Conteúdo verificado

John Wesley

Assuntos Relacionados: figuras e líderes religiosos

Informações de fundo

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

John Wesley
John Wesley por William Hamilton.jpg
John Wesley por William Hamilton
Nascido 28 de junho [ OS 17 de junho] 1703
Epworth, Lincolnshire, Inglaterra
Morreu 02 de março de 1791 (1791/03/02) (idade 87)
Londres , Inglaterra
Nacionalidade Britânico
Alma mater Christ Church
Ocupação Pregador e teólogo
Conhecido por Fundador do movimento metodista
Estilo O Reverendo
Religião Christian (An Anglicana sacerdote toda a sua vida, mas desenvolveu Metodista teologia)
Cônjuge (s) Mary Wesley ( née Vazeille)
Pais Samuel e Susanna Wesley
Assinatura Appletons 'John Wesley signature.svg

John Wesley (pron .: / w ɛ z l ɪ /; 28 de junho [ OS 17 de junho] 1703-2 March 1791) foi um anglicano clérigo e Teólogo cristão. Wesley é creditado pela maior parte, junto com seu irmão Charles Wesley, como fundador do movimento metodista que começou quando ele assumiu a pregar ao ar livre de um modo semelhante ao George Whitefield. Em contraste com George Whitefield em Calvinismo, Wesley abraçou a Doutrinas de Arminian que eram dominantes no século 18- Igreja da Inglaterra . Metodismo em ambas as formas foi um grande sucesso movimento evangélico no Reino Unido, o que incentivou as pessoas a experimentar Jesus Cristo pessoalmente.

Wesley ajudou a organizar e sociedades de formulário de cristãos em toda a Grã-Bretanha, América do Norte e na Irlanda como pequenos grupos que se desenvolveram intensa, responsabilidade pessoal, discipulado e instrução religiosa entre os membros. Sua grande contribuição foi a de nomear itinerantes, pregadores não ordenados que viajaram amplamente a evangelizar e cuidar das pessoas nas sociedades.

Sob a direção de Wesley, Metodistas tornaram-se líderes em muitas questões sociais do dia, incluindo a reforma prisional e movimentos abolitionism. A contribuição de Wesley como teólogo era propor um sistema de opor posições teológicas. Sua maior conquista foi a sua promoção teológica do que denominou " Perfeição cristã ", ou santidade de coração e vida. Wesley declarou que, nesta vida, os cristãos poderiam chegar a um estado em que o amor de Deus, ou o amor perfeito, reinou supremo em seus corações. Sua teologia evangélica, especialmente sua compreensão da perfeição cristã, foi firmemente enraizada em sua teologia sacramental. Ele continuamente insistiu no uso geral do meios de graça ( oração, escritura, meditação, Eucaristia, etc.) como o meio pelo qual Deus santifica e transforma o crente.

Ao longo de sua vida Wesley permaneceu dentro da igreja estabelecida e insistiu que seu movimento estava bem dentro dos limites da tradição anglicana. Seu uso maverick da política igreja colocá-lo em desacordo com muitos dentro da Igreja da Inglaterra, embora para o fim de sua vida ele foi amplamente respeitado e conhecido como "o homem mais amado em Inglaterra."

Infância

Samuel Wesley

John Wesley nasceu em 1703 em Epworth, 23 milhas (37 km) a noroeste de Lincoln, a criança XV de Samuel Wesley e sua esposa Susanna Wesley (née Annesley). Seu pai era um graduado da Universidade de Oxford e uma Igreja da Inglaterra reitor. Em 1689 Samuel tinha casado Susanna, vigésimo quinto filho de Samuel Annesley, um Dissidente ministro. Os pais de Wesley tinha tanto tornar-se membros da Igreja Anglicana cedo na idade adulta. Susanna Wesley deu à luz Samuel dezenove filhos, mas apenas dez morava. Em 1696 o pai de Wesley foi nomeado reitor da Epworth.

Na idade de cinco, Wesley foi resgatado do queima reitoria. Esta fuga causou uma profunda impressão em sua mente e ele se considerava providencialmente destinada, como uma "marca arrancou a partir da queima", citando Zacarias 3: 2. Como em muitas famílias da época, os pais de Wesley deu seus filhos a sua educação precoce. Cada criança, incluindo as meninas, foi ensinado a ler assim que eles poderiam andar e falar. Em 1714, aos 11 anos, Wesley foi enviado para o Charterhouse School, em Londres (no âmbito do Mestrado de John King de 1715), onde viveu o estudioso, metódico e-para uma vida enquanto-religioso no qual ele tinha sido treinado em casa.


Oxford e Savannah, Georgia

Em Junho de 1720, Wesley entrou Christ Church, Oxford . Ele foi ordenado diácono em 1725 e eleito membro da Lincoln College, no ano seguinte. Ele recebeu seu Master of Arts em 1727. Ele era o pai de curadoria por dois anos, e, em seguida, retornou a Oxford para cumprir as suas funções como companheiro ..

