglesas.

Jersey emite seu próprio As notas e moedas que circulam com o Reino Unido cunhagem Jersey, Banco da Inglaterra notas, Notas escocesas e Moeda Guernsey no interior da ilha. Moeda Jersey não é curso legal fora Jersey: No entanto, no Reino Unido, é proposta aceitável e pode ser entregue em bancos dentro desse país em troca de Bank of England -issued moeda numa base like-for-like.

Cunhagem

Desenhos sobre o reverso da Moedas de Jersey:

  •    1p Le Hocq Tower (defesa costeira)
  •    2p L'Hermitage, local onde St. Helier viveu
  •    5p Seymour Tower (defesa no mar)
  • 10p La Pouquelaye de Faldouet ( dólmen)
  • 20p La Corbière Lighthouse
  • 50p Grosnez Castle (ruínas)

A principal moeda de Jersey é a libra, embora em muitos lugares o euro é aceite por causa do posicionamento da ilha. Moedas de libra são emitidas, mas são muito menos utilizado do que notas de uma libra. Desenhos no reverso de moedas de libra Jersey incluem navios históricos construídos em Jersey e uma série de cristas doze paróquias '. O lema em torno da borda branqueado de moedas de libra Jersey é Insula Cesaréia (Ilha de Jersey). Duas moedas de libra também são emitidos, mas em quantidades muito pequenas.

Demografia

Mont Orgueil foi construído no século 13 para proteger Jersey da invasão francesa.

Censos foram realizados em Jersey desde 1821. No censo 2011, a população residente total era estimada em 97.857, dos quais 34% vivem em Saint Helier, a única cidade da ilha. Apenas metade da população da ilha nasceu em Jersey; 31% da população nasceram em outros lugares nas Ilhas Britânicas, 7% em Portugal e na Madeira, 8% em outros países europeus e 4% em outros lugares.

O povo de Jersey são freqüentemente chamados de Islanders ou, em termos individuais, Jerseyman ou Jerseywoman. Algumas pessoas nasceram de Jersey identificam como britânicos e valorizam a relação especial entre a Coroa Britânica e da ilha.

População histórica
Ano Pop. ±%
1871 56.627 -
1951 55.244 -2,4%
1961 59.489 + 7,7%
1971 69.329 + 16,5%
1981 76.050 + 9,7%
1991 84.082 + 10,6%
2001 87.186 + 3,7%
2011 97.857 + 12,2%

Imigração

Jersey pertence à Área comum do curso e da definição de "Reino Unido" no British Nationality Act 1981 é interpretada como incluindo o Reino Unido e as ilhas junto.

Para fins de imigração e nacionalidade, o Reino Unido geralmente trata Jersey como se fosse parte do Reino Unido. Jersey é constitucionalmente o direito de restringir a imigração por residentes não-Jersey, mas o controle de imigração no ponto de entrada não pode ser introduzido para britânicos, determinados cidadãos da Commonwealth e do EEE, sem qualquer alteração à lei internacional existente. A imigração é, por conseguinte, controlada por uma mistura de restrições sobre aqueles sem estatuto de residência de compra ou arrendamento de imóveis na ilha e restrições ao emprego. Política de migração é passar para um sistema de registo para integrar o status residencial e de emprego. Jersey mantém os seus próprios controles de imigração e fronteiras. Legislação de imigração do Reino Unido pode ser estendido para Jersey por portaria (sujeito a exceções e adaptações) após consulta Jersey e com o consentimento de Jersey. Embora os cidadãos Jersey são cidadãos britânicos completos, um endosso que restringe o direito de estabelecimento na União Europeia afirma que não seja o Reino Unido é colocado nos passaportes de cidadãos britânicos ligados unicamente com as Ilhas do Canal e Ilha de Man. Aqueles que têm um pai ou avô nascido no Reino Unido, ou que tenham vivido no Reino Unido por cinco anos, não estão sujeitos a essa restrição.

Imigração em grande escala histórica foi facilitada pela introdução de navios a vapor (a partir de 1823). Em 1840, até 5000 Inglês pessoas, em sua maioria oficiais de meia-pagos e suas famílias, se tinha estabelecido em Jersey. No rescaldo de 1848, polonês, russo, Refugiados políticos húngaros, italianos e franceses chegaram a Jersey. Seguinte Golpe de Estado de 1851 de Louis Napoléon, mais proscrits franceses chegaram. Até o final do século 19, bem-fazer famílias britânicas, atraídos pela falta de imposto de renda, foram fixando-se em Jersey em números crescentes, estabelecendo St Helier como uma cidade predominantemente de língua Inglês.

