Conteúdo verificado

Jesse Owens

Assuntos Relacionados: Esportes e Jogos pessoas

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outros recursos escolas . Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Jesse Owens
Jesse Owens3.jpg
Jesse Owens em 1936
Informações pessoais
Nome completo James Cleveland Owens
Nacionalidade Americana
Nascido 12 de setembro de 1913
Oakville, Alabama, EUA
Morreu 31 de março de 1980 (1980/03/31) (66 anos)
Tucson, Arizona, EUA
Altura 5 pés 10 pol (1,78 m)
Peso £ 165 (75 kg)
Esporte
Esporte Atletismo
Evento (s) Sprint, Salto em distancia

James Cleveland "Jesse" Owens (12 de setembro de 1913 - 31 de março de 1980) foi um atletismo atleta americano que se especializou na sprints eo salto em comprimento. Ele participou da Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim , Alemanha , onde ele alcançou fama internacional ao vencer quatro medalhas de ouro: um de cada no 100 metros, o 200 metros, o salto em comprimento, e como parte do 4x100 metros equipe de revezamento. Ele foi o atleta mais bem sucedido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936.

O Jesse Owens Award, EUA Track and mais alta distinção do campo para o ano de melhor atletismo atleta, é nomeado após ele, em honra de sua carreira significativa.

Infância

Owens era o caçula de dez filhos, três meninas e sete meninos, nasceu para Henry Cleveland Owens e Maria Emma Fitzgerald em Oakville, Alabama em 12 de setembro de 1913. JC, como era chamado, tinha nove anos quando a família mudou-se para Cleveland, Ohio por melhores oportunidades, como parte do Grande Migração, quando 1,5 milhões de afro-americanos deixaram o sul segregado. Quando o seu novo professor perguntou o nome dele (a entrar em seu livro de rolo), ele disse: "JC", mas por causa de seu forte sotaque sulista, ela pensou que ele disse "Jesse". O nome pegou, e ele era conhecido como Jesse Owens para o resto de sua vida.

Como um menino e juventude, Owens teve diferentes postos de trabalho em seu tempo livre: ele entregou mantimentos, vagões carregados e trabalhava em uma loja de conserto de sapatos, enquanto seu pai e irmão mais velho trabalhava em uma usina siderúrgica. Durante este período, Owens percebeu que ele tinha uma paixão por correr. Ao longo de sua vida, Owens atribuiu o sucesso de sua carreira de atleta, ao estímulo da Charles Riley, seu júnior treinador pista em alta Fairmount Junior High School. Desde Owens trabalhava em uma loja de conserto de sapatos depois da escola, Riley lhe permitiu praticar antes da escola em vez disso.

Owens veio pela primeira vez à atenção nacional quando ele era um estudante de East Technical High School em Cleveland; ele igualou o recorde mundial de 9,4 segundo na corrida de 100 jardas (91 m) e de longa pulou 24 pés 9 1/2 polegadas (7,56 metros) no Campeonato Nacional da High School 1933 em Chicago .

Ohio State University

Owens participaram Universidade do Estado de Ohio, após o emprego foi encontrado por seu pai, assegurando que a família poderia ser apoiada. Carinhosamente conhecido como o "Bullet Buckeye," Owens ganhou um recorde de oito indivíduo Campeonatos da NCAA, quatro cada um em 1935 e 1936. (O recorde de quatro medalhas de ouro no NCAA foi igualada apenas pela Xavier Carter em 2006, apesar de seus muitos títulos também incluiu medalhas de revezamento.) Embora Owens fez sucesso atlético, ele teve que viver fora do campus com outros atletas afro-americanos. Quando ele viajou com a equipe, Owens era restrito a encomendar carry-out ou comer em "black-apenas" restaurantes. Da mesma forma, ele teve que ficar no "pretos somente" hotéis. Owens não recebeu uma bolsa de estudos para seus esforços, então ele continuou a trabalhar em empregos a tempo parcial para pagar a escola.

Maior conquista da Owens entrou em um período de 45 minutos em 25 de maio de 1935, durante o Big Ten se encontram em Ferry Field, em Ann Arbor, Michigan, onde ele estabeleceu três recordes mundiais e amarrado quarto. Ele igualou o recorde mundial para o 100 traço quintal (9,4 segundo); e recordes mundiais na salto em comprimento (26 pés 8 1/4 in / 8,13 m, um recorde mundial que duraria 25 anos); 220 jardas (201,2 m) de sprint (20.3 segundos); e 220 jardas (201.2m) obstáculos baixos (22,6 segundo, tornando-se a primeira a quebrar 23 segundo). Em 2005, University of Central Florida professor de história do esporte Richard C. Crepeau escolheu estas vitórias em um dia como o mais impressionante realização atlética desde 1850.

