Conteúdo verificado

Krag-Jørgensen

Assuntos Relacionados: Engenharia ; História Militar e Guerra

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Krag-Jørgensen

Krag-Jørgensen, Noruega. Prototype m / 1892.
Tipo Ferrolho espingarda de repetição
Local de origem Noruega Noruega
História do serviço
Em serviço 1886-1945
Histórico de produção
Desenhista OHJ Krag e E Jørgensen
Projetado 1886
Número construído mais do que 700 mil
Variantes Krags dinamarquesas :
  • Rifle 1889
  • Carbine 1889
  • Sniper Rifle 1928

US Krags :

  • M1892 Rifle
  • M1892 Carbine
  • M1896 Rifle
  • M1896 Cadet Rifle
  • M1896 Carbine
  • M1898 Rifle
  • M1898 Carbine
  • M1899 Carbine
  • M1899 Constable Carbine

Krags norueguesas :

  • M1894 Rifle
  • M1895 Carbine
  • M1897 Carbine
  • M1904 Carbine
  • M1907 carabina
  • Carbine do M1906 Boy
  • M1912 Curto Rifle
  • M1923 Sniper Rifle
  • M1925 Sniper Rifle
  • M1930 Sniper Rifle
Especificações
Peso 3,375 kg / £ 7,5 a 5,157 kg / £ 11,46, dependendo do modelo
Comprimento 986 milímetros / 38,8 para 1,328 milímetros / 52.28 em função do modelo
Comprimento do cano 520 milímetros / 20,5 em 832 mm / 32.78 em função do modelo

Cartucho
  • 8 × 58R aros (dinamarquês Krags)
  • 0,30-40 Krag (US Krags)
  • 6.5 × 55 rimless (norueguês Krags)
Ação Ferrolho
Taxa de incêndio N / D
Focinho velocidade 580 m / s (1900 ft / s) a 870 m / s (2854 pés / s), dependendo munições
Alcance efetivo 900 m (3.000 pés)
Sistema de alimentação 5 revista rodada
Vistas V-notch e pós frontal

O Krag-Jørgensen é um recorrente ferrolho rifle projetado pelos noruegueses Ole Herman Johannes Krag e Erik Jørgensen no final do século 19. Foi adotado como um padrão pelo braço Dinamarca , o Estados Unidos da América e da Noruega . Cerca de 300 foram entregues para Forças Boer da República Sul-Africano.

Uma característica distintiva da acção Krag-Jørgensen foi o seu revista. Enquanto muitos outros fuzis de sua era usado uma revista caixa integrante carregado por um carregador ou grampo do stripper, a revista do Krag-Jørgensen foi integral com o receptor (a parte do rifle que abriga as peças de operação), com uma abertura no lado direito com uma tampa articulada. Em vez de um carregador, único cartuchos foram inseridos através da abertura lateral, e foram empurrados para cima, ao redor, e para a ação por um seguidor da mola.

O projeto apresentado vantagens e desvantagens em comparação com um top-loading "caixa" da revista. Um clipe tipo garra semelhante seria feito para o Krag que permitiu o compartimento a ser carregado de uma só vez, também conhecido como o "Speedloader revista" Krag. Carregamento normal era um cartucho de cada vez, e isso poderia ser feito mais facilmente com um Krag do que um rifle com uma "caixa" da revista. Na verdade, vários cartuchos podem ser despejados no compartimento aberto de um Krag ao mesmo tempo sem a necessidade de colocação cuidadosa, e quando fechar a porta-revista os cartuchos são forçados a alinhar corretamente dentro da revista. O projeto também foi fácil "top off", e ao contrário a maioria das revistas de carregamento superior, a revista do Krag-Jørgensen poderia ser completada sem abrir parafuso do rifle. O Krag-Jørgensen é um rifle popular entre coletores, e é valorizado pelos atiradores para a sua ação suave.

Desenvolvimento precoce

Close up do receptor e revista porta Krag-Jørgensen sobre um norueguês M1912 Carbine

Os 1880 foram um período interessante para o desenvolvimento de armas de fogo modernas. Durante esta década pólvora sem fumo entrou em uso geral, e do calibre de vários rifles de serviço diminuiu. Várias nações adotou pequeno calibre repetindo espingardas de ferrolho durante esta década.

Desenho técnico de um início de Krag-Jørgensen

Mesmo que a Noruega tinha adotado a repetição Jarmann rifle em 1884, logo ficou claro que era na melhor das hipóteses uma arma interino. Ole Krag, capitão do Exército norueguês e diretor do Kongsberg Våpenfabrikk (a fábrica de armas do governo), portanto, continuou o desenvolvimento de armas de pequeno porte, como tinha feito pelo menos desde 1866. Não satisfeito com a revista tubular do rifle Jarmann e sua anterior Krag-Petersson rifle (adotado pela Marinha Real Norueguês em 1876), ele contou com a ajuda de mestre armeiro Erik Jørgensen. Juntos, eles desenvolveram a revista cápsula. A principal característica da revista cápsula foi que em vez de ser uma caixa saliente em linha reta abaixo o estoque do rifle, é envolvida em torno do ferrolho. Os primeiros modelos continha dez rodadas e foram equipados com versões modificadas do Jarmann-se pudessem ser adaptado a qualquer rifle de ferrolho.

Em 1886, a Dinamarca esteve a ponto de adotar um novo fuzil de suas forças armadas. Um dos primeiros protótipos do novo rifle foi enviada para a Dinamarca. O feedback dado pelos dinamarqueses era vital no desenvolvimento da arma. O teste realizado na Dinamarca revelaram a necessidade de aliviar o rifle, bem como os possíveis benefícios de uma nova ação. Krag e Jørgensen, portanto, decidiu converter a revista em que eles referido como um "meia-cápsula", contendo apenas cinco cartuchos de munição em vez das anteriores dez. Eles também, ao longo dos próximos meses, combinado o que eles consideravam as melhores ideias de outros armeiros com um número de suas próprias idéias para projetar um parafuso acção distinta para seu rifle. A longa exaustor, situada na parte superior do parafuso, foi inspirado no mecanismo Jarmann, enquanto o uso de superfícies curvas para armar e ejectar a rodada gasto foi provavelmente inspirado pelos projetos de Mauser. Por algum tempo depois a arma foi adotada pela Dinamarca que experimentou com lugs bloqueio duplo frontal, mas decidiu contra ela por razões de custo e peso. A munição do dia não precisam de dupla frontal lugs bloqueio, eo parafuso já tinha três lugs-se na frente, um pouco à frente do punho do parafuso, e do próprio punho do parafuso-que foram considerados mais do que forte o suficiente.

