Keira Knightley
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.
Keira Knightley | |
---|---|
Knightley no 2005 Toronto Film Festival | |
Nascido | Keira Knightley Christina 26 de março de 1985 Teddington, Londres, Inglaterra |
Ocupação | Atriz e Modelo |
Anos ativos | 1993-presente |
Keira Knightley Christina (pronuncia- / ˌkɪərənaɪtlɪ / (modelo obsoleto); nascido em 26 de Março de 1985) é uma atriz e modelo Inglês. Ela começou sua carreira como uma criança e ganhou destaque internacional em 2003, após co-estrelando os filmes Bend It Like Beckham e Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra.
Knightley já apareceu em vários Os filmes de Hollywood e nomeações imputáveis ao Oscar de melhor atriz e Golden Globe Award de Melhor Atriz por seu papel como Elizabeth Bennet em Joe Wright 2005 adaptação de Jane Austen romance 's Pride and Prejudice . Dois anos depois, ela foi novamente nomeado para o Golden Globe Award de Melhor Atriz, bem como a BAFTA Award de Melhor Atriz em Papel Principal por sua atuação em Expiação.
Em 2008, Forbes afirmou Knightley para ser a atriz segunda mais bem pago de Hollywood, tendo alegadamente ganhou US $ 32 milhões em 2007, fazendo dela o único não-americano na lista das atrizes mais bem pagas.
Infância
Knightley nasceu em Teddington, Londres, Inglaterra, filha de Sharman MacDonald, um dramaturgo premiado, e Will Knightley, um teatro e ator de televisão. Seu pai é o Inglês e sua mãe de origem escocesa é de meia ascendência galesa. Ela tem um irmão mais velho, Caleb. Knightley viveu em Richmond, freqüentando escola Stanley Junior, Teddington Escola e Colégio Esher. Ela é disléxico, mas, no entanto, foi bem-sucedido na escola e foi, assim, permitido para adquirir um agente de talentos e perseguir uma carreira ativa. Ela pediu um agente tão cedo quanto três anos de idade e tem uma quando ela completou seis anos, a partir de sua mãe como uma recompensa para estudar duro. Knightley notou que ela era "de mente simples sobre como agir" durante a sua infância. Ela se apresentou em uma série de produções amadoras locais, incluindo Depois de Juliet (escrito por sua mãe) e Estados Unidos (escrito por seu então professor de teatro, Ian McShane).
Carreira
Cinema e televisão de trabalho
Knightley apareceu em vários filmes de televisão em meados da década de 1990, bem como- ITV1 de O Bill -Antes de ser escalado como Sabé, Chamariz de Padmé Amidala, na ficção blockbuster de 1999 científica Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Embora a maioria das cenas Rainha Amidala foram filmadas com Portman , todos os diálogos da rainha foi apelidado de novo com a voz de Knightley. Isto foi para esconder o facto de que Padmé (serva de Amidala) foi realmente a Rainha até que foi divulgado no final do filme. No entanto, a voz de Natalie Portman foi utilizado para o diálogo da Rainha no teaser e trailers para o filme. Knightley foi escalado para o papel devido à sua semelhança com Natalie Portman , que jogou Padmé; as mães das duas atrizes 'teve dificuldade em dizer suas filhas distante quando as meninas estavam na composição cheia. Primeiro papel de Knightley seguido em 2001, quando ela interpretou a filha de Robin Hood na televisão feito para a O recurso de Walt Disney Productions, Princess of Thieves. Durante este tempo, Knightley apareceu também em O Hole, um thriller que recebeu uma liberação diretamente em vídeo nos Estados Unidos. Ela apareceu em um adaptação de minissérie Doutor Jivago que foi ao ar em 2002 para críticas mistas, mas altas classificações.
Papel da descoberta de Knightley estava no futebol filme com tema, Bend It Like Beckham, que foi um sucesso em seu lançamento no Reino Unido agosto de 2002, arrecadando US $ 18 milhões, e em seu lançamento nos EUA março de 2003, arrecadando US $ 32 milhões. Após a liberação Bend It Like Beckham 's do Reino Unido elevou seu perfil, ela foi escalada para o grande filme de ação orçamento, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (juntamente com Orlando Bloom e Johnny Depp ), que foi produzido por Jerry Bruckheimer e abriu em Julho de 2003 com críticas positivas e de alta caixa de arrecadações de escritório, tornando-se um dos maiores sucessos do verão de 2003 e cimentar Knightley como o novo "It Girl".