Jogos Olímpicos de Berlim

Owens realizando o salto em distância nos Jogos Olímpicos.

Em 1936, a Owens chegou a Berlim para competir para os Estados Unidos no Jogos Olímpicos de Verão. Adolf Hitler foi usando os jogos para mostrar ao mundo um ressurgente Alemanha nazista . Ele e outros funcionários do governo tinham grandes esperanças de que os atletas alemães dominam os jogos com vitórias (os atletas alemães conseguiram uma "parte superior da tabela" lanço medalha). Enquanto isso, Nazi propaganda promovida conceitos de " Superioridade racial ariana "e representado étnicos africanos como inferiores.

Owens surpreendeu a muitos ao vencer quatro medalhas de ouro: Em 3 de agosto de 1936, ele ganhou o 100m sprint, derrotando Ralph Metcalfe; em 4 de agosto, o salto em comprimento (mais tarde creditando conselho amigável e útil a partir de Luz Long, o concorrente alemão ele finalmente derrotado); em 5 de agosto, a 200m rasos; e, depois que ele foi adicionado à equipe m revezamento 4 x 100, na sequência do pedido pelos alemães para substituir um velocista judeu-americano, ele ganhou o seu quarto no dia 9 de agosto (um desempenho não igualado até Carl Lewis ganhou medalhas de ouro na mesma eventos no 1984 Jogos Olímpicos de Verão).

Pouco antes das competições, Owens foi visitado na vila olímpica por Adi Dassler, fundador da Adidas empresa de calçados esportivos. Ele convenceu Owens usar sapatos Gebrüder Dassler Schuhfabrik, o primeiro patrocínio para um atleta Africano-Americano masculino.

A vitória do salto em comprimento está documentado, juntamente com muitos outros eventos 1936, no filme 1938 Olympia por Leni Riefenstahl.

No primeiro dia, Hitler apertou as mãos apenas com os vencedores alemão e, em seguida, deixou o estádio. Funcionários do Comitê Olímpico insistiu Hitler cumprimentar cada medalhista ou nenhum. Hitler optou por este último e ignorado todas as futuras apresentações da medalha. Em relatos de que Hitler tinha deliberadamente evitado reconhecendo suas vitórias, e se recusaram a apertar sua mão, Owens disse na época:

"Hitler tinha um certo tempo para vir ao estádio e de um certo tempo para sair." "Foi o que aconteceu teve de sair antes da cerimônia de vitória após os 100 metros. Mas antes que ele saiu, eu estava no meu caminho para uma transmissão e passou perto de sua caixa. Ele acenou para mim e eu acenei de volta. Eu acho que foi mau gosto criticar o "homem do momento" em outro país ".

Longe dos olhos do público, Hitler expressou seus verdadeiros sentimentos e desgosto com Owens. Albert Speer, Hitler do arquiteto e mais tarde ministro armamentos de guerra, mais tarde relembrou em seu memórias:

Cada uma das vitórias alemãs, e havia um número surpreendente deles, fez feliz, mas ele era muito irritado com a série de triunfos pelo corredor americano colorido maravilhoso, Jesse Owens. As pessoas cujos antecedentes veio da selva eram primitivas, Hitler disse com um encolher de ombros; seus físicos eram mais fortes do que os dos brancos civilizados e, portanto, devem ser excluídos dos jogos futuros.

Jesse Owens no pódio depois de vencer o salto em distância no Jogos Olímpicos de Verão de 1936. LR, no pódio, Naoto Tajima, Owens, Luz Long.

Owens foi autorizado a viajar e ficar com nos mesmos hotéis na Alemanha como brancos, enquanto que no momento negros em muitas partes dos Estados Unidos teve que ficar em hotéis segregados durante a viagem. Depois de um New York City desfile ticker-tape de Quinta Avenida, em sua honra, Owens teve de montar o elevador de carga no Waldorf-Astoria para chegar a recepção em sua homenagem.

Owens disse: "Hitler não me esnobar -. FDR foi que me esnobou O presidente nem sequer me enviar um telegrama." Por outro lado, Hitler enviou Owens uma fotografia comemorativa inscrito gabinete de si mesmo. Jesse Owens não foi convidado para a Casa Branca nem foram honras concedidas a ele pelo presidente Franklin D. Roosevelt (FDR) ou o seu sucessor Harry S. Truman durante seus mandatos. Em 1955, o presidente Dwight D. Eisenhower (ele próprio um atleta da nota) honrado Owens nomeando-o um "embaixador dos esportes."

Legado

O dormitório utilizado pela Owens durante os Jogos Olímpicos foi totalmente restaurado e transformado num museu vivo, com imagens de suas realizações nos Jogos, e uma carta (foi interceptado pela Gestapo) de um fã pedindo-lhe para não apertar a mão de Hitler.