No ano de sua ordenação ele leu Thomas a Kempis e Jeremy Taylor, e começou a procurar as verdades religiosas subjacentes ao grande reavivamento do século 18. A leitura da perfeição cristã de Direito e um apelo sério para um devoto e Santo Vida deu-lhe, disse ele, uma visão mais sublime da lei de Deus; e resolveu mantê-lo, interior e exteriormente, como sagradamente possível, acreditando que em obediência ele iria encontrar a salvação. Ele seguiu uma vida rigidamente metódica e abstêmio, estudou as Escrituras, e exerceu as suas funções religiosas diligentemente, privando-se de modo a que ele teria de dar esmolas. Ele começou a buscar a santidade de coração e vida.

O ano de seu retorno a Oxford (1729) marca o início da ascensão do Metodismo. O Santo Club foi formado pelo irmão de John mais novo, Charles Wesley, e alguns colegas, incluindo George Whitefield. O clube santo se reunia semanalmente e eles sistematicamente começou a viver uma vida santa. Eles foram marcados como "Methodist" por estudantes de Oxford que escarneceram a maneira metódica eles ordenaram suas vidas.

Em 14 de outubro 1735, Wesley e seu irmão Charles partiu em Simmonds A partir de Gravesend, Kent para Savannah no Province of Georgia no Colônias americanas, a pedido de James Oglethorpe, que tinha fundado a colônia em 1733, em nome da Curadores para o estabelecimento da colônia da Geórgia na América. Oglethorpe queria Wesley para ser o ministro da paróquia Savannah recém-formado, uma nova cidade projetada em conformidade com o famoso Plano de Oglethorpe.

Estátua de John Wesley, Savannah, Geórgia, Estados Unidos

Foi na viagem para as colônias que os Wesley primeiro entrou em contato com Colonizadores da Morávia. Wesley foi influenciado por sua profunda fé e espiritualidade enraizada na pietismo. Em um ponto na viagem de uma tempestade veio e quebrou o mastro fora do navio. Enquanto o Inglês em pânico, o Moravians calmamente cantaram hinos e orou. Esta experiência levou Wesley a acreditar que os Morávios possuía uma força interior que lhe faltava. A religião profundamente pessoal que os pietists Morávia praticado fortemente influenciado a teologia do metodismo de Wesley.

Eles chegaram a Savannah em 08 de fevereiro de 1736, onde Wesley viu a oferta de Oglethorpe como uma oportunidade para difundir o cristianismo para os nativos americanos na colônia. A missão de Wesley, no entanto, não foi bem sucedida, e ele e seu irmão Charles foram constantemente assolada por problemas nas colônias.

No topo de suas lutas com o ensino, Wesley encontrou desastre em suas relações com Sophia Hopkey, uma mulher que tinha viajado através do Atlântico no mesmo navio como Wesley. Wesley e Hopkey se envolveu romanticamente, mas Wesley rompeu abruptamente a relação com base no parecer de um ministro Moravian em quem ele confidenciou. Hopkey sustentou que Wesley tinha prometido se casar com ela e, portanto, tinha ido atrás em sua palavra em romper o relacionamento. Problemas de Wesley veio à tona quando ele se recusou a comunhão Hopkey. Ela e seu novo marido, William Williamson, entrou com uma ação contra Wesley.

Wesley foi julgado e enfrentou as acusações feitas por Hopkey. O processo terminou em um julgamento incorreto, mas a reputação de Wesley já tinha sido manchada em demasia e ele fez saber que tinha a intenção de voltar para a Inglaterra. Williamson novamente tentou levantar acusações contra Wesley para impedi-lo de sair da colônia, mas ele conseguiu escapar de volta para a Inglaterra. Ele foi deixado esgotada por toda a experiência. Sua missão de Geórgia contribuiu para uma luta ao longo da vida com a auto-dúvida.

Conversão e ao ar livre pregação

Casa de John Wesley, ao lado Capela de Wesley, City Road, Londres

Wesley retornou à Inglaterra deprimido e espancado. Foi neste momento que ele se virou para o Moravians. Tanto ele como Charles recebeu o conselho do jovem missionário da Morávia Peter Boehler, que estava temporariamente na Inglaterra aguardando permissão para partir para si Georgia. Famoso "experiência Aldersgate" de John de 24 de Maio 1738, em uma reunião em Moravian Aldersgate Street, Londres, em que ele ouviu uma leitura de Martin Luther prefácio 's para o Epístola aos Romanos, e escreveu as linhas agora famosos "Eu senti meu coração estranhamente aquecido", revolucionou o método de caráter e de seu ministério. Na semana anterior ele tinha sido muito impressionado com o sermão de John Heylyn, a quem ele ajudava no serviço em St Mary-le-Strand, uma ocasião seguido imediatamente pela notícia da morte de seu irmão Samuel. Algumas semanas mais tarde, Wesley pregou um sermão sobre a doutrina da salvação pela fé pessoal, o que foi seguido por outro, sobre a graça de Deus "livre em tudo, e livre para todos."

