Conteúdo verificado

John F. Kennedy

Assuntos Relacionados: USA PRESIDENTES

Informações de fundo

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

John F. Kennedy
JohnFK.png
35 Presidente dos Estados Unidos
No escritório
20 de janeiro de 1961 - 22 de novembro de 1963
Vice-Presidente Lyndon B. Johnson
Precedido por Dwight D. Eisenhower
Sucedido por Lyndon B. Johnson
Senador dos Estados Unidos
de Massachusetts
No escritório
03 de janeiro de 1953 - 22 de dezembro de 1960
Precedido por Henry Cabot Lodge
Sucedido por Benjamin Smith
Membro da Câmara dos Deputados
de Massachusetts de 11º distrito
No escritório
03 de janeiro de 1947 - 03 de janeiro de 1953
Precedido por James Curley
Sucedido por Tip O'Neill
Dados pessoais
Nascido John Fitzgerald Kennedy
(1917/05/29) 29 de maio de 1917
Brookline, Massachusetts, EUA
Morreu 22 de novembro de 1963 (1963/11/22) (46 anos)
Dallas, Texas, EUA
Lugar de descanso Arlington National Cemetery
Arlington, Virginia
Partido político Democrático
Cônjuge (s) Jacqueline Bouvier
Relações Joseph P. Kennedy, Sr. (pai)
Rose Fitzgerald Kennedy (mãe)
Joseph P. Kennedy, Jr. (irmão)
Rosemary Kennedy (irmã)
Kathleen Agnes Kennedy (irmã)
Eunice Kennedy (irmã)
Patricia Kennedy (irmã)
Robert F. Kennedy (irmão)
Jean Kennedy (irmã)
Edward Moore Kennedy (irmão)
Crianças
  • Arabella (1956 natimorto)
  • Caroline B. (b. 1957)
  • John F. Jr. (1960-1999)
  • Patrick B. (7 agosto - 9 agosto, 1963)
Alma mater Harvard College
Profissão Político
Religião Catolicismo romano
Assinatura Cursive assinatura em tinta
Serviço militar
Fidelidade Estados Unidos
Serviço / filial Marinha dos Estados Unidos
Anos de serviço 1941-1945
Categoria EU-O3 insignia.svg Tenente
Unidade PT-109
Batalhas / guerras
Prêmios
  • Medalha Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais ribbon.svg Medalha Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais
  • Purple Heart BAR.svg Purple Heart
  • Ribbon.svg Serviço Americano de Defesa Americano de Defesa Medalha de Serviço
  • Medalha da campanha americana ribbon.svg Medalha da campanha americana
  • Ribbon.svg Campanha Asiática-Pacífico Medalha da campanha asiática e do Pacífico (3 estrelas de bronze)
  • Medalha de Vitória II Guerra Mundial ribbon.svg War II Medalha de Vitória mundo

John Fitzgerald "Jack" Kennedy (29 de maio de 1917 - 22 de novembro de 1963), referido frequentemente por suas iniciais JFK, era a 35 presidente dos Estados Unidos , servindo desde 1961 até sua morte em 1963.

Após o serviço militar como comandante da Motor Torpedo Boats PT-109 e PT-59 durante a Segunda Guerra Mundial no Pacífico Sul, Kennedy representou Distrito congressional 11th Massachusetts 'na Câmara dos Deputados 1947-1953 como um Democrata. Depois disso, ele serviu no Senado dos Estados Unidos desde 1953 até 1960. Kennedy derrotou o vice-presidente eo candidato republicano Richard Nixon na 1960 eleição presidencial dos EUA. Aos 43 anos de idade, ele é o mais jovem a ter sido eleito para o cargo, o segundo mais jovem presidente (após Theodore Roosevelt ), ea primeira pessoa nascida no século 20 para servir como presidente. A Católica , Kennedy é o único não- Presidente protestante, e é o único presidente para ter ganhado um Prêmio Pulitzer. Eventos durante sua presidência incluíram a Invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos Mísseis Cubanos, a construção do Muro de Berlim , a corrida espacial , o Direitos Civis afro-americanos Movement, e os estágios iniciais da Guerra do Vietnã .

Kennedy foi assassinado em 22 de novembro de 1963, em Dallas, Texas. Lee Harvey Oswald foi carregado com o crime, mas ele foi baleado e morto por Jack Ruby dois dias depois, antes de um julgamento poderia ter lugar. O FBI eo Comissão Warren concluiu que Oswald era oficialmente o assassino solitário. No entanto, o Estados Unidos comitê seleto da casa em homicídios (HSCA) concluíram que esses inquéritos eram falhos e que Kennedy foi assassinado, provavelmente como resultado de um conspiração. ABC News, o assassinato de Kennedy; Além Conspiracy, organizado pela Peter Jennings, confirmou as conclusões da Comissão Warren, tendo concluído Oswald agiu sozinho. Kennedy classifica altamente em avaliações da opinião pública de presidentes dos Estados Unidos.

Juventude e educação

John Fitzgerald Kennedy nasceu em 83 Beals Street em Brookline, Massachusetts em 29 de maio de 1917, o segundo filho de Joseph P. Kennedy, Sr., e Rose Fitzgerald; Rose era o filho mais velho de John "mel Fitz" Fitzgerald, um proeminente Boston figura política que foi prefeito da cidade e membro de três termos de Congresso . Ascendência de Kennedy era predominantemente irlandês com todos os oito de seus bisavós imigraram da Irlanda . Kennedy viveu em Brookline por dez anos e participou Edward Escola Devoção, Noble e Greenough Lower School, eo Dexter School, através 4ª série. Em 1927, a família mudou-se para 5040 Independence Avenue em Riverdale, Bronx, New York City; dois anos depois, eles se mudaram para 294 Pondfield Road em Bronxville, Nova York, onde Kennedy foi membro do Escuteiro Tropa 2. Kennedy passava os verões com sua família em sua casa em Feriados Hyannisport, Massachusetts, e de Natal e Páscoa com sua família em sua casa de inverno em Palm Beach, Florida. Para o 5 a 7 série, Kennedy assistiu Riverdale Country School, uma escola particular para meninos. Para 8ª série em setembro de 1930, a 13 anos de idade Kennedy participou Canterbury School, em New Milford, Connecticut. No final de abril de 1931, ele exigiu um apendicectomia, depois que ele retirou-se da Cantuária e recuperado em casa.

Em setembro de 1931, Kennedy foi enviado para A Escola Choate em Wallingford, Connecticut, para a sua nona através de anos do 12º ano. Seu irmão mais velho, Joe Jr., já tinha estado em Choate por dois anos, uma estrela de futebol e líder estudantil. Jack passou seus primeiros anos em Choate na sombra de seu irmão, e compensou isso com comportamento rebelde que atraiu um círculo. Sua manobra mais notório foi a explodir um assento sanitário com um poderoso foguete. Na assembléia capela que se seguiu, o diretor estrito, George St. John, brandiu o assento do vaso e falou de certos "muckers" que iria "cuspir em nosso mar". O desafiante Jack Kennedy pegou a deixa e nomeou seu grupo "The Muckers Club", que incluiu companheiro de quarto e amigo Kirk LeMoyne "Lem" Billings. Enquanto em Choate, Kennedy foi assolada por problemas de saúde que culminaram em 1934 com a sua hospitalização de emergência em Yale - New Haven Hospital. Em junho de 1934, ele foi admitido na Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota, e diagnosticado com colite. Kennedy graduou-se em Junho de 1935. Choate Para o anuário da escola, da qual ele havia sido gerente de negócios, Kennedy foi eleito o "maior probabilidade de sucesso".

Em setembro de 1935, ele fez sua primeira viagem ao exterior, com seus pais e irmã Kathleen, para Londres, com a intenção de estudar sob Harold Laski no London School of Economics (LSE), como seu irmão mais velho Joe tinha feito. Problemas de saúde forçou o seu retorno à América em outubro de 1935, quando ele se matriculou tarde e passou seis semanas na Universidade de Princeton . Ele foi então internado para observação em Peter Bent Brigham Hospital em Boston. Ele ainda convalescia na casa de inverno Kennedy em Palm Beach, em seguida, passou a primavera de 1936 (junto com seu irmão mais velho Joe) trabalhando como uma mão rancho sobre os 40.000 acres (160 km 2) rancho "Jay Seis" gado fora Benson, Arizona. É relatado que Ranchman Jack Speiden trabalhou ambos os irmãos "muito difícil".

Família Kennedy em Hyannisport em 1931 com Jack no canto superior esquerdo na camisa branca

Em setembro de 1936, Kennedy se matriculou na Harvard College, onde ele produziu naquele ano do anual "Freshman Smoker", chamado por um revisor "um entretenimento elaborado, que incluiu em seu elenco destacadas personalidades do mundo do rádio, cinema e esportes". Ele tentou entrar para o futebol, golfe, nadar e equipes e ganhou um lugar na equipe de natação do colégio. Em julho de 1937 Kennedy partiu para a France-trazendo seu conversível e passou 10 semanas dirigindo pela Europa com Billings. Em junho de 1938 Kennedy navegou no exterior com seu pai e irmão Joe para trabalhar com seu pai, que na época era Franklin D. Roosevelt 's embaixador dos EUA na Corte de St. James, no Embaixada americana em Londres. Em 1939, Kennedy excursionou pela Europa, a União Soviética , a Balcãs e no Médio Oriente, em preparação para sua Harvard honras seniores tese. Ele então foi para a Tchecoslováquia e Alemanha antes de retornar a Londres em 1 de Setembro de 1939, o dia a Alemanha invadiu a Polônia . Em 3 de setembro de 1939, a família estava na Câmara dos Comuns para discursos endossando declaração de guerra à Alemanha do Reino Unido. Kennedy foi enviado como representante de seu pai para ajudar com arranjos para sobreviventes americanos do SS Athenia, antes de voar de volta para os EUA a partir de Foynes, Irlanda, para Port Washington, Nova Iorque, em seu primeiro vôo transatlântico.

Como um veterano de Harvard, Kennedy se tornou um estudante mais sério e desenvolveu um interesse em filosofia política. Em seu primeiro ano ele fez a Lista de Dean. Em 1940 Kennedy completou sua tese, "apaziguamento em Munique", sobre a participação britânica na Acordo de Munique. A tese se tornou um best-seller, sob o título Por que a Inglaterra adormeceu. Ele se formou pela Universidade de Harvard com um Bachelor of Science cum laude em assuntos internacionais em 1940. Kennedy matriculados e as aulas auditadas no Stanford Graduate School of Business que cair. No início de 1941, ele ajudou seu pai escrever um livro de memórias de seus três anos como embaixador americano e, em seguida, viajou por toda a América do Sul.

Serviço militar

Tenente (categoria júnior) John F. Kennedy (em pé, à direita) com sua tripulação PT-109

Em setembro de 1941, após a desqualificação médica pelo Exército por suas crônicas problemas nas costas, Kennedy entrou para a Marinha dos Estados Unidos, com a influência do diretor do Escritório de Inteligência Naval, ex naval adido de Joseph Kennedy. Kennedy era um alferes servindo no escritório do Secretário da Marinha, quando o ataque a Pearl Harbour ocorrido. Ele participou do Naval Reserve Officer Training Corps e Motor Torpedo Boat Esquadrão Centro de Formação, foi atribuído dever no Panamá e depois no Teatro do Pacífico, onde obteve a patente de tenente, comandando uma torpedo da patrulha (PT) barco.

