Conteúdo verificado

Classificação climática de Köppen

Assuntos Relacionados: Clima e Meteorologia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Atualizado Köppen-Geiger mapa clima
  Af
  Sou
  Aw
  BWh
  BWk
  BSh
  BSk
  Csa
  Csb
  Cwa
  Cwb
  Cfa
  Cfb
  Cfc
  Dsa
  Dsb
  Dsc
  Dsd
  Dwa
  DWB
  Dwc
  DWD
  Dfa
  Dfb
  Dfc
  Dfd
  ET
  EF

A classificação do clima Köppen é um dos mais amplamente utilizados sistemas de classificação climática. Foi publicado pela primeira vez pelo alemão climatologista Wladimir Köppen em 1884, com várias modificações posteriores do próprio Köppen nomeadamente em 1918 e 1936. Mais tarde, alemão climatologista Rudolf Geiger colaborou com Köppen sobre alterações ao sistema de classificação, que é, assim, por vezes referido como o sistema de classificação climática de Köppen-Geiger.

O sistema baseia-se no conceito de que a vegetação nativa é a melhor expressão de clima. Assim, os limites da zona do clima foram selecionadas com distribuição de vegetação em mente. Ele combina médios mensais e anuais temperaturas e precipitação, ea sazonalidade da precipitação.

Esquema

Sistema de classificação climática de Köppen divide os climas em cinco grupos principais e vários tipos e subtipos. Cada tipo climáticas particular é representada por um símbolo de carta de 2 a 4.


GRUPO A: climas tropicais / megathermal

Climas tropicais são caracterizadas por alta temperatura constante (ao nível do mar e baixas altitudes) - todos os doze meses do ano tem temperaturas médias de 18 ° C mais elevada (64 ° F) ou. Eles estão subdivididos como segue:

  • Tropical clima de floresta (Af): Todos os 12 meses tem precipitação média de pelo menos 60 mm (2,4 polegadas). Estes climas geralmente ocorrem dentro de 5-10 ° latitude do equador. Em algumas áreas da costa oriental-, que pode se estender a até 25 ° longe do equador. Este clima é dominado pela Marasmo sistema de baixa pressão durante todo o ano, e, portanto, não tem estações naturais.
    • Exemplos:
    • Alguns dos lugares que têm este clima são realmente uniforme e monotonamente molhada ao longo do ano (por exemplo, o noroeste do Pacífico costa do Sul e América Central , a partir de Equador para Costa Rica , ver, por exemplo, Andagoya, Colômbia ), mas em muitos casos, o período de maior sol e dias mais longos é distintamente mais chuvoso (em Palembang, Indonésia ) ou a época de menor sol e dias mais curtos podem ter mais chuva (como no Sitiawan, Malásia ).
    • Alguns lugares com este clima são encontradas na borda externa dos trópicos, quase exclusivamente no hemisfério sul; um exemplo é Santos, Brasil .
      Nota. O termo aseasonal refere-se à falta na zona tropical de grandes diferenças nas horas de luz do dia e temperatura ao longo do ano significa mensal (ou dia). Há mudanças anuais cíclicos nos trópicos, não tão previsíveis como aqueles na zona temperada, embora não relacionado à temperatura, mas a disponibilidade de água se como chuva, neblina, solo ou água subterrânea. A resposta da planta (por exemplo, fenologia), animal (alimentação, migração, reprodução, et cetera), e as actividades humanas (semeadura de planta, colheita, caça, pesca, et cetera) são ajustados para essa sazonalidade. De fato, nos trópicos da América do Sul e América Central, a estação das chuvas (e alta temporada de água) é chamado Invierno ou Inverno, embora pudesse ocorrer no verão do hemisfério norte; Da mesma forma, a estação seca (baixa temporada e de água) é chamado Verano ou Verão e pode ocorrer no inverno do hemisfério norte.
  • Tropical clima de monção (Am): Este tipo de clima, mais comum no sul da Ásia e Oeste da África , resulta da ventos de monção que mudam de direção de acordo com as estações do ano. Este clima tem um mês mais seco (que quase sempre ocorre no momento ou logo após o solstício de "inverno" para que lado do equador) com precipitação inferior a 60 mm, mas mais do que (100 - [anual total de precipitação {mm} / 25] ).
    • Exemplos:
    • Há também um outro cenário em que alguns lugares se enquadram nesta categoria; isto é referido como o trade-vento clima litoral porque ventos de leste trazem precipitação suficiente durante o "inverno" meses para evitar que o clima de tornar-se um clima úmido e seco tropical. Nassau, Bahamas está incluído entre esses locais.
  • Tropical úmido e seco ou clima de savana (Aw): Estes climas tem uma estação seca pronunciada, com o mês mais seco com precipitação inferior a 60 mm e também a menos de (100 - [total de precipitação anual {mm} / 25]).
    • A maioria dos lugares que têm este clima são encontrados nas margens exteriores da tropical zona, mas ocasionalmente um local interior-tropical (por exemplo, San Marcos, Antioquia, Colômbia ) também qualifica. Na verdade, o Caribe costa, ao oriente de Urabá golfo, na Colômbia - Panamá fronteira para o Delta do rio Orinoco, no oceano Atlântico (cerca de 4,000 km), tem longos períodos de seca (o extremo é o clima BSh (veja abaixo), caracterizado por muito baixo, a precipitação não confiável, presente, por exemplo, em extensas áreas do Guajira, e Coro, ocidental Venezuela , as penínsulas mais setentrionais da América do Sul, que recebem <300 milímetros de precipitação total anual, praticamente todos em dois ou três meses). Esta condição se estende para o Pequenas Antilhas e Grandes Antilhas formam o Cinturão seco Circumcaribbean. A duração ea severidade da estação seca diminui interior (sul); na latitude do rio Amazonas - que flui para o leste, ao sul da linha equatorial - o clima é Af. A leste do Andes , entre a seco, árido Caribe e da Amazônia sempre molhado são o rio Orinoco ' Llanos ou Savanas, de onde este clima leva seu nome.
    • Às vezes, como é utilizado no lugar de Aw se a estação seca ocorre durante o tempo de maior sol e dias mais longos. Este é o caso em peças de Hawaii, East Africa ( Mombasa , Quénia ) e Sri Lanka ( Trincomalee), por exemplo. Na maioria dos lugares que têm climas tropical úmido e seco, no entanto, a estação seca ocorre durante a época de menor sol e dias por causa de menores efeitos rainshadow durante a parte 'de alto sol' do ano.