Um memorial placa comemorativa do lugar de "experiência Aldersgate" de John Wesley.

Ainda que a sua compreensão tanto de justificação ea garantia variou ao longo de sua vida, Wesley nunca parou de pregar a importância da fé para a salvação eo testemunho do Espírito de Deus com a crença de que uma era, na verdade, um filho de Deus.

Wesley aliou-se com a sociedade Moravian em Fetter Lane. Em 1738 ele foi para a Herrnhut, a sede da Morávia, na Alemanha, para estudar. Em seu retorno à Inglaterra, Wesley estabeleceu regras para as "faixas" em que o Fetter Lane, Sociedade foi dividido e publicou uma coleção de hinos para eles. Ele reuniu-se freqüentemente com esta e outras sociedades religiosas em Londres, mas não pregou muitas vezes, em 1738, porque a maioria do igrejas paroquiais foram fechadas para ele.

Oxford amigo de Wesley, o evangelista George Whitefield, também foi excluído das igrejas de Bristol no seu regresso da América. Indo para a aldeia vizinha de Kingswood, em fevereiro de 1739, Whitefield pregou ao ar livre para uma empresa de mineiros. Mais tarde, ele pregou em Tabernáculo de Whitefield. Wesley hesitou em aceitar o chamado de Whitefield para copiar este passo ousado. Superar seus escrúpulos, ele pregou pela primeira vez a convite de Whitefield sermão ao ar livre, perto de Bristol, em abril 1739.

Wesley estava descontente com a idéia de campo pregação como ele acreditava que a Igreja Anglicana tinha muito a oferecer em sua prática. No início de sua vida, ele teria pensado que um tal método de salvar almas era "quase um pecado." Wesley reconheceu os serviços ao ar livre foram bem sucedidos em alcançar homens e mulheres que não entraria maioria das igrejas. A partir de então ele tomou as oportunidades para pregar onde quer que uma montagem poderiam ser reunidos, mais de uma vez utilizando seu pai lápide em Epworth como um púlpito. Wesley continuou por 50 anos - entrar igrejas quando foi convidado, e tendo sua posição nos campos, nos salões, casas e capelas, quando as igrejas não iria recebê-lo.

No final de 1739 Wesley rompeu com os Morávios em Londres. Wesley tinha ajudado a organizar a Fetter Lane, Society, e os convertidos por sua pregação e de seu irmão e Whitefield tinha se tornado membros de suas bandas. Mas ele acreditava que eles caíram em heresia, apoiando quietismo, então ele decidiu formar seus próprios seguidores em uma sociedade separada. "Assim", escreveu ele, "sem qualquer plano anterior, começou a Sociedade Metodista na Inglaterra." Ele logo se formou sociedades semelhantes em Bristol e Kingswood, e onde quer que Wesley e seus amigos fizeram convertidos.

Perseguições; pregação leiga

De 1739 em diante, Wesley e os Metodistas foram perseguidos por membros do clero e magistrados, por várias razões. Embora Wesley tinha sido ordenado sacerdote anglicano, muitos outros líderes metodistas não tinham recebido a ordenação. E, para sua parte, Wesley desrespeitada muitos regulamentos da Igreja da Inglaterra relativas fronteiras paroquiais e quem tinha autoridade para pregar. Isto foi visto como uma ameaça social que desconsideradas instituições. Clero atacou-os em sermões e na impressão, e às vezes mobs atacaram. Wesley e seus seguidores continuaram a trabalhar entre os negligenciado e necessitado. Eles foram denunciados como promulgators de doutrinas estranhas, fomentadores de distúrbios religiosos; como fanáticos cegos, levando as pessoas extraviados, alegando dons milagrosos, atacando o clero da Igreja da Inglaterra, e que tentam restabelecer o catolicismo.

Wesley sentiu que a igreja não conseguiu chamar os pecadores ao arrependimento, que muitos dos clérigos eram corruptos, e que as pessoas estavam perecendo em seus pecados. Ele acreditava que ele foi encomendado por Deus para trazer avivamento na igreja, e não há oposição, perseguição, ou obstáculos poderiam prevalecer contra a urgência divina e autoridade desta comissão. Os preconceitos do seu treinamento de alta igreja, suas noções rígidas de os métodos e propriedades de culto público, as suas opiniões sobre a sucessão apostólica e as prerrogativas do sacerdote, até mesmo suas convicções mais caras, não foram autorizados a ficar no caminho.