Kennedy em seu barco de patrulha da marinha, o PT-109

Em 2 de agosto de 1943, o barco de Kennedy, PT-109, juntamente com PT-162 e PT-169, estavam realizando patrulhas noturnas perto Nova Geórgia nas Ilhas Salomão , quando PT-109 foi abalroado pelo Destróier japonês Amagiri. Kennedy reuniu sua sobrevivência tripulantes juntos na água em torno dos destroços, para votar sobre se a "luta ou se render". Kennedy declarou: "Não há nada no livro sobre uma situação como esta. Muitos de vocês homens têm famílias e alguns de vocês têm filhos. O que você quer fazer? Eu não tenho nada a perder." Evitando rendição, os homens nadou em direção a uma pequena ilha. Kennedy, apesar de re-lesão nas costas na colisão, rebocado um tripulante gravemente queimado pela água com uma cinta colete salva-vidas preso entre os dentes. Ele rebocou o homem ferido para a ilha, e mais tarde para uma segunda ilha, de onde sua tripulação foi posteriormente resgatado. Para essas ações, Kennedy recebeu o Medalha Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais com a seguinte citação:

Para a conduta extremamente heróica como comandante de Motor Torpedo Boat 109 após a colisão eo afundamento do navio no Teatro Guerra do Pacífico em agosto 01-02, 1943. Indiferente ao perigo pessoal, Tenente (então Tenente, categoria júnior) Kennedy sem hesitar enfrentaram as dificuldades e perigos da escuridão para operações de salvamento diretos, natação muitas horas para conseguir ajuda e comida depois que ele conseguiu fazer com que sua tripulação em terra. Sua notável coragem, resistência e liderança contribuíram para a salvação de muitas vidas e estavam de acordo com os mais altos tradições do Serviço Naval dos Estados Unidos.

Em outubro de 1943, Kennedy assumiu o comando de um barco PT convertido em um barco arma, PT-59, que participou de um salvamento marítimo em Choiseul ilha em novembro daquele ano. Kennedy, em seguida, deixou PT-59, e retornou aos Estados Unidos no início de janeiro de 1944. Depois de receber tratamento para sua lesão nas costas, ele foi liberado do serviço ativo no final de 1944. Kennedy foi dispensado no início de 1945, pouco antes da rendição do Japão. Outras decorações de Kennedy na Segunda Guerra Mundial incluiu o Purple Heart, Americano de Defesa Medalha de serviço, Medalha da campanha americana, Medalha da campanha asiático-Pacífico com três Estrelas de serviços de bronze, eo Medalha de Vitória II Guerra Mundial. Quando mais tarde questionado sobre como ele se tornou um herói de guerra, Kennedy brincou: "Foi fácil Cortaram meu barco PT pela metade.".

Em abril de 1945, o pai de Kennedy, um amigo de William Randolph Hearst, arranjado uma posição para seu filho como um correspondente especial para Hearst Newspapers; a atribuição manteve o nome de Kennedy no olho do público e "expor [d] ele para o jornalismo como uma possível carreira." Ele trabalhou como correspondente que maio, cobrindo a Conferência de Potsdam e outros eventos.

Carreira do Congresso

Câmara dos Deputados

Enquanto Kennedy ainda estava servindo, seu irmão mais velho, Joseph P. Kennedy, Jr., foi morto em ação em 12 de agosto de 1944, enquanto parte de Operação Afrodite. Desde Joe Jr. tinha sido o político porta-estandarte da família, a tarefa agora caiu para John.

Em 1946, representante dos Estados Unidos James Michael Curley desocupado sua sede no bairro do Congresso 11th fortemente democrata em Massachusetts-at Joe insistência-se tornar prefeito de Boston. Kennedy correu para o assento, batendo seu adversário republicano por uma grande margem. Ele serviu como um congressista durante seis anos.

Senado

Kennedy deitado em uma maca após a cirurgia espinhal, acompanhado de Jackie, dezembro 1954

No 1952 eleição, ele derrotou o republicano Henry Cabot Lodge, Jr. para o assento do Senado dos EUA. No ano seguinte, ele era casado com Jacqueline.

Kennedy foi submetido a várias operações da coluna vertebral ao longo dos dois anos seguintes. Muitas vezes ausente do Senado, ele foi por vezes gravemente doente e recebeu Católica últimos ritos. Durante a sua convalescença em 1956, ele publicou Profiles in Courage, um livro sobre senadores americanos que arriscaram suas carreiras por suas crenças pessoais, e que recebeu o Prêmio Pulitzer para a biografia em 1957. Rumores de que este trabalho foi co-autoria de seu conselheiro próximo e discursos, Ted Sorensen, foram confirmados em 2008 a autobiografia de Sorensen.

No 1956 Convenção Democrata Nacional, Kennedy foi nomeado para vice-presidente em um bilhete com candidato presidencial Adlai Stevenson, mas terminou em segundo na votação para senador Estes Kefauver de Tennessee. Kennedy recebeu a exposição nacional daquele episódio; seu pai pensou que tão bem que seu filho perdido, devido à debilidade política do seu catolicismo ea força do bilhete Eisenhower.

Jack Paar entrevistas senador Kennedy em The Tonight Show (1959)

Uma das questões que exigem a atenção de Kennedy no Senado projeto de lei foi do presidente Eisenhower para o Lei dos Direitos Civis de 1957. Kennedy lançou um procedimento de votação sobre este assunto, que foi considerado por alguns como um apaziguamento dos adversários democratas do sul do projeto de lei. Kennedy fez votos para o Título III do ato, que teria dado os poderes Procurador-Geral no sentido de pôr, mas o líder da maioria Lyndon Johnson concordou em deixar o dado disposição como uma medida de compromisso. Kennedy também votou para o Título IV, denominado o "Júri Julgamento Emenda". Muitos defensores dos direitos civis na época criticado que o voto como um que enfraqueceria o ato. Um projeto de lei compromisso final, que Kennedy apoiou, foi aprovada em setembro de 1957. Em 1958, Kennedy foi reeleito para um segundo mandato no Senado, derrotando seu adversário republicano, advogado de Boston Vincent J. Celeste, por uma larga margem. Foi durante a sua campanha de reeleição que secretário de imprensa de Kennedy neste momento E Robert Thompson, montar um filme intitulado "O senador norte-americano John F. Kennedy Story", que exibiu um dia na vida do senador e mostrou sua vida familiar, bem como o funcionamento interno de seu escritório. É o filme mais abrangente produziu cerca de Kennedy até aquele ponto no tempo.

Senador Joseph McCarthy era um amigo da família Kennedy; Joseph Kennedy, Sr. foi um dos principais apoiantes McCarthy, Robert F. Kennedy trabalhou para o subcomitê de McCarthy e McCarthy datada Patricia Kennedy. Em 1954, quando o Senado votou para censurar McCarthy, Kennedy redigiu um discurso apoiando a censura. O discurso não foi entregue, porque ele estava no hospital. Embora ausente, ele poderia ter participado processualmente por "emparelhamento" o seu voto contra a de outro senador, mas não o fez. Ele nunca indicou como teria votado, mas o episódio danificado apoio de Kennedy entre os membros da comunidade liberal, incluindo Eleanor Roosevelt , nas eleições de 1956 e 1960.

1960 eleição presidencial

Em 2 de janeiro de 1960, Kennedy iniciou sua campanha para o presidente na Democrático eleições primárias, onde enfrentou desafios do senador Hubert Humphrey de Minnesota eo senador Wayne Morse de Oregon . Kennedy derrotou Humphrey em Wisconsin e West Virginia , em Morse Maryland e Oregon, bem como a partir de oposição simbólica (frequentemente escreva-nos candidatos) em New Hampshire, Indiana, e Nebraska. Kennedy visitou uma mina de carvão em West Virginia; a maioria dos mineiros e outros em que predominantemente conservador, Estado protestante foram bastante cautelosos com Kennedy catolicismo romano. Sua vitória na Virgínia Ocidental confirmou seu amplo apelo popular. Na Convenção Democrata, que deu o seu bem conhecido " New Frontier "discurso, dizendo:" Para os problemas não estão todos resolvidos e as batalhas não são todos venceu e estamos hoje à beira de uma nova fronteira ... Mas o New Frontier de que falo não é um conjunto de promessas-it é um conjunto de desafios. Ele resume o que eu não pretende oferecer ao povo americano, mas o que tenho a intenção de pedir a eles. "

Jacqueline e John Kennedy campanha em Appleton, Wisconsin, março 1960

Com Humphrey e eliminado Morse, principal adversário de Kennedy na convenção Los Angeles foi o senador Lyndon B. Johnson de Texas. Kennedy venceu esse desafio formal, bem como os informais de Adlai Stevenson, o candidato democrata em 1952 e 1956, Stuart Symington, e vários filhos favoritos, e em 13 de Julho a convenção democrata nomeado Kennedy como seu candidato. Kennedy perguntou Johnson para ser o seu candidato vice-presidencial, apesar da oposição de muitos delegados liberais e próprio pessoal de Kennedy, incluindo seu irmão, Robert. Ele precisava de força de Johnson no Sul para ganhar o que foi considerado susceptível de ser a eleição mais próximo desde 1916. As principais questões incluídas como obter a economia em movimento novamente, de Kennedy catolicismo romano, Cuba , e se os soviéticos programas espaciais e de mísseis tinha ultrapassado os de os EUA Para enfrentar os temores de que o seu ser católica afetaria sua tomada de decisão, ele disse famosamente a Associação Ministerial Greater Houston em 12 de setembro de 1960, "Eu não sou o candidato católico para o presidente Eu sou o candidato do Partido Democrata para o presidente que também passa a ser um católico eu não falo para minha Igreja sobre assuntos públicos -.. e do Igreja não fala por mim. " Kennedy questionou retoricamente se um quarto dos americanos eram relegados a uma cidadania de segunda classe só porque eles eram católicos, e uma vez afirmou que, "Ninguém me perguntou minha religião [servir a Marinha] no sul do Pacífico."

Em setembro e outubro, Kennedy apareceu com o candidato republicano Richard Nixon , então vice-presidente, no primeiro televisionado EU debates presidenciais na história dos Estados Unidos. Durante esses programas, Nixon, com uma perna lesionada ferida e seu " cinco horas sombra ", parecia tenso, desconfortável e transpirar, enquanto Kennedy, escolher valer-se dos serviços de maquiagem, parecia relaxado, levando a enorme audiência televisiva favorecer Kennedy como o vencedor. Os ouvintes de rádio ou pensou Nixon tinha vencido ou que os debates foram um empate. Os debates são agora considerados um marco na história política americana-o ponto em que o meio de televisão começaram a desempenhar um papel dominante na política.

