Conteúdo verificado

Keurusselka

Assuntos Relacionados: Geografia Europeia

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Keurusselka
Landsat imagem da região de Keurusselka 7. Área onde cones de estilhaçamento foram encontradas é marcado com um elipse vermelha e a estrutura sugerida de impacto Ukonselkä é marcada com um círculo branco.
Localização Finlândia Central
Países da bacia Finlândia
Max. comprimento 27 km
Superfície 117,30 km²
Profundidade média 6.4 m
Max. profundidade 40 m
Elevação da superfície 105,4 m
Settlements Keuruu, Mänttä

62 ° 8'N 24 ° 36'E Keurusselka é um lago em Central Finlândia entre as cidades de Keuruu para o norte e Mantta para o sul. Abrange uma área de 117,30 km². Sua profundidade média é de 6,4 m, com uma profundidade máxima de 40 m. A superfície encontra-se 105,4 m acima do nível do mar. O lago é de 27 km de comprimento e é uma parte da Kokemäenjoki sistema de água. Keurusselka ganhou notoriedade internacional em 2004, quando um par de geólogos amadores descobriram uma antiga cratera de impacto na margem ocidental do lago.

M / S Elias Lönnrot, um dos dois barcaças na Finlândia, faz cruzeiros turísticos regulares sobre o lago no verão.

Questões ambientais

Em 1986, a região de Keurusselka foi fortemente contaminado (70 kBq / m²) pela radioactivo de césio ( 137 Cs) do desastre de Chernobyl cair. Em 2003, alguns peixes perto Mänttä tinham concentrações de césio ainda várias vezes tão elevada como em Olkiluoto e Loviisa, que o anfitrião usinas nucleares da Finlândia. Isto é devido à diferença entre a absorção de césio água doce e salobra ou água salina. No entanto, os níveis de concentração são tão pequenas que comer o peixe não é considerado um risco para a saúde.

Além de radioactividade, a qualidade da água também é enfraquecida pela substâncias húmicas e esgoto local. Apesar disso, a qualidade da água é geralmente boa, e na parte central do lago está em estado quase intocada. O lago é considerado bom para a pesca, ea pique (Esox lucius) e vara (Perca fluviatilis) populações são especialmente grandes.

Estrutura de impacto Keurusselka

Keurusselka abrange um antigo remanescente cratera de impacto, que foi descoberto em 2003 por amadores geólogos Jarmo Moilanen e Satu Hietala. Cones de estilhaçamento, formações em forma de rabo de cavalo em rochas formadas especificamente em impactos de meteoros, foram encontrados em uma área de 11,5 quilômetros de largura, mas é possível que a área que contém quebrar cones pode ser apenas o núcleo central da cratera. Vestígios fracos com base em dados digitais de elevação sugerir possíveis estruturas em anel de 10 quilômetros de tão largo quanto ca. 30 km de diâmetro. Isto faria Keurusselka a maior estrutura de impacto na Finlândia superando a Lappajärvi cratera. Para além dos cones de estilhaçamento, estudos microscópicos de amostras a partir de um breccia boulder revelaram chocar características metamórficas, ( fraturas planas e planar características deformação) em quartzo grãos, que se formou quando a rocha foi submetido a pressões de choque extremas de ca. 7-35 GPa.

A idade da cratera ainda não foi estabelecida, mas deve ser inferior a 1,88 Ga (milhares de milhões de anos; Orosiriano, no final dos anos Paleoproterozóico), porque essa é a idade do Complexo Central Finlândia Granito, o local de granito alicerce. Desde o impacto, 7-8 km de rock tem erodido, não deixando depressões visíveis. É claro que a cratera é muito antiga, possivelmente mais de 1 Ga porque as outras crateras finlandesas de que a idade ainda têm alguma depressão cratera deixada (veja Iso-Naakkima, Lumparn).

Dados gravidade Dispersa mostra uma anomalia negativa (uma área de menor gravidade ) na área de impacto da estrutura. No entanto, há outras anomalias da gravidade negativo nas proximidades, que não se crê estar relacionada com o evento de impacto. Além disso, existem menos denso rochas félsicas na margem ocidental do lago, o que pode contribuir para a baixa gravidade. A anomalia irá ser mapeado num muito maior detalhe, para determinar se está relacionado com o acontecimento de impacto.

Airborne magnéticos dados mostram uma anomalia magnética surpreendentemente circular, mas, para uma razão ainda não conhecida é ligeiramente leste de gravidade baixo da área, bem como a região onde os cones são encontrados estilhaçamento. É possível que o anel foi criado, por exemplo, por uma granito intrusão em vez do evento de impacto. Nenhuma anomalia específicos foram encontrados a partir de radiométrica ou electromagnéticos dados. Paleomagnéticos dados serão recolhidos para definir a idade da estrutura.

Apenas cerca de 30 km a leste do centro da estrutura de impacto é Keurusselka Karikkoselkä, uma muito menor e mais jovem cratera de impacto. Ukonselkä, um lago de aproximadamente circular imediatamente a oeste de Keurusselka, está listado no banco de dados local provável de impacto com a Terra (SEIS). No entanto, existem provas de uma impacto tem sido fornecida até agora.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Keurusselkä&oldid=221484293 "