GRUPO B: climas (áridas e semiáridas) Secos

Estes climas são caracterizados pelo facto de que a precipitação é menos de evapotranspiração potencial. O limiar é determinado como se segue:

  • Para encontrar o limiar de precipitação (em milímetros), multiplicar a temperatura média anual em ° C por 20, em seguida, adicione 280 se 70% ou mais do total de precipitação está no alto sol metade do ano (abril a setembro no Norte hemisfério, ou outubro a março no sul), ou 140 se 30% -70% da precipitação total é recebido durante o período aplicável, ou 0 se menos de 30% da precipitação total é então recebido.
  • Se a precipitação anual é inferior a metade do limite para o Grupo B, ele é classificado como BW ( clima desértico); se for inferior ao limite, mas mais de metade do limite, ele é classificado como BS ( estepe clima). Se é mais do que o limite, a área não tem um clima Grupo B.
  • Uma terceira carta pode ser incluída para indicar a temperatura. Originalmente, h significou baixa latitude do clima (temperatura média anual acima de 18 ° C), enquanto k significado clima meio latitude (temperatura média anual abaixo de 18 ° C / 64 ° F), mas a prática mais comum hoje em dia (especialmente no Estados Unidos ) é para usar h para significar que o mês mais frio tem uma temperatura média que é superior a 0 ° C (32 ° F), com k denota que, pelo menos, um mês médias inferiores a 0 ° C.
    • Exemplos:
    • Áreas desérticas, situadas ao longo das costas oeste dos continentes em locais tropicais ou quase tropicais, são caracterizados por temperaturas mais frias do que em outros lugares encontradas em latitudes comparáveis (devido à presença nas proximidades das correntes frias do oceano) e nevoeiro frequente e nuvens baixas, apesar do fato que estes lugares estão entre os mais seco do planeta em termos de precipitação real recebido. Este clima é por vezes rotulado BWN e exemplos podem ser encontrados em Lima , Peru e Walvis Bay , Namíbia . A categoria BSN pode ser encontrado em estepes costeiras de nevoeiro.
  • Na ocasião, uma quarta carta é adicionado para indicar se quer o inverno ou no verão é "úmido" do que a outra metade do ano. Para se qualificar, o mês mais chuvoso deve ter pelo menos 60 mm (2,4 polegadas) de precipitação média se todos os 12 meses estão acima de 18 ° C (64 ° F), ou de 30 mm (1,2 in) se não são; além de pelo menos 70% da precipitação total deve estar no mesmo semestre do ano como o mês mais chuvoso - mas a carta utilizada indica quando a estação seca ocorre, e não o "wet" um. Isso resultaria em Cartum , Sudão a ser contado a BWhw, Niamey, Níger como BShw, El Arish, Egito como bwhs, Asbi'ah, Líbia como BSHS, Ömnögovĭ, Mongólia como BWkw, e Xining, China como BSkw (BWks BSKS e não existe se a 0 ° C no mês mais frio é reconhecida como a H / k limite). Se forem cumpridos os padrões para nem w nem s, nenhum quarta letra é adicionado.