O rifle teve um recurso conhecido como uma revista de corte. Este é um interruptor na parte traseira esquerda do receptor. Quando virado para cima (nas norueguesas rifles Krag-J e carabinas), o corte não permite cartuchos na revista interna a ser alimentado na câmara pelo parafuso de avanço. Este foi destinado a ser usado para disparar rodadas individuais quando os soldados estavam confortavelmente atirando em alvos distantes, de modo a revista poderia ser rapidamente ativado no caso de um encargo de entrada ou de emissão de cobrar o inimigo. Isto dá instantaneamente cinco rodadas para o atirador para o acendimento rápido. O M1903 Springfield que substituiu o Krags teve um corte revista, assim como a SMLE ( Lee Enfield) até 1915.

Dinamarquês rifles Krag-Jørgensen

Dinamarquês M.1889 Carbine

Após testes árduos, a Dinamarca adotou o rifle Krag-Jørgensen, em 3 de julho de 1889. O rifle dinamarquês diferiam em várias áreas-chave das armas mais tarde adotadas pelos EUA e Noruega, em particular na sua utilização de uma frente (ao contrário de baixo) articulada porta revista, o uso de munições de aro, e o uso de um revestimento exterior de aço para o barril.

O dinamarquês Krag-Jørgensen foi compartimentado para o cartucho 8 × 58R (0,31 in / 7,87 milímetros), e era, pelo menos nos primeiros anos utilizados como um único atirador com a revista na reserva. Permaneceu em serviço até a invasão alemã da Dinamarca em 09 de abril de 1940.

Subtipos do dinamarquês Krag-Jørgensen

Enquanto a informação sobre os vários subtipos do Krag-Jørgensen utilizados na Dinamarca revelou-se difícil de encontrar, pelo menos, os seguintes subtipos foram fabricados:

  • Rifle M / 89 (gevær M / 89), abastecido quase até o focinho, sem protetor de mão, punho do parafuso em linha reta e um revestimento exterior de aço para o barril. Esta arma é típica do período em ter um cano longo e ações sem aperto da pistola. Foi originalmente emitido sem uma trava de segurança; em vez disso, um entalhe meio-pau na montagem pin peça de cão / disparo serviu a este propósito. Em 1910, esta arma foi modificado pela adição de um manual de segurança, a qual foi colocada no lado esquerdo do receptor logo atrás do manipulo de ferrolho fechado.
  • Cavalaria Carbine M / 89 (Rytterkarabin M / 89) e Engenheiro Carbine M / 89 (Ingeniørkarabin M / 89), protetor de mão de madeira, mais curto do que os outros carabinas. Os dois modelos diferem apenas na colocação das bandas barril ea falta de um lug baioneta de cavalaria carabina. A Cavalaria Carbine M / 89-23 (Rytterkarabin M / 89-23) projeto adicionado um lug baioneta.
  • Artilharia Carbine M / 89-24 (Artillerkarabin M / 89) e de infantaria Carbine M / 89-24 (Fodfolkskarabin M / 89-24), diferindo apenas na colocação do sling-giratória, e se parece com versões curtas do Rifle M / 89.
  • Sniper Rifle M / 89-28 (Finskydningsgevær M / 89-28), uma alteração do Rifle M / 89, com um cano mais pesado e um guarda de madeira da mão, visão traseira micrômetro e vista frontal com capuz.

Americanos rifles Krag-Jørgensen

Como muitas outras forças armadas, a Estados Unidos militar estava à procura de um novo rifle no início dos anos 1890. A competição foi realizada em 1892, comparando-se 53 projetos de fuzil, incluindo Lee, Krag, Mannlicher, Mauser, e Schmidt-Rubin. Os ensaios foram realizados no Governors Island, Nova York, e os finalistas foram todos os fabricantes estrangeiros Krag-o, o Lee, eo Mauser. O contrato foi adjudicado à concepção Krag em agosto de 1892, com produção inicial adiado como resultado de protestos de inventores nacionais e fabricantes de armas. Dois designers de rifle, Russell e Livermore, ainda processou o governo dos Estados Unidos sobre a seleção inicial do Krag, forçando uma revisão dos resultados dos testes em Abril e Maio de 1893. Apesar disso, uma forma melhorada do Krag-Jørgensen foi novamente selecionado , e foi premiado com o contrato. A principal razão para a seleção do Krag parece ter sido o seu design revista, o que poderia ser coroado como necessário sem elevar e retrair o parafuso (colocando, assim, o rifle temporariamente fora de ação). Funcionários da ordenança também acreditava corte revista do Krag e menor velocidade de recarga para ser uma vantagem, uma que conservou munições no campo de batalha. Ironicamente, este projeto revista viria a ressurgir como uma desvantagem uma vez que os soldados americanos encontraram as tropas espanholas armados com o carregador carregado-1893 7 milímetros espanhol Mauser no Guerra Hispano-Americana.

Cerca de 500 mil 'Krags' em 0,30 Exército (0,30-40) calibre foram produzidos no Springfield Armory, em Massachusetts de 1894 a 1904. O Krag-Jørgensen Rifle em 0,30 Exército encontrados utilização na Boxer Rebellion , o Guerra Hispano-Americana e do Guerra Filipino-Americana. Algumas carabinas foram usados por Estados Unidos unidades de cavalaria luta Apaches em New Mexico Território e prevenir a caça furtiva no Parque Nacional de Yellowstone . Dois mil rifles foram levados para a França pelo Exército Estado Estados 10o - 19o Engineers (Ferroviária), durante a Primeira Guerra Mundial ; mas não há nenhuma evidência de uso por unidades de combate na linha de frente durante esse conflito.