O trabalho sazonal na agricultura tivesse dependido principalmente em Bretões e normandos do continente do século 19. O crescimento do turismo atraído equipe do Reino Unido. Seguinte Libertação em 1945, os trabalhadores agrícolas foram principalmente recrutados a partir do Reino Unido - as exigências de reconstrução no continente Normandia e Brittany empregado do trabalho doméstico.

Até a década de 1960, a população tinha sido relativamente estável ao longo de décadas em torno de 60.000 (excluindo os anos de ocupação). O crescimento econômico estimulou a imigração e um aumento da população. A partir da década de 1960 Trabalhadores portugueses chegaram, principalmente trabalhando inicialmente em indústrias sazonais na agricultura e no turismo.

Uma tendência que se desenvolveu ao longo dos últimos anos é a criação de agências de recrutamento em vários países do mundo, para empregar ou mão de obra barata (muitas vezes de países pobres) ou mão de obra qualificada / experientes. Entre os países que têm sido direcionados para este tipo de recrutamento são: Austrália, Chipre, do Quénia, da Letónia, da Nigéria, Polónia, Portugal e África do Sul.

Religião em Jersey

Religião em Jersey tem uma história complexa e muita diversidade. O igreja estabelecida é a Igreja da Inglaterra . No campo, o Metodismo encontrou seu reduto tradicional. Uma minoria de católicos romanos também podem ser encontradas em Jersey. Há duas escolas secundárias privadas católicas: De La Salle College em Saint Saviour é uma escola só para meninos, e Beaulieu Convent School em Saint Helier é uma escola só para meninas; e FCJ escola primária em São Salvador. A ordem católica de Sisters tem uma presença na vida da escola.

Cultura

Sinal de estrada Jèrriais ("A estrada negro") em Saint Ouen.

Até o século 19, indígena Jèrriais - um variedade de Norman - era a língua da ilha, embora o francês foi usado para o negócio oficial. Durante o século 20 uma intensa deslocamento da língua ocorreu e Jersey hoje é predominantemente de língua Inglês. Jèrriais sobrevive, no entanto; cerca de 2.600 habitantes da ilha (três por cento) estão a ser contados falantes habituais, e alguns 10.000 (12 por cento) em todos reivindicar algum conhecimento da língua, especialmente entre os idosos nas paróquias rurais. Tem havido esforços para reviver Jèrriais nas escolas, eo maior número de falantes Jèrriais declarados está na capital.

Atriz Lillie Langtry, apelidado de Lily Jersey.

O dialetos de Jèrriais diferem em fonología e, em menor grau, léxico entre as paróquias, com as diferenças mais marcantes para ser ouvido entre os do oeste e leste. Muitos nomes de lugares estão em Jèrriais, e nomes de lugares franceses e ingleses estão também a ser encontrado. Anglicização do toponímia aumentou em ritmo acelerado com a migração de pessoas inglesas para a ilha.

Alguns Esculturas neolíticas são os primeiros trabalhos de caráter artístico para ser encontrado em Jersey. Somente fragmentárias pinturas murais remanescentes da rica herança artística medieval, após o atacado iconoclastia do Calvinista Reforma do século 16.

A ilha é particularmente famosa pela Batalha das flores, um carnaval realizado anualmente desde 1902. Outros festivais incluem La Fête de Noue (festival de Natal), La Faîs'sie d'Cidre (festival cidermaking), a Batalha da Inglaterra exposição de ar, Jersey ao vivo Festival de Música, Branchage Film Festival , festivais gastronômicos e eventos paroquiais.

A ilha santo padroeiro é Saint Helier.

Música

A Banda da Ilha de Jersey jogar em muitos eventos

O tradicional música folk de Jersey era comum em áreas do país até meados do século 20. Ela não pode ser separada das tradições musicais da Europa continental e da maioria de canções e músicas que foram documentados têm estreitos paralelos ou variantes, nomeadamente em França. A maioria das canções tradicionais que sobrevivem são em francês, com uma minoria no Jèrriais.

Na música contemporânea, Nerina Pallot tem tido um sucesso internacional. Festivais de música incluem Jersey Live Rock in the Park, Avanchi apresenta Jazz em julho, a seção de música do Jersey Eisteddfod eo Festival de Música de Libertação Jersey.