Recusando-se que as pessoas devem perecer em seus pecados e incapaz de alcançá-los dos púlpitos da igreja, seguindo o exemplo de George Whitefield, Wesley começou campo pregação. Vendo que ele e os poucos clérigos que colaborou com ele não poderia fazer o trabalho que precisava ser feito, ele foi levado, tão cedo quanto 1739, para aprovar pregadores locais. Ele avaliou e aprovou os homens que não foram ordenados pela Igreja Anglicana de pregar e fazer o trabalho pastoral. Esta expansão de pregadores leigos era uma das chaves do crescimento do Metodismo.

Capelas e organizações

Como suas sociedades necessária casas para adorar dentro, Wesley começou a fornecer capelas, pela primeira vez em Bristol no New Room, em seguida, em Londres e em outros lugares. A capela Bristol (1739) foi a primeira nas mãos de curadores. Um grande dívida foi contraída, e os amigos de Wesley insistiu com ele para mantê-lo sob seu próprio controle, de modo que o ato foi cancelado e ele se tornou o único administrador. Seguindo este precedente, todas as capelas metodistas foram cometidos em confiança a ele até por uma "escritura de declaração", todos os seus interesses neles foram transferidos para um corpo de pregadores chamado de "Legal Hundred".

Quando transtorno surgiu entre alguns membros das sociedades, Wesley adoptou dando ingressos para membros, com seus nomes escritos por sua própria mão. Estes foram renovadas a cada três meses. Aqueles considerados indignos não recebeu novos bilhetes e desistiu da sociedade sem perturbação. Os bilhetes foram consideradas cartas commendatory.

Quando a dívida em uma capela tornou-se um fardo, propôs-se que um em cada doze membros devem recolher as ofertas regularmente a partir do onze atribuído a ele. Fora deste cresceu o sistema de reunião de classe Metodista em 1742. A fim de manter a desordem fora das sociedades, Wesley estabeleceu um sistema de estágio. Ele comprometeu-se a visitar cada sociedade regularmente no que se tornou a visitação trimestral ou conferência. Como o número de sociedades aumentou, Wesley não poderia manter contato pessoal, de modo que em 1743 ele elaborou um conjunto de "regras gerais" para as "Sociedades Unidas". Estes eram o núcleo da Disciplina Metodista, ainda a base.

Regras Gerais: Espera-se, portanto, de todos os que continuam aí que eles devem continuar a evidenciar seu desejo de salvação,

Primeiro: Ao fazer nenhum dano, evitando todo tipo de mal. . . ;

Segundo: por. . . fazendo o bem de toda sorte possível, e, na medida do possível, a todos. . . ;

Terceiro: Ao assistir a todas as ordenanças de Deus

Como o número de pregadores e pregando-lugares aumentou, questões doutrinárias e administrativas necessárias para ser discutida; então John e Charles Wesley, juntamente com outros quatro clérigos e quatro pregadores leigos, reuniu-se para consulta em Londres, em 1744. Esta foi a primeira conferência Metodista; posteriormente, a conferência (com Wesley como seu presidente) tornou-se o órgão dirigente do movimento metodista. Dois anos mais tarde, para ajudar pregadores trabalhar de forma mais sistemática e sociedades receber os serviços de forma mais regular, Wesley nomeado "ajudantes" a definitiva circuitos. Cada circuito incluído pelo menos trinta consultas por mês. Acreditando que a eficiência do pregador foi promovido por seu ser alterado de um circuito para outro a cada ano ou dois, Wesley estabeleceu a "itinerância" e insistiu que seus pregadores submeter-se a suas regras. Quando, em 1788, alguns se opuseram às mudanças freqüentes, Wesley escreveu: "Por 50 anos Deus tem prazer em abençoar o plano itinerante, o ano passado, acima de tudo. Ele não deve ser alterado até que eu estou removido, e espero que permanecerá até o nosso Senhor vem para reinar sobre a terra. "

Ordenação de ministros

Estátua em tamanho natural em Seminário Teológico Asbury em Wilmore, Kentucky, Estados Unidos

À medida que as sociedades se multiplicaram, eles adotaram os elementos de um sistema eclesiástico. A divisão entre Wesley e da Igreja da Inglaterra se arregalaram. A questão da divisão da Igreja da Inglaterra foi instado por alguns de seus pregadores e sociedades, mas a maioria se opôs tenazmente por seu irmão Charles. Wesley se recusou a deixar a Igreja da Inglaterra, acreditando que o anglicanismo estava "com todos os seus defeitos, [...] mais perto os planos das Escrituras do que qualquer outro na Europa". Em 1745 Wesley escreveu que ele faria qualquer concessão que sua consciência permitida, a fim de viver em paz com o clero. Ele não podia desistir da doutrina de uma salvação para dentro e presente por si só fé. Ele não iria parar de pregar, nem dissolver as sociedades, nem acabar com a pregação por leigos. Como um clérigo da igreja estabelecida que não tinha planos para ir mais longe. "Nós não ousar", disse ele, "administrar o batismo ou a Ceia do Senhor, sem uma comissão de um bispo na sucessão apostólica."