Os EUA 'Krags' foram compartimentado para o aros "Cartucho, Calibre 30, o Exército dos EUA", redonda, também conhecida como a 0,30 US, 0,30 Exército, ou 0,30 Governo, e, mais popularmente, pelo seu nome civil, o Krag 0,30-40. O 0,30 Exército foi o primeiro pólvora sem fumo rodada adotado pelos militares dos EUA, mas seu nome civil manteve o "calibre-charge" denominação de anteriores cartuchos de pólvora negra. Assim, o 0,30-40 Krag emprega um 220-grão round-nariz (14 g) cupro-níquel revestido calibre .30 (7,62 milímetros) bala impulsionado por 40 grãos (3 g) de pólvora sem fumo a uma velocidade inicial de cerca de 2000 pés (600 m) por segundo. Tal como acontece com o 30-30 Winchester, é o uso de nomenclatura pó preto que leva à suposição incorreta de que o 0,30-40 Krag era uma vez um cartucho de pólvora negra.

No serviço dos EUA, o Krag eventualmente provou não competitivo com desenhos Mauser-derivados, notadamente em operações de combate em Cuba e nas Filipinas durante a Guerra Hispano-Americana. Ele serviu como rifle primário do exército norte-americano por apenas nove anos, quando foi substituído pelo M1903 Springfield rifle em 1903.

Os subtipos do Krag-Jørgensen utilizados nos EUA

Havia pelo menos nove modelos diferentes da americana Krag-Jørgensen:

  • M1892 Rifle, foi de 49 polegadas (1.200 mm) de comprimento pesando 9,3 £ com um cano de 30 polegadas (760 mm) e uma revista cortada que atua na posição para cima. Pode ser identificada por a haste de limpeza sob o barril. Curiosamente, porque ele levou dois anos para reequipar para a produção, Modelo 1892 Krags têm receptores datada "1894." A maioria dos rifles M1892 foram recondicionados arsenal para a configuração do modelo 1896.
  • M1892 Carbine, presumivelmente um protótipo, como apenas dois são conhecidos hoje. Parece que o M1892 Rifle, mas com um "barril de 22, incluindo a longa estoque, e uma peça de limpeza rod.
  • M1896 Rifle, onde a revista de corte opera em posição para baixo e uma barra de limpeza de três peças é armazenado em uma armadilha bumbum. Uma visão traseira melhorada e mais rígidas tolerâncias de produção deu melhor precisão. Estoque ligeiramente alterada (feito mais grosso). Este modelo surge em destaque na primeira parte do romance de Andrew Krivak, "The Sojourn".
  • M1896 Cadet Rifle, que foi equipado com barra de limpeza como M1892 rifle. Apenas cerca de 400 foram feitas antes de ter sido interrompido. O Cadet Rifle não têm gira estilingue, ea banda inferior foi mantida por uma mola de banda.
  • M1896 Carbine, com as mesmas modificações como o M1896 Rifle.
  • Carabina M1898, M1896 geralmente muito parecido, mas com uma vasta gama de alterações menores, incluindo reconfigurar o recesso punho do parafuso para simplificar o fabrico receptor, invertendo a operação da alavanca de corte do compartimento, e (começando em 1901) proporcionando ajuste lateral na visão traseira.
  • M1898 Carbine, mesmo pequenas modificações como o M1898 Rifle. Apenas 5000 feita, originalmente tinha o mesmo estoque de curta duração (toques de visão traseira banda) como o Modelo 1896 Carbine; a maioria foi reabastecido como modelo 1899s.
  • M1899 carabina, geralmente a mesma como a carabina M1898, mas com um antebraço e da mão guarda ligeiramente mais longo, e sem o anel giratório. A maioria das carabinas M1898 foram recondicionados arsenal à configuração do modelo 1899 e equipado com vistas traseiro ajustável windage.
  • M1899 Constabulary carabina, construído para uso nas Filipinas. Basicamente, um M1899 Carbine equipado com um estoque de corpo inteiro e um lug baioneta, e do focinho deixou o cargo para aceitar baioneta.

Alguns protótipo do modelo 1898 Sniper Rifles estavam reunidos com catarata miras telescópicas para testes limitados. Em 1901, 100 modelo 1898 rifles e carabinas 100 Modelo 1899 foram equipados com um clipe Parkhurst Carregando anexo para testar o uso de clips stripper Mauser do tipo. Os chamados ARN Carabinas eram rifles reduzir a duração carabina para venda aos membros da National Rifle Association começando em 1926 como um meio de manter trabalhadores qualificados empregados no arsenal Benicia Arsenal.

Norueguês rifles Krag-Jørgensen

Treinamento soldados norueguês em 1905, armado com o Krag-Jørgensen

O sueco-norueguês Rifle Comissão iniciou os seus trabalhos em 1891. Uma de suas primeiras tarefas foi a de encontrar o melhor calibre possível para a nova arma. Após extensos testes balísticos onde diferentes calibres foram testados (8 mm, 7,5mm, sete milímetros, 6,5mm etc.), o calibre ideal estava determinado a ser de 6,5 mm (0,256 in). Na sequência desta decisão, uma comissão norueguês-sueco conjunta foi criada em Dezembro de 1893. Esta comissão trabalhou através de uma série de reuniões para decidir sobre as medidas diferentes para o caso do cartucho. Um caso cartucho sem aro de 55 milímetros de comprimento foi aprovado, e cada medição possível (diâmetro à base, diâmetro na garganta, ângulo de caso, o ângulo de ombro etc.) foi decidida. As dimensões correspondentes da câmara de cartucho para ser utilizado em um futuro rifle de serviço foi também determinada. O cartucho tornou-se mais tarde o que é conhecido como 6,5 × 55 milímetros. A rodada de munição também é conhecido como 6,5 × 55 Krag, 6,5 × 55 Digitalizar, 6.5 × 55 Mauser, 6,5 × 55 Sueco e 6,5 × 55 Nem, mas todos eles se referiam ao mesmo cartucho.