Presidente Dwight D. Eisenhower reúne-se com O presidente eleito John F. Kennedy em 06 de dezembro de 1960

A campanha de Kennedy ganhou impulso após o primeiro debate, e ele puxou um pouco à frente de Nixon na maioria das pesquisas. Em 8 de novembro, Kennedy derrotou Nixon em uma das eleições presidenciais mais próximos do século 20. Na votação popular nacional Kennedy levou Nixon por apenas dois décimos de um por cento (49,7% para 49,5%), enquanto no Colégio Eleitoral ganhou 303 votos Nixon de 219 (269 eram necessários para ganhar). Outros 14 eleitores de Mississippi e Alabama se recusou a apoiar Kennedy por causa de seu apoio à movimento dos direitos civis; eles votaram para senador Harry F. Byrd, de Virgínia, como fez o eleitor de Oklahoma. Kennedy era o presidente eleito homem mais jovem, sucedendo Eisenhower, que era então o mais velho ( Ronald Reagan superou Eisenhower como o presidente mais velho em 1981).

Presidência

John F. Kennedy assume o juramento de posse administrado por Chefe de Justiça Earl Warren em 20 de Janeiro de 1961, em Capitólio

John F. Kennedy foi empossado como o 35o presidente ao meio-dia em 20 de janeiro de 1961. Em seu discurso de posse, ele falou da necessidade de todos os americanos a serem cidadãos activos, famosamente, dizendo: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você;. pergunte o que você pode fazer por seu país" Ele pediu às nações do mundo a se unirem para lutar contra o que ele chamou de "inimigos comuns do homem: a tirania, a pobreza, a doença ea própria guerra". Ele acrescentou: "Tudo isso não será concluída nos primeiros cem dias nem será terminou nos primeiros mil dias, nem na vida desta administração, nem mesmo, talvez em nossa vida neste planeta Mas vamos.. início. " No fechamento, ele expandiu em seu desejo de uma maior internacionalismo: ". Finalmente, se você é cidadãos da América ou cidadãos do mundo, peça de nós aqui os mesmos altos padrões de resistência e sacrifício que nós pedimos de vocês"

Nós escolhemos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis; porque esse objetivo servirá para organizar e medir o melhor de nossas energias e habilidades; porque esse desafio é aquele que estamos dispostos a aceitar, uma não estamos dispostos a adiar, e uma que temos a intenção de ganhar ...
É por estas razões que considero a decisão do ano passado para mudar os nossos esforços no espaço de baixa a alta velocidade como uma das mais importantes decisões que serão feitas durante a minha posse no escritório da Presidência -. JFK de 1962

O endereço refletiu a confiança de Kennedy que sua administração iria traçar um curso historicamente significativa tanto na política interna e política externa. O contraste entre essa visão otimista e as pressões de administrar realidades políticas diárias em casa e no exterior seria uma das principais tensões que funcionam através dos primeiros anos de sua administração.

Kennedy trouxe à Casa Branca um grande contraste em comparação com a organização tornando-estrutura do ex-general, Eisenhower decisão; e ele não perdeu tempo no desmantelamento métodos de Eisenhower. Kennedy preferia a estrutura organizacional de uma roda, com todos os raios que levam ao presidente. Ele estava pronto e disposto a fazer o maior número de decisões rápidas exigidas em tal ambiente. Ele selecionou uma mistura de pessoas experientes e inexperientes para servir em seu gabinete. "Podemos aprender nossos trabalhos juntos", afirmou. Há dois casos em que o presidente obteve à frente de si mesmo, como quando ele anunciou em uma reunião de gabinete, sem aviso prévio, que Edward Lansdale seria Embaixador para o Vietnã do Sul, uma decisão que a secretária de Estado Rusk mais tarde teve Kennedy alterar. Há também foi o caso de Harris Wofford, que foi convocado à Casa Branca para tomada de posse, sem saber que posição ele foi assumir.

Para o desgosto de seus assessores econômicos, que queriam que ele reduzir os impostos, ele rapidamente concordou em penhor orçamento equilibrado. Isso foi necessário em troca de votos para expandir a membros do Comité de Regras da Casa, a fim de dar aos democratas uma maioria na definição da agenda legislativa. O presidente focado em questões imediatas e específicas que enfrentam a administração, e rapidamente expressou sua impaciência com ponderações de significados mais profundos. Vice-conselheiro de segurança nacional Walt Whitman Rostow uma vez começou uma diatribe sobre o crescimento do comunismo, e Kennedy cortá-lo abruptamente, perguntando: "O que você quer que eu faça sobre isso hoje?"

Política externa

Viagens ao exterior de John F. Kennedy durante sua presidência

Política externa do presidente Kennedy foi dominada por confrontações americano com a União Soviética , que se manifesta por concursos de proxy na fase inicial da Guerra Fria . Em 1961, Kennedy ansiosamente aguardado uma cimeira com Soviética Premier Nikita Khrushchev . O Presidente começou com o pé errado por reagir agressivamente para um discurso Khrushchev rotina no confronto da Guerra Fria, no início de 1961. O discurso foi destinado ao público interno na União Soviética, mas Kennedy interpretou isso como um desafio pessoal. Seu erro ajudou a elevar as tensões que vão para a Cimeira de Viena, de junho de 1961. No caminho até o cume, Kennedy parou em Paris para se encontrar Charles de Gaulle, que aconselhou Kennedy ignorar estilo abrasivo de Khrushchev. O presidente francês era nacionalista e desdenhoso de influência presumida dos Estados Unidos na Europa. No entanto de Gaulle foi muito bem impressionado com o jovem presidente e sua família. Kennedy pegou sobre isso em seu discurso em Paris, dizendo que ele seria lembrado como "o homem que acompanhou Jackie Kennedy para Paris."

Em 4 de junho de 1961, o presidente se reuniu com Khrushchev em Viena e deixou as reuniões irritado e decepcionado que ele havia permitido a Premier para intimidá-lo, apesar das advertências que havia recebido. Khrushchev, por sua vez, ficou impressionado com a inteligência do presidente, mas achei-o fraco. Kennedy teve sucesso em transmitir a linha de fundo para Khrushchev sobre a questão mais sensível diante deles, uma proposta de tratado entre Moscou e Berlim Oriental. Ele deixou claro que qualquer tratado que interferiram com direitos de acesso dos EUA em Berlim Ocidental seria considerado como um ato de guerra.

Persa Shah Mohammad Reza Pahlavi, Kennedy, e O secretário de Defesa dos EUA Robert McNamara no Casa Branca Gabinete Room on 13 de abril de 1962

Pouco depois de o presidente voltou para casa, a URSS anunciou a sua intenção de assinar um tratado com Berlim Oriental, que revoga os direitos de ocupação de terceiros em qualquer setor da cidade. Kennedy, deprimido e com raiva, assumiu sua única opção foi para preparar o país para a guerra nuclear, que ele, pessoalmente, achei que tinha uma chance em cinco de ocorrência.

Nas semanas imediatamente após a Cimeira de Viena, mais de 20.000 pessoas fugiram de Berlim Oriental para o setor ocidental em reacção a declarações da URSS. Kennedy começou reuniões intensivas sobre a questão Berlim, onde Dean Acheson assumiu a liderança em recomendar uma escalada militar ao lado de aliados da NATO. Em um discurso de Julho de 1961, Kennedy anunciou sua decisão de adicionar 3,25 bilhões dólares para o orçamento de defesa, juntamente com mais de 200 mil tropas adicionais, dizendo que um ataque a Berlim Ocidental seria tomado como um ataque contra os EUA O discurso recebeu um índice de aprovação de 85%. No mês seguinte, a União Soviética e em Berlim Oriental começaram a bloquear qualquer nova passagem de berlinenses orientais para Berlim Ocidental e erigiu cercas de arame farpado em toda a cidade, que foram rapidamente atualizado para o Muro de Berlim . A reação inicial de Kennedy foi ignorar isso, desde que o acesso livre do Ocidente para Berlim Oriental continuou. Este curso foi alterada quando se soube que os berlinenses ocidentais tinha perdido a confiança na defesa da sua posição, os Estados Unidos. Kennedy enviou o vice-presidente Johnson, juntamente com uma série de militares, em comboio através da Alemanha Ocidental, incluindo postos de controle armadas soviéticas, para demonstrar o compromisso contínuo de os EUA a Berlim Ocidental.

Kennedy fez um discurso na Santo Anselmo Colégio em 5 de Maio de 1960, em relação à conduta dos Estados Unidos no emergente Guerra Fria. O endereço detalhou como a política externa norte-americana deve ser conduzida para com as nações africanas, notando uma pitada de apoio para o nacionalismo moderno Africano dizendo que "Para nós, também, fundaram uma nova nação em revolta contra o domínio colonial".

Cuba e da Baía dos Porcos Invasion

Pres. Kennedy e Vice-Pres. Johnson

A administração prévia Eisenhower havia criado um plano para derrubar o Fidel Castro regime em Cuba. O plano, liderado pelo Agência Central de Inteligência (CIA) com a ajuda do exército norte-americano, foi para uma invasão de Cuba por uma insurgência contra-revolucionária composta de anti-castristas exilados cubanos treinados nos EUA liderados por oficiais da CIA paramilitares. A intenção era invadir Cuba e instigar uma rebelião entre o povo cubano, na esperança de remover Castro do poder. Em 17 de abril de 1961, Kennedy ordenou que ficou conhecido como o "Baía dos Porcos Invasion": 1.500 cubanos treinados nos EUA, chamado de "Brigada 2506", desembarcou na ilha. Foi prestado apoio aéreo norte-americano. Allen Dulles, diretor da CIA, declarou mais tarde que eles achavam que o presidente iria autorizar qualquer ação necessária para o sucesso uma vez que as tropas estavam no chão. Até 19 de abril de 1961, o governo cubano tinha capturado ou morto os exilados invasores, e Kennedy foi forçado a negociar a libertação dos 1189 sobreviventes. Após 20 meses, Cuba libertou os exilados capturados em troca de 53 milhões dólares americanos no valor de alimentos e medicamentos. O incidente fez Castro cuidado com os EUA e levou a acreditar outra invasão ocorreria. Segundo o biógrafo Richard Reeves, Kennedy focado principalmente sobre as repercussões políticas do plano, em vez de as considerações militares; quando ele falhou, ele estava convencido de que o plano era uma configuração para fazê-lo ficar mal. Mas ele assumiu a responsabilidade pelo fracasso, dizendo: "... Temos um grande pontapé na perna e merecemos isso. Mas talvez nós vamos aprender alguma coisa com ele."

No final de 1961, a Casa Branca formaram o "Grupo Especial (Augmented)", dirigido por Robert Kennedy e incluindo Edward Lansdale, secretário Robert McNamara, e outros. Objetivo para o grupo de derrubar Castro através de espionagem, sabotagem e outras táticas secretas-nunca foi perseguido.

Crise dos mísseis de Cuba

Reuniões Nikita Khrushchev em 1961

Em 14 de Outubro de 1962, CIA U-2 aviões de espionagem tirou fotos de sites de mísseis balísticos de alcance intermediário que está sendo construído em Cuba pelos soviéticos. As fotos foram mostradas para Kennedy em 16 de Outubro; foi alcançado um consenso de que os mísseis eram de natureza ofensiva e, portanto, representava uma ameaça nuclear imediata. Kennedy enfrentou um dilema: se os EUA atacaram os sites, ele pode levar a guerra nuclear com a União Soviética, mas se os EUA não fizeram nada, seria confrontada com o aumento da ameaça de armas nucleares perto. Os EUA iriam bem aparecer para o mundo como menos comprometidos com a defesa do hemisfério. Em um nível pessoal, Kennedy precisava mostrar determinação em reação a Khrushchev, especialmente após a Cimeira de Viena.

