Conteúdo verificado

Juan Sebastián Elcano

Assuntos Relacionados: Geógrafos e exploradores

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

ERROR: {{}} Expandir uma entrada de desambiguação; por favor, não transclude-lo. Em vez disso, use um modelo adequado: {{ Expandir artigo}}, {{ Incompleto}}, {{ Expanda a seção}} ou {{ Seção vazia}}.
Juan Sebastián Elcano
Juan Sebastián Elcano estátua em Getaria (Espanha)

Juan Sebastián del Cano, em seguida, Elcano ( Getaria (no Província basca Guipúzcoa, Reino de Castela, agora parte da Espanha ), 1486 / 1487 - Oceano Pacífico , 04 de agosto, 1526) foi um Basco ( Espanhol ) navigator. Ele completou o primeiro mundo circunavegação da história.

Um filho de Domingo Sebastián del Cano e esposa Catalina del Puerto, ele era o irmão mais velho de Domingo del Cano, um Priest, Martín Pérez del Cano e Antón Martín del Cano.

Elcano era um assunto comandante naval de Charles I de Castela e completou a viagem que o Português -born (e treinados) comandante naval e navegador Fernão de Magalhães inspirado, planejado, organizado e dirigido para Castela para alcançar o Ilhas das Especiarias navegam para o oeste da Europa. Ele trouxe uma das Magellan navios 's, o Victoria, de volta à Sevilha com dezoito homens sobreviventes, sobre 08 de setembro, 1522, depois de uma viagem de três anos e um mês.

Elcano conduziu a casa vela para a Espanha depois Magalhães foi morto durante uma briga com os nativos nas ilhas Filipinas em 27 de abril de 1521. Na verdade, o Victoria foi o único navio da frota expedicionária original de Magalhães para torná-lo de volta à Europa depois de cruzar o Oceano Pacífico . Perigos que Elcano e sua equipe enfrentaram na viagem de volta das Filipinas incluídos cruzando o Oceano Índico e arredondando o Cabo da Boa Esperança ea ponta sul tormentoso da África, numa altura em que Portugal considerou entrada de qualquer navio europeu para essas águas para ser razão suficiente para afundá-lo.

Para completar a primeira circum-navegação mundial em História e da vela definitiva sem precedentes de Filipinas para Espanha, Carlos I concedeu Elcano um brasão com as palavras Primus me circumdedisti (latim: 'Você foi em torno de mim first') em torno de um mundo globo, e uma pensão anual.

Elcano morreu ao tentar uma segunda viagem ao Ilhas das Especiarias como capitão de mar em Loaisa expedição, que levou à segunda circunavegação mundo.

Ele nunca se casou, mas teve um filho natural, María Hernández Dernialde chamado Domingo Elcano.

Biografia

Um aventureiro, lutou sob as ordens de Gonzalo Fernández de Córdoba, na Itália e, em 1509, ele se juntou à expedição organizada por Cardeal Cisneros contra Argel . Mais tarde, ele acomodou-se em Sevilha e tornou-se um capitão de navio mercante.

Depois de violar a lei castelhano, entregando um navio de seus para Genoan banqueiros no reembolso de uma dívida, ele buscou o perdão do rei espanhol Carlos I , por embarque, como um oficial subalterno, a Fernão de Magalhães expedição 's para abrir uma rota para o oeste ao Ilhas das Especiarias. Ele foi poupado da execução por Magellan depois de participar de um motim fracassado em Patagônia e, após cinco meses de trabalhos forçados nas cadeias em Patagonia, Elcano foi feito capitão de Concepción, uma das cinco embarcações.

Elcano passou a assumir o comando da frota quando Magalhães foi morto no batalha de Mactan, a Filipinas , em 27 abr 1521. Apenas três navios da frota originais sobreviveram até lá, mas não havia mãos suficientes para o homem deles, de modo Elcano definir a Concepción no fogo e continuou a viagem com o Trinidad e Victoria.

Eles primeiro, confuso sobre que rumo tomar, navegou para o oeste para Borneo, onde eles contataram o sultão de Brunei . Depois de um conflito confundido com homens do sultão, eles navegaram para o leste e sudeste, em seguida, em direção à Ilhas das Especiarias.

Depois de chegar no Ilhas Molucas 8 de Novembro de 1521, e carregar os navios com especiarias, ele dividiu a frota: o Trinidad foi a velejar de volta através do Oceano Pacífico, enquanto o Victoria, capitaneada pelo próprio Elcano, correria o risco de a passagem do Oceano Índico, um Português área controlada. A Trinidad foi deixado para trás para reparos e mais tarde foi destituído pelo Português e destruído em uma tempestade.

Enquanto Magalhães não tinha a intenção de dar a volta ao mundo e morreu no meio do caminho, ele é muito mais famoso do que Elcano
Rota de Magalhães e Elcano através das Ilhas das Especiarias

A fim de evitar um conflito com o Português, Elcano navegou diretamente do Timor através do Oceano Índico sem se aproximar da costa. Descobriram Île Amsterdam em 18 de março de 1522 e atingiu Cabo da Boa Esperança em 06 de maio, 1522.

Após dois meses sem reabastecimento, em julho 1522, o Victoria, sem água suficiente ou outros suprimentos necessários, chegaram às Cabo Verde ilhas, uma base de Português na costa atlântica da África. Elcano mentiu às autoridades portuguesas que fingem que ele estava navegando a partir dos territórios castelhanos na América. No entanto, um dos marinheiros, eventualmente, revelou a fabricação e Elcano tinha parte às pressas a partir de Cabo Verde.

Em 06 de setembro, 1522, Elcano navegou Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, a bordo do Victoria, depois de uma viagem de 78,000 km em todo o mundo, juntamente com 17 outros sobreviventes europeus do 240 homem expedição, e 4 (sobreviventes dos 13) Tidorese asiáticos a bordo.

O rei Charles I da Espanha concedeu-lhe um brasão retratando um globo com o lema: Primus me circumdedisti (em latim, "Você foi em torno de mim primeiro"). Ele pode de fato ter sido Enrique de Malaca, uma Nativo do sudeste asiático eo servo de Magalhães , que se tornou o primeiro homem a circunavegar o mundo quando a frota chegou ao seu país de origem. Ele nunca se casou, mas teve um filho natural, María Hernández Dernialde chamado Domingo Elcano, a quem ele legitimado em sua última vontade e testamento. Em 1572 o rei Filipe II de Espanha atribuiu os herdeiros do sexo masculino de Del Cano com o título hereditário de Marquês de Buglas.

Em 1525, Elcano foi um membro da Loaisa Expedition. Ele foi nomeado junto com García Jofre de Loaisa como capitães de mar, que comandou sete navios e enviado para reivindicar o Ilhas das Especiarias para o Rei Carlos I de Espanha . Ambos Elcano e Loaisa, e muitos outros marinheiros, morreu de desnutrição no Oceano Pacífico , mas os sobreviventes chegaram ao seu destino e alguns deles conseguiram voltar para a Espanha, completando a segunda circunavegação mundo em História.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Juan_Sebastián_Elcano&oldid=224959675 "