Alguns historiadores têm assumido que havia uma diferença nas medições blueprints cartucho entre sueco e norueguês 6.5 × 55 milímetros de munição, mas isso pode ser não intencional. Devido a diferentes interpretações da norma blueprint, ou seja, os padrões de fabricação usando câmara máxima na câmara vs. mínimo Krag na Mauser sueco, uma pequena percentagem da munição produzida na Noruega provou ser ligeiramente oversize quando compartimentado na ação Mauser sueco , ou seja, exigindo um empurrão no punho do parafuso para a câmara no braço sueco. Um boato surgiu não muito tempo depois de o cartucho de 6,5 × 55 milímetros foi adotado que se pode usar munição sueco em rifles norueguesa, mas não munições norueguês em rifles suecos. Alguns até mesmo alegou que essa incompatibilidade foi proposital, para dar Noruega a vantagem tática de usar munição capturada em uma guerra, apesar de negar a mesma vantagem para os suecos. No entanto, após o boato surgiu pela primeira vez em 1900, a questão foi examinada pelo exército sueco. Eles declararam a diferença de ser insignificante, e que tanto a munição sueco e norueguês estava dentro dos parâmetros especificados estabelecidas. Apesar desta constatação, a arma-historiador sueco Josef Alm repetiu o rumor de um livro na década de 1930, levando muitos a acreditar que havia uma diferença significativa entre a munição fabricada na Noruega e na Suécia. Vale a pena notar que a Suécia viria a adoptar um rifle 6.5 × 55 milímetros com um ferrolho Mauser muito mais forte, o m / 94 carabina em 1894 e do m / 96 Rifle em 1896, ambos foram à prova de testado com cargas gerando significativamente mais pressão do que aqueles usados para a prova da ação Norwegian Krag.

Uma vez que a questão da munição foi liquidada, os noruegueses começaram a olhar para um braço moderno para disparar seu cartucho recentemente projetado. O processamento foi modelado no processo de seleção US Army Ordnance e considerou, entre outras coisas, sharp-atirando em várias categorias, atirando com munição com defeito ou sujo, rapidez de tiro, conservação de munição, resistência à corrosão e facilidade de montagem e desmontagem. Após o teste, três fuzis foram pré-seleccionados:

  • Mannlicher 1892
  • Mauser 1892
  • Krag-Jørgensen 1892
Uma coleção de rifles da Museu Fram, um civil Krag-Jørgensen M1894 com um estoque esculpida no topo.

Cerca de cinqüenta rifles Krag-Jørgensen foram produzidos em 1893 e emitiu aos soldados para testes de campo. Os relatórios eram boas, e algumas modificações foram mais tarde incorporadas ao design. Apesar do fato de que ambas as submissões Mannlicher e Mauser foram significativamente mais rápidos para recarregar do que o Krag, este último, tendo sido concebido na Noruega, foi selecionado. Como nos Estados Unidos, rapidez de incêndio foi considerado de menor importância numa época em que a filosofia militar atual ainda enfatizou fogo destinado preciso e conservação de munição. Em vez disso, a revista foi encarado como uma reserva, para ser usado somente quando autorizado por um oficial de comando. O Krag-Jørgensen foi adotado formalmente como o novo rifle para o exército norueguês em 21 de abril de 1894.

Um total de mais de 215 mil rifles e carabinas Krag-Jørgensen foram construídos na Fábrica de Armas Kongsberg, na Noruega. 33.500 adicionais M / 1.894 rifles foram produzidos em Steyr (Österreichische Waffenfabrik Gesellschaft) em 1896-1897 ao abrigo de contratos para o exército norueguês (29.000 rifles) ea Organização boa pontaria Civil (4.500 rifles). Os diferentes subtipos de Krag-Jørgensen substituiu todas as espingardas e carabinas anteriormente utilizados pelas forças armadas norueguesas, nomeadamente a Jarmann M1884, o Krag-Petersson eo último dos restantes Remington M1867 e modificado kammerladers Rimfire espingardas e carabinas.

Norueguês-Style Krag Rifles em serviço Boer

Um número de 1896 e 1897 Steyr-fabricados rifles Krag que assemelham-se a M1894 norueguês e compartimentado em 6,5 × 55, mas falta algumas marcações de inspecção norueguês e ter números de série fora das sequências de os produzidos para a Noruega, estavam em mãos Boer durante a segunda guerra de Boer de 1899-1902, mais têm números de série abaixo de 900. Inscrições mostrar esses fuzis foram fabricados pela Steyr concomitantemente com uma grande ordem de rifles M1894 feitas para a Noruega. Algumas partes do rifles noruegueses rejeitaram pode ter sido usado nestes armamentos muitas pequenas partes têm números de série que não correspondem aos números do receptor, essas pequenas peças incompatíveis, por vezes, têm números em intervalos de rifles feitas para a Noruega, ainda aparecem original para o rifle. Fotografias de altos oficiais do ranking Boer segurando rifles M1894-like existe. Invólucros de cartuchos em 6,5 × 55 foram encontrados no campo de batalha Magersfontein e pode ter sido demitido por esses rifles M1894-like. Algumas fontes afirmam que cerca de 100 1896-data e pelo menos cerca de 200 1897-data rifles atingiu o Boers. Alguns fuzis reunião esta descrição existem em museus Sul Africano com documentação Boer-guerra, e na Inglaterra documentada como capturados trazer-backs. A poucos rifles com o inspector CARIMBA norueguesas e números de série na organização pontaria civil intervalo de números de série também são conhecidos por serem em museus Sul Africano e pode ter sido usada por forças-lo Boer se suspeita que estes podem ter chegado na África do Sul com um pequeno força voluntária escandinavo que lutou pelos Boers. Um pequeno número de Steyr 1897 M1894-like de 6,5 × 55 rifles com números de série de 3 dígitos fora dos intervalos de contrato norueguesas e no mesmo intervalo como estes Boer Krags, e sem selos de inspeção noruegueses como os de números baixos 1.897 fuzis em museus Sul Africano , são conhecidos por existirem na EUA-não se sabe se estes têm ligações Boer ou foram inicialmente entregue noutro local.

Subtipos do Krag-Jørgensen utilizados na Noruega

M1894
M1894 com mira telescópica.
M1897
M1895 (topo) e M1906 (parte inferior)
M1906
M1912 Unmodified

O Krag-Jørgensen foi produzido na Noruega para um tempo muito longo, e em um número de diferentes variações. Os principais modelos militares são os seguintes:

  • O M1894 Rifle, "Long Krag", foi o Krag mais comum na Noruega. Um total de cerca de 122.817 foram produzidos para o exército norueguês em Kongsberg até 1922, quando a produção terminou. Um adicional de 29 mil foram comprados de Fábrica de armas Steyr na Áustria 1896-1897. Em 1910, depois de alguns testes iniciais, 1.000 dos folhetins M1894s (89.602-90.601) foram equipados com mira telescópica em um suporte especialmente construído. Emitido cinco para cada empresa, eles foram feitos para ser usado contra oficiais inimigos e outros alvos de alto valor. Uma vez que o modelo foi considerado para ser menos do que satisfatório, ainda mais a produção foi interrompida. 3396 M / 1894 rifles foram produzidos em uma variedade de série especial para a Marinha norueguesa. Para o mercado civil na Noruega (atiradores de competição e caçadores), cerca de 33.600 M / 1.894 fuzis em uma gama de série especial foram feitas de 1895 a 1940. Um adicional de 4500 M / 1894 fuzis foram adquiridos a partir de Steyr em uma série especial para a pontaria civil organização em 1897 (periódicos 3001-7500). Tudo somado, o M / 1894 é de longe o modelo mais comum dos modelos Krag norueguesas.
  • A carabina M1895 e M1897 Cavalaria Montanha artilharia e engenheiro carabina diferiam apenas na forma como o giro estilingue foi montado para o estoque, e foram emitidas em uma série. Um total de 9.309 foram feitas entre os anos de 1898 e 1906.
  • A carabina M1904 Engenheiro & M1907 campo artilharia carabina diferiu das carabinas anteriores principalmente por ser abastecido com o focinho. A diferença entre os dois modelos foi apenas na fixação do sling, e novamente eles foram emitidas como uma série. Um total de 2.750 M / 1904 e 750 M / 1907 foram produzidos entre 1906 e 1908.
  • O M1906 Guttekarabin (carabina do menino) foi uma carabina M1895 simplificado, com um estoque reduzido e sem protetor de mão. Eles foram emitidas para as escolas na Noruega, e usado para treinar meninos com idades entre 14 a 17 para atirar. "Munição escola" especial foi desenvolvido para permitir a filmagem em áreas restritas. Um total de 3.321 foram feitos, dos quais cerca de 315 foram posteriormente modificada para disparar 0,22 Longo Rifle munição. Tiro estava no programa para adolescentes noruegueses até a Segunda Guerra Mundial.
  • O M1912 Carbine / M1912 / 16 Carbine / M1912 / 18 Carbine, "rifle curto", foi feita depois que ficou claro que o M1894 longo cano deixou algo a desejar. O M1912 foi adoptada depois de experimentos com mais curtas, mais espessas e barris diferentes projéteis. É diferente dos modelos anteriores por ser abastecido todo o caminho até o focinho; o suporte para a baioneta foi transferida do barril para debaixo do estoque. A carabina M1912 também contou com uma versão melhorada (reforçada) ação que difere da ação M / 94 em vários pontos. Logo ficou claro que a banda nariz era muito fraco, o que levou os / 16 e / 18 modificações do projeto básico. Um total de 30.118 foram produzidos no intervalo de número de série militar entre 1913 e 1926. Foi também decidido que qualquer nova produção seria deste modelo. Sobre 1592 M1912 foram produzidos em um intervalo número de série especial para venda a civis.
  • O rifle M1923 Sniper foi a primeira tentativa de produzir um rifle sniper, mas não era sólido o suficiente para uso no campo. Um total de 630 foram construídos entre 1923 e 1926, cerca de metade dos quais foram vendidos para atiradores civis. Mais tarde foram convertidos para M1930 ou rifles de caça.
  • O rifle M1925 Sniper era uma versão melhorada do M1923 construído para o mercado civil. Um total de 1.900 foram feitas a partir de 1925 com a invasão alemã, em 9 de abril de 1940. A mais 250 foram construídos para os alemães durante a guerra, e os últimos 124 foram colocados juntos em 1950.
  • O rifle M1930 Sniper foi outra melhoria do M1923 e M1925, com um pesado barril, um material diferente, pontos turísticos, e um gatilho bem afinada. Era uma arma bem sucedida, mas não mais do que 466 foram construídos entre 1930 e 1939. Em 1950 e 51, um adicional de 404 M / 30 fuzis foram produzidos, em seguida, com os estoques de laminados, melhorou traseiros (dioptrias) vistas e M / 12 ações como a base. O pré-guerra M / 30 rifles usados a ação M / 94 como base.

Além disso, a maioria dos modelos foram produzidos para o mercado civil bem. Após a Segunda Guerra Mundial um número limitado de Krag-Jørgensens foram feitas em modelos puramente civis.

Baionetas para Norwegian Krag-Jørgensen

O sueco-norueguês Rifle Comissão apenas brevemente analisado baionetas, com foco em selecionar o melhor rifle possível. No entanto, o seu relatório menciona que eles têm experimentado com faca em forma baionetas e espiga baionetas, tanto em formas soltas e em formas dobráveis. Muito poucas das baionetas experimentais são conhecidos hoje.

A baioneta que foi finalmente aprovado, provavelmente ao lado do próprio rifle, era uma baioneta faca. Mais tarde, baionetas mais longos foram aprovados, bem como, e experiências renovadas com baionetas spike ocorreu durante o desenvolvimento do M / 1912.

  • Baioneta M / 1894 era uma faca de baioneta, com um comprimento de lâmina de 21,5 centímetros, uma largura de lâmina de 1,9 cm, e um comprimento total de 33,5 cm. O bainha era feito de aço, pendurado em uma tira de couro, e foi de 22,7 cm de comprimento. Um total de 101.750 foi fabricado pela Kongsberg Våpenfabrikk, Husqvarna e Steyr.
  • Baioneta M / 1912 foi construído durante o desenvolvimento do 'rifle curto "que se tornou o M1912 Carbine. Ele foi significativamente mais longa do que a M / 1894, para manter o "alcance" do soldado. O comprimento total da baioneta de 48,5 cm, dos quais 38,5 centímetros foi lâmina. A muito longa lâmina provou ser demasiado fraca para uso real (que tinha Fullers "duplas" de cada lado da lâmina), e o baioneta M / 1913 foi adoptado em vez disso. Muito provavelmente menos de 50 M / 1912 baionetas foram produzidos.
  • Baioneta M / 1913 era mais forte, mas mais pesado (apenas um "fuller" em cada um dos lados), do que a M / 1912 mas foi de tamanho idêntico. No entanto, logo ficou claro que os rifles curtos foram para o nível fraco no estoque para ser usado com as baionetas muito longos, o que levou ao desenvolvimento dos reforçadas M1912 / M1912 e 16/18 carabinas. A produção do H / 1913 baioneta foi encerrada a favor da M / 1916 depois de cerca de 3000 m / 1913 baionetas tinha sido fabricado pela Kongsberg Våpenfabrikk.The M / 1913 baionetas foram emitidos com uma bainha de couro.
  • Baioneta M / 1916 foi concebido para ser utilizado em ambos os carabinas curto ea longo rifles. Tamanho quase idêntico ao anterior M / 1913, que era mais forte e tinha uma borda afiada ao longo de ambos os lados do ponto da lâmina. As bainhas para o M / 1916 foram inicialmente feitos de couro (para M / 1912 folhetins carabina 12.159-12.178, 13.179-16.678 og 21.479-21.678), mas foram posteriormente alteradas para aço (para M / 1912 folhetins carabina 21.679-30.118 e M / 1894 folhetins rifle 121.000-152.000).
  • Baioneta M / 1894/1943 foi uma variação da baioneta M / 1894 fabricado durante a guerra para entrega à Alemanha nazista. Apenas 3300 foram fabricados, todos eles de qualidade inferior do que as baionetas entregues antes da invasão alemã.