GRUPO C: clima temperado / mesotérmico

Estes climas tem uma temperatura média acima de 10 ° C (50 ° F) em seus meses mais quentes, e um mês mais frio média entre -3 ° C (27 ° F) e 18 ° C (64 ° F).

Alguns climatologistas, particularmente no Estados Unidos , no entanto, preferem observar 0 ° C (32 ° F) em vez de -3 ° C (27 ° F) no mês mais frio, conforme a fronteira entre este grupo e Grupo D; isto é feito para evitar que determinados locais promontório em ou próximo Nova Inglaterra - principalmente Cape Cod - e essas ilhas próximas como Nantucket e Vinhedo de Martha, de encaixe na categoria temperado marítimo indicado abaixo; Esta categoria é alternadamente conhecido como o clima marinho da costa oeste, e eliminando os locais acima mencionados, de fato limita exclusivamente para lugares encontrados ao longo das margens ocidentais dos continentes, pelo menos no hemisfério norte. Isso também se move algumas áreas de latitudes médias - como partes do Ohio Valley e algumas áreas no Mid-Atlantic Unidos, além de partes da Ásia centro-leste - de subtropical úmido a úmido continental.

  • A segunda letra indica o padrão de precipitação - w indica invernos secos (mais seco precipitação média mês de inverno menos de um décimo mais chuvoso mês de verão precipitação média; uma variação também exige que o mês de inverno mais seco com menos de 30 milímetros de precipitação média), s indica seca verões (mais seco meses de verão menos de 30 milímetros de precipitação média, e menos de um terço mais chuvoso mês precipitação de inverno) e f significa precipitação significativa em todas as estações (nem acima mencionado conjunto de condições preenchidas).
  • A terceira letra indica o grau de calor do verão - indica um mês mais quente a temperatura média acima de 22 ° C (72 ° F) com pelo menos 4 meses em média acima de 10 ° C (50 ° F), b indica mais quente média meses abaixo de 22 ° C , mas com pelo menos 4 meses em média acima de 10 ° C, enquanto que c significa três meses ou menos, com temperaturas médias acima de 10 ° C.
  • A ordem destas duas letras às vezes é invertida, especialmente por climatologistas no Estados Unidos .
  • Grupo C climas estão subdivididos como segue:
    • Dry-verão subtropical ou Climas mediterrânicos (CSA, Csb): Estes climas geralmente ocorrem nas laterais ocidentais de continentes entre as latitudes de 30 ° e 45 °. Estes climas são na região polar frente no inverno, e, assim, ter temperaturas moderadas e tempo instável e chuvoso. Os verões são quentes e secos, devido à dominação dos sistemas de alta pressão subtropical, exceto nas áreas costeiras imediatas, onde os verões são mais leves, devido à presença nas proximidades das correntes oceânicas frias que podem trazer névoa, mas evitar que a chuva.
    • Sob a classificação Koeppen-Geiger, subtropical seco do verão (Csb) estende-se a outras áreas que não são normalmente associados a um clima tipicamente mediterrânico, como grande parte da Noroeste do Pacífico, grande parte do sul do Chile , partes do centro-oeste da Argentina , e do norte da Espanha e Portugal . Muitas dessas áreas seria Oceanic (CFB), exceto padrões seco verão atender limiares mínimos Cs de Koeppen. Áreas montanhosas adicionais nos subtrópicos também atender aos requisitos Cs, embora eles também não são normalmente associados com climas mediterrânicos.
    • Climas subtropical úmido (Cfa, CWA): Estes climas geralmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas leste, principalmente na década de 20 altas e 30 de latitude (embora possam ocorrer tão ao norte como 46 ° N na Europa). Ao contrário dos climas mediterrânicos, os verões são úmidos devido a massas de ar tropicais instáveis, ou ventos alísios onshore. No leste da Ásia , os invernos podem ser seco (e mais frio do que outros lugares em uma latitude correspondente) por causa do sistema de alta pressão da Sibéria, e verões muito molhado devido à asiático Southwest influência das monções.