Mais do que um terço dos membros do Conselho de Segurança Nacional (NSC) favoreceu um ataque aéreo sem aviso prévio nas instalações de mísseis, mas para alguns deles esta conjurou uma imagem de "Pearl Harbor em sentido inverso". Houve também alguma reação da comunidade internacional (perguntado em confiança) que o plano de ataque foi uma reação exagerada à luz de mísseis norte-americanos que haviam sido colocadas na Turquia por Eisenhower. E não poderia haver nenhuma garantia de que o assalto seria 100% eficaz. Em concordância com o voto da maioria do NSC, Kennedy decidiu, em uma quarentena naval. Em 22 de outubro, ele enviou uma mensagem a Khrushchev e anunciou a decisão na TV.

A Marinha dos EUA iria parar e inspecionar todos os navios soviéticos que chegam fora Cuba, a partir de outubro 24. A Organização dos Estados Americanos deram apoio unânime à remoção dos mísseis. O presidente trocou dois conjuntos de cartas com Khrushchev, sem sucesso. das Nações Unidas (ONU) Secretário-Geral U Thant pediu ambas as partes reverter suas decisões e introduzir um período de reflexão. Khrushchev disse que sim, mas Kennedy disse que não. Um navio de bandeira soviética foi parado e abordado. Em 28 de outubro Khrushchev concordou em desmantelar as instalações de mísseis sujeitos a inspeções da ONU. Os EUA nunca prometeu publicamente para invadir Cuba e concordou em particular para retirar seus mísseis na Turquia, que eram até então obsoleta e tinha sido suplantado por submarinos equipados com UGM-27 mísseis Polaris. Esta crise trouxe o mundo mais perto da guerra nuclear que em qualquer momento antes ou depois. No final, "a humanidade" dos dois homens prevaleceu. A crise melhorou a imagem da força de vontade americana e credibilidade do presidente. Sua taxa de aprovação subiu de 66% para 77% imediatamente depois.

América Latina e do comunismo

Argumentando que "aqueles que fazem a revolução pacífica impossível, vai fazer a revolução violenta inevitável", Kennedy tentou conter o comunismo na América Latina estabelecendo a Aliança para o Progresso, que enviou ajuda aos países em dificuldades e procurou maiores direitos humanos padrões da região. Ele trabalhou em estreita colaboração com o governador de Porto Rico Luis Muñoz Marín para o desenvolvimento da Aliança do Progresso, e começou a trabalhar em direção a autonomia da Commonwealth of Puerto Rico .

When the president took office the Eisenhower administration, through the CIA, had begun formulating plans for the assassination of Castro in Cuba and Rafael Trujillo in the Dominican Republic . Kennedy privately instructed the CIA that any such planning must include plausible deniability by the US His public position was in opposition. In June 1961 the Dominican Republic's leader was assassinated; in the days following the event, Undersecretary of State Chester Bowles led a cautious reaction by the nation.

Peace Corps

Como um de seus primeiros atos presidenciais, Kennedy pediu ao Congresso para criar o Corpo da Paz. seu irmão-de-lei, Sargent Shriver, foi o primeiro diretor. Através deste programa, os americanos se voluntariar para ajudar nações subdesenvolvidas em áreas como a educação, a agricultura, cuidados de saúde e construção. A organização cresceu para 5.000 membros até Março de 1963 e 10.000 no ano seguinte. Desde 1961, mais de 200.000 americanos se juntaram ao Corpo da Paz, servindo em 139 países.

Sudeste Asiático

Quando instruindo Kennedy, Eisenhower enfatizou que a ameaça comunista no Sudeste Asiático necessária prioridade; Eisenhower considerado Laos para ser "a rolha na garrafa" em relação à ameaça regional. Em março de 1961, Kennedy expressou uma mudança na política de apoio a uma "livre" Laos para um "neutro" Laos, indicando em particular, que o Vietnã , Laos e não devem ser consideradas tripwire de América para a propagação do comunismo na área. Em maio de 1961, ele despachou Lyndon Johnson para se reunir com o presidente do Vietnã do Sul Ngo Dinh Diem. Johnson garantiu Diem mais ajuda na moldagem de uma força de combate que poderiam resistir aos comunistas. Kennedy anunciou uma mudança de política de apoio à parceria com Diem na derrota do comunismo na Vietnã do Sul.

Kennedy inicialmente seguiu o exemplo de Eisenhower, utilizando uma ação militar limitada para lutar contra as forças comunistas lideradas por Ho Chi Minh . Kennedy continuou políticas que forneceram apoio político, econômico e militar para o governo sul-vietnamita. No final de 1961, o Viet Cong começou assumindo uma presença predominante, inicialmente aproveitando a capital da província de Phuoc Vinh. Kennedy aumentou o número de helicópteros, conselheiros militares, e não declarado Forças Especiais dos EUA na região, mas ele estava relutante em pedir uma implantação em grande escala das tropas. Kennedy autorizou formalmente encaminhado envolvimento quando ele assinou o "Memorando de Segurança Ação Nacional - Insurreição Subversiva (Guerra de Libertação)" no início de 1962. Secretário de Estado Dean Rusk manifestaram um forte apoio para o envolvimento dos EUA. " Operação Mão Ranch ", uma desfolha aéreo em grande escala esforço, começou nas estradas do Vietnã do Sul.

Kennedy com futuro Primeiro-ministro australiano Harold Holt noSalão Oval em 1963

Em abril de 1963, Kennedy avaliou a situação no Vietnã: "Nós não temos uma oração de ficar no Vietnã Aquelas pessoas nos odeiam Eles vão jogar nossas bundas para fora de lá a qualquer momento Mas eu não posso desistir... esse território para os comunistas e obter o povo americano para me reeleger ". Kennedy enfrentou uma crise no Vietnã em julho; apesar do apoio aumentou US, os militares sul-vietnamita foi apenas marginalmente eficaz contra as forças pró-comunistas Viet Cong.

Em 21 de agosto, assim como o novo embaixador dos EUA, Henry Cabot Lodge chegou, Ngo Dinh Diem e seu irmão Ngo Dinh Nhu ordenou às forças do Sul do Vietnã, financiados e treinados pela CIA, para reprimir manifestações budistas. As expectativas repressão aumentados de um golpe de estado para remover Diem com (ou talvez por) seu irmão, Nhu. Lodge foi instruído a tentar obter Diem e Nhu a demitir-se e deixar o país. Diem não quis ouvir a Lodge. Cable 243 (DEPTEL 243), de 24 de agosto, seguido, declarando Washington não toleraria as ações de Nhu, e Lodge foi condenada a pressionar Diem para remover Nhu. Se Diem recusou, os americanos iriam explorar liderança alternativa. Lodge afirmou que a única opção viável era fazer com que os generais sul-vietnamitas para derrubar Diem e Nhu, como originalmente planejado. No final da semana, Kennedy aprendeu com Lodge que o governo pode Diem, devido à assistência da França de Nhu, estar lidando em segredo com os comunistas e pode pedir aos americanos para sair; ordens foram enviadas para Saigon e em todo Washington para "destruir todos os cabos do golpe". Ao mesmo tempo, o primeiro sentimento formal de guerra anti-Vietnã foi expressa pelo clero dos EUA do Vietnã Comitê dos Ministros.

A reunião na Casa Branca em setembro foi indicativa dos muito diferentes avaliações em curso; o Presidente recebeu diagnóstico atualizado após inspeções pessoais no terreno por parte do Departamento de Defesa (General Victor Krulak) eo Departamento de Estado ( Joseph Mendenhall). Krulak disse que a luta militar contra os comunistas estava progredindo e sendo ganha, enquanto Mendenhall afirmou que o país estava civilmente sendo perdida a qualquer influência dos EUA. Kennedy reagiu, dizendo: "Vocês dois cavalheiros visitar o mesmo país?" O presidente não tinha conhecimento que os dois homens estavam em tais chances de que eles não se falavam uns com os outros sobre o voo de regresso.

Em outubro de 1963, o presidente nomeado secretário de Defesa McNamara eo general Maxwell D. Taylor para uma missão Vietnã em outro esforço para sincronizar as informações e formulação de políticas. O objetivo da missão McNamara Taylor ", enfatizou a importância de chegar ao fundo das diferenças de relatórios de representantes dos EUA no Vietnã". Em reuniões com McNamara, Taylor, e Lodge, Diem novamente se recusou a concordar com que rege as medidas exigidas pelos os EUA, ajudando a dissipar otimismo anterior de McNamara sobre Diem. Taylor e McNamara também foram iluminados pelo vice-presidente do Vietnã, Nguyen Ngoc Tho (escolha de muitos para ter sucesso Diem deve ocorrer um golpe de Estado), que em termos detalhados obliterado informações de Taylor de que o militar estava sucedendo no campo. Por insistência de Kennedy, o relatório da missão continha uma programação recomendada para a retirada de tropas: 1.000 no final do ano ea retirada completa em 1965, algo que o NSC considerado uma fantasia estratégico. O relatório final declarou que os militares estavam a fazer progressos, que o governo liderado pelo Diem cada vez mais impopular não era vulnerável a um golpe de Estado, e que o assassinato de Diem ou Nhu era uma possibilidade.

No final de outubro, fios de inteligência novamente informou que um golpe contra o governo Diem estava em andamento. A fonte, general vietnamita Duong Van Minh (também conhecido como "Big Minh"), quis saber a posição dos EUA. Kennedy instruído Lodge para oferecer assistência encoberta ao golpe de Estado, excluindo assassinato, e para garantir deniability por os EUA Mais tarde, naquele mês, como o golpe de Estado se tornou iminente, Kennedy ordenou que todos os cabos encaminhados através dele. A política de "controle e cortar" foi iniciado para assegurar o controle presidencial de respostas dos EUA, durante o corte-o fora da trilha de papel. Em 1 de novembro de 1963, generais sul-vietnamitas, liderados pelo "Big Minh", derrubou o governo Diem, prendendo e, em seguida, matando Diem e Nhu. Kennedy ficou chocado com as mortes. Ele descobriu mais tarde que Minh pediu ao escritório de campo da CIA para garantir uma passagem segura para fora do país para Diem e Nhu, mas foi informado de 24 horas foi necessário para obter um avião. Minh respondeu que não poderia mantê-los por muito tempo. Notícias do golpe inicialmente levou a confiança renovada, tanto nos Estados Unidos e no Vietnã do Sul-de que a guerra pode ser ganha. McGeorge Bundy elaborou um Memorando de Ação de Segurança Nacional para apresentar a Kennedy após seu retorno de Dallas. Ele reiterou a determinação em lutar contra o comunismo no Vietnã, com o aumento da ajuda militar e econômica e expansão das operações em Laos e Camboja. Antes de partir para Dallas, Kennedy disse Michael Forrestal que "após o primeiro dia do ano ... [queria] um estudo aprofundado de todas as opções possíveis, incluindo a forma de sair de lá ... para rever essa coisa toda do baixo para cima ". Quando perguntado o que ele pensou que o presidente quis dizer, Forrestal disse, "era coisa de advogado do diabo."