Quando em 1746 Wesley ler Senhor Rei na igreja primitiva, ele se convenceu de que o conceito de sucessão apostólica no anglicanismo era uma "fábula". Ele escreveu que ele era "um episkopos escrituras, tanto quanto muitos homens na Inglaterra."

Muitos anos depois Irenicon de Edward Stillingfleet o levou a decidir que ordenação poderia ser válida quando realizada por um presbítero, em vez de um bispo. No entanto, muitos acreditam que Wesley foi consagrado bispo em 1763 por Erasmo de Arcadia, e que Wesley não poderia anunciar abertamente a sua consagração episcopal sem incorrer a penalidade da Lei Praemunire.

Em 1784, ele acreditava que não podia mais esperar para o Bispo de Londres para ordenar alguém para os Metodistas Americanos, que estavam sem os sacramentos depois da Guerra da Independência Americana . A Igreja da Inglaterra tinha sido extinto nos Estados Unidos, onde ele tinha sido a igreja estatal na maior parte das colônias do sul. A Igreja da Inglaterra não tinha ainda nomeado um bispo dos Estados Unidos para o que se tornaria o Protestant Episcopal Church in America. Wesley ordenado Thomas Coke pela imposição das mãos, embora a Coca-Cola já era um sacerdote na Igreja da Inglaterra. Wesley nomeou-o para ser superintendente de metodistas nos Estados Unidos. Ele também ordenou Richard Whatcoat e Thomas Vasey como presbíteros. Whatcoat e Vasey navegou para a América com Coca-Cola. Wesley pretende que Coke e Asbury (quem Coke ordenado) deve ordenar outros na recém-fundada Igreja Metodista Episcopal nos Estados Unidos.

Seu irmão Charles cresceu alarmado e pediu Wesley para parar antes que ele havia "bastante discriminado a ponte" e não amargar sua [Charles] últimos momentos na terra, nem "deixar uma mancha indelével na nossa memória." Wesley respondeu que não tinha se separado da igreja, nem ele pretende, mas ele deve e gostaria de salvar tantas almas como ele poderia enquanto vivo ", sem ser cuidadoso sobre o que pode eventualmente ser quando eu morrer." Embora Wesley regozijou-se que os Metodistas na América eram livres, ele aconselhou seus seguidores Inglês para permanecer na igreja estabelecida, e ele mesmo morreu dentro dele.

Doutrinas e teologia

John Wesley por George Romney, 1789
Estátua de John Wesley na catedral de St Paul, em Londres.

O erudito Wesley século 20 Albert Outler argumentou em sua introdução à coleção 1964 John Wesley que Wesley desenvolveu a sua teologia, utilizando um método que Outler denominado o Quadrilátero Wesleyana. Neste método, Wesley acreditava que o núcleo vivo da fé cristã foi revelada na Escritura; ea Bíblia era a única fonte fundamental do desenvolvimento teológico ou doutrinário. A centralidade da Escritura era tão importante para Wesley que ele chamou de "um homem de um livro", significando a Bíblia, embora ele foi bem lido por seu dia. No entanto, ele acreditava que a doutrina tinha que estar em consonância com a tradição ortodoxa cristã. Assim, a tradição foi considerado o segundo aspecto do quadrilátero.

Wesley argumentou que uma parte do método teológico envolveria fé experiencial. Em outras palavras, a verdade seria vivificada na experiência pessoal dos cristãos (em geral, não individualmente), se fosse realmente verdade. E cada doutrina deve ser capaz de ser defendida racionalmente. Ele não se divorciar de fé da razão. Tradição, experiência e razão, no entanto, estavam sujeitos sempre a Escritura, Wesley argumentou, porque só há a Palavra de Deus revelada "tão longe quanto é necessário para a nossa salvação."

As doutrinas que Wesley enfatizou em seus sermões e escritos são graça preveniente, presente salvação pessoal pela fé, o testemunho do Espírito, e santificação. A graça preveniente era a base teológica da sua crença de que todas as pessoas eram capazes de ser salvo pela fé em Cristo. Ao contrário dos calvinistas de seu tempo, Wesley não acreditava em predestinação, ou seja, que algumas pessoas tinha sido eleito por Deus para a salvação e outros para a condenação. Ele entendeu que a ortodoxia cristã insistiu que a salvação só foi possível pela graça soberana de Deus. Ele expressou sua compreensão da relação da humanidade com Deus como total dependência da graça de Deus. Deus estava no trabalho para permitir que todas as pessoas para ser capaz de vir à fé, capacitando os seres humanos têm liberdade existencial real de resposta a Deus.

Wesley definiu o testemunho do Espírito como: "uma impressão interior da alma dos crentes, através do qual o Espírito de Deus testifica diretamente ao seu espírito que eles são filhos de Deus." Ele baseou essa doutrina sobre certas passagens bíblicas (ver Romanos 8: 15-16 como um exemplo). Esta doutrina foi estreitamente relacionado com a sua crença de que a salvação tinha de ser "pessoal". Em sua opinião, uma pessoa deve finalmente crede no Evangelho por si mesmo; ninguém poderia ser em relação a Deus por mais um.