    • Climas temperado marítimo ou climas oceânicas (CFB, CWB, Cfc): CFB climas geralmente ocorrem nas laterais ocidentais de continentes entre as latitudes de 45 ° e 55 °; eles são normalmente situado imediatamente em direcção aos pólos dos climas mediterrânicos, embora na Austrália este clima é encontrado imediatamente em direcção aos pólos do clima subtropical úmido, e em uma latitude um pouco menor. Na Europa Ocidental, esse clima ocorre em áreas costeiras até 63 ° de latitude norte. Estes climas são dominados durante todo o ano pela frente polar, levando a tempo instável, muitas vezes nublado. Verões são frescos, devido à cobertura de nuvens, mas os invernos são mais leves do que outros climas em latitudes semelhantes.
      • Exemplos:
        • Limoges, França (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Langebaanweg, África do Sul (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Prince Rupert, British Columbia, Canadá (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Bergen, Noruega (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Castro, Chile (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Melbourne , Victoria, Austrália (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Hobart, Tasmânia, Austrália (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
      • Climas CFB também são encontrados em altitudes elevadas em determinadas áreas subtropicais e tropicais, onde o clima seria o de uma floresta pluvial subtropical / tropical se não fosse a altitude. Estes climas são chamados de "Highlands". Os exemplos incluem:
        • Curitiba, Brasil (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Boone, Carolina do Norte, EUA (CFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Altitudes mais elevadas de Tamil Nadu, Índia (por exemplo, Ooty)
        • Crkvice, Montenegro (CFSB -perhumid clima Mediterrâneo montanha sem secura verão, Crkvice em Orjen também detém o recorde de precipitação Europa - média 4.927 milímetros / m² 1931-1960).
      • O clima temperado, com invernos secos (Cwb) é um tipo de característica do clima das terras altas dos trópicos dentro de México , Peru , Bolívia , Madagascar , Zâmbia , Zimbabwe e África do Sul , mas também é encontrado na província argentina de Córdoba, fora dos trópicos. Os invernos são visíveis e seca e verões muito chuvoso. Nos trópicos a estação das chuvas é provocado pelas massas de ar tropicais e os invernos secos por alta pressão subtropical. Temperaturas temperadas são a consequência de altitude, que se tornam mais frias durante todo o ano.
    • Climas marítimos Subarctic ou climas Subpolar oceânicas (CFC):} Estes climas ocorrem em direcção aos pólos dos climas temperado marítimo, e são confinados quer para faixas costeiras estreitas nas margens ocidentais poleward dos continentes, ou, especialmente no Hemisfério Norte, as ilhas off tais costas.
      • Exemplos:
        • Monte Dinero, Argentina (CFC - distribuição da precipitação uniforme)
        • Reykjavík, Islândia (CFC - distribuição da precipitação uniforme)
        • Tórshavn, Ilhas Faroe (CFC - distribuição da precipitação uniforme)
        • Harstad, Noruega (CFC - distribuição da precipitação uniforme)

GRUPO D: Continental / clima microthermal

Estes climas tem uma temperatura média acima de 10 ° C (50 ° F) em seus meses mais quentes, e um mês mais frio média abaixo de -3 ° C (0 ° C ou, em algumas versões, como mencionado anteriormente). Estes geralmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas leste, ao norte de 40 ° de latitude norte. No Hemisfério Sul, climas Grupo D são extremamente raros devido aos menores massas de terra nas latitudes médias e ausência quase completa de terra ao sul de 40 ° de latitude Sul, existente apenas em alguns locais das montanhas.