Os historiadores discordam sobre se o Vietname teria escalado tinha Kennedy sobreviveu e foi reeleito em 1964. Abastecendo o debate são declarações feitas pelo Secretário de Defesa McNamara no filme " The Fog of War "que Kennedy foi fortemente considerando puxando para fora do Vietnã após a 1964 eleição. O filme também contém uma gravação de Lyndon Johnson afirmando que Kennedy estava planejando retirar, uma posição que Johnson discordou. Kennedy tinha assinado Nacional de Ação de Segurança Memorando (NSAM) 263, datada de 11 de outubro, que ordenou a retirada de 1.000 militares até ao final do ano. Tal ação teria sido uma inversão da política, mas Kennedy estava se movendo em uma direção menos hawkish desde seu aclamado discurso sobre a paz mundial na Universidade Americana em 10 de junho de 1963.

Quando Robert Kennedy foi perguntado em 1964 o que seu irmão teria feito se os sul-vietnamitas haviam sido à beira da derrota, ele respondeu: "Teremos que enfrentar quando chegamos a ele." Na época da morte de Kennedy, nenhuma decisão política final tinha sido tomada a respeito do Vietnã. Envolvimento dos Estados Unidos na região escalou até Lyndon Johnson, seu sucessor, diretamente implantado forças militares regulares dos EUA para combater a Guerra do Vietnã . Depois do assassinato de Kennedy, o presidente Johnson passou NSAM 273 em 26 de novembro de 1963. Ele reverteu a decisão de Kennedy a retirar 1.000 soldados, e reafirmou a política de assistência aos sul-vietnamitas.

Discurso Universidade Americana

Kennedy entrega odiscurso de formatura naUniversidade Americana, 10 de junho de 1963

Em 10 de junho de 1963, Kennedy entregou o discurso de formatura na Universidade Americana em Washington, DC, "para discutir um tema sobre o qual também muitas vezes a ignorância é abundante, ea verdade é muito raramente percebido-ainda é o tópico mais importante na terra: a paz mundial ... falo de paz por causa da nova face da guerra ... numa época em que uma arma nuclear singular contém dez vezes a força explosiva entregues por todas as forças aliadas na Segunda Guerra Mundial ... uma idade em que o mortal venenos produzidos por uma troca nuclear seria levada pelo vento e ar e do solo e as sementes para os cantos mais distantes do mundo e às gerações ainda por nascer ... eu falo de paz, portanto, como o fim racional necessário de homens racionais ... a paz do mundo, como a paz da comunidade, não exige que cada homem amar o próximo-lo requer apenas que eles vivem juntos em tolerância mútua ... nossos problemas são eles podem ser resolvidos pelo homem-made-man, portanto. E o homem pode ser tão grande como ele quer. " O presidente também fez dois anúncios-de que os soviéticos tinham manifestado o desejo de negociar um tratado de proibição de testes nucleares e que os EUA haviam adiado testes atmosféricos planejadas.

Discurso em Berlim Ocidental

Kennedy entregar seu discurso emBerlim

Em 1963, a Alemanha foi passando por um momento de particular vulnerabilidade devido a agressão soviética para o leste, do nacionalismo francês de Gaulle para o oeste, ea iminente aposentadoria do chanceler alemão Adenauer. Em 26 de junho Kennedy fez um discurso público em Berlim Ocidental, reiterando o compromisso americano com a Alemanha e criticar o comunismo; ele foi recebido com uma resposta em êxtase de uma enorme audiência. Kennedy usou a construção do Muro de Berlim como um exemplo das falhas do comunismo: "A liberdade tem muitas dificuldades ea democracia não é perfeita, mas nunca tivemos de colocar uma parede para cima para manter nosso povo dentro, para impedi-los de deixar-nos . " O discurso é conhecida pela sua famosa frase " Ich bin ein Berliner " ("Eu sou um cidadão de Berlim"). Um milhão de pessoas estavam na rua para o discurso. Ele comentou com Ted Sorensen depois: "Nós nunca vamos ter mais um dia como este, desde que vivemos."

Israel

Ministro das Relações Exteriores israelense Golda Meir com Kennedy, 27 de dezembro de 1962

Em 1960, Kennedy afirmou: "Israel vai perdurar e florescer É a criança da esperança eo lar dos bravos Pode nem ser quebrado pela adversidade nem desmoralizado pelo sucesso Ele carrega o escudo da democracia e homenageia a espada... liberdade ". Posteriormente, como presidente, Kennedy iniciou a criação de laços de segurança com Israel, e ele é creditado como o fundador da aliança militar EUA-Israel (que seria mantido sob presidentes posteriores). Kennedy encerrou o embargo de armas que as administrações Eisenhower e Truman tinha forçado em Israel. Descrevendo a proteção de Israel como um compromisso moral e nacional, ele foi o primeiro a introduzir o conceito de um "relacionamento especial" (como ele descreveu a Golda Meir) entre os EUA e Israel.

Kennedy estendido as primeiras garantias de segurança informais para Israel em 1962 e, a partir de 1963, foi o primeiro presidente dos EUA a permitir a venda a Israel de armamento avançado dos EUA (o Falcão MIM-23), bem como para fornecer apoio diplomático para as políticas israelenses que se opunham por vizinhos árabes; tal como o seu projeto de água no rio Jordão. No entanto, como resultado desta aliança de segurança recém-criado, Kennedy também encontrou tensões com o governo de Israel a respeito da produção de materiais nucleares em Dimona, que ele acreditava que poderia instigar uma corrida de armas nucleares no Oriente Médio. Depois de a existência de uma usina nuclear foi inicialmente negado pelo governo israelense, David Ben-Gurion declarou em um discurso para o conflito israelo Knesset em 21 de Dezembro de 1960, que a finalidade da usina nuclear em Beersheba foi para "investigação em problemas de árido zonas e deserto flora e fauna ". Quando Ben-Gurion se reuniu com Kennedy, em Nova York, ele alegou que Dimona estava sendo desenvolvido para fornecer energia nuclear para outros fins pacíficos "por enquanto" dessalinização e. Quando Kennedy escreveu que ele era cético, e afirmou em uma carta maio 1963 para Ben-Gurion de que o apoio americano a Israel poderia estar em perigo se a informação fiável sobre o programa nuclear israelense não aconteceu, Ben-Gurion repetidas garantias anteriores de que estava sendo Dimona desenvolvido para fins pacíficos. O governo de Israel resistiu à pressão americana para abrir suas instalações nucleares à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) inspecções. Em 1962, os EUA e os governos israelenses tinham concordado com um regime de inspecção anual. A ciência adido na embaixada em Tel Aviv concluíram que partes da instalação Dimona tinha sido desligado temporariamente para enganar os cientistas americanos, quando eles visitaram. Conforme Seymour Hersh, os israelenses configurar salas de controle falsos para mostrar os americanos. Lobista israelense Abe Feinberg disse: "Era parte do meu trabalho de ponta-los off que Kennedy estava insistindo em [uma inspeção]." Hersh sustenta as inspeções foram conduzidas de tal forma que "a garantia de que todo o processo seria pouco mais do que uma farsa, como o presidente e seus assessores seniores tinha que entender: a equipa de inspecção americana teria de agendar suas visitas com antecedência , e com a aquiescência cheio de Israel. ". Marc Trachtenberg argumentou: ". Embora bem ciente do que os israelenses estavam fazendo, Kennedy escolheu tomar esta prova suficiente de conformidade com a política israelense de não-proliferação da América" O norte-americano que liderou a equipe de inspeção afirmou que o objectivo essencial das inspecções era encontrar "formas de não chegar ao ponto de tomar medidas contra o programa nuclear de Israel".

Rodger Davies, diretor do Escritório de Assuntos do Oriente Próximo do Departamento de Estado, concluiu março 1965 que Israel estava desenvolvendo armas nucleares . Ele relatou que data alvo de Israel para alcançar a capacidade nuclear era 1968-1969. Em 1 de Maio de 1968, o subsecretário de Estado Nicholas Katzenbach, disse ao presidente Johnson que Dimona estava produzindo plutônio suficiente para produzir duas bombas por ano. O Departamento de Estado argumentou que, se Israel queria braços, ele deve aceitar a supervisão internacional do seu programa nuclear. Dimona Nunca foi colocado sob salvaguardas da AIEA. As tentativas de escrever a adesão de Israel ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) em contratos de fornecimento de armas norte-americanas continuaram durante todo 1968.

Iraque

Em 1963, a administração Kennedy apoiou o golpe de Estado contra o governo do Iraque liderado por Abd al-Karim Qasim, que cinco anos antes tinha deposto o Ocidente aliado monarquia iraquiana. Em 8 de Fevereiro de 1963, Kennedy recebeu uma nota afirmando: ". Vamos fazer ruídos informais amigáveis ​​assim que podemos descobrir quem conversar com, e deve reconhecer assim que temos certeza que esses caras estão firmemente na sela CIA tinha excelentes relatórios sobre a trama, mas eu duvido que eles ou Reino Unido deve reclamar muito crédito por isso ". A CIA tinha planejado para remover Qasim no passado, mas esses esforços não vir a ser concretizadas. O novo governo, liderado por Abdul Salam Arif e dominada pelo Partido Baath (juntamente com uma coalizão de nasseristas e nacionalistas iraquianos), alegadamente utilizadas listas de-fornecidos pela CIA de suspeitos comunistas e outros esquerdistas para assassinar sistematicamente um número desconhecido de elite educada do Iraque. Os EUA continuaram a cópia Arif depois que ele purgado o Partido Baath do governo. O ex-agente da CIA James Chritchfield contestou a noção de que a CIA ofereceu "apoio ativo" para os golpistas, argumentando que, embora "bem informado" sobre o primeiro golpe, foi "surpreso" com as lutas de poder que se seguiram.

Irlanda

John F. Kennedy visita a John Barry Memorial em Crescent Quay em Wexford, na Irlanda.
Presidente Kennedy, em carreata naIrlandaem 27 de junho de 1963

Durante sua visita a sua casa ancestral da Irlanda em 1963, Kennedy aceitou uma doação de rolamentos heráldicos do Chefe Herald of Ireland e recebeu títulos honoris causa da Universidade Nacional da Irlanda e Trinity College, Dublin. Ele visitou a casa de campo em Dunganstown, perto de New Ross, County Wexford, onde seus antepassados ​​tinham vivido antes de emigrar para a América. Em 22 de dezembro de 2006, os irlandeses Departamento de Justiça divulgou desclassificados documentos da polícia indicam que a segurança foi intensificada como Kennedy foi objecto de três ameaças de morte durante esta visita.

Tratado de Proibição de Testes Nucleares

Incomodado pelos perigos a longo prazo da contaminação radioactiva e da proliferação de armas nucleares, Kennedy e Khrushchev concordou em negociar um tratado de proibição de testes nucleares, originalmente concebido em 1956 a campanha presidencial de Adlai Stevenson. Na sua reunião de cúpula em Viena, em Junho de 1961, Khrushchev e Kennedy chegaram a um entendimento informal contra testes nucleares, mas a União Soviética começou a testar armas nucleares que setembro. Os Estados Unidos responderam por testes que realizam cinco dias depois. Pouco tempo depois, novos satélites norte-americanos começou a entregar as imagens que deixou claro que os soviéticos eram substancialmente para trás os EUA na corrida armamentista. No entanto, a maior força nuclear de os EUA foi de pouco valor, enquanto a URSS se perceberam estar em paridade.