Cinema

Em 1909, TJ Ocidente estabeleceu o primeiro cinema no Royal Hall em St. Helier, que ficou conhecido como Cinema do Ocidente em 1923 (demolido 1977). O primeiro falando de imagem, The Perfect Alibi, foi mostrado em 30 de dezembro de 1929 na Casa Picture in St. Helier. A Jersey Film Society foi fundada em 11 de Dezembro 1947, no Café Bleu, Cinema do Ocidente. A grande Art Deco Forum Cinema, inaugurado em 1935 - durante a ocupação alemã esta foi usado para filmes de propaganda alemã.

O Odeon Cinema, inaugurado 02 de junho de 1952 e, mais tarde foi rebatizada no início do século 21 como o cinema Forum. Seus proprietários, no entanto, se esforçou para atender a dura concorrência do grupo Cineworld Cinemas, que abriu um multiplex 10 tela no centro da orla de St. Helier em terrenos valorizados em dezembro de 2002 eo Odeon fechou suas portas no final de 2008. A Odeon é agora um edifício classificado.

Desde 1997, Kevin Lewis (anteriormente do Centro Cine eo Novo Forum) organizou a Jersey Film Festival, um evento de caridade mostrando os mais recentes e também filmes clássicos ao ar livre em 35 milímetros em uma tela grande.O festival de 2011 foi realizada em Howard Davis Park, São Salvador, no 13-19 agosto de 2011.

Realizado pela primeira vez em 2008, oBranchage Jersey International Film Festival atrai cineastas de todo o mundo.

Comida e bebida

Maravilhas jérsei , ou mèrvelles , são um petisco favorito consistindo de massa frita, encontrado especialmente em festas país. De acordo com a tradição, o sucesso da cozedura depende do estado da maré.

Seafood tradicionalmente tem sido importante para a cozinha de Jersey:mexilhões (chamadosmoulesna Ilha), ostras, lagosta e caranguejos - especialmentesantolas -ormers econgro.

Leite Jersey sendo muito rica,creme e manteiga tenham desempenhado um papel importante na culinária insular.(Veja leite Channel Island)No entanto não existe uma tradição indígena de fabrico de queijo, contrariamente ao costume da Normandia continental, mas um pouco de queijo é produzido comercialmente. Camisola fudge , na sua maioria importados e feito com leite de rebanhos bovinos no exterior Jersey, é um produto alimentar popular entre os turistas.

Batata Jersey Royal é a variedade local de nova batata , ea ilha é famosa por sua colheita precoce de Bate-papo (batatas pequenas) a partir das Cotils virados para sul (íngreme campos inclinados). Originalmente crescido usando vraic como um fertilizante natural, dando-lhes o seu próprio gosto individual, apenas uma pequena porção do que as cultivadas na ilha ainda usam este método. Eles são consumidos em uma variedade de maneiras, muitas vezes simplesmente cozido e servido com manteiga ou quando não tão fresco fritado na manteiga.

Maçãs foram historicamente uma cultura importante. Bourdélots são os bolinhos de maçã, mas a especialidade mais típico é a manteiga de preto ( lé Nier beurre ), uma propagação picante escuro preparado a partir de maçãs, cidra e especiarias. Cider costumava ser uma exportação importante. Depois de declínio e quase desaparecimento no final do século 20, a produção de maçã está a ser aumentada e promovido. A Apple brandy também é produzido, como é um pouco de vinho.

Entre outros pratos tradicionais são loaf repolho, maravilhas Jersey (les mèrvelles), fliottes, crock feijão (les pais au fou),urtiga (ortchie) sopa, pães vraic.

Esporte

Uma estátua do jogador de golfe Jersey,Harry Vardon, fica na entrada para o Royal Jersey Golf Club

Em seu próprio direito Jersey participa dosJogos da Commonwealthe nas bienaisJogos das Ilhas, que sediou em 1997 e, na próxima hospedeiras em 2015.

Em eventos desportivos em que Jersey não tem representação internacional, quando os britânicosInício Unidas estão competindo separadamente, os ilhéus que têm alta habilidade atlética pode optar por concorrer a qualquer uma das Nações Home - não são, no entanto, restrições às transferências subsequentes para representar outra nação Home.

Jersey é um membro afiliado da Conselho Internacional de Críquete (ICC). O equipa de críquete Jersey desempenha no jogo Inter-insular entre outros. A equipa de críquete Jersey competiu na Divisão World 4, realizada na Tanzânia, em outubro de 2008, depois de recentemente terminando como vice-campeão e, portanto, a ser promovido a partir da Divisão Mundial 5, realizada em Jersey. Eles também competiu na Divisão Europeia 2, realizada em Guernsey durante Agosto de 2008. Os jovens equipes de críquete têm sido promovidas para jogar na Divisão Europeia 1, juntamente com a Irlanda, Escócia, Dinamarca, Países Baixos e Guernsey . Em dois torneios neste nível Jersey ter terminado 6.