  • Os segundo e terceiro letras são usadas como para climas Grupo C, enquanto uma terceira carta de d indica três meses ou menos, com temperaturas médias acima de 10 ° C e uma temperatura abaixo de -38 mês mais frio ° C (-36 ° F).
  • Grupo D climas estão subdivididos como segue:
    • Climas quentes de Verão Continental (DFA, DWA, DSA): climas Dfa geralmente ocorrem na década de 30 altas e baixas latitudes 40s, com uma temperatura média de qualificação no mês mais quente de> 22 ° C. No leste da Ásia Dwa climas ampliar ainda mais ao sul, devido à influência do sistema de alta pressão da Sibéria, o que também faz com que os invernos aqui para ser seco, e os verões podem ser muito molhado por causa da circulação de monção.
      • Exemplos:
      • Dsa existe apenas em altitudes mais elevadas adjacentes a áreas com verão quente do Mediterrâneo (CSA) climas, como Cambridge, Idaho e Saqqez no Irã Curdistão.
    • Verão Quente Continental ou Climas hemiboreal (DFB, DWB, Dsb): Dfb e DWB climas são imediatamente norte de climas quentes de Verão Continental, geralmente na década de 40 altos e baixos 50s em latitude na América do Norte e Ásia, e também na Europa Central e Oriental e Rússia , entre os climas temperado marítimo e continental Subarctic, onde ele se estende até altas 50s e até mesmo mais de 60 graus de latitude.
      • Exemplos:
        • Moncton, New Brunswick, Canadá (DFB - distribuição da precipitação uniforme)
        • Minsk , Belarus (DFB - verão mais úmido do que o inverno)
        • Saskatoon, Saskatchewan, Canadá (DFB; úmido verão do que no inverno)
        • Revelstoke, British Columbia, Canadá (DFB - Verão mais seco que o inverno)
        • Fargo, North Dakota, Estados Unidos (DFB - inverno mais seco do que no verão)
        • Helsinki , Finlândia (DFB - inverno um pouco mais seco do que no verão)
        • Växjö, Suécia (DFB - inverno um pouco mais seco do que no verão)
        • Vladivostok, Rússia (DWB)
      • Dsb surge o mesmo cenário que Dsa, mas em latitudes ainda mais elevadas altitudes ou superiores, e principalmente na América do Norte desde aqui os climas mediterrânicos estender ainda mais em direcção aos pólos do que na Eurásia; Mazama, Washington é um tal localização.
    • Continental Subarctic ou Boreal ( taiga ) climas (Dfc, DWC, DSC): Dfc e DWC climas ocorrer em direcção aos pólos dos outros climas Grupo D, principalmente nos anos 50 e 60 baixas de latitude norte, embora possa ocorrer tão ao norte como 70 ° de latitude.
      • Exemplos:
        • Sept-Îles, Quebec, Canadá (Dfc - distribuição da precipitação uniforme)
        • Anchorage, Alaska, Estados Unidos (Dfc - verão mais úmido do que o inverno)
        • Mount Robson, British Columbia, Canadá (Dfc - Verão mais seco que o inverno)
        • Irkutsk, Rússia (DWC)
        • Kirkenes, Finnmark, Noruega (Dfc - verão mais úmido do que o inverno)
      • Dsc, como Dsa e Dsb, se situa exclusivamente locais das montanhas perto de áreas que têm climas mediterrânicos, e é o mais raro dos três como uma altitude ainda maior é necessária para produzir esse clima. Dois exemplos são Zubački Kabao, Montenegro (Dfsc perhumid clima neve Mediterrâneo) e Galena Summit, Idaho.
    • Climas Subarctic continental com invernos extremamente graves (DFD, DWD): Estes climas ocorrer apenas no leste Sibéria. Os nomes de alguns dos lugares que têm este clima - mais notavelmente Verkhoyansk e Oymyakon - tornaram-se verdadeiros sinónimos de extremo, frio inverno severo.