Knightley teve um papel no British comédia romântica O Amor Acontece, que foi inaugurado em novembro de 2003. Seu próximo filme, Rei Arthur, inaugurado em Julho de 2004 e comentários negativos, no entanto, em preparação para o papel que ela tirou de combate e aulas de hipismo. No mesmo mês, Knightley foi eleita pelos leitores da Olá! Revista como mais promissora estrela teen da indústria cinematográfica. Além disso, a revista Time observou em um recurso de 2004, que Knightley parecia dedicada a desenvolver-se como uma atriz séria, em vez de uma estrela de cinema.
2005 viu o lançamento de três filmes, o primeiro dos quais foi The Jacket. O thriller complexo estrelado por Adrien Brody foi ridicularizado pelos críticos como banal, bobo e desarrumado. Knightley foi levado para a tarefa por seu sotaque americano, mas foi demitido em contrário pela crítica. Em seguida veio Tony Scott Domino, um filme de ação baseado na vida de Caçador de recompensas Domino Harvey. O filme tem sido maior falhanço crítico de Knightley até à data. Os críticos de Knightley muitas vezes sugerido que ela era nada mais do que um rosto bonito, o que levou a jovem estrela para comentar a Revista Elle: "Eu sempre sinto que eu sou o único com tudo para provar."
Pride & Prejudice arredondado para fora 2005. Variety escreveu sobre sua interpretação de Elizabeth Bennet: "Olhando para cada bit uma estrela, Knightley, que está mostrado mais espírito que smarts agindo até agora em sua carreira, realmente as etapas até a placa aqui, segurando seu próprio contra o mais formação clássica Matthew Macfadyen, assim como os veterinários, como Brenda Blethyn, Donald Sutherland, Penelope Wilton, e Judi Dench com uma força luminosa que lembra um jovem Audrey Hepburn. Mais do que os mais velhos Jennifer Ehle na série de TV, ela pega nervosismo essencial de Elizabeth e fanfarronice juvenil, fazendo-a conversão final ainda mais emocionante. "O filme arrecadou mais de US $ 100 milhões no mundo todo, e ganhou um Knightley Dourado nomination Globe e um Oscar nomeação (o Oscar, em última análise foi para Reese Witherspoon). A indicação ao Oscar fez dela a terceira mais jovem artista já nomeado. A decisão do BAFTA para não nomeá-la atraiu críticas de Pride & Prejudice produtor Tim Bevan.
Em 2006, Knightley foi convidado a integrar o Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Seu maior golpe financeiro, até agora, Piratas do Caribe: O Baú da Morte, foi lançado em julho.
2007 viu o lançamento de vários filmes estrelados por Knightley: Seda, uma adaptação do romance de Alessandro Baricco, Expiação, uma adaptação cinematográfica de Ian McEwan 's romance de mesmo nome (co-estrelado James McAvoy, Vanessa Redgrave, e Brenda Blethyn), e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, que foi lançado em maio de 2007. Por sua atuação na Expiação, Knightley foi indicada para o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Dramática para o papel, assim como um BAFTA Award. Crítico Richard Roeper ficou intrigado com tanto Knightley e do prêmio da Academia de McAvoy despreza, afirmando "Eu pensei McAvoy e Keira Knightley foram excelente."
No final da primavera de 2007, Knightley disparou The Edge of Love com Cillian Murphy como seu marido, Matthew Rhys como seu amor de infância, poeta galês Dylan Thomas, e Sienna Miller como esposa Thomas ' Caitlin Macnamara. Ela recebeu críticas positivas por seu papel. O lançamento de 2008 foi escrita por sua mãe, Sharman Macdonald, e dirigido por John Maybury. Ela então filmado A duquesa, baseado na biografia best-seller, Georgiana, duquesa de Devonshire por Amanda Foreman, no qual ela interpretou Georgiana Cavendish, Duquesa de Devonshire; o filme foi lançado nos cinemas em 05 de setembro de 2008 no Reino Unido
Knightley aparece no drama de hoje a noite passada, no qual ela co-estrelou com Eva Mendes, Sam Worthington, e Guillaume Canet; foi dirigido por Massy Tadjedin. Em abril de 2009, começou a trabalhar em Knightley uma adaptação Kazuo Ishiguro de romance distópico, Never Let Me Go. As filmagens ocorreram em Norfolk e Clevedon.
