Conteúdo verificado

Karoo

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Informações de fundo

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Mapa das duas ecorregiões Karoo como delineados pela WWF . Imagem de satélite da NASA . A linha amarela encerra as duas ecorregiões. A linha verde separa a Succulent Karoo, a oeste, a partir da Nama Karoo, a leste. As fronteiras nacionais são mostradas em preto. Note-se que as ecorregiões dado o nome de "Karoo" não coincidem exatamente com os limites geográficos do que é tradicionalmente reconhecido como Karoo stricto sensu. Por exemplo, ninguém na África Austral vai segurar a 'O Karoo' adequada se estende para Namíbia.

O Karoo (a Khoisan palavra de etimologia incerta) é um semi- deserto região da África do Sul . Ele tem duas principais sub-regiões - Grande Karoo, no norte e Little Karoo, no sul. A 'alta' Karoo é uma das províncias fisiográficas distintas da maior divisão Plataforma Sul-Africano.

Grande Karoo

O Grande Karoo tem uma área de mais de 400.000 quilômetros quadrados. Do ponto de vista geológico, tem sido um grande bacia interior para a maior parte dos últimos 250 milhões de anos. Em um estágio a área era glaciar e as provas para isto é encontrada no tilito Dwyka amplamente distribuída. Mais tarde, em vários momentos, houve grandes deltas fluviais, mares, lagos ou pântanos. Depósitos enormes de carvão formado e estas são um dos pilares da economia da África do Sul hoje. A atividade vulcânica ocorreu em uma escala titânica. Apesar deste batismo de fogo, antigos répteis e anfíbios prosperaram nas florestas úmidas e seus restos tornaram o Karoo famoso entre os paleontólogos.

Os ocidentais se estabeleceram no Cabo em 1652, mas fez quase nenhum incursões no Karoo antes de cerca de 1800. Antes dessa data, grandes rebanhos de antílopes , zebra eo outro grande jogo percorriam os apartamentos gramadas da região. O Khoi e Bosquímanos, último dos sul africanos da Idade da Pedra povos, vagou longe. Não foram os europeus e não-africanos de extração Bantu. (A área nunca foi molhado o suficiente para o gado e esta é provavelmente a principal razão pela qual nunca foi ocupada pelo Bantu). Os dois grupos étnicos mencionados acima diferem substancialmente em suas culturas e estilos de vida; os hotentotes foram descritos como pecuaristas de ovelhas e gado , enquanto que os bosquímanos eram caçadores-coletores. (Estes foram os nomes originais dadas a estas tribos pelos holandeses. Os termos não podem ser consideradas como politicamente correto hoje). Com a ocupação da região pelos colonizadores europeus, ovelhas gradualmente substituído o jogo ea cobertura de grama degenerado, devido a alterações no padrão de pastagem e no clima.

A partir dos anos da metade do século 19, uma via férrea foi prorrogado para o Karoo de Worcester, no sul. Isso acabou estendido seus tentáculos para Bechuanaland, Sudoeste Africano, Joanesburgo, Rodésia e muito além. O impacto desta ferrovia sobre a história da África Austral é difícil de exagerar.

Durante a Segunda Guerra Anglo-Boer de 1899-1902, três Republicano unidades de comando, reforçados pelos rebeldes do Colônia do Cabo, realizou operações generalizadas em todo o Karoo. Inúmeros escaramuças ocorreram na região, com o Calvinia distrito magisterial, em particular, contribuindo com um número significativo de combatentes para a causa republicana. Lutou tanto convencional e como um luta de guerrilha sobre vastas extensões do Karoo, foi uma sangrenta guerra de atrito em que ambos os lados utilizados recentemente desenvolvido tecnologias em seu proveito. Numerosos abandonado blockhouses ainda pode ser visto em locais estratégicos em todo o Grande Karoo; Um bom exemplo é localizado ao lado do Geelbeks River, 12 km fora da cidade de Laingsburg.

Actualmente criação de ovinos ainda é a espinha dorsal econômica do Karoo, com outras formas de agricultura estabelecidas em áreas onde a irrigação é possível. Ultimamente fazendas de caça e turismo também começaram a fazer um impacto econômico.


Pouco Karoo

Como o nome indica, Little Karoo é a menor (e mais ao sul) das duas sub-regiões Karoo. Localmente é geralmente chamado de Klein Karoo, que é Afrikaans para Little Karoo. Geograficamente é um vale fértil (delimitada a norte pela Swartberg, e ao sul com o Langeberg e Montanhas Outeniqua). Embora os limites da região não são estritamente definidos, a maioria das pessoas consideram o limite ocidental do Little Karoo para ser na região de Barrydale ea extremidade oriental em torno de Uniondale.

A principal cidade da região é Oudtshoorn. Outras cidades / povoados da região incluem Ladismith, Calitzdorp, De Rust, e estações missionárias bem conhecidas, tais como Zoar, Amalienstein, Barrydale e Dysselsdorp.

Esta área foi explorada pela primeira vez por colonos europeus no final do século 17, que encontraram única Khoisan pessoas que vivem nesta área bastante seco. Métodos agrícolas modernos trouxeram a produtividade e riqueza a este distrito.

Karoo na literatura

O grande poeta Inglês Thomas Hardy escreveu em seu poema The Dead Baterista:

Jovem Hodge o baterista nunca soube -
Fresco de sua casa Wessex -
O significado do amplo Karoo,
O Bush, o barro empoeirado,
E por uprose a visão noturna
Estrelas em meio a estranhos e sombrios.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Karoo&oldid=357701226 "