Santificação ele descreveu em 1790 como o "grand depositum que Deus apresentados às pessoas chamadas` metodistas '. " Wesley ensinou que a santificação foi obtida após a justificação pela fé, entre justificação e morte. Ele não lutar pela "perfeição sem pecado"; ao contrário, ele sustentou que um cristão poderia ser feito "perfeito no amor". (Wesley estudou Ortodoxia Oriental e particularmente a doutrina da Theosis). Este amor significaria, em primeiro lugar, que os motivos de um crente, ao invés de ser auto-centrado, seria guiado pelo profundo desejo de agradar a Deus. Uma delas seria capaz de manter-se de cometer o que Wesley chamou de "pecado justamente chamado." Com isso, ele quis dizer uma violação intencional ou consciente de vontade ou leis de Deus. A pessoa ainda pode ser capaz de pecar, mas o pecado intencional ou intencional poderia ser evitada.

Em segundo lugar, para ser aperfeiçoado no amor significou, para Wesley, que um cristão pode viver com uma conta orientador primário para os outros e seu bem-estar. Ele baseou isto na citação de Cristo que o segundo grande mandamento é "amar o próximo como a si mesmo." Em sua opinião, essa orientação levaria uma pessoa a fim de evitar qualquer número de pecados contra o seu próximo. Este amor, mais o amor a Deus, que poderia ser o foco central da fé de uma pessoa, seria o que Wesley referido como "o cumprimento da lei de Cristo."

Wesley acreditava que esta doutrina deve ser constantemente pregou, especialmente entre o povo chamado Metodista. Na verdade, ele sustentou que o objetivo do movimento metodista foi para "espalhar a santidade bíblica em toda a Inglaterra."

Defesa do Arminianismo

Wesley entrou controvérsias quando ele tentou ampliar a prática da igreja. O mais notável de suas controvérsias foi que, em Calvinismo. Seu pai era da Arminian escola na igreja. Wesley chegou às suas próprias conclusões, enquanto na faculdade e expressou-se fortemente contra as doutrinas da eleição e reprovação calvinista.

Whitefield inclinado a Calvinismo. Em sua primeira turnê na América, ele abraçou os pontos de vista da Escola Nova Inglaterra do Calvinismo. Quando em 1739 Wesley pregou um sermão sobre a Liberdade de Graça, atacando a compreensão calvinista da predestinação como uma blasfêmia, pois representava "Deus como pior do que o diabo", Whitefield pediu-lhe para não repetir ou publicar o discurso, como ele não queria uma disputa. Wesley publicou seu sermão de qualquer maneira. Whitefield foi um dos muitos que responderam. Os dois homens separados sua prática em 1741. Wesley escreveu que aqueles que realizou a expiação ilimitada não desejar a independência, mas "aqueles que detinham" redenção particular "não queria saber de alguma acomodação."

Whitefield, Harris, Cennick, e outros, tornaram-se os fundadores da Calvinista Metodismo. Whitefield e Wesley, no entanto, foram logo para trás em termos amigáveis, e sua amizade permaneceu intacta, embora eles viajaram caminhos diferentes. Quando alguém perguntou Whitefield se ele achava que iria ver Wesley no céu, Whitefield respondeu: "Eu não temo, pois ele vai ficar tão perto do trono eterno e nós a uma distância tal, vamos quase não ter visão dele." W. Wiersbe, Wycliffe Manual de Pregação e Pregadores, Moody Press, 1984, p. 255.

Em 1770 a controvérsia irrompeu de novo com a violência e amargura, como visão de Deus das pessoas relacionadas com seus pontos de vista dos homens e suas possibilidades. Augustus Montague Toplady, Rowland, Richard Hill, e outros, foram envolvidos por um lado, e Wesley e Fletcher, por outro. Toplady foi editor de A Revista Evangelho, que tinha artigos que cobrem a controvérsia.

Em 1778 Wesley começou a publicação da revista The Arminian, não, disse ele, para convencer os calvinistas, mas para preservar metodistas. Ele queria ensinar a verdade que "Deus quer que todos os homens sejam salvos". A "paz duradoura" poderia ser assegurado de outra maneira.

Seu sistema de pensamento tornou-se conhecido como Wesleyan Arminianismo, cujas bases foram lançadas pelo Wesley e Fletcher.

Suporte para o abolicionismo

Mais tarde, em seu ministério Wesley foi um agudo abolicionista. Ele falou e escreveu contra o tráfico de escravos . Ele publicou um panfleto sobre a escravidão intitulado Pensamentos sobre a escravidão, (1774). Para citar um de seus tratados contra o tráfico de escravos : "A liberdade é o direito de cada criatura humana, tão logo ele respira o ar vital; e nenhuma lei humana pode privá-lo desse direito que deriva da lei da natureza" . Wesley era um amigo John Newton e William Wilberforce , que também foram influentes na abolição da escravatura na Grã-Bretanha.