Para corridas de cavalos, Les Landes Racecourse podem ser encontradas em Les Landes em St. Ouen ao lado das ruínas deGrosnez Castle.

O Jersey Football Association supervisiona o futebol em Jersey. A combinação Jersey Football tem 9 equipes em sua divisão de topo. Os campeões 2006/07 foram Jersey escocesa onde Ross Crick é o artilheiro. Até 2012, Crick também foi o jogador mais pontuado COD (Channel Islands Divisão Open). O Jersey equipa nacional de futebol joga na anual competição Muratti entre outros.

A união do Rugby em Jersey vem sob os auspícios da Jersey Rugby Association (JRA), que é um membro da União de Futebol da Inglaterra Rugby. Jersey RFC competir no sistema Inglês união do rugby; depois de quatro promoções em cinco temporadas, os três últimos dos quais foram consecutivo, eles vão competir no segundo nível RFU Campeonato em 2012-13.

Jersey tem duas piscinas interiores públicos. Nadar no mar, surf, windsurf e outros esportes marinhos são praticados. Jersey Swimming Club organizaram um mergulho anual de Elizabeth Castelo de Saint Helier Harbour há mais de 50 anos. Um mergulho round-ilha é um grande desafio que alcançaram um número seleto de nadadores. The Royal Channel Island Yacht Club tem sede em Jersey.

Há uma facilidade para esportes radicais e algumas instalações para esportes da juventude. Jersey tem um parque de skate com telhado de un. Falésias costeiras oferecem oportunidades para escalada em rocha.

No golfe, dois golfistas de Jersey venceu o Open Championship 7 vezes entre eles, Harry Vardon ganhar 6 vezes e Ted Ray ganhar uma vez. Harry e Ted também ganhou o US Abra uma vez cada e irmão de Harry Vardon Tom teve algumas vitórias menores em Tours europeus.

Literatura

Victor Hugono exílio, 1850.

Wace é mais antigo conhecido autor de Jersey. Printing chegaram em Jersey apenas na década de 1780, mas a ilha apoiou uma infinidade de publicações regulares em francês (e Jèrriais) e Inglês ao longo do século 19, em que a poesia, a maioria geralmente tópica e satírica, floresceu ( ver literatura Jèrriais) .O primeiro livro a ser publicado Jèrriais foi Rimes et Poésies Jersiaises de mergulhadores auteurs et mises en Réunies ordre , editado por Abraham Mourant em 1865. Os escritores nascidos em Jersey incluem Elinor Glyn, John Lemprière, Philippe Le Sueur Mourant, Robert Pipon Marett, e Augustus Asplet Le Gros. Frederick Tennyson e Gerald Durrell estavam entre os autores que fizeram Jersey sua casa. Autores contemporâneos baseados em Jersey incluem Jack Higgins.

Educação

Escolas

O States of Jersey oferece educação através de escolas estaduais (incluindo uma opção de pagar a taxa no nível secundário) e também suporta as escolas privadas. O currículo Jersey geralmente segue a da Inglaterra.

Além disso e do ensino superior

Jersey tem uma faculdade de educação e centro universitário, Highlands College. Bem como oferecendo a tempo parcial e cursos à noite, Highlands, também é um provedor de sexta forma, trabalhando ao lado Hautlieu Escola que oferece a única sexta forma não-pagantes-fee, e trabalha em colaboração com uma série de organizações, incluindo a Universidade Aberta , Universidade de Plymouth e London South Bank University. Em particular, os alunos podem estudar em Highlands para a Fundação Grau de dois anos em Serviços Financeiros e para o BSC Ciências Sociais, ambos validados pela Universidade de Plymouth.

O Instituto de Direito é de Jersey escola de direito, fornecendo um curso para estudantes que buscam se qualificar como advogados e solicitadores Jersey. Ele também oferece o ensino para alunos matriculados na Universidade de Londres programa de grau LLB, através do Programa Internacional. A Universidade Aberta apoia estudantes em Jersey (mas pagam taxas mais elevadas do que os estudantes do Reino Unido). Prestadores de ensino superior do setor privado incluem o Jersey International Business School.