GRUPO E: climas polares

Estes climas são caracterizados por temperaturas médias abaixo de 10 ° C (50 ° F) em todos os doze meses do ano:

  • Tundra clima (ET): mês mais quente tem uma temperatura média compreendida entre 0 ° C (32 ° F) e 10 ° C (50 ° F). Estes climas ocorrer nos limites a norte da Eurásia massas de terra norte-americana e, e em ilhas próximas.
    • Exemplos:
      • Iqaluit, Nunavut, Canadá
      • Provideniya, Rússia
      • Nuuk, Gronelândia
      • Longyearbyen, Svalbard
      • Barrow, Alasca
      • ET também é encontrada em altitudes elevadas fora das regiões polares, acima do linha de árvore - como a Mount Washington, New Hampshire e Jotunheimen, Noruega .
  • Ice clima Cap (EF): Todos os 12 meses têm temperaturas médias abaixo de 0 ° C (32 ° F). Este clima é dominante na Antártica (por exemplo, Scott Base de Dados) e na Groenlândia interior (por exemplo, Eismitte ou North Ice).
  • Ocasionalmente, uma carta terceiro, minúsculas é adicionada a climas ET se tanto o verão ou inverno é claramente mais seco do que a outra metade do ano; assim Ilha de Herschel ('Qikiqtaruk', em Inuvialuit) ao largo da costa de Canadá 's Yukon, torna-se ETW, com Pic du Midi de Bigorre no Francês Pyrenees adquirindo uma designação ETs. Se a precipitação é mais ou menos uniformemente distribuído durante todo o ano, a FEF pode ser utilizado, tal como, por Hebron, Labrador. Quando a opção de incluir esta carta for exercida, os mesmos padrões que são utilizados para Grupos C e D aplicar-se, com a exigência adicional de que o mês mais chuvoso deve ter uma média de pelo menos 30 milímetros de precipitação (climas Grupo E pode ser tão seco ou ainda mais seco do que climas do Grupo B com base na precipitação real recebido, mas a sua taxa de evaporação é muito mais baixa). Letras de precipitação sazonais quase nunca são ligados ao clima EF, principalmente devido à dificuldade de distinguir entre queda e neve de sopro, como a neve é a única fonte de umidade nestes climas.

GRUPO H: climas alpinos

  • Exemplos:

Trewartha esquema de classificação do clima

O sistema de classificação do clima Trewartha é uma versão modificada do sistema de Köppen. É uma tentativa de redefinir os grupos climáticos largos, de tal forma a estar mais perto de zonagem da vegetação, especialmente nos Estados Unidos. Sob o sistema de Köppen padrão ocidental Washington e Oregon são classificados no mesmo clima como do sul da Califórnia , embora as duas regiões têm clima e vegetação muito diferente. Ele também aulas sul Nova Inglaterra no mesmo clima como o Costa do Golfo. Modificações de Trewartha procuraram Reclass a costa Noroeste do Pacífico como um clima diferente de Califórnia e Nova Inglaterra da Costa do Golfo.