Personalidade e atividades

Capela de Wesley em City Road, em Londres, com um pátio e estátua

John Wesley viajou em geral a cavalo pregando duas ou três vezes por dia. Stephen Tomkins escreve que ele "andava 250.000 milhas, doou £ 30.000, ... e pregado mais de 40.000 sermões [.]"

Ele formou sociedades, abriu capelas, examinou e comissionados pregadores, instituições de caridade de auxílios geridos, prescritos para o doente, ajudou a pioneira no uso de choque elétrico para o tratamento da doença, escolas e supervisionados orfanatos, e recebeu pelo menos £ 20.000 para suas publicações, mas usou pouco do que para si mesmo.

Depois de assistir a uma performance na catedral de Bristol em 1758, Wesley disse: "Eu fui para a catedral de ouvir o Sr. Handel de Messias. Duvido que aquela congregação era sempre tão sério em um sermão como eram durante este desempenho. Em muitos lugares, especialmente vários dos coros, que excedeu a minha expectativa. "

Uma vez que ele teve um sonho, que era conhecido como Sonho de Wesley e publicado fi no século 19 em O Amigo britânico.

Ele é descrito como abaixo da altura médio, bem proporcionado, forte, com um olho brilhante, uma tez clara, e uma cara intelectual santo. Wesley casado muito infeliz com a idade de quarenta e oito a uma viúva, Mary Vazeille, e não tiveram filhos. Vazeille deixou quinze anos mais tarde, para a qual ironicamente Wesley relatou em seu diário, "eu não deixei ela, eu não demiti-la, eu não vou lembrar dela."

Em 1770, com a morte de George Whitefield, Wesley escreveu um memorial sermão que elogiou qualidades admiráveis de Whitefield e reconheceu diferenças dos dois homens: "Há muitas doutrinas de natureza menos essencial ... Nestes podemos pensar e deixar pensar, nós pode ' concordar em discordar. " Mas, enquanto isso, retenhamos firmemente os fundamentos ... "Wesley foi o primeiro a colocar a frase" concordar em discordar "na impressão.

Wesley morreu no dia 2 de março de 1791, em seu octagésimo sétimo ano. Como ele estava morrendo, seus amigos se reuniram em torno dele, Wesley agarrou suas mãos e disse repetidamente, "Adeus, adeus." No final, ele disse: "O melhor de tudo é, Deus está conosco", ergueu os braços e ergueu a voz fraca, repetindo as palavras: "O melhor de tudo é que Deus está conosco."

Wesley foi enterrado no Capela de Wesley, que ele construiu na Grande Londres, na Inglaterra. O site também é agora tanto um lugar de culto e uma atração do visitante, incorporando o Museu do Metodismo e Casa de John Wesley.

Por causa de sua natureza caridosa ele morreu pobre, deixando como resultado do trabalho de sua vida 135 mil membros e 541 pregadores itinerantes sob o nome "Methodist". Tem sido dito que "quando John Wesley foi levado para o túmulo, ele deixou atrás de si uma boa biblioteca de livros, vestido de um clérigo bem-vestida" e da Igreja Metodista.

Obra literária

Wesley era um pensador lógico e se expressou de forma clara, concisa e com força por escrito. Seus sermões escritos são caracterizados por fervor espiritual e simplicidade. Eles são doutrinal, mas não dogmática. Seus Notas sobre o Novo Testamento (1755) são esclarecedoras. Ambos os Sermões (cerca de 140) e as Notas são normas doutrinais. Wesley era um pregador fluente, poderosa e eficaz. Ele pregou normalmente de forma espontânea e rapidamente, embora, ocasionalmente, em grande extensão.

Como um organizador, um líder religioso e um estadista, ele era eminente. Ele sabia como levar homens e controle para alcançar seus propósitos. Ele usou seu poder, para não provocar a rebelião, mas para inspirar amor. Sua missão era espalhar "a santidade bíblica"; seus meios e planos eram como Providence indicado. O curso, portanto, traçado para ele perseguiu com uma determinação de que nada poderia distraí-lo.

Obras em prosa de Wesley foram coletadas pela primeira vez por ele próprio (32 vols., Bristol, 1771-1774, reimpresso freqüentemente em edições muito variáveis no número de volumes). Suas obras em prosa principais são uma publicação padrão em sete volumes in-oitavo da Concern Methodist Book, New York. As obras poéticas de John e Charles, ed. G. Osborn, apareceu em 13 vols., Londres, 1868-1872.