Em julho de 1963, Kennedy enviou Averell Harriman a Moscou para negociar um tratado com os soviéticos. As sessões introdutórias incluído Khrushchev, que mais tarde delegado representação Soviética para Andrei Gromyko. Ele rapidamente se tornou claro que uma proibição completa de testes não seriam executadas, em grande parte devido à relutância dos soviéticos para permitir inspecções que iria verificar o cumprimento. Em última análise, os Estados Unidos, o Reino Unido ea União Soviética foram os primeiros signatários a uma limitada do Tratado, que proibia testes atômicos no chão, na atmosfera, ou debaixo d'água, mas não no subsolo; o Senado dos Estados Unidos ratificou esta e Kennedy assinou a lei em outubro de 1963. A França foi rápido para declarar que era livre para continuar a desenvolver e testar suas defesas nucleares.

Política interna

Presidente Kennedy, emFort Worth, Texas, em 22 de novembro de 1963

Kennedy chamou o seu programa nacional o " New Frontier ". Ele prometeu ambiciosamente financiamento federal para a educação, cuidados médicos para as pessoas idosas ajuda, económica para as regiões rurais, e intervenção do governo para travar a recessão. Kennedy também prometeu um fim à discriminação racial. Em seu 1963 discurso do Estado da União, ele propôs a reforma tributária substancial e uma redução nas taxas de imposto de renda a partir da actual gama de 20-90% para um intervalo de 14-65%; ele propôs uma redução das taxas de tributação das empresas 52-47%. Kennedy acrescentou que a taxa máxima deve ser fixada em 70 por cento, se certas deduções não foram eliminados para pessoas com elevados rendimentos. Congresso não agir até 1964, depois de sua morte, quando a taxa de topo foi reduzida para 65%. Para o Economic Club de Nova York, ele falou em 1963 de "... a verdade paradoxal de que as taxas de imposto são demasiado elevados e as receitas demasiado baixa; e da maneira mais sólida para aumentar a receita no longo prazo é reduzir as taxas de agora. " Congresso aprovou alguns dos principais programas de Kennedy durante sua vida, mas fez votar-los através de 1964-65 com o seu sucessor Johnson.

Economia

Kennedy encerrou um período de políticas fiscais apertadas, afrouxando a política monetária para manter as taxas de juros para baixo e incentivar o crescimento da economia. Ele presidiu o primeiro orçamento do governo para o topo da marca de US $ 100 bilhões, em 1962, e seu primeiro orçamento em 1961 levou ao primeiro não-guerra do país, não-recessão déficit. A economia, que tinha sido através de duas recessões em três anos e estava em um quando Kennedy tomou posse, acelerou notavelmente durante a sua presidência. Apesar de baixas taxas de inflação e de juros, o PIB havia crescido a uma média de apenas 2,2% durante a presidência de Eisenhower (pouco mais do que o crescimento da população na época), e tinha diminuiu 1% durante os últimos 12 meses de Eisenhower no cargo.

A economia virou-se e prosperaram durante o governo Kennedy. O PIB cresceu a uma média de 5,5% desde o início de 1961 para final de 1963, enquanto a inflação permaneceu estável em cerca de 1% eo desemprego diminuiu; a produção industrial cresceu em 15% e as vendas de veículos automóveis aumentou em 40%. Esta taxa de crescimento do PIB e da indústria continuou até por volta de 1966, e ainda tem que ser repetido por um período tão prolongado de tempo.

As grandes empresas siderúrgicas anunciadas em abril de 1962 um aumento de preços de 3,5% (o primeiro em 3 anos) dentro de um dia de outro. Isto veio poucos dias depois de as empresas terem chegado a um acordo com o sindicato dos metalúrgicos, proporcionando-em-chefe um aumento salarial de 2,5%. A administração estava furioso, com Kennedy dizendo: "Por que eles fizeram isso? Será que eles pensam que podem fugir com isso?" Em meio a preocupação com os efeitos inflacionários do aumento de preços, o presidente assumiu o comando pessoal de uma campanha contra a indústria, atribuindo a cada membro do gabinete uma declaração sobre os efeitos do aumento de preços em sua área. Robert Kennedy, ecoando os sentimentos de seu irmão, disse: "Nós estamos indo para quebrou ... suas contas de despesas, onde estiveram a | nd o que eles estão fazendo ... o FBI é entrevistar todos eles ... não podemos perder isso. " Robert assumiu a posição de que os executivos de aço haviam conspirado ilegalmente para fixar preços. As ações do governo influenciou US Steel para rescindir o aumento de preços. O Wall Street Journal escreveu que o governo agiu "por poder nu, por ameaças, por agentes da polícia de segurança do Estado". Professor de Direito de Yale Charles Reich opinou em The New Republic que a administração violou as liberdades civis, chamando um grande júri indiciar US Steel para conluio tão rapidamente. A New York Times editorial elogiou as ações de Kennedy e disse que o aumento de preços da indústria do aço "põe em perigo a economia bem-estar do país, convidando uma onda de inflação ". No entanto, o Bureau de Orçamento do governo relataram o aumento de preços teria resultado em um ganho líquido para o PIB, assim como um superávit orçamentário líquido. O mercado de ações, que tinha vindo a diminuir constantemente desde a eleição de Kennedy, caíram 10% logo após a ação do governo sobre a indústria siderúrgica.

Kennedy tinha pouco conhecimento do setor agrícola da economia, e os agricultores não estavam em sua lista de prioridades, pelo menos em sua campanha 1960. Depois de dar um discurso para uma comunidade agrícola, ele retoricamente perguntou um assessor, "Você entendeu nada do que eu disse lá? Tenho certeza que não."

Pena de morte Federal e militar

Como presidente, Kennedy supervisionou a última execução federal, antes deFurman v. Georgia, um caso de 1972 que levou a uma moratória sobre as execuções federais.Victor Feguer foi condenado à morte por um tribunal federal em Iowa e foi executado em 15 de março de 1963. Kennedy comutou a sentença de morte imposta por um tribunal militar em marinheiro Jimmie Henderson em 12 de Fevereiro de 1962, transformar a pena de prisão perpétua.

Em 22 de Março de 1962, Kennedy assinou a lei HR5143 (PL87-423), abolindo a pena de morte obrigatória para assassinato em primeiro grau no Distrito de Columbia, a jurisdição único remanescente nos Estados Unidos com uma sanção desse tipo. A pena de morte não foi aplicada no Distrito de Columbia desde 1957, e já foi abolido.

Direitos civis

O final turbulento da discriminação racial sancionada pelo Estado foi uma das questões nacionais mais prementes da década de 1960. Jim Crow segregação era a lei estabelecida no Deep South. A Suprema Corte dos Estados Unidos se tinha pronunciado em 1954 em Brown v. Board of Education que segregação racial nas escolas públicas era inconstitucional. Muitas escolas, especialmente nos estados do sul, não obedeceram a decisão do Supremo Tribunal de Justiça. O Tribunal também proibiu a segregação em outras instalações públicas (tais como ônibus, restaurantes, teatros, salas de audiência, banheiros e praias), mas ele continuou, no entanto. Kennedy apoiou verbalmente integração racial e os direitos civis; durante a campanha de 1960, ele telefonou Coretta Scott King, mulher do Reverendo Martin Luther King, Jr. , que havia sido preso durante a tentativa de integrar um almoço balcão da loja de departamento. Robert Kennedy chamado Geórgia governador Ernest Vandiver e obteve a libertação de Rei da prisão, que conseguiu o apoio preto adicional à candidatura de seu irmão.

Do presidente Kennedyde Direitos Civis de endereços, 11 de junho de 1963

Em seu primeiro Discurso do Estado da União em janeiro de 1961 o presidente Kennedy disse: "A negação dos direitos constitucionais para alguns de nossos colegas americanos por conta de raça - nas urnas e em outros lugares - perturba a consciência nacional, e nos sujeita à acusação de a opinião pública mundial que a nossa democracia não é igual à alta promessa de nosso heritiage. " Kennedy acreditavam que o movimento popular por direitos civis irritaria muitos brancos do sul e torná-lo mais difícil de passar leis de direitos civis no Congresso, que foi dominado por democratas conservadores do sul, e ele se distanciou dele. Ele também estava mais preocupado com outras questões no início de sua presidência, como o fiasco da Baía dos Porcos ea situação no Sudeste Asiático. Tal como articulado pelo irmão Robert, a prioridade no início do governo era "manter o presidente fora desta confusão dos direitos civis". Muitos líderes dos direitos civis viram Kennedy como morna, especialmente sobre os cavaleiros da liberdade, que organizaram um esforço integrado de transporte público no sul, e que foram repetidamente se reuniu com violência pelos brancos, incluindo policiais, tanto federal e estadual. Kennedy atribuído policiais federais para proteger os cavaleiros da liberdade como uma alternativa ao uso de tropas federais ou agentes do FBI não cooperativos. Robert Kennedy, falando em nome do presidente, exortou os cavaleiros da liberdade para "sair dos ônibus e deixar a questão para resolução pacífica nos tribunais."

Em setembro de 1962, James Meredith matriculou-se na Universidade de Mississippi, mas foi impedido de entrar. O procurador-geral Robert Kennedy respondeu enviando 400 policiais federais, enquanto o presidente Kennedy relutantemente enviou 3.000 soldados depois que a situação no campus tornou-se violenta. O Ole Miss motim de 1962 deixou duas dezenas de mortos e feridos, mas Meredith fez finalmente se inscrever em sua primeira aula. Em 20 de novembro de 1962, Kennedy assinou a Ordem Executiva 11063, que proíbe a discriminação racial em habitação apoiada pelo governo federal ou "recursos conexos". A subcultura instigar a revolta Old Miss e em muitos outros eventos racialmente inflamadas, foi a Ku Klux Klan .

No início de 1963, Kennedy relacionadas com Martin Luther King, Jr., sobre as perspectivas para a legislação dos direitos civis: "Se entrar em uma longa luta sobre isso no Congresso, ele vai gargalo tudo o mais, e nós ainda vai ter nenhum projeto de lei." No entanto, os confrontos dos direitos civis estavam em ascensão daquele ano. O irmão Robert e Ted Kennedy Sorenson pressionado a tomar mais iniciativa na frente legislativa. Em 11 de junho de 1963, o presidente Kennedy interveio quando Alabama governador George Wallace bloqueou a porta de entrada para a Universidade do Alabama para parar dois estudantes afro-americanos, Vivian Malone e James Hood, de assistir. Wallace afastou-se só depois de serem confrontados com Procurador-Geral Adjunto Nicholas Katzenbach e do Alabama Guarda Nacional, que tinha acabado de ser federalizada por despacho do presidente. Naquela noite, Kennedy deu seu famoso endereço de direitos civis na televisão e rádio nacionais, o lançamento de sua iniciativa de legislação de direitos civis para garantir a igualdade de acesso a escolas públicas e outras instalações, bem como uma maior protecção dos direitos de voto. Suas propostas tornou-se parte da Lei de Direitos Civis de 1964. O dia terminou com o assassinato de um líder NAACP, Medgar Evers, na frente de sua casa em Mississippi. Como o presidente havia previsto, um dia após seu discurso TV, e em reação a ele, o líder da maioria Carl Albert chamada para aconselhá-lo que seu esforço de assinatura de dois anos no Congresso para combater a pobreza em Appalachia (Área de Administração Redevelopment) havia sido derrotado , principalmente pelos votos dos democratas e republicanos do sul.