Ambiente

Três áreas de terra são protegidos pelo seu interesse ecológico ou geológica como Sítios de Interesse Especial (SSI): Les Landes, Les Blanches Banques e La Lande du Ouest. Uma grande área da zona intertidal é designado como um sítio Ramsar.

Jersey é a casa daDurrell Wildlife Park(anteriormente conhecido como o Parque Zoológico de Jersey), fundada pelo naturalista, zookeeper, e autorGerald Durrell.

Biodiversidade

Quatro espécies de pequenos mamíferos são considerados nativo: o rato de madeira ( Apodemus sylvaticus ), a ratazana do banco Jersey ( Myodes glareolus Cesário ), a megera Lesser white-toothed ( suaveolens Crocidura ) eo musaranho francês ( Sorex coronatus ). Três mamíferos selvagens são introduções bem estabelecidas: o coelho (introduzido no período medieval), o esquilo vermelho eo ouriço (ambos introduzidos no século 19). O arminho ( Mustela erminea ) foi extinto em Jersey entre 1976 e 2000. O lagarto verde ( bilineata Lacerta) é uma espécie de réptil protegidas; Jersey é o seu único habitat nas ilhas britânicas.

Árvores nativas são geralmente considerados o amieiro ( Alnus glutinosa ), vidoeiro de prata ( Betula pendula ), castanheiro ( Castanea sativa ), avelã ( avelã ), espinheiro ( Crataegus monogyna ), faia ( Fagus sylvatica ), cinzas ( Fraxinus excelsior ), Aspen ( Populus tremula ), cereja selvagem ( Prunus avium ), abrunheiro ( Prunus spinosa ), a azinheira ( Quercus ilex ), carvalho ( Quercus robur ), pálido ( Salix cinerea ), pessoa idosa ( Sambucus nigra ), olmo ( Ulmus spp.) e nêspera ( germanica Mespilus ). Entre as espécies introduzidas notáveis, o palmito ( Cordyline australis ) foi plantada em áreas costeiras e pode ser visto em muitos jardins.

Espécies marinhas notáveis ​​incluem o ormer, congro, baixo, raio undulate, tainha, bodião e peixe-agulha. Os mamíferos marinhos incluem o golfinho bottlenosed e foca cinzenta .

Serviços de emergência

Os serviços de emergência são fornecidos pela Unidos da Polícia Jersey com o apoio da Polícia Honorário conforme necessário, os Estados de Jersey Ambulance Service, Jersey Fire and Rescue Service e da Guarda Costeira Jersey. O Fire and Rescue Serviço Jersey eo Royal National Lifeboat Institution operar um resgate costeira e serviço de salva-vidas; Channel Islands Air Search fornece resposta rápida busca no ar das águas circundantes.

Os Estados de Jersey Bombeiros foi formada em 1938, quando os Estados assumiu a Saint Helier Corpo de Bombeiros, que havia sido formada em 1901.

A primeira embarcação foi equipado, financiado pelos Estados, em 1830. O RNLI estabeleceu uma estação de salva-vidas em 1884.

Controles de segurança de fronteira e aduaneiras são realizadas peloEstado de Jersey Alfândegas e Serviço de Imigração.

Jersey adotou onúmero de emergência 112 ao lado de seu existentenúmero 999 de emergência.

Pessoas notáveis

Esta é uma lista de pessoas notáveis ​​que eram nascidos em Jersey, ou estiveramali residentes, incluindo os residentes atuais Jersey.

  • Wace, autor medieval (1100-1174)
  • Renaud De Carteret III, terra-proprietário (1129-1169)
  • Walter Raleigh, Governador 1600-1603
  • George Carteret, vice-almirante, monarquista estadista (1610-1680)
  • Rei Charles II, exilado em Jersey, 1649-1650
  • Victor Hugo, exilado em Jersey, 1852-1855
  • Lillie Langtry, atriz (1853-1929)
  • Harry Vardon, jogador de golfe (1870-1937)
  • Ted Ray, jogador de golfe (1877-1943)
  • Frank Harvey, roteirista (1885-1965)
  • Artista Claude Cahun, ativista (1894-1954)
  • Gerald Durrell, conservador, autor (1925-1995)
  • Jack Walker industrial britânico e empresário (1929-2000)
  • Graeme Le Saux, jogador de futebol (b. 1968)
  • Henry Cavill, ator (b. 1983)
  • Nigel Mansell Formula One Driver
  • Derek Warwick Formula One Driver
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jersey&oldid=549184710 "