Pós-Jogos Olímpicos

Ele foi citado dizendo que o segredo por trás de seu sucesso foi "Eu deixei meus pés gastar tão pouco tempo no chão quanto possível. A partir do ar, rápido para baixo, a partir do solo e, se rápido ".

Após os jogos terminaram, a equipe olímpica e Owens foram todos convidados a competir na Suécia . Ele decidiu capitalizar seu sucesso ao retornar aos Estados Unidos para assumir algumas das ofertas comerciais mais lucrativas. Estados Unidos funcionários atléticas estavam furiosos e retirou o seu estatuto de amador, terminando sua carreira imediatamente. Owens estava com raiva, dizendo: "Um sujeito deseja algo para si mesmo."

Proibido de aparências desportivas amadoras para reforçar seu perfil, Owens encontrou as ofertas comerciais praticamente desapareceu. Em 1946, ele se juntou Abe Saperstein na formação do Associação Costa Oeste Baseball (MIF), um novo Liga de beisebol Negro; Owens foi vice-presidente e proprietário do Portland franquia (Oregon) Rosebuds. Ele excursionou com os Rosebuds, às vezes entreter o público entre jogos doubleheader por competir em corridas contra cavalos. A MIF dissolvida depois de apenas dois meses.

Owens ajudou a promover o filme da exploração Mamãe e papai em bairros negros. Ele tentou ganhar a vida como um promotor de esportes, essencialmente, um entertainer. Ele daria velocistas locais um começo de dez ou vinte jardas e vencê-los no traço de 100 jardas (91 m). Ele também desafiou e derrotou cavalos de corrida; como revelou mais tarde, o truque era correr um tenso puro-sangue que seria assustado com espingarda do motor de partida e dar-lhe um salto ruim. Owens disse: "As pessoas dizem que ele foi degradante para um campeão olímpico para executar contra um cavalo, mas o que eu deveria fazer? Eu tinha quatro medalhas de ouro, mas você não pode comer quatro medalhas de ouro."

Owens correu um empresa de limpeza a seco e trabalhou como atendente de posto de gasolina para ganhar a vida. Ele entrou em falência. Em 1966, ele foi processado com sucesso por sonegação de impostos. No fundo do poço, ele foi ajudado no começo de reabilitação. O governo nomeou um US embaixadora da boa vontade. Owens viajou o mundo e falou com empresas como a Ford Motor Company e as partes interessadas, tais como o Estados Unidos Comitê Olímpico. Depois que se aposentou, ele possuía cavalos de corrida.

Owens inicialmente se recusou a apoiar a saudação black power por velocistas afro-americanos Tommie Smith e John Carlos no Jogos Olímpicos de Verão de 1968. Ele lhes disse:

O punho preto é um símbolo sem sentido. Ao abri-lo, você não tem nada, mas os dedos - dedos fracos, vazios. A única vez que o punho preto tem significado é quando há dinheiro dentro. Aí é onde o poder reside.

Quatro anos mais tarde, em seu livro de 1972 eu mudei, ele moderou sua opinião:

Percebi agora que a militância no melhor sentido da palavra foi a única resposta que o homem negro estava preocupado, que qualquer homem negro que não era um militante em 1970 era cego ou um covarde.

Poucos meses antes de sua morte, Owens tinha tentado, sem sucesso, convencer o presidente Jimmy Carter não boicotar os Jogos Olímpicos de Moscou 1980. Ele argumentou que o ideal olímpico era para ser um time-out da guerra e acima da política.

Casamento e família

Owens e Minnie Ruth Salomão conheceu em Fairmount Junior High School, em Cleveland, quando ele tinha 15 anos e ela tinha 13 anos. Eles namoraram de forma constante até o ensino médio. Ruth deu à luz a sua primeira filha, Gloria, em 1932. Eles se casaram em 1935 e teve mais duas filhas juntos: Marlene, nascido em 1939, e Beverly, nascido em 1940. Eles permaneceram casados até sua morte.

Morte

Owens, um fumante de cigarro de um maço por dia durante 35 anos, tinha sido hospitalizado com um tipo extremamente agressivo e resistente a medicamentos de câncer de pulmão e fora início em dezembro de 1979. Ele morreu em Tucson, Arizona, em 31 de Março de 1980 com sua esposa e outros membros da família a seu lado. Ele está enterrado no Oak Woods, Cemitério em Chicago .