Um número de baionetas especiais e esquisitices foram experimentadas com durante o tempo que o Krag-Jørgensen era um rifle de serviço norueguês, duas das quais merecem destaque.

  • Os Diretores baioneta foi uma tentativa de substituir o braço do lado tradicional para oficiais em vestir uniforme com uma elevada qualidade, decorado M / 1916. O protótipo foi feito em 1928, com duas bainhas diferentes (um em aço lacado preto, o outro em couro marrom), lâmina polida e o brasão incrustados no punho. A baioneta não foi emitido, eo protótipo está perdido.
  • O Baioneta 'lengthener' era uma bainha especial para o M / 1894 com uma baioneta acrescentou. Com a montagem de baioneta para o scabard, e a bainha para a espingarda, um comprimento total de 47 cm foi alcançado. Especula-se que a razão foi de conseguir o mesmo alcance como com o H / 1916 sem ter que descartar as enormes quantidades de H / 1894 em armazenamento. O 'lengthener "nunca foi emitido.

A produção para a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial

Durante o ocupação da Noruega pela Alemanha nazista, as forças alemãs exigiram que Kongsberg Våpenfabrikk construir armas para as forças armadas alemãs. Eles colocaram grandes encomendas para o Krag-Jørgensen, o Colt M1914 (Colt produziu-licença M1911), e 40 milímetros canhões antiaéreos. No entanto, a produção foi mantida em baixo por sabotagem e lento trabalho pelos funcionários. Do total de 13.450 rifles encomendado pelos alemães, apenas entre 3350 e 3800 foram efectivamente entregues. Entregas precoces era idêntico ao M1894, mas com marcas de prova alemães e de fabricação padrão sub comparação com M1894 produzido anteriormente. Durante a guerra, o modelo foi alterado para ser externamente mais parecido com o alemão Kar98k. Isto foi conseguido através de uma redução do cilindro de 15 cm (6 polegadas) até 61,3 centímetros (24 polegadas) e encurtando o estoque de 18 cm (7 polegadas), e adicionando um capuz vista frontal semelhante à do Kar98k. Estes encurtado Krag-Jøgensen eram conhecidos na Noruega, como o Stomperud-Krag. Um certo número de Krag-Jørgensens fabricados para os alemães têm sido descritas como "bastardos", criados a partir de peças desencontradas que sobraram da produção anterior.

Experimentos com usando o padrão questão Alemão 7.92 × 57 milímetros de munição também tiveram lugar, um cartucho de tão poderoso como o 30-06 eo moderno 7,62 milímetros NATO.

Enquanto a informação sobre o Utilização da Wehrmacht do Krag-Jørgensen é difícil de encontrar, deve-se presumir que ele foi emitido principalmente para unidades de linha segunda vez que a Wehrmacht tentou apenas emitir armas de fogo em calibres padrão para as tropas da linha de frente. Também foi emitido para o Hird-a parte da armada Nasjonal Samling (NS) ("Unidade Nacional"), o nacional-socialista de partido Vidkun Quisling de governo fantoche. É mais provável que os experimentos com 7,92 milímetros munições significa que os alemães considerado um uso mais amplo do Krag-Jørgensen.

Produção do pós-guerra

A poucos rifles Krag-Jørgensen foram colocados juntos depois de 1945, para a venda aos caçadores e atiradores civis, entre eles 1.600 do chamado Stomperud Krag. Enquanto houve em nenhum momento quaisquer planos para re-equipar o Exército norueguês com o Krag-Jørgensen, foram feitas tentativas para adaptá-lo a disparar mais moderno, de alta potência como a munição 30-06 e 7,62 milímetros rodadas da OTAN. Embora este foi encontrado para ser possível, foi necessário um novo barril (ou barris relined) e modificação do parafuso eo receptor. O custo resultante da conversão foi aproximadamente a mesma que a de uma nova arma de um design mais moderno. Os últimos rifles Krag-Jørgensen na produção foram o M / 1.948 Elgrifle (rifle alce), dos quais 500 foram feitas em 1948-1949 e do M / 1951 Elgrifle (rifle alce), dos quais 1.000 foram feitas em 1950-1951.

O Krag como um rifle alvo civil

Antes da Sauer 200STR foi aprovado como o novo rifle alvo Scandinavian padrão, rebarreled e re-abastecido rifles Krag-Jørgensen foram o norueguês rifle alvo padrão juntamente com a Kongsberg-Mauser M59 e M67. O Krag era o preferido para fotografar em faixas cobertas e no tempo justo, e dominaram sobre os exercícios de velocidade de disparo, devido à sua ação suave, no entanto, ele era conhecido por mudar o seu ponto de impacto em piso molhado devido à única frente lug bloqueio. Assim, muitos atiradores tinha tanto uma Krag e um "Mauser" para condições variáveis.

Krag-Jørgensen rifles / carabinas e esquisitices especiais

O Krag-Jørgensen foi fabricado por quase 60 anos na Noruega. Durante esse tempo, vários modelos especiais e protótipos foram concebidos e fabricados. Algumas destas armas especiais foram feitos como uma ajuda na produção ou para atender a uma demanda específica, mas também houve várias tentativas de aumentar o poder de fogo da arma.

Rifles modelo

Os chamados "modelo" espingardas foram usadas tanto quando os vários sub-tipos foram aprovados e como um guia para a fabricação. Basicamente, o modelo de rifle ou carabina modelo era uma arma especialmente fabricados que mostrou como a arma deve ser aprovado. Eles foram numeradas e armazenadas separadamente. Várias espingardas e carabinas modelo foram fabricados, desde pequenas coisas como uma mudança no tratamento de superfície ou outras coisas aparentemente menores. Havia muitos rifles especialmente feitos para o modelo M1894, uma vez que vários foram enviados para a Steyr na Áustria para trabalhar como controles e modelos.