Kennedy com líderes domarço em Washington, 28 de agosto de 1963

Mais cedo, Kennedy assinou a ordem executiva criando a Comissão Presidencial sobre o Estatuto da Mulher em 14 de dezembro de 1961. O ex-primeira-dama Eleanor Roosevelt liderou a comissão. As estatísticas da Comissão revelou que as mulheres também estavam enfrentando discriminação; seu relatório final documentando as barreiras jurídicas e culturais foi emitida em outubro de 1963. Além disso, em 10 de junho de 1963, Kennedy assinou o Equal Pay Act de 1963, uma lei federal que altera a Lei de Normas Trabalhistas Fair, que visa suprimir a disparidade salarial baseada no sexo.

Mais de cem mil, predominantemente afro-americanos, reunidos em Washington para a direitos civis Marcha sobre Washington, em 28 de agosto de 1963. Kennedy temia a março teria um efeito negativo sobre as perspectivas para as contas dos direitos civis no Congresso, e recusou um convite para falar. Virou-se alguns dos detalhes do envolvimento do governo para o Departamento de Justiça, que canalizou centenas de milhares de dólares para os seis patrocinadores da Marcha, incluindo o NAACP e de Martin Luther King Southern Christian Leadership Conference (SCLC). Para garantir uma manifestação pacífica, os organizadores eo presidente discursos pessoalmente editados que foram inflamatória e concordado a Março seria realizada numa quarta-feira e seria sobre a 16:00. Milhares de soldados foram colocados em espera. Kennedy assistiu o discurso do rei na TV e foi muito impressionado. O março foi considerado um "triunfo do protesto gestão", e não uma detenção relacionada com a demonstração ocorreu. Em seguida, os líderes Março aceitou um convite para a Casa Branca para se reunir com Kennedy e fotos foram tiradas. Kennedy sentiu a março foi uma vitória para ele também e reforçou as chances de seu projeto de lei dos direitos civis.

No entanto, a luta estava longe de terminar. Três semanas mais tarde, uma bomba explodiu no domingo 15 de setembro, na 16th Street Baptist Church em Birmingham; até o final do dia, quatro crianças afro-americanas morreram na explosão e outros dois filhos mortos a tiros no rescaldo. Devido a esta violência ressurgente, a legislação dos direitos civis sofreu algumas alterações drásticas que criticamente ameaçadas quaisquer perspectivas para a aprovação do projeto, para a indignação do presidente. Kennedy chamou os líderes do Congresso para a Casa Branca e no dia seguinte o projeto de lei original, sem os acréscimos, teve votos suficientes para tirá-lo do comitê da Câmara.

Liberdades civis

Em 1963, o diretor do FBI J. Edgar Hoover, que odiava líder dos direitos civis Martin Luther King, Jr. e viram-no como um encrenqueiro arrivista, apresentou a Administração Kennedy com alegações de que alguns dos confidentes e conselheiros do rei eram comunistas. Preocupados que as alegações, se tornada pública, seria inviabilizar iniciativas de direitos civis da Administração, Robert Kennedy e tanto o presidente advertiu Rei de descontinuar as associações suspeitos. Após as associações continuou, Robert Kennedy se sentiu obrigado a emitir uma directiva escrita que autoriza o FBI a grampear Rei e outros líderes da Southern Christian Leadership Conference, organização de King pelos direitos civis. Embora Kennedy só deu aprovação por escrito para escutas telefônicas limitado de telefones do Rei ", a título experimental, por um mês ou assim", Hoover estendeu a folga para que seus homens estavam "Unshackled" para procurar evidências em todas as áreas da vida do rei eles considerados dignos. A batida de fio continuou até junho de 1966 e foi revelado em 1968.

Imigração

John F. Kennedy propôs inicialmente uma revisão da política de imigração norte-americana que mais tarde viria a ser a Lei de Imigração e Nacionalidade de 1965, patrocinado pelo irmão de Kennedy O senador Edward Kennedy. Ele mudou drasticamente a fonte de imigração de países do norte da Europa e do Ocidente em relação à imigração da América Latina e da Ásia e mudou a ênfase de seleção de imigrantes no sentido de facilitar o reagrupamento familiar. Kennedy queria desmantelar a seleção de imigrantes com base no país de origem e viu isso como uma extensão de suas políticas de direitos civis.

Relações americanas nativas

Construção do Kinzua Dam inundou 10.000 acres (4.047 ha) de terra nação Seneca que eles haviam ocupado sob o Tratado de 1794, e forçou 600 Seneca a mudar para Salamanca, Nova Iorque. Kennedy foi convidado pela American Civil Liberties Union de intervir e deter o projeto, mas ele se recusou, citando uma necessidade crítica para o controle de enchentes. Ele manifestou preocupação com a situação do Seneca, e dirigido agências governamentais para auxiliar na obtenção de mais terras, danos, e assistência para ajudar a mitigar o seu deslocamento.

Política espacial

Kennedy propõe um programa para pousar homens na Lua ao Congresso

O Programa Apollo foi concebido no início de 1960, durante o Eisenhower administração, como um follow-up para o Projeto Mercury. Enquanto a NASA passou à frente com o planejamento para Apollo, o financiamento para o programa estava longe de ser certa dada a oposição de Eisenhower para o voo espacial tripulado. Conselheiros de Kennedy especularam que um vôo da lua seria proibitivamente caro, mas adiou a decisão. Kennedy tinha nomeado presidente Vice-presidente Johnson do Conselho Espacial dos EUA, um forte defensor do programa espacial norte-americano que tinha trabalhado para a criação de NASA no Senado. Em janeiro de 1961 de Kennedy Estado da União endereço, Kennedy tinha sugerido a cooperação internacional no espaço. Khrushchev diminuiu, como os soviéticos não deseja revelar o estado das suas capacidades e foguetes espaciais.

Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se a primeira pessoa a voar no espaço, reforçando temores americanos sobre sendo deixado para trás em uma competição tecnológica com a União Soviética. Kennedy estava ansioso para os EUA para assumir a liderança na corrida espacial , por razões de estratégia e prestígio. Ele anunciou a meta de colocar um homem na Lua no discurso a uma sessão conjunta do Congresso em 25 de maio de 1961, afirmando:

"Primeiro, eu acredito que esta nação deve se comprometer a conseguir o objetivo, antes que esta década, de colocar um homem na Lua e retorná-lo em segurança à Terra. Nenhum projeto espaço único neste período será mais impressionante para a humanidade , ou mais importante para a exploração de longo alcance do espaço; e nenhum será tão difícil ou caro para realizar ".O texto completoWikisource has information on

Kennedy fala na Universidade Rice, 12 de setembro de 1962 (duração 17:47)
O texto completoWikisource has information on

Kennedy fez um discurso naUniversidade Rice, em 12 de setembro de 1962, na qual ele disse:

"Nenhuma nação que espera ser o líder de outras nações pode esperar para ficar para trás nesta corrida para o espaço. ... Nós escolhemos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque eles são difíceis. "O texto completoWikisource has information on

Em 21 de Novembro de 1962, em uma reunião de gabinete com o administrador da Nasa James E. Webb e outros funcionários, Kennedy explicou que o tiro Lua foi importante por razões de prestígio internacional, e que a despesa era justificada. Johnson garantiu-lhe que as lições aprendidas com o programa espacial teve valor militar também. Os custos para o programa Apollo eram esperados para chegar a US $ 40 bilhões.

Em setembro 1963 discurso perante as Nações Unidas, Kennedy pediu a cooperação entre os soviéticos e norte-americanos no espaço, especificamente recomendando que Apollo ser mudado para "uma expedição conjunta à Lua". Khrushchev novamente diminuiu, e os soviéticos não se comprometeu com uma missão de lua até 1964. Em 20 de julho de 1969, quase seis anos depois da morte de Kennedy, Apollo 11 pousou a primeira nave espacial tripulada na Lua.

Assassinato

John, Jackie, e as Connallys nos segundos Presidential Limousine antes doassassinato

O presidente Kennedy foi assassinado em Dallas, Texas, às 12h30 horário central na sexta-feira 22 de novembro de 1963, quando em uma viagem política a Texas alisar sobre atritos no Partido Democrata entre liberais Ralph Yarborough e Don Yarborough (nenhuma relação) e conservador John Connally. Ele foi baleado uma vez na parte superior das costas e matado com um tiro final à cabeça. Ele foi levado ao Hospital Parkland para tratamento médico de emergência, mas declarado morto às 13:00. Somente 46, presidente Kennedy morreram mais novo do que qualquer presidente dos EUA a data. Lee Harvey Oswald, um empregado do Texas School Book Depository a partir do qual os tiros foram suspeitados para ter sido demitido, foi preso sob acusação de assassinato de um agente da polícia local e foi posteriormente acusado do assassinato de Kennedy. Negou disparar em qualquer um, reivindicando ele era um patsy, mas foi matado por Jack Ruby em 24 de novembro, antes que ele pudesse ser processado ou tentado. O rubi então foi preso e condenado para o assassinato de Oswald. O rubi apelou com sucesso sua frase da convicção e de morte mas tornou-se doente e morreu de câncer em 3 de janeiro de 1967, quando a data para sua experimentação nova era ajustada.

Presidente Johnson criou a Comissão Warren-presidido pelo presidente da Suprema Corte Earl Warren-para investigar o assassinato, que concluiu que Oswald era o assassino solitário. Os resultados desta investigação são disputadas por muitos. O assassinato provado ser um momento importante na história dos Estados Unidos por causa de seu impacto na nação e nas repercussões políticas de seguimento. A 2004 Fox News pesquisa descobriu que 66% dos americanos achavam que tinha havido uma conspiração para matar o presidente Kennedy, enquanto 74% achavam que houve um encobrimento.

Funeral

A Missa de Requiem foi realizada por Kennedy na Catedral de São Mateus Apóstolo em 25 de Novembro de 1963. Posteriormente, o corpo de John F. Kennedy foi enterrado em um pequeno lote, (20 por 30 pés), em Arlington National Cemetery. Ao longo de um período de 3 anos, (1964-1966), um número estimado de 16 milhões de pessoas tinham visitado o túmulo. Em 14 de março de 1967, o corpo de Kennedy foi transferido para uma sepultura permanente e memorial no cemitério. O funeral foi presidida pelo Padre John J. Cavanaugh. Foi a partir deste memorial que os túmulos de tanto Robert e Ted foram modelados.

O guarda de honra no túmulo de John Kennedy foi o 37º Cadet Classe do Exército irlandês. Kennedy ficou muito impressionado com os cadetes irlandeses em sua última visita oficial à Irlanda, tanto assim que Jackie Kennedy solicitou ao Exército irlandês para ser o guarda de honra no funeral.