Prêmios, homenagens e honrarias

  • Em 1936, quatro Inglês mudas de carvalho, um para cada medalha de ouro olímpica, do Comitê Olímpico Alemão. Uma das árvores foi plantada na Universidade do Sul da Califórnia, um em Rhodes High School, em Cleveland, OH onde treinou, e um é rumores de ser localizado na Campus da Ohio State University, mas ainda tem que ser identificada. A quarta árvore foi localizado na casa da mãe Jess Owens ', mas foi removido quando a casa foi demolida.
  • Em 1970, a Owens foi introduzido ao Alabama Sports Hall of Fame.
  • Em 1976 ele foi premiado com o Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Gerald Ford .
  • Em 1976, ele passou a fazer parte da ordem olímpica para sua luta contra o racismo nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim.
  • Em 1980, uma nova asteróide foi descoberto pela Antonín Mrkos em Kleť Observatório que foi nomeado como 6758 Jesseowens em honra de Jesse Owens.
  • EUA Track and Field criou o Jesse Owens Award em 1981, que é concedido anualmente para o início atletismo atleta do país.
  • Em 1984, uma Emmy Award-winning biográfico filme de televisão de sua vida, O Jesse Owens Story, foi lançado, com Dorian Harewood retratando Owens.
  • Em 1984 uma rua perto do Estádio Olímpico de Berlim foi rebatizado Jesse Owens-Allee-e o Jesse Owens Realschule / Oberschule (uma escola secundária), em Berlin-Lichtenberg, foi nomeado para ele.
  • Em 1988, ele foi retratado em Rei dos Jogos Olímpicos: A Vida e Amores de Avery Brundage por Ronnie Britton.
  • Em 28 de março de 1990, o Owens recebeu postumamente o Medalha de Ouro do Congresso pelo presidente George HW Bush .
  • Dois norte-americanos selos postais foram emitidos para homenagear Owens, um em 1990 e outro em 1998.
  • Em 1996, a cidade natal de de Owens Oakville, Alabama, dedicada Jesse Owens Memorial Park em sua honra, ao mesmo tempo que o Tocha olímpica veio através da comunidade, 60 anos após seu triunfo olímpico. Um artigo do Wall Street Journal de 07 de junho de 1996, a cobertura do evento e incluiu esta inscrição escrita pelo poeta Charles Ghigna que aparece em uma placa de bronze no Parque:
Que esta luz brilhará para sempre
como um símbolo para todos aqueles que correr
para a liberdade de esporte,
para o espírito da humanidade,
para a memória de Jesse Owens.
  • Em 2001, The Ohio State University dedicada Jesse Owens Memorial Stadium para provas de pista e de campo. O campus também abriga três centros de lazer para os alunos e funcionários nomeados em sua honra.
  • Em 2002, o erudito Molefi Kete Asante listados Jesse Owens em sua lista de 100 Greatest afro-americanos.
  • Em Cleveland, Ohio, uma estátua de Owens em seu terno de trilha do Estado de Ohio foi instalado no Forte Huntington Park, a oeste da Old Courthouse.
  • Phoenix, Arizona nomeado o Jesse Owens Medical Plaza em sua honra, assim como Jesse Owens Parkway.
  • Em 2006 hit de Markus Zusak, A Menina que Roubava Livros, um personagem chamado Rudy Steiner se cobre com carvão e corre 100 metros em campo esportivo local. Isto foi conhecido em todo bairro de Rudy como o incidente "Jesse Owens". Mais tarde no livro, quando ele morre, Liesel Meminger protagonista chama de "Jesse Owens" em suas tentativas de reanimá-lo.
  • Jesse Owens Park, localizado em Tucson, Arizona, é um grampo de atletismo juvenis locais lá.
  • No 2009 Campeonato Mundial Atlético em Berlim, todos os membros da equipe dos Estados Unidos Track & Field usavam crachás com "JO" para comemorar as vitórias de Owens no mesmo estádio de 73 anos antes.
  • No início de 2010, o Ohio Historical Society propôs Jesse Owens como finalista de uma votação estadual para inclusão no Statuary Hall, no Capitólio dos Estados Unidos.
  • Na segunda-feira, 15 novembro, 2010, a cidade de Cleveland renomeado Oriente Roadway, entre Rockwell e Superior em avenidas Praça pública, Jesse Owens Way, na esperança de que ele vai manter o ótimo Jesse Owens nas mentes de todos os fãs de esportes.
  • Um romance em francês escrito pelo romancista libanês Alexandre Najjar, Berlim 36, Plon (editor), Paris, 2009, conta a história de Owens, particularmente durante os jogos Olímpicos de Berlim. Najjar visitou Chicago, Ohio e Alabama para alcançar este tributo distinto para Owens.
  • Por sua contribuição ao esporte em Los Angeles, ele foi homenageado com um Los Angeles Memorial Coliseum "Tribunal de Honra" placa pelos comissários Coliseum.
  • No Londres 2012 Jogos Olímpicos de Verão cerimônia de abertura, logo após o Pira olímpica foi acesa, os 80.000 pixels individuais em público a área de estar foram usados como uma tela de vídeo gigante para mostrar imagens de Owens correndo ao redor do estádio.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jesse_Owens&oldid=543810698 "