Rifles Arpão

Um pequeno número de rifles Krag-Jørgensen foram convertidas em armas de arpão, da mesma forma como Jarmann M1884s foram convertidos para Jarmann espingardas de arpão. Percebeu-se que a conversão da Jarmann foi mais eficiente do que converter o Krag-Jørgensen, de modo mais conversões foi interrompido. Não se sabe quantos foram convertidos no presente modo.

Krag-Jørgensen rifle modificado para alimentação do cinto

No museu fábrica em Kongsberg Arma de fábrica, não é preservado um protótipo interessante de um M1894 modificados para alimentação do cinto. Embora nenhuma documentação foi descoberto, é claro que o rifle foi modificado em um estágio inicial no processo de fabricação para usar as mesmas correias de alimentação que foram usados ​​no Hotchkiss metralhadora pesada em uso no Exército norueguês no momento.

O movimento para trás e para a frente do parafuso opera um mecanismo que move a correia através do receptor, apresentando rodadas frescos para a arma. Embora isso possa ter sido vantajoso enquanto luta de fortificações fixas, não pode ter sido muito prático para o usuário do rifle para transportar uma correia de alimentação longo com ele no campo. Mesmo assim, é uma tentativa interessante e cedo para aumentar o poder de fogo do Krag-Jørgensen.

'Carregador de Speed' do tenente Tobiensen

Desenho técnico do 'Speed ​​Carregador'

Em 1923, o tenente Tobiesen, trabalhando em Kongsberg Arma Factory, desenhou o que ele chamou de 'Speed ​​Loader para rifles de repetição ». Pode ser visto como uma nova tentativa de aumentar o poder de fogo do Krag-Jørgensen, da mesma maneira que a tentativa para convertê-lo de alimentação do cinto. Basicamente, o projeto consistiu de uma tampa modificada que permitem que o usuário do rifle anexar uma revista da Madsen metralhadora leve. A capa tinha uma chave seletora, permitindo que o usuário selecione se ele queria usar revista interna do Krag-Jørgensen, com seus cinco rodadas de munições, ou se ele queria usar a revista externo com 25 rodadas.

O projeto foi considerado promissor o suficiente para que oito protótipos foram fabricados e testados. No entanto, em testes, foi revelado que o compartimento pesada montado no lado da arma não apenas tornou a espingarda mais pesado de transportar e usar, mas também tornou torcer lateralmente. Foi decidido que o 'Speed ​​Carregador' não era um design prático para uso militar e não mais fabrico ocorreu.

Em 1926, um grupo de caçadores de focas se aproximou Kongsberg Arma fábrica e pediu para comprar um número de velocidade Carregadeira para uso quando a caça de focas pequenas embarcações. Eles foram rejeitados devido ao alto custo de fabrico de um número limitado de dispositivo.

Krag-Jørgensen rifles modificado para auto carregadoras

Ao mesmo tempo que a metralhadora pesada Hotchkiss foi introduzido para o Exército norueguês, algumas pessoas começaram a considerar modificar o Krag-Jørgensen ao fogo semi-automática. Se o fizer, teria multiplicado o poder de fogo da infantaria, permitindo que mais peso do fogo para ser trazido em um alvo. A maioria dos projetos apresentados não foram muito bem pensado e poucos dos designers sabia o suficiente sobre armas de fogo para ser capaz de calcular as pressões e as dimensões necessárias. No entanto, dois projetos foram investigados mais longe, e, eventualmente, um protótipo foi construído.

Rifle automático de Sunngaard

Em 1915, o sargento Sunngaard propôs um projeto para tornar o Krag-Jørgensen em um rifle selfloading. O projeto foi considerado durante um período de tempo antes que ele foi declarado ser "bastante sem valor", principalmente porque a pressão necessária não seria atingível sem grande reformulação do rifle. Por este motivo, não foi feita protótipo.

Dispositivo de auto carregamento Snabb 38

Em 1938, um projeto sueco tona que parecia interessante. O Snabb foi uma modificação que pode ser feita para praticamente qualquer espingarda de ferrolho que lhe permite ser convertido em uma arma auto carregamento, poupando dinheiro, em comparação com o fabrico de novas armas a partir do zero. A pressão do gás de dispositivo usado para operar o punho do parafuso com o auxílio de um corredor. A alteração parece, em retrospectiva, a ser desnecessariamente complicado. Era necessário um pistolgrip separado, eo receptor necessários grandes modificações.

Um protótipo foi fabricado no Outono de 1938 e testado durante vários meses. Enquanto moderadamente bem sucedido, a modificação custaria cerca de três vezes mais do que se pensava inicialmente, eo projeto foi abandonado devido à falta de dinheiro.

Munição

Os vários Krag-Jørgensens foram fabricados para uma ampla variedade de munições. Além de diversos calibres civis, o rifle foi fabricado para o seguinte munição serviço:

  • Dinamarquês 8 × 58R, uma 7,87 milímetros (0,31 in) aros rodada. Primeiras rodadas tinha 15,3 gramas (236 grãos) bala longa rodada nariz, e foi carregada para que ele produziu um focinho velocidade de cerca de 580 m / s (cerca de 1900 pés / s), enquanto rodadas tinha 12,8 gramas (198 grãos) Spitzer bala e deu um focinho velocidade de 823 m / s (2740 ft / s).
  • EU 30-40, a 7,62 milímetros (0,30 in) ORLARADO rodada carregado com 40 grãos (3 gramas) de pólvora sem fumo. Ele deu uma pressão da câmara de 40.000 lbf / in² (276 MPa), o que resultou em um focinho velocidade de 609,6 m / s (2000 ft / s) nos rifles, e 597,4 m / s (1960 ft / s) a partir do menor barril das carabinas.
  • 6.5 × 55 milímetros, 6,5 mm (0,256 in) sem aro redondo. A maioria das variações são carregados para uma pressão na câmara de 350 MPa (cerca de 51000 lbf / in²). Primeiras rodadas, com 10,1 gramas (156 grãos) bala nariz redondo longo (B-projéctil) tinha uma velocidade inicial de cerca de 700 m / s (cerca de 2300 pés / s), enquanto rodadas mais tarde com um 9 gramas (139 grãos) spitzer bullet (D-projéctil) ofereceu um focinho velocidade de até 870 m / s (2854 pés / s).