  • Grupo A
Este reino clima tropical, definidos como no esquema de Köppen (isto é, todos os 12 meses média de 18 ° C ou acima). Climas com não mais de dois meses de seca (definidos como tendo menos de 60 milímetros de precipitação média, mesmo que por Köppen) são classificadas Ar (em vez de Af de Köppen), enquanto outros são classificados Aw se a estação seca é no momento da baixa sol / dias curtos ou como se a estação seca é, no momento da alta do sol / longos dias. Não houve identificador monção clima específico no esquema original, mas Am foi adicionado mais tarde, com os mesmos parâmetros de Köppen (excepto que pelo menos três meses, ao invés de um, tem de ter menos de 60 milímetros de precipitação média).
  • Grupo B
BW e BS significa o mesmo que no esquema Köppen, com o clima de Köppen BWN, por vezes, a ser designada BM (o M de pé para "marine"). No entanto, uma fórmula diferente é usado para quantificar o limiar aridez: 10 X (T - 10) + 3 P, com T igualando a temperatura média anual em graus Celsius e P que denota a percentagem de precipitação total recebida nos seis meses de alto sol (abril a setembro no hemisfério norte e de outubro a março, no Sul). Se o precipition para uma dada localização é menos do que a fórmula acima, o seu clima é dito ser a de um deserto (BW); se for igual ou maior do que a fórmula acima, mas menos do que duas vezes essa quantidade, o clima é classificado como estepe (BS); e se a precipitação é mais do dobro do valor da fórmula o clima não é no Grupo B. Ao contrário de Köppen no esquema, não há subconjuntos térmicas existir dentro deste grupo em Trewartha de, a menos que a Escala térmica Universal (ver abaixo) é usado.
  • Grupo C
No esquema Trewartha nessa categoria estão incluídos climas reino subtropicais somente (8 ou mais meses acima de 10 ° C). Cs e CW têm os mesmos significados como o fazem em regime de Köppen, mas o clima subtropical sem estação seca distinta é designado Cr em vez de Cf de Köppen (e para Cs a precipitação média anual deve ser inferior a 890 milímetros (35 in), além de o mês mais seco do verão que tem menos de 30 milímetros de precipitação e sendo menos de um terço tão molhado como o mês mais chuvoso de inverno).
  • Grupo D
Este grupo representa reinos continentais frias (4 a 7 meses acima de 10 ° C). Climas temperado marítimo (a maioria de CFB e CWB climas de Köppen, embora alguns deles caberiam em Cr e Cw de Trewartha respectivamente) são denotados FAZER na classificação Trewartha (embora alguns lugares (como Halifax) perto das costas leste de ambos América do Norte e Ásia realmente qualificar como climas fazer em esquema de Trewartha quando eles se encaixam em CFA / Cwa, em vez de Cfb / Cwb em Köppen do), enquanto climas continentais são representados como DCa (Köppen Dfa, Dwa, Dsa ) e DCB (Köppen Dfb, DWB, Dsb). Para os climas continentais, por vezes, a terceira letra (a ou b) for omitido e DC é simplesmente usado em vez disso, e, ocasionalmente, uma carta sazonalidade precipitational é adicionado a ambos os climas marítimo e continental (r, w ou s, conforme o caso). O ponto de divisão entre os climas marítimo e continental é de 0 ° C no mês mais frio, ao invés do valor Köppen de -3 ° C (como indicado na secção relativa ao regime de Köppen, no entanto, alguns climatologistas - particularmente no Estados Unidos - agora observar 0 ° C no mês mais frio como o limite equatorial dos climas continentais em que esquema também).
  • Grupo E
Isto representa reinos de gelo, definidos como no esquema de Köppen (1 a 3 meses, com uma temperatura média de 10 ° C ou acima; Köppen Cfc, Dfc, dwc, DSC, Dfd, DWD). No esquema original, este grupo não foi ainda dividido; depois, foram criadas as designações OE e da CE, com EO (subártico marítima), significando que as médias mais frios meses acima de -10 ° C, enquanto subártico CE (continental ou " boreal ") significa que pelo menos um mês a uma temperatura média de -10 ° C ou abaixo. Como no Grupo D, uma terceira carta pode ser adicionado para indicar a sazonalidade de precipitação. Não há nenhuma contraparte separada ao clima Köppen Dfd / DWD no esquema de Trewartha.
  • Grupo F
Este é o grupo do clima polar, dividido em FT (Köppen ET) e FI (Köppen EF).
  • Grupo H
Climas das montanhas, em que altitude desempenha um papel na determinação da classificação climática. Especificamente, isto aplica se corrigir a temperatura média de cada mês para um valor do nível do mar utilizando a fórmula de adição de 5,6 ° C por cada 1.000 metros de elevação resultaria no clima encaixando-se um grupo térmica diferente do que aquele no qual o real As temperaturas mensais colocá-lo. Às vezes G é usada em vez de H se o acima é verdadeiro e a altitude é de 500 metros ou mais, mas inferior a 2.500 metros; mas o G ou H é colocado na frente da carta térmico aplicável em vez de substituí-lo - ea segunda letra utilizada reflecte as temperaturas mensais corrigidos, e não as temperaturas reais mensais.
  • Escala térmica Universal
Existe uma opção para incluir informações em ambos os meses mais quentes e mais frios para todos os climas, adicionando uma terceira e quarta carta, respectivamente. As letras utilizadas em conformidade com a seguinte escala:
i - severamente quente: a temperatura média mensal de 35 ° C (95 ° F) ou superior
h - muito quente: 28-34,9 ° C (82 a 95 ° F)
um - quente: 23-27,9 ° C (73-82 ° F)
b - quente: 18-22,9 ° C (64-73 ° F)
l - leve: 10-17,9 ° C (50-64 ° F)
K - cool: 0,1-9,9 ° C (32 a 50 ° F)
O - frio: -9,9 a 0 ° C (14 a 32 ° F)
C - muito frio: -24,9 e -10 ° C (-13 a 14 ° F)
d - severamente frios: -39,9 e -25 ° C (-40 a -13 ° F)
e - excessivamente frio: -40 ° C (-40 ° F) ou inferior.
Exemplos das designações resultantes incluem AFAA para Kuala Lumpur , na Malásia , para BWhl Aswan, Egito , para Crhk Dallas, Texas, Dolk para Londres , para ECLC Arkhangelsk, Rússia , e para FTkd Barrow, Alaska.