Teatro
Knightley fez Estréia no West End A versão de Martin Crimp de Comédia de Molière, O Misantropo, no Comedy Theatre em Londres ao lado Damian Lewis, Tara Fitzgerald, e Dominic Rowan. em dezembro de 2009. Comentários para seu retrato de Jennifer no jogo foram geralmente positivas. O Daily Telegraph descreveu sua performance como revelando "tanto poder e pungência" e The Independent chamou seu desempenho "não só surpreendentemente convincente, mas, às vezes, um pouco emocionante em sua desenvoltura satírico" The Guardian, no entanto, notar-se que, devido à natureza do papel "pode-se dizer que ela não é excessivamente esticada" e O Daily Mail descreveu-a como "pouco melhor do que adequada".
Knightley foi indicada para a Laurence Olivier Award de Melhor Atriz Coadjuvante Jennifer como em The Misanthrope, reconhecendo sua estréia no teatro. Knightley também recebido por um Prêmio Evening Standard indicação para o Prêmio Natasha Richardson de Melhor Atriz.
Papéis Próximos
Knightley está filmando sob a direção de David Cronenberg no filme Um Método Perigoso, onde ela desempenha o papel de Sabina Spielrein, o psicanalista da vida real que trabalhava com pessoas como Sigmund Freud e principalmente Carl Jung . Viggo Mortensen, Michael Fassbender e Vincent Cassel será co-estrelado. Ela está programado para aparecer em Filhos do Imperador com Eric Bana e Richard Gere. O filme, supostamente uma comédia de humor negro, será dirigido por Noah Baumbach.
Knightley vai estrelar London Boulevard com Colin Farrell, escrito por William Monahan, que também fará sua estréia na direção. Ela com êxito o teste para o papel de Eliza Doolittle no Columbia Pictures refilmagem prevista da fase musical My Fair Lady a ser produzido pela Cameron Mackintosh, embora nenhuma data de lançamento ainda não foi agendada.
Em 2008, ela foi anexado para jogar Cordelia em uma adaptação cinematográfica do Rei Lear, que foi posteriormente abandonado. Knightley confirmou que ela não irá estrelar a quarta parcela do Piratas do Caribe.
Em 11 de novembro de 2010, foi confirmado que Knightley juntamente com seis outras atrizes se reunirá com o diretor, Christopher Nolan para uma audição para um dos dois condutores do sexo feminino no próximo filme, The Dark Knight Rises, o terceiro e último filme de Nolan em Batman trilogia. Um dos papéis será como o interesse amoroso de Bruce Wayne , enquanto o outro será como um vilão.
Trabalho de caridade
Knightley é o rosto de um Anistia Internacional campanha para apoiar os direitos humanos , marcando o 60º aniversário da das Nações Unidas Declaração Universal dos Direitos Humanos . Como parte da campanha, a estrela também fez um curta-metragem. Knightley afirmou que ela queria ajudar a sensibilizar para a DUDH e abusos dos direitos humanos. Ela disse: "A DUDH é algo que todos deveriam estar cientes e ser motivo de orgulho como uma declaração de nossa humanidade comum."
Knightley contribuiu a voz para um Robbie a animação da rena de 2007, todos os lucros de que será doado para a Comic Relief . Em 2004, ela viajou para a Etiópia com um grupo que incluía Richard Curtis , que a dirigiu em Amor, Na verdade, em nome do que a caridade.
Em abril de 2009, Knightley apareceu em um vídeo de sensibilização para a violência doméstica tem direito Cut. O vídeo foi dirigido por Joe Wright, que dirigiu Knightley em Orgulho e Preconceito e Expiação, e disparou para " Ajuda de Mulheres ", um grupo de mulheres e crianças auxílio baseada no Reino Unido. O vídeo criou polêmica, com algumas fontes chamando-o demasiado gráfico, enquanto outros grupos suportam vídeo para mostrar uma representação realista da violência doméstica.
Em novembro de 2010, Knightley se tornou patrono da SMA Trust, uma instituição de caridade baseada no Reino Unido que financia a pesquisa médica sobre a doença das crianças Atrofia Muscular Espinhal.