Ao contrário de alguns rumores, a ação Krag-Jørgensen pode ser modificada para disparar, cartuchos de alta potência modernos. Durante a Segunda Guerra Mundial, e também no início de 1950, vários foram produzidos em 7,92 × 57 milímetros, o que dificilmente pode ser considerado um cartucho de baixa energia. Um número de Krag-Jørgensens também foram convertidos em 30-06 e 7,62 milímetros NATO para tiro ao alvo e caça. No entanto, deve-se salientar que estes eram todos noruegueses rifles Krag-Jørgensen tarde da produção, feito em uma época em que a metalurgia era muito mais avançado do que quando foram feitos os rifles americana Krag-Jørgensen. O norte-americano Krag-Jørgensen também tem apenas um único grampo de bloqueio, enquanto as versões norueguês e dinamarquês efetivamente tinha duas orelhas.

No entanto, rifles mais velhos podem se beneficiar de cargas mais leves. Europeias Modern 6,5 × 55 rodadas são por vezes carregado até um máximo de 55000 PSI CIP, mas 6,5 × 55 rodadas marcado "seguro para o Krag" são carregados para um mais suave 40600 PSI. Especificações SAAMI chamar para a pressão média máxima de 46000 PSI, suficiente para 2.380 pés / s (730 m / s) com uma bala de 160 grãos.

Comparação de rifles de serviço

O que se segue é uma comparação entre as armas de serviço dinamarqueses, americanos e noruegueses.

Nação Modelo Comprimento Comprimento do cano Peso
Dinamarca Rifle 1889 1,328 milímetros / 52.28 em832 milímetros / 32.78 em4,275 kg / £ 9,5
Dinamarca Carbine 1889 1100 milímetros / 43,3 em610 milímetros / 24 em3,96 kg / 8,8 £
Dinamarca Sniper Rifle 1928 1,168 milímetros / 46 em675 milímetros / 26,6 em5,265 kg / 11,7 £
EUA M1892 Rifle 1244,6 milímetros / 49 em762 milímetros / 30 em4,221 kg / 9,38 £
EUA M1892 Carbine 1046,5 milímetros / 41,2 em558,8 milímetros / 22 em3,735 kg / £ 8,3
EUA M1896 Rifle 1244,6 milímetros / 49 em762 milímetros / 30 em4,023 kg / 8,94 £
EUA M1896 Cadet Rifle 1244,6 milímetros / 49 em762 milímetros / 30 em4,05 kg / £ 9,0
EUA M1896 Carbine 1046,5 milímetros / 41,2 em558,8 milímetros / 22 em3,488 kg / 7,75 £
EUA M1898 Rifle 1247,1 milímetros / 49,1 em762 milímetros / 30 em4,05 kg £ 9,0
EUA M1898 Carbine 1046,5 milímetros / 41,2 em558,8 milímetros / 22 em3,51 kg / 7,8 £
EUA M1899 Carbine 1046,5 milímetros / 41,2 em558,8 milímetros / 22 em3,542 kg / 7,87 £
EUA M1899 Constable Carbine 1046,5 milímetros / 41,2 em558,8 milímetros / 22 em3,614 kh / £ 8,03
Noruega M1894 Rifle 1267,5 mm / 49,9 em760 milímetros / 29,9 em4,221 kg / 9,38 £
Noruega M1895 e M1897 Carbine1016 milímetros / 40 no520 milímetros / 20,5 em3,375 kg / £ 7,5
Noruega M1904 e M1907 Carbine1016 milímetros / 40 no520 milímetros / 20,5 em3,78 kg / 8,4 £
Noruega Carbine do M1906 Boy 986 milímetros / 38,8 em520 milímetros / 20,5 em3,375 kg / £ 7,5
Noruega M1912 Curto Rifle 1.107 milímetros / 43,6 em610 milímetros / 24 em3,96 kg / 8,8 £
Noruega M1923 Sniper Rifle 1,117 milímetros / 44 em610 milímetros / 24 em4,05 kg / £ 9,0
Noruega M1925 Sniper Rifle 1,117 milímetros / 44 em610 milímetros / 24 em4,455 kg / £ 9,9
Noruega M1930 Sniper Rifle 1220 milímetros / 48 em750 milímetros / 29,5 em5,157 kg / 11,46 £

Comparação com rifles contemporâneos

No momento da adopção na Dinamarca, Estados Unidos e Noruega, o Krag-Jørgensen foi visto como o melhor rifle disponível. Aqui ele é comparado com rifles de décadas posteriores. Nos estudos clínicos nos EUA, o Krag competiu contra o Modelo Mauser 92 (assim como muitos outros projetos), não melhorou o Modelo 98. O Japanese Tipo 38 foi adotada a partir de 1905, quase duas décadas após o primeiro projeto Krag.

RifleDinamarquês Krag-Jørgensen 1889US Krag-Jørgensen M1892Norueguês M1894 Krag-Jørgensen Japonês Escreva 38 Rifle Alemão Gewehr 98 Britânico Lee-Enfield(dados para o modelo final)
Alcance efetivo desconhecido desconhecido desconhecido desconhecido 1.000 m 800 m
Magazine capacidade 5 5 5 5 5 10
Calibre 8 × 58R (7,87 milímetros)0,30-40 (7,62 milímetros)6,5 milímetros por 55 milímetros6,5 × 50 milímetros7.92 × 57 milímetros Mauser0,303 (7,7 mm × 56R)
Focinho velocidade 580 m / s (primeiras rodadas) / 823 m / s (rodadas finais)609,6 m / s700 m / s (primeiras rodadas) / 870 m / s (rodadas finais)765 m / s639 m / s (primeiras rodadas) / 878 m / s (rodadas finais)774 m / s
Comprimento do cano 83,2 centímetros76,2 centímetros 76 centímetros 79,7 centímetros 74 centímetros 64 centímetros
Comprimento total 132,8 centímetros124,5 centímetros126,8 centímetros128 centímetros 125 centímetros 112,8 centímetros
Peso carregado 4,28 kg4,22 kg4,22 kg3,95 kg4,09 kg4,17 kg
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Krag-Jørgensen&oldid=547884367 "