Críticas ao regime de Köppen

Alguns climatologistas têm argumentado que o sistema de Köppen poderia ser melhorado. Uma das objeções mais frequentemente levantadas diz respeito à categoria Grupo C temperado, considerado por muitos como overbroad (que inclui tanto Tampa, Florida e Filadélfia , Pennsylvania, por exemplo, mesmo utilizando 0 ° C (32 ° F), como a linha de base). Em Climatologia Aplicada (primeira edição publicada em 1966), John F. Griffiths proposto um novo subtropical zona, englobando essas áreas com um mês mais frio compreendida entre 6 ° C (43 ° F) e 18 ° C (64 ° F), de forma eficaz subdividindo Grupo C em duas partes aproximadamente iguais (seus cessionários esquema a letra B para a nova zona, e identifica climas secos com uma letra adicional imediatamente a seguir a letra baseada em temperatura).

Outro ponto de discórdia envolve os climas secos B; o argumento aqui é que a sua separação por Köppen em apenas dois subconjuntos térmicas é insuficiente. Aqueles que defendem esse ponto de vista (incluindo Griffiths) sugeriram que os climas secos podem ser colocados no mesmo continuum temperatura como outros climas, com a letra térmica sendo seguidos por uma letra de capital adicional - S para estepe ouW(ouD) paradeserto- como aplicável (Griffiths também avança uma fórmula alternativa para ser utilizada como um limiar aridez:R= 160 + 9T, comRigualando o limiar, em milímetros de precipitação média anual, eTdenota a temperatura média anual em graus Celsius).

A terceira idéia é criar uma polar marítima ou EM zona dentro do Grupo E para separar locais marinhos relativamente suaves (como Ushuaia, Argentina e os exteriores Ilhas Aleutas) dos mais frios, climas continentais tundra. Propostas específicas variam; alguns definir um parâmetro mais frio meses, como defensor -7 ° C (19 ° F) , enquanto outros suportam atribuindo a nova designação de áreas com uma temperatura média anual de acima de 0 ° C.

A precisão da linha de 10 ° C mais quente meses como o início dos climas polares também tem sido questionada; Otto Nordenskiöld, por exemplo, concebeu uma fórmula alternativa: W = 9-0,1 C , com W representando a temperatura média dos mais quentes mês e C que do mês mais frio, tanto em graus Celsius (por exemplo, se o mês mais frio média -20 ° C, uma média de 11 ° C ou mais quente superior meses seriam necessários para impedir o clima de ser polar). Este limite parece seguir mais de perto a linha de árvore, ou a latitude em direção ao pólo de que as árvores não podem crescer, que a isotérmica de 10 ° C mais quente meses; o ex tende a correr em direcção aos pólos do último perto das margens ocidentais dos continentes, mas a uma latitude menor nos interiores landmass, as duas linhas que se cruzam em ou perto das costas do leste de Ásia e América do Norte.

Mapa do Mundo da classificação climática de Köppen-Geiger para o período 1951-2000

Com base em conjuntos de dados recentes da Unidade de Pesquisa Climática (CRU) da Universidade de East Anglia e do Centro de Climatologia Precipitação (Global GPCC) no Serviço Meteorológico Alemão, um novo mapa digital mundial Köppen-Geiger sobre a classificação climática para o segundo semestre de o século 20 foi compilado.

Outros mapas

Austrália, o clima mais de 30 anos (1961-1990).


Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Köppen_climate_classification&oldid=367267273 "