Além de seus sermões e suas notas são Revistas (originalmente publicados em 20 partes, Londres, 1740-1789;... New ed por N. Curnock contendo notas dos diários não publicados, 6 vols, vols i.-ii., Londres e Nova York, 1909-1911); A Doutrina do Pecado Original (Bristol, 1757; em resposta a Dr. John Taylor de Norwich); "Um Apelo Sincero aos Homens de Razão e Religião (originalmente publicado em três partes; 2d ed, Bristol, 1743.), Uma elaborada defesa do Metodismo, descrevendo os males dos tempos na sociedade e na igreja; um Explanação sobre a Perfeição Cristã (1766).

Wesley adaptou o livro de oração comum para utilização por Metodistas Americanos. No seu Serviço Relógio de noite, ele fez uso de um oração pietista agora geralmente conhecido como o Oração Wesley Aliança, talvez, sua mais famosa contribuição para Christian liturgia. Ele também era um hino observou-escritor, tradutor e compilador de um hinário

Apesar da proliferação de sua produção literária, Wesley foi desafiado por plágio de contracção de empréstimos fortemente a partir de um ensaio deSamuel Johnson, publicação março 1775. Inicialmente negar a acusação, Wesley mais tarde se retratou e pediu desculpas oficialmente.

Legado

"Lembrando John Wesley", Wroot, perto deEpworth
Estátua de John Wesley foraWesley Igreja emMelbourne, Australia

Ensinamentos de Wesley, conhecidos como Wesleyanism, desde as sementes para o movimento metodista moderna, o movimento Santidade, Pentecostalismo, o Movimento Carismático, e igrejas Neo-carismáticas, que abrangem numerosas denominações em todo o mundo. Além disso, ele refinou Arminianism com uma forte ênfase evangélica na doutrina reformada da justificação pela fé.

Wesley continua a ser o intérprete teológico primário para Metodistas de todo o mundo; os maiores corpos sendo a Igreja Metodista Unida, a Igreja Metodista da Grã-Bretanha e os Igreja Episcopal Metodista africano. ensinamentos Wesleyan também servir de base para o movimento de santidade, que inclui denominações como a Igreja Wesleyana, a Igreja Metodista Livre, a Igreja do Nazareno, a Christian and Missionary Alliance, e vários grupos menores, e da qual o pentecostalismo e partes do movimento carismático são desdobramentos. Chamada de Wesley à santidade pessoal e social continua a desafiar os cristãos que tentam discernir o que significa participar do Reino de Deus.

Ele é comemorado no Calendário de santos da Igreja Evangélica Luterana na América, em 2 de março, com seu irmão Charles. Os irmãos Wesley também são comemorados no dia 3 de março, na Calendário de santos da Igreja Episcopal e em 24 de maio no calendário Anglicana.

O legado de Wesley é preservado em Kingswood School, que ele fundou em 1748 a fim de educar os filhos do crescente número de pregadores metodistas. Além disso, uma das quatro casas de formulário na Marylebone Igreja St England School, em Londres, tem o nome de John Wesley.

Ele foi recentemente classificada em 50 na lista do da BBC 100 Greatest Britons.

Em 1831, Universidade Wesleyan em Middletown, Connecticut foi a primeira instituição de ensino superior nos Estados Unidos a ser nomeado após Wesley. A instituição agora secular foi fundada como uma escola metodista do todo-macho. Cerca de vinte faculdades independentes e universidades os EUA foram posteriormente nomeado após ele.

No filme

Em 1954, a Comissão de Cinema Rádio e da Igreja Metodista em colaboração com J. Arthur Terminou produziu o filme John Wesley . O filme foi um live action re-contar a história da vida de John Wesley, com Leonard Sachs como Wesley.

Em 2009, um filme mais ambicioso, Wesley , foi lançado pela Fundição Pictures, estrelado por Burgess Jenkins como John Wesley, com June Lockhart como Susanna Wesley, R. Keith Harris como Charles Wesley, e vencedor do Globo de Ouro Kevin McCarthy como Bispo Ryder. O filme foi dirigido pelo premiado cineasta John Jackman.

Trabalho

  • Physic primitivo, Ou, um método fácil e natural de curar a maioria das doenças, Londres: 1744
  • O Desideratum, ou, Electricidade Feito Plain e Útil, Londres: Bailliere, Tindall, e Cox 1771
  • Notas sobre o Novo Testamento(1755)
  • Obras(32 vols., Bristol, 1771-1774, reimpresso freqüentemente em edições muito variáveis ​​no número de volumes)
  • As obras poéticas de John e Charles , ed. G. Osborn, 13 vols., Londres, 1868-72
  • Revistas(originalmente publicado em 20 partes, Londres, 1740-1789;... new ed por N. Curnock contendo notas dos diários não publicados, 6 vols, vols i.-ii., Londres e Nova York, 1909-1911)
  • A Doutrina do Pecado Original(Bristol, 1757; em resposta a Dr. John Taylor de Norwich)
  • Um Apelo Sincero aos Homens de Razão e Religião(originalmente publicado em três partes; 2d ed, Bristol, 1743).
  • Uma Explanação sobre a Perfeição Cristã(1766)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Wesley&oldid=549168852 "