Filmografia
- Longas-metragens
Ano | Filme | Papel | Notas |
---|---|---|---|
1995 | Innocent Lies | Jovem Celia | |
1999 | Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma | SABE (Decoy Queen) | |
2001 | Deflação | Jogger | |
O Buraco | Frances 'Frankie' Almond Smith | Nomeadas - Empire Award de Melhor Debut | |
2002 | Thunderpants | Estudante de Música | Creditados |
Puro | Louise | ||
Bend It Like Beckham | Juliette "Jules" Paxton | Golden Wave Award de Melhor Atriz Prêmio London Film Critics 'Circle de Melhor Iniciante Nomeadas - Empire Award de Melhor Atriz britânica Nomeadas - Online Film Critics Society Award de Melhor Performance Breakthrough | |
Véspera de Ano Novo | Leah | ||
The Seasons Alter | Helena | ||
2003 | Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra | Elizabeth Swann | Prêmio do Público de Melhor Atriz Internacional Nomeadas - Empire Award de Melhor Atriz britânica Nomeadas - Saturn Award de Melhor Atriz Coadjuvante Nomeadas - Críticos Phoenix Film Society Award para Breakout Desempenho na Tela Nomeadas - Efeitos Visuais Society Award de Melhor Performance por um Ator masculino ou feminino em um Efeitos Film |
O Amor Acontece | Juliet | Nomeadas - Críticos Phoenix Film Society Award para Breakout Desempenho na Tela Nomeadas - Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Ensemble Acting | |
2004 | Rei Arthur | Guinevere | Prêmio do Público de Melhor Atriz Internacional Nomeadas - Empire Award de Melhor Atriz britânica |
2005 | A Jaqueta | Jackie | |
Dominó | Domino Harvey | ||
Pride & Prejudice | Elizabeth Bennet | Nomeadas - Oscar de melhor atriz Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Atriz - Filme Drama Nomeadas - Satellite Award de Melhor Atriz - Filme Musical ou Comédia Nomeadas - Empire Award de Melhor Atriz Nomeadas - Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Atriz Nomeadas - Chicago Film Critics Association Award de Melhor Atriz Nomeadas - Prêmio London Film Critics 'Circle de Melhor Atriz Britânica do Ano Nomeadas - Online Film Critics Society Award de Melhor Atriz Nomeadas - Washington DC Area Film Critics Association Award de Melhor Atriz | |
2006 | Piratas do Caribe: O Baú da Morte | Elizabeth Swann | Nomeadas - Empire Award de Melhor Atriz |
2007 | Piratas do Caribe: No Fim do Mundo | Elizabeth Swann | Prêmio Escolha Popular para Favorito Mulher Ação Estrela Nomeadas - Prêmio Nacional Filme de Melhor Performance por um Feminino |
Seda | Hélène Joncour | ||
Expiação | Cecilia Tallis | Empire Award de Melhor Atriz Nomeadas - BAFTA Award de Melhor Atriz em um papel principal Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Atriz - Filme Drama Nomeadas - Satellite Award de Melhor Atriz - Filme Drama Nomeadas - Prêmio do Público de Melhor Atriz Internacional Nomeadas - Prêmio London Film Critics 'Circle de Melhor Atriz Britânica do Ano | |
2008 | The Edge of Love | Vera Phillips | |
A Duquesa | Georgiana Cavendish | Nomeadas - British Independent Film Award de Melhor Atriz Nomeadas - Prêmio Escolha Popular para Favorito Mulher da estrela de cinema | |
2009 | A Saga dos Irmãos suicidas Continuada e lamentável | A fada | |
2010 | London Boulevard | Lillian Palmer | |
Never Let Me Go | Ruth | Nomeadas - British Independent Film Award de Melhor Atriz Coadjuvante | |
Last Night | Joanna Reed | ||
Steve | |||
2011 | Um Método Perigoso | Sabina Spielrein | Pós-Produção |
- Aparições na televisão
Ano | Filme | Papel |
---|---|---|
1993 | Screen One | Garotinha |
1995 | A Village affair | Natasha Jordan |
A Conta | Sheena Rose | |
1996 | Os Treasure Seekers | A Princesa |
1998 | Coming Home | Jovem Judith Dunbar |
1999 | Oliver Twist | Rose Fleming |
2001 | Princess of Thieves | Gwyn (filha de Robin Hood ) |
2002 | Doctor Zhivago | Lara Antipova |
2003 | Gaijin | Kate (voz) |
2007 | Robbie a Rena em Contatos Imediatos do tipo Herd | Em (voz) |
Teatro
- Aparências Teatro
Ano | Produção | Teatro | Papel | Prêmios |
---|---|---|---|---|
2009/2010 | O Misantropo | Comedy Theatre, Londres | Jennifer (Celimene) | Nomeadas - Laurence Olivier Award de Melhor Performance Coadjuvante Nomeadas - Evening Standard Award Theatre de Melhor Atriz (O Prêmio Natasha Richardson) |
2011 | Hora das Crianças | West End | Karen Wright |