A esposa de Kennedy, Jacqueline e seus dois filhos menores falecidos foram sepultados com ele mais tarde. Seu irmão, o senador Robert Kennedy, foi sepultado nas proximidades, em junho de 1968. Em agosto de 2009, seu irmão, o senador Edward M. Kennedy, também foi enterrado perto de seus dois irmãos. O túmulo de John F. Kennedy é iluminado com um " Eternal Flame ". Kennedy e William Howard Taft são os únicos dois presidentes dos EUA enterrado em Arlington. De acordo com a Biblioteca JFK, eu tenho um encontro com a morte, por Alan Seeger "foi um dos poemas favoritos de John F. Kennedy e muitas vezes ele pediu à sua esposa para recitá-lo."

A administração, armário, e nomeações judiciais 1961-1963

O Kennedy Cabinet
Escritório Nome Prazo
Presidente John F. Kennedy 1961-1963
Vice-Presidente Lyndon B. Johnson 1961-1963
Secretário de Estado Dean Rusk1961-1963
Secretário do Tesouro C. Douglas Dillon1961-1963
Secretário de Defesa Robert McNamara1961-1963
Procurador-Geral Robert F. Kennedy1961-1963
Correio-mor J. Edward Day1961-1963
John A. Gronouski 1963
Secretário do Interior Stewart Udall1961-1963
Secretário de Agricultura Orville Freeman1961-1963
Secretário de Comércio Luther H. Hodges1961-1963
Secretário do Trabalho Arthur Goldberg1961-1962
W. Willard Wirtz1962-1963
Secretário da Saúde,
Educação e Segurança Social
Abraham A. Ribicoff1961-1962
Anthony J. Celebrezze1962-1963
O retrato Casa Branca oficial de John F. Kennedy porAaron Shikler

Nomeações judiciais

Suprema Corte

Kennedy nomeou os seguintes juízes para aSuprema Corte dos Estados Unidos:

  • Byron White - 1962
  • Arthur Goldberg - 1962

Outros tribunais

Além de suas duas indicações à Suprema Corte, Kennedy designou 21 juízes para osEstados Unidos Tribunais de Justiça, e de 102 juízes para o Tribunais distritais dos Estados Unidos.

Imagem, a vida social e familiar

O Família Kennedy emHyannis Port, em 1963

John Kennedy conheceu sua futura esposa, Jacqueline Bouvier, quando ele era um congressista. Charles L. Bartlett, um jornalista, apresenta o par em um jantar. Eles se casaram um ano depois, ele foi eleito senador, em 12 de setembro de 1953. A família Kennedy é uma das famílias políticas mais estabelecidas nos Estados Unidos, tendo produzido um presidente, três senadores, e vários outros representantes, tanto no âmbito federal e nível estadual. O pai de John Kennedy, Joseph P. Kennedy, foi um proeminente empresário norte-americano e uma figura política, servindo em várias funções, incluindo o embaixador para o Reino Unido, 1938-1940.

Jacqueline Kennedy, emFort Worth, Texas, 22 de novembro de 1963

Lá fora, no gramado da Casa Branca, os Kennedy estabeleceu uma casa de piscina e árvore, enquanto Caroline participou de uma pré-escola, juntamente com 10 outras crianças dentro de casa.

Em outubro de 1951, durante o seu terceiro mandato como deputado 11º distrito de Massachusetts, o então 34 anos de idade Kennedy embarcou em uma de sete semanas viagem asiática para a Índia, Japão, Vietnam , e Israel, com sua então 25 anos de idade, irmão Robert ( que tinha acabado de se formar na faculdade de Direito quatro meses antes) e, em seguida, sua 27-year-old irmã Patricia. Por causa de sua separação de oito anos de idade, os dois irmãos tinham visto pouco do outro. Esta viagem de 25.000 milhas (40,000 km) foi o primeiro tempo prolongado que haviam passado juntos e resultou em se tornarem melhores amigos, além de ser irmãos. Robert foi gerente de campanha para campanha bem sucedida 1952 de Kennedy no Senado e, mais tarde, sua bem-sucedida campanha presidencial de 1960. Os dois irmãos trabalharam juntos 1957-1959 no Comitê Seleto do Senado sobre atividades impróprias no Campo do Trabalho e Gestão, quando Robert foi o seu conselheiro-chefe. Durante a presidência de Kennedy, Robert servido em seu gabinete como procurador-geral e foi seu conselheiro mais próximo.

Kennedy era um membro vitalício da Associação Nacional do Rifle. Kennedy ficou em terceiro lugar (atrás de Martin Luther King, Jr. e Madre Teresa ) na Lista de Pessoas amplamente admirado do século 20 da Gallup.

Camelot Época

Os irmãos Kennedy: Attorney GeneralRobert F. Kennedy, o senadorTed Kennedy, e presidente John F. Kennedy em 1963

Kennedy e sua esposa eram mais jovens em comparação com os presidentes e primeiras-damas que os precederam, e ambos eram populares na cultura da mídia de maneiras mais comuns de pop cantores e estrelas de cinema do que os políticos, influenciando as tendências da moda e tornando-se os assuntos de inúmeros diferenciais foto em revistas populares. Embora Eisenhower havia permitido conferências de imprensa presidenciais a ser filmado para a televisão, Kennedy foi o primeiro presidente a pedir-lhes para ser transmitido ao vivo e fez bom uso do meio. Jacqueline trouxe uma nova arte e mobiliário para a Casa Branca, e dirigiu sua restauração. Eles convidaram uma série de artistas, escritores e intelectuais para rodadas de jantares na Casa Branca, elevar o perfil das artes na América.

O presidente estava intimamente ligada à cultura popular, enfatizada por canções como "Twisting na Casa Branca." Vaughn Meader Primeira Família álbum de uma comédia álbum parodiando o presidente, a primeira-dama, sua família e vendeu-administração de cerca de quatro milhões de cópias. Em 19 de Maio de 1962, Marilyn Monroe cantou " Feliz aniversário, Sr. Presidente "em uma grande festa no Madison Square Garden, comemorando próximo quadragésimo quinto aniversário de Kennedy. O carisma de Kennedy e sua família levou à designação figurativa de "Camelot" para sua administração, creditado por sua esposa, que cunhou o termo pela primeira vez na imprensa durante uma entrevista pós-assassinato com Theodore Branco, a sua afeição pelo Broadway musical contemporânea, em seguida, do mesmo nome.

Tragédias pessoais

John e Jacqueline Kennedy no dia do casamento, cercado por parentes
John Jr., Jacqueline, Caroline e John Kennedy, Sr. em 1962

Por trás do glamour, os Kennedys experimentado muitas tragédias pessoais. Jacqueline tinha um aborto em 1955 e um natimorto em 1956; e um filho, Patrick Bouvier Kennedy, morreu logo após o nascimento, em agosto de 1963. Kennedy tinha dois filhos que sobreviveram à infância. Um dos aspectos fundamentais da família Kennedy é uma estirpe trágica que foi executado através da família, devido às mortes violentas e intempestivas de muitos de seus membros. Irmão mais velho de John, Joseph P. Kennedy, Jr., morreu na Segunda Guerra Mundial, com a idade de 29. Foi Joe Jr., que era originalmente para transportar esperanças da família para a Presidência. Em seguida, ambos o próprio John, e seu irmão Robert morreu devido a assassinatos. Edward teve encontros com a morte, o primeiro em um acidente de avião em 1964 ea segunda devido a um acidente de carro em 1969; conhecido como o incidente de Chappaquiddick. Edward morreu aos 77 anos, em 25 de agosto de 2009, a partir dos efeitos de um maligno tumor cerebral.

Anos depois da morte de Kennedy, foi revelado que em setembro de 1947, aos 30 anos, e enquanto em seu primeiro mandato no Congresso, ele foi diagnosticado por Sir Daniel Davis no The Clinic de Londres com a doença de Addison, uma doença endócrina rara. Em 1966, o médico da Casa Branca, Janet Travell, revelou que Kennedy teve também hipotireoidismo. a presença de duas doenças endócrinas levanta a possibilidade de que Kennedy tinha síndrome polyendocrine auto-imune tipo 2 (APS 2). Ele também sofria de dor nas costas crônica e grave, para a qual ele teve a cirurgia e foi escrito em da AMA Archives of Surgery . Condição de Kennedy pode mesmo ter tido repercussões diplomáticas, como ele parece ter sido tomada uma combinação de drogas para tratar a dor severa durante a Cimeira de Viena 1961 com primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev . A combinação incluído hormônios, células de órgãos de animais, esteróides, vitaminas, enzimas e anfetaminas, e potenciais efeitos colaterais incluíram hiperatividade, hipertensão, julgamento prejudicado, nervosismo e oscilações significativas de humor. Kennedy de uma só vez foi visto regularmente por nada menos que três médicos, um dos quais, Max Jacobson, foi desconhecido para os outros dois, como seu modo de tratamento era controverso e usado para os ataques mais graves de dor. Havia divergências entre médicos, como no final de 1961, sobre o equilíbrio adequado de medicamentos e exercícios, com o presidente preferindo o primeiro como ele foi curto no tempo e desejado alívio imediato. Detalhes destes e de outros problemas médicos não foram divulgados publicamente durante a vida de Kennedy.

Caroline Bouvier Kennedy nasceu em 1957 e é o único membro sobrevivente da família imediata de JFK. John F. Kennedy, Jr. nasceu em 1960, apenas algumas semanas depois que seu pai foi eleito. John Jr. morreu em 1999, quando o pequeno avião que ele pilotava caiu a caminho de Martha Vineyard, matando-o, sua esposa, Carolyn Bessette, e sua irmã-de-lei.

Relações extra-conjugais

Como um jovem homem solteiro na década de 1940, Kennedy teve casos com o jornalista dinamarquesa Inga Arvad, e atriz Gene Tierney. Mais tarde na vida, Kennedy teria tido casos com várias mulheres, incluindo Marilyn Monroe, Gunilla von Post, Judith Campbell, Mary Pinchot Meyer, Marlene Dietrich, Mimi Alford, e secretário de imprensa de Jackie, Pamela Turnure. Autor Wesley Hagood alega ainda mulherengo de Kennedy a atriz Angie Dickinson, e secretários da Casa Branca, Priscilla Weir e Jill Cowen. Os médicos especularam que as drogas o presidente necessárias para a doença de Addison teve o efeito colateral de aumentar sua virilidade. O presidente comentou com primeiro-ministro britânico Harold Macmillan , "Eu me pergunto como ele é para você, Harold? Se eu não tiver uma mulher, durante três dias, eu recebo dores de cabeça terríveis." Kennedy inspirou afeto e lealdade dos membros da sua equipa e os seus apoiantes. De acordo com Reeves, isso inclui "a logística de ligações de Kennedy ... [que] necessários sigilo e devoção raro nos anais do serviço energético exigido por políticos bem-sucedidos." Kennedy acreditavam que sua relação amigável com membros da imprensa que ajudaria a protegê-lo de revelações sobre sua vida sexual.

Antepassados

O Família Kennedy veio originalmente Dunganstown, County Wexford, Irlanda . Em 1848, Patrick Kennedy deixou a sua fazenda e embarcou em um navio em New Ross com destino a Liverpool em seu caminho para Boston . Foi aqui que ele conheceu a mulher que ele estava para se casar, Bridget Murphy. Patrick Kennedy chegou a Boston, conseguiu um emprego como um trabalhador migrante, e morreu dentro de oito ou nove anos, de cólera. Ele deixou uma viúva e os filhos para continuar.